Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSTragédia aérea em São Paulo: Voo JJ 3054 da TAM saído de Porto Alegre bate ao aterrizar matando 199 pessoas
O voo TAM JJ 3054 era um voo operado pela companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que ligava as cidades de Porto Alegre e São Paulo utilizando uma aeronave de passageiros Airbus A320-233, prefixo PR-MBK4.
Em 17 de julho de 2007, o aparelho ultrapassou o fim da pista 35L do Aeroporto de Congonhas durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luís que delimita o aeroporto.
Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes.
Houve ainda outras doze mortes no solo. O voo 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina por 22 meses, até o Voo Air France 447 em 31 de maio de 2009, além de ser o pior e mais mortal acidente envolvendo um Airbus A320 no mundo.
O acidente
A aeronave Airbus A320 da TAM, voo 3054, saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre às 17h16 com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Já era noite quando a aeronave pousou na pista 35L, às 18h51.
Com dificuldades na frenagem, o motor esquerdo no reverso e o motor direito em velocidade alta, o avião fez uma curva para esquerda e saiu da pista em seu terço final, percorrendo por sobre parte de um gramado. Após cruzar sobrevoando a avenida Washington Luís, que ladeia o aeroporto, a aeronave atingiu parte da cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se contra um prédio da TAM Express (serviço de carga da própria TAM), situados no lado oposto da avenida. Ao cruzar a avenida Washington Luís, o avião atingiu ainda a parte superior de alguns automóveis.
Trajetória da tentativa frustrada de pouso do voo 3054.
A aeronave possuía "sobra" de combustível na hora do pouso, e o choque do avião com o prédio de quatro andares da TAM Express causou um grande incêndio no local. O incêndio comprometeu a estrutura do prédio, que foi implodido posteriormente. No momento da queda o Airbus da TAM transportava uma quantidade de combustível muito superior ao que seria necessário para ir de Porto Alegre a São Paulo, este fato potencializou as consequências da explosão e do incêndio ocorrido após a colisão com o prédio da TAM em terra.
No dia seguinte do acidente, a TAM alterou o número do voo que faz a rota entre Porto Alegre e São Paulo. Deixando de identificar como JJ 3054 e passando a ser identificada pela sigla JJ 3046.
Local da explosão antes do acidente, fotografado a partir de avião, 5 meses antes do pouso frustrado da TAM.
Vítimas
Entre as vítimas do acidente estão as pessoas que tripulavam a aeronave, pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e um taxista que estava no posto de gasolina ao lado. Muitas pessoas que passavam de carro ou a pé na avenida Washington Luís no momento da queda não sofreram lesões graves, pois o avião passou sobre a avenida. Nenhum funcionário do posto de gasolina se feriu.
Mortes
Todas as 187 pessoas que estavam no avião morreram na colisão com o prédio. Onze pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e um taxista que estava no posto de gasolina ao lado morreram na colisão, totalizando a morte de 199 pessoas.
Entre diversos empresários e dirigentes de empresas, estavam presentes no voo o deputado federal Júlio Redecker, do PSDB do Rio Grande do Sul, o ex-presidente do Sport Club Internacional Paulo Rogério Amoretty Souza e o diretor da regional gaúcha do SBT João Roberto Brito.
É certo que a temperatura no local do acidente, em decorrência do incêndio, chegou aos dois mil graus Celsius, ponto de fusão do titânio, metal que foi encontrado fundido entre os escombros. O IML realizou exames de DNA, arcada dentária e impressão digital para identificar os mortos, além da identificação feita por parentes das vítimas. No total, 195 vítimas foram identificadas.
Em 16 de setembro, o IML comunicou oficialmente aos familiares das quatro vítimas não localizadas que não foram identificados fragmentos dos mesmos em todo o material analisado, dando assim por concluído o trabalho de identificação das vítimas da tragédia.
Sobreviventes
Um motorista de táxi que transportava duas pessoas ao Aeroporto, disse ter "nascido de novo", após sair ileso da colisão do avião da TAM com seu veículo, que teve parte da lataria avariada e os vidros destruídos.
Além do taxista, outra motorista teve seu carro atingido pelo avião, tendo sofrido apenas leves escoriações, apesar de seu carro ter saído com o teto amassado.
Outras pessoas que passavam pelo local do acidente, mas não eram passageiros nem tripulantes do voo 3054, foram atendidas, sendo que três delas estavam em estado grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O avião
O avião era um Airbus A320-233 registrado como PR-MBK e número de série do fabricante 789. A aeronave foi construída em fevereiro de 1998. Entrou em serviço a 25 de março de 1998, na TACA, com o prefixo N454TA. Em 3 de dezembro de 2003, passou voar com o prefixo VN-A168, pela Pacific Airlines. Foi adquirido posteriormente pela Pegasus Aviation. Estava em serviço na TAM desde dezembro de 2006, e, até a data do acidente possuía 26.320 horas de voo. Sua próxima revisão geral estava marcada para 2008.
O avião acidentado apresentava um defeito no reversor do motor direito desde o dia 13 de julho de 2007. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado.
Investigação
Diversas causas foram apontadas para que o acidente acontecesse. Em ordem de aparecimento, foram:
- a falta de ranhuras na nova pista do Aeroporto de Congonhas;
- a desativação do reversor do motor direito da aeronave;
- uma falha humana do piloto, que supostamente teria posicionado o manete do motor com o reversor desativado em posição diferente da recomendada no manual do Airbus. Esta hipótese foi levantada pela Revista Veja, após a análise da caixa preta realizada nos Estados Unidos;
- falha nos freios mecânicos e falha nos spoilers, que realizam a frenagem aerodinâmica.
No dia seguinte ao acidente, a revelação de um vídeo da vigilância do aeroporto mostrou os últimos momentos do avião na pista do aeroporto, em velocidade aparentemente acima do normal para o pouso. Chovia pouco na hora do acidente, e a hipótese de aquaplanagem foi cogitada.
Pista do aeroporto
Quinze dias antes do acidente, a nova pista do Aeroporto de Congonhas havia sido liberada, após uma grande reforma que custara aproximadamente 19 milhões de reais. O início das operações se deu sem a finalização de um item — a construção de ranhuras (grooving/strips), que fazem com que haja um maior escoamento da água, causando o aumento da aderência entre a aeronave e a pista, diminuindo o risco de aquaplanagem.
Logo após o acidente, as especulações de suas causas giravam em torno da pista recém-reformada do aeroporto de Congonhas. A mídia criticou o governo e as condições da pista do aeroporto de Congonhas, supostamente liberada precocemente para uso.
Na manhã seguinte ao acidente, o presidente Lula solicitou à Polícia Federal uma investigação sobre a entrega das obras do aeroporto. Segundo nota oficial, "havia suspeitas de que a entrega da pista principal do aeroporto sem o chamado 'grooving' tenha colaborado com o acidente".
As ranhuras no piso da nova pista de Congonhas foram feitas somente após o acidente. A sua ausência foi apontada como uma das possíveis causas da tragédia.
Outro fato que contribuiu para as especulações sobre a pista de Congonhas foi que, no dia anterior ao acidente, uma aeronave modelo ATR-42 da empresa Pantanal Linhas Aéreas havia derrapado nesta mesma pista, provocando o fechamento do aeroporto por vinte minutos. Chovia no momento da derrapagem e uma das possíveis causas apontadas foi a aquaplanagem.
Cinco minutos antes do acidente, foi solicitado à Infraero que fizesse uma medição da camada de água na pista para, se necessário, providenciar a suspensão dos pousos e decolagens. A medição foi feita, as condições foram consideradas adequadas pelos técnicos e as operações de pouso e decolagens não foram interrompidas.
Reversor
Através de investigações posteriores, descobriu-se que o avião acidentado tinha um defeito no reversor do motor direito desde o último dia 13. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado conforme possibilidade sugerida pelo fabricante do avião. A mídia apontou que este defeito teria causado, um dia antes ao acidente, dificuldades para que o mesmo avião conseguisse efetuar o pouso, tendo sido possível a parada completa da aeronave somente nos últimos metros da pista. Segundo notas oficiais, o piloto relatou: "Tomamos um susto, a pista estava muito escorregadia."
Segundo investigações, o avião acidentado tinha abortado uma decolagem vinte dias antes, no Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife, quando já estava em alta velocidade. Segundo a TAM, uma luz de advertência acesa no painel levou o piloto a abortar a decolagem no dia 24 de junho, indicando falha no sistema hidráulico.
No dia 14 de julho, no Aeroporto de Congonhas, uma equipe de mecânicos detectou um vazamento de óleo no sistema hidráulico do reversor direito. O reversor foi então travado (desativado), seguindo instruções da TAM. Com o reversor direito desativado, a aeronave passou por diversos aeroportos do país, até chegar a Confins e Congonhas, no dia 16, quando dois pilotos não relataram problemas na aeronave.
No dia do acidente, o avião fez um pouso no próprio Aeroporto de Congonhas com o mesmo piloto que se envolveu no acidente.
Relatório final
Em 31 de outubro de 2009, mais de dois anos após o acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou os resultados das investigações oficiais sobre o acidente sem apontar os responsáveis pela tragédia. O relatório mostra que um dos manetes que controlam as turbinas estava em posição de aceleração, quando deveria estar na posição neutra, mas não deixa claro se houve falha mecânica ou humana como causa do acidente. O relatório aponta que a pista e falta de treinamento dos pilotos contribuíram para o acidente.
O relatório formula duas hipóteses para o acidente. Na primeira, teria havido falha no sistema de controle de potência dos motores, o que teria mantido o manete em aceleração, independente da sua real posição. Nessa hipótese, teria havido falha mecânica da aeronave. Na segunda hipótese, o piloto teria executado um procedimento diferente do previsto no manual ao colocar o manete na posição de aceleração, numa configuração de falha humana para o acidente.
Além das posições dos manetes, o relatório aponta vários fatores que podem ter contribuído para a ocorrência do acidente, como um volume intenso de chuva no dia, a formação de poças na pista, assim como a ausência de ranhuras.
Também apontou que o copiloto tinha pouca experiência nesta função embora fosse um comandante experiente, o que poderia ter prejudicado o controle da aeronave no momento do pouso. Isso tudo contribuiu para a perda da consciência situacional no momento mais crítico do voo.
Há fatores indiretos, segundo o relatório, que podem ter contribuído para a tragédia, como a pressão da TAM para o pouso em Congonhas, falhas na aeronave relatadas no mesmo dia do acidente por outros tripulantes que estiveram no Airbus no dia 17 de julho, assim como a falta de um alarme sonoro capaz de avisar os pilotos sobre eventuais falhas nos manetes da aeronave.
Por outro lado, o relatório não aponta o tamanho da pista de Congonhas como responsável pelo acidente. Segundo o relatório, em condições normais a aeronave deveria pousar no máximo em 1.332 metros, enquanto a pista de Congonhas tem 1.880 metros, mesmo com pequena área de escape da pista.
Consequências
O acidente agravou ainda mais a crise do setor aéreo brasileiro, sendo que nos dias seguintes à tragédia registraram-se atrasos nos voos em diversos aeroportos do país. Nos dias seguintes à tragédia, parte das aeronaves que teriam o Aeroporto de Congonhas como destino foram desviadas para os aeroportos Cumbica, em Guarulhos ou Viracopos em Campinas.
Após análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o comando da Aeronáutica desautorizou o funcionamento da pista principal do Aeroporto de Congonhas em dias de chuva, tendo no entanto liberado o uso da pista auxiliar nestas condições.
Uma praça foi construída no local do acidente pela prefeitura de São Paulo.
Memorial
A Praça Memorial 17 de Julho foi construída no local do acidente. Sua inauguração foi em 17 de julho de 2012, exatamente cinco anos após o acidente.
O memorial foi projetado para o terreno de 8.318 m² onde ficava o prédio da TAM Express, que foi implodido no dia 5 de agosto de 2007.
Está presente na Praça Memorial um espelho d'água onde os nomes das vítimas estão gravados e também uma amoreira que resistiu ao incidente.
A área está localizada na avenida Washington Luis, próximo ao aeroporto de Congonhas.
Em Porto Alegre também há uma espécie de memorial chamado Largo da Vida onde foram plantadas 199 árvores, situado próximo ao Aeroporto Salgado Filho.
Inquérito policial
Em 19 de novembro de 2008, o inquérito policial de 13.600 páginas, que levou 16 meses de investigação para ser produzido, durante os quais foram ouvidas 336 pessoas responsabiliza cinco membros da Agência Nacional de Aviação Civil, três diretores da empresa estatal que administra os aeroportos brasileiros e dois executivos da companhia aérea TAM.
A investigação concluiu que a principal causa do acidente foi o posicionamento das manetes - a da direita estava, por erro humano ou falha técnica, em posição de aceleração.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
19/01/2017 - Acidente aéreo em Paraty, Brasil, mata o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas. -
24/03/2015 - Um Airbus A320 da companhia alemã Germanwings caiu no sul da França, matando 150 pessoas (144 passageiros e 6 tripulantes). O Copiloto deliberadamente derrubou o avião. -
03/02/2015 - Maior avião já produzido na América Latina, o KC-390 da Embraer, faz seu primeiro voo -
28/12/2014 - Desaparece no Mar de Java um avião Airbus A320-200 da AirAsia com 162 passageiros e tripulantes a bordo. -
24/07/2014 - O voo Air Algérie 5017 perde o contato com os controladores de tráfego aéreo 50 minutos após a decolagem. Ele estava viajando entre Ouagadougou, Burkina Faso e Argel com 116 pessoas a bordo. Os destroços são encon -
24/04/2013 - Desabamento de prédio deixa 1129 mortos em fábricas que funcionavam em um centro comercial em Savar, na periferia de Daca, a capital do Bangladesh -
27/01/2013 - Tragédia em Santa Maria - Incêndio na Boate Kiss mata 242 pessoas e fere outras 116 -
22/02/2012 - Tragédia em Buenos Aires: Trem colide em plataforma da Estação Onze de Setembro e deixa 51 mortos e 703 feridos -
14/04/2010 - O vulcão islandês Eyjafjallajökull entra em erupção, causando graves transtornos ao transporte aéreo europeu -
02/04/2010 - Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante apresentação em Santa Catarina -
12/01/2010 - Morre num grande terremoto no Haiti, a médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Harns, coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa -
12/01/2010 - Terremoto de 7,0 graus na escala Richter provoca grande destruição no Haiti -
05/01/2010 - Tragédia em Agudo: Ponte próxima ao municÃpio de Agudo no Rio Grande do Sul é derrubada pela forte correnteza do Rio Jacuà matando 5 pessoas -
01/06/2009 - Tragédia no voo AF 447 da Air France - um Airbus A330-200 que ia do Rio de Janeiro a Paris, desapareceu no caminho sobre o Oceano Atlântico. A aeronave levava 228 pessoas a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes. -
25/02/2009 - Um Boeing 737-800 da Turkish Airlines cai nas imediações do aeroporto Schiphol na Holanda, matando 9 pessoas e ferindo 50 -
15/01/2009 - Tragédia no futebol gaúcho: ônibus que levava a delegação do 'Brasil de Pelotas' cai num barranco matando 3 pessoas -
15/01/2009 - Voo 1549 da US Airways: Chesley B. Sullenberger III, um piloto veterano, usa toda sua habilidade, pousa no rio Hudson, e salva todos os passageiros e tripulantes -
02/05/2008 - O ciclone Nargis devasta a costa sul de Mianmar vitimando mais de 77 mil pessoas -
18/01/2008 - Desabamento do teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, deixa 9 mortos e mais de 100 feridos -
16/09/2007 - Avião com 130 pessoas a bordo se incendeia em aeroporto da Tailândia. Saldo da tragédia = 89 mortos -
30/08/2007 - Choque de trens mata 8 no Rio de Janeiro -
18/05/2007 - Acidente da plataforma P-36 em 2001, gera multa de U$ 50 milhões à Petrobras -
12/01/2007 - Desabamento em obra do metrô assusta São Paulo -
29/09/2006 - Voo Gol 1907 - Um avião Boeing 737-800 da Gol cai matando todos seus 154 passageiros e tripulantes após ser atingido por um jato executivo Legacy, que conseguiu pousar sem problemas -
04/09/2006 - Voo de estréia do A380 da Airbus, o maior avião comercial do mundo -
04/09/2006 - Steve Irwin, conhecido como "O caçador de crocodilos", morreu ao ser atacado por uma arraia -
21/08/2006 - Colisão de trens no Egito mata 58 pessoas -
20/07/2006 - A Variglog arremata a Varig por US$ 500 milhões -
22/06/2006 - Crise da Varig: cancelados 180 voos de um total de 356 -
21/06/2006 - Crise da Varig: suspensos diversos voos e sindicato prevê 2000 demissões -
20/06/2006 - Crise da Varig: Justiça aprova venda da Varig a consórcio de trabalhadores -
04/01/2006 - Ariel Sharon sofre um acidente vascular cerebral -
04/09/2005 - George W. Bush pede ajuda a UE, ONU e Otan. Histórico apelo envolve barracas, kits médicos, água e rações para os desabrigados pelo furacão Katrina -
29/08/2005 - O furacão Katrina atingiu Nova Orleans, nos Estados Unidos. A força foi tamanha que matou 964 pessoas na cidade, totalizando 1209 vítimas no país. -
14/08/2005 - Avião cai e mata 121 na Grécia. O avião do Chipre caiu em colina perto de Atenas e tinha 48 crianças como passageiros -
21/05/2005 - Tragédia de Antuco: no Chile ocorre a segunda pior tragédia em tempos de paz, quando morrem 45 recrutas do exército numa tormenta de neve -
27/04/2005 - Primeiro voo do Airbus A380 em Toulouse, França -
07/01/2005 - Alpinista brasileiro morre ao escalar Pico do Aconcágua -
30/12/2004 - Incêndio na Discoteca República Cromagnon em Buenos Aires mata 194 pessoas e deixa mais de 950 feridos. Ficou conhecido como Massacre de Cromagnon, o maior da história da Argentina não causado por acidentes naturais -
16/09/2004 - O Furacão Ivan atinge a Flórida -
01/09/2004 - Massacre terrorista em uma escola em Beslan -
01/08/2004 - Um incêndio num supermercado em Assunção, Paraguai, mata ao menos 346 pessoas e fere outras 409 -
22/07/2004 - Tragédia ferroviária na Turquia deixa 36 mortos -
26/02/2004 - O presidente macedônio Boris Trajkovski morre num acidente de aviação perto de Mostar, na Bósnia e Herzegovina -
26/11/2003 - O Supersônico Concorde voa pela última vez -
24/10/2003 - Encerramento dos voos comerciais com o Concorde -
31/05/2003 - Último voo comercial de um Concorde da Air France. A British Airways encerraria seus voos comerciais em 24 de outubro de 2003 -
27/07/2002 - Tragédia em exibição aérea na Ucrânia -
25/07/2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. -
12/08/2000 - O submarino nuclear russo Kursk encalhou no fundo do Mar de Barents, ao norte da Rússia. Os 118 marinheiros acabaram morrendo -
25/07/2000 - Acidente com Supersônico Concorde mata 113 pessoas -
22/08/1999 - Tufão causa acidente com avião -
27/03/1998 - Os Estados Unidos aprovam o remédio Viagra, produzido pela companhia Pfizer, que ajuda a combater a impotência sexual de homens -
02/02/1997 - Morre num acidente automobilÃstico, Chico Science (Francisco de Assis França), compositor e vocalista da banda "Chico Science & Nação Zumbi", e criador do gênero musical chamado mangue beat -
31/10/1996 - Um Fokker 100 da TAM cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas -
02/10/1996 - Um Boeing Boeing 757-23A da Aeroperú com destino a Santiago no Chile caiu no Oceano Pacífico devido a falhas nos tubos de pitot -
02/03/1996 - Tragédia no rock brasileiro: Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli, e Sérgio Reoli, integrantes da banda 'Mamonas Assassinas' morrem em um acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo -
06/02/1996 - Um Boeing 757-225 da Bringen Air caiu no Oceano Atlântico pouco depois de decolar de Puerto Plata devido a um estol causado por falhas nos tubos de pitot -
20/12/1995 - O Voo 965, do Boeing 757 da American Airlines bate em uma montanha 50 km ao norte de Cali, Colômbia, matando 159 pessoas -
19/04/1995 - Atentado em Oklahoma nos EUA mata 168 pessoas -
01/05/1994 - Morre Ayrton Senna -
15/12/1991 - O navio Salem Express bate em um recife de coral, a 600 quilômetros do Cairo, matando 474 pessoas -
26/05/1991 - Voo 004 da Lauda Airlines explode sobre a zona rural da Tailândia, matando todos seus 223 passageiros -
03/09/1989 - Um Boeing 737-200 caiu no meio da Floresta Amazônica com 54 pessoas a bordo. Depois de passarem dois dias na mata, 43 pessoas sobreviveram -
24/03/1989 - Ocorre o maior derramamento de petróleo nos Estados Unidos quando o super petroleiro Exxon Valdez encalha no Alasca, e 11 milhões de galões começam a vazar -
31/12/1988 - No Rio de Janeiro o Bateau Mouche IV afunda na BaÃa de Guanabara matando 55 pessoas -
03/08/1988 - As autoridades soviéticas libertam Mathias Rust, o jovem piloto da Alemanha Ocidental que aterrissou na “Praça Vermelha” de Moscou -
17/03/1988 - Voo Avianca 410: Um Boeing 727-21 após deixar o aeroporto Camilo Daza, chocou-se com a montanha "El Espartillo" matando todos os 143 ocupantes da aeronave -
26/04/1986 - Explode uma usina atômica em Chernobil, na Ucrânia -
13/11/1985 - A erupção do vulcão Nevada Del Ruiz causa a morte de mais de 23.000 pessoas na Colômbia -
12/08/1985 - Um Boeing 747 da Japan Airlines, voo 123, colide no Monte Ogura, no Japão, matando 520 pessoas. -
25/02/1985 - O vazamento de um oleoduto provoca um incêndio na favela Vila Socó em Cubatão, São Paulo, causando a morte de mais de 90 pessoas -
20/01/1985 - É inaugurado o Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos, São Paulo -
03/12/1984 - Gás venenoso é emitido por uma fábrica da Union Carbide na Índia. O acidente provoca a morte de mais de 2.000 pessoas -
01/09/1983 - Caças da União Soviética abatem avião de carreira coreano, após entrada acidental deste último no espaço aéreo soviético -
26/09/1980 - Retorna do espaço a espaçonave soviética Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
18/09/1980 - É lançada ao espaço a Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
12/04/1980 - Um Boeing 727-27C da Transbrasil bate no Morro da VirgÃnia em Florianópolis vitimando 55 pessoas. Três passageiros sobrevivem à queda. Até hoje o acidente está sem explicações -
25/05/1979 - Um DC-10 da American Airlines cai no Aeroporto Internacional OHare em Chicago, matando 273 pessoas -
06/10/1977 - Primeiro voo do avião de caça MiG-29 -
27/03/1977 - Dois aviões Jumbo colidem em Tenerife, nas Ilhas Canárias, matando 583 pessoas -
20/01/1977 - É inaugurado o novo Terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão -
01/08/1976 - O piloto Niki Lauda sofre grave acidente em Nürburgring -
21/01/1976 - O supersônico Concorde inicia voos comerciais -
08/03/1974 - É inaugurado o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris, França -
11/07/1973 - Um acidente com avião da Varig, em Paris, provoca a morte de 122 pessoas, entre elas o ex-chefe da polícia política de Getúlio Vargas e senador Filinto Müller e o cantor Agostinho dos Santos -
23/12/1972 - Terremoto com 6,3º na escala de Richter atinge Manágua na Nicarágua -
13/10/1972 - Avião uruguaio cai nos Andes e 16 passageiros sobrevivem comendo a carne dos companheiros mortos -
24/02/1972 - Um incêndio no edifÃcio Andraus em São Paulo provoca a morte de 16 pessoas -
20/11/1971 - Desaba no Rio de Janeiro o Elevado da Avenida Paulo de Frontin -
21/12/1970 - Acontece o primeiro vôo da aeronave F-14 Tomcat -
04/03/1970 - Submarino francês Eurydice explode no Mediterrâneo e mata todos os 57 tripulantes -
09/04/1969 - O voo de teste do avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito -
02/03/1969 - O jato franco-britânico Concorde realiza seu voo inaugural em Toulouse, França -
27/03/1968 - Yuri Gagarin, cosmonauta soviético e primeira pessoa a orbitar a Terra, morre num acidente aéreo -
21/01/1968 - Um bombardeiro B-52, que levava quatro bombas de hidrogênio caiu próximo da Base de Thule, na Groenlândia, deixando escapar grandes quantidades de plutônio sobre o gelo -
18/07/1967 - O ex-presidente Humberto Castello Branco morre aos 70 anos em acidente aéreo -
14/12/1966 - Morre Ruben Berta, primeiro funcionário e presidente da companhia aérea VARIG -
10/02/1965 - Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores -
03/12/1963 - Criação da Base Aérea de BrasÃlia -
14/12/1962 - Um avião da Panair do Brasil cai a 45 quilômetros do aeroporto de Manaus, matando 50 ocupantes -
24/10/1960 - Uma explosão na plataforma de lançamento matou dezenas de cientistas e técnicos da URSS -
21/03/1960 - Nasce Ayrton Senna da Silva, o maior ídolo do automobilismo brasileiro e o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos -
26/10/1958 - A Pan American Airways faz o primeiro voo comercial num Boeing 707, de Nova Iorque a Paris. A viagem levou oito horas e 41 minutos -
06/02/1958 - Desastre aéreo de Munique: um avião que levava jogadores e diretores do Manchester United, mais jornalistas e alguns adeptos, caiu numa tempestade de neve quando tentava decolar pela terceira tentativa -
23/06/1955 - Apresentado na França o avião Caravelle -
11/06/1955 - Tragédia no circuito de Le Mans (França) – 78 mortos -
01/02/1952 - É inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão -
14/10/1947 - Chuck Yeager quebra a barreira do som no avião experimental Bell X-1 -
28/07/1945 - Um avião se choca com o Empire State Building, de Nova York causando 14 mortes -
15/07/1945 - O avião Boeing 707 faz primeiro vôo de teste -
26/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: primeiro voo do caça da Luftwaffe, Dornier Do 335 "Pfeil". -
18/07/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os alemães testam em voo o Messerschmitt Me-262 usando apenas os seus jatos para voar -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
20/01/1941 - É criado no Brasil o Ministério da Aeronáutica -
29/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro voo do caça-bombardeiro norte-americano F4U Corsair -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
27/01/1939 - Primeiro vôo do caça Lockheed P-38 Lightning -
02/07/1937 - Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira na aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo. -
19/01/1937 - Howard Hughes estabelece um recorde de vôo transcontinental ao voar de Los Angeles à Nova Iorque em 7 horas e 28 minutos e 25 segundos -
16/10/1936 - Inauguração oficial do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o primeiro aeroporto civil brasileiro -
11/01/1935 - Amélia Earhart Putnam se torna a primeira pessoa a fazer um voo solo do Havaí à Califórnia -
16/04/1934 - É criada a Vasp -
10/10/1933 - Acontece a primeira sabotagem a um avião comercial -
18/06/1928 - A aviadora Amelia Earhart torna-se a primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico -
21/05/1927 - Charles Lindbergh chega à França completando a travessia o Atlântico sem escalas em um avião -
13/02/1923 - Nasce Charles Elwood "Chuck" Yeager, Ás da Aviação, conhecido por ser a primeira pessoa a 'quebrar' a barreira do som. -
18/07/1919 - Morre em um acidente num avião experimental, Raymonde de Laroche, a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto -
14/06/1919 - John Alcock e Arthur Whitten Brown, dois pilotos britânicos, realizam o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem escala, da história da aviação -
16/05/1919 - Um hidroavião Curtiss NC-4 comandado por Albert Cushing Read parte de Trepassey, Newfoundland, para Lisboa, via Açores, no primeiro voo transatlântico -
05/10/1918 - Morre Roland Garros, jogador de tênis (cujo torneio em Paris leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa -
21/04/1918 - Morre Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, foi abatido em seu avião -
27/01/1915 - Primeira Guerra Mundial: acontece o primeiro bombardeio aéreo da história -
08/03/1910 - Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a obter uma licença de piloto de avião -
22/10/1909 - Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a fazer um voo solo -
13/11/1907 - Primeira decolagem livre de um helicóptero realizada pela fábrica de motores de Paul Cornu -
05/11/1907 - Nasce Ruben Berta, primeiro funcionário e presidente da companhia aérea VARIG -
27/02/1906 - Morre Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
21/01/1906 - Encouraçado Aquidaban explode em Ilha Grande -
07/10/1903 - História da aviação: Samuel Pierpont Langley, com seu Aerodrome A, tentou fazer com que seu avião decolasse mas mergulhou no Rio Potomac -
16/12/1900 - Um forte temporal no porto de Málaga afundou o navio-escola imperial alemão Gneisenau. A tragédia causou a morte de 41 dos 460 tripulantes -
18/05/1896 - Acontece na Rússia a Tragédia de Khodynka -
06/10/1888 - Nasce Roland Garros, jogador de tênis (cujo torneio em Paris leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa -
22/08/1882 - Nasce Elisa Léontine Deroche de nome artístico ‘Raymonde de Laroche‘ que se tornaria a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto -
11/06/1877 - Batalha naval do Riachuelo vencida pelo Brasil liderado pele Almirante Tamandaré -
22/08/1834 - Nasce Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
10/04/1815 - Erupção Vulcânica no Monte Tambora, na Indonésia, mata mais de 100.000 pessoas -
01/11/1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare, apresenta pela primeira vez ao público uma de suas melhores tragédias, Otelo -
02/08/1100 - Num alegado acidente de caça morre o Rei Guilherme II da Inglaterra