Últimas notícias
Hoje na história
RSSBatalha de Alcácer-Quibir: os mouros, comandados pelo rei de Marrocos, derrotam o exército português e o rei Dom Sebastião de Portugal desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Card
A Batalha de Alcácer-Quibir também grafado Alcácer-Quivir, al Quasr al-kibr, Alcazarquivir ou Alcassar, significando "grande fortaleza", conhecida no Marrocos como Batalha dos Três Reis, foi uma batalha travada no norte do Marrocos perto da cidade de Alcácer-Quibir, entre Tânger e Fez, em 4 de Agosto de 1578. Os portugueses, liderados pelo rei D. Sebastião, aliados ao exército do sultão Mulei Mohammed (Abu Abdallah Mohammed Saadi II, da dinastia Saadiana), combateram um grande exército marroquino liderado pelo sultão Mulei Moluco (Abu Marwan Abd al-Malik I Saadi, tio de Mulei Mohammed) que gozava do apoio otomano.
No seu fervor religioso, o rei D. Sebastião planejara uma cruzada após Mulei Mohammed solicitar a sua ajuda para recuperar o trono que seu tio, Mulei Moluco, havia tomado. A batalha resultou na derrota portuguesa, com o desaparecimento em combate do rei D. Sebastião e o aprisionamento ou morte da nata da nobreza portuguesa. Além do rei português, morreram na batalha os dois sultões rivais, dando origem ao nome "Batalha dos Três Reis", como ficou conhecida entre os marroquinos.
Dom Sebastião, Rei de Portugal e Algarves.
A derrota na batalha de Alcácer-Quibir levou à crise dinástica de 1580 e ao nascimento do mito do Sebastianismo. O reino de Portugal foi severamente empobrecido pelos resgates pagos para reaver os cativos.
Batalha de Alcácer-Quibir, 4 de agosto de 1578.
A batalha ditou o fim da Dinastia de Avis e do período de expansão iniciado com a vitória na Batalha de Aljubarrota. A crise dinástica resultou na perda da independência de Portugal por 60 anos, com a união ibérica sob a dinastia Filipina.
Alcácer-Quibir, Rio Lucos. Foi entre este rio e o rio Mekhazen que se deu a Batalha.
A batalha
A 4 de agosto de 1578, perto de Alcácer-Quibir onde há hoje uma aldeia denominada Suaken, com o exército esgotado pela fome, pelo cansaço e pelo calor, deu-se a batalha.
O exército marroquino avançou em uma ampla frente planejando cercar as fileiras de D. Sebastião. Era composto por 10.000 cavaleiros nos seus flancos tendo em seu centro mouros vindos de Espanha, os quais guardavam especial ressentimento dos cristãos. Apesar de sua doença o Sultão Abd Al-Malik deixou sua liteira e liderou suas forças a cavalo.
O exército português nesta batalha tinha uma primeira linha (vanguarda) composta pelos "aventureiros" portugueses, comandados por Cristóvão de Távora, e pelos voluntários e mercenários estrangeiros, por uma ala esquerda de cavalaria pesada comandada pelo rei D. Sebastião e por uma ala direita de cavalaria comandada pelo Duque de Aveiro. A segunda linha de infantaria (batalha) era comandada por Vasco da Silveira e a terceira linha de infantaria (retaguarda) por Francisco de Távora. A artilharia estava posicionada sobretudo na primeira linha.
A batalha começou com ambos os exércitos trocando fogo de mosquetes e artilharia. Thomas Stukley, comandando os voluntários italianos foi morto por uma bala de canhão no começo da batalha. A superior, em número, cavalaria moura avançou cercando o exército português, enquanto as forças principais se engajavam completamente em combate corporal. No centro da vanguarda do exército português, os experientes "aventureiros" comandados por Cristóvão de Távora avançaram com grande ímpeto provocando o recuo e a debandada da vanguarda moura. Para deter essa debandada das suas forças, o debilitado Mulei Moluco, monta o seu cavalo pela última vez e morre com o esforço momentos depois. A sua morte é ocultada até ao final da batalha. Próximo do acampamento do líder mouro, o ataque português perde impulso após o comandante se ter apercebido que tinham ficado demasiado afastados do restante exército, assim correndo risco de isolamento, e começa a recuar. Vendo os seus flancos comprometidos pelo ataque da cavalaria moura, ameaçado ele próprio pela mesma, e em retirada, o centro português perdeu as esperanças e foi subjugado lentamente. D. Sebastião, perante a derrota inevitável, recusa os conselhos de outros nobres para que se renda, dizendo-lhes: "Senhores, a liberdade real só há de se perder com a vida". Os nobres que o acompanhavam a cavalo conformam-se em prosseguir o combate até ao fim, tendo-lhes ainda D. Sebastião dito: "Morrer sim, mas devagar!"
Desenlace
A batalha terminou após quatro horas de combate intenso com a completa derrota dos exércitos de D. Sebastião e Abu Abdallah Mohammed II Saadi com quase 9.000 mortos e 16.000 prisioneiros nos quais se incluem grande parte da nobreza portuguesa. Talvez 100 sobreviventes tenham escapado, com custo, do local da batalha.
Mulei Mohammed, aliado dos portugueses, tentou fugir ao massacre em que a batalha se convertera mas morreu afogado ao atravessar o rio Mekhazen. O Sultão Abd Al-Malik (Mulei Moluco) também morreu durante a batalha, mas de causas naturais, uma vez que o esforço da batalha foi demais para o seu estado, debilitado por um envenenamento que sofrera.
D. Sebastião por sua vez desapareceu liderando uma carga de cavalaria contra o inimigo e seu corpo jamais foi encontrado. Nestas condições, o exército português, pesem alguns atos de grande bravura, foi completamente dizimado. Apesar de na época duvidarem da morte do rei português, é muito provável que ele nesta batalha tenha perecido.
Entre os prisioneiros na batalha de Alcácer-Quibir estava Dom Antônio de Portugal, Prior do Crato, que, conta-se, conseguiu a libertação com recurso à astúcia: quando lhe perguntaram o significado da cruz de S. João que usava, respondeu que era o sinal de uma pequena mercê que tinha obtido do papa e que a perderia se não voltasse até 1 de Janeiro. O seu captor, pensando que se tratava de um homem pobre, permitiu a sua libertação em troca de um pequeno resgate.
Consequências
As consequências desta batalha foram catastróficas para Portugal. D. Sebastião desaparecera, deixando como sucessor o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que veio a falecer sem descendência dois anos depois. Assim se iniciou uma crise dinástica ameaçando a independência de Portugal face a Espanha, pois um dos candidatos à sucessão era o seu tio, Filipe II da Espanha.
A disputa do trono português teve vários pretendentes: D. Catarina de Médici, rainha da França, que se dizia descendente de D. Afonso III; D. Catarina, duquesa de Bragança e sobrinha do Cardeal D. Henrique; Emanuel Felisberto de Saboia, duque de Savoia e D. Antônio de Portugal, Prior do Crato, ambos, sobrinhos do rei; Rainúncio de Parma e Filipe II. Filipe, efetivamente, ascendeu ao trono em 1580.
A maioria da nobreza portuguesa que participara na batalha ou morreu ou foi feita prisioneira e todos os bispos e arcebispos nela presentes haviam sido mortos. Para pagar os elevados resgates exigidos pelos marroquinos, o país ficou enormemente endividado e depauperado nas suas finanças.
Luís de Camões escreveu, numa carta a D. Francisco de Almeida, referindo-se ao desastre de Alcácer-Quibir, à ruína financeira da Coroa portuguesa e à independência nacional ameaçada: "Enfim acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha Pátria que não só me contentei de morrer nela, mas com ela".
Perto de Alcácer-Quibir, numa aldeia denominada Suaken, próxima do local da batalha, encontra-se um obelisco em memória de D. Sebastião e mais dois em memória dos outros dois reis. A batalha ainda hoje é conhecida no Marrocos como a "Batalha dos Três Reis".
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/01/2020 - Brexit: Reino Unido sai formalmente da União Europeia, dando início a um período de transição de onze meses. -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
14/05/2015 - Morre B. B. King, um dos maiores guitarristas do mundo -
21/07/2013 - O Rei Alberto II da Bélgica abdica a coroa em favor de seu filho Filipe. -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
08/02/2012 - Morre Wanderley Alves dos Reis, o cantor Wando -
01/01/2010 - Chuvas fortes provocam deslizamentos em Angra dos Reis causando 53 mortes -
22/01/2006 - Portugueses elegem Cavaco Silva como presidente -
14/05/2004 - Casamento Real de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Elizabeth Donaldson -
20/05/2002 - Timor-Leste torna-se um Estado independente -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
07/02/1996 - Letsie III assume o trono do Lesoto -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
13/04/1987 - Portugal e China assinam a "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China -
22/12/1985 - Morre Eliseu Paglioli, ex- Ministro da Saúde e pioneiro da neurocirurgia no Brasil -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
06/10/1981 - Morre Anwar Sadat, estadista egípcio -
19/11/1977 - O presidente egípcio Anuar Al Sadat se torna o primeiro líder árabe a visitar Israel -
16/08/1977 - Morre Elvis Presley -
12/07/1975 - Independência de São Tomé e Príncipe -
05/06/1975 - Ingleses aprovam ingresso na União Europeia -
15/05/1974 - O general António de Spínola é nomeado presidente da republica portuguesa pela Junta de Salvação Nacional após a Revolução dois Cravos (25 de abril) -
25/04/1974 - Uma revolução em Portugal derruba a ditadura de Marcelo Caetano e instaura a democracia, processo chamado de 'Revolução dos Cravos' -
16/03/1974 - É frustrada uma tentativa de golpe de Estado, em Portugal, conhecido como “Levantamento das Caldas” -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
27/07/1970 - O ex-ditador português Antônio de Oliveira Salazar, que governou o país de 1932 a 1968, morre aos 81 anos, vítima de um derrame cerebral -
08/11/1965 - Estabelecimento do Território Britânico do Oceano Índico. -
25/09/1964 - Início da luta armada em Moçambique -
04/04/1961 - Início da luta armada pela independência de Angola que ficou considerado como o início da Guerra Colonial Portuguesa -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
02/06/1953 - Elizabeth II é coroada -
02/05/1953 - Hussain ibn Talal ascende ao trono jordaniano -
11/08/1952 - O príncipe Hussein é proclamado Rei da Jordânia -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
09/07/1947 - A princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten -
20/04/1947 - Morre o Rei Cristiano X da Dinamarca -
02/10/1945 - Nasce Wanderley Alves dos Reis, o cantor Wando -
08/05/1945 - O rei Leopoldo da Bélgica, é libertado pelo 7º Exército Americano -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
08/01/1935 - Nasce Aaron Elvis Presley -
01/12/1934 - Na União Soviética, Serguei Kirov, membro do Politburo, é assassinado. Stalin usa o incidente como pretexto para iniciar o Grande Expurgo. -
09/10/1934 - Na França é assassinado Alexandre I, rei da Iugoslávia -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
05/03/1933 - Eleições alemãs de 1933 transcorreram em clima de intimidação -
13/03/1931 - Lançado primeiro foguete reaproveitável a combustível sólido -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
16/09/1925 - Nasce numa fazenda de algodão em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Riley Ben King, o guitarrista B. B. King -
09/02/1925 - É apresentado na Alemanha o 'Pacto de Segurança de Stresemann', que fazia concessões territoriais à França e à Bélgica -
28/11/1919 - Inaugurado em Berlim o “Grande Teatro” - Grosses Schauspielhaus -
25/12/1918 - Nasce Anwar Sadat, estadista egípcio -
14/12/1918 - O presidente de Portugal Sidonio Paes é assassinado -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
18/03/1913 - O Rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade de Salônica -
01/02/1908 - O rei Carlos I de Portugal e o seu filho mais velho Luís Filipe, Duque de Bragança são assassinados no Terreiro do Paço em Lisboa por militantes Republicanos -
03/06/1899 - Morre Johan Strauss II, compositor austríaco de música ligeira conhecido como “O Rei da Valsa” -
28/12/1898 - Nasce Eliseu Paglioli, ex- Ministro da Saúde e pioneiro da neurocirurgia no Brasil -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
29/12/1874 - Afonso XII é proclamado rei da Espanha -
05/04/1874 - A obra-prima de Johann Strauss Filho, ‘Die Fledermaus’ (O Morcego), estreia no ‘Theater an der Wien’ em Viena. -
26/09/1870 - Nasce Cristiano Carlos Frederico Alberto Alexandre Guilherme, o futuro Rei Cristiano X da Dinamarca -
14/11/1866 - Morre o Rei Miguel I de Portugal, no exílio na Alemanha -
10/12/1865 - Morre Leopoldo I da Bélgica, o primeiro Rei dos Belgas -
26/10/1861 - Alemão apresenta protótipo do telefone -
28/03/1854 - Guerra da Criméia: França declara guerra à Rússia -
27/03/1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia -
01/08/1834 - A escravatura é abolida no Império Britânico -
25/10/1825 - Nasce em Viena, Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas -
19/07/1821 - Jorge IV é coroado Rei do Reino Unido e Hannover -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
21/08/1808 - Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado. -
30/11/1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo -
27/10/1807 - Guerra Peninsular: Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha -
26/10/1802 - Nasce o Rei Miguel I de Portugal -
12/02/1798 - Morre Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
25/11/1795 - Após a terceira partição da República das Duas Nações, Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia, é forçado a abdicar, partindo para São Petersburgo na Rússia -
27/07/1794 - Revolução Francesa: Maximilien Robespierre é preso após encorajar a execução de mais de 17 mil "inimigos da Revolução" -
16/12/1790 - Nasce Leopoldo I da Bélgica, o primeiro Rei dos Belgas -
25/11/1764 - Estanislau Poniatowski, o protegido da Rússia, é coroado como Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
07/09/1764 - Estanislau Poniatowski, o protegido da Rússia, é eleito Rei da Polônia -
01/11/1755 - Terremoto de Lisboa, que destrói a cidade e grande parte do Algarve, matando entre 60.000 a 90.000 pessoas -
13/01/1750 - Assinado o Tratado de Madri (1750), documento que definiu grande parte do território brasileiro -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
17/01/1732 - Nasce Stanisław Antoni Poniatowski, futuro Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
01/09/1715 - Morre Luís XIV - o “rei sol “ - rei da França -
01/08/1714 - George I ascende ao trono da Grã-Bretanha. -
25/03/1707 - O 'Ato da União' agrupa os reinos da Inglaterra e Escócia no Reino da Grã-Bretanha -
01/01/1707 - Dom João V é coroado rei de Portugal -
27/12/1703 - Assinatura do Tratado de Methuen -
08/03/1702 - A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III -
16/09/1701 - Morre o Rei Jaime II da Inglaterra -
05/11/1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime -
20/06/1685 - Rebelião Monmouth: O Duque de Monmouth declara-se Rei da Inglaterra -
14/01/1659 - Acontece a Batalha das Linhas de Elvas -
07/06/1654 - Coroado Luís XIV - o “rei sol “ - rei da França -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
26/05/1644 - Tropas portuguesas derrotam as espanholas na Batalha do Montijo -
14/05/1643 - Luís XIV torna-se rei da França aos 4 anos -
05/09/1638 - Nasce Luís XIV da França -
14/10/1633 - Nasce o futuro Rei Jaime II da Inglaterra -
06/11/1632 - Morre Gustavo Adolfo, rei da Suécia, na “Batalha de Lucena” -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
25/11/1615 - Filipe IV da Espanha casa-se com Isabel de Bourbon -
25/08/1580 - Na Batalha de Alcântara, a Espanha vence Portugal -
04/08/1578 - Morre Dom Sebastião, rei de Portugal, na Batalha de Alcácer-Quibir -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
16/07/1557 - Morre Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
16/01/1556 - Carlos I da Espanha é sucedido por seu filho Felipe II -
05/09/1548 - Morre Catarina Parr, última mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
12/07/1543 - Sexto e último casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr -
09/07/1540 - O rei da Inglaterra, Henrique VIII, tem seu casamento de 6 meses com Anne de Cleves, sua quarta esposa, anulado -
17/12/1538 - O papa Paulo III publica uma bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a excomunhão do Rei da Inglaterra, Henrique VIII, por sua separação de Catarina de Aragão. -
24/10/1537 - Morre Jane Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra -
22/10/1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III a bula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. -
30/05/1536 - Henrique VIII da Inglaterra casa com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena -
11/07/1533 - O Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Papa não aceitou o pedido de divórcio e isto precipitou a excomunhão de Henri -
25/05/1521 - É assinado, na cidade de Worms, o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero -
16/04/1521 - Reforma Protestante: primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império. -
28/01/1521 - Reforma Protestante: Início da Dieta de Worms -
23/04/1516 - Cerveja: promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera na Alemanha, a Reinheitsgebot, Lei da Pureza da Cerveja -
22/09/1515 - Nasce Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
24/06/1509 - Henrique VIII da Inglaterra é coroado -
21/05/1501 - Os portugueses descobrem a Ilha de Santa Helena -
02/05/1500 - Gaspar Lemos volta a Portugal, levando as cartas do Capitão-Mor Pedro Álvares Cabral e de outros capitães, dando conta do descobrimento da Ilha de Vera Cruz -
02/03/1498 - Vasco da Gama desembarca no país hoje conhecido por Moçambique, em sua viagem à Índia -
04/05/1493 - Emitida a bula Inter cætera pelo Papa Alexandre VI que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo de uma Linha de Demarcação num meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde -
18/01/1486 - Casamento de Henrique VII de Inglaterra com Isabel de York, herdeira da casa de York -
22/08/1485 - Morre Ricardo III da Inglaterra -
06/07/1483 - Ricardo III coroado Rei de Inglaterra -
21/06/1481 - O Papa Sisto IV outorga a bula Aeterni regis, na qual garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África e à Espanha, as Ilhas Canárias. -
12/07/1472 - O futuro rei Ricardo III da Inglaterra, casa com Anne Neville -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
04/05/1471 - Morre Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro de Henrique VI da Inglaterra -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
17/01/1462 - Descoberta da ilha de Santo Antão em Cabo Verde -
30/12/1460 - Morre Ricardo, Duque de York, protagonista da Guerra das Rosas -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
20/11/1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiadores -
08/01/1454 - Bula pontifícia Romanus Pontifex concede ao Reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao sul do Cabo Bojador. -
13/10/1453 - Nasce Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro de Henrique VI da Inglaterra -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
27/10/1439 - Morre Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
01/01/1438 - Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Hungria -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda -
21/09/1411 - Nasce Ricardo, Duque de York, protagonista da Guerra das Rosas -
21/07/1403 - Henrique V da Inglaterra, então Príncipe de Gales e herdeiro da coroa, vence a “Batalha de Shrewsbury” contra rebeldes galeses; apesar dos seus 16 anos lidera as tropas inglesas no confronto e é ferido em batalha -
10/01/1403 - Jean de Bettencourt recebe dos reis da Espanha o senhorio das ilhas Canárias, se auto-intitulando rei -
13/10/1399 - Coroação de Henrique IV da Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte -
10/08/1397 - Nasce Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
09/05/1386 - Inglaterra e Portugal assinam o Tratado de Windsor -
17/05/1383 - Casamento da princesa Beatriz de Portugal com o rei João I de Castela -
16/09/1380 - Morre o Rei Carlos V da França -
31/03/1371 - Celebrado o “Tratado de Alcoutim” entre os reis D. Fernando e D. Henrique II de Castela, onde o soberano de Portugal compromete-se a manter boas relações com o rei da França -
28/05/1357 - Morre Afonso IV, rei de Portugal -
07/04/1348 - Fundação da Universidade em Praga -
21/01/1338 - Nasce o Rei Carlos V da França -
07/01/1325 - Afonso IV torna-se rei de Portugal -
07/07/1307 - O rei inglês Eduardo I falece durante uma viagem à Escócia. Seu sucessor é Eduardo II -
08/02/1291 - Nasce Afonso IV torna-se rei de Portugal -
01/03/1290 - Editada a "Carta de Instituição da Universidade de Coimbra" -
31/05/1255 - Afonso X de Leão e Castela eleva Campo Maior à categoria de vila -
15/08/1248 - Lançada pedra fundamental da Catedral de Colônia na Alemanha -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
15/06/1215 - O Rei João (King John) da Inglaterra assina a Carta Magna -
16/07/1212 - Batalha de Navas de Tolosa entre as forças dos reinos cristãos ibéricos e as tropas do califado almóada. -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
28/04/1192 - Assassinato de Conrado de Monferrato (Conrado I), rei de Jerusalém, em Tiro, dois dias depois de seu título ao trono ser confirmado por eleição. -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
03/09/1189 - Ricardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
06/12/1185 - Morre Afonso I, também chamado de Afonso Henriques e apelidado de "o Conquistador", primeiro Rei de Portugal -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
18/05/1152 - Casamento de Henrique II de Inglaterra com Leonor, Duquesa da Aquitânia -
05/10/1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal -
26/07/1139 - Afonso, então conde portucalense, é aclamado rei de Portugal e proclama a independência em relação a Leão. -
25/11/1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
25/11/1120 - Morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra, no naufrágio do Navio White Ship -
25/07/1109 - Nasce Afonso I, também chamado de Afonso Henriques e apelidado de "o Conquistador", primeiro Rei de Portugal -
05/08/1103 - Nasce William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
05/08/1100 - Coroação de Henrique I de Inglaterra na Abadia de Westminster -
02/08/1100 - Num alegado acidente de caça morre o Rei Guilherme II da Inglaterra -
09/09/1087 - Morre o Rei Guilherme I da Inglaterra -
25/12/1066 - Guilherme I, geralmente chamado de Guilherme, o Conquistador ou Guilherme, o Bastardo, é coroado Rei da Inglaterra -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
05/01/1066 - Morre Rei Eduardo o Confessor de Inglaterra -
04/08/1060 - Morre o rei Henrique I da França -
19/05/1051 - Casamento de Henrique I da França com Ana de Kiev -
03/04/1043 - Eduardo, o Confessor é coroado rei da Inglaterra -
23/04/1016 - Morre o Rei Ethelred II da Inglaterra -
04/05/1008 - Nasce o rei Henrique I da França -
13/11/1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa da Inglaterra -
01/01/0898 - Morre Odo, Conde de Paris e Rei da França -
20/05/0685 - A Batalha de Dunnichen ou Nechtansmere é travada entre o exército pictos, sob o comando do rei Bridei III e os invasores da Nortúmbria, sob o comando do rei Ecgfrith, que foram derrotados -
15/03/0493 - Morre Odoacro, Rei bárbaro de Roma -
25/12/0336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma