Últimas notícias
Hoje na história
RSSMorre Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro
Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato (Valinhos, 6 de agosto de 1910 — São Paulo, 23 de novembro de 1982), foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro.
Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.
Biografia
Família
Adoniran era filho de Francesco Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da localidade de Cavárzere, província de Veneza. Seus avós paternos eram Angelo Rubinato e Anna Manfrinato, e os maternos, Francesco Ricchini e Antonia Freddo. Seus pais casaram-se em Cavárzere em 23 de maio de 1895, desembarcaram em Santos em 15 de setembro de 1895, passaram pela Hospedaria dos Imigrantes e foram trabalhar nas lavouras do município de Tietê. Sua mãe morreu em 1939 e seu pai em 1943.
Infância
Abandonou a escola cedo, pois não gostava de estudar. Necessitava trabalhar para ajudar a família numerosa - Adoniran tinha sete irmãos. Procurando resolver seus problemas financeiros, os Rubinato viviam mudando de cidade. Moravam primeiro em Valinhos (então distrito de Campinas), depois Jundiaí, Santo André e finalmente São Paulo.
Em Jundiaí, Adoniran conhece seu primeiro ofício: entregador de marmitas. Aos quatorze anos, já adolescente, andava pelas ruas da cidade e, legitimamente, surrupiando alguns bolinhos pelo caminho. "A matemática da vida lhe dá o que a escola deixou de ensinar: uma lógica irrefutável. Se havia fome e, na marmita oito bolinhos, dois lhe saciariam a fome e seis a dos clientes; se quatro, um a três; se dois, um a um".
Início da carreira
O compositor e cantor tem um longo aprendizado, num arco que vai do marmiteiro às frustrações causadas pela rejeição de seu talento. Quer ser artista – escolhe a carreira de ator. Procura de várias maneiras fazer seu sonho acontecer. Tenta, antes do advento do rádio, o palco, mas é sempre rejeitado. Sem padrinhos e sem instrução adequada, o ingresso nos teatros como ator lhe é para sempre abortado. O samba, no início da carreira, tem para ele caráter acidental. Escolado pela vida, sabia que o estrelato e o bom sucesso econômico só seriam alcançados na veiculação de seu nome na caixa de ressonância popular que era o rádio.
O magistral período das rádios, também no Brasil, criou diversas modas, mexeu com os costumes, inventou a participação popular – no mais das vezes, dirigida e didática. Têm elas um poder e extensão pouco comuns para um país que na época era rural. Inventam a cidade, popularizam o emprego industrial e acendem os desejos de migração interna e de fama. Enfim, no país dos bacharéis, médicos e párocos de aldeia, a ascensão social busca outros caminhos e pode-se já sonhar com a meteórica carreira de sucesso que as rádios produzem. Três caminhos podem ser trilhados: o de ator, o de cantor ou o de locutor.
Adoniran percebe as possibilidades que se abrem a seu talento. Quer ser ator, popularizar seu nome e ganhar algum dinheiro, mas a rejeição anterior o leva a outros caminhos. Sua inclinação natural no mundo da música é a composição mas, nesse momento, o compositor é um mero instrumento de trabalho para os cantores, que compram a parceria e, com ela, fazem nome e dinheiro. Daí sua escolha recair não sobre a composição, mas sobre a interpretação.
Busca conquistar seu espaço como cantor – tem boa voz, poderia tentar os diversos programas de calouro. Já com o nome de Adoniran Barbosa – tomado emprestado a um companheiro de boêmia e de Luiz Barbosa, cantor de sambas, que admira – João Rubinato estreia cantando um samba brejeiro de Ismael Silva e Nilton Bastos, o Se você jurar. É gongado, mas insiste e volta novamente ao mesmo programa; agora cantando o belo samba de Noel Rosa, Filosofia, que lhe abre as portas das rádios e ao mesmo tempo serve como mote para suas composições futuras.
A vida profissional de Adoniran Barbosa se desenvolve a partir das interpretações de outros compositores. Embora a composição não o atraia muito, a primeira a ser gravada é Dona Boa, na voz de Raul Torres. Depois grava em disco Agora pode chorar, que não faz sucesso algum. Aos poucos se entrega ao papel de ator radiofônico; a criação de diversos tipos populares e a interpretação que deles faz, em programas escritos por Osvaldo Moles, fazem do sambista um homem de relativo sucesso. Embora impagáveis, esses programas não conseguem segurar por muito tempo ainda o compositor que teima em aparecer em Adoniran. Entretanto, é a partir desses programas que o grande sambista encontra a medida exata de seu talento, em que a soma das experiências vividas e da observação acurada dá ao país um dos seus maiores e mais sensíveis intérpretes.
O mergulho que o sambista fará na linguagem, suas construções linguísticas, pontuadas pela escolha exata do ritmo da fala paulistana, irão na contramão da própria história do samba. Os sambistas sempre procuraram dignificar sua arte com um tom sublime, o emprego da segunda pessoa, o tom elevado das letras, que sublimavam a origem miserável da maioria, e funcionavam como a busca da inserção social. Tudo era uma necessidade urgente, pois as oportunidades de ascensão social eram nenhumas e o conceito da malandragem vigia de modo coercitivo. Assim, movidos pelos mesmos desejos que tinha Adoniran de se tornar intérprete e não compositor, e a partir daí conhecido, os compositores de samba, entre uma parceria vendida aqui e outra ali, davam o testemunho da importância que a linguagem assumia como veículo social.
Todavia, a escolha de Adoniran é outra, seu mergulho também outro. Aproveitando-se da linguagem popular paulistana – de resto do próprio país – as músicas dele são o retrato exato desta linguagem e, como a linguagem determina o próprio discurso, os tipos humanos que surgem deste discurso representam um dos painéis mais importantes da cidadania brasileira. Os despejados das favelas, os engraxates, a mulher submissa que se revolta e abandona a casa, o homem solitário, social e existencialmente solitário, estão intactos nas criações de Adoniran, no humor com que descreve as cenas do cotidiano. A tragédia da exclusão social dos sambistas se revela como a tragicômica cena de um país que subtrai de seus cidadãos a dignidade.
Sucesso
O seu primeiro sucesso como compositor vira canção muito conhecida nas rodas de samba, das casas de espetáculo: Trem das Onze. É bem possível que todo brasileiro conheça, senão a música inteira, ao menos o estribilho, que se torna intemporal. Adoniran alcança, então, o almejado sucesso que, entretanto, dura pouco e não lhe rende mais que uns minguados trocados de direitos autorais. A música, que já havia sido gravada pelo autor em 1951 e não fizera sucesso ainda, é regravada novamente pelos “Demônios da Garoa”, conjunto musical de São Paulo (esta cidade é conhecida como a terra da garoa, da neblina, daí o nome do grupo). Embora o conjunto seja paulista, a música acontece primeiramente no Rio de Janeiro, com sucesso retumbante.
Arguto observador das atividades humanas, sabe também que o público não se contenta apenas com o drama das pessoas desvalidas e solitárias; é necessário que se dê a este público uma dose de humor, mesmo que amargo. Compõe para esse público um dos seus sambas mais notáveis, um dos primeiros em que trabalhou a nova estética do samba.
Entre a tentativa de carreira nas rádios paulistas e o primeiro sucesso, Adoniran trabalha duro, casa-se duas vezes e frequenta, como boêmio, a noite. Nas idas e vindas de sua carreira tem de vencer várias dificuldades. O trabalho nas rádios brasileiras é pouco reconhecido e financeiramente instável, muitos passaram anos nos seus corredores e tiveram um fim de vida melancólico e miserável. O veículo que encanta multidões, que faz de várias pessoas ídolos é também cruel como a vida; passado o sucesso que, para muitos, é apenas nominal, o ostracismo e a ausência de amparo legal levam cantores, compositores e atores a uma situação de impensável penúria.
Adoniran sabe disto, mas mesmo assim seu desejo cala mais fundo. O primeiro casamento não dura um ano; o segundo, a vida toda: Matilde. De grande importância na vida do sambista, Matilde sabe com quem convive e não só prestigia sua carreira como o incentiva a ser quem é e como é, boêmio, incerto e em constante dificuldade. Trabalha também fora e ajuda o sambista nos momentos difíceis, que são constantes. Adoniran vive para o rádio, para a boêmia e para Matilde.
Numa de suas noitadas, de fogo, perde a chave de casa e não há outro jeito senão acordar Matilde, que se aborrece. O dia seguinte foi repleto de discussão. Entretanto, Adoniran é compositor e dando por encerrado o episódio, compõe o samba Joga a Chave.
Dono de um repertório variado de histórias, o sambista não perdia a vez de uma boa blague. Certa vez, quando trabalhava na rádio Record, onde ficou por mais de trinta anos, resolveu, após muito tempo ali, pedir um aumento. O responsável pela gravadora disse-lhe que iria estudar o aumento e que Adoniran voltasse em uma semana para saber dos resultados do estudo... quando voltou, obteve a resposta de que seu caso estava sendo estudado. As interpelações e respostas, sempre as mesmas, duraram algumas semanas... Adoniran começava se irritar e, na última entrevista, saiu-se com esta: “Tá certo, o senhor continue estudando e quando chegar a época da sua formatura me avise..”
Nos últimos anos de vida, com o enfisema avançando, e a impossibilidade de sair de casa pela noite, o sambista dedica-se a recriar alguns dos espaços mágicos que percorreu na vida. Grava algumas músicas ainda, mas com dificuldade – a respiração e o cansaço não lhe permitem muita coisa mais – dá depoimentos importantes, reavaliando sua trajetória artística. Compõe pouco.
Contudo, inventa para si uma pequena arte, com pedaços velhos de lata, de madeira, movidos a eletricidade. São rodas-gigantes, trens de ferro, carrosséis. Vários e pequenos objetos da ourivesaria popular – enfeites, cigarreiras, bibelôs... Fiel até o fim à sua escolha, às observações que colhe do cotidiano, cria um mundo mágico. Quando recebe alguma visita em casa, que se admira com os objetos criados pelo sambista, ouve dele que “alguns chamavam aquilo de higiene mental, mas que não passava de higiene de débil mental...” Como se vê, cultiva o humor como marca registrada. Marca aliás, que aliada à observação da linguagem e dos fatos trágicos do cotidiano, faz dele um sambista tradicional e inovador.
Casamentos e filha
Casou-se em 8 de dezembro de 1936 com Olga Krum, com quem teve sua única filha, Maria Helena Rubinato, nascida em 23 de setembro de 1937. João e Olga desquitaram-se judicialmente em 1943 e a filha ficou aos cuidados da irmã de João, Ainez Rubinato Salgado (1909-1992). Após o desquite, constituiu nova família com Matilde de Lutiis, que o acompanhou até a morte, mas nunca tiveram filhos.
Olga Krum constituiu nova família com o advogado José Luís Varela de Almeida (1915-2010), com quem teve outras quatro filhas. Olga morreu em 1991.
Sua filha, Maria Helena Rubinato, é tradutora.
Morte
Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade. Estava internado no Hospital São Luís tratando um enfisema pulmonar. Foi sepultado no Cemitério da Paz, conforme seu desejo. Deixou sua companheira de mais de quarenta anos, Matilde de Lutiis.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/10/2020 - Morre aos 77 anos o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
27/10/2019 - Morre Jorge Fernando, ator e diretor brasileiro -
13/05/2019 - Morre aos 97 anos, a atriz e cantora, Doris Day -
11/05/2019 - Morre aos 92 anos, o ator e comediante Lúcio Mauro -
01/10/2018 - Morre Charles Aznavour, cantor francês de origem armênia -
04/08/2017 - Morre aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
09/06/2017 - Morre o Ator Adam West, o eterno Batman -
23/05/2017 - Morre Sir Roger Moore, ator britânico, famoso por ter atuado como o personagem James Bond no cinema -
15/09/2016 - O ator Domingos Montagner morre afogado no Rio São Francisco -
14/10/2015 - Morre Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
07/06/2015 - Morre Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
14/05/2015 - Morre B. B. King, um dos maiores guitarristas do mundo -
26/03/2015 - Morre o ator e humorista brasileiro, Jorge Loredo, mais conhecido por seu personagem Zé Bonitinho -
05/04/2014 - Morre aos 67 anos o ator José Wilker. Conhecido por trabalhos como 'Roque Santeiro', ele sofreu um infarto. -
10/02/2014 - Morre aos 93 anos, a atriz, cantora e dançarina carioca, sinônimo de vedete no Brasil, Virgínia Lane -
05/01/2014 - Morre o cantor e compositor brasileiro Nelson Ned -
18/01/2013 - Morre Walmor Chagas, ator, diretor e produtor brasileiro -
15/08/2012 - Morre o músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho -
23/03/2012 - Morre Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil -
01/03/2012 - Morre Lucio Dalla, cantor e compositor italiano -
11/02/2012 - Morre a cantora norte-americana Whitney Houston, a artista mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
11/10/2011 - Morre, aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos -
26/01/2011 - Morre John Herbert, ator, diretor e produtor brasileiro -
04/03/2010 - Morre Johnny Alf, compositor, cantor e pianista brasileiro -
16/02/2010 - Morre Antônio Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor e humorista brasileiro -
24/12/2008 - Morre Harold Pinter, dramaturgo inglês, Prêmio Nobel de Literatura em 2005 -
26/09/2008 - Morre Paul Newman, ator norte-americano -
04/09/2008 - Morre Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
24/07/2008 - Morre aos 81 anos a cantora Zezé Gonzaga uma das mais famosas intérpretes da chamada era de ouro do rádio brasileiro -
20/06/2008 - Morre o ator André Valli, que deu vida ao personagem do Sítio do Picapau Amarelo “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 -
14/06/2008 - Morre José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira -
26/05/2008 - Morre Sydney Pollack, cineasta, produtor e ator norte-americano -
05/04/2008 - Morre o ator norte-americano Charlton Heston -
22/02/2008 - Morre o ator Oswaldo Louzada -
22/02/2008 - Morre o ator Rubens de Falco -
12/10/2007 - Morre, aos 85 anos, o ator Paulo Autran -
06/09/2007 - Morre Luciano Pavarotti -
17/04/2007 - Morre Nair Bello, atriz brasileira -
25/12/2006 - Morre James Brown, cantor e compositor norte-americano -
24/12/2006 - Morre Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
14/12/2006 - Morre Severino Dias de Oliveira , o Sivuca, músico brasileiro -
22/07/2006 - Morre Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
18/07/2006 - Morre Raul Cortez, ator brasileiro -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
05/04/2006 - Morre George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha -
01/04/2006 - Morre Ai Takano, cantor japonês, famoso pelos temas de abertura e encerramento da série Jaspion -
18/03/2006 - Morre Nelson Dantas, ator brasileiro -
03/10/2005 - Morre Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
27/09/2005 - Morre Ronald Golias, comediante e ator brasileiro -
13/08/2005 - Morre Francisco Milani, ator brasileiro -
17/01/2005 - Morre Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
10/06/2004 - Morre Ray Charles, pianista e cantor norte-americano -
28/03/2004 - Morre Peter Ustinov, ator britânico -
18/11/2003 - Morre Michael Kamen, maestro e compositor -
17/11/2003 - Arnold Schwarzenegger toma posse como governador da Califórnia nos Estados Unidos -
30/08/2003 - Morre Charles Bronson, ator norte-americano -
02/08/2003 - Morre Paulinho Nogueira, compositor brasileiro, autor de Menina -
24/07/2003 - Morre Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro -
04/07/2003 - Morre Barry White, cantor e maestro norte-americano -
21/04/2003 - Morre Nina Simone, cantora de Jazz -
12/01/2003 - Morre aos 53 anos, Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
11/01/2003 - Morre Jorge Lafond, ator, transformista e comediante brasileiro que interpretava “Vera Verão” -
03/11/2002 - Morre Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
25/10/2002 - Morre Richard Harris, ator irlandês -
11/03/2002 - Morre Barbosa Lessa, folclorista, escritor, músico e historiador brasileiro -
29/12/2001 - Morre Cássia Eller, cantora e violonista brasileira -
12/12/2000 - Morre Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina -
10/06/2000 - O nadador e ator Rômulo Arantes morre em acidente de ultraleve -
21/11/1999 - Morre Horácio Gomez Bolaños, ator mexicano que interpretou o personagem Godinez no seriado Chaves -
19/11/1999 - Morre Plínio Marcos, dramaturgo, ator, escritor e jornalista brasileiro -
14/11/1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
02/10/1997 - Morre Thales Pan Chacon, ator brasileiro -
19/12/1996 - Morre Marcello Mastroianni, ator italiano -
19/04/1996 - Morre Walter DÁvila, ator e humorista brasileiro -
09/03/1996 - Morre George Burns, ator e cantor norte-americano -
14/02/1996 - Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
02/02/1996 - Morre Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
15/09/1995 - Morre Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
24/06/1995 - Morre o compositor, cantor e humorista Ivon Curi -
27/04/1995 - Morre Raphael Rabello, Grande Violinista e Compositor Brasileiro -
24/10/1994 - Morre Raul Julia, ator porto-riquenho -
29/07/1994 - Morre o comediante Antônio Carlos Bernardes Gomes, o “Mussum”, que iniciou sua carreira no grupo Os Originais do Samba e consagrou-se nos Trapalhões -
26/11/1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
25/10/1993 - Morre Vincent Price, ator norte-americano -
20/04/1993 - Morre Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
29/03/1993 - Morre Jessé, cantor e compositor brasileiro -
06/01/1993 - Morre Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
12/09/1992 - Morre Anthony Perkins, ator norte-americano -
26/02/1992 - Morre Older Cazarré, ator e dublador brasileiro, vítima de uma bala perdida enquanto dormia -
23/11/1991 - Morre Klaus Kinski, ator alemão -
29/04/1991 - Morre em um acidente de automóvel, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior o "Gonzaguinha", cantor e compositor brasileiro -
09/02/1991 - Morre Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
14/10/1990 - Morre Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
07/07/1990 - Morre Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza -
08/05/1990 - Morre o compositor italiano, Luigi Nono -
11/07/1989 - Morre Laurence Olivier, ator britânico -
20/06/1988 - Morre Aracy de Almeida, cantora brasileira -
17/04/1988 - Morre Linda Batista, cantora e compositora brasileira -
10/03/1988 - Morre Andy Gibb, cantor anglo-australiano -
13/02/1988 - Morre Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
11/09/1987 - Peter Tosh, pioneiro músico de reggae/ska, é assassinado em sua própria casa durante um assalto -
28/08/1987 - Morre John Huston, ator e diretor de cinema norte-americano -
22/06/1987 - Morre Fred Astaire, bailarino e ator americano -
19/02/1986 - Morre em Roma na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
02/10/1985 - Morre o ator americano Rock Hudson, aos 59 anos vítima da AIDS nos Estados Unidos -
05/08/1984 - O ator Richard Burton, que foi casado com Elizabeth Taylor duas vezes, morre aos 58 anos de hemorragia cerebral -
03/08/1983 - A música “Menina Veneno”, do cantor Ritchie, impulsionou a venda de 500 mil compactos e um milhão de LP´s -
09/02/1983 - Morre “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
10/07/1982 - Morre Jackson do Pandeiro, músico brasileiro -
29/03/1982 - Morre Carl Orff, compositor alemão -
05/03/1982 - Morre John Belushi, ator e comediante norte-americano -
19/01/1982 - Morre aos 36 anos de idade, Elis Regina. Cantora gaúcha, foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
11/05/1981 - Morre Robert Nesta Marley, o músico jamaicano Bob Marley -
26/04/1981 - Morre Jim Davis, ator norte-americano, famoso pelo papel de Jock Ewing na série Dallas -
22/12/1980 - Morre no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
30/11/1980 - Morre Cartola, compositor brasileiro -
24/07/1980 - Morre Peter Sellers, ator britânico -
03/10/1979 - Morre o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
18/06/1979 - Morre Procópio Ferreira, ator e diretor teatral brasileiro -
16/11/1978 - Morre Candeia, cantor e compositor brasileiro -
07/08/1978 - Morre Orlando Silva, cantor brasileiro -
14/10/1977 - Morre Bing Crosby, cantor e ator americano -
22/08/1975 - Nasce Rodrigo Santoro, ator brasileiro -
14/11/1974 - Morre Erlon Chaves, o Maestro do Veneno, arranjador, pianista e cantor brasileiro -
13/10/1974 - Morre Ed Sullivan, escritor, ator, comunicador norte-americano -
09/09/1974 - Nasce Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira -
27/08/1974 - Morre o compositor Lupicínio Rodrigues -
29/07/1974 - Morre Cass Elliot, a “Mama” do The Mamas & The Papas -
27/03/1973 - O ator norte-americano Marlon Brando, recusa o Oscar (melhor ator) no filme The Godfather ("O Poderoso Chefão") por discordar do tratamento dado pelo cinema, televisão e pelo seu país aos índios Sioux -
30/08/1972 - Morre Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras do Brasil -
01/01/1972 - Morre Maurice Chevalier, ator e cantor francês -
27/11/1971 - Morre Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, jornalista e articulista brasileiro -
06/07/1971 - Morre Louis Armstrong, músico norte-americano, "a personificação do jazz" -
04/10/1970 - Morre Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
18/09/1970 - Morre Jimi Hendrix, músico norte-americano -
04/08/1970 - Morre Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
09/06/1970 - A Universidade americana de Princeton premia Bob Dylan com um Doutorado Honorário em Música -
07/04/1970 - John Wayne ganha o Oscar de melhor ator -
20/04/1969 - Morre Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
30/09/1968 - Morre Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
25/09/1968 - Nasce Will Smith, ator e rapper norte-americano -
10/12/1967 - Morre, em um acidente aéreo, Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
17/08/1963 - Nasce Zezé di Camargo, cantor brasileiro da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano -
09/08/1963 - Nasce Whitney Elizabeth Houston, a cantora norte-americana mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
09/06/1963 - Nasce Johnny Depp, ator norte-americano -
10/12/1962 - Nasce Cássia Eller, cantora e violonista brasileira -
23/09/1962 - Nasce Paulo Ricardo, músico brasileiro -
09/06/1962 - Nasce Michael J.Fox, ator de origem canadense -
26/02/1962 - Nasce Domingos Montagner Filho, ator, teatrólogo, palhaço, empresário e produtor teatral brasileiro. Montagner morreu afogado no Rio São Francisco na época em que gravava a novela da Rede Globo, Velho Chico -
08/09/1961 - Nasce Fernanda Abreu, cantora brasileira -
16/10/1960 - Nasce Leila Pinheiro, cantora brasileira -
14/10/1960 - Nasce Kiko Zambianchi, músico brasileiro -
02/09/1960 - Nasce Arnaldo Antunes, músico e poeta brasileiro -
17/11/1959 - Morre o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos -
14/10/1959 - Morre Errol Flynn, ator australiano -
22/09/1958 - Nasce Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor de músicas italiano -
16/08/1958 - Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone (ou Madonna), cantora e atriz norte-americana -
04/04/1958 - Nasce Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza -
11/10/1957 - Nasce Lobão, músico brasileiro -
14/01/1957 - Morre Humphrey Bogart, ator norte-americano -
16/08/1956 - Morre Bela Lugosi, ator romeno -
12/04/1956 - Nasce Andy Garcia, ator norte-americano -
30/09/1955 - Morre James Dean, ator norte-americano -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
05/08/1955 - Morre aos 46 anos a cantora Carmen Miranda, vítima de um ataque cardíaco. Ela estava morando em Los Angeles, nos Estados Unidos -
29/03/1955 - Nasce no Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rebello de Medeiros, o ator e diretor de televisão brasileiro, Jorge Fernando -
27/09/1952 - Morre Francisco Alves, ator e músico brasileiro -
07/01/1951 - Nasce Luiz Carlos dos Santos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
22/12/1949 - Nasce Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
13/10/1949 - Nasce Fagner, músico brasileiro -
03/10/1949 - Nasce Zé Ramalho, cantor brasileiro -
23/09/1949 - Nasce Bruce Springsteen, cantor norte-americano -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
11/10/1948 - Estréia o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
26/09/1948 - Nasce Olivia Newton-John, atriz inglesa -
15/04/1948 - Nasce Michael Kamen, maestro e compositor -
21/12/1947 - Nasce Paco de Lucía, guitarrista e compositor de flamenco espanhol -
24/08/1947 - Nasce Paulo Coelho, escritor brasileiro -
02/03/1947 - Nasce Nelson Ned d'Ávila Pinto, cantor, compositor e escritor brasileiro, mais conhecido como Nelson Ned -
25/12/1946 - Morre W. C. Fields, humorista norte-americano -
18/06/1946 - Nasce James Paul McCartney -
10/05/1946 - Morre Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
09/10/1945 - Nasce em Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
26/09/1945 - Nasce Gal Costa, cantora brasileira -
22/09/1945 - Nasce Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro -
12/07/1945 - Nasce Joaquim dos Santos Bonifácio, mais conhecido como André Valli, ator que deu vida ao personagem “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 do Sítio do Picapau Amarelo -
17/03/1945 - Nasce em Porto Alegre, a “Pimentinha” Elis Regina, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
25/02/1945 - Morre Mário de Andrade, escritor brasileiro -
06/01/1945 - Nasce Robert Nesta Marley, o músico jamaicano Bob Marley -
30/12/1944 - Morre Romain Rolland, escritor francês -
12/09/1944 - Nasce Leci Brandão, sambista, cantora brasileira -
12/09/1944 - Nasce Barry White, cantor norte-americano -
20/08/1944 - Nasce José Wilker, ator brasileiro -
29/08/1943 - Nasce Edu Lobo, músico brasileiro -
17/08/1943 - Nasce Robert De Niro, ator e cineasta norte-americano -
28/05/1943 - Nasce o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
19/01/1943 - Nasce Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
06/12/1942 - Nasce em Serra Talhada, interior de Pernambuco, o ator, cantor, compositor e humorista brasileiro Antônio Arnaud Rodrigues -
27/11/1942 - Nasce Jimi Hendrix, músico norte-americano -
09/09/1941 - Nasce Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
07/07/1940 - Nasce Richard Starkey, "Ringo Starr", baterista dos Beatles -
09/03/1940 - Nasce Raul Julia, ator porto-riquenho -
31/08/1939 - Nasce Francis Hime, cantor e compositor brasileiro -
04/05/1939 - Carmen Miranda inicia turnê aos Estados Unidos -
22/10/1938 - Nasce Juca Chaves, humorista, compositor, escritor e cantor brasileiro -
31/05/1938 - Nasce Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
18/08/1937 - Nasce Robert Redford, ator e diretor norte-americano -
30/03/1937 - Nasce o ator e comediante Rogério Cardoso Furtado, o Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo -
11/10/1936 - Nasce Tom Zé, compositor brasileiro -
26/09/1936 - Nasce Luis Fernando Veríssimo, escritor brasileiro -
12/10/1935 - Nasce Luciano Pavarotti , cantor lírico italiano -
29/09/1935 - Nasce Plínio Marcos, dramaturgo, ator, escritor e jornalista brasileiro -
29/09/1935 - Nasce Jerry Lee Lewis, cantor norte-americano -
12/09/1935 - Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro -
17/08/1935 - Nasce Candeia, cantor e compositor brasileiro -
22/01/1935 - Morre Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
16/01/1935 - Nasce em Pelotas no Rio Grande do Sul, Older Cazarré, ator e dublador brasileiro, a “voz brasileira” de “Zé Colméia” e “Dom Pixote” -
06/08/1934 - Nasce Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
04/04/1934 - Morre Ernesto Nazareth, músico brasileiro -
09/12/1933 - Nasce Erlon Chaves, o Maestro do Veneno -
13/05/1933 - Nasce Eurípedes Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
03/05/1933 - Nasce James Brown, cantor e compositor norte-americano -
28/08/1932 - Nasce Raul Cortez, ator brasileiro -
04/04/1932 - Nasce Anthony Perkins, ator norte-americano -
28/08/1931 - Nasce Walmor Chagas, ator brasileiro -
12/04/1931 - Nasce Chico Anysio, ator, diretor, compositor, escritor e comentarista brasileiro -
10/10/1930 - Nasce Harold Pinter, dramaturgo inglês, Prêmio Nobel de Literatura em 2005 -
01/10/1930 - Nasce Richard St. John Harris, o ator irlandês Richard Harris -
23/09/1930 - Nasce Ray Charles, pianista e cantor norte-americano -
26/05/1930 - Nasce Severino Dias de Oliveira , o 'Sivuca', músico brasileiro -
17/05/1929 - Nasce John Herbert Buckup, o ator, diretor e produtor brasileiro Johnny Herbert -
04/05/1929 - Nasce Ronald Golias, comediante e ator brasileiro -
19/09/1928 - Nasce William West Anderson, o ator Adam West que interpretou o personagem Batman na série de televisão dos anos 60 -
14/10/1927 - Nasce Roger Moore, ator britânico, famoso por ter atuado como o personagem James Bond no cinema -
06/10/1927 - O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), primeiro filme falado da história, tem pré-estreia em Nova York. -
14/03/1927 - Nasce Lúcio de Barros Barbalho, o ator e humorista brasileiro Lúcio Mauro -
23/02/1927 - Nasce Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
18/10/1926 - Nasce Klaus Kinski, ator alemão -
18/10/1926 - Nasce Chuck Berry, compositor, cantor e guitarrista norte-americano -
23/08/1926 - O ator italiano Rodolfo Valentino, primeiro galã do cinema, morreu aos 31 anos, vítima de peritonite -
20/03/1926 - Nasce José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, mais conhecido como o humorista José Vasconcellos -
10/11/1925 - Nasce Richard Walter Jenkins, que iria virar o ator Richard Burton -
16/09/1925 - Nasce numa fazenda de algodão em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Riley Ben King, o guitarrista B. B. King -
06/07/1925 - Nasce Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
26/01/1925 - Nasce Paul Leonard Newman, ator norte-americano -
21/12/1924 - Nasce Altamiro Aquino Carrilho, compositor brasileiro e considerado um dos maiores flautistas do mundo -
28/09/1924 - Nasce Marcello Mastroianni, ator italiano -
22/05/1924 - Nasce em Paris, Shahnour Vaghinagh Aznavourian, o cantor francês de origem armênia Charles Aznavour -
29/01/1924 - Nasce o compositor italiano, Luigi Nono -
31/08/1923 - Nasce Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
16/08/1923 - Nasce Millôr Fernandes, escritor e cartunista brasileiro -
28/05/1923 - Nasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
25/03/1923 - Nasce no Rio de Janeiro Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
11/01/1923 - Nasce Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
07/09/1922 - Nasce Paulo Autran, ator brasileiro -
27/07/1922 - Nasce em Messina na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
27/05/1922 - Nasce Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
03/05/1922 - Nasce Doris Mary Ann von Kappelhoff, a atriz e cantora norte-americana, Doris Day -
03/11/1921 - Nasce Charles Bronson, ator norte-americano -
06/10/1921 - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
16/04/1921 - Nasce em Londres na Inglaterra, o futuro ator Peter Alexander Freiherr von Ustinov -
29/08/1920 - Nasce Charlie Parker Jr., músico de jazz norte-americano -
28/02/1920 - Nasce Virgínia Giaccone, atriz, cantora e dançarina carioca, sinônimo de vedete no Brasil, mais conhecida como Virgínia Lane -
05/12/1919 - Nasce Otávio Henrique de Oliveira, o “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
11/11/1919 - Morre Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro -
31/08/1919 - Nasce Jackson do Pandeiro, músico brasileiro -
25/08/1918 - Nasce Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
21/10/1917 - Nasce Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
05/04/1917 - Nasce Vicentina de Paula Oliveira, mais conhecida como Dalva de Oliveira -
18/10/1915 - Nasce Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
03/10/1915 - Nasce Orlando Silva, cantor brasileiro -
18/07/1915 - Nasce George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha -
05/01/1915 - Nasce o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
19/09/1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues -
19/08/1914 - Nasce Aracy de Almeida, cantora brasileira -
11/06/1914 - Nasce Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
29/11/1913 - Nasce em Porto Alegre Walter DÁvila, ator e humorista brasileiro -
02/11/1913 - Nasce Burt Lancaster, ator norte-americano -
23/08/1912 - Nasce Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
06/08/1912 - Nasce Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro -
12/08/1911 - Nasce Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
27/05/1911 - Nasce Vincent Price, ator norte-americano -
21/04/1910 - Morre Mark Twain, escritor, romancista e humorista norte-americano -
20/06/1909 - Nasce Errol Flynn, ator australiano -
02/05/1909 - Nasce Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
09/02/1909 - Nasce Maria do Carmo Miranda da Cunha, a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda -
24/11/1908 - Nasce Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina -
11/10/1908 - Nasce Cartola, compositor brasileiro -
19/02/1908 - Nasce no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
22/05/1907 - Nasce Laurence Olivier, ator britânico -
29/03/1907 - Nasce Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
16/08/1906 - Nasce Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
05/08/1906 - Nasce John Huston, ator e diretor de cinema norte-americano -
27/01/1906 - Nasce em Porto Alegre, Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
03/05/1903 - Nasce Bing Crosby, cantor e actor americano -
28/09/1901 - Nasce Ed Sullivan, escritor, ator, comunicador norte-americano -
04/08/1901 - Nasce Louis Armstrong, músico norte-americano, "a personificação do jazz" -
27/01/1901 - Morre Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
25/08/1900 - Dez anos após sofrer um esgotamento mental do qual ele nunca veio a se recuperar, o filósofo Friedrich Nietzsche morre em Weimar, na Alemanha, aos 55 anos -
25/12/1899 - Nasce Humphrey DeForest Bogart, ator norte-americano -
10/05/1899 - Nasce Fred Astaire, bailarino e ator americano -
19/08/1898 - Nasce Francisco Alves, ator e músico brasileiro -
08/07/1898 - Nasce Procópio Ferreira, ator e diretor teatral brasileiro -
06/05/1895 - Nasce o ator italiano Rodolfo Valentino, primeiro galã do cinema -
29/01/1895 - Nasce Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, jornalista e articulista brasileiro -
08/10/1893 - Nasce Mário de Andrade, escritor brasileiro -
12/09/1888 - Nasce Maurice Chevalier, ator e cantor francês -
05/03/1887 - Nasce o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos -
31/07/1886 - Morre Franz Liszt, compositor e pianista húngaro -
20/10/1882 - Nasce Bela Lugosi, ator romeno -
04/06/1882 - Nasce o comediante bávaro Karl Valentin -
19/09/1880 - Nasce Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
29/01/1880 - Nasce W. C. Fields, humorista norte-americano -
18/12/1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
08/10/1863 - Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
20/03/1863 - Nasce Ernesto Júlio de Nazareth, músico brasileiro -
15/10/1844 - Nasce Friedrich Nietzsche, filósofo alemão -
10/10/1813 - Nasce Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
22/10/1811 - Nasce Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro -
17/01/1775 - Morre Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica -
21/11/1695 - Morre Henry Purcell, compositor britânico -
10/09/1659 - Nasce Henry Purcell, compositor britânico -
23/04/1616 - Morre William Shakespeare, poeta e ator, e o mais influente dramaturgo do mundo -
26/04/1564 - É batizado William Shakespeare, poeta e ator, e o mais influente dramaturgo do mundo -
17/09/1179 - Morre a abadessa Hildegard von Bingen