Últimas notícias
Hoje na história
RSSAbertura do Portão de Brandemburgo
Sem qualquer festa, o cartão-postal de Berlim foi liberado ao trânsito em 6 de agosto de 1791. Durante a Guerra Fria, esteve isolado. Hoje o Portão de Brandemburgo está reintegrado ao cenário da capital.
Poucos sabem que o atual Portão de Brandemburgo é na verdade o segundo naquele local. Uma década após a Guerra dos Trinta Anos, Berlim começou em 1658 a expandir-se como uma fortaleza, rodeada por muros, e instalou um portão no mesmo ponto em que hoje está o principal símbolo da capital e da unidade alemã.
Na segunda metade do século 18, a burguesia berlinense ganhava influência e o rei prussiano Frederico Guilherme II da Prússia (Friedrich Wilhelm II) desejava um fim mais digno à chique avenida Unter den Linden. E, assim, surgiu em 1769 um plano de reurbanização da cidade, o qual incluía um novo portão no local, inspirado na entrada da Acrópole de Atenas. Até o projeto sair do papel, entretanto, passaram-se anos. Somente em 1788 demoliu-se enfim o velho Portão de Brandemburgo.
A obra do novo durou dois anos, de 1789 a 1791, seguindo um projeto do arquiteto Carl Gotthard Langhans (1732–1808). Suas medidas: 26 metros de altura, 11 de profundidade e 65 de largura. Sob ele, cinco passagens entre seis colunas dóricas. Quando foi aberto ao trânsito, ainda lhe faltavam as esculturas de Johann Gottfried Schadow (1764–1850) e a quadriga com a deusa da paz Eirene, mas tanto o arquiteto quanto o escultor e os herdeiros da fundição de Vicenz Jury tinham em mente, desde o início da obra, como elas deveriam ser.
Quadriga do Portão de Brandemburgo à noite.
Em 1868, pôs-se abaixo o velho muro de proteção da cidade e acrescentou-se às extremidades do portão dois pequenos pavilhões sobre colunas, projetados por Johann Heinrich Stack, com aproximadamente a metade da altura do portão.
Sem festa
Apesar da beleza e magnitude da construção, Frederico Guilherme II subestimou o significado histórico do Portão de Brandemburgo e não programou qualquer cerimônia de inauguração, nem mesmo uma parada. Sem a presença do rei, o futuro marco da cidade foi simplesmente liberado para uso em 6 de agosto de 1791.
O portão propiciava ao rei acesso direto do palácio real, na Unter den Linden, ao Tiergarten, seus jardins na parte externa da cidade. Através da passagem central, somente o rei e seus convidados podiam passar.
A quadriga foi instalada em seu lugar em 1793, mas durou pouco anos lá. Quando as tropas francesas chegaram a Berlim em outubro de 1806, através do portão, o destino da peça de cobre estava selado. Em dezembro, Napoleão determinou sua retirada e enviou-a para Paris, como troféu de guerra.
Somente em abril de 1814, após a guerra de libertação, a quadriga seria trazida de volta da capital francesa para a alemã e novamente montada sobre o Portão de Brandemburgo. Por vontade do rei Frederico Guilherme III, a peça de cobre foi acrescida de uma cruz de ferro e da águia prussiana, concebidas pelo artista Karl Friedrich Schinkel, e passou a ser dedicada à deusa Vitória.
Retorno à função de portão
Desde então, aos pés da quadriga realizam-se paradas, desfiles e manifestações. Napoleão fora o primeiro. Mais tarde, os rebeldes da revolução democrática de março de 1848. Depois, tropas prussianas ali comemoraram suas vitórias. Também Hitler fez suas tropas de assalto SA marcharem através do portão, quando chegou ao poder em 1933.
Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, o portão e a quadriga foram danificados. Berlim acabou dividida em quatro setores, ficando o portão no lado soviético. Por ironia do destino, a obra recuperou sua função original de divisória. No caso, entre os setores soviético e britânico, leste e oeste, Berlim Oriental e Ocidental. Mas ainda se podia atravessá-lo livremente.
O Portão de Brandemburgo dividindo os setores soviético e britânico, leste e oeste, Berlim Oriental e Ocidental.
O que restou da quadriga foi retirado do alto somente em 1950, por ordem das autoridades de Berlim Oriental, e praticamente destruído. Na administração do setor soviético, titubeou-se entre a fundição de uma nova quadriga ou a instalação de outro símbolo sobre o portão. Optou-se pela primeira alternativa.
Mudanças polêmicas
Para restaurar o monumento, os dois lados acertaram dividir os custos. Berlim Oriental assumiria a reforma do portão, enquanto o lado ocidental refundiria a quadriga. Em julho de 1958, a reforma estava encerrada. Em 1º e 2 de agosto, a quadriga, fundida em partes, foi remontada na praça Pariser Platz, do lado soviético. No entanto, na noite para 3 de agosto, sem qualquer aviso, a peça foi levada para Marstall, em Berlim Oriental, onde na noite de 16 de setembro a cruz de ferro e a águia prussiana – tidas como símbolos do militarismo alemão – foram retiradas.
Em 27 de setembro de 1958, a quadriga mutilada foi finalmente instalada no alto do Portão de Brandemburgo. No entanto, ao se colocar a nova peça em seu lugar, mudou-se sua posição. Para ira dos berlinenses ocidentais, os cavalos galopavam de frente para o setor soviético, mostrando as ferraduras para o britânico. A inversão provocou em vão atritos entre os habitantes de ambos os lados.
As decisões unilaterais de Berlim Oriental sobre o portão atingiriam seu ápice em 14 de agosto de 1961, com sua interdição, um dia após o fechamento de todas as fronteiras do setor soviético com os setores britânico, americano e francês. A área ao redor do Portão de Brandemburgo foi isolada e um muro, erguido, partindo a cidade em duas, sem que o portão as interligasse.
Últimos tempos
Ao amanhecer de 10 de novembro de 1989, o Muro de Berlim tinha seus dias contados.
O local ficou bloqueado ao trânsito de veículos e pessoas durante quase 30 anos. Somente com a queda do Muro de Berlim, na noite de 9 para 10 de novembro de 1989, voltou a esperança de sua reabertura. Em 22 de dezembro daquele ano, o portão passaria a ser reutilizado como passagem de fronteira. Poucos meses depois, o muro havia desaparecido.
Hoje, a área está completamente reurbanizada e o Portão de Brandemburgo, em vez de separar, une o centro histórico da capital alemã ao Tiergarten, ao Reichstag (sede do Parlamento) e à moderníssima praça Potsdamer Platz. A partir de 7 de março de 1998, os automóveis voltaram a atravessar o portão, de leste para oeste. Na direção contrária, no entanto, precisavam contornar o monumento. Entretanto, mais tarde o trânsito de veículos foi completamente suspenso e hoje só pedestres cruzam o portão.
Desde 1991, a cruz de ferro e a águia prussiana estão de volta à quadriga, mas os cavalos continuam de frente para o leste.
Fonte: Deutsche Welle
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/10/2020 - Inauguração do Aeroporto de Berlim-Brandemburgo após quase 10 anos de atrasos devido a problemas de corrupção e construção do projeto. -
30/11/2007 - Estreia no Brasil, 'Das Leben der Anderen' (A Vida dos Outros / The Lives of Others), ganhador do 'Oscar 2007' de 'Melhor Filme Estrangeiro' e outros 42 prêmios -
25/02/2007 - Das Leben der Anderen (A Vida dos Outros / The Lives of Others), vence o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -
23/03/2006 - Estreia na Alemanha, 'Das Leben der Anderen' (A Vida dos Outros / The Lives of Others), ganhador do 'Oscar 2007' de 'Melhor Filme Estrangeiro' e outros 42 prêmios -
29/03/2004 - Sete países do antigo Pacto de Varsóvia, a Bulgária, a Estônia, a Letônia, a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia e a Eslovênia aderem a OTAN -
06/07/2001 - Agente do FBI confessa que espionou para os russos -
12/08/2000 - O submarino nuclear russo Kursk encalhou no fundo do Mar de Barents, ao norte da Rússia. Os 118 marinheiros acabaram morrendo -
12/03/1999 - Três países do antigo Pacto de Varsóvia, a República Tcheca, Hungria e Polônia aderem a OTAN -
18/05/1995 - Morre o bailarino Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi na época da extinta União Soviética. Em 1979, durante uma temporada em Nova York, ele desertou para os Estados Unidos -
17/11/1994 - O espião Rainer Rupp (codinome Topázio), é condenado -
08/02/1994 - Hungria na Parceria para a Paz da OTAN -
13/01/1993 - Erich Honecker, ex-líder da Alemanha Oriental, é libertado de uma prisão em Berlim e imigra para o Chile -
25/12/1991 - Mikhail Gorbachev renuncia como líder da União Soviética -
24/09/1991 - Espião Markus Wolf entrega-se à polícia alemã -
06/08/1991 - Tim Berners-Lee, cria na Suíça, a World Wide Web, a Rede Mundial da Internet -
01/07/1991 - O 'Pacto de Varsóvia', organização militar criada em 1955, é dissolvido oficialmente -
31/03/1991 - O Pacto de Varsóvia, que mantinha a Europa Oriental sob o controle da União Soviética, é rompido após 36 anos -
22/12/1989 - Depois de 30 anos, o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) se abre acabando com a divisão das duas Alemanhas -
09/11/1989 - Cai o Muro de Berlim, que separava a Alemanha em dois países: Ocidental e Oriental -
02/05/1989 - Cortina de Ferro: a Hungria desmonta as cercas de arame farpado e desligou os alarmes em sua fronteira com a Áustria. -
06/02/1989 - Morre Chris Gueffroy, a última pessoa assassinada quando tentava atravessar o Muro de Berlim -
28/05/1987 - O piloto alemão ocidental Mathias Rust, de 19 anos, escapa da defesa antiaérea soviética e aterra com um monomotor na Praça Vermelha em Moscou. Ele é imediatamente detido, sendo libertado a 3 de Agosto de 1988 -
20/11/1983 - 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistem “The Day After” – um filme sobre as conseqüências de uma guerra nuclear -
26/09/1983 - Stanislav Petrov, oficial russo evita início de conflito nuclear com os Estados Unidos -
15/12/1982 - A Espanha entra na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) -
30/05/1982 - A Espanha torna-se o 16º membro da OTAN -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
03/03/1980 - O submarino USS-Nautilus, dos Estados Unidos, primeiro movido por combustível atômico, é descomissionado -
21/08/1979 - O bailarino Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi, pede asilo político aos Estados Unidos -
17/04/1979 - Primeira edição do jornal berlinense ‘Tageszeitung’ -
27/04/1972 - Assinado Tratado proibidno as armas químicas e biológicas -
21/02/1972 - Pousa na Lua a nave espacial soviética não tripulada Luna 20. -
14/02/1972 - A nave espacial soviética não tripulada Luna 20 é lançada rumo à Lua -
11/09/1971 - O ex-líder soviético Nikita Kruschev falece aos 77 anos de idade. Kruschev foi o Premier da então URSS durante os anos 1958-1964 -
03/09/1971 - Tratado das Quatro Potências sobre Berlim -
31/01/1971 - Telefone une Berlim Ocidental e Oriental -
12/08/1970 - Acordo de Moscou reconhece duas Alemanhas -
21/11/1969 - É estabelecido o primeiro enlace da ARPANET, antecessora da rede mundial de computadores “Internet”, realizada entre a UCLA e a Universidade de Stanford -
13/07/1969 - A URSS lança a nave espacial Luna 15, destinada a recolher amostras do solo lunar -
11/04/1968 - Atentado em Berlim Ocidental contra o líder estudantil Rudi Dutschke -
08/04/1968 - Entra em vigor a nova Constituição da Alemanha Oriental -
21/12/1966 - É lançada ao espaço a nave Luna 13 (Lunik 13) -
07/04/1966 - Recuperada bomba H perdida -
03/02/1966 - A espaçonave soviética não-tripulada Luna 9 realiza a primeira alunissagem controlada auxiliada por foguetes na Lua -
17/01/1966 - Incidente de Palomares: Um bombardeiro americano B-52 colidiu com um avião-tanque KC-135 durante um serviço de reabastecimento aéreo de rotina e se rompeu. Três das bombas-H do bombardeiro caíram no entorno de Palomares -
20/03/1965 - Louis Armstrong se apresenta em Berlim Oriental -
05/10/1964 - Fuga de Berlim Oriental por um túnel -
29/01/1964 - Lançado o filme de Stanley Kubrick 'Dr. Strangelove' ou, no Brasil, 'Dr. Fantástico' com Peter Sellers -
05/08/1963 - Os Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética assinam um tratado em Moscou banindo os testes nucleares na atmosfera, espaço e água -
20/06/1963 - Criado o Telefone Vermelho, linha direta entre Washington e Moscou -
07/02/1963 - O presidente norte-americano John F. Kennedy torna ilegais viagens, negócios ou transações comerciais feitas por cidadãos americanos com Cuba -
28/10/1962 - Crise dos mísseis de Cuba: Nikita Khrushchov ordena a retirada de mísseis nucleares em Cuba, finalizando assim a crise com os Estados Unidos -
22/10/1962 - Os Estados Unidos decretam bloqueio naval a Cuba, exigindo que a União Soviética desmonte suas bases de lançamento de mísseis na ilha -
14/10/1962 - Crise dos mísseis de Cuba: revelação de fotos aéreas indicando que os soviéticos haviam instalado silos para abrigarem mísseis nucleares em Cuba -
17/08/1962 - Os guardas da fronteira da Alemanha Oriental matam a tiros Peter Fechter, de apenas 18 anos, que havia tentado cruzar o Muro de Berlim para o lado ocidental -
10/02/1962 - A União Soviética troca o piloto norte-americano capturado, Francis Gary Powers por Rudolph Ivanovich Abel, um espião soviético mantido pelos Estados Unidos -
30/10/1961 - A União Soviética detona a maior bomba nuclear da história (a Tsar Bomba, com 57 megatons) na ilha russa de Nova Zembla. -
13/08/1961 - Guerra Fria: começa a construção do Muro de Berlim -
03/06/1961 - Encontro entre John Kennedy e Nikita Kruschev -
05/05/1961 - O astronauta Alan Shepard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um voo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom 7, integrada no Programa Mercury -
19/10/1960 - Os Estados Unidos impõem um embargo contra exportações à Cuba, com exceção de remédios e certos alimentos -
14/09/1959 - A sonda soviética Luna 2 atinge a superfície da Lua, tornando-se a primeira nave espacial a alcançar sua superfície -
12/09/1959 - Lançada ao espaço a sonda soviética Luna 2, com objetivo de alcançar a superfície da Lua -
27/05/1959 - Expira ultimato soviético para que os Aliados se retirem de Berlim -
02/01/1959 - A União Soviética lançou no espaço a primeira nave com destino à Lua -
03/08/1958 - O submarino USS-Nautilus, dos Estados Unidos, movido por combustível atômico, realiza a primeira navegação na história abaixo da camada de gelo do Polo Norte -
04/11/1956 - Tropas soviéticas invadem a Hungria para combater uma insurreição e removem do poder o primeiro-ministro Imre Nagy -
23/10/1956 - Uma revolta contra a União Soviética irrompe na Hungria -
12/11/1955 - Alemanha dividida: É constituído oficialmente o primeiro contingente de 100 soldados voluntários das Forças Armadas Alemãs na Bundeswehr da República Federal da Alemanha (RFA) -
14/05/1955 - Firmado o Pacto de Varsóvia. -
16/03/1955 - A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou oficialmente o desenvolvimento de um avançado satélite de reconhecimento -
23/10/1954 - A Alemanha Ocidental se torna membro da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte -
20/07/1954 - Guerra Fria: Primeiro grande caso de espionagem na Alemanha dividida -
02/04/1954 - Jawaharlal Nehru, Primeiro-Ministro da Índia, é o primeiro a propor um acordo de parada ("standstill agreement") nos testes nucleares -
25/03/1954 - Moscou reconhece soberania da Alemanha Oriental -
21/01/1954 - O primeiro submarino atômico, o norte-americano USS Nautilus, é lançado em Groton, Connecticut -
11/01/1954 - Estados Unidos e União Soviética iniciam conversações para estabelecer um tratado de proibição do uso de armas atômicas -
12/08/1953 - Guerra Fria: a União Soviética detona sua primeira Bomba de Hidrogênio, um ano depois de os Estados Unidos terem testado o primeiro artefato desse tipo. -
24/07/1953 - Walter Ulbricht torna-se primeiro-secretário do partido do governo da Alemanha comunista. Para o político, este é um passo decisivo a caminho da chefia de Estado -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
27/05/1952 - Assinado o Tratado da Comunidade Europeia de Defesa -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
06/03/1951 - Revisado Estatuto de Ocupação da Alemanha -
28/11/1949 - Nasce Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi na época da extinta União Soviética. Em 1979, durante uma temporada em Nova York, ele desertou para os Estados Unidos -
07/10/1949 - A República Democrata Alemã (RDA), mais conhecida como a Alemanha Oriental, é constituída oficialmente -
15/09/1949 - Konrad Adenauer é eleito chanceler federal alemão -
23/05/1949 - É fundada a República Federal da Alemanha, tendo Bonn como sua capital -
12/05/1949 - Termina 'O Bloqueio de Berlim' ,uma das maiores crises da Guerra Fria -
26/06/1948 - Corredor aéreo abastece Berlim Ocidental -
24/06/1948 - Começa “O Bloqueio de Berlim “,uma das maiores crises da Guerra Fria -
02/06/1948 - Termina a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido e França, bem como dos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram a integração das zonas de ocupaçã -
01/04/1948 - Guerra Fria: os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlim e as Zonas Ocidentais, é o prelúdio ao bloqueio a Berlim Ocidental. -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
12/03/1947 - Era anunciada ao mundo a Doutrina Truman, pela qual o Presidente dos Estados Unidos informava que o mundo ocidental usaria todos os recursos – políticos e militares – para impedir o expansionismo soviético -
17/02/1947 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas emissões para a União Soviética -
14/07/1946 - Os Estados Unidos apresentam o “Plano Baruch” para o controle internacional de energia atômica -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
22/11/1945 - Aliados aprovam três corredores aéreos até Berlim -
01/06/1945 - Mulheres começam a reconstruir Berlim após a Segunda Guerra Mundial -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
25/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Fecha-se o cerco a Berlim -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
20/04/1945 - Tropas norte-americanas e soviéticas tomam Nuremberg e Berlim -
16/04/1945 - União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim -
24/02/1942 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas transmissões -
25/08/1940 - Segunda Guerra Mundial: Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
22/03/1935 - O primeiro programa regular de televisão no mundo é transmitido através da antena no alto da Torre de Rádio de Berlim -
28/02/1933 - No dia seguinte ao incêndio do Reichstag (Parlamento Alemão), Adolf Hitler, então Chanceler da República de Weimar, convenceu o Presidente Paul von Hindenburg a assinar um decreto, suspendendo os direitos constitucionais de livre locomoção, liberdade de e -
27/02/1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido exe -
03/09/1926 - É inaugurada a “Berliner Funkturm”, a Torre de Rádio de Berlim -
28/11/1919 - Inaugurado em Berlim o “Grande Teatro” - Grosses Schauspielhaus -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
26/02/1885 - Termina o 'Congresso de Berlim', do qual participaram 15 nações a convite do Chanceler Otto von Bismarck, com o objetivo de organizar regras para partilhar o Continente Africano -
15/11/1884 - Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias europeias na África -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
13/06/1878 - Congresso de Berlim para evitar guerra -
18/03/1848 - Combates em barricadas nas ruas de Berlim: a Revolução de Março chega a capital da Prússia -
01/01/1802 - Inauguração do Teatro Schauspielhaus em Berlim