Últimas notícias
Hoje na história
RSSA “Experiência Trinity” (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth

O Projeto Manhattan foi um projeto de pesquisa e desenvolvimento que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi liderada pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De 1940 a 1946, o projeto esteve sob a direção do major-general Leslie Groves do Corpo de Engenheiros do Exército. O componente do exército do projeto foi designado como Distrito Manhattan. "Manhattan" gradualmente substituiu o codinome oficial, "Desenvolvimento de materiais substitutos", para todo o projeto. Ao longo do caminho, o projeto absorveu o seu homólogo britânico anteriormente, Tube Alloys.
O Projeto Manhattan começou modestamente em 1939, mas cresceu e empregou mais de 130.000 pessoas e custou cerca de US$ 2 bilhões (equivalente a cerca de 26 bilhões de dólares em 2013). Mais de 90% do custo foi para a construção de fábricas e produção de materiais físseis, com menos de 10% para o desenvolvimento e produção das armas. A pesquisa e produção ocorreu em mais de 30 locais nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
Dois tipos de bomba atômica foram desenvolvidas durante a guerra. Um tipo relativamente simples de arma de fissão foi feito utilizando urânio-235, um isótopo que representa apenas 0,7% do urânio natural. Uma vez que é quimicamente idêntico ao isótopo mais comum, o urânio-238, e que tem quase a mesma massa, o urânio-235 revelou-se difícil de separar do urânio-238. Três métodos foram utilizados para o enriquecimento do urânio: eletromagnético, gasoso e térmico. A maior parte deste trabalho foi realizado em Oak Ridge, Tennessee. Em paralelo com o trabalho de urânio, também representava um esforço produzir plutônio. Os reatores foram construídos em Oak Ridge e Hanford, Washington, onde o urânio foi irradiado e transmutado em plutônio. O plutônio foi então separado quimicamente a partir do urânio. O projeto do tipo da arma se provou impraticável para usar com plutônio. Para uma arma do tipo de implosão mais complexo, foi desenvolvido em um projeto concertada e esforço de construção de pesquisa principal do projeto e laboratório de design em Los Alamos, Novo México. O projeto também foi acusado de colher informações sobre o Projeto de energia nuclear alemão. Através da Operação Alsos, o pessoal do Projeto Manhattan serviu na Europa, às vezes atrás das linhas inimigas, onde eles reuniram materiais nucleares, documentos e cientistas alemães.
O primeiro dispositivo nuclear a ser detonado foi uma bomba de implosão no teste Trinity, realizado no Bombardeio de Alamogordo com artilharia de alcance no Novo México em 16 de julho de 1945.
A Experiência Trinity foi o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos da América na localização 33°40′38"N, 106°28′32"W, a 48 km de Socorro, no que é hoje o Campo de Teste de Mísseis de White Sands, perto de Alamogordo (Novo México).
Fotografia aérea da cratera "Trinity" pouco depois do teste. A pequena cratera no canto sudeste foi da explosão de teste preliminar de 100 toneladas de TNT.
Foi um teste de uma bomba de plutônio de implosão, o mesmo tipo de arma usada posteriormente em Nagasaki (Japão). A detonação foi equivalente à explosão de cerca de 20 kt (quiloton) de TNT, e é considerada como o marco do início da chamada Era Atômica.
Planejando o teste
O planejamento para o teste foi designado à Kenneth Bainbridge, professor de física da Universidade de Harvard, trabalhando com o perito em explosivos George Kistiakowsky. O local apropriado para a experiência deveria ser tal que garantiria o segredo dos objetivos do projeto, mesmo passando estes por fazer detonar uma arma nuclear de potência e efeitos desconhecidos. Para além da importância da localização, colocava-se também o problema da montagem de equipamento científico para a recolha de dados do próprio teste, bem como a definição de normas de segurança com vista a proteger o corpo de funcionários dos resultados de uma experiência desconhecida e altamente perigosa. O fotógrafo oficial do teste, Berlyn Brixner, preparou e instalou dezenas de câmaras para capturar a totalidade do evento em filme.
Localização para o teste
O local era parte da Linha de Bombardeamento de Alamogordo, actualmente designado por Campo de Teste de Mísseis de White Sands. O local do teste está situado no extremo norte da Linha, entre as cidades de Carrizozo e Socorro (Novo México), no Deserto Jornada del Muerto.
Local da Experiência Trinity (seta vermelha) perto de Carrizozo Malpais.
O primeiro teste nuclear Trinity em 16 de julho de 1945.
Após o teste
Os resultados do teste foram encaminhados ao Presidente Harry Truman e foram usados por ele como alavanca nas suas negociações com a União Soviética na Conferência de Potsdam. Truman ficou um tanto chocado com a ausência de reação de Stalin e a referência do mesmo que lhe fez, em privado, acerca da existência da arma - através de espionagem. Os soviéticos já estavam perfeitamente cientes do esforço bélico americano.
As informações sobre a Experiência Trinity tornaram-se públicas pouco depois dos Bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. O Relatório Smyth (Smyth Report), foi divulgado pelo Departamento de Guerra em 11 de agosto de 1945, deu alguma informação acerca da explosão; a edição de "capa dura", emitida pela Princeton University Press algumas semanas mais tarde, continha as famosas imagens em forma de "bolbo" da bola de fogo Trinity. O diretor científico, Robert Oppenheimer, e o líder militar, General Leslie Groves, do Projeto Manhattan posaram, pouco tempo após o final da guerra, para jornalistas junto aos restos da deformada torre de teste. Nos anos após o teste, as imagens tornaram-se um poderoso símbolo do início da chamada Era Atômica, e a Experiência tem tido um lugar de relevo na cultura popular de todo o mundo.
Capa da edição 1945 da Princeton University Press do Relatório Smyth.
A capa original da edição em litografia do Relatório Smyth, com o carimbo de título em vermelho. Esta é uma cópia rara constante na Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca do Congresso.
Em 1975, a área foi declarada um marco histórico nacional; o público passa a ser admitido nos primeiros Sábados de Abril e Outubro. Existe ainda um pouco de radiação residual, mas a opinião oficial é de que a exposição recebida durante uma visita de uma hora é muito menor do que comer alimentos e ser exposto ao Sol.
Um obelisco encontra-se atualmente no que foi o alvo original da experiência Trinity.
O monumento Trinity, um obelisco de lava solidificada, de faces ásperas e com cerca de 3,65 m de altura, assinala o hipocentro da explosão, tendo por companhia "Jumbo" (ver secção Preparando o teste), o qual é ainda mantido por perto. O local é um destino ainda razoavelmente popular para pessoas interessadas em "turismo atómico". Em 16 de julho de 2005, foi conduzida uma excursão especial ao local, marcando o 60º aniversário da Experiência Trinity.
As bombas nucleares Little Boy e Fat Man, do tipo de implosão, foram utilizados nos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Nos anos pós-guerra, o Projeto Manhattan realizou testes de armas em Atol de Bikini, como parte da Operação Crossroads, desenvolveu novas armas, promoveu o desenvolvimento da rede de laboratórios nacionais, apoiou a pesquisa médica em radiologia e lançou as bases para a marinha nuclear. A marinha manteve o controle sobre as armas atômicas americanas de pesquisa e produção, até a formação da Comissão de Energia Atômica em janeiro de 1947. O Projeto Manhattan foi operado sob uma cobertura de segurança rígida, mas os espiões atômicos soviéticos ainda assim conseguiram penetrar no programa.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/09/2016 - Coreia do Norte realiza o mais poderoso teste nuclear até à data, causando terremoto de 5,3 na escala de Richter. Detonação é condenada com veemência pela comunidade internacional, incluindo aliados como a China. -
21/03/2008 - O presidente Nicolas Sarkozy anuncia redução de arsenal nuclear francês -
28/02/2006 - Morre Owen Chamberlain, físico norte-americano que descobriu o anti-próton. Por este feito recebeu o prêmio Nobel de Física de 1959 -
31/05/2002 - Lançamento nos Estados Unidos do Filme "A Soma de Todos os Medos" (The Sum of All Fears) -
18/05/1980 - Acontece uma erupção vulcânica com uma potência equivalente a 20 mil bombas atômicas de Hiroshima no monte Santa Helena, Estado de Washington, nos Estados Unidos -
26/12/1972 - Morre Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América -
24/08/1968 - No Pacífico, a França detonou sua primeira arma termonuclear codinome Canopus sobre o Atol Fangataufa na Polinésia Francesa -
07/04/1966 - Recuperada bomba H perdida -
17/01/1966 - Incidente de Palomares: Um bombardeiro americano B-52 colidiu com um avião-tanque KC-135 durante um serviço de reabastecimento aéreo de rotina e se rompeu. Três das bombas-H do bombardeiro caíram no entorno de Palomares -
16/10/1964 - China detona sua primeira bomba atômica em Lop Nur -
29/01/1964 - Lançado o filme de Stanley Kubrick 'Dr. Strangelove' ou, no Brasil, 'Dr. Fantástico' com Peter Sellers -
07/10/1963 - Entra em vigor o Tratado sobre proibição parcial de testes nucleares -
01/04/1960 - A França detona sua segunda bomba nuclear no campo de provas do Saara Francês -
30/10/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
12/09/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
18/08/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
28/04/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
18/04/1955 - Morre Albert Einstein -
13/04/1954 - Bomba Atômica: o presidente Dwight Eisenhower excluiu Robert Oppenheimer, um dos pais da bomba atômica, do programa nuclear dos EUA. -
01/03/1954 - Testes Nucleares: Castle Bravo, uma bomba de hidrogênio de 15-megatons, é detonada no Atol de Bikini nas Ilhas Marshall no Oceano Pacífico, resultando na pior contaminação radioativa provocada pelos Estados Unidos -
12/08/1953 - Guerra Fria: a União Soviética detona sua primeira Bomba de Hidrogênio, um ano depois de os Estados Unidos terem testado o primeiro artefato desse tipo. -
19/06/1953 - O casal Ethel e Julius Rosenberg são executados em Sing Sing -
01/11/1952 - Os Estados Unidos testam a primeira bomba de hidrogênio -
26/02/1952 - Winston Churchill, então Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, anunciou que seu país havia produzido sua própria bomba atômica e seria testada na Austrália -
29/03/1951 - Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem -
06/03/1951 - Estados Unidos da América: Tem início o julgamento do caso “Julius e Ethel Rosenberg” -
08/03/1950 - A União Soviética anuncia a existência de sua bomba atômica -
01/03/1950 - Em Londres, Klaus Fuchs, físico britânico de origem alemã que ajudou a construir as primeiras duas bombas atômicas norte-americanas, foi condenado por espionar segredos atômicos em favor da União Soviética. Fuchs é condenado a 14 anos de prisão, sob a acu -
29/08/1949 - É realizado o primeiro teste de uma bomba atômica Soviética, em Semipalatinsk (Cazaquistão) -
01/07/1946 - Os Estados Unidos explodem uma bomba atômica no atol de Bikini -
09/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade japonesa de Nagasaki -
06/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: A bordo do avião “Enola Gay”, o piloto Paul Tibbets lançou a bomba atômica "Little Boy" que destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão, e matou 80 mil civis. -
16/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan, a primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é detonada no deserto de Alamogordo (Novo México) -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
21/12/1942 - Projeto Manhattan: início da primeira reação nuclear em cadeia auto-sustentada -
09/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: EUA decidem construir a bomba atômica -
16/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Inglaterra inicia o primeiro grande bombardeio a Hamburgo na Alemanha -
02/08/1939 - Segunda Guerra Mundial: Albert Einstein escreve para o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt -
22/12/1938 - Otto Hahn descobre a fissão nuclear do urânio -
12/05/1925 - O Prêmio Nobel em física, Albert Einstein, deixa o Brasil rumo à Europa -
04/05/1925 - O Prêmio Nobel em física, Albert Einstein, chega ao Brasil pela segunda vez -
21/03/1925 - O Prêmio Nobel em física, Albert Einstein, desembarca no Brasil -
10/07/1920 - Nasce Owen Chamberlain, físico norte-americano que descobriu o anti-próton. Por este feito recebeu o prêmio Nobel de Física de 1959 -
08/05/1884 - Nasce Harry S. Truman -
14/03/1879 - Nasce Albert Einstein, físico alemão