Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de agosto de 1994.

O Satélite “Brasilsat B1” entra em órbita

O Brasilsat B1

O Brasilsat B1 foi um Satélite de comunicação geoestacionário brasileiro pertencente à família Brasilsat, o mesmo foi construído pela Hughes, na maior parte de sua vida útil ele esteve localizado na posição orbital de 70 graus de longitude oeste e era operado pela Star One, uma empresa subsidiária da Embratel. Possuindo polarização linear e a capacidade de 29 transponders 28 em banda C e um em banda X. O satélite foi baseado na plataforma HS-376W e sua expectativa de vida útil era de 12 anos. O mesmo ficou fora de serviço em dezembro de 2010 e foi transferido para a órbita cemitério.

História

Ele fez parte da segunda geração de satélites controlados pelo Brasil, construído entre Estados Unidos e o Brasil. Era um satélite de grande tamanho, mais poderoso que a geração anterior. O modelo HS 376 W (HS 376 wide) tem apenas 4 satélites, os da série Brasilsat B. Além do maior tamanho, este modelo opera com combustível bipropelente, o que permite economia de combustível durante as manobras feitas durante a missão de lançamento.

A empresa Boeing Company contratou a aquisição de três satélites da então Hughes Electronics Corporation. Como parte do contrato, a Hughes dividiria parte do trabalho com a firma Promon Engenharia SA de São Paulo. O Instituto Naciona de Pesquisa Espacial - INPE, de São José dos Campos, foi o local de testes dos satélites Brasilsat B1 e B2. Os satélites Brasilsat B3 e B4 foram testadas nos laboratórios da Hughes.

O contrato também incluía a renovação dos equipamentos de sensoriamentos e de telemetria do Centro de Rastreamento de Satélites de Guaratiba, região do estado do Rio de Janeiro, além da automação e da instalação de equipamentos de segurança na Estação de Controle de Tanguá.

O satélite operou na longitude de 70,0 graus oeste, antes ocupada pelo Brasilsat A2. Atualmente ele está em órbita inclinada, na posição de 68,0º W.

O Brasilsat B1 foi o primeiro satélite lançado da segunda geração de satélites de comunicações do Brasil. A nova série de satélites chamados de Brasilsat B. A Embratel, empresa de telecomunicações do Brasil, assinou um contrato em agosto de 1990 para a construção dos dois primeiros satélites da série, o Brasilsat B1 e o Brasilsat B2. Em dezembro de 1995, com os novos satélites em órbita e não conseguindo dar conta da demanda de clientes, a Embratel decidiu lançar um terceiro satélite, o Brasilsat B3. O quarto e último satélite da série, o Brasilsat B4, foi ordenado em junho de 1998. O Brasilsat B1 foi operado diretamente pela Embratel até no final de 2000, quando foi criada a Star One uma subsidiária da mesma, que foi destinada a administração da antiga frota de satélites da Embratel.

Após o satélite ter sido lançado em 10 de agosto de 1994, o mesmo foi colocado na posição orbital de 70 graus de longitude oeste, onde ele permaneceu até o mês de fevereiro de 2007, quando foi movido em maio de 2007 para 75 graus oeste em órbita inclinada, local em que o mesmo permaneceu até julho de 2008, quando foi transferido para 68 graus oeste em órbita inclinada, o Brasilsat B1 permaneceu nesta posição até dezembro de 2010 quando saiu de serviço e foi enviado para a órbita cemitério.

O seu substituto na posição orbital de 65 graus oeste para continuar com as transmissões de rádio, TV e serviços de dados, foi o satélite Brasilsat B4 que foi transferido provisoriamente para a posição orbital de 70 graus oeste em fevereiro de 2007, após o fim da vida útil do satélite Brasilsat B1, local onde o B4 ficou até em junho de 2008 quando o mesmo foi substituído nesta posição orbital pelo StarOne C2, que foi lançado em 2008, e está cobrindo o Brasil, países da América Latina.

Lançamento

O satélite foi lançado com sucesso ao espaço no dia 10 de agosto de 1994, por meio de um veículo Ariane-44LP H10+ lançado a partir da Base de lançamento espacial do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, juntamente com o satélite Turksat 1B. Ele tinha uma massa de lançamento de 1.757 kg.

Fonte: Wikipédia


Tags: Brasilsat B1, Brasilsat, Satélite de comunicação, Satélite, espaço, comunicações






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.10

  • Dia de São João Leonardo
  • Dia de São Dionísio
  • Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor
  • Dia do Analista de Suporte
  • Dia do Anjo Ieialel
  • Dia do Atletismo
  • Dia do Profissional de Consórcio
  • Dia Mundial dos Correios