Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de agosto de 2003.

A terceira versão do veículo lançador de satélites do programa espacial brasileiro explode três dias antes do lançamento e mata os 21 técnicos que trabalhavam na base espacial de Alcântara no Maranh&am

Destroços da estrutura de lançamento do VLS

O acidente de Alcântara, também conhecido como tragédia de Alcântara, foi um grande incêndio seguido de algumas explosões, que destruíram o foguete brasileiro VLS-1 V03 em sua plataforma de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara, matando 21 técnicos civis.

O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o microssatélite meteorológico SATEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite UNOSAT da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.

Acidente

No dia 22 de agosto de 2003, três dias antes da data prevista para o lançamento, o VLS-1 V03, sofreu uma ignição prematura provocando o acidente por volta das 13h30m na base de Alcântara, no Maranhão, matando 21 técnicos que estavam na plataforma de lançamento.

Seria o terceiro voo de qualificação. Dois satélites científicos de tecnologia nacional. O SATEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o UNOSAT, da Universidade Norte do Paraná, foram destruídos.

Duas tentativas anteriores com outras versões do VLS-1 V1- em 1997 e VLS-1 V2 em 1999 - também fracassaram, mas os foguetes explodiram no ar e não houve vítimas. Outros lançamentos, no entanto, ocorreram com sucesso.

Fonte: Wikipédia


Tags: Acidente de Alcântara, Centro de Lançamento de Alcântara, Programa Espacial, Alcântara, espaço, satélite, VLS-1 V3, VLS-1






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.09

  • Dia da Comunidade Muçulmana
  • Dia da Cruz
  • Dia do Anjo Iehuhiah
  • Dia do Frevo