Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de setembro de 1973.

Henry Kissinger é nomeado Secretário de Estado norte-americano, em substituição a William Rogers

Henry Alfred Kissinger

Henry Alfred Kissinger (nascido Heinz Alfred Kissinger; FürthAlemanha, 27 de maio de 1923) é um diplomata estadunidense, de origem judaica, que teve um papel importante na política externa dos Estados Unidos da América (EUA), entre 1968 e 1976.

Em 1938, devido às perseguições antissemitas na Alemanha nazista, seus pais emigram com ele para os EUA. Cinco anos depois, ele obtém sua cidadania americana em 19 de junho de 1943.

Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, fez o seu doutorado pela Universidade Harvard em 1954, tornando-se imediatamente instrutor na mesma instituição; depois de alguns anos, obteve o título de professor.

Kissinger foi conselheiro de relações exteriores de todos os presidentes dos EUA, de Eisenhower a Gerald Ford, sendo Secretário de Estado dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de Ministro das Relações Exteriores, no Brasil, e de Ministro dos Negócios Estrangeiros, em Portugal), entre 22 de setembro de 1973 e 20 de janeiro de 1977, além de conselheiro político e confidente de Richard Nixon.

Em 1973, ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnam. Le Duc Tho recusou o prêmio.

Henry Kissinger esteve envolvido em uma intensa atividade diplomática com a República Popular da China, o Vietnã, a União Soviética e a África.

Ainda hoje, é considerado uma figura polêmica e controversa, tendo alguns de seus críticos o acusando de cometer crimes de guerra durante sua longa estadia no governo, como dar luz verde à invasão indonésia de Timor (1975) e aos golpes de estado no Chile, no Camboja e no Uruguai (1973), sendo que, por diversas vezes, Kissinger usava uma política tortuosa, em que parecia jogar com um "pau de dois bicos". Entre tais críticos, incluem-se o jornalista Christopher Hitchens (no livro The Trial of Henry Kissinger) e o analista Daniel Ellsberg (no livro Secrets). Apesar de essas alegações não terem sido provadas perante uma corte de justiça, considera-se um ato perigoso, para Kissinger, entrar em alguns países da Europa e da América do Sul.

Henry Kissinger foi um dos mentores – ou mesmo o mentor – da chamada Operação Condor, para a América do Sul, tendo o mesmo dito, certa vez ao ministro das relações exteriores argentino da época, que: “Se há coisas que precisam ser feitas, vocês devem fazê-las rapidamente”, referindo-se à eliminação e à repressão a quem era contra a ditadura, incluindo-se aí, obviamente, métodos como torturas e mortes.

Fonte: Wikipédia


Tags: Henry Alfred Kissinger, Henry Kissinger, Guerra do Vietnão, Relações Exteriores, secretário de estado, Vietnã, Richard Nixon






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 08.09

  • Dia da Alfabetização
  • Dia da Dedicação
  • Dia de São Sérgio I
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Natividade de Maria