Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de agosto de 1948.

Première do filme ‘Rope’ (Festim Diabólico) de Alfred Hitchcock

Farley Granger, James Stewart e John Dall, (esq. Para direita) em Festim Diabólico.

Rope (br: Festim Diabólico / pt: A Corda) é um filme estadunidense de 1948, do gênero thriller psicológico e criminal, dirigido por Alfred Hitchcock, baseado em peça homônima de 1929, escrita por Patrick Hamilton, e adaptado por Hume Cronyn e Arthur Laurents.

O filme foi produzido por Hitchcock e Sidney Bernstein como a primeira das produções feitas pela Transatlantic Pictures, produtora criada pelos dois. Estrelado por James Stewart, John Dall e Farley Granger, este é o primeiro filme de Hitchcock feito em Technicolor, e é notável por se passar em tempo real e por ser editado de tal forma que parece ser uma única tomada contínua através do uso de tomadas longas. É o segundo filme de Hitchcock a ter um "cenário limitado", o primeiro sendo Lifeboat . Acredita-se que a peça original foi inspirada no assassinato real do garoto de 14 anos Bobby Franks, ocorrido em 1924, cometido pelos estudantes da Universidade de Chicago Nathan Leopold e Richard Loeb.


James Stewart no trailer do filme

Sinopse

Dois brilhantes e jovens esteticistas, Brandon Shaw (John Dall) e Phillip Morgan (Farley Granger), estrangulam até a morte seu ex-colega da Universidade de Columbia, David Kentley (Dick Hogan), em seu apartamento. Eles cometem o crime como um exercício intelectual; eles querem provar sua superioridade ao cometerem o "assassinato perfeito".

Depois de esconder o corpo em um grande e antigo baú de madeira, Brandon e Phillip oferecem um jantar no apartamento, o qual tem uma vista panorâmica do horizonte de Manhattan. Os convidados, que não têm conhecimento do que aconteceu, incluem o pai da vítima o Sr. Kentley (Cedric Hardwicke) e a tia Sra Atwater (Constance Collier); sua mãe não pode comparecer, por estar resfriada. Além disso, comparecem sua noiva, Janet Walker (Joan Chandler) e seu ex-namorado Kenneth Lawrence (Douglas Dick), que no passado era amigo íntimo de David.

Brandon usa o baú contendo o corpo como uma mesa de buffet para a comida, pouco antes de sua empregada, a senhora Wilson (Edith Evanson) chegar para ajudar com a festa. "Agora começa a diversão," Brandon diz quando os primeiros convidados chegam.

A ideia de Brandon e Phillip para o assassinato foi inspirado anos antes por conversas com seu professor da escola preparatória, o editor Rupert Cadell (James Stewart). Enquanto na escola, Rupert havia debatido com eles, de uma forma aparentemente aprovatória, os conceitos intelectuais de Além-Homem de Nietzsche, e da arte do assassinato de De Quincey, como meio de mostrar a sua superioridade de alguém sobre os outros. Ele também está entre os convidados da festa, já que Brandon em particular sente que ele aprovaria a sua "obra de arte".

As dicas sutis de Brandon sobre a ausência de David indiretamente levam a uma discussão sobre a "arte do assassinato". Brandon parece calmo e sob controle, porém quando ele fala com Rupert pela primeira vez, ele está nervosamente animado e gaguejando. Phillip, por outro lado, está visivelmente chateado e moroso. Ele não consegue disfarçar bem seus sentimentos e começa a beber demais. Quando a tia de David, a Sra Atwater, que gosta de bancar a vidente, diz-lhe que suas mãos lhe trarão grande fama, ela se refere a sua habilidade ao piano, mas ele parece pensar que se refere à notoriedade de ser um estrangulador.

Grande parte da conversa, no entanto, concentra-se em David e sua estranha ausência, a qual preocupa os convidados. O desconfiado Rupert questiona o inquieto Phillip sobre isso e sobre algumas inconsistências que foram levantadas na conversa. Por exemplo, Phillip tinha negado veementemente já ter estrangulado alguma galinha na fazenda dos Shaws, mas Rupert já havia visto pessoalmente Phillip estrangular várias. Phillip mais tarde reclama com Brandon de ter tido uma "noite podre", não por causa do assassinato de David, mas por causa do questionamento de Rupert.

Conforme a noite avança, o pai e a noiva de David começam a se preocupar por ele não ter nem chego nem telefonado. Brandon aumenta a tensão por bancar o cupido com Janet e Kenneth. A Sra Kentley ligada, desesperada, por não ter ouvido noticias de David, e o Sr. Kentley decide ir embora. Ele leva consigo alguns livros que Brandon lhe deu, amarrados com a corda que Brandon e Phillip usaram para estrangular seu filho.

Quando Rupert se prepara sair, a senhora Wilson acidentalmente lhe entrega o chapéu de David, o qual contém suas iniciais, aumentando ainda mais a sua desconfiança. Rupert retorna ao apartamento pouco depois de todos terem partido, fingindo ter esquecido sua cigarreira. Ele a esconde atrás de alguns livros sobre o báu, pede uma bebida e então decide permanecer para teorizar sobre o desaparecimento de David. Ele é incentivado por Brandon, que espera que Rupert vá entender e até aplaudi-los. Phillip, bêbado, não consegue mais aguentar; ele atira um copo e diz: "Gato e rato, gato e rato. Mas qual é o gato e qual é o rato?"

Rupert levanta a tampa do baú e encontra o corpo dentro. Ele fica horrorizado, mas também profundamente envergonhado, percebendo que Brandon e Phillip usaram sua própria retórica para racionalizar o assassinato. Rupert nega toda sua conversa anterior de superioridade e inferioridade, percebendo que não há nenhuma maneira de definir objetivamente estes conceitos, então toma a arma de Brandon e dispara vários tiros para fora da janela, a fim de atrair a atenção. Enquanto as sirenes da polícia se aproximando ficam mais altas, Rupert puxa uma cadeira ao lado do baú e os créditos finais do filme aparecem na tela.

A première do filme ocorreu em 26 de agosto de 1948 em Nova York, sendo colocado em circuito, nos Estados Unidos, em 25 de setembro de 1948.

Fonte: Wikipédia


Tags: Rope, Festim Diabólico, Filme, Alfred Hitchcock, cinema, suspense, thriller psicológico, James Stewart, John Dall, Farley Granger, Technicolor, tempo real






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.10

  • Aniversário de Bento Gonçalves-RS (1890)
  • Dia de São Alexandre Sauli
  • Dia de São João XXIII
  • Dia de Santo Emiliano
  • Dia do Anjo Mitzrael
  • Dia do Deficiente Físico
  • Dia do Teatro Municipal
  • Dia Internacional da Menina
  • Dia Municipal de Luta por creches
  • Dia Nacional de Prevenção à Obesidade