Últimas notícias
Hoje na história
RSSRicardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres
Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 – Châlus, 6 de abril de 1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão por sua grande reputação como guerreiro e líder militar, foi o Rei da Inglaterra de 6 de julho de 1189 até sua morte.
Também foi Duque da Normandia, Aquitânia e Gasconha, Senhor do Chipre, Conde de Anjou, Maine e Nantes e Suserano da Bretanha em vários momentos durante o mesmo período. Ele era o terceiro filho do rei Henrique II de Inglaterra e da rainha Leonor da Aquitânia.
Aos dezesseis anos, Ricardo comandou seu próprio exército, acabando com rebeliões contra seu pai em Poitou. Ele foi o principal comandante cristão durante a Terceira Cruzada, liderando a campanha depois da saída de Filipe II da França, conseguindo consideráveis vitórias contra Saladino, o líder muçulmano, mesmo não tendo conseguido conquistar Jerusalém.
Ricardo falava a língua de oïl, um dialeto francês, e occitana, uma língua falada no sul da França e nas regiões próximas. Ele viveu no Ducado da Aquitânia e passou pouquíssimo tempo na Inglaterra, preferindo usar seu reino como uma fonte de renda para apoiar seus exércitos. Era visto por seus súditos como um herói piedoso. Ricardo permanece até hoje como um dos poucos reis ingleses mais lembrados pelo epíteto do que pelo número régio, sendo uma grande figura icônica na Inglaterra e França.
Primeiros anos
Ricardo era o terceiro filho de Henrique II da Inglaterra e Leonor da Aquitânia, depois de Guilherme, Conde de Poitiers, que morreu criança, e Henrique o Jovem. Foi educado essencialmente pela mãe e quando Leonor decidiu separar-se de Henrique II e ir viver em Poitiers no fim da década de 1170, Ricardo acompanhou-a. Enquanto príncipe, recebeu uma excelente educação, mas sobretudo voltada para a cultura francesa. Ricardo nunca aprendeu a falar inglês e pouca ou nenhuma importância deu à Inglaterra durante a sua vida. Essa "negligência" beneficiou seu irmão João, que posteriormente, quando de sua ausência, na terceira cruzada, tentou-lhe usurpar o poder. João também foi o responsável pela Magna Carta.
Em 1168, tornou-se Duque da Aquitânia em conjunção com Leonor, no âmbito da política de Henrique II em dividir os seus territórios pelos filhos. A medida não obteve os objetivos esperados porque, em 1173, Leonor e Ricardo foram os responsáveis por uma revolta generalizada contra Henrique II que partiu da Aquitânia. O rei controlou os motins no ano seguinte, perdoando a Ricardo e Henrique o Jovem, mas encarcerando Leonor. Talvez por isso e pelo humilhante pedido de desculpas a que foi obrigado, Ricardo nunca se reconciliou totalmente com o pai. Após este episódio, Ricardo teve que lidar ele próprio com diversas revoltas da nobreza da Aquitânia que desejavam vê-lo substituído por um dos irmãos, e que suprimiu com violência.
Com a morte de Henrique o Jovem em 1183, Ricardo torna-se no inesperado sucessor do trono inglês e do Ducado da Normandia. Em 1188, com a relação dos dois que continuava péssima, Henrique II considerou que Ricardo não merecia mais a Aquitânia e tentou entregar este ducado a João I da Inglaterra, o seu filho mais novo. Ricardo, por sua vez, não gostou de se ver preterido pelo irmão e preparou-se para defender o seu território, pedindo ajuda a Filipe II da França. Juntos, responderam à invasão das tropas de Henrique II, que acabou por morrer pouco depois de ter sido derrotado numa batalha em 1189.
Rei e cruzado
Ricardo tornou-se então rei da Inglaterra, duque da Normandia e conde de Anjou, sucedendo ao pai que detestava, sendo coroado em 3 de setembro de 1189, na Abadia de Westminster. Livre para perseguir os seus próprios interesses, Ricardo não permaneceu muito tempo na Inglaterra. Imediatamente após a subida ao trono, começou a preparar a expedição à Terra Santa que seria a Terceira Cruzada. Para tal, não hesitou em esvaziar o tesouro do pai, cobrar novos impostos, vender títulos e cargos por somas exorbitantes a quem os quisesse pagar e até libertar o rei Guilherme I da Escócia dos seus votos de vassalagem por cerca de 10.000 marcos. O único entrave era a ameaça constante que Filipe II de França representava para os seus territórios no continente, e que Ricardo resolveu convencendo-o a juntar-se também à cruzada.
A primeira paragem dos cruzados foi na Sicília em 1190, onde Ricardo e Filipe se imiscuíram na política local, saqueando algumas cidades de caminho. Foi nesta altura e por este motivo que Ricardo comprou a inimizade do Sacro Império e nomeou o sobrinho Artur I, Duque da Bretanha como seu herdeiro.
Em 1191, Ricardo e o seu exército desembarcam em Chipre devido a uma tempestade. A presença de tantos homens foi considerada uma ameaça pelo líder bizantino da ilha, e em breve os conflitos apareceram. A resposta de Ricardo foi violenta: não só se recusou a partir, como massacrou os habitantes das cidades que lhe resistiram, espalhando a destruição na ilha. Depois do cerco de Cantaras, Isaac Comneno abdicou e Ricardo tornou-se o dono de Chipre. Foi também neste ano que casou com a princesa Berengária de Navarra, na ilha de Chipre a 12 de maio de 1191, quando Ricardo se dirigia em cruzada a caminho da Terra Santa. Berengária acompanhou depois o exército durante a primeira parte da campanha. Essa união não produziu descendência.
Representação imaginária da rainha Berengária de Navarra, Rainha consorte da Inglaterra.
Em junho de 1191, Ricardo chegou à Terra Santa a tempo de aliviar o cerco de Acre imposto por Saladino. Estava já sem aliados, depois de uma série de desavenças com Filipe e o duque Leopoldo V da Áustria. A sua campanha foi um sucesso e granjeou-lhe o estatuto de herói, bem como o respeito dos adversários, mas sozinho com o seu exército não poderia nunca realizar o seu principal objetivo de recuperar Jerusalém para o controle cristão. Além disso, a influência de João na política em Inglaterra e de Filipe II, demasiado próximo agora da Aquitânia e Normandia, obrigavam um urgente regresso à Europa. No Outono de 1192, Ricardo iniciou o caminho de volta, depois de se recusar em ver sequer de longe Jerusalém.
Estátua de Ricardo I, em frente ao Palácio de Westminster.
Na viagem de regresso, Ricardo reencontrou Leopoldo da Áustria, que não lhe havia perdoado os insultos recebidos em Acre (Israel), foi feito prisioneiro e mais tarde entregue ao imperador Henrique VI do Sacro Império. O seu cativeiro em Dürnstein, na Áustria, não foi severo e durante os quatorze meses em que foi mantido prisioneiro entre dezembro de 1192 a 4 de fevereiro de 1194, Ricardo continuou a ter acesso aos privilégios que a sua condição de rei determinava. O seu resgate custou 150.000 marcos ao tesouro da Inglaterra, soma equivalente ao dobro da renda anual da coroa, o que colocou o país na absoluta bancarrota e obrigou a muitos impostos adicionais nos anos seguintes. Como prova de agradecimento a Deus pela sua libertação, Ricardo arrependeu-se publicamente dos seus pecados e foi coroado uma segunda vez. Apesar do esforço do país para o libertar, Ricardo abandonou a Inglaterra de novo ainda no mesmo ano de 1194 para lidar com os problemas fronteiriços com a França nos territórios do continente. Desta vez para não mais regressar.
Ruínas do Castelo de Dürnstein, onde Ricardo I foi mantido em cativeiro.
Ricardo morreu como consequência de ferimentos provocados por uma flecha que o atingiu no abdómen em abril de 1199. O próprio facto de ter sido atingido naquela zona do corpo é revelador da sua personalidade. Se tivesse usado uma armadura nesse dia, não teria morrido. O seu corpo está sepultado na Abadia de Fontevraud, junto de Henrique II da Inglaterra e de Leonor da Aquitânia.
O rei Ricardo morreu sem deixar descendentes e foi sucedido pelo seu irmão João Sem Terra.
Na literatura
Ricardo Coração de Leão foi personagem de alguns livros de sir Walter Scott. Apareceu em O Talismã e em Ivanhoé, sendo imortalizado em tais livros.
Uma biografia de Ricardo Coração de Leão foi escrita pela medievalista Régine Pernoud que o chama de "O Rei dos Reis da Terra".
Aparece na literatura fictícia "O Jovem Templário - Guardião do Graal", escrito por Michael P. Spradlin, onde o rei é salvo por Tristan, personagem principal do livro.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/01/2020 - Brexit: Reino Unido sai formalmente da União Europeia, dando início a um período de transição de onze meses. -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
30/06/1997 - Hong Kong: Expira o “Tratado de Nanjing” e a península volta a pertencer a China -
02/05/1997 - Tony Blair se torna primeiro ministro britânico -
06/05/1994 - Inaugurado o Eurotúnel -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
14/06/1982 - Argentina se rende incondicionalmente à Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas -
25/04/1982 - Tropas britânicas retomam parte das Ilhas Malvinas das tropas argentinas -
02/04/1982 - Inicia-se a Guerra das Malvinas. Argentina invade a ilha, que havia sido tomada pela Inglaterra 150 anos antes -
24/04/1976 - Geisel obtém empréstimo para o Brasil -
05/06/1975 - Ingleses aprovam ingresso na União Europeia -
11/02/1975 - Margaret Thatcher torna-se a primeira mulher a liderar um partido político britânico ao ser eleita representante do Partido Conservador -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
26/05/1966 - A Guiana, ex-Guiana Inglesa, torna-se independente -
08/11/1965 - Estabelecimento do Território Britânico do Oceano Índico. -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
15/05/1955 - É assinado o Tratado de Viena: Áustria recupera a soberania -
02/06/1953 - Elizabeth II é coroada -
06/02/1952 - Morre o Rei da Grã-Bretanha, George VI, que é sucedido por sua filha Elizabeth II -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
09/07/1947 - A princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
10/05/1940 - Winston Churchill se torna primeiro-ministro da Grã-Bretanha -
12/05/1937 - O rei George VI da Inglaterra é coroado em Londres -
05/03/1936 - Primeiro voo do caça inglês Spitfire -
20/01/1936 - Falece o rei da Grã-Bretanha George V, e ele é sucedido por Eduardo VIII -
04/05/1926 - Tem início a primeira greve geral na história da Grã-Bretanha -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
04/08/1914 - A Grã-Bretanha entra na Primeira Guerra Mundial declarando guerra contra a Alemanha, após a Alemanha ter se recusado a honrar a neutralidade da Bélgica. A Alemanha invade a Bélgica, a Grã-Bretanha da um prazo para sua retirada e quando term -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
28/03/1854 - Guerra da Criméia: França declara guerra à Rússia -
27/03/1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia -
23/08/1839 - A Grã-Bretanha se apossa de Hong Kong durante a guerra contra a China -
01/08/1834 - A escravatura é abolida no Império Britânico -
19/07/1821 - Jorge IV é coroado Rei do Reino Unido e Hannover -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
11/05/1812 - Primeiro-ministro da Grã-Bretanha é assassinado -
25/03/1802 - A Paz de Amiens é assinada como um "Tratado de Paz Definitivo" entre a França e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
01/08/1714 - George I ascende ao trono da Grã-Bretanha. -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
25/03/1707 - O 'Ato da União' agrupa os reinos da Inglaterra e Escócia no Reino da Grã-Bretanha -
16/04/1705 - Isaac Newton é condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico -
27/12/1703 - Assinatura do Tratado de Methuen -
08/03/1702 - A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III -
16/09/1701 - Morre o Rei Jaime II da Inglaterra -
05/11/1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime -
20/06/1685 - Rebelião Monmouth: O Duque de Monmouth declara-se Rei da Inglaterra -
02/08/1665 - A Inglaterra ataca navios mercantes holandeses na Batalha de Vagen -
04/03/1665 - O rei inglês Charles II declara guerra aos Países Baixos dando início à Segunda guerra anglo-holandesa -
10/05/1655 - A Jamaica é conquistada pela Grã-Bretanha -
12/06/1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte. -
04/01/1642 - Guerra Civil Inglesa: tentativa de aprisionar 5 membros do Parlamento por traição falha -
14/10/1633 - Nasce o futuro Rei Jaime II da Inglaterra -
27/03/1627 - Charles I se torna o novo rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda -
10/11/1625 - Holandeses cedem a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque) para a Inglaterra -
27/03/1625 - Morre James VI & I, Rei da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda -
06/09/1620 - O barco Mayflower parte de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos (“pilgrims” - puritanos ingleses), para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte. -
25/07/1603 - O Rei da Escócia James VI é coroado como James I, Rei da Inglaterra e Irlanda -
24/03/1603 - Depois de 40 anos de reinado, vem a falecer Elizabeth I, rainha da Inglaterra. O Rei James da Escócia sobe ao trono e constitui a Monarquia Britânica, formada por Inglaterra, Escócia e Irlanda -
24/03/1603 - Morre a rainha inglesa Elizabeth I, a 'Rainha Virgem' -
13/05/1568 - Rainha da Escócia é derrotada pela Inglaterra -
19/06/1566 - Nasce James Charles, o futuro Rei da Escócia James VI e Rei da Inglaterra e Irlanda como James I -
15/01/1559 - A rainha inglesa Elizabeth I é coroada em Westminster Abbey -
17/11/1558 - Morre Mary I, Rainha de Inglaterra -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
12/02/1554 - Lady Jane Grey, que havia reivindicado o trono da Inglaterra por nove dias, é decapitada após acusação de traição -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
19/07/1553 - Mary I da Inglaterra assume o poder depois de depor Lady 'Jane Grey' -
10/07/1553 - Início do reinado de Lady Jane Grey, Rainha da Inglaterra, deposta em 19 de julho por Mary I -
28/01/1547 - Morre o Rei da Inglaterra Henrique VIII -
24/10/1537 - Morre Jane Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra -
30/05/1536 - Henrique VIII da Inglaterra casa com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
07/01/1536 - Morre Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
07/09/1533 - Nasce a futura rainha inglesa Elizabeth I -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
11/06/1509 - Henrique VIII casa-se com Catarina de Aragão -
21/04/1509 - Início do reinado de Henrique VIII da Inglaterra -
21/05/1501 - Os portugueses descobrem a Ilha de Santa Helena -
28/06/1491 - Nasce o Rei da Inglaterra Henrique VIII -
16/12/1485 - Nasce em Alcalá de Henares na Espanha, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
22/08/1485 - Morre Ricardo III da Inglaterra -
02/11/1483 - Henry Stafford, o Duque de Buckingham, é decapitado em Salisbury por sua rebelião contra o Rei Ricardo III -
12/07/1472 - O futuro rei Ricardo III da Inglaterra, casa com Anne Neville -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
20/11/1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiadores -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
10/11/1444 - Ocorre a Batalha de Varna, a mais importante batalha da Cruzada de Varna. -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda -
20/03/1413 - Morre de Henrique IV da Inglaterra -
14/02/1400 - Morre o Rei Ricardo II da Inglaterra -
13/10/1399 - Coroação de Henrique IV da Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte -
30/09/1399 - Henrique Bolingbroke inicia uma revolta e invade a Inglaterra, num golpe contra seu primo Ricardo II -
16/07/1377 - Ricardo II é coroado Rei da Inglaterra, sucedendo ao avô Eduardo III -
15/04/1367 - Nasce Henrique IV da Inglaterra -
24/10/1360 - Guerra dos Cem Anos: Ratificação do Tratado de Brétigny por Eduardo III de Inglaterra e João II de França -
08/05/1360 - Assinatura do Tratado de Brétigny marcando o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos e o pico do poderio inglês na França -
18/03/1314 - Jacques de Molay, o 23º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários morre queimado na fogueira -
16/11/1272 - Morre Henrique III de Inglaterra -
04/07/1270 - A oitava cruzada, comandada pelo rei Luís IX (São Luís), da França, sai de Marselha rumo a Tunis; porém o rei morre e não há luta -
08/11/1226 - Morre Luís VIII, Rei da França -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
16/07/1212 - Batalha de Navas de Tolosa entre as forças dos reinos cristãos ibéricos e as tropas do califado almóada. -
01/10/1207 - Nasce Henrique III de Inglaterra -
13/04/1204 - Quarta Cruzada: Cerco de Constantinopla termina com a conquista e início do saque da cidade -
12/04/1204 - Quarta Cruzada: após uma curta batalha, soldados cruzados conseguem entrar em Constantinopla -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
28/04/1192 - Assassinato de Conrado de Monferrato (Conrado I), rei de Jerusalém, em Tiro, dois dias depois de seu título ao trono ser confirmado por eleição. -
13/07/1191 - Os exércitos da Terceira Cruzada tomam São João de Acre -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
12/05/1191 - Ricardo I da Inglaterra casa-se com Berengária de Navarra -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
05/09/1187 - Nasce o futuro Rei da França, Luís VIII -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
25/11/1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
25/11/1120 - Morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra, no naufrágio do Navio White Ship -
05/08/1103 - Nasce William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
25/12/1100 - Reino Latino de Jerusalém: Balduíno I assume como primeiro Rei de Jerusalém -
05/08/1100 - Coroação de Henrique I de Inglaterra na Abadia de Westminster -
02/08/1100 - Num alegado acidente de caça morre o Rei Guilherme II da Inglaterra -
12/08/1099 - Os exércitos da Primeira Cruzada voltam a vencer o Califado Fatímida na Batalha de Ascalão. -
01/08/1099 - Arnulfo de Rohes, líder clérigo durante a Primeira Cruzada é eleito Patriarca Latino de Jerusalém, sendo substituído ainda no mesmo ano por Dagoberto de Pisa. -
15/07/1099 - Durante a Primeira Cruzada, cavaleiros cristãos europeus capturam Jerusalém após sete semanas de cerco, e dão início a um massacre a população muçulmana e judaica da cidade -
07/06/1099 - Durante a primeira cruzada, começa o “Cerco à Jerusalém” -
28/06/1098 - Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia. -
20/10/1097 - Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria -
01/07/1097 - Em Dorylaeum, os Turcos são derrotados pelos exércitos da Primeira Cruzada -
19/06/1097 - Termina o Cerco de Niceia na Primeira Cruzada, quando o imperador bizantino Aleixo I Comneno ocupa a cidade -
14/05/1097 - Início do Cerco de Niceia na Primeira Cruzada -
27/11/1095 - O Papa Urbano II proclama, no Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada -
18/11/1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa -
09/09/1087 - Morre o Rei Guilherme I da Inglaterra -
25/12/1066 - Guilherme I, geralmente chamado de Guilherme, o Conquistador ou Guilherme, o Bastardo, é coroado Rei da Inglaterra -
14/10/1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha -
28/09/1066 - Início da Conquista Normanda: Guilherme da Normandia desembarca em Inglaterra com 7000 homens -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
05/01/1066 - Morre Rei Eduardo o Confessor de Inglaterra -
03/04/1043 - Eduardo, o Confessor é coroado rei da Inglaterra -
12/11/1035 - Morre Canuto, o Grande, Rei da Dinamarca, Noruega e da Inglaterra -
23/04/1016 - Morre o Rei Ethelred II da Inglaterra -
13/11/1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa da Inglaterra -
01/10/0959 - Morre o Rei Edwin de Inglaterra -
23/11/0955 - Morre o Rei Edred da Inglaterra -
26/05/0946 - Morre o rei Edmund I da Inglaterra