Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de setembro de 1913.

Nasce Leônidas da Silva, jogador de futebol brasileiro

Leônidas da Silva, o Diamante Negro

Leônidas da Silva, também conhecido apenas como Leônidas, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista e técnico brasileiro.

Conhecido também como "Homem-Borracha" ou "Diamante Negro", é considerado um dos mais importantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do século XX.

Ficou notabilizado como o "inventor" do lance identificado como "bicicleta" no futebol.

Começou a jogar ainda muito novo pelo São Cristóvão, clube do seu bairro. Na década de 1930, teve passagens de destaque pelo Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo, nos 3 times conquistou títulos cariocas. Defendeu ainda o São Paulo, onde seria campeão paulista em cinco ocasiões.

Pela Seleção Brasileira de Futebol, atuou nas Copas de 1934 e 1938, tendo marcado nove gols na história do torneio. É um dos maiores artilheiros da história da seleção canarinha, com 37 gols em 37 partidas disputas.

Após deixar os gramados, em 1950, continuou no mundo do futebol, em princípio como técnico, depois, como comentarista esportivo.

A "bicicleta"

Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a "bicicleta". Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada. Alguns afirmam ter sido criada por um outro jogador brasileiro, Petronilho de Brito, e que Leônidas apenas a teria aperfeiçoado.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre Bonsucesso e Carioca, com vitória do Bonsucesso por 5 a 2. Já pelo Flamengo, realizou a jogada somente uma vez, em 1939 contra o Independiente, da Argentina, que ficou muito famosa na época.

Pelo São Paulo ele realizou a jogada em duas oportunidades, a primeira em 14 de junho de 1942, contra o Palestra Itália, na derrota por 2 a 1. E a mais famosa de todas, em 13 de novembro de 1948, contra o Juventus, na goleada por 8 a 0. A jogada ficou imortalizada pela mais famosa foto do jogador.

Na Copa do Mundo de 1938 ele também realizou a jogada, para espanto dos torcedores, e o gol foi anulado pelo juiz que desconhecia a técnica.[carece de fontes]

No filme de 1951, Suzana e o Presidente, Leônidas encena algumas jogadas, inclusive a sua famosa bicicleta.


Leônidas e sua bicicleta.

Centenário

Na semana em que se completaria 100 anos de seu nascimento, Leônidas foi homenageado por duas equipes pelas quais jogou. Pela Série A o Flamengo, diante do Vitória, utilizou uma camisa com a hashtag #Leônidas100 às costas.

Pela mesma competição o São Paulo, contra o Criciúma, concedeu a viúva de Leônidas uma camisa especial e bandeja de prata sobre a data. Foi também lembrado durante o dia 6 de setembro com um Google Doodle, do sítio de buscas Google.

Fonte: Wikipédia


Tags: Futebol, Leônidas da Silva, Leônidas, Seleção Brasileira, Homem-Borracha, Diamante Negro, bicicleta






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.12

  • Dia da Astronomia
  • Dia de São Cromácio
  • Dia do Advogado Criminalista
  • Dia do Sambista
  • Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (ONU)
  • Dia Nacional das Relações Públicas
  • Dia Nacional do Samba
  • Dia Pan-americano da Saúde