Últimas notícias
Hoje na história
RSSMorre Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega
Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 — Paris, 16 de setembro de 1977) foi um soprano grego, considerada a maior celebridade da ópera do século XX e a maior cantora de todos os tempos. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações dramáticas, caráteres que a levaram a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. Seu repertório, por sua vez, variava de ópera-séria clássica para as óperas bel canto de Donizetti, de Bellini e de Rossini e, ainda, para as obras de Verdi, de Puccini e de Wagner.
Biografia
Nascida María Kekilía Sofía Kalogerópulu (em grego Μαρία Καικιλία Σοφία Άννα Καλογεροπούλου), Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar à Grécia com sua mãe em 1937. Estudou canto no Conservatório de Atenas, com a soprano coloratura Elvira de Hidalgo.
Existem diferentes versões sobre sua estreia. Alguns situam-na em 1937, como Santuzza em uma montagem estudantil da Cavalleria Rusticana, de Mascagni; outros, à Tosca (Puccini) de 1941, na Ópera de Atenas. De todo modo, seu primeiro papel na Itália teve lugar em 1947, na Arena de Verona, com a ópera La Gioconda, de Ponchielli, sob a direção de Tullio Serafin, que logo se tornaria seu "mentor".
Callas começou a despontar no cenário lírico em 1948, com uma interpretação bastante notável para a protagonista da ópera Norma, de Bellini, em Florença. Todavia, sua carreira só viria a projetar-se em escala mundial no ano seguinte, quando a cantora surpreendeu crítica e público ao alternar, na mesma semana, récitas de I Puritani, de Bellini, e Die Walküre, de Wagner. Ela preparara o papel de Elvira para a primeira ópera em apenas dois dias, a convite de Serafin, para substituir quem realmente faria aquele papel. Para se ter ideia do seu feito, é o mesmo que pedir para Birgit Nilsson, famosa soprano dramático para cantar Violetta em La Traviata, e como Callas não teve tempo para aprender o libretto completo, apenas a música, tanto que o ponto lhe soprou o texto.
A partir dos anos 1950, Callas começou a apresentar-se regularmente nas mais importantes casas de espetáculo dedicadas à ópera, tais como La Scala, Covent Garden e Metropolitan. São os anos áureos, e ao passo de sua fama como cantora internacional, também vai sua fama de tigresa, muitas vezes considerada temperamental pelo seu perfeccionismo. Famosa foi sua rivalidade com Renata Tebaldi e as brigas públicas, através de declarações para jornais, várias vezes lhe renderam a primeira página, assim como seus triunfos operísticos. Era uma figura extremamente pública e contribuiu para reacender o estrelismo do gênero ópera e de seus intérpretes. Alguns críticos inclusive afirmam que até nas gravadoras havia uma divisão, para acirrar as disputas entre Callas e Tebaldi, e para influenciar as comparações entre gravações feitas por Tebaldi ao lado do tenor Del Monaco, e Callas ao lado de Di Stefano. Sua voz começou a apresentar sinais de declínio no final dessa década, e a cantora diminuiu consideravelmente suas participações em montagens de óperas completas, limitando sua carreira a recitais e noites de gala e terminando por abandonar os palcos em 1965. Seu abandono deveu-se em grande parte ao desequilíbrio emocional da cantora, que ao conhecer o magnata grego Aristóteles Onassis, dedica-se integralmente ao seu amado, afirmando ter começado ali sua vida de verdade. Foi quando ela parou de ensaiar, adiou e cancelou apresentações, se tornou figura constante em noites de festa, bebendo inclusive, coisas que contribuíram para o declínio de sua voz e o fim da carreira. Em 1964, encorajada pelo cineasta italiano Franco Zefirelli, volta aos palcos em sua maior criação, Tosca, no Convent Garden, tendo como seu parceiro o amigo de longa data Tito Gobbi. Essa Tosca se encontra disponível em DVD (apenas o segundo ato) e em CD (completa) e entrou para a história do mundo operístico. Sua última apresentação em uma ópera completa foi como Norma e Paris, 1965, e devido à sua saúde vocal debilitada não aguentou ir até o fim, desmaiando ao cair da cortina no fim da terceira parte.
No início dos anos 1970, passou a dedicar-se ao ensino de música na Juilliard School. Em 1974, entretanto, retornou aos palcos para realizar uma série de concertos pela Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente ao lado do tenor Giuseppe Di Stefano. Sucesso de público, o programa foi, todavia, massacrado pela crítica especializada. A voz já não era a mesma, mas o que mantinha o público firme nas apresentações era o amor. Sua atuação foi prejudicada, pois uma vez que tinha que fazer muito mais esforço para manter a afinação, a entrega à interpretação não foi tão sutil como no passado.
Cantou em público pela última vez a 11 de novembro de 1974 no Japão.
Onassis, então casado com Jacqueline Kennedy, tem sérios problemas de saúde e morre. Callas começa agora um período de claustro e, isolada do mundo, passa a viver na Avenue Georges Mandel, em Paris, com a companhia da governanta, Bruna, e do motorista, Ferruccio. Uma possível volta é ensaiada e entusiasmada pelo cineasta Franco Zefirelli, mas Callas não tem mais a segurança do passado. Faltava vontade. Tenta realmente outras funções, como professora, diretora artística, mestre de coral, mas nada lhe satisfazia. Não sabia sequer como deslocar um coro. Começa a impor exigências absurdas para que aconteçam as apresentações. Essa é agora sua maneira de dizer não, exigindo o impossível. Uma gravação da Traviata, com o tenor em ascensão Luciano Pavarotti é estudada, mas o projeto logo é abandonado por Maria. Amigos ainda a visitam com frequência. Giulini (maestro), o crítico John Ardoin, mas ela já está "morta" há muito tempo, e em 16 de setembro de 1977, Callas morre, pouco antes de completar 54 anos, no seu apartamento em Paris em decorrência de um ataque cardíaco.
Suas cinzas são jogadas no Mar Egeu, como era de sua vontade.
Vida pessoal
Maria Callas foi a mais controversa e possivelmente a mais dedicada intérprete lírica. Com uma voz de considerável alcance, Callas encantou nos teatros mundiais de maior destaque. Esta intérprete, senhora de raros dotes vocais e interpretativos, revolucionou o mundo da Ópera, trazendo-a novamente às origens. Para Maria Callas a expressão vocal era primordial, em detrimento dos exageros vocais injustificados - tudo na Ópera tem que fazer sentido visando a dar ao público algo que o mova, algo credível.
Esta foi a mais destacada e famosa cantora lírica, e fez jus à sua fama, pois interpretou várias dezenas de Óperas de diversíssimos estilos. Callas perpetuou-se em papéis como Medea, Norma, Tosca, Violetta, Lucia, Gioconda, Amina, entre outros, continuando, nestes papéis, a não existir nenhuma artista que lhe faça sombra.
Um dos aspectos que certamente contribuiu para a lenda que se formou em torno de Maria Callas diz respeito a sua conturbada vida pessoal. Dona de um temperamento forte, que parecia o correlato perfeito para a intensa carga dramática com que costumava abordar suas personagens no palco (veja abaixo), tornou-se famosa por indispor-se com maestros e colegas em nome de suas crenças estéticas.
Em 1958, após, doente, ter abandonado uma récita de Norma na Ópera de Roma, foi fortemente atacada pela imprensa italiana, que julgou que a soprano queria ofender o presidente italiano, presente na plateia. O escândalo comprometeu sua carreira na Itália e, no mesmo ano, ela entrou em disputa com Antonio Ghiringhelli, dirigente do La Scala, que não mais a queria no teatro. Somente voltou a apresentar-se no La Scala em 1960, na ópera Poliuto de Donizetti; ainda em 1958, foi sumariamente demitida do Metropolitan por Rudolf Bing, que desejava que ela alternasse apresentações de La Traviata e Macbeth, óperas de Verdi com exigências vocais muito distintas para a soprano. À exigência de Bing, Callas celebremente respondeu que sua voz não era um elevador.
Em 1959, rompeu um casamento de dez anos com seu empresário, G. B. Meneghini, muito mais velho do que ela. Manteve, em seguida, uma tórrida relação com o milionário grego Aristoteles Onassis, com quem não foi feliz e que rendeu variado material para tabloides sensacionalistas.
Trabalhava intensamente e em mais de uma ocasião subiu aos palcos contra a recomendação de seus médicos. Com um forte resfriado, escapou em 2 de janeiro de 1958 da Ópera de Roma pela porta dos fundos após um primeiro ato sofrível de Norma, de Bellini, em uma récita prestigiada pelo então presidente da Itália, Giovanni Gronchi, o que gerou o escândalo acima referido. Em 29 de maio de 1965, ao concluir a primeira cena do segundo ato de Norma, Callas desfaleceu e a apresentação foi interrompida. Depois disso, ela só cantaria em ópera mais uma vez, numa última apresentação de Tosca no Covent Garden de Londres, ao lado de Tito Gobbi.
Poucos sopranos podem rivalizar com Callas no que diz respeito à capacidade de despertar reações intensas entre seus admiradores e detratores. Elevada à categoria de "mito" e conhecida mesmo fora do círculo de amantes de ópera, ela criou em torno de si uma legião de entusiastas capazes de defender a todo custo os méritos da cantora. Apesar da mútua amizade, as disputas entre seus fãs e os de Renata Tebaldi tornaram-se célebres, chegando mesmo em alguns casos às vias de fato.
Características
Callas possuía uma voz poderosa possuía amplitude fora do comum. Isto permitia à cantora abordar papéis desde o alcance do mezzo-soprano até o do soprano coloratura. Com domínio perfeito das técnicas do canto lírico, possuía um repertório incrivelmente versátil, que incluía obras do bel canto (Lucia di Lammermoor, Anna Bolena, Norma), de Verdi (Un ballo in maschera, Macbeth, (La Traviata) e do verismo italiano (Tosca), e até mesmo Wagner (Tristan und Isolde, Die Walküre).
Apesar destas características, Callas entrou para a história da ópera por suas habilidades cênicas. Tendo a habilidade de alterar a "cor" da voz com o objetivo de expressar emoções, e explorando cada oportunidade de representar no palco as minúcias psicológicas de suas personagens ( chegando a exagerar), Callas mostrou dramaticidade mesmo em papéis que exigiam grande virtuosismo vocal por parte do intérprete - o que usualmente significava, entre as grandes divas da época, privilegiar o canto em detrimento da cena.
Muitos consideram que seu estilo de interpretação imprimiu uma revolução sem precedentes na ópera. Segundo este ponto de vista, Callas seria tributária da importância que assumiram contemporaneamente os aspectos cênicos das montagens. Em particular, é claramente perceptível desde a segunda metade do século XX uma tendência entre os cantores em favor da valorização de sua formação dramatúrgica e de sua figura cênica - que se traduz, por exemplo, na constante preocupação em manter a forma física. Em última análise, esta tendência foi responsável pelo surgimento de toda uma geração de sopranos que, graças às suas habilidades de palco, poderiam ser considerados legítimos herdeiros de Callas, tais como Joan Sutherland ou Renata Scotto.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/10/2020 - Morre aos 77 anos o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
13/05/2019 - Morre aos 97 anos, a atriz e cantora, Doris Day -
13/02/2019 - Morre aos 96 anos, no Rio de Janeiro, Abigail Izquierdo Ferreira, a Bibi Ferreira, diva do musical brasileiro -
03/03/2018 - Morre a atriz Tônia Carrero, aos 95 anos -
31/08/2016 - É aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado do Brasil por 61 votos a favor e 20 contra -
31/08/2016 - Michel Temer, até então presidente-interino do Brasil, toma posse como presidente efetivo após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff -
12/05/2016 - O Senado Federal aprova por 55 votos a 22 a abertura do processo de impedimento, afastando Dilma Rousseff da presidência até que o processo fosse concluído -
12/05/2016 - Com a abertura do processo de impedimento e o afastamento de Dilma Rousseff da presidência, o vice-presidente Michel Temer, assume como presidente-interino do Brasil -
17/04/2016 - A Câmara dos Deputados aprova por 367 votos a favor e 137 votos contrários a autorização para o Senado Federal dar andamento no processo de impedimento de Dilma Rousseff -
16/03/2016 - No mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era confirmado como Ministro Chefe da Casa Civil, são divulgadas gravações comprometedoras entre ele e Dilma Rousseff -
04/03/2016 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é conduzido para prestar depoimento na Polícia Federal -
31/12/2015 - Morre Natalie Cole, cantora norte-americana e filha de Nat King Cole -
05/12/2015 - Morre Marília Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
02/12/2015 - O então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceita a denúncia por crime de responsabilidade contra Dilma Rousseff oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal -
14/10/2015 - Morre Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
29/07/2015 - Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10. -
04/02/2015 - Morre aos 85 anos a atriz, cantora e escritora brasileira, Odete Lara -
24/01/2015 - Morre a atriz Maria Della Costa -
10/02/2014 - Morre aos 93 anos, a atriz, cantora e dançarina carioca, sinônimo de vedete no Brasil, Virgínia Lane -
09/10/2013 - Morre Norma Bengell, atriz, cineasta, produtora, cantora e compositora brasileira. -
18/01/2013 - Morre Walmor Chagas, ator, diretor e produtor brasileiro -
26/10/2012 - Lançada oficialmente a nova versão do Windows 8 -
11/02/2012 - Morre a cantora norte-americana Whitney Houston, a artista mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
20/01/2012 - Morre Etta James, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel -
17/12/2011 - Morre Sérgio Britto, ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro -
13/01/2011 - Morre Ellen Stewart (la MaMa), diretora e produtora de teatro norte-americana -
22/10/2009 - Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft. -
02/05/2009 - Morre o dramaturgo Augusto Boal, fundador do “Teatro do Oprimido” -
04/09/2008 - Morre o ator Fernando Torres -
24/07/2008 - Morre aos 81 anos a cantora Zezé Gonzaga uma das mais famosas intérpretes da chamada era de ouro do rádio brasileiro -
19/07/2008 - Morre Dolores Gonçalves Costa, a Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões -
21/04/2008 - Morre a atriz Carmem Silva -
21/12/2007 - Morre o ator Norton Nascimento, ator brasileiro -
12/10/2007 - Morre, aos 85 anos, o ator Paulo Autran -
06/09/2007 - Morre Luciano Pavarotti -
30/07/2007 - Morre Ingmar Bergman, dramaturgo e cineasta sueco -
04/06/2007 - Operação Xeque-Mate da PF faz busca na casa de irmão de Lula -
26/05/2007 - Operação Navalha: lobistas atuariam em 6 ministérios -
12/04/2007 - Polícia Federal deflagra a operação Aveloz -
30/01/2007 - A Microsoft lança o Windows Vista -
09/08/2006 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webbers estreia no Brasil -
22/07/2006 - Morre Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
18/07/2006 - Morre Raul Cortez, ator brasileiro -
18/03/2006 - Morre Nelson Dantas, ator brasileiro -
24/02/2006 - Morre Cléa Simões, atriz brasileira -
03/10/2005 - Morre Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
16/08/2005 - Morre Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
10/03/2005 - Morre Zilka Salaberry, atriz brasileira -
07/09/2004 - Morre Miriam Pires, atriz brasileira -
28/03/2004 - Morre Peter Ustinov, ator britânico -
24/07/2003 - Morre Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro -
21/04/2003 - Morre Nina Simone, cantora de Jazz -
14/03/2003 - Morre Cyll Farney, ator brasileiro -
10/02/2003 - Morre José Lewgoy, ator brasileiro -
11/12/2002 - Morre Carlos Zara, ator brasileiro -
25/10/2002 - Morre Richard Harris, ator irlandês -
30/05/2002 - Morre Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro -
29/12/2001 - Morre Cássia Eller, cantora e violonista brasileira -
25/10/2001 - Lançado o Windows XP, da Microsoft -
10/07/2001 - Ex-presidente argentino Jorge Rafael Videla é processado devido à Operação Condor -
12/12/2000 - Morre Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina -
10/09/2000 - O musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, foi apresentado pela última vez na Broadway. O total de 7.485 apresentações ainda é recorde -
29/06/2000 - Morre Vittorio Gassman, ator italiano -
17/02/2000 - O presidente de Microsoft, Bill Gates, apresenta o sistema operacional Windows 2000 -
13/03/1999 - Morre Bidu Sayão, soprano brasileira -
29/03/1997 - Morre Célia Helena, atriz brasileira -
27/01/1997 - O Mosaic, primeiro navegador da web é extinto -
18/09/1995 - Morre Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
15/09/1995 - Morre Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
24/08/1995 - É lançado o sistema operacional Windows 95 -
14/03/1994 - É publicada a versão 1.0.0 do kernel do Linux -
26/11/1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
08/11/1993 - A Microsoft lança uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11 -
11/08/1993 - A Microsoft lança a versão 'Windows para Workgroups 3.11', codinome Snowball (Bola de Neve) -
25/04/1993 - Morre Geraldo Del Rey, ator brasileiro -
19/02/1993 - Morre Carlos Augusto Strazzer, ator brasileiro -
15/02/1993 - Morre Milton Moraes, ator brasileiro -
18/03/1992 - O sistema operacional 'Janus', mais conhecido como 'Windows 3.1' é lançado no mercado -
17/09/1991 - Surge a primeira versão 0.0.1 do kernel do Linux -
22/05/1990 - O Windows 3.0 é lançado no mercado -
20/03/1989 - Morre Dina Sfat, atriz brasileira -
20/06/1988 - Morre Aracy de Almeida, cantora brasileira -
17/04/1988 - Morre Linda Batista, cantora e compositora brasileira -
19/02/1986 - Morre em Roma na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
20/11/1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows -
02/04/1983 - Morre Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira, vítima de uma cirurgia nas varizes -
08/03/1983 - A IBM lança seu PC-DOS, versão 2.0, superando a antiga versão do PC-DOS desenvolvida pela Microsoft -
19/02/1983 - Morre Jardel Filho, ator brasileiro, vítima de um ataque cardíaco em sua casa, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela da Rede Globo, 'Sol de verão' -
07/10/1982 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webber estreia na Broadway -
12/02/1982 - Morre Marisa Prado, atriz brasileira -
19/01/1982 - Morre aos 36 anos de idade, Elis Regina. Cantora gaúcha, foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
21/12/1980 - Morre Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
24/01/1980 - “Calabar - O Elogio da Traição”, peça de Chico Buarque e Rui Guerra é finalmente liberada pela censura brasileira -
18/06/1979 - Morre Procópio Ferreira, ator e diretor teatral brasileiro -
14/03/1978 - Guerra Civil Libanesa: “Operação Litani” -
11/03/1978 - Terrorismo: Onze combatentes palestinos do Fatah seqüestraram dois ônibus na estrada Haifa - Tel-Aviv matando 38 pessoas, sendo 13 crianças. Outros 76 israelenses ficaram feridos -
25/10/1977 - A DEC (Digital Equipment Corporation) lança o sistema OpenVMS V1.0. -
09/09/1977 - Nasce Maria Rita, cantora brasileira -
04/07/1976 - Resgate em Entebe: em menos de 90 minutos comandos israelenses libertam reféns -
27/06/1976 - Terroristas seqüestram um Avião da Air France na rota Tel Aviv-Paris com 256 passageiros a bordo -
09/09/1974 - Nasce Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira -
29/07/1974 - Morre Cass Elliot, a “Mama” do The Mamas & The Papas -
21/03/1973 - Estreou no Rio de Janeiro o filme "Toda Nudez Será Castigada", baseado na obra de Nelson Rodrigues e dirigido pelo cineasta Arnaldo Jabor -
30/08/1972 - Morre Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras do Brasil -
12/10/1971 - Estreia em Nova Iorque "Jesus Cristo Superstar" -
10/08/1971 - Nasce Fábio Assunção, ator brasileiro -
04/10/1970 - Morre Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
04/08/1970 - Morre Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
23/05/1969 - A banda britânica The Who lança Tommy, a primeira ópera rock -
22/02/1967 - Forças dos Estados Unidos e Vietnã do Sul lançam a Operação Junction City, a maior operação em conjunto da Guerra do Vietnã, atacando forças comunistas na província de Tayninh, norte de Saigon -
15/09/1966 - Nasce Fernanda Torres, atriz brasileira -
15/10/1965 - Nasce Denise Fraga, atriz brasileira -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
16/09/1964 - Nasce Andréa Beltrão, atriz brasileira -
19/08/1963 - Nasce Marcos Palmeira, ator brasileiro -
09/08/1963 - Nasce Whitney Elizabeth Houston, a cantora norte-americana mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
10/12/1962 - Nasce Cássia Eller, cantora e violonista brasileira -
23/08/1962 - Nasce Paula Toller, cantora brasileira -
07/01/1962 - Monserrat Caballé estréia no “Grand Teatro de Barcelona” -
08/09/1961 - Nasce Fernanda Abreu, cantora brasileira -
16/10/1960 - Nasce Leila Pinheiro, cantora brasileira -
30/10/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
12/09/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
18/08/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
16/08/1958 - Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone (ou Madonna), cantora e atriz norte-americana -
04/05/1958 - A cantora lírica Maria Callas é demitida do Teatro Scala de Milão -
28/04/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
02/01/1958 - Maria Callas, após uma apresentação infeliz, escapa pela porta dos fundos da Ópera de Roma -
01/09/1957 - Nasce Gloria Estefan, cantora cubana -
26/08/1957 - Nasce Cláudia Telles, cantora brasileira -
10/10/1956 - Nasce Miguel Falabella, ator brasileiro -
25/09/1956 - A peça teatral “Orfeu da Conceição” lança a parceria musical entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes -
14/08/1956 - Morre Bertolt Brecht, dramaturgo alemão -
09/08/1956 - Nasce Fafá de Belém, cantora brasileira -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
05/08/1955 - Morre aos 46 anos a cantora Carmen Miranda, vítima de um ataque cardíaco. Ela estava morando em Los Angeles, nos Estados Unidos -
10/09/1952 - Nasce Paulo Betti, ator brasileiro -
17/08/1951 - Nasce Elba Ramalho, cantora brasileira -
06/02/1950 - Nasce Natalie Cole, cantora norte-americana -
09/10/1949 - Nasce Maria Cláudia, atriz brasileira -
26/09/1948 - Nasce Olivia Newton-John, atriz inglesa -
21/02/1947 - Nasce Renata Leonardo Pereira Sochaczewski, atriz brasileira mais conhecida como Renata Sorrah -
04/08/1946 - Nasce em São Paulo, Carlos Augusto Strazzer, ator brasileiro -
25/07/1946 - Os Estados Unidos explodem mais uma bomba atômica no atol de Bikini -
01/07/1946 - Os Estados Unidos explodem uma bomba atômica no atol de Bikini -
10/05/1946 - Morre Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
26/09/1945 - Nasce Gal Costa, cantora brasileira -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Poucos dias antes do fim do conflito, a União Soviética declarou guerra ao Japão -
07/04/1945 - A marinha Imperial Japonesa executa a Operação Ten-Go -
26/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os aliados capturam definitivamente Iwo Jima pondo um final à 'Batalha de Iwo Jima' -
17/03/1945 - Nasce em Porto Alegre, a “Pimentinha” Elis Regina, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
16/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: a Ilha de Iwo Jima é declarada segura, porém permanecem alguns focos de resistência japonesa até 26 de março -
23/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira norte-americana que é fotografada por Joe Rosenthal. Essa famosa foto ganhar -
23/02/1945 - Morre Aleksey Nikolayevich Tolstoy, considerado um dos maiores romancistas russos contemporâneos -
19/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: uma frota americana desembarca na ilha de Iwo Jima, Ocidente do Pacífico, onde encontra feroz resistência japonesa, tomando o controle após um mês de batalha -
16/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Iwo Jima - o USS New York começa o pré-bombardeio da ilha de Iwo Jima, no Japão, pelas forças dos EUA -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
12/09/1944 - Nasce Leci Brandão, sambista, cantora brasileira -
06/08/1944 - Nasce Irene Ravache, atriz brasileira -
25/07/1944 - Nasce Ney Latorraca, ator brasileiro -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada a “Operação Shingle” -
23/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: a Deutsche Opernhaus (Casa de Ópera) na Bismarckstraße no bairro de Charlottenburg em Berlim é destruída. Ela será reconstruída em 1961 e será chamada de Deutsche Oper Berlin. -
17/08/1943 - Nasce Robert De Niro, ator e cineasta norte-americano -
12/08/1943 - Nasce Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira -
28/05/1943 - Nasce o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
22/01/1943 - Nasce Marília Marzullo Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
19/01/1943 - Nasce Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
08/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Operação Tocha - Forças dos Estados Unidos e Reino Unido desembarcam no norte da África -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
12/10/1939 - Nasce Fulvio Stefanini, ator brasileiro -
04/05/1939 - Carmen Miranda inicia turnê aos Estados Unidos -
15/10/1938 - Estreia a ópera "Dafne" de Richard Strauss -
31/05/1938 - Nasce Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
25/01/1938 - Nasce Jamesetta Hawkins, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, mais conhecida como Etta James, vulgarmente apelidada de Miss Peaches -
30/03/1937 - Nasce o ator e comediante Rogério Cardoso Furtado, o Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo -
12/10/1935 - Nasce Luciano Pavarotti , cantor lírico italiano -
05/10/1935 - Nasce Tarcísio Meira, ator brasileiro -
21/09/1935 - Nasce Norma Bengell, atriz e diretora brasileira -
07/08/1935 - Nasce Yoná Magalhães, atriz brasileira -
19/10/1934 - Nasce Glória Menezes, atriz brasileira -
06/08/1934 - Nasce Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
28/08/1932 - Nasce Raul Cortez, ator brasileiro -
28/08/1931 - Nasce Walmor Chagas, ator brasileiro -
26/12/1930 - Nasce em Araçatuba, Olga Costenaro, a futura atriz Marisa Prado -
29/10/1930 - Nasce Geraldo Del Rey, ator brasileiro -
01/10/1930 - Nasce Richard St. John Harris, o ator irlandês Richard Harris -
14/02/1930 - Nasce Antonio Carlos Zarattini , ou simplesmente Carlos Zara, ator brasileiro -
16/10/1929 - Nasce Fernanda Montenegro, atriz brasileira -
17/04/1929 - Nasce Odete Righi Bertoluzzi, atriz, cantora e escritora brasileira, mais conhecida como ‘Odete Lara’ -
31/08/1928 - Estreia em Berlim a "Ópera dos Três Vinténs" -
27/02/1928 - Nasce Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
04/12/1927 - Nasce Cléa Simões, atriz brasileira -
14/11/1927 - Nasce Fernando Monteiro Torres, o grande ator brasileiro Fernando Torres -
24/07/1927 - Nasce Jardel Frederico De Bôscoli Filho, o ator Jardel Filho -
05/05/1927 - Morre Osório Duque-Estrada, poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo brasileiro - autor da letra do Hino Nacional Brasileiro -
20/04/1927 - Nasce Miriam Pires, atriz brasileira -
25/07/1926 - Nasce Beatriz Segall, atriz brasileira -
25/04/1926 - Estreia a ópera Turandot, de Giacomo Puccini no Teatro La Scala -
29/11/1924 - Morre Giacomo Puccini, compositor italiano -
02/12/1923 - Nasce Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega -
31/08/1923 - Nasce Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
25/03/1923 - Nasce no Rio de Janeiro Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
07/09/1922 - Nasce Paulo Autran, ator brasileiro -
01/09/1922 - Nasce Vittorio Gassman, ator italiano -
23/08/1922 - Nasce Tônia Carrero, atriz brasileira -
03/08/1922 - A Rádio WGY de Nova York leva ao ar a peça "O Lobo", de Eugene Walter. Esta foi a primeira transmissão de uma peça radiofônica -
27/07/1922 - Nasce em Messina na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
01/06/1922 - Nasce no Rio de Janeiro, Abigail Izquierdo Ferreira, mais conhecida como Bibi Ferreira -
03/05/1922 - Nasce Doris Mary Ann von Kappelhoff, a atriz e cantora norte-americana, Doris Day -
02/08/1921 - Morre Enrico Caruso, tenor italiano -
16/04/1921 - Nasce em Londres na Inglaterra, o futuro ator Peter Alexander Freiherr von Ustinov -
24/12/1920 - O tenor Enrico Caruso faz sua última apresentação -
16/11/1920 - Nasce José Lewgoy, ator brasileiro -
28/02/1920 - Nasce Virgínia Giaccone, atriz, cantora e dançarina carioca, sinônimo de vedete no Brasil, mais conhecida como Virgínia Lane -
28/11/1919 - Inaugurado em Berlim o “Grande Teatro” - Grosses Schauspielhaus -
14/07/1918 - Nasce Ingmar Bergman, diretor sueco de cinema e teatro -
05/04/1917 - Nasce Vicentina de Paula Oliveira, mais conhecida como Dalva de Oliveira -
05/04/1916 - Nasce em Pelotas no Rio Grande do Sul, Maria Amália Feijó, mais conhecida como Carmem Silva, atriz brasileira -
18/10/1915 - Nasce Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
19/08/1914 - Nasce Aracy de Almeida, cantora brasileira -
07/11/1912 - É inaugurada a Deutsches Opernhaus, com a apresentação de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven, conduzida por Ignatz Waghalter. -
23/08/1912 - Nasce Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
12/09/1911 - Teatro Municipal de São Paulo é inaugurado com a peça “Hamlet” de Shakespeare -
26/01/1911 - Estreia em Dresden, Alemanha, a divertida ópera "O Cavaleiro da Rosa", de Richard Strauss -
09/02/1909 - Nasce Maria do Carmo Miranda da Cunha, a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda -
24/11/1908 - Nasce Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina -
23/06/1907 - Nasce Dolores Gonçalves Costa, a Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões -
16/08/1906 - Nasce Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
21/01/1906 - Pacto contra o anarquismo -
17/02/1904 - Estreia a ópera 'Madama Butterfly' de Giacomo Puccini -
31/07/1901 - Nasce Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
27/01/1901 - Morre Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
14/01/1900 - A nova ópera de Giacomo Pucini – Tosca – estreia no Teatro Costanzi de Roma -
03/06/1899 - Morre Johan Strauss II, compositor austríaco de música ligeira conhecido como “O Rei da Valsa” -
08/07/1898 - Nasce Procópio Ferreira, ator e diretor teatral brasileiro -
10/02/1898 - Nasce Bertolt Brecht, dramaturgo alemão -
01/02/1896 - Estreia no Teatro Regio (Turim), a ópera La Bohème, sob a regência de Arturo Toscanini -
15/03/1895 - Estreia fracassada de Enrico Caruso -
06/07/1893 - Morre o escritor francês Guy de Maupassant -
18/12/1892 - Estreia no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial, oo ballet ‘O Quebra-Nozes’, um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. -
05/05/1891 - Inauguração do Carnegie Hall em Nova York -
01/05/1886 - Operários norte-americanos entram em greve exigindo jornada de trabalho de oito horas -
13/02/1883 - Morre Richard Wagner, compositor alemão -
10/01/1883 - Nasce Aleksey Nikolayevich Tolstoy, considerado um dos maiores romancistas russos contemporâneos -
04/08/1875 - Morre Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis autor de 'O Patinho Feio' -
05/04/1874 - A obra-prima de Johann Strauss Filho, ‘Die Fledermaus’ (O Morcego), estreia no ‘Theater an der Wien’ em Viena. -
22/05/1872 - Iniciada a construção da Casa dos Festivais de Wagner, a casa de ópera Bayreuth Festspielhau -
24/12/1871 - Aída estréia na Ópera do Cairo -
29/04/1870 - Nasce Osório Duque-Estrada, poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo brasileiro - autor da letra do Hino Nacional Brasileiro -
19/03/1870 - Estreia mundial no Teatro alla Scala de Milão na Itália, da ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes “O Guarani” -
13/11/1868 - Morre Gioacchino Rossini, compositor italiano -
15/02/1867 - Primeira execução pública da valsa "Danúbio Azul" -
03/11/1864 - Morre Antônio Gonçalves Dias, escritor e poeta brasileiro -
08/10/1863 - Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
04/09/1861 - A ópera de Carlos Gomes “A Noite do Castelo” é apresentada no Rio de Janeiro -
22/12/1858 - Nasce Giacomo Puccini, compositor italiano -
27/06/1858 - Inaugurado o “Theatro São Pedro”, em Porto Alegre-RS -
08/03/1857 - Ataque incendiário da polícia causa morte de cento e vinte e nove operárias da fábrica Cotton, em Nova Iorque -
05/07/1855 - Inaugurada a casa de espetáculos Bouffes Parisiens (Comédias Parisienses). -
06/03/1853 - Estreia da ópera 'La Traviata' de Giuseppe Verdi, no Teatro La Fenice em Veneza, na Itália. Foi um fiasco -
19/01/1853 - Estréia no Teatro Apollo, em Roma, da ópera de Verdi “Il Trovatore” (O Trovador) -
11/03/1851 - A primeira performance da ópera de Giuseppe Verdi, 'Rigoletto', ocorre em Veneza -
05/08/1850 - Nasce o escritor francês Guy de Maupassant -
09/03/1842 - Estréia da terceira ópera de Giuseppe Verdi "Nabucco" no Teatro Scala em Milão -
06/03/1831 - Estréia no Teatro Carcano de Milão, a ópera “La Sonnambula” de Bellini -
03/08/1829 - Estreia de "Guilherme Tell", de Rossini, na Ópera de Paris -
19/01/1829 - Fausto, de Goethe, é encenado pela primeira vez -
25/10/1825 - Nasce em Viena, Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas -
10/08/1823 - Nasce Antonio Gonçalves Dias, escritor e poeta brasileiro -
10/10/1813 - Nasce Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
22/05/1813 - Nasce Richard Wagner, compositor alemão -
02/04/1805 - Nasce Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis autor de 'O Patinho Feio' -
29/02/1792 - Nasce Gioacchino Rossini, compositor italiano -
30/09/1791 - A última ópera de Mozart, “A Flauta Mágica”, estreia em Viena, dois meses antes de sua morte -
01/05/1786 - Estreia em Viena a ópera de Wolfgang Amadeus Mozart “As Bodas de Fígaro” -
07/12/1732 - Em Londres é inaugurada a “Royal Opera House” em Covent Garden -
02/03/1717 - 'Os amores de Marte e Venus' torna-se o primeiro balé encenado na Inglaterra -
17/02/1673 - Morre Molière, dramaturgo francês -
18/11/1659 - Estréia de Molière no teatro Petit-Bourbon com a peça “Les Précieuses ridicules” ("As Preciosas Ridículas") -
29/11/1643 - Morre Claudio Monteverdi, compositor italiano -
15/01/1622 - Nasce Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, dramaturgo francês -
01/11/1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare, apresenta pela primeira vez ao público uma de suas melhores tragédias, Otelo -
15/05/1567 - Nasce Claudio Monteverdi, compositor italiano -
25/02/1545 - Surge na Itália a “Commedia dellarte” -
18/11/1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flexa numa maçã na cabeça de seu filho -
29/05/1176 - Batalha de Legnano: A Liga Lombarda derrota o imperador Frederico Barbarossa