Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de novembro de 1910.

Morre Leon Nikolayevich Tolstoy, escritor russo

O escritor russo Leon Nikolayevich Tolstoy em Yasnaya Polyana (1908).

Leon Nikolayevich Tolstoy, mais conhecido em português como Leon, Leo ou Liev Tolstoy (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo.

Além de sua fama como escritor, Tolstoy ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.

Junto a Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, Tolstoy foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.

Morreu aos 82 anos em 20 de novembro de 1910, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.

Fonte: Wikipédia

 

 


Tags: Leon Nikolayevich Tolstoy, Leon Tolstoy, Escritor, literatura, novelista, pacifista, Guerra e Paz, Anna Karenina, Tolstoy, Tolstí, Dostoiévski, Turgueniev, Gorki, Tchecov






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.09

  • Dia da Comunidade Muçulmana
  • Dia da Cruz
  • Dia do Anjo Iehuhiah
  • Dia do Frevo