Últimas notícias
Hoje na história
RSSEntra no ar a TV Record
A Rede Record de Televisão foi fundada no dia 27 de setembro de 1953 pelo empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho. Inicialmente cobrindo a capital paulista através do canal 7 UHF, a TV Record iniciou sua primeira tentativa de se expandir nacionalmente a partir do ano de 1959, quando, em conjunto com a extinta TV Rio, liderou a Emissoras Unidas de Rádio e TV e, posteriormente, a Rede de Emissoras Independentes (REI). Porém a emissora só conseguiu se estabilizar como uma rede nacional a partir do ano de 1990.
Nos anos 70, a Record teve 50% de suas ações adquiridas pelo empresário Silvio Santos. Posteriormente, Silvio Santos também inaugurara sua própria emissora de TV em São Paulo, a TVS (versão paulista do canal 11 do Rio de Janeiro, que juntas formaram o atual SBT), fazendo com que a Record declinasse em audiência e faturamento.
Paulo Machado de Carvalho, o fundador da Rede Record.
No dia 9 de novembro de 1989, a Record, já aos frangalhos, é adquirida por US$ 45 milhões pelo empresário e líder da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo. Após a compra, a pequena emissora passa por uma grande reforma administrativa e econômica, conseguindo recuperar sua audiência perdida e tornando-se uma grande rede nacional de emissoras, como já citado anteriormente.
Atualmente a Rede Record é a emissora mais antiga ainda em operação no Brasil e ocupa a terceira colocação em audiência nacional e faturamento. Seus estúdios localizam-se no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, possuindo ainda um complexo de teledramaturgia no bairro Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro chamado RecNov.
Um pouco de história da Record
Antecedentes
O empresário Paulo Machado de Carvalho havia se unido com seu cunhado João Batista do Amaral, a Jorge Alves Lima e ao técnico de som Leonardo Jones Júnior para, juntos, adquirirem uma emissora de rádio de Álvaro Liberato de Macedo. Esta estação, que por sua vez foi criada em 1928, possuía o mesmo nome de uma loja de discos pertencente a Álvaro: Record. A então Rádio Sociedade Record foi vendida, à época, pelo valor de 31 contos de réis ao grupo Machado de Carvalho em 1931.
Posteriormente, Paulo Machado de Carvalho conseguiu expandir ainda mais seus negócios quando, em 1934, fundou a Rádio Excelsior e adquiriu a Rádio Pan-Americana, especializada em novelas, transformando-a na Rádio Jovem Pan, focando-a principalmente em esportes. Em 1948, o grupo de Paulo Machado criou as Emissoras Unidas, constituídas pelas Rádios Record, Pan-Americana, São Paulo, Bandeirantes e Excelsior. Com a chegada da televisão no Brasil, em 1950, Paulo resolveu investir também no novo meio de comunicação e conseguiu uma concessão para operar o canal 7 (número que o próprio Paulo considerou "favorável") de São Paulo em 22 de novembro de 1950.
Já de olho no novo empreendimento, Carvalho montou um estúdio na Avenida Miruna, 713, no bairro de Congonhas, Zona Sul da capital paulista. O empresário ainda providenciou moderníssimos equipamentos para a montagem da nova emissora de televisão vindos dos Estados Unidos e que adentraram no Brasil pelo Porto de Santos. Alguns meses antes da estreia, a Record chegou a fazer algumas transmissões experimentais exibindo o coral da Escola Normal Caetano de Campos e a orquestra da Força Pública de São Paulo. A nova emissora estava pronta para ir ao ar e seria o terceiro canal de TV a estrear na cidade de São Paulo logo após a pioneira TV Tupi (na época o canal 3) e a TV Paulista (canal 5, atual TV Globo São Paulo).
Década de 50: os primeiros anos
Depois de uma grande divulgação midiática, a TV Record começou a operar de fato às 8hr53min da noite do dia 27 de setembro de 1953. A primeira imagem a ser transmitida oficialmente pela emissora foram dos apresentadores Blota Júnior e sua esposa Sônia Ribeiro anunciando a estreia da Record. Após isso, o canal exibiu sua primeira vinheta (uma rosa-dos-ventos com a inscrição TV Record - Canal 7 logo abaixo) e exibiu um programa musical apresentado por Hélio Ansaldo e Sandra Amaral.
Sandra Amaral durante a inauguração da emissora em 1953.
Em seus primeiros tempos de operações, a Record exibiu diversas atrações musicais. Aproveitando-se disso, o canal conseguiu também realizar entrevistas exclusivas com renomados cantores internacionais na época como os célebres artistas Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich. Nessa época também eram exibidos programas esportivos, teatrais, humorísticos e informativos. Em 1954, a Record levou ao ar o primeiro seriado produzido no Brasil, Capitão 7, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, que durou até 1966. Ainda em 1954, foi criado o programa Mesa Redonda, apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, estreou a Grande Gincana Kibon, que durou dezesseis anos na grade da emissora.
Primeiro logotipo da Record. Frame retirado de uma vinheta muito utilizada entre os anos 50 e 60.
Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez a primeira transmissão externa de um jogo de futebol da história da televisão brasileira, com a partida entre Santos e Palmeiras diretamente do Estádio Vila Belmiro em Santos. A partida válida pelo Paulistão daquele ano foi vencida pelo Santos por 3 a 1.
Homem operando uma câmera da TV Record na década de 50.
Interessado em expandir a Record em uma rede de televisão nacional, Paulo Machado de Carvalho uniu-se novamente a seu cunhado João Batista do Amaral, que tinha um primo dono da carioca TV Rio, para unirem seus respectivos canais de TV com o intuito de transforma-los em uma rede nacional de emissoras. Com isso, em 1955 surgiu as Emissoras Unidas, que criou um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas. Nessa fase, a Record exibiu ao vivo o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro, tornando-se a primeira emissora a transmitir o evento.
Em 1958, é lançado pelas Emissoras Unidas o primeiro programa regular produzido pelas TVs Record e Rio, chamado Show 713. O programa era diário e exibido ao meio-dia. Com duas horas de duração, apresentava entrevistas, reportagens e números musicais das duas cidades. A tela era dividida ao meio, ficando cada cidade com uma metade para suas atrações. No ano seguinte, a emissora paulista inaugura a primeira sede do Teatro Record na Rua da Consolação, próximo ao centro de São Paulo. Durante a cerimônia de abertura do teatro, o cantor Roy Hamilton se apresenta no local e a TV Record transmite o seu show ao vivo.
A TV Rio e a TV Record passariam, a partir desse período, a inaugurarem várias retransmissoras pelo Brasil para a rede das Emissoras Unidas, transmitindo programações tanto da emissora paulista quanto da carioca.
Década de 60: a era de ouro
Em 21 de abril de 1960, a Record se torna a única emissora fora de Brasília a cobrir a festa de inauguração da então nova capital federal. Em maio do mesmo ano, a emissora sofre um grande incêndio em seus estúdios em Moema, na cidade de São Paulo e se vê obrigada a utilizar mais dos programas da TV Rio para preencher sua programação. O restante das Emissoras Unidas também é obrigado a transmitir mais programas da emissora carioca enquanto que a Record se reergue. Apesar do episódio negativo, a Record se consagraria popularmente durante todos os anos 60, chegando a liderança de audiência em alguns momentos.
Quatro anos depois do incêndio, a Record, já reestruturada, contrata alguns comediantes, dentre eles Jô Soares, que estreia aos sábados o programa Jô Show; e Renato Corte Real, com o humorístico Papai Sabe Nada, uma paródia à série americana Papai Sabe Tudo, que por sua vez é estrelada por Robert Young. A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira (MPB) e alcança grandes índices de audiência. Programas como O Fino da Bossa de Jair Rodrigues e Elis Regina, os famosos Festivais da MPB, vindos da TV Excelsior e Jovem Guarda de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira em meio a forte Ditadura Militar no país.
Elis Regina e Jair Rodrigues no ensaio do programa "O Fino da Bossa", no Teatro da TV Record, em 1971
Em 1966 a emissora novamente sofre um incêndio ocorrido na manhã do dia 29 de julho, desta vez de proporções mais sérias. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Em meio a tanta devastação, foram perdidos cerca de 320 rolos de fitas, algumas incluindo longos e preciosos trechos da inauguração da TV Record, em 1953. Com a chegada da TV Globo em São Paulo e o crescimento da antiga rival Tupi, a Record perde parte considerável de sua audiência. Apesar dos momentos ruins, a emissora lança, em 1967, o clássico seriado A Família Trapo com Jô Soares e Ronald Golias tornando-se o maior sucesso da TV Record até então, ficando no ar até 1970.
O elenco de Família Trapo: Renata Fronzi, Ricardo Corte-Real, Nair Bello, Otelo Zeloni, Ronald Golias, Cidinha Campos e Jô Soares.
Devido a alguns desentendimentos entre diretores da Record e da TV Rio por conta da carioca ter adquirido direitos de algumas produções da Tupi (principal concorrente da Record até então), as duas emissoras decidem extinguir a Rede de Emissoras Unidas e, posteriormente, criam a Rede de Emissoras Independentes (REI).
Depois de mais um grave incêndio ocorrido no dia 17 de julho de 1969, desta vez no Teatro Record no bairro da Consolação em São Paulo, a emissora decide transferir suas instalações dali para a Rua Augusta, 973, ficando ainda mais próxima do centro de São Paulo. No dia 27 de setembro de 1968, durante as comemorações de 15 anos de operações, a Record ergue e inaugura sua torre de transmissão de televisão, a Torre Grande Avenida localizada na Avenida Paulista, 1754, 19º Andar, no bairro da Bela Vista em São Paulo.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/10/2020 - Morre aos 77 anos o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
27/10/2019 - Morre Jorge Fernando, ator e diretor brasileiro -
11/05/2019 - Morre aos 92 anos, o ator e comediante Lúcio Mauro -
11/02/2019 - Morre num acidente de helicóptero, Ricardo Boechat, jornalista e apresentador de rádio e televisão brasileiro -
03/03/2018 - Morre a atriz Tônia Carrero, aos 95 anos -
05/12/2015 - Morre Marília Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
14/10/2015 - Morre Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
05/04/2014 - Morre aos 67 anos o ator José Wilker. Conhecido por trabalhos como 'Roque Santeiro', ele sofreu um infarto. -
18/01/2013 - Morre Walmor Chagas, ator, diretor e produtor brasileiro -
29/09/2012 - Morre Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira -
17/12/2011 - Morre Sérgio Britto, ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro -
16/02/2010 - Morre Antônio Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor e humorista brasileiro -
17/03/2009 - Deputado Federal Clodovil Hernandes morre aos 71 anos depois de sofrer AVC -
30/11/2008 - Estreia no Canal 20 da NET (TV a Cabo) de Porto Alegre, o programa "Ponto Net", com Ricardo Orlandini -
20/06/2008 - Morre o ator André Valli, que deu vida ao personagem do Sítio do Picapau Amarelo “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 -
22/02/2008 - Morre o ator Oswaldo Louzada -
22/02/2008 - Morre o ator Rubens de Falco -
21/12/2007 - Morre o ator Norton Nascimento, ator brasileiro -
16/10/2007 - Morre a atriz britânica Deborah Kerr -
12/10/2007 - Morre, aos 85 anos, o ator Paulo Autran -
13/09/2007 - Morre Pedro de Lara, famoso jurado de programas de calouros no Brasil -
01/07/2007 - Entra no ar, as 12 horas a TV Record-RS, canal 2 em Porto Alegre -
30/06/2007 - Sai do ar a TV2 Guaíba -
27/05/2007 - RCTV sai do ar um minuto antes da meia-noite na Venezuela -
17/04/2007 - Morre Nair Bello, atriz brasileira -
15/11/2006 - O canal de notícias Al Jazeera em inglês 24 horas é lançado -
18/07/2006 - Morre Raul Cortez, ator brasileiro -
16/08/2005 - Morre Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
03/10/2004 - Estréia na Rede ABC a série “Desperate Housewives” -
07/09/2004 - Morre Miriam Pires, atriz brasileira -
07/08/2004 - Iraque fecha escritórios da rede de televisão Al Jazira em Bagdá, alegando que a emissora incitava à violência e ao ódio -
26/04/2004 - Morre Renato Master, dublador brasileiro -
22/02/2004 - Vai ao ar o último episódio do seriado Sex and The City -
28/09/2003 - Estreia do programa Pânico na TV na RedeTV! -
06/08/2003 - Morre aos 98 anos, vítima de um edema pulmonar, o empresário e jornalista Roberto Marinho. Ele foi o fundador das Organizações Globo, um dos maiores conglomerados de veículos de comunicação do mundo -
24/07/2003 - Morre Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro -
11/01/2003 - Morre Jorge Lafond, ator, transformista e comediante brasileiro que interpretava “Vera Verão” -
17/10/2002 - Morre Yara Côrtes, atriz brasileira -
30/05/2002 - Morre Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro -
30/09/2001 - Vai ao ar nos EUA o primeiro episódio da série “Alias” -
21/11/1999 - Morre Horácio Gomez Bolaños, ator mexicano que interpretou o personagem Godinez no seriado Chaves -
09/05/1999 - A Rede Manchete de Televisão é vendida para o grupo TeleTV -
14/05/1998 - Passa o último episódio do sitcom Seinfeld -
22/03/1998 - Morre Brandão Filho, ator brasileiro -
24/08/1997 - Morre Walter George Durst, dramaturgo brasileiro -
19/04/1996 - Morre Walter DÁvila, ator e humorista brasileiro -
19/11/1995 - Morre Adolpho Bloch, jornalista e empresário naturalizado brasileiro -
01/10/1995 - Morre aos 71 anos Ibrahim Sued, jornalista, apresentador de televisão, crítico e colunista social brasileiro. -
18/09/1995 - Morre Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
27/03/1995 - Morre Felipe Carone, ator brasileiro -
22/09/1994 - Vai ao ar nos EUA o primeiro episódio do seriado de TV Friends -
16/09/1993 - Primeira transmissão (original) nos EUA, na NBC, da série de televisão Frasier -
20/04/1993 - Morre Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
19/04/1993 - Primeira emissão da série televisiva TV Colosso -
15/03/1993 - Em São Paulo, funcionários da “Rede Manchete” tiram do ar a emissora e exibem um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da empresa. No mesmo dia é deflagrada uma nova greve de funcionários -
28/12/1992 - Daniella Perez, atriz brasileira, é brutalmente assassinada -
04/10/1990 - Nos Estados Unidos, o canal FOX lança uma das mais famosas séries de televisão de todos os tempos: “Beverly Hills 90210 ou Barrados no Baile” -
14/01/1990 - O programa de televisão 'Os Simpsons' estreia como série regular no canal Fox nos Estados Unidos -
05/07/1989 - Vai ao ar o primeiro episódio do sitcom Seinfeld -
31/05/1989 - O seriado de televisão “Seinfeld” estreia no canal de televisão norte-americano NBC como As Crônicas de Seinfeld (The Seinfeld Chronicles) -
26/04/1989 - Morre Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana, protagonista das séries “I love Lucy” e “The Lucy show” -
27/01/1989 - O satélite Intelsat V F-15 entra em órbita -
09/08/1988 - Morre Ramón Valdés, ator mexicano, intérprete do “Seu Madruga”, do seriado Chaves -
20/06/1988 - Morre Aracy de Almeida, cantora brasileira -
28/09/1987 - Estreia nos EUA a série Star Trek: The Next Generation -
19/04/1987 - Primeira aparição dos personagens da série televisiva “Os Simpsons” -
30/06/1986 - Estréia na Rede Globo o programa Xou da Xuxa da apresentadora Maria das Graças Meneghel, a Xuxa -
26/05/1986 - Morre Flávio Cavalcanti, jornalista, compositor e polêmico apresentador de televisão brasileiro -
24/03/1986 - Morre Maurício Sirotsky Sobrinho, radialista e jornalista brasileiro -
25/03/1985 - Morre Ema DÁvila, atriz e comediante brasileira -
20/11/1983 - 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistem “The Day After” – um filme sobre as conseqüências de uma guerra nuclear -
05/06/1983 - Inauguração da TV Manchete -
30/09/1982 - A série de comédia “Cheers”, um dos seriados de mais sucesso nos Estados Unidos, estréia na televisão norte-americana -
21/12/1980 - Morre Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
18/07/1980 - Encerradas as transmissões da TV Tupi, primeira emissora de televisão brasileira, segunda da América, primeira da América Latina e também do Hemisfério Sul e a quarta do Mundo -
07/09/1979 - Início das transmissões da emissora norte-americana ESPN -
18/04/1977 - Estreia o primeiro telejornal matutino brasileiro, o Bom Dia São Paulo -
11/10/1976 - A novela Escrava Isaura, com Lucélia Santos, estreia na Rede Globo -
27/08/1975 - A primeira versão da novela “Roque Santeiro" é censurada pela ditadura -
22/08/1975 - Nasce Rodrigo Santoro, ator brasileiro -
13/10/1974 - Morre Ed Sullivan, escritor, ator, comunicador norte-americano -
10/08/1971 - Nasce Fábio Assunção, ator brasileiro -
02/01/1971 - Início da apresentação do seriado japonês Spectreman -
30/09/1970 - A TV Excelsior encerra suas atividades -
29/08/1970 - Nasce Alessandra Negrini, atriz brasileira -
11/08/1970 - Nasce Daniella Perez, atriz brasileira -
05/07/1970 - Programa Flávio Cavalcanti estreia na TV Tupi -
08/06/1970 - A Rede Globo estreou a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, com Tarcísio Meira, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti. Esta foi a novela mais longa já produzida pelo canal (328 capítulos). -
25/01/1968 - Nasce Carolina Ferraz, atriz brasileira -
01/10/1967 - Inauguração do sistema de cor analógico SECAM na França -
13/05/1967 - Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes -
15/09/1966 - Nasce Fernanda Torres, atriz brasileira -
08/09/1966 - Lançamento da Série Star Trek - Jornada nas Estrelas -
22/08/1966 - O programa Jovem Guarda, que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entrou no ar pela TV Record -
15/10/1965 - Nasce Denise Fraga, atriz brasileira -
26/04/1965 - É fundada a Rede Globo de Televisão -
23/02/1965 - Morre o comediante Stan Laurel, o 'Magro' da dupla 'O Gordo e o Magro' -
23/08/1963 - Nasce Glória Pires, atriz brasileira -
19/08/1963 - Nasce Marcos Palmeira, ator brasileiro -
29/08/1961 - Nasce Cássio Gabus Mendes, ator brasileiro -
01/08/1960 - Nasce Luiz Felipe de Camargo e Almeida Neto, ator brasileiro -
07/08/1957 - O comediante Oliver Hardy, da dupla “O Gordo e o Magro”, morre aos 65 anos, em decorrência de problemas cardíacos -
10/10/1956 - Nasce Miguel Falabella, ator brasileiro -
29/03/1955 - Nasce no Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rebello de Medeiros, o ator e diretor de televisão brasileiro, Jorge Fernando -
22/09/1953 - Nasce Zezé Polessa, atriz brasileira -
07/08/1953 - Nasce Vera Holtz, atriz brasileira -
10/09/1952 - Nasce Paulo Betti, ator brasileiro -
30/08/1952 - Nasce William Waack, jornalista brasileiro -
13/07/1952 - Nasce em Buenos Aires, Ricardo Eugênio Boechat, jornalista e apresentador de rádio e televisão brasileiro -
18/09/1950 - Inaugurada em São Paulo a TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil -
09/10/1949 - Nasce Maria Cláudia, atriz brasileira -
25/01/1949 - É realizada a primeira cerimônia de entrega do Prêmio Emmy -
25/08/1948 - Nasce Tony Ramos, ator brasileiro -
10/08/1948 - Estreou nos Estados Unidos o programa Candid Camera, o primeiro a mostrar "pegadinhas" na TV -
21/09/1947 - Nasce Stephen King, escritor norte-americano -
12/07/1945 - Nasce Joaquim dos Santos Bonifácio, mais conhecido como André Valli, ator que deu vida ao personagem “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 do Sítio do Picapau Amarelo -
20/08/1944 - Nasce José Wilker, ator brasileiro -
06/08/1944 - Nasce Irene Ravache, atriz brasileira -
25/07/1944 - Nasce Ney Latorraca, ator brasileiro -
28/05/1943 - Nasce o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
22/01/1943 - Nasce Marília Marzullo Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
06/12/1942 - Nasce em Serra Talhada, interior de Pernambuco, o ator, cantor, compositor e humorista brasileiro Antônio Arnaud Rodrigues -
23/08/1942 - Nasce Suzana Vieira, atriz brasileira -
30/08/1941 - Nasce Nélson Xavier, ator brasileiro -
28/08/1941 - Vai ao ar o “Repórter Esso”, primeiro noticiário do rádio brasileiro -
31/05/1938 - Nasce Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
30/09/1937 - Nasce Daniel Filho, ator, diretor e produtor brasileiro -
30/03/1937 - Nasce o ator e comediante Rogério Cardoso Furtado, o Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo -
05/10/1935 - Nasce Tarcísio Meira, ator brasileiro -
28/08/1932 - Nasce Raul Cortez, ator brasileiro -
28/08/1931 - Nasce Walmor Chagas, ator brasileiro -
16/10/1929 - Nasce Fernanda Montenegro, atriz brasileira -
08/03/1929 - Nasce Hebe Camargo, apresentadora de televisão e cantora, a "Estrela número 1 do Brasil" -
10/05/1928 - Inauguração da WGY, primeiro serviço analógico de televisão do mundo -
27/02/1928 - Nasce Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
29/09/1927 - Nasce Cid Moreira, apresentador brasileiro -
20/04/1927 - Nasce Miriam Pires, atriz brasileira -
14/03/1927 - Nasce Lúcio de Barros Barbalho, o ator e humorista brasileiro Lúcio Mauro -
25/07/1926 - Nasce Beatriz Segall, atriz brasileira -
26/01/1926 - Tecnologia: John Logie Baird apresenta ao público seu protótipo de televisor baseado no disco de Nipkow -
29/07/1925 - A primeira edição do jornal “O Globo” foi lançada no Rio de Janeiro -
25/02/1925 - Nasce Pedro de Lara, famoso jurado de programas de calouros no Brasil -
23/06/1924 - Nasce Ibrahim Sued, jornalista, apresentador de televisão, crítico e colunista social brasileiro. -
15/01/1923 - Nasce Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti, o polêmico apresentador de TV Flávio Cavalcanti -
07/09/1922 - Nasce Paulo Autran, ator brasileiro -
23/08/1922 - Nasce Tônia Carrero, atriz brasileira -
30/09/1921 - Nasce Deborah Kerr, atriz escocesa -
22/09/1921 - Nasce Yara Côrtes, atriz brasileira -
05/04/1916 - Nasce em Pelotas no Rio Grande do Sul, Maria Amália Feijó, mais conhecida como Carmem Silva, atriz brasileira -
19/08/1914 - Nasce Aracy de Almeida, cantora brasileira -
29/11/1913 - Nasce em Porto Alegre Walter DÁvila, ator e humorista brasileiro -
23/08/1912 - Nasce Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
12/08/1911 - Nasce Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
06/08/1911 - Nasce Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana -
08/10/1908 - Nasce, na Ucrânia, Adolpho Bloch, jornalista e empresário naturalizado brasileiro -
28/09/1901 - Nasce Ed Sullivan, escritor, ator, comunicador norte-americano -
31/07/1901 - Nasce Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
18/01/1892 - Nasce o comediante Oliver Hardy, que com Stan Laurel formou a dupla “O Gordo e o Magro” -
16/06/1890 - Nasce o comediante Stan Laurel, que com Oliver Hardy formou a dupla “O Gordo e o Magro”