Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de junho de 1653.

Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte.

Batalha de Gabbard em 12 e 13 de junho de 1653

A Primeira Guerra Anglo-Holandesa (em neerlandês: Eerste Engelse Zeeoorlog), também referida como Primeira Guerra Holandesa na Inglaterra e Primeira Guerra Marítima Inglesa nos Países Baixos, teve lugar entre 1652 e 1654.

Foi primeiro de quatro confrontos das Guerras Anglo-Holandesas, entre as Armadas da Commonwealth da Inglaterra e da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, pela disputa sobre o comércio marítimo.

O conflito iniciou-se com a Inglaterra atacando navios mercantes Neerlandeses, mas se expandiu a várias ações. A Royal Navy adquiriu o controle dos mares em torno da Inglaterra, e forçou os Países Baixos a aceitar o monopólio inglês de comércio entre a Inglaterra e suas colônias.

Encerrou-se com a assinatura do Tratado de Westminster (1654), que reafirmou o Ato de Navegação de Oliver Cromwell de 1651.

A Batalha de Gabbard, também conhecida como Batalha do banco Gabbard, Batalha do Cabo Norte ou como a segunda Batalha de Nieuwpoort, foi um conflito naval da Primeira Guerra Anglo-Holandesa. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de Junho de 1653 perto do banco de areia de Gabbard, entre as frotas da Commonwealth da Inglaterra e a República Holandesa. Em neerlandês, a batalha é conhecida como Zeeslag bij Nieuwpoort.

Fonte: Wikipédia


Tags: guerra, Holanda, Inglaterra, história, batalha






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas