Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de julho de 2011.

Atentados na Noruega (Tiroteio em Utoya e explosão em Oslo) deixam pelo menos 93 mortos e mais de 90 feridos.

Imagem 31 minutos após a explosão em Oslo

Os atentados de 22 de julho de 2011 na Noruega consistiram numa explosão na zona de edifícios governamentais da capital, Oslo, e num tiroteio ocorrido poucas horas depois, na Ilha de Utoya (no lago Tyrifjorden, Buskerud).

Os atentados, perpetrados por um ativista de extrema-direita e fundamentalista cristão, resultaram em pelo menos 76 mortos (68 em Utoya e 8 em Oslo).

Explosão de Oslo

Às 15h20min CET (13h20min UTC), houve uma grande explosão junto aos prédios onde se situa o gabinete do primeiro-ministro da Norueg, danificando vários edifícios e provocando oito mortos e numerosos feridos. Na zona fica também a sede do Ministério do Petróleo e Energia, que foi o edifício mais danificado.


Imagem 31 minutos após a explosão em Oslo

Tiroteio em Utoya

Poucas horas depois, na ilha de Utoya, ao norte da capital, um homem armado abriu fogo contra os participantes de um acampamento de jovens («universidade de verão»), organizado pela juventude do Arbeiderpartiet (Partido Trabalhista Norueguês), que estava no governo do país. Entre 400 e 600 pessoas participavam do evento e pelo menos 68 foram mortas no atentado.

O atirador, vestido com um uniforme de policial, justificou a sua entrada no campo como «verificação de rotina após o atentado em Oslo» e começou a disparar contra os jovens. Era prevista uma visita do primeiro-ministro Jens Stoltenberg ao acampamento.

Autor

Anders Behring Breivik é um terrorista norueguês e o autor confesso dos ataques na Noruega em 2011. Até julho de 2014 não se sabe se agiu sozinho. Foi condenado por unanimidade no dia 24 de agosto de 2012, em Oslo, a 21 anos de prisão prorrogáveis.


Anders Behring Breivik, terrorista norueguês e o autor confesso dos ataques.

Fonte: Wikipédia


Tags: Atentados de 22 de julho de 2011 na Noruega, Terrorismo, atentado, Noruega, Ilha de Utoya,






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas