RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Getúlio Vargas e o general Dutra divulgam o Plano Cohen, uma suposta conspiração comunista no País

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de setembro de 1937.

Getúlio Vargas e o general Dutra divulgam o Plano Cohen, uma suposta conspiração comunista no País

Plano Cohen

Plano Cohen foi um documento escrito pelo capitão integralista Brasileiro Olímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto - com a intenção de simular, para efeitos de estudo, uma revolução comunista no Brasil.

Ele foi descoberto pelo governo no dia 30 de setembro de 1937. O objetivo desse plano era tomar o poder. Havia dois candidatos para as eleições presidenciais marcadas para 1938: José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira. O plano era para que o presidente Getúlio Vargas fosse 'acusado' de tentar tomar o poder de um desses candidatos, mas depois se descobriu que fora forjado por um adepto do integralismo, o capitão Luiz Eduardo Mammana, irmão de Vargas, que criou um plano para a permanência do irmão, que anos depois daria início ao golpe de 1964. Há várias versões e dúvidas sobre o Plano Cohen: Os integralistas negam ainda hoje participação deles no golpe de estado do Estado Novo, atribuindo ao general Góis Monteiro a transformação de um relatório feito pelo Capitão Mourão em um documento oficial: o dito Plano Cohen.

Consequências

Membros do Estado Maior do Exército acabaram obtendo uma cópia do Plano Cohen, e a sua divulgação pelo ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, e pelo presidente Getúlio Vargas, no programa radiofônico oficial "Hora do Brasil" (atualmente Voz do Brasil), foi o pretexto para o governo fazer aprovar no Congresso o Estado de Guerra, em 30 de setembro de 1937, e suspender os direitos constitucionais.

Dias mais tarde, em 15 de outubro, o ministério aprovou a intervenção federal nas forças públicas estaduais, para intimidar os estados que se recusavam a aderir ao golpe em andamento. Em 1º de novembro, os integralistas realizaram uma grande manifestação diante do Palácio do Catete, sede do governo, para demonstrar sua força e a solidariedade a Vargas. No dia 10 de novembro de 1937, Vargas deu o golpe do Estado Novo, que instituiu um novo regime no país. As eleições presidenciais de 1938 foram canceladas e entrou em vigor a Constituição de 1937, que havia sido redigida um ano antes por Francisco Campos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Plano Cohem, Estado Novo, Getúlio VArgas, Olímpio Mourão Filho






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.12

  • Dia da Astronomia
  • Dia de São Cromácio
  • Dia do Advogado Criminalista
  • Dia do Sambista
  • Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (ONU)
  • Dia Nacional das Relações Públicas
  • Dia Nacional do Samba
  • Dia Pan-americano da Saúde