Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de outubro de 1967.

Inauguração do sistema de cor analógico SECAM na França


SECAM (Séquentiel Couleur avec Mémoire, francês para cor seqüencial com memória) é um sistema de cor analógico usado pela primeira vez na França. Foi inventado por Henri de France.

O desenvolvimento do SECAM começou em 1956. A tecnologia estava pronta por volta do final dos anos 1950, mas era cedo demais para uma introdução em grande escala. O SECAM não trabalhava com o padrão de televisão com 819 linhas então usado na rede de televisão francesa. A França teve de começar a conversão ao mudar para o padrão de 625 linhas, o que aconteceu no início dos anos 1960 com a introdução de uma segunda rede.

O SECAM foi inaugurado na França em 1º de Outubro de 1967, no la seconde chaîne (a segunda rede), atualmente chamada France 2. Um grupo de quatro homens, todos de terno, provavelmente apresentadores e executivos da rede, foram mostrados de pé num estúdio; a imagem estava em preto-e-branco e mudou repentinamente para cores. Um dos homens disse agora vocês podem ver como realmente somos. Nessa época, um televisor a cores custava 5000 Francos. A televisão a cores não foi inicialmente muito popular; apenas cerca de 1500 pessoas assistiram ao programa inaugural. Um ano mais tarde, apenas 200.000 aparelhos tinham sido vendidos, quando se esperavam 1 milhão.

O SECAM foi mais tarde adotado pelas antigas colônias francesas e belgas, países do leste europeu, a antiga União Soviética e países do Oriente Médio. No entanto, com a queda do comunismo, e seguindo um período em que aparelhos de televisão multi-padrões se tornaram comuns, muitos países do leste europeu decidiram mudar para PAL.

Tags: Cor, televisão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.01

  • Dia de Santo Antão
  • Dia dos Tribunais de Contas do Brasil