Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de outubro de 1968.

O estudante José Guimarães morre no conflito que ficou conhecido como “Batalha da Maria Antônia” entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP e os da Universidade Mackenzie

José Guimarães, logo após ser baleado. Morreria horas depois

Em 2 de outubro de 1968, os estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) entram em conflito ideológico com os estudantes da Universidade Mackenzie.

A briga, inicialmente verbal, acabou com atos de violência de ambas as partes, muitos saíram feridos, alguns gravemente. O estudante José Guimarães morreu, a Faculdade da USP foi fechada e depois transferida para a Cidade Universitária pelos militares. O estudante de 20 anos foi morto no dia 3 de outubro de 1968 na Rua Maria Antônia no Centro de São Paulo.

Confrontos de rua entre estudantes de esquerda (USP) e direita (Mackenzie) eram comuns, havia sempre pedradas, bombas caseiras, coquetéis Molotov e quase sempre se ouviam tiros em meio à multidão. Um desses tiros, de pistola Colt calibre 45, atingiu a cabeça de José Guimarães. O então governador de São Paulo Abreu Sodré informou à imprensa e aos estudantes horário e endereço errados do enterro e a divulgação do conflito de rua foi censurada.

Fonte: Wikipédia


Tags: José Guimarães, Batalha da Maria Antônia, Ditadura, anos de chumbo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 08.11

  • Dia de São Deodato
  • Dia do Anjo Hariel
  • Dia do Aposentado
  • Dia do Radiologista
  • Dia Mundial do Urbanismo