Últimas notícias
Hoje na história
RSSGorbachev chega em Beijing para primeira reunião de cúpula entre União Soviética e China em 30 anos
Por Ruptura Sino-Soviética designa-se a crise nas relações entre a República Popular da China e a União Soviética que começou em finais da década de 1950 e se intensificaria durante a década de 1960.
Origens
As raízes do conflito entre os comunistas chineses e a União Soviética remontavam à época em que Mao Tse-tung tinha tomado o poder no Partido Comunista Chinês contra as preferências soviéticas. Até esse momento, o Partido Comunista Chinês esteve sob a tutela da União Soviética através do Komintern ou Terceira Internacional, a organização financiada por Moscou para promover o comunismo no mundo. Mao tinha marcado distâncias com o comunismo soviético, desenvolvendo uma ideologia comunista própria, baseada mais nos camponeses do que nos operários urbanos, contra a ortodoxia ideológica soviética. Na luta pelo poder que teve lugar durante a Grande Marcha, Mao Tse-tung converter-se-ia num líder indiscutível do partido, frente aos dirigentes de formação russa apoiados por Moscou, Bo Gu e Wang Ming. Apesar destas diferenças e da antipatia pessoal entre os dois líderes, Mao e Stalin, a vitória comunista na Guerra Civil Chinesa em 1949 tinha feito necessária a aliança entre os dois regimes por conveniência mútua. A República Popular da China, especialmente depois da Guerra da Coreia, não podia recorrer à ajuda do Ocidente, e a União Soviética era a referência internacional do movimento comunista que, sob Stalin, tinha conseguido converter-se numa das maiores superpotências do mundo. Por sua vez, a União Soviética, no seu papel de líder do movimento comunista, via a subida ao poder de um partido comunista, no país mais populoso do mundo, como um passo de suma importância na expansão do seu sistema político e da sua influência global.
Disputas territoriais e confronto armado
A estas desavenças ideológicas uniram-se outras de tipo nacionalista. Embora no Tratado de Amizade, Aliança e Assistência Mútua assinado em 14 de fevereiro de 1950, a República Popular tinha aceito reconhecer a independência da Mongólia Exterior, antigo território chinês, os dirigentes chineses tentariam reabrir a questão depois da morte de Stalin. Também se colocaram outras reivindicações territoriais chinesas ao longo da fronteira entre os dois países. Nikita Khrushchov recusou logo as pretensões chinesas de rever a fronteira sino-soviética. Estas disputas territoriais alcançariam o seu momento de tensão máxima no incidente da ilha de Zhenbao ("Damanski" em russo) no rio Ussuri, onde houve uma batalha entre tropas chinesas e soviéticas pelo controlo da ilha. Este confronto armado iria ser o pior momento nas relações entre os dois países, e chegou-se a temer a possibilidade de uma grande guerra entre as duas potências comunistas.
Melhoria das relações no final do período soviético
Durante a década de 1970, a República Popular da China iniciou uma política de aproximação aos Estados Unidos da América e às potências ocidentais. Isto permitiu-lhe arrebatar à República da China, o regime de Taiwan, o lugar da China nas Nações Unidas e conseguir por fim o reconhecimento diplomático da maioria dos países ocidentais que continuavam a reconhecer no regime de Chiang Kai-shek em Taiwan o governo legítimo da China.
Face a esta abertura de relações com os países ocidentais, as relações entre China e União Soviética mantiveram-se distantes até finais da década de 1980, quando o líder soviético Mikhail Gorbachov iniciou um processo de abertura que o levaria a visitar a China em 1989.
Esta aproximação produziu-se num momento de grandes problemas para os dois países. A visita de Gorbachov a Pequim em 15 de maio de 1989 coincidiu com os enormes protestos que ocorreram em toda a China, em particular os protestos da Praça de Tian'anmen. A crise que passava o regime chinês, uniu-se a crise do sistema soviético, finalmente muito mais grave, que provocaria a dissolução da União Soviética no final de 1991, dividida em quinze novas repúblicas independentes. Desde aí, o principal estado sucessor da União Soviética, a Federação Russa, mantém relações muito mais cordiais com a República Popular da China, ao desaparecer a antiga rivalidade ideológica.
Para muitos historiadores e analistas políticos internacionais o dia 15 de maio de 1989 marcou uma forte mudança no curso da história mundial, quando o presidente soviético Mikhail Gorbachev se encontrou com o presidente chinês, Deng Xiaoping em Pequim.
Qian Qichen, o ex-ministro das Relações Exteriores da China, escreve em seu livro "dez episódios em Diplomacia da China", publicado em 2006, que levou dez anos para preparar a reunião dos dois líderes. Em 1982, a China formulou vários princípios para a normalização das relações bilaterais, que estavam congeladas desde o confronto entre as duas potências comunistas entre 1969-1979.
Consultas sino-soviéticas sobre as propostas de Pequim começou em outubro de 1982. Leonid Brejnev morreu três semanas mais tarde, e os líderes soviéticos seguintes, Yury Andropov e Konstantin Chernenko, não sobreviveram por muito tempo. Enquanto isso, as consultas continuavam, às vezes muito lentamente e em outras vezes assemelhando-se uma conversa entre surdos e mudos.
Mas o fato histórico é que o confronto entre as duas superpotências foi finalmente encerrado com a visita de Gorbachev à China entre 15 e 18 de maio de 1989. Isso fortaleceu muito a sua posição internacional e permitiu que cada país iniciasse reformas econômicas, sendo que a reforma da China provou ser mais bem-sucedida do que a da União Soviética.
Os dois países se livraram de suas ilusões sobre a possibilidade de uma união ideológica e passaram a trabalhar como parceiros, promovendo relações baseadas na proximidade geográfica.
A China conseguiu o que queria: O problema cambojano foi resolvido, e as tropas soviéticas retiradas da Mongólia e da fronteira soviético-chinesa. Tropas chinesas na fronteira mútua também mudaram de posição.
Foi um pouco de sorte histórica o sucesso do encontro. Se não fosse pelos eventos na Praça de Tian'anmen, as relações entre a União Soviética e a China, que ainda refletiam o conflito fronteiriço de 1969, poderiam ter tomado um rumo diferente.
Enquanto os Estados Unidos e a Europa pressionavam e colocaram no ostracismo a China, Gorbachev absteve-se de seguir o mesmo rumo, mas em vez disso usou a situação para fortalecer as relações com a China e até mesmo ajudou a rearmar o exército chinês, que já não ameaçava a União Soviética.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/09/2016 - Coreia do Norte realiza o mais poderoso teste nuclear até à data, causando terremoto de 5,3 na escala de Richter. Detonação é condenada com veemência pela comunidade internacional, incluindo aliados como a China. -
25/04/2015 - Terremoto de magnitude 7.8 na escala de Richter provoca grande destruição e milhares de mortos no Nepal -
19/02/2015 - Começa o “Ano da Cabra” no calendário chinês -
03/02/2011 - Começa o 'Ano do Coelho' no calendário chinês -
14/02/2010 - Começa o “Ano do Tigre” no calendário chinês -
08/08/2008 - Começam na China os Jogos Olímpicos de 2008 oficialmente Jogos da XXIX Olimpíada -
12/05/2008 - Terremoto com epicentro na província de Sichuan, resulta na morte de mais de 40.000 pessoas na China -
05/11/2007 - O primeiro satélite lunar da China, Chang'e 1, entra em órbita ao redor da Lua. -
24/10/2007 - O Chang'e 1, o primeiro satélite do Programa de Exploração Lunar da China, é lançado a partir do Centro Espacial de Xichang. -
31/12/2004 - Abertura oficial do prédio Taipei 101 -
02/07/2004 - Taiwan propõe acordo de paz com a República Popular da China -
19/03/2004 - O presidente taiwanês Chen Shui-bian é baleado dias antes da eleição presidencial no país de 20 de Março -
18/03/2000 - Taiwan encerra mais de meio século de governo do Partido Nacionalista, elegendo um líder da oposição, Chen Shui-bian, cujo partido era a favor da independência oficial de Taiwan do resto da China -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
18/05/1995 - Morre o bailarino Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi na época da extinta União Soviética. Em 1979, durante uma temporada em Nova York, ele desertou para os Estados Unidos -
26/05/1994 - Bill Clinton renova privilégios comercias da China -
06/11/1991 - Extinção oficial da KGB, a principal organização de serviços secretos da extinta União Soviética -
29/08/1991 - Chega ao fim, após 75 anos no poder, o domínio do Partido Comunista na União Soviética -
21/08/1991 - O presidente soviético Mikhail Gorbachev declara manter o controle do país após uma tentativa de golpe de estado por comunistas -
19/08/1991 - Colapso da União Soviética: O presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado sob prisão domiciliar durante suas férias na Crimeia. O golpe, liderado por oito linhas-duras de alta patente, logo é detido. -
10/07/1991 - Boris Yeltsin inicia seu madato como primeiro presidente da Rússia após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -
09/11/1990 - O presidente soviético Mikhail Gorbachev assina um tratado de não-agressão com a Alemanha -
23/08/1990 - Alemanha Oriental e Ocidental anunciam sua re-união programada para o dia 3 de outubro, encerrando quatro décadas de divisão pós Segunda Guerra Mundial -
27/07/1990 - Bielorrússia declara sua independência da União Soviética -
04/05/1990 - Letônia readquire a sua independência -
05/04/1990 - Anunciado primeiro encontro entre Bush e Gorbachev -
15/03/1990 - O Congresso Soviético elege Mikhail S. Gorbachev como primeiro presidente executivo da União Soviética -
11/03/1990 - A Lituânia, até então uma das Repúblicas da União Soviética, declara sua independência, sendo vítima de um bloqueio econômico por parte de Moscou -
25/05/1989 - Mikhail Gorbachev é eleito Presidente Executivo da ex-União Soviética. -
02/05/1989 - Cortina de Ferro: a Hungria desmonta as cercas de arame farpado e desligou os alarmes em sua fronteira com a Áustria. -
07/03/1989 - O Conselho de Estado da República Popular da China decreta lei marcial em Lhasa, Tibete -
13/04/1987 - Portugal e China assinam a "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China -
12/10/1986 - Guerra Fria: termina na capital islandesa o encontro entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbatchov. -
11/03/1985 - Mikhail Gorbatchev, da geração dos 'anos 50' da Universidade de Moscou e 'protegido' do ex-chefe da KGB (polícia política soviética) e Primeiro-Ministro Yiuri Andropov, é nomeado Secretário Geral do Partido -
10/03/1985 - Morre Konstantin Chernenko, Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética -
15/09/1984 - A legendária equipe de futebol norte-americana New York Cosmos realiza a sua última partida oficial -
13/02/1984 - Konstantin Chernenko torna-se, Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética -
09/02/1984 - Morre Yuri Andropov, ex-dirigente da União Soviética -
07/06/1983 - Encerrando a série Venera é lançada rumo ao Planeta Vênus a Sonda soviética Venera 16 -
02/06/1983 - É lançada rumo ao Planeta Vênus, a Sonda soviética Venera 15 -
18/05/1982 - Inundações na China -
01/03/1982 - A sonda espacial soviética Venera 13 envia à Terra as primeiras imagens coloridas da superfície de Vênus -
26/09/1980 - Retorna do espaço a espaçonave soviética Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
18/09/1980 - É lançada ao espaço a Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
21/08/1979 - O bailarino Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi, pede asilo político aos Estados Unidos -
17/02/1979 - A China invade o Vietnã em resposta ao que chamou de agressão vietnamita durante os seis meses anteriores -
15/12/1978 - O presidente norte-americano Jimmy Carter anuncia que seu país estabeleceria relações com a China a partir de 1º de janeiro de 1979 -
09/09/1976 - Morre em Beijing, aos 82 anos, Mao Tsé-tung, líder revolucionário chinês que assumiu o poder em 1949 -
08/01/1976 - Morre Chu En-Lai, primeiro-ministro chinês -
03/06/1972 - Entram em vigor os “Tratados do Leste” assinados entre a Alemanha Ocidental, União Soviética e a Polônia, proibindo a alteração de fronteiras nacionais na Europa. -
22/05/1972 - Encontro histórico entre presidentes -
21/02/1972 - Pousa na Lua a nave espacial soviética não tripulada Luna 20. -
14/02/1972 - A nave espacial soviética não tripulada Luna 20 é lançada rumo à Lua -
25/10/1971 - A Assembleia Geral das Nações Unidas vota para admitir a China e excluir Taiwan -
15/12/1970 - Chega ao Planeta Vênus a Venera 7, a primeira sonda desenhada para resistir às extremas condições do planeta e a realizar um pouso controlado no planeta. -
27/10/1970 - A nave automática Zond 8, da União Soviética, retorna à Terra -
24/10/1970 - A nave automática soviética Zond 8 circum-navegou a Lua a uma distância de 1110.4 km e obteve fotos coloridas e preto e branco da superfície lunar -
20/10/1970 - A União Soviética lança rumo à Lua, de uma plataforma orbitando a Terra, a Tyazheliy Sputnik (70-088B), a nave automática Zond 8 -
17/08/1970 - Lançada ao espaço a Venera 7, a primeira sonda desenhada para resistir às extremas condições do planeta Vênus e a realizar um pouso controlado no planeta. -
12/08/1970 - Acordo de Moscou reconhece duas Alemanhas -
19/06/1970 - A nave espacial soviética Soyuz 9 retorna à Terra, depois de 17 dias, quebrando o recorde de permanência no espaço -
01/06/1970 - Lançada ao espaço a Soyuz 9, missão preparatória do programa espacial soviético Soyuz para o início do programa Salyut -
14/08/1969 - A nave automática Zond 7, da União Soviética, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho, retorna à Terra -
11/08/1969 - A nave automática soviética Zond 7, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho, circum-navegou a Lua a uma distância de 1984.6 km e realizou duas seções de fotos -
07/08/1969 - URSS lança ao espaço a nave automática Zond 7, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho -
13/07/1969 - A URSS lança a nave espacial Luna 15, destinada a recolher amostras do solo lunar -
02/03/1969 - As relações se agravam entre a China e a União Soviética, quando os dois lados acusam um ao outro de enviar tropas que atravessaram a fronteira e causaram graves acidentes -
21/09/1968 - A sonda soviética Zond 5 retorna à Terra e é resgatada com sucesso -
18/09/1968 - A nave soviética Zond 5 deu uma volta ao redor da Lua. -
21/08/1968 - Primavera de Praga: A Tchecoslováquia é invadida por 20 mil soldados e 5 mil tanques do Pacto de Varsóvia para pôr fim à Primavera de Praga -
20/08/1968 - Primavera de Praga: Tropas soviéticas entram na Tchecoslováquia -
08/04/1968 - Entra em vigor a nova Constituição da Alemanha Oriental -
18/10/1967 - A sonda Venera 4 alcança Vênus -
21/12/1966 - É lançada ao espaço a nave Luna 13 (Lunik 13) -
08/08/1966 - O Comitê Central do partido comunista chinês aprova uma grande revolução cultural proletária -
18/04/1966 - Começa a Revolução Cultural na China -
01/03/1966 - Pousa no solo de Vênus a espaçonave soviética Venera 3, tornando-se a primeira nave terrestre a aterrissar em outro planeta -
03/02/1966 - A espaçonave soviética não-tripulada Luna 9 realiza a primeira alunissagem controlada auxiliada por foguetes na Lua -
16/11/1965 - A espaçonave Venera 3, é lançada pela União Soviética tendo como seu destino Vênus -
16/10/1964 - China detona sua primeira bomba atômica em Lop Nur -
12/02/1961 - A sonda soviética Venera 1 é enviada a Vênus. Foi a primeira tentativa da história humana para explorar o planeta -
14/09/1959 - A sonda soviética Luna 2 atinge a superfície da Lua, tornando-se a primeira nave espacial a alcançar sua superfície -
13/09/1959 - Um foguete soviético que leva a sonda Luna 2, alcança a Lua -
12/09/1959 - Lançada ao espaço a sonda soviética Luna 2, com objetivo de alcançar a superfície da Lua -
10/03/1959 - Começa a 'Revolta Tibetana' em Lhasa -
02/01/1959 - A União Soviética lançou no espaço a primeira nave com destino à Lua -
04/11/1956 - Tropas soviéticas invadem a Hungria para combater uma insurreição e removem do poder o primeiro-ministro Imre Nagy -
23/10/1956 - Uma revolta contra a União Soviética irrompe na Hungria -
15/05/1955 - É assinado o Tratado de Viena: Áustria recupera a soberania -
13/03/1954 - Guerra Fria: É criada a KGB, polícia secreta da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
06/03/1953 - Georgi Malenkow sucede Josef Stalin como premier e Secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
06/10/1950 - Tropas chinesas invadem o Tibete -
14/02/1950 - Tratado Sino-Soviético -
28/11/1949 - Nasce Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi na época da extinta União Soviética. Em 1979, durante uma temporada em Nova York, ele desertou para os Estados Unidos -
29/08/1949 - É realizado o primeiro teste de uma bomba atômica Soviética, em Semipalatinsk (Cazaquistão) -
06/11/1948 - Começa a Batalha de Xuzhou na China -
27/07/1946 - O Kuomintang recusa a oferta comunista para pôr fim à guerra civil na China -
26/09/1945 - É aberto em Friedland, na Alemanha, campo em para acolher refugiados e ex-prisioneiros de guerra -
09/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: O Exército Vermelho invade a Manchúria ocupada pelos japoneses -
16/04/1945 - União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
12/03/1940 - Guerra de Inverno: a Finlândia assina o Tratado de Paz de Moscou com a União Soviética -
29/02/1940 - Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno. -
12/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tolvajärvi -
17/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A União Soviética invade a Polônia -
22/09/1937 - O Partido Comunista Chinês emitiu um manifesto proclamando uma unidade formal com o Kuomintang e a dissolução oficial da República Soviética da China -
07/08/1937 - Frente unida na China une Mao Tsé-Tung e Chiang Kai-shek -
08/07/1937 - Começa a Segunda Guerra Sino-Japonesa -
20/10/1935 - Termina a Grande Marcha de Mao Tsé-tung -
01/12/1934 - Na União Soviética, Serguei Kirov, membro do Politburo, é assassinado. Stalin usa o incidente como pretexto para iniciar o Grande Expurgo. -
27/10/1934 - 90 mil combatentes do Exército Vermelho da China iniciaram a “Grande Marcha na China” -
16/10/1934 - Os comunistas chineses começam a Grande Marcha para escapar do cerco nacionalista. -
01/03/1932 - O último Imperador chinês, Henry Pu Yi, derrubado por um golpe militar datado de 1912, tornava-se regente do estado-fantoche da Manchúria, totalmente controlado pelo Japão -
07/11/1931 - A República Soviética da China é proclamada no aniversário da Revolução de Outubro. -
12/11/1927 - Joseph Stalin se torna líder da União Soviética. Ele vem a ser um cruel déspota e genocida -
01/08/1927 - Acontece a Revolta de Nanchang, primeiro choque significativo entre o Kuomintang e o Partido Comunista da China durante a Guerra Civil Chinesa. -
12/03/1925 - Morre o líder revolucionário chinês Sun Yat-sen -
16/04/1922 - Assinado o Tratado de Rapallo de 1922, um pacto entre a Alemanha (República de Weimar) e a Rússia Soviética -
01/07/1921 - Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China -
02/03/1921 - Rebelião dos marinheiros de Kronstadt -
20/12/1917 - Criação da polícia secreta russo-soviética Tcheka que deu origem à KGB -
06/11/1917 - Eclode a Revolução Russa -
15/07/1914 - Nasce Yuri Andropov, ex-dirigente da União Soviética -
12/02/1912 - Revolução Xinhai: A Dinastia Qing, sob o governo de Pu Yi, abdica ao trono e é lançada uma república provisória sob domínio de Sun Yat-sen -
01/01/1912 - É formado, em Nanquim, o governo provisório da República da China tendo Sun Yat-sen como presidente -
29/12/1911 - O médico Sun Yat-Sen, fundador do Partido Nacionalista da China, o Kuomintang, torna-se o primeiro presidente do país -
10/10/1911 - Início de um movimento revolucionário na China que provoca em 1912 a abdicação do imperador Pu Yi da dinastia Manchu e o estabelecimento da República da China (Taiwan) com a Revolução Xinhai -
17/06/1900 - Rebelião Boxer na China: as delegações diplomáticas estrangeiras em Beijing são sitiadas -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
22/05/1896 - Negociada a aliança russo-chinesa para construir uma linha ferroviária atravessando a Manchúria -
21/10/1895 - Forças japonesas entraram em Tainan, capital de Taiwan dando início ao domínio japonês naquele país -
26/12/1893 - Nasce Mao Tsé-tung, fututo líder revolucionário chinês que assumiu o poder em 1949 -
12/11/1866 - Nasce Sun Yat-sen, futuro líder revolucionário e primeiro presidente da China -
29/08/1842 - Sob o Tratado de Nanking, que encerra a Primeira Guerra do Ópio, a China cede Hong Kong à Grã-Bretanha -
23/08/1839 - A Grã-Bretanha se apossa de Hong Kong durante a guerra contra a China -
23/01/1556 - Na província de Shaanxi, na China, acontece o pior terremoto da história causando a morte de aproximadamente 830.000 pessoas -
18/02/1294 - Morre Kublai Khan, imperador mongol -
18/08/1227 - Morre o conquistador mongol Gengis Khan, o líder que estendeu o Império Mongol através do continente asiático -
23/09/1215 - Nasce Kublai Khan, imperador mongol -
11/10/1138 - Sismo de Alepo, na Síria: Com 230.000 mortos estimados, é frequentemente listado como o terceiro terremoto mais mortal da história, seguindo os terremotos de Shensi e Tangshan na China -
01/04/0325 - O príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade, sucede ao seu pai Ming de Jin como imperador da dinastia Jin Oriental. -
08/01/0307 - Hui de Jin, imperador chinês da dinastia Jin, é envenenado e sucedido por Huaidi