Últimas notícias
Hoje na história
RSSNasce Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano
Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (Roncole, 10 de outubro de 1813 — Milão, 27 de janeiro de 1901) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner era na Alemanha.
Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de "Rigoletto", "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.
Biografia
Giuseppe Verdi era filho de Carlo Verdi, dono de uma taberna, e de Luisa Utini e nasceu na pequena localidade de Roncole, um lugarejo perto de Busseto, então no departamento de Taro, que fazia parte do Primeiro Império Francês, após a anexação do Ducado de Parma e Piacenza. O registro de batismo, em 11 de outubro, lista-o como tendo "nascido ontem", mas como os dias eram muitas vezes considerados como começando ao pôr-do-sol, isso poderia significar que ele nasceu em 9 ou 10 de outubro. No dia seguinte, foi batizado na igreja católica, e foi registrado em latim como Josephus Fortuninus Franciscus. No dia seguinte (terça-feira), o pai de Verdi levou seu recém-nascido até Busseto, onde o bebê foi registrado como francês com o nome de Joseph Fortunin François. "Assim aconteceu que, para o mundo civil e temporal, Verdi nasceu como sendo um francês."
Quando era criança, os pais de Verdi mudaram-se de Piacenza para Busseto, onde a educação do futuro compositor foi facilitada pelas visitas à grande biblioteca da escola jesuítica local. Também em Busseto, Verdi teve suas primeiras lições de composição.
Verdi mudou-se para Milão quando tinha vinte anos para continuar seus estudos. Ele teve aulas particulares de contraponto enquanto atendia a exibições operísticas, como também concertos, especialmente de música alemã. Todos em Milão estavam convencidos de que Verdi deveria seguir carreira como compositor teatral. Durante a metade da década de 1830, ele apresentou-se nos salões Salotto Maffei em Milão, por convite de Clara Maffei.
Voltando a Busseto, passou a atuar como mestre de capela e maestro da banda, mas isso lhe trouxe muitos inimigos. Posteriormente, com o suporte de Antonio Barezzi, um mercador local e amante da música, lhe proporcionou suporte financeiro para suas ambições musicais em Milão, e com esse suporte, Verdi apresentou-se pela primeira vez em público na casa de Barzzi, em 1830.
Graças ao amor de Verdi a música, Barezzi enviou Verdi para ser o professor musical de sua filha, Margherita e os dois acabaram se apaixonando. Eles casaram-se em 4 de maio de 1836 e Margherita deu à luz duas crianças, Virginia Maria Luigia (26 de março de 1837 - 12 de agosto de 1838) e Icilio Romano (11 de julho de 1838 - 22 de outubro de 1839). Ambos morreram na infância, enquanto Verdi trabalhava em sua primeira ópera (Oberto) e Margherita acabou falecendo em 18 de junho de 1840, com apenas 27 anos, enquanto ele compunha sua segunda ópera, Un Giorno di Regno. Verdi acabou devastado pela morte precoce de sua esposa e dos seus dois filhos e prometeu que não voltaria a compor.
Reconhecimento inicial
A produção de sua primeira ópera, Oberto, foi feita no Teatro alla Scala de Milão em novembro de 1839, alcançando um pouco sucesso, após a produção, Bartolomeo Merelli, empresário do Teatro alla Scala, ofereceu a Verdi um contrato de mais dois trabalhos.
Enquanto ele trabalhava em sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, sua esposa faleceu. A ópera estreou em setembro de 1840. A ópera foi um fracasso e ele caiu em desespero e prometeu que não iria mais compor. No entanto, Merelli persuadiu-o a escrever Nabucco, sendo apresentada em março de 1842, fazendo do compositor famoso em Milão. Diz a lenda que a letra da famosa canção "Va Pensiero" que inspirou Verdi a voltar a compor.
Um grande número de óperas - 14 no total - foram compostas na década após 1843, um período que Verdi descreveu como seus "melhores anos". Nesse período, ele compôs I Lombardi (1843) e Ernani (1844). Para muitos, a mais original e importante ópera de Verdi escrita foi Macbeth, em 1847. Pela primeira vez, Verdi fez uma ópera sem uma história de amor, quebrando com a tradição de óperas italianas do século XIX. Em 1847, I Lombardi, que foi revisada e renomeada para Jerusalem, foi produzida pela Ópera de Paris.
Em algum momento da década de 1840, após a morte de Margherita Barezzi, Verdi iniciou um romance com Giuseppina Strepponi, uma soprano já no crepúsculo da carreira. Sua coabitação antes do casamento foi vista como escândalo em alguns dos lugares em que viveram. Verdi e Giuseppina casaram-se em 29 de agosto de 1859, em Collonges-sous-Salève, perto de Genebra. Em 1848, enquanto vivia com Strepponi em Busseto, Verdi comprou uma propriedade a duas milhas da cidade. Inicialmente, seus pais viviam ali, mas, após a morte de sua mãe, em 1851, ele fez de Villa Verdi Sant'Agata, em Villanova sull'Arda, sua casa até morrer.
Giuseppina Strepponi, segunda mulher de Verdi.
Quando os anos de afastamento social chegaram ao fim, Verdi criou uma de suas maiores obras-primas, Rigoletto, que estreou em Veneza em 1851. Baseado em uma peça de Victor Hugo (Le roi s'amuse), o libreto teve que passar por revisões substanciais a fim de satisfazer a censura da época e, por várias vezes o compositor esteve a ponto de desistir da empreitada. A ópera rapidamente se tornou um grande sucesso. Com Rigoletto, Verdi criou sua ideia original do drama musical como um coquetel de elementos heterogêneos, encarnando a complexidade social e cultural e fazendo uma mistura de comédia e tragédia. As outras duas maiores óperas de Verdi foram compostas nesse período: em 1853 Il trovatore, sendo produzida em Roma e La Traviata, em Veneza. La Traviata tornou-se uma das óperas mais populares de Verdi, sendo uma das mais interpretadas em todo o mundo, até hoje.
Últimas composições
Entre 1855 e 1867, Verdi continuou a compor grandes óperas, inseriu em sua lista: Un ballo in maschera (1859), La forza del destino (feita para o Teatro Imperial de São Petersburgo para 1861, mas não apresentada até 1862) e a versão revisada de Macbeth (1865). Outras, com menos produções na época: Les vêpres siciliennes (1855) e Don Carlo (1867), ambas feitas para a Ópera de Paris e inicialmente em francês. Atualmente, essas últimas são mais interpretadas na revisão em italiano. Simon Boccanegra foi composta em 1857.
Em 1869, Verdi foi convidado a compor uma seção para uma missa de réquiem, em memória de Gioachino Rossini. O réquiem foi composto e completo, mas teve sua apresentação cancelada no último minuto (e não foi interpretado durante a vida do compositor). Angelo responsabilizou a falta de entusiasmo para o projeto do maestro que iria conduzi-la, Angelo Mariani, que era amigo de longa data de Verdi. O episódio levou-os a uma permanente quebra de relações pessoais. A soprano, Teresa Stolz, (que posteriormente tornou-se uma grande profissional e teve um romance com Verdi) era, naquela época, cogitada a casar com Mariani, mas ela deixou-o um pouco depois. Cinco anos depois, Verdi revisou a parte "Libera Me" do Requiem de Rossini e fez essa revisão parte do seu Requiem, honrando o famoso romancista e poeta Alessandro Manzoni, que morreu em 1873. O Requiem completo foi apresentado pela primeira vez na Catedral de Milão, em 22 de maio de 1874.
Sobre a grande ópera Aida, de Verdi, muitos pensam que foi pedida para a celebração da abertura do canal de Suez em 1869, mas de acordo com um grande crítico, Verdi recusou o convite de Khedive para escrever um "ode" para a nova casa de ópera, que fazia parte das festividades da abertura do canal. A casa de ópera na verdade foi inaugurada com uma produção de Rigoletto. Posteriormente, em 1869/70, os organizadores questionaram novamente Verdi (que nessa época, estava pensando em escrever uma ópera), mas novamente ele recusou. Quando eles avisaram que iriam pedir a Charles Gounod e ameaçaram se envolver com Richard Wagner, Verdi começou a mostrar interesse, e o acordo foi assinado em 1870.
<iframe width="500" height="281" src="https://www.youtube.com/embed/b8rsOzPzYr8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Teresa Stolz foi associada com Aida e o Requiem (como também, um grande número de outras obras de Verdi). O papel de Aida foi escrito para ela, mas ela não apareceu na première da ópera, no Cairo em 1871, ela foi Aida na première europeia da ópera, em Milão, em fevereiro de 1872. Ela também foi a solista na primeira produção do Requiem, cantando em outras. Acreditava-se amplamente que ela e Verdi tiveram um romance, depois que ela se separou de Angelo Mariani. Não existe uma certeza sobre esse fato, mas depois da morte de Giuseppina Strepponi, Teresa e Verdi tornaram-se companheiros muito próximos, até a morte.
Verdi e Wagner eram líderes das suas respectivas escolas de música. Eles nunca se conheceram. Os comentários de Verdi sobre a música de Wagner são fortes: "Ele sempre escolhe, desnecessariamente, o caminho não trilhado, tentando fazer com que as pessoas alcancem os melhores resultados", mas na morte de Wagner, Verdi comentou: "Triste, triste, triste! Um nome que deixará uma marca muito forte na história da arte". De todos os comentários de Wagner, sobre Verdi, o mais conhecido é sobre o seu comentário após ouvir o Requiem do compositor italiano. Ele disse: "É melhor não dizer nada!".
Giuseppe Verdi
Últimos anos e morte
Nos anos seguintes, Verdi trabalhou na revisão de suas primeiras composições, as mais notáveis são as novas versões de Don Carlo, La forza del destino e Simon Boccanegra.
Otello, baseada na obra de William Shakespeare, com um libretto escrito pelo jovem compositor de Mefistofele, Arrigo Boito, teve sua première em Milão, em 1887. A música é "contínua" e não pode ser facilmente dividida para ser apresentada em concerto. Muitos dizem que essa obra não tem o brilho melódico característico de Verdi, enquanto outros críticos dizem que é a obra-prima trágica de Verdi. Outra diferença é a falta de prelúdio, tão comum ao público Verdiano. Arturo Toscanini tocou como violoncelista na exibição de estreia mundial da obra e tornou-se amigo de Verdi (reverenciando o compositor assim como Beethoven).
A última ópera de Verdi, Falstaff, tendo o libretto também escrito por Boito, foi baseada em The Merry Wives of Windsor de Shakeaspeare e uma tradução de Victor Hugo. Essa ópera teve um sucesso internacional e é uma das supremas óperas cômicas, que mostra a genialidade de Verdi no contraponto.
Em 1894, Verdi compôs um curto balé para a produção francesa de Otello, essa foi sua última composição puramente orquestral. Anos depois, Arturo Toscanini gravou a música para a RCA Victor com a orquestra sinfônica da NBC. Em 1897, Verdi completou sua última composição, uma obra baseada nos textos em latim de Stabat Mater. Essa foi a última das quatro obras sacras que Verdi compôs, Quattro Pezzi Sacri, que podem ser interpretadas juntas ou separadas. A primeira exibição das quatro obras foi em 7 de abril de 1898, na Grande Ópera, em Paris. Os quatro trabalhos são: Ave Maria, Stabat Mater, Laudi alla Vergine Maria e Te Deum.
Em 29 de julho de 1900, o rei Humberto I da Itália foi assassinado, horrorizando o já idoso compositor.
Enquanto estava hospedado no Grande Hotel de Milão, Verdi sofreu um derrame, dia 21 de janeiro de 1901. Ele faleceu seis dias depois, em 27 de janeiro de 1901. Arturo Toscanini conduziu a vasta força de orquestras e coros combinados de toda a Itália no funeral de Verdi, em Milão. Até hoje, foi uma das maiores uniões artísticas (musicais) da história da Itália.
Papel no Risorgimento
Após a Itália ser unificada, em 1861, muitas das óperas de Verdi foram reinterpretadas como Risorgimento. Começando em Nápoles, em 1859 e se espalhando por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acróstico de Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia (Vitor Emanuel, Rei da Itália), se referindo a Vítor Emanuel II da Itália, então rei da Sardenha.
O Coro dos Hebreus (título para Va, pensiero) foi outra peça que entrou para o folclóre. Antes do corpo de Verdi ser levado até o cemitério, Arturo Toscanini conduziu o coro com 820 cantores, na casa em Miserere, onde Il Trovatore foi apresentado.
Verdi foi eleito como Membro da Câmara dos Deputados em 1861, seguindo um conselho do Primeiro Ministro Cavour, mas em 1865 ele renunciou o cargo. Em 1874 ele foi nomeado Senador do Reino, pelo velho Vítor Emanuel II da Itália.
Estilo
Os predecessores que influenciaram Verdi musicalmente foram Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini, Giacomo Meyerbeer e, mais notavelmente, Gaetano Donizetti e Saverio Mercadante. Com a exceção de Otello e Aida, que teve a influência de Richard Wagner. Mesmo tendo muito respeito por Charles Gounod, Verdi teve muito cuidado em não aprender nada do compositor francês, quem seus contemporâneos chamavam de maior compositor ainda vivo. Algumas partes de Aida parecem ter uma familiaridade superficial com o compositor russo Mikhail Glinka, a quem Franz Liszt, depois de sua turnê no Império Russo, popularizou na Europa Oriental.
Em toda sua carreira, Verdi raramente usou o Dó agudo da tessitura de tenores, citando que o fato do tenor ter a oportunidade de cantar tal nota o distrai antes e depois do fato. Entretanto, ele compôs uma ária com o Dó agudo tenoril para Duprez em Jérusalem e para Tamberlick na versão original de La forza del destino. Entretanto, atualmente pode-se ouvir tal nota na ária Di quella pira em Il Trovatore, mas essa não está escrita na partitura.
Alguns críticos afirmam que faltaram atenção aos aspectos técnicos de composição em suas obras. Verdi mesmo disse: "De todos os compositores do passado e do presente, eu sou o que menos aprendeu". No entanto, seria incorreto presumir que Verdi subestimou o poder expressivo da orquestra ou falhou em usá-la em toda a capacidade.
Verdi foi um dos primeiros compositores a procurar pacientemente seus talentos particulares. Ele trabalhou junto com seus libretistas e sua expressão dramática foi seu forte. Muitas de suas óperas, especialmente as de 1851 em diante, são um exemplo do repertório padrão. Nenhum outro compositor de ópera italiana conseguiu igualar-se a Verdi, em quesito popularidade, com exceção, talvez, de Giacomo Puccini.
Lista de óperas
- Oberto (ópera), 1839
- Un Giorno di Regno, 1840
- Nabucco, 1842
- I Lombardi nella Prima Crociata, 1843
- Ernani, 1844
- I Due Foscari, 1844
- Alzira, 1845
- Giovanna d'Arco, 1845
- Attila, 1846
- Macbeth, 1847 (1865, versão revisada)
- I Masnadieri, 1847
- Jerusalem, 1847
- Il Corsaro, 1848
- La Battaglia di Legnano, 1849
- Luisa Miller, 1849
- Stiffelio, 1850
- Rigoletto, 1851
- Il Trovatore, 1853
- La Traviata, 1853
- I Vespri Siciliani, 1855
- Aroldo, 1857
- Simon Boccanegra, 1857
- Un Ballo in Maschera, 1859
- La Forza del Destino, 1862
- Don Carlo, 1867
- Aida, 1871
- Otello, 1887
- Falstaff, 1893
Outras obras
- Seis romanças, 1838
- Requiem, 1874 - (em memória do escritor Alessandro Manzoni).
- Quatro peças sacras, 1898
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
15/06/2019 - Morre aos 96 anos, o cineasta e roteirista italiano, Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como Franco Zeffirelli -
04/08/2017 - Morre aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
31/08/2016 - É aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado do Brasil por 61 votos a favor e 20 contra -
31/08/2016 - Michel Temer, até então presidente-interino do Brasil, toma posse como presidente efetivo após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff -
12/05/2016 - O Senado Federal aprova por 55 votos a 22 a abertura do processo de impedimento, afastando Dilma Rousseff da presidência até que o processo fosse concluído -
12/05/2016 - Com a abertura do processo de impedimento e o afastamento de Dilma Rousseff da presidência, o vice-presidente Michel Temer, assume como presidente-interino do Brasil -
17/04/2016 - A Câmara dos Deputados aprova por 367 votos a favor e 137 votos contrários a autorização para o Senado Federal dar andamento no processo de impedimento de Dilma Rousseff -
16/03/2016 - No mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era confirmado como Ministro Chefe da Casa Civil, são divulgadas gravações comprometedoras entre ele e Dilma Rousseff -
04/03/2016 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é conduzido para prestar depoimento na Polícia Federal -
02/12/2015 - O então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceita a denúncia por crime de responsabilidade contra Dilma Rousseff oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal -
29/07/2015 - Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10. -
26/10/2012 - Lançada oficialmente a nova versão do Windows 8 -
15/08/2012 - Morre o músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho -
01/03/2012 - Morre Lucio Dalla, cantor e compositor italiano -
11/10/2011 - Morre, aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos -
04/03/2010 - Morre Johnny Alf, compositor, cantor e pianista brasileiro -
22/10/2009 - Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft. -
06/09/2007 - Morre Luciano Pavarotti -
04/06/2007 - Operação Xeque-Mate da PF faz busca na casa de irmão de Lula -
26/05/2007 - Operação Navalha: lobistas atuariam em 6 ministérios -
12/04/2007 - Polícia Federal deflagra a operação Aveloz -
30/01/2007 - A Microsoft lança o Windows Vista -
25/12/2006 - Morre James Brown, cantor e compositor norte-americano -
24/12/2006 - Morre Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
17/01/2005 - Morre Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
18/11/2003 - Morre Michael Kamen, maestro e compositor -
02/08/2003 - Morre Paulinho Nogueira, compositor brasileiro, autor de Menina -
21/04/2003 - Morre Nina Simone, cantora de Jazz -
12/01/2003 - Morre aos 53 anos, Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
25/10/2002 - Morre Richard Harris, ator irlandês -
25/10/2001 - Lançado o Windows XP, da Microsoft -
10/07/2001 - Ex-presidente argentino Jorge Rafael Videla é processado devido à Operação Condor -
17/02/2000 - O presidente de Microsoft, Bill Gates, apresenta o sistema operacional Windows 2000 -
14/11/1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
13/03/1999 - Morre Bidu Sayão, soprano brasileira -
27/01/1997 - O Mosaic, primeiro navegador da web é extinto -
14/02/1996 - Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
24/08/1995 - É lançado o sistema operacional Windows 95 -
24/06/1995 - Morre o compositor, cantor e humorista Ivon Curi -
27/04/1995 - Morre Raphael Rabello, Grande Violinista e Compositor Brasileiro -
14/03/1994 - É publicada a versão 1.0.0 do kernel do Linux -
26/11/1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
08/11/1993 - A Microsoft lança uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11 -
11/08/1993 - A Microsoft lança a versão 'Windows para Workgroups 3.11', codinome Snowball (Bola de Neve) -
29/03/1993 - Morre Jessé, cantor e compositor brasileiro -
06/01/1993 - Morre Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
18/03/1992 - O sistema operacional 'Janus', mais conhecido como 'Windows 3.1' é lançado no mercado -
17/09/1991 - Surge a primeira versão 0.0.1 do kernel do Linux -
29/04/1991 - Morre em um acidente de automóvel, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior o "Gonzaguinha", cantor e compositor brasileiro -
14/10/1990 - Morre Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
22/05/1990 - O Windows 3.0 é lançado no mercado -
08/05/1990 - Morre o compositor italiano, Luigi Nono -
17/04/1988 - Morre Linda Batista, cantora e compositora brasileira -
13/02/1988 - Morre Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
20/11/1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows -
08/03/1983 - A IBM lança seu PC-DOS, versão 2.0, superando a antiga versão do PC-DOS desenvolvida pela Microsoft -
09/02/1983 - Morre “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
23/11/1982 - Morre Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro -
29/03/1982 - Morre Carl Orff, compositor alemão -
22/12/1980 - Morre no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
30/11/1980 - Morre Cartola, compositor brasileiro -
03/10/1979 - Morre o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
14/03/1978 - Guerra Civil Libanesa: “Operação Litani” -
11/03/1978 - Terrorismo: Onze combatentes palestinos do Fatah seqüestraram dois ônibus na estrada Haifa - Tel-Aviv matando 38 pessoas, sendo 13 crianças. Outros 76 israelenses ficaram feridos -
25/10/1977 - A DEC (Digital Equipment Corporation) lança o sistema OpenVMS V1.0. -
16/09/1977 - Morre Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega -
04/07/1976 - Resgate em Entebe: em menos de 90 minutos comandos israelenses libertam reféns -
27/06/1976 - Terroristas seqüestram um Avião da Air France na rota Tel Aviv-Paris com 256 passageiros a bordo -
09/09/1974 - Nasce Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira -
27/08/1974 - Morre o compositor Lupicínio Rodrigues -
12/10/1971 - Estreia em Nova Iorque "Jesus Cristo Superstar" -
23/05/1969 - A banda britânica The Who lança Tommy, a primeira ópera rock -
20/04/1969 - Morre Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
30/09/1968 - Morre Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
22/02/1967 - Forças dos Estados Unidos e Vietnã do Sul lançam a Operação Junction City, a maior operação em conjunto da Guerra do Vietnã, atacando forças comunistas na província de Tayninh, norte de Saigon -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
16/10/1960 - Nasce Leila Pinheiro, cantora brasileira -
14/10/1960 - Nasce Kiko Zambianchi, músico brasileiro -
02/09/1960 - Nasce Arnaldo Antunes, músico e poeta brasileiro -
30/10/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
22/09/1958 - Nasce Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor de músicas italiano -
12/09/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
18/08/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
04/05/1958 - A cantora lírica Maria Callas é demitida do Teatro Scala de Milão -
28/04/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
02/01/1958 - Maria Callas, após uma apresentação infeliz, escapa pela porta dos fundos da Ópera de Roma -
11/10/1957 - Nasce Lobão, músico brasileiro -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
07/01/1951 - Nasce Luiz Carlos dos Santos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
22/12/1949 - Nasce Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
13/10/1949 - Nasce Fagner, músico brasileiro -
03/10/1949 - Nasce Zé Ramalho, cantor brasileiro -
23/09/1949 - Nasce Bruce Springsteen, cantor norte-americano -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
15/04/1948 - Nasce Michael Kamen, maestro e compositor -
21/12/1947 - Nasce Paco de Lucía, guitarrista e compositor de flamenco espanhol -
24/08/1947 - Nasce Paulo Coelho, escritor brasileiro -
25/07/1946 - Os Estados Unidos explodem mais uma bomba atômica no atol de Bikini -
01/07/1946 - Os Estados Unidos explodem uma bomba atômica no atol de Bikini -
18/06/1946 - Nasce James Paul McCartney -
10/05/1946 - Morre Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
09/10/1945 - Nasce em Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
22/09/1945 - Nasce Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Poucos dias antes do fim do conflito, a União Soviética declarou guerra ao Japão -
07/04/1945 - A marinha Imperial Japonesa executa a Operação Ten-Go -
26/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os aliados capturam definitivamente Iwo Jima pondo um final à 'Batalha de Iwo Jima' -
16/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: a Ilha de Iwo Jima é declarada segura, porém permanecem alguns focos de resistência japonesa até 26 de março -
23/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira norte-americana que é fotografada por Joe Rosenthal. Essa famosa foto ganhar -
19/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: uma frota americana desembarca na ilha de Iwo Jima, Ocidente do Pacífico, onde encontra feroz resistência japonesa, tomando o controle após um mês de batalha -
16/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Iwo Jima - o USS New York começa o pré-bombardeio da ilha de Iwo Jima, no Japão, pelas forças dos EUA -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada a “Operação Shingle” -
23/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: a Deutsche Opernhaus (Casa de Ópera) na Bismarckstraße no bairro de Charlottenburg em Berlim é destruída. Ela será reconstruída em 1961 e será chamada de Deutsche Oper Berlin. -
29/08/1943 - Nasce Edu Lobo, músico brasileiro -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
08/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Operação Tocha - Forças dos Estados Unidos e Reino Unido desembarcam no norte da África -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
31/08/1939 - Nasce Francis Hime, cantor e compositor brasileiro -
15/10/1938 - Estreia a ópera "Dafne" de Richard Strauss -
12/10/1935 - Nasce Luciano Pavarotti , cantor lírico italiano -
12/09/1935 - Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro -
22/01/1935 - Morre Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
04/04/1934 - Morre Ernesto Nazareth, músico brasileiro -
03/05/1933 - Nasce James Brown, cantor e compositor norte-americano -
01/10/1930 - Nasce Richard St. John Harris, o ator irlandês Richard Harris -
31/08/1928 - Estreia em Berlim a "Ópera dos Três Vinténs" -
23/02/1927 - Nasce Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
20/03/1926 - Nasce José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, mais conhecido como o humorista José Vasconcellos -
21/12/1924 - Nasce Altamiro Aquino Carrilho, compositor brasileiro e considerado um dos maiores flautistas do mundo -
29/11/1924 - Morre Giacomo Puccini, compositor italiano -
29/01/1924 - Nasce o compositor italiano, Luigi Nono -
02/12/1923 - Nasce Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega -
28/05/1923 - Nasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
12/02/1923 - Nasce em Florença, Itália, Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como o cineasta Franco Zeffirelli -
11/01/1923 - Nasce Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
02/08/1921 - Morre Enrico Caruso, tenor italiano -
24/12/1920 - O tenor Enrico Caruso faz sua última apresentação -
29/08/1920 - Nasce Charlie Parker Jr., músico de jazz norte-americano -
05/12/1919 - Nasce Otávio Henrique de Oliveira, o “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
11/11/1919 - Morre Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro -
25/08/1918 - Nasce Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
21/10/1917 - Nasce Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
18/10/1915 - Nasce Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
05/01/1915 - Nasce o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
19/09/1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues -
07/11/1912 - É inaugurada a Deutsches Opernhaus, com a apresentação de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven, conduzida por Ignatz Waghalter. -
06/08/1912 - Nasce Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro -
02/05/1909 - Nasce Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
11/10/1908 - Nasce Cartola, compositor brasileiro -
19/02/1908 - Nasce no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
29/03/1907 - Nasce Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
27/01/1906 - Nasce em Porto Alegre, Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
21/01/1906 - Pacto contra o anarquismo -
27/01/1901 - Morre Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
25/08/1900 - Dez anos após sofrer um esgotamento mental do qual ele nunca veio a se recuperar, o filósofo Friedrich Nietzsche morre em Weimar, na Alemanha, aos 55 anos -
03/06/1899 - Morre Johan Strauss II, compositor austríaco de música ligeira conhecido como “O Rei da Valsa” -
01/02/1896 - Estreia no Teatro Regio (Turim), a ópera La Bohème, sob a regência de Arturo Toscanini -
15/03/1895 - Estreia fracassada de Enrico Caruso -
18/12/1892 - Estreia no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial, oo ballet ‘O Quebra-Nozes’, um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. -
31/07/1886 - Morre Franz Liszt, compositor e pianista húngaro -
01/05/1886 - Operários norte-americanos entram em greve exigindo jornada de trabalho de oito horas -
19/09/1880 - Nasce Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
05/04/1874 - A obra-prima de Johann Strauss Filho, ‘Die Fledermaus’ (O Morcego), estreia no ‘Theater an der Wien’ em Viena. -
22/05/1872 - Iniciada a construção da Casa dos Festivais de Wagner, a casa de ópera Bayreuth Festspielhau -
24/12/1871 - Aída estréia na Ópera do Cairo -
18/12/1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk -
13/11/1868 - Morre Gioacchino Rossini, compositor italiano -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
08/10/1863 - Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
20/03/1863 - Nasce Ernesto Júlio de Nazareth, músico brasileiro -
22/12/1858 - Nasce Giacomo Puccini, compositor italiano -
08/03/1857 - Ataque incendiário da polícia causa morte de cento e vinte e nove operárias da fábrica Cotton, em Nova Iorque -
06/03/1853 - Estreia da ópera 'La Traviata' de Giuseppe Verdi, no Teatro La Fenice em Veneza, na Itália. Foi um fiasco -
19/01/1853 - Estréia no Teatro Apollo, em Roma, da ópera de Verdi “Il Trovatore” (O Trovador) -
11/03/1851 - A primeira performance da ópera de Giuseppe Verdi, 'Rigoletto', ocorre em Veneza -
15/10/1844 - Nasce Friedrich Nietzsche, filósofo alemão -
09/03/1842 - Estréia da terceira ópera de Giuseppe Verdi "Nabucco" no Teatro Scala em Milão -
03/08/1829 - Estreia de "Guilherme Tell", de Rossini, na Ópera de Paris -
25/10/1825 - Nasce em Viena, Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas -
22/05/1813 - Nasce Richard Wagner, compositor alemão -
22/10/1811 - Nasce Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro -
29/02/1792 - Nasce Gioacchino Rossini, compositor italiano -
30/09/1791 - A última ópera de Mozart, “A Flauta Mágica”, estreia em Viena, dois meses antes de sua morte -
01/05/1786 - Estreia em Viena a ópera de Wolfgang Amadeus Mozart “As Bodas de Fígaro” -
17/01/1775 - Morre Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica -
21/11/1695 - Morre Henry Purcell, compositor britânico -
10/09/1659 - Nasce Henry Purcell, compositor britânico -
29/11/1643 - Morre Claudio Monteverdi, compositor italiano -
15/05/1567 - Nasce Claudio Monteverdi, compositor italiano -
18/11/1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flexa numa maçã na cabeça de seu filho -
17/09/1179 - Morre a abadessa Hildegard von Bingen -
29/05/1176 - Batalha de Legnano: A Liga Lombarda derrota o imperador Frederico Barbarossa