RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Um Boeing Boeing 757-23A da Aeroperú com destino a Santiago no Chile caiu no Oceano Pacífico devido a falhas nos tubos de pitot

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de outubro de 1996.

Um Boeing Boeing 757-23A da Aeroperú com destino a Santiago no Chile caiu no Oceano Pacífico devido a falhas nos tubos de pitot

O Boeing N52AW Aeronave envolvida no acidente

O Voo Aeroperú 603 foi um voo regular a partir de Miami, nos Estados Unidos, para Santiago no Chile com escalas em Quito e Lima. Em 2 de outubro de 1996 o Boeing 757-23A de prefixo N52AW caiu, matando todas as 70 pessoas a bordo.

Os pilotos tentaram retornar a Lima após a falha de alguns instrumentos básicos de navegação. Sem conhecer a verdadeira altitude e velocidade a tripulação foi bombardeada de avisos errôneos vindo do computador errático do B757-23A. Foi identificada como causa do acidente o bloqueio dos tubos de Pitot com fita adesiva, o que impediu que os computadores (ADC) recebessem pressão do ar externo, desta forma enviando dados incorretos para os instrumentos de navegação

Acidente

Em 2 de outubro de 1996, logo após levantar voo, a tripulação do Boeing 757 descobriu que seus instrumentos básicos de voo apresentavam comportamento errático e relataram o recebimento de mensagens contraditórias do computador de bordo, tais como proporção do leme, estol, excesso de velocidade e proximidade do solo. A tripulação declarou emergência e pediu um retorno imediato para o aeroporto.

Confrontado com a falta de instrumentos de voo e advertências contraditórias constantes do computador de voo da aeronave (alguns dos quais eram válidos e alguns dos quais não foram), e acreditando que eles estavam em uma altitude segura, o capitão Eric Schreiber, de 58 anos, piloto veterano que tinha quase 22.000 horas de voo, e o primeiro-oficial David Fernández, de 42 anos que havia registrado quase 8.000 horas de voo, decidiram retornar ao aeroporto. Uma vez que o voo foi à noite sobre a água, não havia referências visuais. Enquanto o altímetro indicava uma altitude de aproximadamente 9.700 pés, a altitude real da aeronave era na realidade muito menor.

O controlador de tráfego aéreo instruiu um Boeing 707 para decolar e ajudar a guiar o 757 de volta à terra, mas antes do 707 decolar a ponta da asa do 757 bateu na água cerca de 25 minutos após a declaração de emergência. Os pilotos lutaram com os controles e conseguiram ganhar altitude novamente por 17 segundos, mas a aeronave caiu invertida na água. Todos os nove membros da tripulação e 61 passageiros morreram. Os pilotos, confusos pelas advertências contraditórias, não perceberam o altímetro radar depois de passar por 2.500 pés, de acordo com o relatório do acidente.

Após o acidente, as equipes de recuperação encontrados 9 corpos; o resto dos corpos afundaram com o avião.

Naquele mesmo ano, o Voo Brigen Air 301, realizado também em um Boeing 757, sofreu com o mesmo problema de obstrução dos tubos de Pitot. O avião também caiu no oceano pouco depois de decolar. Todos os 189 ocupantes morreram.

Fonte: Wikipédia


Tags: Arbus, pitot, voo Aeroperú 603, acidente, estol, voo Brigen Air 301






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.12

  • Dia da Banheira (Bathtub Party Day)
  • Dia da Cruz Vermelha Brasileira
  • Dia de São Frutuoso
  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Martinho de Dume
  • Dia de São Anastácio
  • Dia de São Sabas
  • Dia Internacional do Ninja
  • Dia Internacional do Voluntário e do Voluntariado
  • Dia Mundial do Solo
  • Dia Nacional da Acessibilidade
  • Dia Nacional da Pastoral da Criança
  • Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade
  • Festa de São Nicolau (Papai Noel) no Cristianismo Ocidental