Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de fevereiro de 1985.

É lançada a comédia britânica 'Brazil'

Brazil - O Filme

Brazil (Brazil - O Filme) é um filme de comédia britânico de 1985. Caracteriza-se como uma comédia distópica dirigida por Terry Gilliam, um dos integrantes do grupo Monty Python. Lançado em 20 de Fevereiro de 1985, foi escrito por Terry Gilliam, Charles McKeown, e Tom Stoppard. Estrelando Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin, Katherine Helmond, Bob Hoskins, e Ian Holm. Robert De Niro tem uma participação especial.

O filme Brazil continua uma linha de produções (literárias e cinematográficas) que exploram as possibilidades de uma suposta sociedade futura formada pela perpetuação (muitas vezes absurda) dos valores e dos costumes da modernidade, como foi feito com Laranja Mecânica, 1984, entre outros, mas enveredando para uma comédia explícita, ainda que com certo teor de tragédia. O filme Brazil, desta forma, encadeia uma série de montagens e gags normalmente associadas ao non-sense, mas que retratam uma interpretação absurda de uma sociedade burocrática e tecnocrática.

Com grande orçamento para a época (cerca de 15 milhões de dólares), o filme foi considerado um fracasso, tendo angariado apenas metade de seu valor investido. Apesar disso, Brazil se tornou um filme de culto ou filme cult.

Devido ao filme ter sido lançado muito próximo ao final da Ditadura militar no Brasil (1964-1985), muito se especulou entre a crítica e os cinéfilos brasileiros, se o filme não seria uma crítica velada ao seu país naquele momento em especial, pois o enredo traz várias semelhanças com costumes e acontecimentos corriqueiros no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. No livro The Battle of Brazil, Gilliam explica a origem de sua inspiração para o título:

Port Talbot [no País de Gales] é uma cidade de aço, onde tudo é coberto com pó de minério de ferro cinza. Até a praia é completamente cheia de poeira, é apenas preta. O sol estava se pondo, e foi muito bonito. O contraste foi extraordinário, eu tinha essa imagem de um cara sentado lá nesta praia sombria com um rádio portátil, ouvindo canções latinas escapistas estranhas como 'Brasil'. A música transportou-o de alguma forma e fez seu mundo menos cinza.

Há, porém, uma outra teoria que afirma ser o nome do filme uma referência aos filmes da década de 40-50, onde o destino dos indivíduos que queriam fugir da Lei era o Brasil. Uma terceira teoria afirma também que o nome se deve à mítica Ilha Brasil e sua visão de paraíso, bastante popular no Reino Unido.

Muito pouco conhecido no Brasil, com pouca exibição na TV aberta, a obra ainda é ignorada pela grande imprensa e por catálogos brasileiros de filmes.

Enredo

No país onde o filme se desenrola se desenvolveu uma estranha sociedade, repleta de burocracia, moda feminina esdrúxula, cirurgias plásticas em grande profusão, etc. Em meio às constantes festas promovidas pela elite, bombas explodem em restaurantes e lojas, gerando reações do governo, que caçam os responsáveis.

O personagem principal, um jovem alheio à política e que trabalha em uma repartição do governo e mora em um apartamento minúsculo, vive às voltas com sua mãe dominadora, se apaixona por uma militante terrorista, fazendo com que ele passe a ser perseguido pelo governo e sua vida sofra reviravoltas imprevisíveis.

Sam Lowry perpassa pelos dois polos opostos da sociedade de Brazil, totalmente perdido em meio à burocracia inoperante e ordens sem nexo, enviadas através de obsoletos computadores e máquinas de estranhos formatos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Brazil, Brasil, filme, comédia, Robert de Niro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.01

  • Dia da Era Espacial
  • Dia de São Berardo
  • Dia do Cortador de Cana-de-açúcar