Últimas notícias
Hoje na história
RSSMorre Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial
Erwin Johannes Eugen Rommel (Heidenheim, 15 de novembro de 1891 – Herrlingen, 14 de outubro de 1944) (conhecido popularmente como A Raposa do Deserto, Wüstenfuchs) foi um marechal-de-campo do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Rommel ficou mundialmente famoso por sua intervenção na África do Norte entre 1941 e 1943, no comando do Afrika Korps, um destacamento do exército alemão destinado a auxiliar as forças italianas que então batiam em retirada frente ao exército britânico. Por sua audácia e domínio das táticas de guerra com blindados, granjeou o apelido de A Raposa do Deserto e entre os árabes como O Libertador.
Erwin Rommel em um desfile em Paris no dia da vitória sobre a França (junho de 1940).
Biografia
Erwin Rommel nasceu em Heidenheim, aproximadamente 40 km de Ulm, no estado de Württemberg, sendo batizado em 17 de novembro de 1891. Foi o segundo filho do professor protestante Erwin Rommel, reitor de escola secundária em Aalen, e Helene von Luz, filha de um proeminente dignitário local. O casal teve ainda outros três filhos, dois meninos, Karl e Gerhard, e uma menina, Helene. O seu irmão mais velho, Karl Rommel, entrou como voluntário no Exército se tornando piloto de reconhecimento, sendo admitido somente nos últimos exames. Já Gerhard Rommel, o seu irmão mais novo, se tornou cantor de ópera.
Aos catorze anos, Rommel e um amigo construíram um planador em tamanho natural que voava, embora não muito longe. O jovem Rommel queria ser mecânico e desejava se tornar um engenheiro aeronáutico, mas ingressou no Exército devido às insistências de seu pai que o recomendou para o Exército Württemberg, descrevendo ele como "próspero, de confiança e um bom ginasta".
De início foi rejeitado pela artilharia e engenharia do Exército, sendo mais tarde, em Março de 1910, chamado para fazer o exame médico para admissão, sendo neste exame detectado uma hérnia, mas foi aceito mesmo assim como cadete.
Seu pai assinou a documentação necessária e pagou o uniforme de Fahnenjunker, entrando no seu regimento no dia 19 de julho de 1910, aos 18 anos de idade, no 124.º Regimento de Infantaria de Württemberg de onde foi enviado para a Escola Real de Oficiais Cadetes de Danzig, terminando o seu treinamento no mês de novembro de 1911. Nesta época, Rommel conheceu Lucie Mollin, dançarina, que estava em Danzig para estudar línguas, tendo os dois logo se apaixonado.
Rommel juntamente com Hitler na Polônia 1939.
Norte de África
Benito Mussolini havia declarado guerra contra a Inglaterra e a França duas semanas após as forças destas nações terem saído de Dunquerque em junho de 1940, tendo convocado todos os soldados que a Itália tinha na Líbia, sendo um total de 220.000 soldados, para iniciar um combate contra os britânicos no Egito e realizar a captura do Canal de Suez. Esta ofensiva teve início no mês de setembro de 1940 sob comando do Marechal Rodolfo Graziani. A ofensiva não avançou muito em território inimigo, chegando somente até Sidi Barrani. Foi oferecido auxílio de Hitler que pretendia enviar para a área uma de suas novas armas, as Divisões Panzer, que foram recusados, já que se consideravam capazes de controlar a situação.
Rommel no Norte da África em 1943.
Mussolini continuou a sua campanha invadindo o delta do Nilo e em seguida a Albânia, o que provocou o descontentamento de Hitler, já que tinha planos para a região e convocou o General Wilhelm von Thomas para enviar uma força Panzer para auxiliar os italianos, pois um possível fracasso poderia prejudicar muito as estratégias alemãs.
Rommel foi nomeado comandante do Afrika Korps e chegou ao Norte de África no dia 12 de fevereiro de 1941 enquanto que as forças italianas estavam recuando através de Trípoli. No dia seguinte fez um voo de reconhecimento com um Heinkel onde pôde ver as defesas existentes ao redor do porto de Trípoli.
Após Rommel sobrevoou o deserto de Sirte, vendo após a estrada construída pelo Marechal Balbo que ia de Trípoli até a fronteira egípcia. Rommel se encontrou com os Generais Gariboldi e o Chief of General Staff das forças italianas, Mario Roatta. Mais tarde jantou com os generais num hotel de Tripoli, onde foi perguntado por um dos presentes como havia ganhado a sua Pour le Mérite. Sem pensar duas vezes respondeu: "Longarone". Esta resposta não os agradou já que os italianos nunca aceitaram o fato de perder esta batalha na Primeira Guerra Mundial, o que encerrou as conversas entre eles naquela noite.
Rommell (esq.) e seus oficiais no deserto da África do Norte.
No dia 14 de fevereiro de 1941 as primeiras tropas de Rommel começaram a desembarcar, entre elas estavam o 3º Batalhão de Reconhecimento e o 39.º Batalhão Antitanque, sendo desembarcados na noite seguinte 6.000 toneladas de equipamentos, entre estes estavam: armas pesadas, munição, veículos de transporte e veículos blindados. No dia seguinte foi realizada uma parada militar assistida por Rommel e os generais italianos, além de muitos curiosos italianos e árabes. Era esperado por Rommel a chegada da 15ª Divisão Panzer e da 5ª Divisão Leve, sendo realizado uma parada militar quando havia chegado esta última em Tripoli. Para confundir as aeronaves de reconhecimento Aliadas, Rommel ordenou que fossem construídos centenas de tanques com árvores e restos de carros, fazendo parecer que a força alemã era bem maior.
Havia muitos soldados aliados em Tobruk e arredores, com um intenso movimento de navios que chegavam e partiam diariamente, sendo assim, Rommel não sabia ao certo o que os inimigos pretendiam, se os aliados estavam enviando reforços para a África ou se as tropas estavam sendo evacuadas para outro fronte. Tentando conter uma grande ofensiva alemã, os britânicos enviaram para Tobruk as suas melhores unidades.
Os primeiros combates entre as forças da Afrika Korps e as forças britânicas iniciaram no dia 24 de fevereiro em de 1941 El Agheila e no dia 31 de março foi realizado um ataque contra as forças britânicas em Mersa Brega, onde Erwin Rommel mais uma vez utilizou as táticas da Blitzkrieg.
O avanço alemão continuou, passando por Tripolitania, Cirenaica e Benghazi, capturando em seguida Bardia e Salum no dia 15 de abril de 1941, conseguindo as suas forças chegar até a fronteira com o Egito, forçando os britânicos a recuarem até os arredores de Tobruk.
Cerco de Tobruk
Tomar Tobruk era de vital importância para a continuação da campanha na África pois era o melhor porto de todo o Norte da África, podendo facilitar a logística para o Afrika Korps e para chegar até o Egito teriam de acabar com a resistência Aliada que estava neste porto, pois poderiam facilmente atacar as tropas que levariam suprimentos para o fronte.
Rommel se aproximou de Tobruk e iniciou o ataque no dia 11 de abril de 1941 tendo o avanço iniciado às 4:45 com o 8º Batalhão de Metralhadoras pelo sul enquanto que mais de 20 avançaram pela direita. O avanço dos blindados não durou muito pois havia uma barreira antitanques que impossibilitava a passagem. No dia seguinte Rommel decidiu retomar a ofensiva utilizando uma tempestade de areia como cobertura. Pouco antes do ataque a tempestade parou, mas o ataque se iniciou mesmo assim.
A batalha durou até o domingo, dia 13 de abril de 1941, quando iniciou um ataque de artilharia seguido após pelas tropas batalhão que tinham como objetivo estabelecer uma cabeça-de-ponte que possibilitaria a chegada das tropas. Mas o ataque não deu certo pois eram 500 soldados alemães com 20 blindados contra os 34.000 defensores do Exército Britânico. Ao sair de lá na noite seguinte as tropas de Rommel contavam com apenas 116 soldados, sendo o resto feito prisioneiro ou morrido durante os combates. Rommel pensou em realizar um novo ataque, mas decidiu permanecer na defesa até o final do mês.
O novo ataque ocorreu no dia 30 de abril de 1941 quando Rommel se dirigiu para a linha de frente onde observou a tomada da Colina 209 na noite do mesmo dia, conseguindo o controle da colina às 9:00 da manhã do dia seguinte. Mas neste dia a 15ª Divisão Panzer, comandada por Hans-Karl Freiherr von Esebeck, sofreu grandes baixas contra as tropas aliadas, tendo as perdas em algumas unidades chegado a 50%. As baixas do lado alemão chegado a 1 200 soldados, entres estes estavam os mortos, feridos ou desaparecidos em ação.
Mesmo não tendo conseguido tomar Tobruk, a linha de frente alemã avançou mais 700 milhas em território inimigo, estando a esta altura a 1.110 milhas de distância de Tripoli, de onde vinham os seus suprimentos, que nesta época eram de 24.000 toneladas por mês, sendo necessários mais 20.000 toneladas para continuar com o avanço.
Durante este tempo em que esteve lutando em Tobruk, a outra parte da Afrika Korps havia capturado a passagem de Halfaya. Este fronte era muito importante para Rommel, pois era nesta passagem e em Sollum onde os tanques podiam facilmente alcançar o deserto e chegar até à Líbia, deixando-o vulnerável a um ataque britânico vindo do Egito.
Foram realizadas duas ofensivas aliadas (Operação Brevity e Operação Battleaxe) para tentar romper o Cerco de Tobruk mas ambas falharam, sendo que para a Operação Battleaxe foram enviados 238 novos tanques para auxiliar os aliados, tendo a batalha iniciado no dia 14 de junho de 1941. Os aliados atacavam com os tanques pesados Matilda que tinham uma blindagem elevada sendo necessário o uso dos Flak 88 para destruí-los, tendo, ao final do dia 15, sido destruídos 11 dos 12 Matilda no alto do planalto e outros quatro haviam sido destruídos em minas pela costa, sendo destruídos ainda um total de outros 60 tanques.
Foi realizado no dia 16 um contra-ataque que tomou de volta o Forte Capuzzo que os britânicos haviam capturado na noite passada. Mas este contra-ataque não durou muito, sobrando apenas 35 de seus 80 tanques. Enquanto isso a 5.ª Divisão Leve estava enfrentado uma grande ofensiva aliada em Sidi Omar. Numa das mensagens interceptadas dos aliados, o comandante da 7ª Brigada Blindada diz: A situação é desesperadora e pede reforços de Cairo para continuar com os combates, assim Rommel iniciou uma grande ofensiva contra os aliados. Nestes poucos dias as unidades sob comando de Rommel destruíram um total de 180 a 200 blindados inimigos, enquanto que as forças de Rommel perderam apenas 12.
Morte
Implicado no atentado por suas ligações com os oficiais conspiradores membros da resistência alemã, Rommel, ainda em recuperação médica, recebe em sua casa a visita de dois oficiais generais em 14 de outubro de 1944.
Devido ao seu prestígio nacional, estes oficiais, leais a Hitler, trazem os termos do Führer a Rommel: ir a Berlim, passar por um julgamento popular e inevitavelmente ser condenado à morte, condenando também sua família a ser confinada em um campo de concentração ou, sozinho, acompanhar os dois oficiais e ingerir veneno para suicidar-se, opção esta que garantiria a integridade de seus familiares. Rommel sem dúvida escolhe a segunda alternativa, despede-se da família e acompanha os dois oficiais embarcando em seu automóvel.
Às 13:25 os Generais Burgdorf e Maisel, fizeram a entrega do cadáver de Rommel ao Hospital de Ulm. O médico-chefe, que se dispunha a proceder a autópsia, foi prontamente interrompido por Burgdorf que lhe disse: "Não toque no corpo. Em Berlim já se tomaram todas as providências." Talvez jamais se venha a saber o que exatamente se passou no caminho de Ulm. Burgdorf pereceu com Hitler, no subterrâneo da chancelaria do Reich. Maisel, que ao final da guerra foi condenado juntamente com o motorista da SS, afirmam terem recebido ordens de abandonar o carro por alguns momentos, quando retornaram encontraram Rommel agonizando.
Seu funeral foi celebrado em 18 de outubro de 1944 com as mais altas honrarias militares do Terceiro Reich e, oficialmente sua "causa mortis" foi anunciada como efeito dos ferimentos que recebera meses antes.
Funeral de Rommel.
Seus restos mortais, depois de cremados foram sepultados em Herrlingen, Alemanha, no cemitério próximo de sua casa. Sua família não foi perseguida após sua morte. Um dos seus filhos chegou ao cargo de presidente da câmara (Bürgermeister) da cidade de Stuttgart.
Túmulo de Rommel.
Muitas lendas foram criadas a partir do mito Rommel, porém nunca questionado do ponto de vista militar e da conduta no campo de batalha. Histórias como "fazer um Rommel", que para os soldados do 8º Exército Britânico, significava fazer algo de forma impecável. Sua astúcia e faculdade de improvisação granjearam-lhe o apelido de Raposa do Deserto. Certa vez encontrando-se sob violenta pressão Britânica, o general conseguiu inverter a situação dando-lhes impressão de comandar grandes destacamentos. Sabia que a RAF fotografava diariamente as linhas alemãs, então, ordenou que todos os veículos fossem movimentados a noite, crivando o solo do deserto com milhares de sulcos, e projetando a movimentação de um grande destacamento de blindados. Diante disto os ingleses bateram em retirada.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
13/04/2015 - Morre Günter Grass, Nobel de literatura e personagem controverso -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
28/05/2006 - Papa Bento XVI visita Auschwitz -
20/09/2005 - Morre Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
19/02/2004 - Simon Wiesenthal é feito cavaleiro pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em função das suas contribuições para a Humanidade -
05/07/2002 - Ex-oficial nazista é condenado à prisão -
12/08/1998 - Bancos suíços concordam reparar os sobreviventes do holocausto -
02/04/1998 - O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas -
05/02/1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto -
08/05/1996 - O ex-capitão nazista Erich Priebke vai a julgamento em Roma -
06/06/1995 - Japão se desculpa por seus atos na Segunda Guerra Mundial -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
06/05/1992 - Morre em Paris, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
08/04/1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979 -
31/03/1992 - O 'USS Missouri', o último encouraçado construído pelos Estados Unidos da América, é descomissionado pela última vez -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
07/03/1990 - Morre Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/06/1988 - Daimler-Benz indeniza trabalhadores forçados sob o regime nazista -
08/06/1986 - Kurt Waldheim, candidato conservador a presidência da Áustria, ganha a eleição no segundo turno -
24/04/1986 - Morre Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor -
06/06/1985 - No Brasil é exumado um corpo posteriormente identificado como do nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte” -
25/04/1983 - Revista Stern publica os 'Diários de Hitler' -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
07/02/1979 - Morre o nazista Josef Mengele, O Anjo da Morte -
01/03/1978 - Cadáver de Charles Chaplin é roubado. Ele havia sido sepultado em 27 de dezembro de 1977 no cemitério de Corsier-sur-Vevey, às margens do lago Genebra, na Suíça -
25/12/1977 - Morre Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
16/06/1977 - Morre Wernher von Braun -
04/12/1975 - Morre Hannah Arendt, teórica política alemã -
04/03/1975 - O ator Charlie Chaplin recebe o título de Cavaleiro do Império Britânico, no Palácio de Buckingham -
09/10/1974 - Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
26/12/1972 - Morre Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América -
29/08/1972 - Morre Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
28/04/1969 - O presidente francês De Gaulle renuncia ao cargo, após eleitores rejeitarem, em um plebiscito, importantes reformas governamentais -
28/03/1969 - Morre Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte-americano -
20/02/1966 - Morre Chester Nimitz, almirante norte-americano -
24/11/1965 - Morre Sir Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
05/04/1964 - Morre Douglas Mac Arthur, general dos Estados Unidos -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
01/06/1962 - O nazista Adolf Eichmann, depois de julgado e condenado, é enforcado -
19/12/1961 - Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer -
15/12/1961 - O nazista Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país -
27/10/1961 - Confronto no Checkpoint Charlie, em Berlim -
11/04/1961 - Em Israel, tem início o processo contra o carrasco nazista Adolf Eichmann -
21/05/1960 - Num voo da El Al, o nazista Otto Adolf Eichmann é levado da Argentina para Israel por agentes da Mossad -
11/05/1960 - O nazista Otto Adolf Eichmann é capturado por agentes israelenses da Mossad na Argentina -
11/02/1960 - Morre Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
16/11/1959 - A peça “A Noviça Rebelde” estréia na Broadway -
27/05/1959 - Expira ultimato soviético para que os Aliados se retirem de Berlim -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
07/02/1957 - Rússia declara “Raoul Wallenberg” morto -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
25/03/1954 - Moscou reconhece soberania da Alemanha Oriental -
10/12/1953 - Winston Churchill, primeiro ministro inglês que liderou os aliados durante a Segunda Guerra Mundial, recebe o Nobel de Literatura -
19/06/1953 - O casal Ethel e Julius Rosenberg são executados em Sing Sing -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
05/03/1953 - Com a idade de 73 anos, morre em Moscou, o Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética Josef Stalin -
20/08/1952 - Morre Kurt Schumacher, cientista político alemão -
11/07/1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA -
27/05/1952 - Assinado o Tratado da Comunidade Europeia de Defesa -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
27/01/1952 - É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York -
23/07/1951 - Morre o Marechal Philippe Pétain, militar e estadista francês -
08/02/1950 - Fundação do Stasi - o serviço secreto alemão-oriental -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
08/06/1949 - O clássico livro de George Orwell “1984” é publicado -
12/05/1949 - Termina 'O Bloqueio de Berlim' ,uma das maiores crises da Guerra Fria -
26/06/1948 - Corredor aéreo abastece Berlim Ocidental -
24/06/1948 - Começa “O Bloqueio de Berlim “,uma das maiores crises da Guerra Fria -
02/06/1948 - Termina a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido e França, bem como dos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram a integração das zonas de ocupaçã -
01/04/1948 - Guerra Fria: os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlim e as Zonas Ocidentais, é o prelúdio ao bloqueio a Berlim Ocidental. -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
26/02/1948 - A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha -
23/02/1948 - Começa a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, discutiram o futuro das zonas de ocupação da Alemanha. -
05/06/1947 - Os Estados Unidos anuncia o Plano Marshall de auxílio financeiro à Europa, destruída pela guerra -
10/02/1947 - Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938 -
09/12/1946 - Os julgamentos subsequentes de Nuremberg começam com o julgamento dos médicos, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia. -
16/10/1946 - Dez criminosos de guerra nazistas, acusados de crimes contra a humanidade, são condenados à morte por um Tribunal Internacional -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
05/03/1946 - Na cidade de Fulton, no Missouri, Winston Spencer Churchill pronuncia o famoso discurso no qual surgiu a expressão “Cortina de Ferro -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
22/11/1945 - Aliados aprovam três corredores aéreos até Berlim -
20/11/1945 - Começa em Nuremberg o julgamento de 24 líderes da Alemanha nazista que são acusados de crimes contra a humanidade -
17/08/1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, é publicado pela primeira vez. -
14/08/1945 - Pétain é condenado à morte -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada instalação do Tribunal de Nuremberg -
02/08/1945 - Termina a Conferência de Potsdam na Alemanha -
17/07/1945 - Inicia a Conferência de Potsdam na Alemanha -
16/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan, a primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é detonada no deserto de Alamogordo (Novo México) -
05/07/1945 - O estadista e primeiro-ministro Winston Churchill é derrotado nas eleições gerais da Grã-Bretanha. O Partido Trabalhista do país volta ao poder -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
23/05/1945 - Heinrich Himmler, braço direito de Adolf Hitler e líder da GESTAPO comete suicídio na prisão -
12/05/1945 - Morre Julius Fromm, inventor da camisinha de látex -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: o colaboracionista Vidkun Quisling é preso na Noruega. -
08/05/1945 - V-E Day - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
07/05/1945 - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
30/04/1945 - Morre Adolf Hitler, ditador nazista -
30/04/1945 - Morre Eva Braun, esposa de Adolf Hitler -
29/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas libertam o Campo de concentração de Dachau -
28/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Chega ao fim a tirania fascista na Itália. O ditador Benito Mussolini e sua fiel amiga Clara Petacci são fuzilados por membros da resistência italiana, os 'partigiani'. Seus cadáveres foram expostos em Milão -
25/04/1945 - Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações -
12/04/1945 - Morre Franklin Delano Roosevelt, 32° presidente dos Estados Unidos da América (1933-1945) -
11/04/1945 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) -
05/04/1945 - Ao término da Segunda Guerra Mundial, forças americanas liberam o campo de extermínio nazista em Ohrdruf, na Alemanha -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
29/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra -
19/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso às obras e às construções da era nazista -
12/03/1945 - Anne Frank, menina holandesa de religião judaica, morre de tifo no campo nazista de extermínio de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal enc -
07/03/1945 - Josip Bros Tito torna-se primeiro-ministro da Federação Iugoslava -
02/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Nuremberg, Alemanha, é severamente bombardeada pelas forças aliadas -
26/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Força aérea norte-americana bombardeia Hannover na Alemanha -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Míssil V-2 atinge armazém de Londres fazendo 160 vítimas -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a interrupção das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau -
03/11/1944 - Exército francês faz homenagem póstuma a Antoine de Saint-Exupéry -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
14/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada pelas forças aliadas -
07/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Judeus iniciam um levante no campo de concentração de Birkenau -
25/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Paris é libertada do jugo nazista -
05/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Wola – Tropas alemãs massacram entre 40 e 50 mil pessoas no distrito de Wola, em Varsóvia. -
04/08/1944 - Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração -
02/08/1944 - No campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau cerca de 3 mil ciganos são exterminados de uma única vez -
02/08/1944 - Morre Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado no campo nazista de Auschwitz -
01/08/1944 - Em Varsóvia, num levante que dura 63 dias, poloneses lutam contra a ocupação nazista, 70% da população é morta e 800 mil poloneses são deportados para campos de concentração -
01/08/1944 - Anne Frank escreve pela última vez em seu diário -
31/07/1944 - O aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, desaparece em um avião na região norte da África -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
16/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Chegam a Nápoles, no sul da Itália, oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -
01/07/1944 - Início da Conferência de Bretton Woods, na qual é idealizada a criação do Fundo Monetário Internacional -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
13/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1 -
06/06/1944 - Começa o "Dia D"; 155 mil soldados das tropas aliadas iniciam o "Desembarque na Normandia" -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
29/05/1944 - Segunda Guerra Mundial: Submarino alemão afunda o Block Island, um porta-aviões americano -
09/04/1944 - O general Charles De Gaulle é nomeado chefe supremo da França Livre -
24/03/1944 - Segunda Guerra Mundial: num evento posteriormente dramatizado no filme “The Great Escape” (Fugindo do Inferno), 76 presos fogem do campo de prisioneiros “Stalag Luft III” -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
28/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os "Três Grandes" reúnem-se em Teerã -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
15/09/1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano -
12/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini é resgatado numa ousada operação dos pára-quedistas alemães comandados pelo austríaco Otto Skorzeny (Operação Eiche) -
31/08/1943 - Nazistas proíbem jornal "Frankfurter Zeitung" -
09/08/1943 - É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais -
02/08/1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
01/07/1943 - Os Judeus alemães passam a ser submetidos a vigilância policial -
03/06/1943 - Estreia no Théatre de la Cité em Paris, "As moscas", de Jean-Paul Sartre. Nazistas proíbem a peça logo após a estreia -
24/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Holocausto: Josef Mengele se torna oficial médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz -
12/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Rendição do Afrika Korps na Tunísia -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
13/03/1943 - Holocausto: As forças alemãs liquidam com o gueto judeu em Cracóvia e transferem os sobreviventes para Plaszow -
05/03/1943 - Segunda Guerra Mundial: estreia o mais ambicioso filme da era nazista 'As aventuras do Barão de Münchhausen' -
18/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: em um discurso no Palácio dos Esportes, em Berlim, o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, declara guerra total -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
11/11/1942 - Tropas alemãs e italianas invadem o sul da França -
04/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Marechal-de-Campo Erwin Rommel desobedece ordens diretas de Adolf Hitler para resistir na linha de El-Alamein -
23/10/1942 - Tropas britânicas começam uma grande ofensiva contra as forças do Eixo no Egito, durante a Segunda Guerra Mundial -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
22/08/1942 - Após um submarino alemão afundar navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
05/08/1942 - O pedagogo Janusz Korczak é deportado e morto em Treblinka -
23/07/1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka. -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
27/06/1942 - Começam a circular panfletos da resistência antinazista "Rosa Branca" -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a mais espetacular fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
14/06/1942 - Anne Frank inicia seu diário -
07/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Midway termina com importante vitória dos americanos -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
15/05/1942 - Alemanha Nazista: Judeus são proibidos de ter animais domésticos -
23/04/1942 - É executada em um campo de extermínio nazista, Olga Benário Prestes, militante comunista alemã de origem judaica, esposa de Luís Carlos Prestes, líder do Tenentismo -
26/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, o Campo de Extermínio Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
16/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: É realizado o primeiro teste do Foguete V2 (explode no início do lançamento) -
19/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: aproximadamente 150 aviões de guerra japoneses atacam a cidade australiana de Darwin -
20/01/1942 - Holocausto: oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”, o extermínio de todos os judeus da Europa -
17/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a Primeira Batalha de Sirte onde a frota italiana é repelida por forças britânicas -
28/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o líder nacionalista árabe-palestino Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazistas -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
09/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: EUA decidem construir a bomba atômica -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
27/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: As tropas alemãs entram em Atenas -
25/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: Num golpe de Estado, oficiais da Força Aérea Iugoslava derrubam o governo pró-eixo -
25/03/1941 - O Reino da Iugoslávia junta-se às forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite -
01/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas -
19/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: Formação do comando alemão Afrika Korps -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: O General Erwin Rommel chega a Trípoli -
26/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Jilava dá início de convulsões políticas na Romênia -
16/11/1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor -
16/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Inglaterra inicia o primeiro grande bombardeio a Hamburgo na Alemanha -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
27/09/1940 - Assinatura do Pacto Tripartite entre as forças do Eixo: Japão, Alemanha e Itália -
12/09/1940 - Lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, seu nome “Jeep” -
05/09/1940 - Estreia, no Festival de Cinema de Veneza, o filme nazista "O judeu Süss" -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: O regime de Vichy foi estabelecido na França -
06/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeira fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
22/06/1940 - A França assina o Armistício com a Alemanha Nazista. -
14/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam a Paris -
10/06/1940 - A Itália se declara em guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
28/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: O Rei Leopoldo III da Bélgica se rende à Alemanha nazista -
20/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz -
17/05/1940 - Exército alemão ocupa Bruxelas -
15/05/1940 - A Holanda se rende à Alemanha nazista -
14/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados -
10/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha Nazista invade Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica, de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). -
27/04/1940 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, fosse transformada em campos de concentração -
13/03/1940 - Termina a Guerra Russo-Finlandesa -
29/02/1940 - Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno. -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
30/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia -
26/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro-ministro inglês. Arthur Neville Chamberlain declara no rádio que conhece o segredo das minas alemãs -
01/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha nazista invade a Polônia usando de forma simultânea 1.5 milhões homens, aviões da Luftwaffe, a força aérea, e sua força naval. Surge a blitzkrieg -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
23/08/1939 - A Alemanha nazista e a União Soviética firmam um pacto de não-agressão, o que leva ao ataque alemão à Polônia -
02/08/1939 - Segunda Guerra Mundial: Albert Einstein escreve para o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt -
22/07/1939 - Plínio Salgado se exila em Portugal devido a sua campanha integralista (nazi-fascista) no Brasil -
06/07/1939 - As empresas e negócios pertencentes a Judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigadas a fechar -
07/05/1939 - Criado o Eixo Roma-Berlim -
15/03/1939 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga, na seqüência do 'Acordo de Munique' -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
26/11/1938 - Na Alemanha, Goering dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus -
09/11/1938 - Ocorre na Alemanha a "Noite dos Cristais", em que nazistas atacam a população judaica, matando vários e queimando sinagogas -
10/10/1938 - Segunda Guerra Mundial: Entra em vigor o Acordo de Munique, a Tchecoslováquia passa ao controle alemão -
29/09/1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o 'Acordo de Munique', permitindo à Alemanha a ocupação da região dos Sudetos na Tchecoslováquia -
10/04/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss - um referendo popular avaliza a anexação austríaca com 99% de aprovação da população -
12/03/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss – o novo chanceler austríaco, Kurt Schuschnigg, negocia uma trégua com Hitler em Berchtesgaden (Baviera) -
20/02/1938 - O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Éden, renuncia em protesto contra as políticas do primeiro-ministro Neville Chamberlain de conciliação com o ditador alemão Adolf Hitler -
07/02/1938 - Nazismo: Começa o julgamento do pastor Martin Niemöller -
04/02/1938 - Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs -
03/06/1937 - Duque de Windsor se casa com Wallis Simpson -
28/05/1937 - Neville Chamberlain se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. -
06/05/1937 - Dirigível Hindenburg explode no momento em que se preparava para pousar em Lakehurst nos Estados Unidos -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
02/12/1936 - Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura em 1929, é expatriado da Alemanha nazista -
25/10/1936 - Alemanha e Itália assinam acordo de amizade e cooperação -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
30/06/1936 - O imperador “Haile Selassie I”, da Etiópia, apela em vão à Liga das Nações pela intervenção à invasão italiana a seu país -
07/03/1936 - Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha nazista reocupa a Renânia, região situada na fronteira com a França e com os Países-Baixos -
04/03/1936 - Primeiro voo do dirigível Hindenburg, Alemanha -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
16/03/1935 - Adolf Hitler desfaz o Tratado de Versalhes, que havia sido assinado ao término da Primeira Guerra Mundial entre Alemanha e as forças aliadas -
09/03/1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea -
05/12/1934 - Regime nazista intervém na Justiça -
19/08/1934 - Os alemães votam para eleger Adolf Hitler para a presidência do país -
02/08/1934 - Morre Paul von Hindenburg, estadista alemão -
25/07/1934 - Nazistas assassinam ditador austríaco, Engelbert Dollfuss -
30/06/1934 - Noite das Facas Longas: Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA -
26/01/1934 - Assinado o Pacto de Não Agressão Alemão-Polonês. -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
14/07/1933 - Na Alemanha nazista é promulgada "Lei para prevenir doenças hereditárias" -
03/07/1933 - Adolf Hitler controlava a imprensa falada -
01/04/1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos -
23/03/1933 - O parlamento alemão divulgou a Lista de Habilitação, concedendo a Adolf Hitler e aos nazistas poderes ditatoriais -
21/03/1933 - Dia de Potsdam, a encenação nazista -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
28/02/1933 - No dia seguinte ao incêndio do Reichstag (Parlamento Alemão), Adolf Hitler, então Chanceler da República de Weimar, convenceu o Presidente Paul von Hindenburg a assinar um decreto, suspendendo os direitos constitucionais de livre locomoção, liberdade de e -
28/02/1933 - Bertold Brecht foge da Alemanha nazista -
27/02/1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido exe -
07/01/1932 - Morre André Maginot, político Francês -
12/06/1929 - Nasce Annelies Marie Frank, menina holandesa de religião judaica, mais conhecida como Anne Frank -
01/10/1925 - Joseph Goebbels passa a ser um dos editores do jornal de propaganda nazista “Die Nationalsozialistischen Briefe” -
15/05/1925 - Criada a Sociedade Alemã de Radiodifusão (Reichs-Rundfunk-Gesellschaft) -
12/05/1925 - Paul von Hindenburg substitui Friedrich Ebert na presidência da Alemanha -
01/04/1924 - Na Alemanha, Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão, após o fracassado golpe de Munique, na Baviera, conhecido como o "Putsch da Cervejaria". Ele fica detido por 9 meses e escreve o livro Mein Kampf (Minha Luta) -
09/03/1924 - A Itália anexa Fiume (Rijeka) -
09/11/1923 - Fracassa o Putsch da Cervejaria, tentativa de golpe de Adolf Hitler. Hitler é encarcerado e na prisão, escreve Mein Kampf -
28/10/1922 - Chega ao fim a Marcha sobre Roma liderada por Benito Mussolini -
07/11/1921 - Benito Mussolini funda o Partido Nacional Fascista, uma transformação em partido dos Grupos Italianos de Combate ( “Fasci Italiani di Combattimento”) -
04/11/1921 - A Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler -
16/08/1920 - Na batalha de Varsóvia, o marechal Józef Piłsudski derrota as tropas soviéticas, impedindo a sua marcha à Europa Ocidental -
12/08/1920 - Guerra Polonesa-Soviética: começa a Batalha de Varsóvia e vai durar até 25 de agosto quando o Exército Vermelho é derrotado. -
24/02/1920 - O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão -
28/06/1919 - Alemanha é forçada a assinar o Tratado de Versalhes -
23/03/1919 - Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e cria o “Fasci Italiani di Combattimento” -
18/01/1919 - É iniciada a Conferência de Paz de Paris que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial -
12/11/1918 - No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república -
28/07/1914 - O Império Austro-Húngaro declara guerra contra a Sérvia. Tem início a Primeira Guerra Mundial, quando seguem também declarações de guerra de outras nações européias -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
23/03/1912 - Nasce na Prússia Wernher Magnus Maximilian von Braun -
06/02/1912 - Nasce Eva Braun, companheira de Adolf Hitler -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
31/12/1908 - Nasce Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
28/04/1908 - Nasce Oskar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
14/10/1906 - Nasce Hannah Arendt, teórica política alemã, autora do livro Eichmann em Jerusalém onde cunhou a famosa expressão "a banalidade do mal -
23/03/1905 - Nasce Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
27/12/1901 - Nasce na Alemanha, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
29/06/1900 - Nasce o escritor francês Marie Roger, Conde de Saint-Exupéry, autor do livro "O Pequeno Príncipe" -
03/01/1898 - Nasce em Porto Alegre, Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/10/1895 - Nasce Kurt Schumacher, cientista político alemão -
23/06/1894 - Nasce Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebeia -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
15/11/1891 - Nasce Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
16/04/1889 - Nasce Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
29/07/1883 - Nasce Benito Mussolini, ditador italiano -
09/10/1881 - Nasce Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
30/11/1874 - Nasce Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
02/10/1847 - Nasce Paul von Hindenburg, estadista alemão -
24/06/1812 - Guerras Napoleônicas: início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o Rio Neman.