Últimas notícias
Hoje na história
RSSRevolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington
A Guerra da Independência dos Estados Unidos, também conhecida como Guerra da Revolução Americana ou ainda Revolução Americana de 1776, teve suas raízes na assinatura do Tratado de Paris, que, em 10 de fevereiro de 1763, finalizou a Guerra dos Sete Anos.
Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colônias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole inglesa, pois, devido aos enormes gastos com a guerra, a metrópole aumentou a exploração sobre essas áreas.
Constituiu-se em batalhas desfechadas contra o domínio inglês. Movimento de ampla base popular teve como principal motor a burguesia colonial e levou à proclamação, no dia 4 de julho de 1776, da independência das Treze Colônias - os Estados Unidos, primeiro país dotado de uma constituição política escrita.
"Washington atravessando o Rio Delaware", retratado em 1851 por Emanuel Leutze do General George Washington durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos.
Consequências
Pela primeira vez na história da expansão europeia, uma colônia tornava-se independente dos países por meio de um ato revolucionário. E fazia-o não só proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa ("o direito à vida, à liberdade e à procura da felicidade" são definidos como inalienáveis e de origem divina), mas ainda construindo uma federação de estados dotados de uma grande autonomia e aprovando uma constituição política (a primeira da História mundial) onde se consignavam os direitos individuais dos cidadãos, se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal, e se estabelecia um sistema de equilíbrio entre os poderes legislativo, judiciário e executivo de modo a impedir a supremacia de qualquer deles, além de outras disposições inovadoras. O sucesso norte-americano foi descrito como tendo influenciado a Revolução Francesa (1789) e as subsequentes revoluções na Europa e América do Sul.
Os pensamentos iluministas influenciaram no novo governo americano (o governo Babalistíco).
A Revolução Americana de 1776 teve suas raízes com a assinatura do Tratado de Paris que em 10 de fevereiro de 1763 acabou por finalizar a Guerra dos sete anos.
Ao final do começo do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colônias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole, pois devido aos enormes gastos com a guerra, a Metrópole inicia uma maior exploração sobre essas áreas.
Declaração da Independência dos Estados Unidos.
As colônias finalmente desencadeariam o desejo e a declaração de independência, em 4 de julho de 1776, e a Guerra de independência dos Estados Unidos. A guerra teria fim a 3 de setembro de 1783, quando a independência dos Estados Unidos foi reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris de 1783. Apesar da estrutura social ter permanecido inalterada (o norte continuou capitalista e no sul a escravidão foi mantida), a Guerra da Independência dos Estados Unidos é chamada de revolução por ter instituído, na Constituição de 17 de setembro de 1787, vigente até hoje, uma república federal, a soberania da nação, e divisão tripartida dos poderes. Além disso, influenciou as revoluções liberais que aconteceriam na Europa, como a Revolução Francesa.
Pintura de Benjamin West com as delegações no Tratado de Paris de 1783: John Jay, John Adams, Benjamin Franklin, Henry Laurens, e William Temple Franklin. A delegação britânica se recusou a posar, e a pintura nunca foi concluída.
Cronologia
Além dos conflitos políticos, iniciou-se um movimento contra a carga tributária exercida pelos ingleses sobre a produção de açúcar (Sugar Act), e sobre a produção gráfica (Stamp Act).
Além da cobrança excessiva de impostos, os ingleses em 1765 proibiram a abertura de estabelecimentos fabris nas colônias. Isto gerou uma onda de descontentamento dos colonizadores que para a América do Norte foram fazer fortuna. Iniciou-se então um sentimento de independência e de nacionalidade dos habitantes da região.
Os ingleses vendo que a economia da colônia mostrava sinais de enriquecimento e vigor, resolveram forçá-la para baixo com a adição de novos impostos e sobre-taxas de produção sobre a fabricação de tintas, vidro, papel e principalmente chá.
Em 16 de dezembro de 1773, devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá, que ficou conhecida como Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party, em inglês). Samuel Adams e John Dickinson fundaram a Sociedade dos Filhos da Liberdade.
Litografia icônica de Nathaniel Currier feita em 1846 intitulado "A destruição de chá no porto de Boston"; a frase "Boston Tea Party" ainda não tinha se tornado padrão. Contrariamente à representação de Currier, os homens que jogavam o chá eram na verdade disfarçados de nativos americanos, índios.
Na Filadélfia em 5 de setembro de 1774, se reuniram os representantes das treze colônias no chamado então primeiro congresso continental. Neste encontro foi redigida uma declaração de direitos e exigido o retorno à situação anterior.
O primeiro congresso continental, 1774.
O Parlamento britânico não aceitou as reivindicações da colônia, aumentando desta forma os atritos entre as treze colônias e o governo central, culminando com a eclosão da guerra em 19 de abril de 1775 em Lexington e Concord.
A marcha britânica para Concord em abril 1775.
Em 10 de maio e 1775 ocorreu o segundo congresso continental, simultaneamente houve a Captura do Forte Ticonderoga com a vitória dos anticolonialistas. Com o moral elevado dos combatentes houve a criação do exército continental.
Em 4 de julho de 1776, representantes das 13 colônias reunidos em Congresso declararam a independência das 13 colônias inglesas do continente americano.
No dia 17 de outubro de 1777, os norte-americanos venceram a Batalha de Saratoga. Os franceses, poloneses, espanhóis e prussianos, países antagonistas da Inglaterra, vieram em auxílio aos rebeldes enviando soldados para ajudar na guerra da independência.
Rendição do General Burgoyne por John Trumbull, 1822.
Em 5 de setembro de 1781, os ingleses foram derrotados na Batalha Naval de Chesapeake, crucial batalha naval travada durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos que aconteceu na costa da baía de Chesapeake entre as frotas britânica, liderada pelo almirante Thomas Graves, e francesa, liderada pelo almirante François Joseph Paul. A batalha terminou como uma derrota estratégica para a Inglaterra, apesar das perdas materiais e humanas destes não terem sido tão altas. Com esta vitória, os franceses conseguiram impedir que a armada inglesa avançasse para o sul até a Virgínia.
A frota francesa (na esquerda) enfrentando a armada britânica (direita).
Em 19 de outubro de 1781, o exército inglês, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown. Nessa batalha, forças rebeldes dos Estados Unidos foram apoiadas pelos franceses. Seus principais comandantes foram George Washington e Marquês de La Fayette, pelos americanos, e Lorde Cornwallis dos ingleses.
Capitulação de Cornwallis em Yorktown - John Trumbull (1820).
Em 17 de abril de 1783, o capitão britânico, James Colbert, com um grupo de 82 partidários britânicos lançaram um ataque surpresa sobre o Forte Carlos (atualmente Gillett na comarca de Desha), Arkansas, à beira do rio Arkansas. A invasão de Colbert fora a única ação da Guerra Revolucionária americana no estado de Arkansas. Colbert atacou o forte controlado por espanhóis em resposta a decisão da Espanha em tomar lado junto aos americanos durante a Revolução.
Finalmente, no dia 3 de setembro de 1783, em Paris, foi assinado o tratado em que os Estados Unidos, representados por John Adams, Benjamin Franklin e John Jay, tiveram sua independência reconhecida, formalmente, pelo Reino da Grã-Bretanha.
A última página do Tratado de Paris de 1783.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
06/01/2021 - Apoiadores de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, invadem o Capitólio, onde estava em andamento a certificação da vitória de seu sucessor no cargo, o presidente eleito Joe Biden, na eleição presidencial estadunidense de 2020. -
27/10/2017 - A Catalunha declara independência da Espanha. -
08/11/2016 - Donald Trump, contrariando as pesquisas de intenção de voto, é eleito Presidente do EUA vencendo a favorita Hillary Clinton -
20/01/2013 - Barack Hussein Obama II toma posse para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos da América. -
06/11/2012 - Barack Hussein Obama II é reeleito presidente dos Estados Unidos da América -
05/08/2011 - Os Estados Unidos tiveram, pela primeira vez na sua história, a nota da dívida pública rebaixada de AAA para AA+, pela Standard & Poor's, devido à crescente dívida e do pesado déficit no orçamento. -
20/01/2009 - Barack Hussein Obama II toma posse como o 44º presidente dos Estados Unidos da América, tornando-se o primeiro afrodescendente no cargo -
06/11/2008 - Barack Hussein Obama II torna-se presidente dos Estados Unidos da América, tornando-se o primeiro afro-americano no cargo -
21/05/2007 - Índia e Estados Unidos discutem cooperação nuclear -
05/06/2004 - Morre Ronald Reagan, quadragésimo presidente dos Estados Unidos da América -
14/12/1998 - Porto Rico recusa a opção de se tornar um estado norte-americano -
12/06/1998 - Filipinas comemoram 100 anos de independência da Espanha -
19/04/1995 - Atentado em Oklahoma nos EUA mata 168 pessoas -
16/03/1995 - O Estado norte-americano do Mississippi ratifica a décima-terceira emenda, tornando-se o último estado a aprovar a abolição da escravatura. A décima-terceira emenda foi oficialmente ratificada em 1865 -
24/05/1993 - A Eritréia torna-se independente da Etiópia -
25/06/1991 - As repúblicas iugoslavas da Eslovênia e Croácia declaram independência -
27/07/1990 - Bielorrússia declara sua independência da União Soviética -
12/06/1990 - A Rússia declara-se soberana relativamente à União Soviética -
27/04/1987 - Presidente da Áustria Kurt Waldheim é proibido de entrar nos Estados Unidos -
12/10/1986 - Guerra Fria: termina na capital islandesa o encontro entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbatchov. -
20/05/1980 - A província canadense de Quebec vota contra a proposta de negociar a sua independência do Canadá -
12/07/1979 - Independência de Kiribati -
01/01/1979 - Os Estados Unidos e a China comunista estabelecem relações diplomáticas -
18/03/1976 - O Estado norte-americano do Kentucky formalmente ratifica a décima-terceira emenda, tornando-se o último estado a aprovar a abolição da escravatura. A décima-terceira emenda foi oficialmente ratificada em 1865 -
25/06/1975 - Moçambique conquista independência -
07/02/1974 - A ilha de Granada, nas Caraíbas, torna-se independente do Reino Unido -
01/12/1973 - Morre David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
22/01/1973 - O ex-presidente dos Estados Unidos Lyndon Baines Johnson falece aos 64 anos de idade -
04/06/1972 - A ativista negra Angela Davis é absolvida nos EUA da acusação de sequestro seguido de assassinato -
28/02/1972 - O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon encerra sua histórica viagem de uma semana à China, convencido de que havia ajudado a criar uma “nova geração de paz” -
03/12/1971 - A Índia ataca o Paquistão, aliando-se aos separatistas que haviam proclamado sua independência, criando Bangladesh -
26/03/1971 - Bangladesh proclama independência do Paquistão -
28/03/1969 - Morre Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte-americano -
30/05/1967 - O estado de Biafra proclama sua independência -
26/05/1966 - A Guiana, ex-Guiana Inglesa, torna-se independente -
09/08/1965 - Singapura proclama sua independência da Federação da Malásia -
31/05/1961 - A África do Sul se proclama uma república -
17/08/1960 - O Gabão alcança independência total -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
27/04/1960 - Togo se torna independente da França -
03/01/1959 - O Alasca se torna o quadragésimo novo estado norte-americano -
10/11/1958 - O presidente francês Charles de Gaulle afirma serem legítimos os movimentos de independência nos países africanos -
02/03/1956 - A independência do Marrocos é reconhecida pela França -
27/07/1955 - Segunda Guerra Mundial: A Áustria recupera sua soberania após 17 anos ocupada por tropas internacionais -
15/05/1955 - É assinado o Tratado de Viena: Áustria recupera a soberania -
31/10/1954 - Início da guerra de independência da Argélia -
20/08/1953 - Tropas francesas forçam o Sultão de Marrocos, Sidi Mohammed bem Youssef, a abdicar do trono -
04/11/1952 - Dwight D. Einsenhower, general norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, é eleito presidente dos Estados Unidos -
11/07/1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA -
08/11/1949 - Camboja obtém a sua independência -
14/05/1948 - Proclamada a independência do Estado de Israel -
25/01/1948 - David Ben-Gurion torna-se Primeiro-Ministro de Israel -
08/06/1946 - Sukarno, presidente da Indonésia, conclamava seu povo a resistir contra os holandeses, lutando pela independência -
17/04/1946 - A Síria torna-se independente da França -
02/09/1945 - Declarada a independência do Vietnã -
17/06/1944 - É estabelecida a República da Islândia -
16/05/1941 - Islândia proclama a sua independência da Dinamarca -
04/03/1933 - Franklin Delano Roosevelt toma posse na Presidência dos Estados Unidos da América -
12/01/1932 - Hattie W. Caraway, uma Democrata representando o estado do Arkansas, se torna a primeira mulher a ser eleita ao Senado norte-americano -
04/03/1931 - O Vice-Rei britânico e Governador Geral da Índia, Edward Frederick Lindley Wood, assina um acordo com Mahatma Gandhi, pondo fim ao monopólio estatal do sal com o objetivo de evitar a continuação de um movimento de desobediência civil -
11/02/1929 - Independência do Vaticano, segundo os tratados de Latrão -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
05/01/1925 - Nellie Taylor Ross assume o governo do estado de Wyoming. É a primeira mulher a ser eleita governadora nos Estados Unidos -
03/02/1924 - Morre em Washington aos 67 anos de idade, o 28º presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson -
24/07/1923 - Assinado na Suíça o “Tratado de Lausanne”, estabelecendo as fronteiras da atual Turquia -
07/09/1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa -
30/08/1922 - Guerra de Independência da Turquia: termina a Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922 -
11/07/1921 - A Mongólia torna-se independente da China -
06/01/1919 - Morre Theodore Roosevelt, 26º presidente norte-americano, cuja administração foi marcada por uma política externa intervencionista -
03/03/1918 - Rússia, Áustria e Alemanha assinam o Tratado de Brest-Litovski, que marca a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e abre caminho para a independência da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia -
16/02/1918 - A Lituânia restabelece sua independência -
06/04/1917 - Primeira Guerra Mundial: O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da entrada do país na guerra junto às forças aliadas -
03/02/1917 - Primeira Guerra Mundial: EUA rompem com a Alemanha -
29/04/1916 - Insurreição da Páscoa na Irlanda: Depois de seis dias de luta, os líderes rebeldes irlandeses se rendem às forças britânicas em Dublin, pondo um fim ao levante. -
14/08/1912 - Soldados norte-americanos chegam à Nicarágua para assegurar os interesses econômicos dos Estados Unidos naquele país -
14/02/1912 - O Território do Arizona torna-se o 48º estado norte-americano -
06/01/1912 - Novo México torna-se o 47º estado norte-americano -
06/02/1911 - Nasce Ronald Wilson Reagan, quadragésimo presidente dos Estados Unidos da América -
02/08/1903 - Começa a Revolta de Ilinden, rebelião macedônia contra o Império Otomano -
06/09/1901 - Na cidade de Búfalo, no estado de Nova Iorque, Leon Czolgosz, um anarquista, atira contra o presidente McKinley, dos Estados Unidos, que morre dias depois -
01/01/1901 - Estabelecimento da Comunidade da Austrália -
10/12/1898 - Guerra Hispano-Americana: é assinado o “Tratado de Paris “ que põe fim ao conflito -
12/06/1898 - Filipinas declaram independência da Espanha -
21/04/1898 - Guerra Hispano-Americana: O Congresso dos EUA aprova “estado de guerra” contra a Espanha -
04/01/1896 - Utah torna-se o 45º estado norte-americano -
17/01/1893 - Rutherford B. Hayes, o 19º presidente dos Estados Unidos, falece aos 70 anos de idade em Fremont, Ohio -
20/01/1887 - O Senado dos Estados Unidos autoriza a Marinha a alugar o porto de Pearl Harbor como base naval -
16/10/1886 - Nasce David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
01/08/1876 - Colorado torna-se o 38º estado norte-americano. -
27/01/1871 - Questão Romana: o Senado italiano votou a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários -
25/02/1870 - Nos EUA, Hiram R. Revels, um membro do Partido Republicano, representando o estado do Mississipi, é o primeiro negro a ser eleito para o Senado. Ele assume o seu posto ao jurar servir no mandato provisório em substituição do Se -
26/01/1870 - Ao fim da Guerra da Secessão Americana, a Virgínia é readmitida à União -
25/06/1868 - Luisiana é readmitida como um estado do Estados Unidos -
03/11/1867 - Tropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa -
23/10/1867 - Questão Romana: falha tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália -
01/07/1867 - O Canadá obtém independência política -
30/03/1867 - O Secretário de Estado norte-americano, William H. Seward assina um tratado com a Rússia, comprando o Alaska para os Estados Unidos por 7 milhões de dólares. Na época, ele foi ridicularizado pela aquisição; -
01/03/1867 - O Nebraska torna-se o 37º estado dos EUA -
31/10/1864 - Nevada torna-se o 36º estado norte-americano -
18/01/1862 - John Tyler, o 10º presidente dos Estados Unidos, falece em Richmond, Virginia, aos 71 anos de idade -
21/07/1861 - Acontece a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha da Guerra Civil Americana. -
18/02/1861 - O Alabama se junta aos Estados Confederados da América -
29/01/1861 - Kansas torna-se o 34º estado norte-americano -
09/01/1861 - O Estado de Mississippi separa-se da União norte-americana para fazer parte da Confederação dos Estados do Sul -
28/11/1859 - Morre Washington Irving, escritor norte-americano -
14/02/1859 - O Território do Oregon torna-se o 33º estado norte-americano -
27/10/1858 - Nasce Theodore Roosevelt, 26º presidente norte-americano, cuja administração foi marcada por uma política externa intervencionista -
11/05/1858 - Minnesota se torna o 32° estado norte-americano -
28/12/1856 - Nasce Thomas Woodrow Wilson, o futuro 28º presidente dos Estados Unidos -
09/07/1850 - Zachary Taylor, o décimo segundo presidente dos Estados Unidos, falece repentinamente de cólera. Ele é sucedido por Millard Fillmore -
29/05/1848 - Wisconsin torna-se o 30º estado norte-americano -
23/02/1847 - As tropas norte-americanas, sob comando do General Zachary Taylor, derrotam o General Santa Anna na Batalha de Buena Vista, no México -
15/06/1846 - O Tratado de Oregon estabelece o 49º paralelo como a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá entre as Montanhas Rochosas e o Estreito de Juan de Fuca. -
29/12/1845 - O Texas torna-se o 28º estado norte-americano -
24/10/1842 - Morre Bernardo O'Higgins, líder da independência chilena -
06/04/1838 - Morre José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos idealizadores da independência do Brasil -
12/05/1837 - Morre Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência -
26/01/1837 - O Michigan torna-se o 26º estado norte-americano -
24/09/1834 - Morre o Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal -
17/12/1830 - Morre Simón Bolívar, militar venezuelano que liderou a revolução que culminou com a independência de vários países da América do Sul -
03/08/1829 - Estreia de "Guilherme Tell", de Rossini, na Ópera de Paris -
02/08/1829 - Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg e rompe com a Marquesa de Santos -
28/12/1826 - O Iowa torna-se o 26º estado norte-americano -
02/05/1826 - Pedro I renuncia ao trono de Portugal -
25/08/1825 - O Uruguai se proclama independente do Império do Brasil. -
01/12/1822 - No Rio de Janeiro, Dom Pedro I recebe a coroa imperial -
12/10/1822 - D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro -
07/09/1822 - Dom Pedro proclama a Independência do Brasil. O regente é aclamado imperador com o título de Dom Pedro I -
19/02/1822 - Morre Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
27/09/1821 - Termina a Guerra de Independência Mexicana -
24/08/1821 - Assinado o Tratado de Córdoba concedeu ao México a independência da Espanha no final da Guerra da Independência do México. -
10/08/1821 - Missouri torna-se o 24º estado norte-americano -
25/03/1821 - A revolta dos gregos contra o Império Otomano, dá início à Guerra da Independência Grega -
12/02/1818 - O Chile proclama sua república e independência da Espanha -
10/12/1817 - Mississippi se torna o vigésimo estado norte-americano -
11/12/1816 - A Indiana se torna o 19º estado norte-americano -
22/12/1815 - Morre José María Morelos, líder independentista mexicano -
08/01/1815 - Tropas americanas, lideradas pelo general Andrew Jackson, derrotam os ingleses na batalha de Nova Orleans e vencem a Guerra Anglo-Americana -
17/05/1814 - Noruega se declara independente da Suécia -
06/11/1813 - Assinada a Declaração de Independência do México -
06/08/1813 - Simón Bolívar entra em Caracas, após a vitória de Taguanes. Nesta data, recebe o nome de "Libertador” -
30/04/1812 - Luisiana torna-se o 18º estado norte-americano -
30/07/1811 - O líder da independência mexicana Miguel Hidalgo é fuzilado em Chihuahua, junto com outros companheiros, pelos espanhóis -
14/05/1811 - O Paraguai obtém a sua independência da Espanha -
18/09/1810 - O Chile declara a sua independência da Espanha -
16/09/1810 - Começa a Guerra de Independência Mexicana -
20/07/1810 - A Colômbia declara sua independência da Espanha -
10/03/1804 - Compra da Luisiana: Em St. Louis, uma cerimônia formal é realizada para a transferência de posse do Território da Luisiana da França para os Estados Unidos -
20/12/1803 - O Território de Luisiana, após a venda pela França, passa ao controle dos Estados Unidos -
30/11/1803 - Espanha passa a administração do território da Luisiana à França, apenas três semanas antes da cessão para os Estados Unidos -
04/07/1803 - Compra da Luisiana: O presidente Thomas Jefferson anuncia ao povo norte-americano o 'Tratado de Compra da Louisiana' (Louisiana Purchase Treaty), chamado por alguns "a carta que comprou um continente" -
30/04/1803 - Compra da Luisiana: É assinado em Paris, França, o 'Tratado de Compra da Luisiana' (Louisiana Purchase Treaty), chamado por alguns "a carta que comprou um continente" -
01/11/1800 - A Casa Branca é inaugurada -
24/04/1800 - É inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, DC -
08/10/1799 - Nasce Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência -
12/10/1798 - Nasce o futuro Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal -
01/06/1792 - O Kentucky torna-se o décimo-quinto estado norte-americano a entrar na união -
29/05/1790 - Rhode Island torna-se o 13º estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana -
21/11/1789 - O Estado da Carolina do Norte se torna o 12º estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos -
30/04/1789 - George Washington toma posse como presidente dos Estados Unidos -
07/01/1789 - Ocorrem as primeiras eleições presidenciais nos Estados Unidos -
06/02/1788 - Massachusetts torna-se o sexto estado a ratificar a Constituição dos Estados Unidos -
09/01/1788 - Connecticut ratifica a constituição dos Estados Unidos e se torna o quinto estado da nova nação -
02/01/1788 - A Geórgia se torna o quarto estado norte-americano -
18/12/1787 - Nova Jérsei se torna o terceiro estado norte-americano -
07/12/1787 - Delaware torna-se o primeiro estado norte-americano -
17/09/1787 - Aprovada a primeira constituição dos Estados Unidos. É assinada por 38 delegados na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia -
24/11/1784 - Nasce Zachary Taylor, 12º Presidente dos Estados Unidos -
14/01/1784 - Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana -
03/09/1783 - Um tratado de paz é assinado entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, encerrando a Guerra de Independência norte-americana -
24/07/1783 - Nasce Simón Bolívar, líder político sul-americano -
03/04/1783 - Nasce Washington Irving, escritor norte-americano -
01/03/1781 - O segundo Congresso Continental ratifica os Artigos da Confederação dos Estados Unidos da América e surge o primeiro governo legislativo o “Congresso da Confederação” -
20/08/1778 - Nasce Bernardo O'Higgins, líder da independência chilena -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
04/07/1776 - George Washington declara a independência das treze colônias americanas -
10/06/1776 - O Congresso da Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união, nos Estados Unidos -
05/09/1774 - Início da Convenção da Filadélfia -
16/12/1773 - Revolução Americana: devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá, que ficou conhecida como Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) -
05/03/1770 - Ocorre o 'Massacre de Boston' quando cinco norte-americanos são mortos após tropas britânicas abrirem fogo contra uma multidão -
18/03/1766 - Depois de 4 meses de protestos por parte de colonos norte-americanos, o Parlamento Britânico rejeita a “Lei do Selo”, uma medida tributária destinada a levantar fundos para a manutenção de um permanente exército inglês na América -
30/09/1765 - Nasce José María Morelos, um dos primeiros líderes da independência do México -
13/06/1763 - Nasce José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência -
12/12/1761 - Nasce em Salvador na Bahia, Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
14/05/1607 - Fundação de Jamestown, na Virgínia, a primeira colônia inglesa no Novo Mundo -
23/01/1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Guilherme I de Orange une os estados protestantes dos Países Baixos, Zeeland, Utrecht, Gueldria e a província de Groningen na União de Utrecht. Mais tarde, esta união desencadeará a separa&cc -
06/01/1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Assinada a “União de Atrecht” -
06/04/1320 - Os escoceses reafirmam a sua independência ao assinar a Declaração de Arbroath. -
24/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Termina a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling, que resulta em significativa vitória escocesa frente o exército inglês -
23/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Começa a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling -
05/08/1305 - William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, foi capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução -
11/09/1297 - Os escoceses liderados por William Wallace derrotam os ingleses na Batalha de Stirling Brigde, durante a guerra pela independência -
01/08/1291 - A Suíça declara a sua independência da "Aliança Eterna", formando uma confederação composta pelos cantões de Uri, Schwyz e Unterwalden -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
05/10/1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal