Últimas notícias
Hoje na história
RSSKenneth Arnold, piloto e empresário norte-americano, faz o primeiro relato amplamente divulgado sobre um OVNI, marcando o início da ufologia moderna.
O Caso Kenneth Arnold foi um incidente em que o piloto Kenneth Arnold teria avistado, no dia 24 de junho de 1947, nove objetos voadores não identificados sobre o Monte Rainier. O episódio é considerado como a primeira vez em que o termo “disco voador” foi usado.
O avistamento
Em 24 de junho de 1947, Arnold pilotava um CallAir A-2 de Chehalis para Yakima, cidades localizadas no estado americano de Washington. Voava a negócios, e fez um pequeno desvio após saber de uma recompensa de 5.000 dólares oferecida pelos Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA para quem encontrasse um avião de transporte C-46 que caíra próximo ao Monte Rainier. O céu estava completamente limpo e com pouco vento.
Reprodução do incidente próximo ao Monte Rainier.
Alguns minutos antes das 15h, a aproximadamente 9.200 pés (2.800 m) de altitude, perto de Mineral, Washington, Arnold desistiu da busca e começava a rumar para leste em direção a Yakima quando viu um clarão semelhante à luz do sol refletindo em um espelho. Receoso de estar perigosamente próximo de outra aeronave, vasculhou o céu ao seu redor, mas tudo o que viu foi um DC-4 à sua esquerda e atrás de si, a aproximadamente 15 milhas (24 km) de distância.
Aproximadamente 30 segundos após ter visto o primeiro clarão, Arnold viu uma série de luzes brilhantes à distância, à sua esquerda, ao norte do Monte Rainier, que estava a 20 ou 25 milhas (40 km) dali. Pensou que poderiam ser reflexos nas janelas de seu avião, mas alguns testes (balançar o aparelho para os lados, remover seus óculos e depois baixar o vidro de sua janela) descartaram essa possibilidade. Os reflexos vinham de objetos voadores.
Kenneth Arnold mostra desenho de um dos objetos que afirma ter avistado.
O relato de Kenneth Arnold
Arnold supôs tratarem-se de aviões a jato e começou a procurar intencionalmente por uma cauda e ficou surpreso por não encontrar nenhuma. Num texto autobiográfico, escreveu:
"Observei estes objetos com grande interesse por nunca antes ter visto aviões a voar tão perto dos cumes duma montanha, voando diretamente de Sul para Sudeste pela ondulação da linha de cume duma cadeia de montanhas. Calculei que a sua altitude poderia ter variado 1.000 pés para cima ou para baixo, mas estavam quase na minha linha de horizonte, o que indicava que a sua altitude era aproximadamente a minha.
Voavam, como eu muitas vezes observei gansos a voar, numa espécie de correnteza em linha diagonal, como se estivessem ligados uns aos outros. Pareciam manter um rumo definitivo mas davam guinadas por entre os altos cumes da montanha. A sua velocidade na altura não me impressionou particularmente, porque sabia que o nosso Exército e a nossa Força Aérea tinham aviões de grandes velocidades.
O que me continuava a incomodar, ao mesmo tempo que os observava contra o Sol, era o fato de não conseguir distinguir a cauda de nenhum deles, tenho a certeza que a qualquer piloto justificaria mais uma segunda olhadela a tal avião.
Observei-os bastante bem, e calculo que a minha distância deles, que era quase em ângulo reto, fosse entre 20 e 25 milhas. Sabia que deviam ser muito grandes para poder distinguir as suas formas a esta distância, mesmo num dia tão límpido como aquela terça-feira. (...)
Quanto mais observava estes objetos, mais preocupado ficava, visto estar acostumado e familiarizado com a maior parte dos objetos que voam perto do solo ou a altitudes mais elevadas. Observei a correnteza destes objetos a passar outro cume, alto e coberto de neve, entre o Monte Rainier e o Monte Adams, e ao mesmo tempo que o primeiro passava pelo cume do lado sul desta serra o último objeto passava pelo cume do lado norte da serra.
Como estava a voar em direção a esta mesma serra, medi-a e descobri que tinha aproximadamente 5 milhas de comprimento, por isso podia supôr com segurança que a correnteza destes objetos, com forma de pires tinha pelo menos 5 milhas de comprimento. Podia determinar com bastante exatidão o seu percurso, devido ao fato de estarem ladeados por cumes altos pela frente e cumes ainda mais altos por trás.
Ao mesmo tempo que a última unidade desta formação passou o cume alto e coberto de neve mais ao Sul do Monte Adams, olhei para o ponteiro dos minutos o qual indicava que eles tinham atravessado essa distância em 1min42s. Mesmo nessa altura esta cronometragem não me preocupou, pois estava confiante em que depois de aterrar haveria de ter alguma explicação para o que tinha visto.
Vários jornalistas e peritos sugeriram que eu talvez tivesse estado a ver reflexos ou mesmo miragens. Isto sei eu que é absolutamente falso, pois observei estes objetos, não só através do vidro do meu avião como virei o meu avião de lado onde podia abrir o vidro e observá-los sem qualquer obstrução (sem óculos escuros). (...)
Daria tudo nesse dia ter tido uma máquina de filmar, com uma lente telefoto, e de hoje em diante nunca andarei sem ela, mas, para continuar com a minha história, quando aterrei no Aeroporto de Yakima, Washington, descrevi o que tinha visto ao meu bom amigo, Al Baxter, que me ouviu pacientemente, foi muito cortês, mas duma maneira brincalhona não me acreditou.
Não medi exatamente a distância entre as duas montanhas senão quando aterrei em Pendleton, Oregon, nesse mesmo dia, onde contei a numerosos amigos meus, que são pilotos, o que tinha observado e eles não fizeram pouco de mim, nem se riram, mas sugeriram que podiam ter sido mísseis guiados ou alguma coisa nova."
Oito objetos similares ao que Arnold avistou fotografados sobre Tulsa, Oklahoma, 12 de julho de 1947 (Tulsa Daily World).
Os cálculos de Kenneth Arnold
Conforme os objetos passaram pelo Monte Rainier, Arnold virou seu avião em direção ao sul, em um curso mais ou menos paralelo. Curioso sobre a velocidade dos objetos, começou a cronometrar sua passagem. Segundo ele, os objetos se moveram do Monte Rainier até o Monte Adams, onde desapareceram de vista, a uma distância de aproximadamente 50 milhas (80 km) em aproximadamente 1min42s, conforme o relógio no painel de instrumentos. Quando, mais tarde, teve tempo para calcular, a velocidade ultrapassou as 1.700 milhas por hora (2.700 km/h). Isso era três vezes mais rápido que qualquer aeronave tripulada em 1947. Sem saber exatamente a distância em que os objetos desapareceram de vista, Arnold conservadora e arbitrariamente arredondou a velocidade para 1.200 milhas (1.900 km) por hora, ainda mais rápido que qualquer aeronave conhecida, quando a barreira do som ainda não fora quebrada. Foi essa velocidade supersônica, além da descrição incomum do prato ou disco, que pareceu capturar a atenção das pessoas.
A divulgação do avistamento
Arnold aterrissou em Yakima aproximadamente às 16h e rapidamente contou sua história impressionante ao amigo e gerente geral do aeroporto Al Baxter, que não acreditou nele. Não demorou muito para que todo o pessoal do aeroporto soubesse do relato de Arnold, que discutiu sua história com o pessoal.
Arnold voou para uma exibição aérea em Pendleton, Oregon, sem saber que alguém em Yakima já telefonara para dizer que Arnold avistara alguma aeronave nova e estranha. Arnold não foi entrevistado por repórteres até o dia seguinte (25 de junho), quando foi até o escritório da East Oregonian em Pendleton.
Publicidade e origens do termo “disco voador”
O relato de Arnold foi apresentado pela primeira vez em edições de fim de dia de alguns jornais em 25 de junho de 1947, aparecendo depois disso em diversos jornais dos EUA e do Canadá (e em alguns jornais no exterior), em 26 de junho e depois dessa data, frequentemente na primeira página. Os primeiros repórteres a entrevistarem Arnold foram Nolan Skiff e William C. Bequette do East Oregonian em Pendleton, Oregon, em 25 de junho, sendo que a primeira história sobre o avistamento de Arnold, escrita por Bequette, foi publicada no jornal no mesmo dia.
A partir de 27 de junho, os jornais começaram a usar termos como “prato voador” e “disco voador” para descrever os objetos avistados. Assim, o relato de Arnold recebeu o crédito por ter dado origem a esses termos. A origem real dos termos é algo controversa e complicada. O corpo das primeiras histórias noticiadas de Arnold não menciona o termo “prato voador” ou “disco voador”. Entretanto, histórias anteriores de fato registram que Arnold usou os termos “prato”, “disco” e “forma de torta” para descrever o formato.
Anos mais tarde, Arnold alegou ter dito a Bequette que “eles voavam erráticos, como um prato atirado pela superfície da água”. Arnold acreditava ter sido mal interpretado, já que sua descrição se referia ao movimento do objeto e não ao seu formato. Assim, Bequette frequentemente recebe os créditos por ter usado pela primeira vez o termo “disco voador”, supostamente numa interpretação equivocada do que disse Arnold, mas o termo não aparece nos primeiros artigos de Bequette. Na verdade, seu primeiro artigo de 25 de junho diz somente “Ele disse ter avistado nove aeronaves que pareciam pires voando em formação...” Somente em 28 de junho Bequette usaria pela primeira vez o termo “disco voador” (mas não “prato voador”).
Vários relatos de óvnis após o avistamento de Arnold
Nas semanas que se seguiram após a história de Arnold, em junho de 1947, pelo menos várias centenas de informes de avistamentos choveram de várias partes dos EUA e do mundo, a maioria deles descrevendo objetos em forma de disco. O avistamento por uma tripulação da United Airlines de outros nove objetos em formato de disco sobre Idaho, em 4 de julho, provavelmente recebeu mais cobertura jornalística que o avistamento original de Arnold e abriu as portas para a cobertura da mídia nos dias subsequentes.
Os militares dos EUA negaram ter qualquer aeronave na área do Monte Rainier no momento do avistamento. Da mesma forma, em 6 de julho, surgiram especulações nos jornais de que os objetos seriam “asas voadoras” ou “panquecas voadoras”, aeronaves experimentais em forma de disco em desenvolvimento pelos militares dos EUA naquela época. Os militares repetiram que nenhuma aeronave poderia ser associada aos avistamentos, o que é respaldado por registros históricos.
O mais famoso evento de OVNI durante esse período foi o Caso Roswell, uma história surgida em 8 de julho de 1947. Para acalmar a crescente preocupação do público, esses e outros casos foram desmentidos pelos militares nos dias seguintes como sendo avistamentos de balões meteorológicos.
Explicações céticas
Stewart Campbell, um cético, argumentou que os objetos relatados por Arnold poderiam ser miragens provocadas pelos diversos picos nevados da cordilheira Cascade. Os cálculos de velocidade feitos por Campbell determinaram que os objetos viajavam, mais ou menos à mesma velocidade que o avião de Arnold, indicando que os objetos estavam de fato, estacionários. As miragens poderiam ser causadas por inversões de temperatura nos diversos vales profundos no horizonte.
É verdade que quando Arnold virou seu avião para voar em paralelo ao aparente curso N-S dos objetos, o rumo em relação às montanhas, muito distantes, mudariam em uma taxa angular muito mais lenta do que em relação aos picos mais próximos, ou seja, conforme os marcos em terra ficassem atrás da asa esquerda, a paralaxe faria com que os marcos de terra se deslocassem relativamente no sentido oposto. Uma vez que miragens afetam a elevação visual mas preservam o rumo visual, imagens de miragens causadas pelos picos distantes poderiam parecer acompanhar o avião. Entretanto, Arnold disse ter visto primeiro os objetos cruzarem o nariz do avião rapidamente no sentido N-S antes que ele virasse para o sul para observá-los pelo lado aberto da carlinga. A paralaxe não explica isso. Disse ainda que viu os objetos voarem em frente ao Monte Rainier, podendo ser visto de perfil enquanto brilhavam contra a neve do monte. Isso seria impossível para miragens de picos montanhosos a milhas de distância a leste.
Outro cético, Philip J. Klass, citado em um artigo de autoria de Keay Davidson, do San Francisco Examiner, argumentou que Arnold poderia ter se equivocado com meteoros em 24 de junho de 1947. Refutando, o físico óptico Bruce Maccabee ressaltou que uma teoria envolvendo meteoros exigiria velocidades e durações baixas impossíveis para meteoros cintilando em uma trajetória horizontal.
Em 2000 James Easton sugeriu que Arnold talvez tivesse se confundido com pelicanos: os pássaros vivem na região de Washington, são bem grandes (aberturas de asas de mais de 3m não são incomuns), praticamente não têm cauda, apresentam um ventre claro que pode refletir a luz, podem voar a altitudes razoavelmente grandes e podem aparentar um perfil em forma de crescente durante o voo.
Rebatendo qualquer explicação envolvendo pássaros, Maccabee argumentou que é impossível para um pássaro brilhar a ponto de cegar, como relatado por Arnold, tendo sido o extremo brilho dos objetos o que primeiro atraiu a atenção do piloto. No entanto, o próprio Arnold prestou declarações que favorecem a teoria dos pássaros: ele disse explicitamente que não teve a impressão "de que esses flashes eram emitidos pelos objetos, mas ao invés disso, eram o reflexo do sol oriundo da superfície altamente polida de suas asas." E em 1967, numa edição especial da revista Look, disse: "A impressão que eu tive depois de observar esses estranhos objetos uma segunda vez foi que eles eram algo vivo, ao invés de máquinas." Além disso, é bem provável que os cálculos de distância e velocidade extraordinárias feitos dos objetos por Arnold estejam simplesmente errados. De acordo com o físico J. Allen Hynek:
“Arnold desenhou os objetos com forma definida e declarou que os objetos pareciam vinte vezes mais compridos do que largos, calculando-os com 45-50 pés de comprimento. Também calculou a distância de 20-25 milhas e cronometrou-os como deslocando-se a 46 milhas em 102s (1700mph). Se a distância fosse correta, para que os pormenores pudessem ser vistos, os objetos deveriam ter um tamanho de 100 x 2.000 pés. Se adotarmos um tamanho razoável, o próprio cálculo de Arnold de 50 pés de comprimento, aproximadamente 3 pés de largura, os objetos deveriam estar mais perto do que a uma milha, obviamente contrário ao seu relatório. Se adotarmos um tamanho limite razoável dos objetos de 20 x 400 pés, os objetos deveriam estar mais perto do que a 6 milhas para poderem deixar ver os pormenores indicados por Arnold. A esta distância, a velocidade angular observada corresponde à velocidade máxima de 400 mph. Assim, com toda a probabilidade, os objetos estavam muito mais perto do que se pensava e deslocavam-se definitivamente a velocidade subsônica”.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
16/03/2880 - Data provável em que o asteroide (29075) 1950 DA pode colidir com a Terra -
25/12/2021 - É lançado ao espaço o Telescópio Espacial James Webb, desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA) -
11/10/2018 - A Soyuz MS-10, transportando uma tripulação destinada à Estação Espacial Internacional, é abortada pouco depois do lançamento. A tripulação pousa em segurança. -
05/01/2018 - Morre o astronauta John Watts Young, nono homem a pisar na Lua, em 1972, no comando da missão Apollo 16, um dos mais experientes de todos os astronautas dos Estados Unidos, tendo ido ao espaço por seis vezes e comandando missões nos Projetos Gemini, Apollo e no programa do &ocir -
27/04/2016 - A Nasa anunciou ter encontrado um asteroide chamado 2016 HO3 que faz movimento parecido com o do nosso satélite ao redor da Terra -
11/02/2016 - Cientistas do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, anunciam a comprovação da última parte que faltava da Teoria da Relatividade de Albert Einstein -
14/09/2015 - Pesquisadores do projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) observaram "distorções no espaço e no tempo" causadas por um par de buracos negros -
14/07/2015 - A sonda New Horizons cumpre sua missão ao sobrevoar Plutão -
06/03/2015 - A sonda Dawn, da NASA, entra em órbita do planeta anão Ceres -
27/02/2015 - Morre o ator Leonard Nimoy que interpretou o Sr. Spock da série Star Trek – Jornada nas Estrelas -
12/11/2014 - A Sonda Philae da Agência Espacial Europeia pousa com sucesso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e manda as primeiras imagens à Terra -
25/08/2014 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Netuno -
01/07/2013 - A lua do Planeta Netuno S/2004 N 1 é descoberta -
20/02/2013 - NASA descobre o menor exoplaneta, o Kepler-37b -
15/02/2013 - Meteoro causa pânico na Rússia -
11/02/2013 - O Satélite Landsat 8 é lançado ao espaço da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia -
04/09/2012 - A sonda Dawn, da NASA, saiu de órbita ao redor de Vesta dirigindo-se a Ceres -
25/08/2012 - Morre Neil Alden Armstrong, o primeiro homem a pisar em solo lunar -
16/07/2011 - A sonda Dawn, da NASA, entrou em órbita ao redor de Vesta para uma exploração de um ano -
18/03/2011 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Urano -
18/03/2011 - A sonda Messenger chegou à órbita de Mercúrio. -
11/02/2010 - Lançamento do Solar Dynamics Observatory (SDO), espaçonave da NASA -
07/01/2010 - Astrônomos norte-americanos detectam o segundo menor exoplaneta conhecido até o momento, o HD156668B -
18/06/2009 - Lançamento do Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA -
23/01/2009 - Lançado no Japão o satélite Ibuki -
08/06/2008 - A sonda New Horizons chega a Saturno -
25/05/2008 - A sonda Phoenix pousa no planeta Marte em busca de provas biológicas -
05/11/2007 - O primeiro satélite lunar da China, Chang'e 1, entra em órbita ao redor da Lua. -
24/10/2007 - O Chang'e 1, o primeiro satélite do Programa de Exploração Lunar da China, é lançado a partir do Centro Espacial de Xichang. -
27/09/2007 - A sonda Dawn, da NASA, é lançada ao espaço com o objetivo de examinar os planetas anões Ceres e Vesta -
04/08/2007 - É lançada ao espaço do Cabo Canaveral, a sonda Phoenix com destino à Marte -
24/04/2007 - Anunciada por três países (França, Portugal e Suíça) a descoberta de Gliese 581 c, primeiro planeta extrassolar potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra -
28/02/2007 - A sonda New Horizons sobrevoa Júpiter -
15/01/2007 - O cometa McNaught, também chamado de o Grande Cometa de 2007, atinge seu perigeu -
12/01/2007 - O cometa McNaught alcança o periélio e transforma-se no cometa mais brilhante em mais de 40 anos -
27/12/2006 - Um foguete Soyuz 2.1.B, coloca o telescópio espacial CoRoT em órbita -
02/11/2006 - A NASA informa que a sonda Mars Global Surveyor parou de funcionar. -
03/09/2006 - O SMART-1, satélite da Agência Espacial Europeia toca o solo lunar -
07/08/2006 - É descoberto o cometa McNaught -
08/04/2006 - A bordo da Soyuz TMA-7, o coronel da Aeronáutica Marcos Cesar Pontes retorna como o primeiro brasileiro a ter ido ao para o espaço -
07/04/2006 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Marte -
30/03/2006 - A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro a ir para o espaço -
10/03/2006 - A sonda norte-americana “Mars Reconnaissance Orbiter” entra na órbita de Marte -
04/03/2006 - Última tentativa de contato com a Pioneer 10 pela “Deep Space Network”. Nenhuma resposta é recebida -
19/01/2006 - É lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, a sonda espacial New Horizons, com a finalidade de explorar o planeta Plutão e seus satélites -
10/08/2005 - A sonda norte-americana 'Mars Reconnaissance Orbiter' é lançada rumo a Marte, o Planeta Vermelho -
15/01/2005 - O satélite da Agência Espacial Européia “SMART-1”, descobre elementos tais como o cálcio, alumínio, silicone, ferro, e outros, na superfície na lua -
14/01/2005 - A sonda Cassini-Huygens aterra em Titã -
27/10/2004 - Segunda passagem da sonda Cassini por Titã -
01/07/2004 - A sonda Cassini-Huygens faz a entrada na órbita de Saturno -
21/06/2004 - Voo inicial da primeira nave espacial construída por empresas particulares o “SpaceShipOne” -
03/01/2004 - A sonda Spirit pousa com sucesso em Marte -
17/12/2003 - Primeiro voo da nave SpaceShipOne -
10/10/2003 - Cientistas testam a Teoria da Relatividade de Einstein através da sonda Cassini -
27/09/2003 - É Lançado ao espaço o SMART-1, primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que orbitou a Lua -
22/08/2003 - A terceira versão do veículo lançador de satélites do programa espacial brasileiro explode três dias antes do lançamento e mata os 21 técnicos que trabalhavam na base espacial de Alcântara no Maranh&am -
07/07/2003 - A Sonda Espacial “Opportunity” (MER-B ) da NASA, é lançada rumo a Marte -
03/11/2002 - Morre Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
15/08/2002 - A sonda CONTOUR ou Comet Nucleus Tour, perde contato com a Terra -
25/07/2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. -
03/07/2002 - A sonda CONTOUR ou Comet Nucleus Tour, é lançada ao espaço com o objetivo de explorar os cometas Encke e o Schwassmann-Wachmann 3 -
08/08/2001 - A NASA lança a nave Genesis, destinada a coletar partículas expelidas pelo Sol e conduzidas pelos ventos solares -
28/04/2001 - Aos 60 anos, Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial ao partir na nave russa Soyuz TM-32 -
23/03/2001 - A estação espacial russa Mir é destruída na atmosfera antes de cair no sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji -
28/02/2001 - Termina a missão da sonda espacial NEAR Shoemaker, concebida para entrar na órbita do asteroide Eros e estudá-lo durante um ano -
12/02/2001 - Programa Discovery: A sonda espacial NEAR Shoemaker aterra no asteroide Eros -
30/12/2000 - Sonda Cassini-Huygens faz a maior aproximação ao planeta Júpiter -
27/11/2000 - A sonda espacial Ulysses sobrevoou o pólo sul de Júpiter, atingindo a sua máxima latitude sul -
02/11/2000 - A Estação Espacial Internacional (International Space Station, ou simplesmente ISS) recebe seus três primeiros inquilinos, dois cosmonautas russos e um norte-americano -
14/02/2000 - A sonda espacial NEAR Shoemaker entra em órbita do asteroide Eros -
24/01/2000 - A Sonda Hiten decola do Centro Espacial de Kagoshima -
15/04/1999 - O Satélite Landsat 7 é lançado ao espaço -
03/01/1999 - Os Estados Unidos lançam ao espaço a Mars Polar Lander -
24/10/1998 - Lançamento da sonda Deep Space 1 -
05/03/1998 - A NASA anuncia que a sonda Clementine, em órbita na Lua, encontrou água suficiente para suportar uma colônia humana -
06/12/1997 - Descoberto o asteroide XF 11 – Perigo para a Terra? -
15/10/1997 - A sonda Cassini-Huygens é lançada a partir do Centro Espacial Kennedy -
11/09/1997 - Chega a Marte a sonda Mars Global Surveyor -
26/03/1997 - Os corpos de 39 membros do culto religioso “Heaven’s Gate” que cometeram suicídio, são encontrados dentro de uma mansão em Santa Fé, Califórnia -
22/03/1997 - O cometa 'Hale-Bopp' tem a sua maior aproximação da Terra -
07/11/1996 - Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte -
17/02/1996 - Lançamento da sonda espacial NEAR Shoemaker para estudar o asteroide Eros -
20/01/1996 - ET de Varginha: Data em que teria acontecido um incidente envolvendo um OVNI (Objeto Voador não Identificado) na cidade de Varginha, Minas Gerais -
12/10/1995 - Descoberto o primeiro planeta de uma estrela que não o Sol: 51 Pegasi b -
23/07/1995 - Alan Hale e Thomas Bopp, dois observadores independentes dos Estados Unidos, descobrem o Cometa 'Hale-Bopp' -
10/08/1994 - O Satélite “Brasilsat B1” entra em órbita -
25/01/1994 - A NASA lança ao espaço a sonda Clementine -
05/10/1993 - O Satélite Landsat 6 é lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia e falha ao não atingir a órbita terrestre -
28/08/1993 - A Sonda Galileu sobrevoou o asteroide “243 Ida” a uma distância de 2400 km -
12/01/1992 - Nasce o computador HAL de acordo com o roteiro de '2001 - Uma Odisseia no Espaço' -
08/01/1992 - A sonda japonesa Sakigake é lançada ao espaço -
29/12/1989 - Morre Hermann Oberth, um dos precursores da moderna astronáutica -
27/03/1989 - É perdido o contato com sonda espacial “Phobos II”, quando esta se aproximava da lua de Marte, Fobos, devido à falha atribuída a um mau funcionamento do computador de bordo -
02/09/1988 - É perdido o contato com sonda espacial “Phobos I” -
12/07/1988 - A sonda espacial soviética “Phobos II” é lançada ao espaço -
07/07/1988 - A sonda espacial soviética “Phobos I” é lançada ao espaço -
13/03/1986 - A sonda espacial Giotto se aproxima a menos de 596 quilômetros do núcleo do cometa Halley -
02/07/1985 - A sonda espacial Giotto é lançada ao espaço -
05/09/1984 - Retorna à Terra a STS-41-D, primeira missão do ônibus espacial Discovery. -
30/08/1984 - É lançada ao espaço a STS-41-D, primeira missão do ônibus espacial Discovery. -
01/03/1984 - O Satélite Landsat 5 é lançado ao espaço -
07/06/1983 - Encerrando a série Venera é lançada rumo ao Planeta Vênus a Sonda soviética Venera 16 -
02/06/1983 - É lançada rumo ao Planeta Vênus, a Sonda soviética Venera 15 -
12/11/1982 - A espaçonave Columbia é lançada pela segunda vez ao espaço, fazendo a sua primeira missão operacional, com uma tripulação de quatro homens, foi a STS - 5 -
16/07/1982 - O Satélite Landsat 4 é lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia -
01/03/1982 - A sonda espacial soviética Venera 13 envia à Terra as primeiras imagens coloridas da superfície de Vênus -
05/03/1978 - O Satélite Landsat 3 é lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia -
29/09/1977 - União Soviética lança estação espacial Salyut 6 -
20/08/1977 - Os EUA lançam a sonda espacial Voyager 2, com mensagens do presidente Jimmy Carter e do secretário-geral da ONU, Kurt Waldheim, na esperança de um contato com extraterrestre -
05/03/1977 - O asteroide Hebe ocultou Kaffaljidhma (Gamma Ceti) -
03/09/1976 - Acontece o pouso da sonda Viking 2 em Marte -
09/09/1975 - A NASA lança a sonda Viking 2 -
20/08/1975 - A NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte -
15/07/1975 - Começa a jornada da missão conjunta “Apollo-Soyuz” -
22/01/1975 - O Satélite Landsat 2 é lançado ao espaço -
16/11/1974 - É enviada pelo radiotelescópio de Arecibo a Mensagem de Arecibo até o espaço exterior -
21/09/1974 - A Sonda Mariner 10 passa pela segunda vez perto do planeta Mercúrio -
14/05/1973 - Lançamento do laboratório espacial Skylab -
19/12/1972 - Retorno da missão Apollo 17 -
11/12/1972 - Pouso da nave da missão Apollo 17 na Lua -
07/12/1972 - Lançamento da missão Apollo 17 -
23/07/1972 - O Satélite Landsat 1 é lançado ao espaço -
27/04/1972 - Programa Apollo: A missão Apollo 16 retorna à terra -
20/04/1972 - Programa Apollo: o Módulo Lunar Orion, da Apollo 16, pousa em Descartes na Lua -
16/04/1972 - Programa Apollo: É lançada ao espaço a Apollo 16 -
30/05/1971 - A sonda espacial Mariner 9 é lançada ao espaço rumo à Marte -
09/02/1971 - Projeto Apollo: Apollo 14 retorna à Terra depois do terceiro pouso humano na Lua -
05/02/1971 - O módulo lunar da missão Apollo 14 aterrissa na Lua -
31/01/1971 - A espaçonave Apollo 14, contando com a presença de três astronautas, é lançada à Lua -
15/12/1970 - Chega ao Planeta Vênus a Venera 7, a primeira sonda desenhada para resistir às extremas condições do planeta e a realizar um pouso controlado no planeta. -
27/10/1970 - A nave automática Zond 8, da União Soviética, retorna à Terra -
24/10/1970 - A nave automática soviética Zond 8 circum-navegou a Lua a uma distância de 1110.4 km e obteve fotos coloridas e preto e branco da superfície lunar -
20/10/1970 - A União Soviética lança rumo à Lua, de uma plataforma orbitando a Terra, a Tyazheliy Sputnik (70-088B), a nave automática Zond 8 -
17/08/1970 - Lançada ao espaço a Venera 7, a primeira sonda desenhada para resistir às extremas condições do planeta Vênus e a realizar um pouso controlado no planeta. -
31/03/1970 - O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelos Estados Unidos da América, o “Explorer I”, reingressa na atmosfera da Terra depois de 12 anos em órbita -
24/11/1969 - Apollo 12, a segunda missão humana para a Lua, retorna à Terra -
19/11/1969 - Os astronautas da Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, realizam o segundo pouso de seres humanos na lua -
14/11/1969 - É lançada do Kennedy Space Center a Apollo 12, a segunda missão do Programa Apollo a pousar na Lua -
14/08/1969 - A nave automática Zond 7, da União Soviética, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho, retorna à Terra -
11/08/1969 - A nave automática soviética Zond 7, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho, circum-navegou a Lua a uma distância de 1984.6 km e realizou duas seções de fotos -
07/08/1969 - URSS lança ao espaço a nave automática Zond 7, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho -
26/05/1969 - A Apollo 10, quarta missão tripulada do Programa Apollo, volta à terra -
18/05/1969 - É lançada a Apollo 10, quarta missão tripulada do Programa Apollo -
13/03/1969 - Projeto Apollo: A Apollo 9 retorna a salvo à Terra depois de testar o Módulo Lunar -
03/03/1969 - NASA lança a nave tripulada Apollo 9, para testar em órbita terrestre o módulo lunar -
21/12/1968 - Lançamento da missão Apollo 8 -
22/10/1968 - Apollo 7: retorna do espaço a primeira missão tripulada do Programa Apollo -
11/10/1968 - Apollo 7: decolagem da primeira missão tripulada do Programa Apollo -
21/09/1968 - A sonda soviética Zond 5 retorna à Terra e é resgatada com sucesso -
18/09/1968 - A nave soviética Zond 5 deu uma volta ao redor da Lua. -
14/09/1968 - Lançamento da sonda Zond 5 da Base de Baikonur -
10/01/1968 - A sonda espacial americana Surveyor 7 chega à superfície lunar. O primeiro homem pisaria na Lua no ano seguinte -
07/01/1968 - Lançada a sonda lunar Surveyor 7 -
19/10/1967 - A sonda Mariner V sobrevoa Vênus -
18/10/1967 - A sonda Venera 4 alcança Vênus -
11/09/1967 - A sonda Surveyor 5 envia da superfície da Lua resultados das análises químicas realizadas automaticamente no solo do satélite -
15/11/1966 - Projeto Gemini: a Gemini 12 completa a missão final do programa, quando mergulha em segurança no Oceano Atlântico. -
11/11/1966 - Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini 12 -
01/03/1966 - Pousa no solo de Vênus a espaçonave soviética Venera 3, tornando-se a primeira nave terrestre a aterrissar em outro planeta -
26/02/1966 - Programa Apollo: Lançamento da AS-201, o primeiro voo do foguete 'Saturno IB' -
15/12/1965 - Lançamento da Gemini 6, que se encontraria no espaço com a Gemini 7 -
16/11/1965 - A espaçonave Venera 3, é lançada pela União Soviética tendo como seu destino Vênus -
29/08/1965 - Os astronautas Gordon Cooper e Charles Conrad regressam à Terra, depois de passarem quase oito dias no espaço, a bordo da cápsula Gemini 5 -
21/08/1965 - Os astronautas Gordon Cooper e Charles Conrad são lançados ao espaço na Gemini V. -
23/03/1965 - A NASA lança a Gemini 3, o primeiro vôo espacial norte-americano tripulado por duas pessoas (Virgil Grissom e John Young) -
20/02/1965 - A sonda Ranger 8 choca-se contra a superfície lunar, depois de transmitir milhares de imagens -
11/09/1963 - O cientista alemão Wernher von Braun promete levar homem à Lua até o final da década -
14/12/1962 - A sonda espacial Mariner 2 aproxima-se a 35 mil quilômetros do planeta Vênus -
10/07/1962 - A Nasa lança ao espaço o primeiro satélite de comunicações, o Telstar I -
24/05/1962 - Projeto Mercury: o astronauta americano Scott Carpenter orbita a Terra três vezes na cápsula espacial Aurora 7 -
20/02/1962 - O astronauta John Glenn realiza o primeiro voo orbital tripulado dos Estados Unidos, na missão Mercury-Atlas 6 -
07/12/1961 - A NASA anuncia o plano de estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo uma nave espacial para dois tripulantes -
05/05/1961 - O astronauta Alan Shepard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um voo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom 7, integrada no Programa Mercury -
12/04/1961 - Yuri Gagarin, da União Soviética, se torna o primeiro homem a viajar no espaço -
16/02/1961 - Programa Explorer: o satélite Explorer 9 (S-56A), é lançado ao espaço. -
12/02/1961 - A sonda soviética Venera 1 é enviada a Vênus. Foi a primeira tentativa da história humana para explorar o planeta -
12/08/1960 - Echo 1, o primeiro satélite de comunicações da Nasa é lançado ao espaço -
01/12/1959 - Espaçonave tira a primeira foto colorida do planeta Terra -
13/09/1959 - Um foguete soviético que leva a sonda Luna 2, alcança a Lua -
06/12/1958 - Lançamento da Pioneer 3 -
29/07/1958 - Criação da NASA por lei assinada pelo presidente norte-americano Eisenhower -
01/02/1958 - Os EUA lançam seu primeiro satélite, o Explorer 1 -
03/11/1957 - Os soviéticos lançam, a bordo da espaçonave Sputnik, o primeiro ser vivo ao espaço: a cachorra Laika -
07/01/1948 - O avião do piloto da Guarda Aérea Nacional de Kentucky, Thomas Mantell, cai enquanto perseguia um suposto OVNI. -
08/07/1947 - Começam a circular fortes rumores da queda de um OVNI em Roswell, Estados Unidos da América -
04/07/1947 - Um objeto voador não identificado cai próximo a Roswell (Novo México, EUA). A força Aérea Americana alega ser um balão -
26/03/1931 - Nasce Leonard Simon Nimoy, o ator que interpretou o Sr. Spock da série 'Star Trek – Jornada nas Estrelas' -
24/09/1930 - Nasce o astronauta John Watts Young, nono homem a pisar na Lua, em 1972, no comando da missão Apollo 16, um dos mais experientes de todos os astronautas dos Estados Unidos, tendo ido ao espaço por seis vezes e comandando missões nos Projetos Gemini, Apollo e no programa do &ocir -
11/06/1914 - Nasce Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
23/03/1912 - Nasce na Prússia Wernher Magnus Maximilian von Braun -
09/09/1892 - Edward Emerson Barnard descobre a lua de Júpiter Amalteia. -
29/09/1884 - O asteroide 243 Ida é descoberto pelo astrônomo Johann Palisa. -
18/08/1877 - Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte -
23/07/1871 - É descoberto o asteroide 114 Kassandra -
17/03/1852 - O astrônomo e matemático italiano Annibale de Gasparis descobre o asteroide Psique 16 -
18/10/1847 - Descoberta do asteroide Flora -
01/07/1847 - Karl Ludwig Hencke descobre acidentalmente o asteroide Hebe -
10/10/1846 - Descoberta de Tritão, maior lua de Netuno -
12/04/1817 - Morre Charles Joseph Messier, astrônomo francês descobridor de 21 cometas -
29/03/1807 - O asteroide Vesta é descoberto pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers -
01/09/1804 - Descoberto o asteroide 3, 3 Juno, por Karl Harding -
01/01/1801 - Descoberta do asteroide 'Ceres' pelo astrônomo Giuseppe Piazzi -
11/11/1799 - Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno -
15/02/1786 - William Herschel descobre a Nebulosa Olho de gato -
17/01/1786 - Descoberta do cometa Encke -
26/06/1730 - Nasce Charles Joseph Messier, astrônomo francês descobridor de 21 cometas -
08/07/1695 - Morre Christiaan Huygens, físico, matemático, astrônomo e horologista neerlandês, descobridor dos anéis de Saturno e sua lua Titã -
23/12/1672 - Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini -
25/03/1655 - A maior lua de Saturno, Titã, é descoberta por Christiaan Huygens -
08/01/1642 - O astrônomo Galileo Galilei falece em Arcetri, na Itália -
14/04/1629 - Nasce Christiaan Huygens, físico, matemático, astrônomo e horologista neerlandês, descobridor dos anéis de Saturno e sua lua Titã -
07/01/1610 - O astrônomo Galileu Galilei avista quatro luas do planeta Júpiter -
25/08/1609 - Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio. -
15/02/1564 - Nasce Galileo Galilei, um dos maiores gênios da humanidade