Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de julho de 2013.

A lua do Planeta Netuno S/2004 N 1 é descoberta

Diagrama das órbitas das luas de Netuno interiores à Tritão, com a órbita de S/2004 N 1 em destaque.

S/2004 N 1 é um pequeno satélite natural do planeta Netuno que foi descoberto em 1º de julho de 2013. A lua é tão pequena que não foi observada pela sonda espacial Voyager 2 que passou por Netuno em 1989. Mark R. Showalter do Instituto SETI a descobriu em julho de 2013 analisando fotografias arquivadas de Netuno tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble de 2004 a 2009. S/2004 N 1 completa uma revolução completa ao redor de Netuno a cada 22 horas e 28,1 minutos.


Diagrama das órbitas das luas de Netuno interiores à Tritão, com a órbita de S/2004 N 1 em destaque.

Descoberta

Showalter examinava fotografias dos anéis de Netuno, tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble (HST) em 2009 utilizando de uma técnica panorâmica para compensar o movimento orbital. Em 1º de Julho de 2013, depois de decidir "por capricho" expandir sua área de pesquisa para anéis planetários, ele encontrou um ponto que aparecia em vários imagens. Ele, então, encontrou o satélite em outras imagens no arquivo do Hubble que datavam de 2004. A Voyager 2, que tinha observado todos os outros satélites internos de Netuno, não detectou a lua durante o seu sobrevoo em 1989. Tendo em conta que as imagens da descoberta estão há muito tempo disponíveis para o público, a lua poderia ter sido encontrada por qualquer pessoa.

S/2004 N 1 é a décima quarta lua conhecida de Netuno, e a primeira lua de Netuno descoberta a ser anunciada desde setembro de 2003.


Composto das imagens do Hubble de 2009 mostrando Netuno, seus anéis, S/2004 N 1 e outras luas internas. O brilho relativo das luas é exagerado.

Origem

A maior lua de Netuno, Tritão, possui uma órbita retrógrada e inclinada, sugerindo que fora capturada do cinturão de Kuiper bem após a formação do sistema original de satélites de Netuno. As luas então pré-existentes tiveram suas órbitas deslocadas pelo processo de captura de Tritão, o que teria ejetado algumas do sistema e provocado colisões em outras, tendo algumas luas destruídas no processo. O presente sistema de satélites naturais internos de Netuno são os escombros resultantes de acreção planetária após a órbita de Tritão ter-se tornado estabilizada.

Propriedades física

Supõe-se que S/2004 N 1 tenha uma superfície escura como "asfalto sujo", comparado com os outros satélites naturais de Netuno, cujo albedo geométrico varia de 0.07 a 0.10. Seu espectro indica que ele é feito de gelo de água contaminado por algum material muito escuro, provavelmente compostos orgânicos complexos. S/2004 N 1 possui uma magnitude aparente de 26,5, então, estima-se um diâmetro de 16 a 20 quilômetros, tornando-a a menor das luas conhecidas de Netuno.

Propriedades orbitais

O período orbital de S/2004 N 1 é de 0,9362 dias, o que através da terceira lei de Kepler implica um semieixo maior de 105.283 km, pouco mais que um quarto da distância entre a Terra e a Lua, e cerca de duas vezes o raio médio dos anéis de Netuno. Tanto a sua inclinação como a sua excentricidade estão próximos de zero. Ele orbita entre Larissa e Proteu, tornando-se o segundo mais externo dos satélites regulares de Netuno. Seu pequeno tamanho neste local contraria uma tendência entre os outros satélites netunianos regulares de diâmetro crescente com o aumento da distância à Netuno.

Os períodos de Larissa, S/2004 N 1 e Proteu estão dentro de cerca de 1% da ressonância orbital 3:5:6.

Nome

A equipe de descoberta planeja enviar uma proposta de nome para a União Astronômica Internacional baseado em alguma figura da mitologia greco-romana que possua relação com Poseidon/Netuno, o deus dos mares, consistindo com os nomes das outras luas de Netuno.

Fonte: Wikipédia


Tags: Lua, espaço, Via Láctea, Planeta, sistema solar, Netuno, Tritão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.09

  • Aniversário da Procempa (1977)
  • Dia da Velocidade
  • Dia de Santo Alexandre
  • Dia do Administrador
  • Dia do Médico Veterinário