Últimas notícias
Hoje na história
RSSUm Boeing 777 da Malaysia Airlines (Voo MH17) com 298 pessoas a bordo, é atingido por mísseis e cai na fronteira da Ucrânia com a Rússia.

Voo Malaysia Airlines 17 (MH17/MAS17) foi a identificação de uma rota aérea de passageiros regular e internacional entre Amsterdã e Kuala Lumpur, operada pela companhia aérea Malaysia Airlines. Em 17 de julho de 2014, um Boeing 777-200ER que realizava esta rota, caiu perto de Grabove, no oblast de Donetsk, no leste da Ucrânia, a 40 km da fronteira com a Rússia, transportando 283 passageiros e 15 tripulantes de vários países. Foi o segundo incidente da companhia aérea em menos de cinco meses, após o desaparecimento do voo MH370 no início de março de 2014.
Rota do voo Malaysia Airlines 17
Às 15h30 UTC a Malaysia Airlines informou que tinha perdido o contato com o voo. Relatos iniciais do governo ucraniano informaram que a aeronave foi abatida a uma altitude de 10.000 m (32.800 ft) por um míssil terra-ar disparado utilizando o sistema de mísseis Buk.
Veículo lançador de mísseis Buk-M2.
As duas partes envolvidas na rebelião no leste da Ucrânia a princípio negaram responsabilidade pelo incidente, acusando-se mutuamente. Segundo o serviço de inteligência dos Estados Unidos, provavelmente os separatistas pró-Rússia derrubaram o avião; por outro lado, dirigentes russos disseram que as acusações norte-americanas eram precipitadas e acusaram a Ucrânia pela tragédia.
Este é o maior incidente da Malaysia Airlines, com 283 passageiros e 15 tripulantes vitimados, superando o voo 370, que resultou na morte de 227 passageiros, e que não foi encontrado.
Aeronave
A aeronave envolvida neste incidente era um modelo Boeing 777-200ER, matrícula 9M-MRD, número de série 28411. Teve o seu primeiro voo em 17 de julho de 1997 e foi entregue à Malaysia Airlines em 29 de julho de 1997. Este modelo de aeronave é equipado com dois motores Rolls-Royce Trent 892.
O avião de prefixo 9M-MRD envolvido no incidente.
Passageiros e tripulação
A Malaysia Airlines confirmou a presença de 283 passageiros e 15 membros da tripulação a bordo do voo MH17. Não houve sobreviventes. As informações iniciais davam conta que havia a bordo cerca de 80 crianças, informação desmentida posteriormente pela Malaysia Airlines, que confirmou haver três crianças entre os passageiros (duas malaias e uma indonésia). Havia dois passageiros com dupla cidadania: um neerlandês, que tinha também cidadania norte-americana e um britânico, que tinha também cidadania sul-africana.
Entre as vítimas estavam cerca de cem membros da Sociedade Internacional da AIDS (International AIDS Society), que iriam participar de uma conferência em Melbourne na Austrália, incluindo Joep Lange, pesquisador e ex-presidente da instituição.
O Acidente
A aeronave partiu do Aeroporto de Amsterdã Schiphol às 12h14 CEST (10h14 UTC). e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur. Com uma duração de voo de 11 horas e 45 minutos, o pouso estava previsto para as 06h00 do dia 18 de julho no horário local (22h00 de 17 de julho UTC).
De acordo com a Malaysia Airlines, o plano de voo solicitado para a aeronave previa uma altitude de 35.000 ft (10.700 m) enquanto estivesse sobrevoando o espaço aéreo da Ucrânia, mas ao entrar no espaço aéreo ucraniano, a tripulação foi instruída por um controlador de tráfego aéreo para descer a 33.000 ft (10.100 m).
A Malaysia Airlines emitiu um comunicado, afirmando que havia recebido uma notificação do controle de tráfego aéreo ucraniano que o contato com o voo MH17 tinha sido perdido às 14h15 (GMT) nas coordenadas (47° 51′ N 39° 13′ E), a aproximadamente 50 km da fronteira entre Rússia e Ucrânia.
O avião caiu próximo ao vilarejo Hrabove, ao norte de Torez, uma cidade ao leste da região de Donetsk Oblast, próxima da fronteira com a Rússia. O momento em que o avião caiu foi registrado em uma gravação feita por uma testemunha.
O site Flightradar24 informou que os aviões Boeing 777-200ER (Flight SQ351) da Singapore Airlines e o Boeing 787-8 da Air India (Flight AI113) desviaram suas rotas em cerca de 25 km da rota do avião da Malaysia Airlines após o desaparecimento deste dos radares.
Fotografias do local do acidente mostram peças quebradas e espalhadas da fuselagem e partes do motor, assim como corpos e passaportes. Alguns dos destroços caíram perto das casas de Hrabove. Dezenas de corpos caíram nos campos de cultivo e nas casas.
Destroços do avião da Malaysia Airlines
Na noite de 17 de julho, o portal lifenews.ru divulgou o seguinte comunicado: "No dia 17 de julho, próximo ao vilarejo Rassypnoye, na cidade Torez da região Donetsk, um avião de transporte An-26 da Força Área Ucraniana foi derrubado, segundo a milícia. De acordo com eles, o avião foi derrubado em algum lugar próximo às minas "Progress", longe da área residencial. De acordo com uma das milícias, aproximadamente às 17h30 do horário local, um An-26 sobrevoava a cidade quando foi atingido por um foguete. Houve uma explosão e o avião foi derrubado, deixando uma fumaça negra e detritos caindo." A agência de notícias russa RIA Novosti também reportou que um An-26 foi derrubado pelos militantes próximo a Torez por volta de 16h00 no horário local. Análises da fumaça e trajetória realizadas pelos EUA sugeriram que o míssil foi disparado a partir de uma área entre Torez e Snizhne.
Investigação
Separatistas pró-russos teriam alegadamente bloqueado o acesso ao local aos socorristas e à polícia, segundo afirmado pelas autoridades da Ucrânia, e afirmaram ter encontrado a caixa preta da aeronave, e que a iriam entregar às autoridades russas. Não há, no entanto, confirmação desta notícia. Numa comunicação interna entre os separatistas pró-russos, captada pelas autoridades ucranianas e divulgada internacionalmente, estes teriam reconhecido ter derrubado o avião. No entanto, os rebeldes negaram que tenham armamento para derrubar um avião que voe a 10 mil metros de altura dizendo que testemunhas viram um caça ucraniano abatendo o avião, sendo que o derrube do avião surge poucos dias depois da declaração de um dos líderes de milícias pró-russas no leste da Ucrânia, Igor Girkinm (também conhecido por Igor Strelkov) de que abateriam qualquer avião que sobrevoasse a região. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Federação Russa, Andrei Kartapolov, disse que o Su-25 da Força Aérea ucraniana voou a uma distância de três a cinco quilômetros do Boeing. Segundo ele, o Su-25 é capaz de atingir alvos aéreos a uma distância de cinco quilômetros. O Pentágono e Kiev consideraram falsas as informações.
Técnicos em segurança aérea criticaram o Eurocontrol por não ter impedido os voos civis no leste da Ucrânia após a derrubada de dois aviões militares naquela região dias antes.
Em outubro de 2014, a revista alemã Der Spiegel publicou uma matéria citando o Serviço de Inteligência da Alemanha, cujo chefe Gerhard Schindler afirmou a uma comissão parlamentar, que os separatistas pro-Russia haviam derrubado o avião, utilizando um míssil lançado por um sistema Buk, que pertencia ao Exército da Ucrânia.
Em novembro de 2014, um canal de televisão estatal russo divulgou imagens de satélite, posteriormente tidas como falsas, que mostravam um suposto ataque de um avião caça ao MH17. As imagens, de origem desconhecida, poderiam ser tanto de satélites britânicos como norte-americanos, segundo especialistas russos.
Um grupo de jornalistas e especialistas descobriu que as imagens eram falsas. A televisão estatal russa Channel One havia divulgado imagens enviadas anonimamente à União de Engenheiros da Rússia e com diversas "falhas óbvias", por exemplo, a posição errada do logotipo da Malaysia Airlines no avião, cuja imagem foi obtida na internet. O avião de caça que aparecia atacando o MH17 não combinava com Su-25, o tipo de jato que a Rússia alegava ser o autor do ataque. As imagens de fundo não eram de satélite de espionagem, mas imagens antigas do Google Earth, combinadas com outro mapa on line. Uma análise mais minuciosa mostrou ainda que o ponto em que o avião era mostrado sendo alvejado era quase três minutos de voo de distância antes do ponto em que o gravador de voo do MH17 terminou a gravação, tempo durante o qual não houve registro de que o avião estaria sendo atacado. Enquanto isso, a Rússia exigia das autoridades norte-americanas o fornecimento dos seus dados de satélite e do lado ucraniano os dados sobre as conversas dos controladores de tráfego aéreo.
Relatório preliminar
Em setembro de 2014, o relatório preliminar do acidente foi divulgado pelo Conselho de Segurança da Holanda (Dutch Safety Board).
A conclusão foi que não houve evidência de qualquer falha técnica ou operacional com a aeronave e tripulação. Considerando os danos encontrados em partes da seção dianteira da aeronave, recuperados dos escombros, uma grande quantidade de objetos com alta energia de impacto atingiu externamente o avião. Os danos resultantes destes impactos provocaram a perda da sua integridade estrutural, causando a queda. O tipo de danos observados não eram consistentes com danos causados por falhas estruturais, dos motores ou dos sistemas da aeronave. O fato de haver muitas partes da estrutura encontradas em uma extensa área, levou à conclusão que o avião se desintegrou ainda no ar.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
08/01/2020 - O voo Ukraine International Airlines 752 cai imediatamente após a decolagem do Aeroporto de Tehran-Imam Khomeini; todas as 176 pessoas a bordo morrem. O avião foi abatido por um míssil antiaéreo iraniano. -
24/03/2015 - Um Airbus A320 da companhia alemã Germanwings caiu no sul da França, matando 150 pessoas (144 passageiros e 6 tripulantes). O Copiloto deliberadamente derrubou o avião. -
03/02/2015 - Maior avião já produzido na América Latina, o KC-390 da Embraer, faz seu primeiro voo -
28/12/2014 - Desaparece no Mar de Java um avião Airbus A320-200 da AirAsia com 162 passageiros e tripulantes a bordo. -
24/07/2014 - O voo Air Algérie 5017 perde o contato com os controladores de tráfego aéreo 50 minutos após a decolagem. Ele estava viajando entre Ouagadougou, Burkina Faso e Argel com 116 pessoas a bordo. Os destroços são encon -
22/05/2010 - Acidente com avião no sul da Índia mata 158. Oito passageiros sobrevivem -
14/04/2010 - O vulcão islandês Eyjafjallajökull entra em erupção, causando graves transtornos ao transporte aéreo europeu -
02/04/2010 - Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante apresentação em Santa Catarina -
15/01/2009 - Voo 1549 da US Airways: Chesley B. Sullenberger III, um piloto veterano, usa toda sua habilidade, pousa no rio Hudson, e salva todos os passageiros e tripulantes -
16/09/2007 - Avião com 130 pessoas a bordo se incendeia em aeroporto da Tailândia. Saldo da tragédia = 89 mortos -
17/07/2007 - Tragédia aérea em São Paulo: Voo JJ 3054 da TAM saído de Porto Alegre bate ao aterrizar matando 199 pessoas -
28/05/2007 - Juiz Murilo Mendes recebe denúncia que culpa controladores de vôo e pilotos pela queda do jato Legacy -
29/09/2006 - Voo Gol 1907 - Um avião Boeing 737-800 da Gol cai matando todos seus 154 passageiros e tripulantes após ser atingido por um jato executivo Legacy, que conseguiu pousar sem problemas -
04/09/2006 - Voo de estréia do A380 da Airbus, o maior avião comercial do mundo -
20/07/2006 - A Variglog arremata a Varig por US$ 500 milhões -
22/06/2006 - Crise da Varig: cancelados 180 voos de um total de 356 -
21/06/2006 - Crise da Varig: suspensos diversos voos e sindicato prevê 2000 demissões -
20/06/2006 - Crise da Varig: Justiça aprova venda da Varig a consórcio de trabalhadores -
14/08/2005 - Avião cai e mata 121 na Grécia. O avião do Chipre caiu em colina perto de Atenas e tinha 48 crianças como passageiros -
27/04/2005 - Primeiro voo do Airbus A380 em Toulouse, França -
26/11/2003 - O Supersônico Concorde voa pela última vez -
24/10/2003 - Encerramento dos voos comerciais com o Concorde -
31/05/2003 - Último voo comercial de um Concorde da Air France. A British Airways encerraria seus voos comerciais em 24 de outubro de 2003 -
27/07/2002 - Tragédia em exibição aérea na Ucrânia -
25/07/2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. -
25/07/2000 - Acidente com Supersônico Concorde mata 113 pessoas -
23/06/2000 - O consórcio Aeronáutico Airbus anuncia a construção do A3XX, o maior avião do mundo -
22/08/1999 - Tufão causa acidente com avião -
31/10/1996 - Um Fokker 100 da TAM cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas -
04/12/1991 - A Pan Am, a principal empresa aérea norte-americana, encerra suas atividades -
26/05/1991 - Voo 004 da Lauda Airlines explode sobre a zona rural da Tailândia, matando todos seus 223 passageiros -
03/09/1989 - Um Boeing 737-200 caiu no meio da Floresta Amazônica com 54 pessoas a bordo. Depois de passarem dois dias na mata, 43 pessoas sobreviveram -
21/12/1988 - Acontece o "Atentado de Lockerbie" a um Boeing 747 matando 270 pessoas (259 no avião e 11 na terra) -
03/08/1988 - As autoridades soviéticas libertam Mathias Rust, o jovem piloto da Alemanha Ocidental que aterrissou na “Praça Vermelha” de Moscou -
17/03/1988 - Voo Avianca 410: Um Boeing 727-21 após deixar o aeroporto Camilo Daza, chocou-se com a montanha "El Espartillo" matando todos os 143 ocupantes da aeronave -
26/04/1986 - Explode uma usina atômica em Chernobil, na Ucrânia -
12/08/1985 - Um Boeing 747 da Japan Airlines, voo 123, colide no Monte Ogura, no Japão, matando 520 pessoas. -
20/01/1985 - É inaugurado o Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos, São Paulo -
01/09/1983 - Caças da União Soviética abatem avião de carreira coreano, após entrada acidental deste último no espaço aéreo soviético -
25/05/1979 - Um DC-10 da American Airlines cai no Aeroporto Internacional OHare em Chicago, matando 273 pessoas -
06/10/1977 - Primeiro voo do avião de caça MiG-29 -
27/03/1977 - Dois aviões Jumbo colidem em Tenerife, nas Ilhas Canárias, matando 583 pessoas -
20/01/1977 - É inaugurado o novo Terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão -
21/01/1976 - O supersônico Concorde inicia voos comerciais -
08/03/1974 - É inaugurado o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris, França -
21/12/1970 - Acontece o primeiro vôo da aeronave F-14 Tomcat -
09/04/1969 - O voo de teste do avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito -
02/03/1969 - O jato franco-britânico Concorde realiza seu voo inaugural em Toulouse, França -
15/07/1968 - Inicia-se a comunicação aérea entre Nova York e Moscou -
14/12/1966 - Morre Ruben Berta, primeiro funcionário e presidente da companhia aérea VARIG -
10/02/1965 - Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores -
22/12/1964 - Primeiro voo da aeronave SR-71 Blackbird -
01/02/1964 - Primeiro voo comercial do trijato Boeing 727 pela Eastern Air Lines entre Miami, Washington DC e Filadélfia. -
03/12/1963 - Criação da Base Aérea de Brasília -
09/02/1963 - Primeiro voo do Boeing 727 -
14/12/1962 - Um avião da Panair do Brasil cai a 45 quilômetros do aeroporto de Manaus, matando 50 ocupantes -
26/10/1958 - A Pan American Airways faz o primeiro voo comercial num Boeing 707, de Nova Iorque a Paris. A viagem levou oito horas e 41 minutos -
06/02/1958 - Desastre aéreo de Munique: um avião que levava jogadores e diretores do Manchester United, mais jornalistas e alguns adeptos, caiu numa tempestade de neve quando tentava decolar pela terceira tentativa -
23/06/1955 - Apresentado na França o avião Caravelle -
01/02/1952 - É inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão -
12/10/1951 - O Aeródromo de São João passou a ser designado Aeroporto Internacional Salgado Filho -
28/07/1950 - Fundação do Clube de Planadores Albatroz -
25/06/1950 - A companhia de aviação israelense El Al inicia seus vôos -
14/10/1947 - Chuck Yeager quebra a barreira do som no avião experimental Bell X-1 -
15/07/1945 - O avião Boeing 707 faz primeiro vôo de teste -
26/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: primeiro voo do caça da Luftwaffe, Dornier Do 335 "Pfeil". -
18/07/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os alemães testam em voo o Messerschmitt Me-262 usando apenas os seus jatos para voar -
14/01/1942 - O helicóptero Sikorsky R-4, um dos primeiros helicópteros e o primeiro a ser produzido em larga escala, fez seu primeiro voo -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
20/01/1941 - É criado no Brasil o Ministério da Aeronáutica -
05/01/1941 - A piloto de 37 anos, Amy Johnson, a primeira mulher a voar sozinha de Londres para a Austrália, desaparece depois de ter saltado de paraquedas de seu avião sobre o rio Tâmisa, e presume-se morta. -
29/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro voo do caça-bombardeiro norte-americano F4U Corsair -
13/05/1940 - O primeiro voo bem sucedido de um helicóptero monorrotor é realizado por Igor Sikorski -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
27/01/1939 - Primeiro vôo do caça Lockheed P-38 Lightning -
02/07/1937 - Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira na aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo. -
19/01/1937 - Howard Hughes estabelece um recorde de vôo transcontinental ao voar de Los Angeles à Nova Iorque em 7 horas e 28 minutos e 25 segundos -
16/10/1936 - Inauguração oficial do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o primeiro aeroporto civil brasileiro -
17/12/1935 - Acontece o primeiro vôo de um Douglas DC-3 -
11/01/1935 - Amélia Earhart Putnam se torna a primeira pessoa a fazer um voo solo do Havaí à Califórnia -
16/04/1934 - É criada a Vasp -
10/10/1933 - Acontece a primeira sabotagem a um avião comercial -
22/07/1933 - Depois de sete dias, 18 horas e 49 minutos de viagem, o americano Wiley Post torna-se o primeiro homem a dar a volta ao mundo num vôo solo -
23/07/1932 - Morre Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, pai da aviação -
24/05/1930 - A piloto Amy Johnson, torna-se a primeira mulher a voar sozinha de Londres para a Austrália -
18/06/1928 - A aviadora Amelia Earhart torna-se a primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico -
21/05/1927 - Charles Lindbergh chega à França completando a travessia o Atlântico sem escalas em um avião -
06/01/1926 - Fundação da Lufthansa- Empresa aérea estatal alemã -
13/02/1923 - Nasce Charles Elwood "Chuck" Yeager, Ás da Aviação, conhecido por ser a primeira pessoa a 'quebrar' a barreira do som. -
09/02/1923 - É formada a criada a companhia de aviação soviética “Aeroflot” -
17/06/1922 - Termina, no Rio de Janeiro, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul -
18/07/1919 - Morre em um acidente num avião experimental, Raymonde de Laroche, a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto -
14/06/1919 - John Alcock e Arthur Whitten Brown, dois pilotos britânicos, realizam o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem escala, da história da aviação -
16/05/1919 - Um hidroavião Curtiss NC-4 comandado por Albert Cushing Read parte de Trepassey, Newfoundland, para Lisboa, via Açores, no primeiro voo transatlântico -
05/10/1918 - Morre Roland Garros, jogador de tênis (cujo torneio em Paris leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa -
21/04/1918 - Morre Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, foi abatido em seu avião -
27/01/1915 - Primeira Guerra Mundial: acontece o primeiro bombardeio aéreo da história -
08/03/1910 - Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a obter uma licença de piloto de avião -
22/10/1909 - Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a fazer um voo solo -
25/07/1909 - Blériot faz a travessia aérea do Canal da Mancha -
13/11/1907 - Primeira decolagem livre de um helicóptero realizada pela fábrica de motores de Paul Cornu -
05/11/1907 - Nasce Ruben Berta, primeiro funcionário e presidente da companhia aérea VARIG -
14/04/1907 - O 14-bis realizou seu último voo. Após tentativas frustradas de estabilizar a aeronave, Santos Dumont perdeu o controle e bateu contra o chão. -
12/11/1906 - O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro voo público em aeroplano e supera o recorde mundial de voo -
23/10/1906 - O brasileiro Santos Dumont realiza em Paris um voo de sessenta metros, a dois metros de altura, com o 14-bis, avião construído por ele -
27/02/1906 - Morre Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
17/12/1903 - História da aviação: Primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright -
07/10/1903 - História da aviação: Samuel Pierpont Langley, com seu Aerodrome A, tentou fazer com que seu avião decolasse mas mergulhou no Rio Potomac -
04/02/1902 - Nasce Charles Lindbergh, famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas -
19/10/1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo 11 quilômetros -
20/09/1898 - Alberto Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria -
04/07/1898 - Santos Dumont sobrevoa Paris no balão Brasil -
09/08/1896 - Último voo do inventor alemão Otto Lilienthal -
06/10/1888 - Nasce Roland Garros, jogador de tênis (cujo torneio em Paris leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa -
22/08/1882 - Nasce Elisa Léontine Deroche de nome artístico ‘Raymonde de Laroche‘ que se tornaria a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto -
20/07/1873 - Nasce Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, o pai da aviação -
22/08/1834 - Nasce Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
19/09/1783 - Os irmãos Montgolfier lançaram o primeiro balão com criaturas vivas a bordo: uma ovelha, um galo e um pato