Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de julho de 1894.

Ocorre a primeira corrida de automóveis do mundo, na França, entre Paris e Rouen.

Albert Lemaître ganhou a corrida Paris-Rouen com seu carro Peugeot de 3HP.

As corridas de automóveis iniciaram-se quase imediatamente depois da construção dos primeiros carros movidos a gasolina bem sucedidos influenciados pelas já populares corridas de carroça.

A primeira corrida

Paris-Rouen é o primeiro evento de automóvel da história, mas não é uma corrida. O evento é um concurso de "carros sem cavalos" que aconteceu na França entre 18 e 22 de julho de 1894.


Concurso de "carros sem cavalos" na capa do Le Petit Journal.

A competição foi organizada por Pierre Giffard, jornalista do "Le Petit Journal", diário parisiense publicado entre 1863 a 1944. Foram registradas 102 inscrições mas só 21 competidores participaram no evento final, de Paris para Rouen em 126 kms.

A qualificação para a competição começou na quarta-feira, 18 de julho de 1894 em Neuilly-sur-Seine, em um dia de exposição com 26 veículos participantes. Os próximos 3 dias foram reservados para o teste eliminatório, em 5 etapas de 50 kms a partir de Paris. 21 veículos se classificaram para o evento final.

A competição terminou no domingo, 22 de julho de 1894, com uma etapa na velocidade regulamentada de 12,5 km / h. O início da Porte Maillot, em Paris é dada por ordem de inscrição e a cada 30 segundos. O percurso é pontuado por várias paradas incluindo uma pausa obrigatória para o desjejum em Mantes-la-Jolie. 4 veículos não chegaram em Rouen.


Albert Lemaître (esq.) ganhou a corrida Paris-Rouen com seu carro Peugeot de 3HP.

A competição reconheceu os veículos que atendessem a três critérios: "segurança", "conveniência" e "baixo preço relativo." O primeiro prêmio de 5.000 francos foi compartilhado por "Panhard-Levassor" e os "filhos dos irmãos Peugeot".

Outras corridas

Em 1895 realizou-se a primeira corrida propriamente dita, entre Paris e Bordeaux. A corrida tinha um trajeto de 1178 km e 46 concorrentes, mas apenas 22 deles iniciaram a prova. O primeiro a chegar foi Émile Levassor, mas foi desclassificado porque o seu carro não obedecia às exigências da competição. Assim, o prêmio foi para o segundo colocado.

A primeira corrida de automóveis na América, num percurso de 54,36 milhas, teve lugar em Chicago, a 2 de novembro de 1895. Frank Duryea venceu, em 10h23m, sobrepondo-se a três carros movidos a gasolina e a dois elétricos.

O veículo elétrico La Jamais Contente, de aerodinâmica automotiva avançada e projetado por Camille Jenatzy, foi o primeiro automóvel a superar a velocidade de 100 km/h, em Paris a 29 de abril de 1899.


Camille Jenatzy a bordo do La Jamais Contente.

Fonte: Wikipédia


Tags: Automobilismo, Fórmula 1, F1, Motor, veículos, carros, corrida, automóveis, Paris, Rouen






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 30.05

  • Dia das Bandeiras
  • Dia de Santa Joana D"Arc
  • Dia do Decorador
  • Dia do Geólogo
  • Dia do Medicamento Genérico