Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de outubro de 1945.

Juan Perón lidera um golpe de estado na Argentina, e se torna o ditador do país


A politica argentina entre 1943 e 1944 começou a dar demonstrações de apoio à Alemanha, que começava a ser derrotada na Europa, mas sustentado com matérias primas de origem argentina. Também houve apoio ao Japão, mas estes se findaram em 1944, com a chegada ao poder de Pedro Pablo Ramírez, um militar argentino que havia lutado para a Alemanha na Primeira Guerra Mundial e que rompeu relações diplomáticas com os dois países, que eram derrotados na Europa e no Pacífico. Somente em 1945, último ano do conflito, é que a Argentina fez declaração formal de guerra à Alemanha.

Muitos sustentam que a Argentina recebeu grandes integrantes nazistas vindos da Europa. Sabe-se que Adolf Eichmann esteve no país, onde foi capturado em 1960 pela Mossad usando o falso nome de Ricardo Klement.

Em 1943 ocorre novo golpe de estado na Argentina, pelas mãos do GOU (Grupo de Oficiais Unidos), jovens militares de tendências filofascistas, anticomunistas e ultracatólicas. O golpe é levado por Arturo Rawson, que imediatamente foi substituído por Pedro Ramírez. O então coronel Juan Domingo Perón ocupa inicialmente um cargo como secretário no Ministério da Guerra, em seguida diretor do Departamento de Trabalho e mais adiante Ministro da Guerra e vice-presidente.

Edelmiro Farrel, assumindo uma política de aproximação com os Estados Unidos, tentou sufocar a política de trabalho levada adiante por Perón com apoio dos sindicatos, prendendo-o na ilha Martín García.

Pode-se ter como data de início do movimento peronista 17 de outubro de 1945, quando as movimentações populares organizadas pela CGT de Angel Borlenghi conseguiram a libertação de Perón, que estava encarcerado por setores militares opostos a sua influência crescente no governo.

Tags: Perón, peronismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 03.12

  • Dia de São Francisco Xavier
  • Dia Internacional do Portador de Deficiência Física