Últimas notícias
Hoje na história
RSSNa Batalha de Clídio (Kleidion), o imperador bizantino Basílio II inflige uma derrota decisiva sobre o exército búlgaro, e o tratamento selvagem de 15.000 prisioneiros causa a morte de Tsar Samuel da Bulgária.
A batalha de Clídio (Kleidion; em latim: Clidium, o nome da vila medieval de Klyuch e que significa "(a) chave"), também chamada de batalha de Belasica, foi travada em 29 de julho de 1014 entre o Império Búlgaro e o Império Bizantino. Ela foi o ápice de quase meio século de lutas entre o tsar búlgaro Samuel e o imperador bizantino Basílio II Bulgaróctone no final do século X e início do século XI. O resultado foi uma vitória decisiva dos bizantinos.
A batalha se realizou no vale entre as cordilheiras de Belasica e Ograiden, perto da vila búlgara moderna de Klyuch. O encontro decisivo se deu em 29 de julho de 1014 num ataque na retaguarda búlgara por uma força liderada pelo general bizantino Nicéforo Xífias, que havia se infiltrado nas posições inimigas. A batalha que se seguiu foi uma grande derrota para os búlgaros, que tiveram seus soldados capturados e cegados por ordens de Basílio II, que seria conhecido a partir de então como "matador de búlgaros". Samuel sobreviveu, mas morreu dois meses depois de um ataque cardíaco, supostamente ao ver seus soldados cegos.
Diagrama da Batalha de Clídio.
Embora a batalha de Clídio não tenha derrubado o Primeiro Império Búlgaro, sua habilidade de resistir aos avanços bizantinos foi muito reduzida e ela pode ser considerada como um evento-chave nas guerras bizantino-búlgaras. Os herdeiros de Samuel não conseguiram impedir o avanço dos bizantinos e, em 1018, o Império Búlgaro finalmente foi destruído por Basílio II.
Prelúdio
As origens do conflito remontam ao século VII, quando os búlgaros liderados pelo cã Asparuch fundou um estado ao longo do Danúbio em uma das províncias do Império Bizantino. Para sobreviver, o nascente estado búlgaro foi forçado a lutar em uma série de guerras contra Bizâncio.
Em 968, a Bulgária foi invadida ao norte pelo príncipe de Quieve Esviatoslau I (r. 945–972). Nesta época, o Império Búlgaro, que chegara a ameaçar a existência de Bizâncio no reinado de Simeão (r. 893–927), já havia perdido muito de seu poder. Durante o conflito, raides dos quievanos foram repetidamente derrotados pelos bizantinos, que também estavam em guerra contra os búlgaros, um conflito que vinha continuamente desde a queda da capital búlgara, Preslav, em 971. Esta guerra havia obrigado o imperador búlgaro Bóris II (r. 969–971) a renunciar o título imperial em Constantinopla e a ceder a região oriental da Bulgária para os bizantinos. Os bizantinos assumiram que este resultado implicaria no fim da Bulgária independente, mas a região ocidental búlgara continuou autônoma sob o comando dos irmãos Cometópulos, David, Moisés, Aarão e Samuel, que iniciaram a resistência contra o jugo bizantino.
Quando o imperador bizantino Basílio II ascendeu ao trono, em 976, ele fez da conquista da Bulgária sua primeira ambição. Os búlgaros ocidentais, agora liderados por Samuel, eram seus adversários. A primeira campanha do novo imperador foi desastrosa e o imperador quase não conseguiu escapar com vida quando os búlgaros aniquilaram o exército bizantino na Batalha das Portas de Trajano em 986. Nos quinze anos seguintes, enquanto Basílio estava preocupado com revoltas internas contra seu governo e com a ameaça do Califado Fatímida no oriente, Samuel reconquistou a maior parte do território perdido e levou a guerra até o território bizantino numa série de campanhas ofensivas. Porém, sua invasão da Grécia meridional, que chegou até Corinto, resultou na grande derrota da batalha de Esperqueu em 996. A próxima fase da guerra iniciou em 1000, quando Basílio, agora seguro em sua posição internamente, iniciou uma série de ofensivas contra a Bulgária. Ele conquistou a Mésia e, três anos depois, suas forças tomaram Vidin. Em 1004, Basílio infligiu uma séria derrota sobre Samuel na Batalha de Escópia. Em 1005, foi a vez da Tessália e partes da região sul da Macedônia. Nestes e nos anos seguintes, um padrão emergiu: os bizantinos iniciavam uma campanha na Bulgária, cercando fortes e pilhando a zona rural, enquanto que o numericamente inferior exército búlgaro, incapaz de fazer uma oposição direta, lançava raides na Grécia e na Macedônia para distrair a atenção dos bizantinos. Apesar de alguns sucessos, eles não conseguiram consolidar nenhum resultado permanente e nem conseguiram forçar Basílio a abandonar as campanhas na Bulgária. Um contra-ataque em 1009 fracassou na Batalha de Kreta e, embora nem os próprios bizantinos tenham conseguido nenhuma vitória decisiva, esta metódica guerra de atrito privou os búlgaros de suas fortalezas e enfraqueceu gradativamente as suas forças. Nas palavras do historiador bizantino João Escilitzes:
“O imperador Basílio II Bulgaróctone continuou a invadir a Bulgária ano após ano, destruindo e devastando tudo o que encontrava pelo caminho. Samuel não conseguiu impedi-lo em campo aberto ou lutar contra o imperador numa batalha decisiva, acabou sofrendo muitas derrotas e começou a perder sua força”.
— João Escilitzes, História.
O ápice desta guerra veio em 1014, quando Samuel, à frente de seu exército, resolveu finalmente dar combate ao exército bizantino antes que ele pudesse entrar no coração das terras búlgaras.
Mapa do Império Bizantino mostrando a conquista de Basílio II em suas campanhas contra os búlgaros e as localidades mais importantes.
Preparativos para a batalha
Samuel sabia que o exército bizantino teria que invadir seu país através de passos de montanha e, assim, tomou providências para guardá-los. Eles construíram trincheiras ao longo da fronteira e fortificaram muitos dos vales e passos com muralhas e torres, especialmente o passo de Clídio no rio Estrimão, por onde Basílio obrigatoriamente teria que passar para alcançar o coração da Bulgária. Samuel fortificou também da encosta norte do Belasica até o sul e leste do castelo de Estrúmica. O largo vale do rio Estrúmica era um local apropriado para um ataque e já tinha sido utilizado pelas forças bizantinas justamente para isso em anos anteriores. Os búlgaros puseram ali uma forte guarnição. Além disso, o tsar escolheu Estrúmica como sua base defensiva - ela guardava a estrada que vinha de Tessalônica e seguia até a Trácia para leste e Ácrida para oeste. O terreno ondulado mais ao sul estava tomado por fortificações de terra e muralhas guarnecidas pelas mais fortes unidades búlgaras.
A decisão de Samuel de enfrentar Basílio II e o grosso de seu exército em Clídio não foi apenas provocada pelas constantes derrotas e invasões que já haviam devastado seu país, mas também por uma preocupação com a sua própria autoridade perante a nobreza búlgara, que fora fatalmente enfraquecida pelas campanhas de Basílio. Em 1005, por exemplo, o governador do importante porto adriático de Dirráquio havia rendido sua cidade para Basílio II. Para encarar a ameaça, Samuel juntou um grande exército, que alguns alegaram ter chegado a 45.000 homens. Basílio II também se preparou cuidadosamente, juntando um grande exército e colocando-o sob a liderança de seus mais experientes generais, incluindo o governador de Filipópolis (Plovdiv), Nicéforo Xífias, que havia conquistado as antigas capitais búlgaras de Plisca e Preslav de Samuel em 1001.
A batalha
O exército bizantino marchou de Constantinopla e passou por Comotini, Drama e Serres, alcançando o desfiladeiro de Rupel no rio Struma. A partir dali, o exército entrou no vale do Estrúmica e chegou às redondezas da vila de Klyuch, onde o rio faz uma curva e se aproxima de Belasitsa e Ograiden. Ali, a marcha foi interrompida por uma grossa muralha de madeira defendida por soldados búlgaros. Os bizantinos atacaram a paliçada imediatamente, mas foram repelidos com pesadas baixas.
Os bizantinos derrotando os búlgaros (acima). O imperador Samuel morrendo ao ver seus soldados cegos retornado do cativeiro (abaixo).
Iluminura da Crônica de Constantino Manasses.
Num contra-ataque, Samuel enviou um grande exército sob o comando de um dos mais hábeis nobres búlgaros, Nestoritsa, para atacar mais ao sul e atrair a atenção de Basílio para longe do cerco em Klyuch. As forças de Nestoritsa chegaram até Tessalônica, mas tropas bizantinas sob Teofilacto Botaniates, o estratego da cidade, e seu filho, Miguel, conseguiram derrotá-los frente às muralhas da cidade numa batalha sangrenta. Teofilacto capturou muitos soldados e grande quantidade de equipamentos militares, marchando imediatamente para o norte para se juntar ao imperador.
A primeira tentativa de Basílio II de vencer as defesas na entrada do passo não tiveram sucesso e seu exército não conseguiu atravessar o vale, que estava sendo defendido por 15-20.000 búlgaros. Apesar das dificuldades, o imperador não abandonou o ataque. Ele ordenou que o general Nicéforo Xífias manobrasse suas tropas contornando a alta montanha de Belasica para cercar os búlgaros, enquanto ele continuaria atacando a muralha. Xífias liderou suas tropas por um caminho estreito que levava diretamente até a retaguarda búlgara. Em 29 de julho 1014, o general bizantino atacou a guarnição e a aprisionou no vale. Os soldados búlgaros abandonaram as torres defensivas para enfrentar a nova ameaça às suas costas, o que permitiu que Basílio rompesse a linha defensiva búlgara e destruísse a paliçada.
Na confusão que se seguiu, milhares de tropas búlgaras foram mortas e o restante tentava desesperadamente fugir para oeste. Samuel e seu filho, Gabriel Radomir, imediatamente seguiram para leste, partindo de seu quartel-general na fortaleza de Estrúmica, para ajudar o exército, mas numa luta desesperada perto da vila de Mocrievo (atualmente na República da Macedônia), eles foram sobrepujados pelo inimigo, que avançava rapidamente. Mais soldados búlgaros foram mortos em Mokrievo e muitos mais foram capturados, enquanto que o imperador escapou por pouco, se libertando após um ato de bravura de seu filho, que colocou seu pai na garupa de seu próprio cavalo para levá-lo à segurança de Prilepo. Dali, Samuel voltou para Prespa, enquanto que Gabriel seguiu para Estrúmica para continuar a luta.
Prisioneiros
João Escilitzes relata que Basílio derrotou completamente o exército búlgaro e tomou 15.000 prisioneiros (14.000 segundo Cecaumeno). Historiadores modernos, porém, como Vasil Zlatarski, alegam que estes números são exagerados. A tradução búlgara do século XIV da "Crônica" de Constantino Manasses afirma que foram 8.000 prisioneiros. Basílio dividiu-os em grupos de 100 homens e cegou 99 em cada grupo, deixando apenas um homem - com um olho só - para liderar o grupo para casa, um ato que era ao mesmo tempo uma retaliação pela morte de Botaniates - o general e conselheiro favorito de Basílio - e também para esmagar o moral búlgaro. Outra razão possível era que, aos olhos dos bizantinos, os búlgaros não passavam de rebeldes e o cegamento era a punição habitual para este crime. Por este ato, Basílio ganhou o epíteto de Boulgaroktonos ("Matador de búlgaros"). Samuel morreu num ataque cardíaco em 6 de outubro de 1014, supostamente depois de ver seus soldados cegos.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
03/10/1993 - Batalha de Mogadíscio: Na tentativa de capturar o líder Mohamed Farrah Aidid, 18 soldados americanos e cerca de 2000 somalis são mortos em Mogadíscio, capital da Somália -
03/10/1968 - O estudante José Guimarães morre no conflito que ficou conhecido como “Batalha da Maria Antônia” entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP e os da Universidade Mackenzie -
03/03/1968 - Guerra do Vietnã: termina a 'Batalha de Huê', uma das mais sangrentas e longas batalhas do conflito -
21/01/1968 - Guerra do Vietnam: Começa a batalha de Khe Sahn -
07/05/1954 - Guerra da Indochina: Termina a 'Batalha de Dien Bien Phu' em que as tropas do Viet Minh acabam por vencer as tropas coloniais francesas -
13/03/1954 - Guerra da Indochina: Início da batalha de Dien Bien Phu em que as tropas do Viet Minh acabam por vencer as tropas coloniais francesas -
06/11/1948 - Começa a Batalha de Xuzhou na China -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
19/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Leipzig é libertada por soldados norte-americanos -
16/04/1945 - União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
03/03/1945 - Guerra do Pacífico: término da Batalha de Manila com a reconquista da capital das Filipinas pelos Aliados após três anos de domínio japonês -
21/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: a FEB vence a batalha de Monte Castelo -
16/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas -
26/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Golfo de Leyte termina com uma esmagadora vitória americana. -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas americanas tomam Saipan -
19/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha do Mar das Filipinas -
15/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Os norte-americanos desembarcam nas Ilhas Marianas -
06/06/1944 - Começa o "Dia D"; 155 mil soldados das tropas aliadas iniciam o "Desembarque na Normandia" -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: como parte da “Batalha de Anzio” que se seguiu a “Operação Shingle”, acontece a Batalha de Cisterna -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas invadem Majuro, nas Ilhas Marshall -
17/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: as forças aliadas lançam o primeiro de quatro assaltos sobre Monte Cassino com a intenção de atravessar a Linha de inverno e cercar Roma, um esforço que em última instância levaria quatro meses e custaria 105 mil vítimas -
20/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tarawa (Operação Galvânica): os fuzileiros navais dos Estados Unidos aportam no Atol de Tarawa, nas Ilhas Gilbert, e sofrem um forte ataque de canhões e metralhadoras japonesas. -
22/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha de Kursk, na Rússia -
09/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Guadalcanal no sudeste do Pacífico é encerrada com vitória americana sobre as forças japonesas -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
15/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Termina com vitória dos aliados a Batalha Naval de Guadalcanal. -
12/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha Naval de Guadalcanal entre as forças japonesas e americanas começa perto de Guadalcanal. A batalha dura três dias e termina com uma vitória americana. -
04/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Marechal-de-Campo Erwin Rommel desobedece ordens diretas de Adolf Hitler para resistir na linha de El-Alamein -
23/10/1942 - Tropas britânicas começam uma grande ofensiva contra as forças do Eixo no Egito, durante a Segunda Guerra Mundial -
11/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha do Cabo Esperança - A noroeste da costa de Guadalcanal, navios da marinha norte-americana interceptam e destroem uma frota japonesa que estava a caminho para ilha de Guadalcanal -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Guadalcanal quando os fuzileiros navais dos Estados Unidos iniciam a primeira ofensiva americana da guerra com desembarques em Guadalcanal e Tulagi nas Ilhas Salomão. -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
07/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Midway termina com importante vitória dos americanos -
26/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Ofensiva dos Aliados em El Alamein -
04/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Mar de Coral -
08/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os neerlandeses rendem-se às forças japonesas na ilha de Java -
01/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha do Mar de Java, onde a Marinha Imperial Japonesa derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
28/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
27/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
07/01/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fim da batalha de Moscou, com a contra-ofensiva Soviética -
17/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a Primeira Batalha de Sirte onde a frota italiana é repelida por forças britânicas -
05/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início do contra-ataque Soviético contra o exército Alemão na “Batalha de Moscou” -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
14/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: em frente às costas de Málaga na Espanha, o emblemático porta-aviões britânico Ark Royal foi afundado por um torpedo alemão -
02/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da batalha de Moscou -
05/08/1941 - Segunda Guerra Mundial: os alemães esmagam as tropas soviéticas em Smolensk -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
24/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha do Estreito da Dinamarca, o couraçado alemão Bismarck afunda o orgulho Marinha Real Britânica, o HMS Hood. De seus 1400 tripulantes apenas três sobrevivem -
10/01/1941 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do estreito da Sicília -
11/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões Britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
14/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam a Paris -
25/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Início da Batalha de Dunquerque -
17/12/1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, é afundado por seu comandante no litoral do Uruguai -
13/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai -
12/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tolvajärvi -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
16/11/1938 - Guerra Civil espanhola: termina a decisiva Batalha do Ebro, a mais longa e sanguinária de toda a guerra -
18/03/1937 - Guerra Civil Espanhola: Forças republicanas espanholas derrotam as forças italianas na “Batalha de Guadalajara” -
14/08/1936 - Guerra Civil Espanhola: Massacre de Badajoz – tropas do exército sublevado massacram civis e militares defensores da Segunda República logo após a tomada da cidade de Badajoz. -
05/03/1936 - Primeiro voo do caça inglês Spitfire -
07/10/1934 - A Frente Única Antifascista se posiciona contra a "marcha dos cinco mil" organizada pela Ação Integralista Brasileira, resultando em um conflito armado que ficou conhecido como Revoada dos galinhas-verdes. -
02/09/1931 - Batalha de Áccio: ao largo da costa oeste da Grécia, forças de Otaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra. -
30/08/1922 - Guerra de Independência da Turquia: termina a Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922 -
15/07/1918 - Primeira Guerra Mundial: Ocorre a última ofensiva alemã na frente ocidental, conhecida como a “Segunda Batalha do Marne”. Os exércitos alemães, comandados por Hindenbour e Ludendorff, são derrotados ao tentar tomar Paris -
21/04/1918 - Morre Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, foi abatido em seu avião -
21/03/1918 - Primeira Guerra Mundial: Início da Segunda Batalha do Somme -
08/03/1918 - Guerra civil finlandesa: início da Batalha de Tampere entre as forças vermelha e branca -
31/10/1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Bersebá: a "última carga de cavalaria bem-sucedida da história". -
06/07/1917 - Na Primeira Guerra Mundial, as forças árabes em rebelião contra o Império Otomano e lideradas por T. E. Lawrence (Lawrence da Arábia) capturam o porto de Aqaba -
23/12/1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Magdhaba: forças aliadas derrotam as forças turcas na península do Sinai. -
03/08/1916 - Primeira Guerra Mundial: começa a Batalha de Romani que representou o último grande ataque terrestre no Canal do Suez durante a Primeira Guerra Mundial. -
01/07/1916 - Primeira Guerra Mundial: começa a “Batalha de Somme” com mais de um milhão de mortos -
09/04/1916 - Durante a Primeira Guerra Mundial na Batalha de Verdun as tropas alemãs lançam a terceira ofensiva -
25/05/1915 - Na Europa, a segunda Batalha de Ypres termina com 105 mil mortos -
13/03/1915 - Primeira Guerra Mundial: término da Batalha de Neuve Chapelle, uma ofensiva britânica na região de Artois que quebrou as defesas alemãs em Neuve-Chapelle -
10/03/1915 - Primeira Guerra Mundial: início da 'Batalha de Neuve Chapelle'. Uma ofensiva britânica na região de Artois -
10/03/1905 - Termina em Mukden, capital da Manchúria, a maior batalha da Guerra entre a Rússia e o Japão -
22/02/1903 - Morre Victor Meirelles, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
10/07/1883 - Decisiva vitória chilena sobre a resistência peruana na “Batalha de Huamachuco” põe fim a “Guerra do Pacífico" -
23/03/1879 - Guerra do Pacífico, no confronto do Chile com as forças conjuntas da Bolívia e do Peru acontece a “Batalha de Topáter” -
25/06/1876 - A coluna do general norte-americano George A. Custer é aniquilada na Batalha de “Little Bighorn” -
01/09/1870 - Guerra Franco-prussiana: Batalha de Sedan resultando em uma importante vitória da Prússia -
16/08/1869 - Guerra do Paraguai: acontece a Batalha de Campo Grande, conhecida pelos paraguaios como Batalha de Acosta Ñu -
10/05/1869 - Guerra Boshin: Termina a Batalha Naval da Baía de Hakodate no Japão -
04/05/1869 - Guerra Boshin: Início da Batalha Naval da Baía de Hakodate no Japão -
06/12/1868 - Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre 5 mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias -
22/09/1866 - Guerra do Paraguai: Acontece a Batalha de Curupaiti -
03/07/1866 - A vitória da Prússia sobre a Áustria na Batalha de Königgratz conclui a Guerra Austro-Prussiana, dando à vencedora o papel de nação germânica predominante -
24/05/1866 - Guerra do Paraguai: 1ª Batalha de Tuiuti, entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança -
02/01/1865 - Guerra do Paraguai: Tomada de Paysandu -
23/11/1863 - Guerra Civil Americana: tropas nortistas comandadas por General Grant enfrentaram as tropas de Bragg na Batalha de Chattanooga -
01/07/1863 - Começa a “Batalha de Gettysburg”, virada dos rumos na Guerra Civil Americana -
17/09/1862 - Guerra Civil Americana: Acontece a Batalha de Antietam -
05/05/1862 - Tropas mexicanas derrotam o exército francês -
21/07/1861 - Acontece a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha da Guerra Civil Americana. -
04/06/1859 - A França derrota a Áustria na batalha de Magenta, na Itália -
03/02/1852 - Batalha de Monte Caseros: As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan José Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador -
09/07/1850 - Zachary Taylor, o décimo segundo presidente dos Estados Unidos, falece repentinamente de cólera. Ele é sucedido por Millard Fillmore -
23/02/1847 - As tropas norte-americanas, sob comando do General Zachary Taylor, derrotam o General Santa Anna na Batalha de Buena Vista, no México -
07/07/1846 - Guerra Mexicana-Americana: Batalha de Monterey dando início a anexação da Califórnia, até então território Mexicano, aos Estados Unidos -
14/06/1846 - Um grupo de 33 homens armados ingressou no centro da cidade de Sonoma, e içou uma bandeira com um urso e uma estrela (a bandeira do urso) para simbolizar o nascimento da nova República da Califórnia, independente do México -
04/10/1836 - Bento Gonçalves é preso no combate da ilha do Fanfa, episódio da Guerra dos Farrapos -
21/04/1836 - Oitocentos soldados texanos retomam o Forte Álamo -
06/03/1836 - Batalha do Álamo: forças mexicanas capturam o forte -
23/02/1836 - Começa a “Batalha do Álamo” em San Antonio de Valero no Texas -
05/07/1833 - Almirante Charles Napier derrota a esquadra portuguesa de Dom Miguel I na batalha do Cabo de São Vicente -
18/08/1832 - Nasce em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
07/07/1827 - Guerra da Cisplatina: Batalha de Carmen de Patagones – tropas brasileiras atacam a base naval existente no local -
20/02/1827 - Guerra da Cisplatina: inicia-se a Batalha do Passo do Rosário -
12/10/1825 - Realização da Batalha de Sarandi do Brasil contra a Província da Cisplatina (hoje Uruguai) -
13/03/1823 - Ocorre a Batalha do Jenipapo, a única batalha sangrenta pela Independência do Brasil -
07/08/1819 - Acontece a Batalha de Boyacá (Colômbia), uma das mais brilhantes vitórias de Simon Bolívar sobre as tropas reais, que assegura definitivamente a independência de Nova Granada, atual Colômbia -
15/10/1815 - Quatro meses após a derrota de Waterloo, Napoleão Bonaparte, imperador da França, abdica e se exila na ilha de Santa Helena -
09/06/1815 - Firmada a primeira ata do Congresso de Viena -
18/09/1814 - Começava o Congresso de Viena -
14/05/1814 - Combate naval de Buceo: Em Montevidéu no Uruguai, o Almirante irlandês William Brown (Guillermo Brown), no comando de uma esquadra de sete navios da Argentina sitiavam Montevidéu, começou seu ataque a uma esquadra espanhola de nove navios -
19/10/1813 - Napoleão perde a Batalha das Nações em Leipzig -
27/08/1813 - Batalha de Dresden (Alemanha): tropas comandadas por Napoleão derrotam as aliadas da Áustria, Prússia e Rússia -
16/03/1812 - Início do Cerco de Badajoz (16 de março até 6 de abril), as forças britânicas e portuguesas cercam e derrotam a guarnição francesa durante a Guerra Peninsular -
28/03/1809 - Guerra Peninsular: Na Batalha de Medellín a França derrota a Espanha -
21/08/1808 - Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado. -
14/10/1806 - Batalhas de Jena e Auerstedt: Prússia é derrotada pelo exército de Napoleão Bonaparte -
02/12/1805 - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na maior vitória da sua carreira militar: a batalha de Austerlitz -
21/10/1805 - Guerras Napoleônicas: na Guerra da Terceira Coalizão, a Inglaterra vence os franco-espanhóis na Batalha de Trafalgar -
21/10/1805 - Morre Horatio Nelson, almirante britânico falecido na Batalha de Trafalgar -
02/04/1801 - Guerras Napoleônicas: Batalha de Copenhague, a frota inglesa comandada por Horatio Nelson destrói a marinha dinamarquesa -
21/07/1798 - Batalha das Pirâmides: Napoleão Bonaparte enfrenta os mamelucos comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey -
14/01/1797 - Começa a Batalha de Rivoli onde Napoleão Bonaparte obtém grande vitória frente o exército austríaco -
10/05/1796 - Exército de Napoleão Bonaparte derrota a Áustria -
12/12/1787 - A Pensilvânia se torna o segundo estado norte-americano -
24/11/1784 - Nasce Zachary Taylor, 12º Presidente dos Estados Unidos -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
03/01/1777 - Revolução norte-americana: Batalha de Princeton -
29/09/1758 - Nasce Horatio Nelson, almirante britânico falecido na Batalha de Trafalgar -
16/04/1746 - Acontece a 'Batalha de Culloden' -
27/06/1709 - O Czar Pedro I da Rússia derrota Carlos XII da Suécia na Batalha de Poltava. -
13/08/1704 - Batalha de Blenheim, entre as tropas anglo-austríacas e franco-bávaras. -
12/09/1683 - Batalha de Viena: forças polaco-austro-alemãs lideradas pelo Rei da Polônia Jan III Sobieski vencem o exército do Império Otomano -
02/10/1679 - Guerra Franco-Holandesa: Suécia assina a paz com a República dos Países Baixos -
19/03/1679 - Guerra Franco-Holandesa: Suécia assina a paz com Münster. O tratado também impunha a retirada de Münster de todos os soldados a serviço da Dinamarca -
26/01/1679 - Guerra Franco-Holandesa: França e Suécia assinam em Nimegue a paz com o Sacro Império Romano-Germânico -
19/09/1678 - Guerra Franco-Holandesa: França e Espanha assinam a paz em Nimegue -
10/08/1678 - Guerra Franco-Holandesa: França e República dos Países Baixos assinam a paz em Nimegue -
17/03/1677 - Guerra Franco-Holandesa: termina o cerco de Utrecht, com o exército francês batendo em retirada e cruzando o rio Reno -
03/03/1677 - Guerra Franco-Holandesa: Batalha de Tobago - parte da tentativa do Reino da França de retomar a ilha de Tobago sob o controle da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos; -
02/08/1665 - A Inglaterra ataca navios mercantes holandeses na Batalha de Vagen -
14/01/1659 - Acontece a Batalha das Linhas de Elvas -
26/01/1654 - Os holandeses rendem-se no Recife, retirando-se definitivamente de Pernambuco -
26/01/1654 - Invasões holandesas do Brasil: Tratado de Taborda - capitulação neerlandesa aos portugueses assinada no Campo do Taborda, no Recife -
12/06/1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte. -
14/03/1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: vitória de uma frota holandesa sobre uma esquadra inglesa na “Batalha de Leghorn”, próximo a Leghorn (Livorno), Itália -
08/10/1652 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Vitória Inglesa na Batalha de Kentish Knock -
08/10/1652 - Vitória inglesa na Batalha de Kentish Knock na Primeira Guerra Anglo-Holandesa. -
06/09/1652 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Vitória Holandesa na Batalha de Elba que lhes deu o controle do Mediterrâneo -
29/05/1652 - A Batalha de Goodwin Sands dá início a Primeira Guerra Anglo-Holandesa -
03/09/1651 - Oliver Cromwell vence Batalha de Worcester -
19/02/1649 - Invasões holandesas do Brasil: Segunda Batalha dos Guararapes -
18/04/1648 - Invasões holandesas do Brasil: Primeira Batalha dos Guararapes -
03/08/1645 - Batalha do Monte das Tabocas, travada entre os holandeses e o exército formado pelos portugueses e brasileiros -
26/05/1644 - Tropas portuguesas derrotam as espanholas na Batalha do Montijo -
11/10/1643 - Guerra Civil Inglesa: tropas do Parlamento vencem em Winceby e ganham o controle de Lincoln -
11/03/1641 - O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravagistas paulistas na 'Batalha de M'Bororé' -
06/11/1632 - Morre Gustavo Adolfo, rei da Suécia, na “Batalha de Lucena” -
02/03/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife -
16/02/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda -
05/02/1599 - Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro -
08/08/1588 - A Invencível Armada espanhola foi derrotada pela marinha inglesa no Oceano Atlântico -
28/05/1588 - A Invencível Armada, com 130 navios e 30 mil homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha (somente no dia 30 todos os navios haviam saído do porto) -
26/07/1582 - Batalha Naval de Vila Franca, nos Açores, entre as forças leais a D. Antônio, Prior do Crato, e as forças leais a Filipe II de Castela -
25/08/1580 - Na Batalha de Alcântara, a Espanha vence Portugal -
04/08/1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: os mouros, comandados pelo rei de Marrocos, derrotam o exército português e o rei Dom Sebastião de Portugal desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Card -
04/08/1578 - Morre Dom Sebastião, rei de Portugal, na Batalha de Alcácer-Quibir -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
13/05/1568 - Rainha da Escócia é derrotada pela Inglaterra -
18/05/1565 - Início do Cerco de Malta, tentativa fracassada da conquista de Malta pelo Império Otomano, que terminaria em 11 de setembro de 1565. -
24/04/1547 - Derrota da 'Liga de Esmalcalda' na Batalha de Mühlberg -
27/02/1531 - É criada a 'Liga de Esmalcalda', uma aliança defensiva de príncipes protestantes do Sacro Império Romano -
27/05/1525 - Termina a Guerra dos Camponeses, uma revolta popular generalizada nos países da língua alemã na Europa Central, entre 1524-1525 -
12/10/1508 - Assinado o “Tratado de Cambrai” coligação militar entre o rei Luís XII da França, o imperador Maximiliano e o Rei Fernando de Aragão -
29/03/1461 - Guerra das Rosas: Eduardo de York derrota a Rainha Marguerite dAnjou e torna-se Rei Eduardo IV da Inglaterra -
30/12/1460 - Guerra das Rosas: Na Batalha de Wakefield acontece uma grande vitória da Casa dos Lancaster de Margarida de Anjou, quando Ricardo de York é executado por traição ao rei; o seu filho Eduardo sucede-lhe como Duque de York -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
23/09/1459 - Guerra das Rosas: “Batalha de Blore Heath”, Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow -
17/07/1453 - A Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França chega ao fim com a derrota inglesa na Batalha de Castillon, em território francês -
29/05/1453 - Constantinopla cai nas mãos do Império Otomano e marca o fim do Império Bizantino -
29/05/1453 - Morre Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
06/01/1449 - Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente, é coroado em Mistra -
10/11/1444 - Ocorre a Batalha de Varna, a mais importante batalha da Cruzada de Varna. -
21/02/1431 - Tem início o julgamento britânico da heroína francesa Joana d’Arc, responsável pela tomada da cidade de Orleans durante a Guerra dos Cem Anos -
18/06/1429 - Na Guerra dos Cem Anos acontece a Batalha de Patay -
17/06/1429 - Joana d'Arc e seu exército vencem a batalha de Beaugency -
25/10/1415 - Guerra dos Cem Anos: Henrique V da Inglaterra derrota o exército francês na batalha de Azincourt, no norte da França -
15/07/1410 - Acontece a 'Batalha de Grunwald', batalha decisiva das Guerras Polaco-Lituanico-Teutônicas -
09/02/1404 - Nasce Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente -
21/07/1403 - Henrique V da Inglaterra, então Príncipe de Gales e herdeiro da coroa, vence a “Batalha de Shrewsbury” contra rebeldes galeses; apesar dos seus 16 anos lidera as tropas inglesas no confronto e é ferido em batalha -
08/09/1380 - Batalha de Kulikovo: Os russos, sob a liderança de Dimitri Donskoi, vencem os mongóis, liderados por Mamai -
19/09/1356 - Guerra dos Cem Anos: Batalha de Poitiers -
26/08/1346 - Batalha de Crécy: a artilharia é usada pela primeira vez numa batalha -
06/04/1320 - Os escoceses reafirmam a sua independência ao assinar a Declaração de Arbroath. -
24/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Termina a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling, que resulta em significativa vitória escocesa frente o exército inglês -
23/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Começa a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling -
11/09/1297 - Os escoceses liderados por William Wallace derrotam os ingleses na Batalha de Stirling Brigde, durante a guerra pela independência -
25/07/1261 - A cidade de Constantinopla é recapturada pelas forças do Império de Nicea sob o comando do general bizantino Aleixo Estrategópulo, restabelecendo o Império Bizantino. -
11/04/1241 - Batalha de Mohi, o exército húngaro esmagado pelo exército mongol, liderado por Batu e Subedei -
11/04/1241 - Batu Khan vence Béla IV da Hungria na Batalha de Mohi -
10/04/1241 - Os mongóis chegam à Europa -
04/03/1238 - Invasão Mongol da Rússia: acontece a “Batalha do Rio Sit” entre as hordas mongóis de Batu Khan e os russos sob o comando de Yuri II de Vladimir-Suzdal -
31/05/1223 - Um exército mongol liderado pelos generais Jebe Noyon e Subedei vence os exércitos dos vários principados russos na Batalha do rio Kalka -
27/07/1214 - Batalha de Bouvines: Na França, o rei Filipe II derrota João da Inglaterra -
16/07/1212 - Batalha de Navas de Tolosa entre as forças dos reinos cristãos ibéricos e as tropas do califado almóada. -
04/03/1193 - Morre An-Nasir Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, mais conhecido como Saladino, chefe militar curdo, Sultão do Egito e líder da oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
04/07/1187 - Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin -
29/05/1176 - Batalha de Legnano: A Liga Lombarda derrota o imperador Frederico Barbarossa -
28/09/1106 - Henrique I da Inglaterra derrota o irmão mais velho Roberto II, Duque da Normandia na "Batalha de Tinchebray" e força-o a abdicar do seu ducado, que é integrado na coroa inglesa -
07/05/1104 - Primeira Cruzada: acontece a 'Batalha de Harã' a primeira grande batalha contra os estados cruzados recém estabelecidos -
12/08/1099 - Os exércitos da Primeira Cruzada voltam a vencer o Califado Fatímida na Batalha de Ascalão. -
28/06/1098 - Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia. -
01/07/1097 - Em Dorylaeum, os Turcos são derrotados pelos exércitos da Primeira Cruzada -
14/08/1084 - El Cid, comandando o exército da Taifa de Zaragoza, derrotar a coligação do rei Al-Mundhir Lleida e Sancho Ramírez na Batalha de Morella. -
26/08/1071 - Batalha de Manziquerta: o Império Bizantino sofre uma pesada e decisiva derrota frente ao Império Seljúcida. -
14/10/1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
10/08/0955 - Batalha de Lechfeld: Otto I, Sacro Imperador Romano-Germânico derrota os Magiares, encerrando 50 anos de invasão Magiar no ocidente. -
29/07/0904 - Tessalônica, a segunda maior cidade do Império Bizantino, é capturada por corsários sarracenos liderados por Leão de Trípoli e é saqueada durante os 10 dias seguintes. -
01/08/0902 - Taormina, a última fortaleza bizantina na Sicília, é capturada pelo exército Aglábida, concluindo a conquista muçulmana da Sicília. -
19/07/0711 - Batalha de Guadalete, marcou o fim do Reino Visigótico no contexto da Invasão muçulmana da península Ibérica. -
20/05/0685 - A Batalha de Dunnichen ou Nechtansmere é travada entre o exército pictos, sob o comando do rei Bridei III e os invasores da Nortúmbria, sob o comando do rei Ecgfrith, que foram derrotados -
11/02/0641 - Morre o imperador bizantino Heráclio -
20/08/0636 - Último dia da Batalha de Jarmuque, entre o Império Bizantino e o Califado Rashidun, que se saldou numa vitória retumbante e decisiva para os muçulmanos e na perda definitiva da Síria pelos Bizantinos. -
21/08/0634 - Início do cerco de Damasco, então uma cidade do Império Bizantino, pelas tropas do Califado Ortodoxo. -
23/03/0625 - Batalha de Uhud, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé -
13/03/0624 - Batalha de Badr, a primeira grande batalha entre os seguidores de Maomé e os coraixitas de Meca -
01/08/0527 - Justiniano I torna-se o único governante do Império Bizantino. -
09/04/0491 - Morre Zenão I, Imperador Romano do Oriente -
17/11/0474 - Morre Leão II, Imperador do Império Bizantino -
09/02/0474 - Tarasis Kodisa Rousombladadiotes, torna-se coimperador como Zenão I, ao lado de seu filho Leão II, do Império Romano do Oriente -
18/01/0474 - Leão II torna-se Imperador do Império Bizantino -
20/06/0451 - É travada a Batalha dos Campos Cataláunicos entre o Império Romano e os hunos, comandados por Átila -
06/09/0394 - Teodósio I derrota o usurpador Eugênio na Batalha do Rio Frígido -
18/09/0324 - Acontece a Batalha de Crisópolis, entre os co-imperadores romanos Constantino e Licínio. -
08/10/0314 - O Imperador Romano Licínio é derrotado por seu colega Constantino I na Batalha de Cibalas e perde seus territórios europeus. -
28/10/0312 - Batalha da Ponte Mílvio: Constantino se converte ao Cristianismo -
28/10/0306 - Magêncio, filho do anterior imperador romano, Maximiano, é proclamado imperador -
19/02/0197 - É travada a Batalha de Lugduno entre os exércitos do imperador Sétimo Severo e do usurpador Clódio Albino. A vitória de Severo, finalmente, estabeleceu-o como o único imperador do Império Romano -
14/07/0163 - Começa o cerco à Viena pelo exército do Império Otomano comandado pelo Grão-vizir Merzifonlu Kara Mustafa Pasa