Últimas notícias
Hoje na história
RSSSegunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, fosse transformada em campos de concentração
Auschwitz é o nome de uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia operados pelo Terceiro Reich nas áreas polonesas anexadas pela Alemanha Nazista, maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1940, o governo de Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área. A razão direta para sua construção foi o fato de que as prisões em massa de judeus, especialmente poloneses, por toda a Europa que ia sendo conquistada pelas tropas nazistas, excediam em grande número a capacidade das prisões convencionais até então existentes. Ele foi o maior dos campos de concentração nazistas, consistindo de Auschwitz I (Stammlager, campo principal e centro administrativo do complexo); Auschwitz II–Birkenau (campo de extermínio), Auschwitz III–Monowitz, e mais 45 campos satélites.
Localização do complexo de Auschwitz e de outros campos na região Polônia–Alemanha.
Por um longo tempo, Auschwitz era o nome alemão dado a Oświęcim, na Baixa Polônia, a cidade em volta da qual os campos eram localizados. Ele tornou-se novamente oficial após a invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939. "Birkenau", a tradução alemã para Brzezinka (floresta de bétulas), referia-se originalmente a uma pequena vila polonesa que foi destruída para que o campo pudesse ser construído.
Em 27 de abril de 1940, Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, ex-Oświęcim, fosse transformada em campos de concentração.
Os primeiros prisioneiros (30 criminosos alemães trazidos de Sachsenhausen) chegaram em 20 de maio de 1940. Foram trazidos com a intenção de destiná-los a atuar como funcionários dentro do sistema prisional. O primeiro transporte de prisioneiros poloneses para o campo, 728 deles, incluindo 20 judeus, chegou em 14 de junho de 1940, vindo da prisão de Tarnów, no sudeste da Polônia. Eles foram internados no antigo edifício da Polish Tobacco Monopoly, vizinho à área, até que o campo estivesse pronto. A população foi crescendo rapidamente, à medida que o complexo recebia dissidentes, intelectuais e membros da resistência polonesa presos. Em março de 1941, ele tinha 10.900 prisioneiros, a maioria dos quais poloneses.
A primeira mulher chegou ao campo em 26 de março de 1942.
No complexo construído, Auschwitz II–Birkenau foi designado por ele como campo de extermínio e o lugar para a Solução Final dos judeus. Entre o começo de 1942 e o fim de 1944, trens transportaram judeus de toda a Europa ocupada para as câmaras de gás do campo.
O primeiro comandante, Rudolf Höss, testemunhou depois da guerra, no Julgamento de Nuremberg, que mais de três milhões de pessoas haviam morrido ali, 2.500.000 gaseificadas e 500.000 de fome e doenças.
Hoje em dia os números mais aceitos são em torno de 1,3 milhão, sendo 90% deles de judeus. Outros deportados para Auschwitz e executados foram 150 mil poloneses, 23 mil ciganos romenos, 15 mil prisioneiros de guerra soviéticos, cerca de 400 Testemunhas de Jeová e dezenas de milhares de pessoas de diversas nacionalidades.
Aqueles que não eram executados nas câmaras de gás morriam de fome, doenças infecciosas, trabalhos forçados, execuções individuais ou experiências médicas.
Em 27 de janeiro de 1945 os campos foram libertados pelas tropas soviéticas, dia este que é comemorado mundialmente como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, assim designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, resolução 60/7, em 1º de novembro de 2005, durante a 42º sessão plenária da Organização.
Portão principal de Auschwitz I, onde se lê a frase 'Arbeit macht frei' ('O trabalho liberta').
Em 1947, a Polônia criou um museu no local de Auschwitz I e II, que desde então recebeu a visita de mais de 30 milhões de pessoas de todo mundo, que já passaram sob o portão de ferro que tem escrito em seu topo o infame motto "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta). Em 2002, a UNESCO declarou oficialmente as ruínas de Auschwitz-Birkenau como Patrimônio da Humanidade.
Processo de seleção e extermínio
Por volta de julho de 1942 a SS começou a fazer as notórias "seleções", nas quais os judeus que chegavam ao campo eram divididos entre aqueles aptos ao trabalho, levados para a direita e admitidos no campo, e os considerados inúteis, levados para a esquerda e para as câmaras de gás em seguida.
Estes prisioneiros eram transportados de trem de toda a Europa ocupada e chegavam em comboios diários. Os SS forçavam uma orquestra a tocar enquanto os judeus caminhavam em direção à sua "seleção" e possível extermínio; estes músicos, ao lado dos Sonderkommandos, tinham entre si a maior taxa de suicídio dos campos.
O grupo selecionado para morrer, 3/4 do total, incluía quase todas as mulheres, crianças e velhos, além daqueles homens que após uma breve inspeção dos integrantes do corpo médico pareciam não ser completamente aptos. Auschwitz-Birkenau, apesar de ser construído depois de todos os outros campos de extermínio alemães, foi o que matou mais vítimas.
Judeus velhos e doentes dos Cárpatos chegando a Auschwitz.
Ao serem recebidos ainda nas rampas de desembarque dos trens – judenramp, a rampa dos judeus –, os prisioneiros ouviam dos SS que deveriam ser levados para um banho e passar por um despiolhamento. As vítimas tinham que tirar as roupas numa antecâmara e entravam nuas nas câmaras de gás, que tinham a aparência de uma grande sala de banhos coletiva com chuveiros falsos instalados no teto. Após as portas serem trancadas, os SS despejavam as pastilhas de cianeto na câmara através de aberturas no teto ou nas paredes. Apesar das grossas paredes de tijolos e concreto das câmaras, os gritos e os lamentos que vinham de dentro podiam ser escutados do lado de fora por cerca de 15/20 minutos. Numa tentativa mal sucedida de abafar o barulho, dois motores de motocicletas eram acelerados a toda força do lado da construção mas mesmo assim a gritaria desesperada continuava a ser ouvida sobre o ronco dos motores. Em Birkenau, a estrutura era de tal monta que mais de 20 mil pessoas podiam ser gaseificadas e cremadas por dia.
Os Sonderkommandos então removiam com alicate todo o ouro existente nos dentes dos cadáveres, que era derretido e acumulado pela SS. Os pertences dos mortos eram apreendidos e classificados numa área chamada "Canadá", assim chamada porque o Canadá era visto como uma terra de fartura. Muitos dos guardas do campo enriquecerem roubando as propriedades confiscadas.
As câmaras de Auschwitz operaram em capacidade máxima entre abril e julho de 1944, período conhecido como "O Massacre dos Judeus Húngaros". A Hungria tinha sido uma aliada de Hitler durante a guerra, mas resistia aos pedidos da Alemanha para entregar-lhe seus judeus até que o país foi invadido pelos nazistas em março de 1944. Entre abril e 9 de julho de 1944, 475 mil judeus húngaros, metade da população judia da Hungria pré-guerra, foram deportados para Auschwitz a uma taxa de 12 mil por dia por grande parte daquele período. O número de prisioneiros que chegava diariamente e era enviado para as câmaras de gás era tão grande, que a SS recorreu ao expediente de queimar os corpos em pilhas ao ar livre, além dos crematórios.
Mulheres e crianças judias da Hungria chegam à Auschwitz e aguardam nas rampas de seleção. Quase todos saíam dali para as câmaras de gás (maio de 1944).
Discurso de Boas-vindas
Esse o discurso feito pelo Obersturmführer SS Franz Hoessler, para um grupo de judeus gregos na antecâmara onde os prisioneiros se despiam, pouco antes do grupo ser levado à câmara de gás para ser executado:
"Em nome da administração do campo eu lhes dou as boas-vindas. Isto não é uma colônia de férias mas um campo de trabalho. Assim como nossos soldados arriscam suas vidas na frente de combate para conquistar a vitória para o Terceiro Reich, vocês terão que trabalhar aqui para o bem-estar de uma nova Europa. Como vocês irão desempenhar essa tarefa depende apenas de vocês. A chance existe para cada um de vocês. Vamos cuidar de sua saúde e também ofereceremos trabalho bem pago. Após a guerra, vamos avaliar todos de acordo com os seus méritos e tratá-lo adequadamente.
Agora, por favor tirem suas roupas. Pendurem as roupas nos cabides que nós providenciamos e por favor lembrem-se de seu número (no cabide). Depois de seu banho haverá uma tigela de sopa e café e chá para todos. Oh sim, antes que eu me esqueça, depois do banho por favor tenham seus certificados, diplomas, boletins escolares e outros documentos à mão, para que possamos empregar todos de acordo com seu treinamento e habilidade.
Os diabéticos que não podem consumir açúcar comuniquem ao pessoal de serviço após o banho".
Hössler em Bergen-Belsen, 1945.
Experiências médicas
Os médicos de Auschwitz realizaram uma ampla série de experiências com os prisioneiros, individuais e coletivas. Os doutores Carl Clauberg e Kurt Heissmeyer são alguns dos mais conhecidos médicos que usaram cobaias humanas para testar novas teses. Clauberg fez experiências para testar a eficiência do raio-X como método de esterilização feminina administrando largas doses de radiação nas prisioneiras. Ele injetava grandes doses no útero das mulheres para tentar colá-los e impedir a reprodução. A empresa Bayer, então uma subsidiária da IG Farben, comprava prisioneiros de Birkenau para servirem de cobaias no teste de novas drogas. Heissmeyer, que considerava judeus humanos e cobaias animais de laboratório como a mesma coisa, comandava experiências em crianças e fez diversas experiências injetando bacilos vivos da tuberculose direto no pulmão de prisioneiros, na tentativa de conseguir uma vacina para a doença.
O que mais conseguiu uma infame notoriedade após a guerra, porém, foi o Dr. Josef Mengele, conhecido como "Anjo da Morte"; ele tinha uma especial predileção por gêmeos e anões. Mengele fazia cruéis experiências com os primeiros, como provocar doenças num deles para saber o que acontecia com o segundo ou matando este quando o primeiro morria, para fazer autópsias comparativas. Com os anões, costumava provocar-lhes gangrena para estudar os efeitos na carne.
Josef Mengele, o Anjo da Morte.
A mando de Heissmeyer, ele foi o responsável pela escolha de vinte crianças do campo para serem objeto de "pesquisa científica" no campo de concentração de Neuengamme, após as quais foram todas enforcadas em ganchos pendurados no teto do porão de uma escola em Hamburgo, junto com as enfermeiras, todas também prisioneiras judias, que os acompanhavam.
Gêmeos judeus mantidos vivos para serem usados em experimentos médicos de Mengele. Essas crianças foram libertadas de Auschwitz pelo exército vermelho em janeiro de 1945.
As experiências feitas por Mengele em crianças gêmeas foram criadas para tentar mostrar similaridades e diferenças entre eles, assim como saber se o corpo humano poderia ser manipulado artificialmente. Entre 1943 e 1944 ele fez experiências em mais de 1500 prisioneiros gêmeos, adultos e crianças. Cerca de 200 deles sobreviveram à guerra. Eles eram separados por idade e sexo e guardados em barracões especiais entre as experiências, que consistiam desde injetar corantes diferentes nos olhos para observar se mudariam de cor até costurá-los uns aos outros para tentar criar gêmeos xifópagos. Mulheres grávidas também eram alvo das experiências de Mengele, em quem praticava vivissecção antes de mandá-las às câmaras de gás.
Bloco 10, o local das experiências médicas em prisioneiros de Auschwitz.
Fugas e revoltas
Em 1943, grupos de resistência haviam se organizado pelos campos. Essas organizações ajudaram alguns poucos prisioneiros a escaparem; estes fugitivos levavam com eles notícias dos extermínios, como as das centenas de milhares de judeus húngaros executados entre maio e julho de 1944.
Sonderkommandos incinerando corpos em Auschwirtz-Birkenau em agosto de 1944.
As unidades Sonderkommandos estavam cientes de que como testemunhas dos assassinatos perpetrados pelos nazistas, eles próprios acabariam por ser exterminados para não revelar esses crimes hediondos.
Embora cientes de que isso significaria a sua morte, em 7 de outubro de 1944, os Sonderkommandos judeus do Kommando III de Birkenau começaram uma revolta atacando os guardas Allgemeine-SS com armas improvisadas como pedras, machados, martelos, outras ferramentas de trabalho e granadas caseiras. Pegaram os guardas Allgemeine-SS de surpresa e explodiram o crematório IV com explosivos roubados de uma fábrica de armas por mulheres prisioneiras. Neste ponto juntaram-se a eles os judeus do Kommando I do crematório II, que dominaram os guardas e fugiram do complexo.
Centenas de prisioneiros escaparam, mas quase todos foram recapturados em pouco tempo e executados juntos a um grupo que continuou no campo, mas também tinha participado da revolta. 250 judeus morreram lutando e a SS teve três mortos, um dos quais foi queimado vivo pelos presos no forno de Crematório II, e cerca de uma dúzia de feridos. As quatro judias que tinham roubado os explosivos da fábrica Union-Werk foram enforcadas em público.
Essa rebelião foi reprimida ao anoitecer daquele dia.
Ruínas do Crematório IV, destruído na revolta de 7 de outubro de 1944.
Houve também uma tentativa de levante geral em Auschwitz, a ser coordenado com um ataque aéreo aliado e um ataque externo por terra feito pela resistência polonesa, a Armia Krajowa.
O plano foi de autoria de Witold Pilecki, ex-militar polonês, um dos líderes da resistência e prisioneiro voluntário em Auschwitz, que organizou um movimento subterrâneo chamado União de Organização Militar (Związek Organizacji Wojskowej – ZOW).
Witold Pilecki, em foto com uniforme militar anterior à guerra. (c. 1938)
Pilecki imaginou um plano em que aviões aliados pudessem jogar armas e tropas no campo, especialmente soldados da 1ª Brigada Paraquedista Independente Polonesa, ao mesmo tempo em que a resistência faria um ataque frontal vindo das áreas externas. Em 1943, porém, ficou claro que os Aliados não tinham nenhum plano para isso. Neste meio tempo, a Gestapo trabalhava para descobrir os integrantes do ZOW e conseguiu identificar e matar muitos deles. Pilecki decidiu então fugir do campo, na esperança de convencer pessoalmente os líderes da resistência de que um ataque a Auschwitz seria possível e conseguiu fugir em na noite de 26–27 de abril de 1943. Seu plano, entretanto, foi considerado muito arriscado pela resistência e os Aliados não acreditaram em suas histórias sobre Auschwitz, que consideraram muito exageradas.
Fotografia aérea de Birkenau feita por um avião norte-americano de observação em 25 de agosto de 1944.
Fugas e tentativas individuais
A primeira fuga de Auschwitz ocorreu logo em seus primórdios, em 6 de julho de 1940, quando o polonês Tadeusz Wiejowski fugiu com a ajuda de trabalhadores civis poloneses empregados do campo.
Pelo menos 802 prisioneiros – 757 homens e 45 mulheres – tentaram escapar de Auschwitz durante seus anos de funcionamento, dos quais 144 foram bem-sucedidos. O destino de 331 deles é até hoje desconhecido. Uma punição comum para os que tentavam fugir era a morte por inanição; as famílias daqueles que conseguiam escapar eram muitas vezes presas e internadas, exibidas com destaque pelo campo para inibir os outros. Sempre que alguém conseguia realmente escapar, a SS escolhia aleatoriamente dez prisioneiros do alojamento de onde havia ocorrido a fuga e os fazia passar fome até morrer.
A mais espetacular fuga de Auschwitz-Birkenau ocorreu em 20 de junho de 1942, quando três poloneses e um ucraniano fizeram uma fuga ousada. Os quatro escaparam vestidos de guardas SS, armados e num carro oficial, um Steyr 220, roubado do próprio comandante do campo, Rudolf Höß. Os fugitivos levaram com eles um relatório sobre as condições do campo escrito por Witold Pilecki. Nenhum deles jamais foi capturado.
Rudolf Höß, comandante de Auschwitz entre 1940–43 e 1944-45, durante seu julgamento em 1947.
Em 1943, prisioneiros organizaram o Kampfgruppe Auschwitz (Grupo de Combate Auschwitz), com o objetivo de enviar o máximo de informações possíveis sobre o que estava acontecendo em Auschwitz para o mundo exterior. Os membros do grupo fizeram bilhetes e fotos, feitas furtivamente dos crematórios e câmaras de gás, colocando-as nas áreas ao redor dos campos e subcampos, esperando que pessoas os achassem e passassem as notícias aos Aliados e à resistência e também servissem como informações aos libertadores do campo.
Em 24 de junho de 1944, Mala Zimetbaum, uma prisioneira judia belga de 26 anos, escapou com seu namorado polonês Edek Galinski. Zimetbaum, que trabalhava em Auschwitz como tradutora num dos escritórios do campo principal, levou com ela cópias das listas de deportação de judeus a que tinha acesso por dispor de maior liberdade de movimentos que um preso comum.
Foi a primeira mulher e a primeira judia a escapar de Auschwitz. O casal passou pelos portões com ele vestido num uniforme roubado de soldado da SS e ela como sua namorada. Em 6 de julho de 1944, os dois foram presos perto da fronteira da Eslováquia e levados de volta à Auschwitz, onde, depois de uma estadia no bloco 11, foram sentenciados à morte em 15 de setembro, sendo enforcados ao mesmo tempo, ele no campo masculino e ela no feminino. Galinski foi executado mas Mala tentou o suicídio cortando os pulsos no alojamento antes do momento da execução e esbofeteando a guarda que tentou impedi-la com as mãos em sangue. De acordo com várias versões, ela morreu de hemorragia no caminho do local da execução ou foi assassinada a tiros na entrada do crematório.
Uma versão tornada histórica e reverenciada diz que Mala reagiu após cortar o pulso esbofeteando um guarda e teve a mão quebrada por ele. Gritando que a libertação estava próxima e que todos deviam se rebelar porque era melhor morrer lutando do que morrer como estavam morrendo, foi atacada pelas guardas femininas e teve a boca esmagada. A supervisora-chefe do campo feminino, SS-Lagerführerin Maria Mandel, "A Besta de Auschwitz", disse que tinha chegado uma ordem de Berlim para que Mala fosse cremada viva. Ela foi levada de maca até o crematório e seu fim diverge de acordo com as testemunhas. Uns asseguram que ela já chegou morta pela hemorragia e outros afirmam que um SS apiedado a matou com um tiro antes de seu corpo ser enfiado no forno pelos Sonderkommandos. De acordo com a sobrevivente Raya Kagan, em depoimento oficial em Israel durante o julgamento por crimes de guerra do nazista Adolph Eichman em 1961, as últimas palavras de Mala Zimetbaum a seus carrascos alemães em Auschwitz foram: "Eu morrerei como uma heroína e vocês como cães!". Mandel, que deu a ordem para que ela fosse cremada viva, foi executada na forca em janeiro de 1948 por crimes contra a humanidade.
Maria Mandel no julgamento em Cracóvia, 1947.
Evacuação e libertação
A última seleção de prisioneiros para as câmaras ocorreu em 30 de outubro de 1944. A 25 de novembro de 1944 Heinrich Himmler ordenou que os crematórios fossem destruídos antes que o Exército Vermelho chegasse aos campos.
A maioria dos prisioneiros que trabalhavam nas câmaras e no crematório foram executados entre setembro e novembro para não haver testemunhas. Mais de 400 deles morreram durante uma insurreição em outubro. As câmaras de gás foram explodidas em janeiro de 1945 e documentos de toda ordem queimados ao ar livre no campo.
Em 17 de janeiro de 1945, o comando da SS em Berlim deu ordens para que todos os prisioneiros restantes nos campos fossem executados, mas em meio ao caos da retirada nazista na época, a ordem não foi levada adiante. No mesmo dia, o complexo começou a ser evacuado. Em 23 de janeiro de 1945, o "Canadá II", uma das seções dos campos onde eram empilhados e catalogados os pertences dos mortos, foi queimado e destruído.
Prisioneiros libertados pelos soviéticos em 27 de janeiro de 1945.
Cerca de 60 mil sobreviventes foram obrigados a participar de uma Marcha da Morte até o campo de Wodzisław Śląski (Loslau em alemão), entre eles muitas crianças, de onde foram embarcados em trens de carga para outros campos; 15 mil morreram durante a marcha, alguns de exaustão outros mortos a tiros por não conseguirem acompanhar o passo. Aqueles muito doentes ou sem condição de caminhar foram deixados em Auschwitz. Um grupo de 3200 prisioneiros do subcampo de Jaworzno fez uma das mais longas marchas da morte de toda a guerra, percorrendo 250 km. Cerca de 20 mil dos prisioneiros foram levados para o campo de concentração de Bergen Belsen, onde foram libertados pelos britânicos em 15 de abril de 1945.
Diversos massacres foram cometidos nestas evacuações, como na estação de trem de Rybnik em 22 de janeiro de 1945, onde um trem transportando 2,5 mil prisioneiros do subcampo de Gliwice fez uma parada e os prisioneiros receberam ordem de desembarcar. Os que não tinham forças para tal foram metralhados pela Allgemeine-SS e pela polícia local dentro dos vagões. Depois que os guardas e os prisioneiros capazes de andar continuaram a marcha a pé para oeste, 300 corpos jaziam nos trens, na estação e na área em volta.
Muitos poloneses e tchecos cristãos moradores das localidades por onde essas marchas passavam ajudaram secretamente os prisioneiros, dando-lhes água, comida e até escondendo vários deles em casas ou celeiros até a chegada das tropas aliadas. Após a guerra, muitas destas pessoas foram homenageadas com a medalha de Justos entre as nações pelo governo de Israel, por arriscarem suas vidas para ajudar prisioneiros judeus a sobreviverem nos estágios finais da guerra.
Os 7500 prisioneiros restantes deixados em Auschwitz foram libertados em 27 de janeiro de 1945 pela 322ª Divisão de Rifles do 60º Exército de Frente Ucraniana do Exército Vermelho. Entre os artefatos do genocídio encontrados pelos russos estavam 348.820 ternos de homem e 836.255 vestidos de mulheres, além de montanhas de óculos, cabelos humanos e calçados, muitos deles em tamanhos infantis.
“Não tínhamos a menor ideia da existência daquele campo. Nossos superiores não disseram coisa alguma sobre ele. Entramos ao amanhecer de 27 de janeiro. Havia um cheiro tão forte que era impossível aturar por mais de cinco minutos. Meus soldados não conseguiam suportá-lo e me imploraram para que fôssemos embora. Mas tínhamos uma missão a cumprir. Vimos algumas pessoas de pé em roupas listradas - eles não pareciam humanos. Eram pele e osso, somente esqueletos. Quando dissemos a eles que o Exército soviético os havia libertado, eles sequer reagiram. Não conseguiam falar ou mesmo mexer a cabeça. Os prisioneiros não tinham calçados. Seus pés estavam envoltos em trapos. Era janeiro e a neve estava começando a derreter. Até hoje não sei como conseguiram sobreviver. Quando chegamos ao primeiro pavilhão, estava escrito que era para mulheres. Entramos e vimos uma cena horrível. Mulheres desnudas e mortas jaziam perto da porta. Suas roupas tinham sido removidas pelas sobreviventes. Havia sangue e excrementos pelo chão. Nos alojamentos infantis, havia apenas duas crianças vivas. E elas começaram a gritar 'Não somos judias! Não somos judias'. Elas eram judias, mas estavam com medo de serem levadas para as câmaras de gás. Nossos médicos as tiraram dos alojamentos para serem limpas e alimentadas. Abrimos as cozinhas e preparamos refeições leves para os prisioneiros. Algumas das pessoas morreram porque seus estômagos não podiam mais funcionar normalmente. Vi os fornos e as máquinas de matar. As cinzas (dos mortos) eram espalhadas pelo vento”.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
10/01/2017 - Morre a jornalista que noticiou início da Segunda Guerra Mundial, a correspondente britânica Clare Hollingworth -
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
13/04/2015 - Morre Günter Grass, Nobel de literatura e personagem controverso -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
12/05/2008 - Morre Irena Sendler, que salvou 2.500 crianças judias durante Holocausto -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
28/05/2006 - Papa Bento XVI visita Auschwitz -
20/09/2005 - Morre Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
29/05/2004 - Inaugurado nos Estados Unidos o National World War II Memorial (em Português: Memorial Nacional da II Grande Guerra) -
19/02/2004 - Simon Wiesenthal é feito cavaleiro pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em função das suas contribuições para a Humanidade -
05/07/2002 - Ex-oficial nazista é condenado à prisão -
30/03/2002 - Morre Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
04/08/2000 - A rainha Elisabeth celebra seus cem anos de vida diante de 30 mil pessoas reunidas em frente ao palácio de Buckingham de Londres -
22/06/1999 - Israel resgata 76 etíopes judeus -
12/08/1998 - Bancos suíços concordam reparar os sobreviventes do holocausto -
02/04/1998 - O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas -
05/02/1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto -
08/05/1996 - O ex-capitão nazista Erich Priebke vai a julgamento em Roma -
06/06/1995 - Japão se desculpa por seus atos na Segunda Guerra Mundial -
18/07/1994 - 85 pessoas morrem com a explosão de uma bomba no Centro Comunitário Judaico de Buenos Aires -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
06/05/1992 - Morre em Paris, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
08/04/1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979 -
31/03/1992 - O 'USS Missouri', o último encouraçado construído pelos Estados Unidos da América, é descomissionado pela última vez -
13/01/1992 - O Japão pede perdão a milhares de mulheres Coreanas que foram utilizadas como escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
01/07/1991 - O 'Pacto de Varsóvia', organização militar criada em 1955, é dissolvido oficialmente -
07/03/1990 - Morre Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/06/1988 - Daimler-Benz indeniza trabalhadores forçados sob o regime nazista -
04/07/1987 - A França condena o genocida nazista Klaus Barbie à prisão perpétua -
08/06/1986 - Kurt Waldheim, candidato conservador a presidência da Áustria, ganha a eleição no segundo turno -
24/04/1986 - Morre Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor -
06/06/1985 - No Brasil é exumado um corpo posteriormente identificado como do nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte” -
25/04/1983 - Revista Stern publica os 'Diários de Hitler' -
19/01/1983 - Klaus Barbie, o notório líder da SS nazista estabelecida na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, é preso na Bolívia -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
16/10/1981 - Morre Moshe Dayan, militar israelense -
04/10/1981 - Estreia o telefilme 'A Onda' (The Wave) -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
07/02/1979 - Morre o nazista Josef Mengele, O Anjo da Morte -
01/03/1978 - Cadáver de Charles Chaplin é roubado. Ele havia sido sepultado em 27 de dezembro de 1977 no cemitério de Corsier-sur-Vevey, às margens do lago Genebra, na Suíça -
25/12/1977 - Morre Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
16/06/1977 - Morre Wernher von Braun -
24/03/1976 - Morre o Marechal Bernard Montgomery, militar britânico -
04/12/1975 - Morre Hannah Arendt, teórica política alemã -
08/07/1975 - Visita histórica: primeiro-ministro Yitzhak Rabin foi o primeiro chefe de governo de Israel a visitar a Alemanha. -
04/03/1975 - O ator Charlie Chaplin recebe o título de Cavaleiro do Império Britânico, no Palácio de Buckingham -
13/11/1974 - O Líder da Organização para a Libertação da Palestina – OLP, Yasser Arafat compareceu pela primeira vez diante da assembléia das Nações Unidas -
09/10/1974 - Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
15/01/1973 - Golda Meir é a primeira líder israelense a ser recebida pelo Papa -
26/12/1972 - Morre Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América -
29/08/1972 - Morre Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
24/01/1972 - Um soldado japonês, Shoichi Yokoi, é encontrado na ilha de Guam. Ele passou 28 anos na selva, acreditando que a Segunda Guerra Mundial ainda não havia terminado -
29/03/1971 - William L. Calley Jr., tenente do exército norte-americano, é condenado pelo assassinato de 22 civis vietnamitas durante o notório massacre de My Lai. Calley foi perdoado pelo Presidente Richard Nixon, cumprindo uma pena alternativa de três anos e meio em -
28/04/1969 - O presidente francês De Gaulle renuncia ao cargo, após eleitores rejeitarem, em um plebiscito, importantes reformas governamentais -
28/03/1969 - Morre Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte-americano -
16/03/1968 - Durante a Guerra do Vietnã, um pelotão do exército norte-americano mata mais de 400 civis sul-vietnamitas na aldeia de My Lai, no distrito de Song My -
20/02/1966 - Morre Chester Nimitz, almirante norte-americano -
24/11/1965 - Morre Sir Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
24/01/1965 - Morre Winston Churchill, estadista e primeiro-ministro britânico e um dos líderes das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, falece em Londres aos 90 anos de idade -
05/04/1964 - Morre Douglas Mac Arthur, general dos Estados Unidos -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
01/06/1962 - O nazista Adolf Eichmann, depois de julgado e condenado, é enforcado -
19/12/1961 - Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer -
15/12/1961 - O nazista Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país -
27/10/1961 - Confronto no Checkpoint Charlie, em Berlim -
11/04/1961 - Em Israel, tem início o processo contra o carrasco nazista Adolf Eichmann -
21/05/1960 - Num voo da El Al, o nazista Otto Adolf Eichmann é levado da Argentina para Israel por agentes da Mossad -
11/05/1960 - O nazista Otto Adolf Eichmann é capturado por agentes israelenses da Mossad na Argentina -
03/05/1960 - A Casa de Anne Frank é aberta ao público -
11/02/1960 - Morre Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
16/11/1959 - A peça “A Noviça Rebelde” estréia na Broadway -
27/05/1959 - Expira ultimato soviético para que os Aliados se retirem de Berlim -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
07/02/1957 - Rússia declara “Raoul Wallenberg” morto -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
27/07/1955 - Segunda Guerra Mundial: A Áustria recupera sua soberania após 17 anos ocupada por tropas internacionais -
14/05/1955 - Firmado o Pacto de Varsóvia. -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
23/10/1954 - A Alemanha Ocidental se torna membro da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte -
25/03/1954 - Moscou reconhece soberania da Alemanha Oriental -
10/12/1953 - Winston Churchill, primeiro ministro inglês que liderou os aliados durante a Segunda Guerra Mundial, recebe o Nobel de Literatura -
19/06/1953 - O casal Ethel e Julius Rosenberg são executados em Sing Sing -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
05/03/1953 - Com a idade de 73 anos, morre em Moscou, o Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética Josef Stalin -
20/08/1952 - Morre Kurt Schumacher, cientista político alemão -
11/07/1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA -
27/05/1952 - Assinado o Tratado da Comunidade Europeia de Defesa -
28/04/1952 - Segunda Guerra Mundial: o 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' entra em vigor -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
26/02/1952 - Winston Churchill, então Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, anunciou que seu país havia produzido sua própria bomba atômica e seria testada na Austrália -
27/01/1952 - É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York -
08/09/1951 - O 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' é assinado -
23/07/1951 - Morre o Marechal Philippe Pétain, militar e estadista francês -
06/03/1951 - Revisado Estatuto de Ocupação da Alemanha -
08/02/1950 - Fundação do Stasi - o serviço secreto alemão-oriental -
22/11/1949 - Alemanha se aproxima dos Aliados -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
08/06/1949 - O clássico livro de George Orwell “1984” é publicado -
12/05/1949 - Termina 'O Bloqueio de Berlim' ,uma das maiores crises da Guerra Fria -
08/04/1949 - Assinado Estatuto de Ocupação da Alemanha -
23/12/1948 - No Japão, o ex-primeiro ministro Hideki Tojo é enforcado em razão de ter cometido crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial -
12/11/1948 - Em Tóquio, o ex-primeiro-ministro Hideki Tojo é condenado à morte por crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial -
26/06/1948 - Corredor aéreo abastece Berlim Ocidental -
24/06/1948 - Começa “O Bloqueio de Berlim “,uma das maiores crises da Guerra Fria -
02/06/1948 - Termina a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido e França, bem como dos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram a integração das zonas de ocupaçã -
01/04/1948 - Guerra Fria: os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlim e as Zonas Ocidentais, é o prelúdio ao bloqueio a Berlim Ocidental. -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
26/02/1948 - A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha -
23/02/1948 - Começa a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, discutiram o futuro das zonas de ocupação da Alemanha. -
05/06/1947 - Os Estados Unidos anuncia o Plano Marshall de auxílio financeiro à Europa, destruída pela guerra -
20/04/1947 - Morre o Rei Cristiano X da Dinamarca -
12/03/1947 - Era anunciada ao mundo a Doutrina Truman, pela qual o Presidente dos Estados Unidos informava que o mundo ocidental usaria todos os recursos – políticos e militares – para impedir o expansionismo soviético -
17/02/1947 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas emissões para a União Soviética -
10/02/1947 - Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938 -
09/12/1946 - Os julgamentos subsequentes de Nuremberg começam com o julgamento dos médicos, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia. -
16/10/1946 - Dez criminosos de guerra nazistas, acusados de crimes contra a humanidade, são condenados à morte por um Tribunal Internacional -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
22/07/1946 - URSS liberta prisioneiros de guerra alemães -
05/03/1946 - Na cidade de Fulton, no Missouri, Winston Spencer Churchill pronuncia o famoso discurso no qual surgiu a expressão “Cortina de Ferro -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
01/01/1946 - Meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial, 20 soldados japoneses se renderam na ilha de Corregidor, nas Filipinas -
21/12/1945 - Morre George S. Patton, general dos EUA -
22/11/1945 - Aliados aprovam três corredores aéreos até Berlim -
20/11/1945 - Começa em Nuremberg o julgamento de 24 líderes da Alemanha nazista que são acusados de crimes contra a humanidade -
01/10/1945 - EUA revogam proibição de soldados manterem amizade com alemães -
26/09/1945 - É aberto em Friedland, na Alemanha, campo em para acolher refugiados e ex-prisioneiros de guerra -
02/09/1945 - Segunda Guerra Mundial: Assinado ato formal de rendição do Japão -
30/08/1945 - O Estado alemão do Sarre tornou-se francês -
28/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Após a rendição japonesa os aliados ocupam o Japão. -
17/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: É proclamada a dissolução da Segunda República das Filipinas, um Estado fantoche do Japão -
17/08/1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, é publicado pela primeira vez. -
14/08/1945 - O presidente norte-americano Harry Truman anuncia a rendição japonesa às Forças Aliadas, encerrando assim a Segunda Guerra Mundial -
14/08/1945 - Pétain é condenado à morte -
11/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Japão é informado de que o país estaria sujeito ao Supremo Comando Aliado -
09/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: O Exército Vermelho invade a Manchúria ocupada pelos japoneses -
09/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade japonesa de Nagasaki -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Poucos dias antes do fim do conflito, a União Soviética declarou guerra ao Japão -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada instalação do Tribunal de Nuremberg -
06/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: A bordo do avião “Enola Gay”, o piloto Paul Tibbets lançou a bomba atômica "Little Boy" que destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão, e matou 80 mil civis. -
02/08/1945 - Termina a Conferência de Potsdam na Alemanha -
27/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Ordem 17 organiza Zona de Ocupação Soviética -
26/07/1945 - Em pleno fim da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill foi forçado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro inglês depois da derrota de seu partido nas eleições -
17/07/1945 - Inicia a Conferência de Potsdam na Alemanha -
16/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan, a primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é detonada no deserto de Alamogordo (Novo México) -
05/07/1945 - O estadista e primeiro-ministro Winston Churchill é derrotado nas eleições gerais da Grã-Bretanha. O Partido Trabalhista do país volta ao poder -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
01/06/1945 - Mulheres começam a reconstruir Berlim após a Segunda Guerra Mundial -
01/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: Aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, que fica arrasada -
23/05/1945 - Heinrich Himmler, braço direito de Adolf Hitler e líder da GESTAPO comete suicídio na prisão -
12/05/1945 - Morre Julius Fromm, inventor da camisinha de látex -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: o colaboracionista Vidkun Quisling é preso na Noruega. -
08/05/1945 - V-E Day - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
07/05/1945 - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
30/04/1945 - Morre Adolf Hitler, ditador nazista -
30/04/1945 - Morre Eva Braun, esposa de Adolf Hitler -
29/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas libertam o Campo de concentração de Dachau -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
28/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Chega ao fim a tirania fascista na Itália. O ditador Benito Mussolini e sua fiel amiga Clara Petacci são fuzilados por membros da resistência italiana, os 'partigiani'. Seus cadáveres foram expostos em Milão -
25/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Fecha-se o cerco a Berlim -
25/04/1945 - Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
20/04/1945 - Tropas norte-americanas e soviéticas tomam Nuremberg e Berlim -
19/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Leipzig é libertada por soldados norte-americanos -
16/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Mais de 7.000 refugiados alemães morrem quando o navio MV Goya é afundado por um submarino soviético. -
16/04/1945 - União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim -
13/04/1945 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército vermelho toma Viena -
12/04/1945 - Morre Franklin Delano Roosevelt, 32° presidente dos Estados Unidos da América (1933-1945) -
11/04/1945 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) -
07/04/1945 - A marinha Imperial Japonesa executa a Operação Ten-Go -
05/04/1945 - Ao término da Segunda Guerra Mundial, forças americanas liberam o campo de extermínio nazista em Ohrdruf, na Alemanha -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
29/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra -
26/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os aliados capturam definitivamente Iwo Jima pondo um final à 'Batalha de Iwo Jima' -
19/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso às obras e às construções da era nazista -
17/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: A ponte de Ludendorff, em Remagen, Alemanha, desaba, dez dias após a sua captura -
16/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: 85% da cidade alemã de Würzburg é destruída, causando 5.000 mortos, em apenas 17 minutos de bombardeio da RAF -
16/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: a Ilha de Iwo Jima é declarada segura, porém permanecem alguns focos de resistência japonesa até 26 de março -
14/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real utiliza operacionalmente pela primeira a bomba de Grand Slam, em Bielefeld, na Alemanha. -
12/03/1945 - Anne Frank, menina holandesa de religião judaica, morre de tifo no campo nazista de extermínio de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal enc -
07/03/1945 - Josip Bros Tito torna-se primeiro-ministro da Federação Iugoslava -
07/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Conquista da ponte de Remagen -
03/03/1945 - Guerra do Pacífico: término da Batalha de Manila com a reconquista da capital das Filipinas pelos Aliados após três anos de domínio japonês -
24/02/1945 - O primeiro-ministro egípcio, Ahmed Maher Pasha é morto a tiros logo após ler a declaração de guerra contra Alemanha e Japão, durante a Segunda Guerra Mundial -
23/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira norte-americana que é fotografada por Joe Rosenthal. Essa famosa foto ganhar -
21/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: a FEB vence a batalha de Monte Castelo -
19/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: uma frota americana desembarca na ilha de Iwo Jima, Ocidente do Pacífico, onde encontra feroz resistência japonesa, tomando o controle após um mês de batalha -
16/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Iwo Jima - o USS New York começa o pré-bombardeio da ilha de Iwo Jima, no Japão, pelas forças dos EUA -
14/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Um erro de navegação leva ao bombardeio equivocado de Praga, na Tchecoslováquia, por um esquadrão americano de B-17 que operava na ofensiva soviética Vistula-Oder. -
13/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Termina o Cerco de Budapeste com a rendição incondicional das forças alemãs e húngaras ao Exército Vermelho. -
13/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: as forças Aliadas iniciam o bombardeio da cidade alemã de Dresden, um dos maiores patrimônios culturais europeus. A cidade não tinha nenhum alvo militar -
11/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Termina a Conferência de Ialta que selou ordem pós-guerra na Europa -
04/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Começa a '“Conferência de Ialta' que selou ordem pós-guerra na Europa -
31/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos executaram o soldado Eddie Slovik por deserção. Ele foi o único americano a ser morto por deserção durante a Segunda Guerra Mundial, e o primeiro desde a Guerra de Secessão -
30/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: O navio MV Wilhelm Gustloff, cheio de refugiados alemães, afunda no Mar Báltico depois de ter sido torpedeado por um submarino soviético, matando aproximadamente 9.500 pessoas. -
30/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Em uma operação de resgate reconhecida até hoje como a mais bem sucedida, mais de 500 prisioneiros de guerra em um campo japonês -
27/01/1945 - Tropas soviéticas liberam os campos de concentração nazistas Auschwitz e Birkenau na Polônia. 1.5 milhões de pessoas foram exterminadas no campo, incluindo mais de 1 milhão de judeus -
02/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Nuremberg, Alemanha, é severamente bombardeada pelas forças aliadas -
26/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: o Terceiro Exército de George S. Patton quebra o cerco imposto às forças americanas em Bastogne, na Bélgica. -
16/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas -
01/12/1944 - Fim da Conferência de Teerã, realizada entre os líderes das forças aliadas: Churchill, Roosevelt e Stálin -
26/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Força aérea norte-americana bombardeia Hannover na Alemanha -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Míssil V-2 atinge armazém de Londres fazendo 160 vítimas -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Nas Filipinas aviões americanos atacam os aeródromos de Luçon -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a interrupção das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau -
03/11/1944 - Exército francês faz homenagem póstuma a Antoine de Saint-Exupéry -
26/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Golfo de Leyte termina com uma esmagadora vitória americana. -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
14/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada pelas forças aliadas -
14/10/1944 - Morre Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
09/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o premiê da União Soviética Josef Stalin começam uma conferência de nove dias em Moscou para discutir o futuro da Europa, na quarta Conferência de Moscou. -
07/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Judeus iniciam um levante no campo de concentração de Birkenau -
02/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Capitulação das tropas polonesas frente aos nazistas decretando o fim da Revolta de Varsóvia -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
16/09/1944 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) ocupa Massarosa e Monte Canunale, na Itália -
02/09/1944 - O secretário do Tesouro dos EUA apresentou um plano de 14 pontos para a Alemanha pós-guerra. -
25/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Paris é libertada do jugo nazista -
05/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Wola – Tropas alemãs massacram entre 40 e 50 mil pessoas no distrito de Wola, em Varsóvia. -
04/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Os exércitos aliados libertam Florença -
04/08/1944 - Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração -
02/08/1944 - No campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau cerca de 3 mil ciganos são exterminados de uma única vez -
02/08/1944 - Morre Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado no campo nazista de Auschwitz -
01/08/1944 - Em Varsóvia, num levante que dura 63 dias, poloneses lutam contra a ocupação nazista, 70% da população é morta e 800 mil poloneses são deportados para campos de concentração -
01/08/1944 - Anne Frank escreve pela última vez em seu diário -
31/07/1944 - O aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, desaparece em um avião na região norte da África -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
16/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Chegam a Nápoles, no sul da Itália, oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas americanas tomam Saipan -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Na Batalha da Normandia, forças Britânicas e Canadenses capturam Caen, na França -
01/07/1944 - Início da Conferência de Bretton Woods, na qual é idealizada a criação do Fundo Monetário Internacional -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
19/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha do Mar das Filipinas -
15/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Os norte-americanos desembarcam nas Ilhas Marianas -
13/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1 -
10/06/1944 - Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados nazistas da Waffen-SS chacinam 642 civis em Oradour-sur-Glane -
06/06/1944 - Começa o "Dia D"; 155 mil soldados das tropas aliadas iniciam o "Desembarque na Normandia" -
04/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Roma é libertada pelo 5º Exército sob o comando general norte-americano Mark Clark -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
29/05/1944 - Segunda Guerra Mundial: Submarino alemão afunda o Block Island, um porta-aviões americano -
09/04/1944 - O general Charles De Gaulle é nomeado chefe supremo da França Livre -
24/03/1944 - Segunda Guerra Mundial: num evento posteriormente dramatizado no filme “The Great Escape” (Fugindo do Inferno), 76 presos fogem do campo de prisioneiros “Stalag Luft III” -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: como parte da “Batalha de Anzio” que se seguiu a “Operação Shingle”, acontece a Batalha de Cisterna -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas invadem Majuro, nas Ilhas Marshall -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
17/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: as forças aliadas lançam o primeiro de quatro assaltos sobre Monte Cassino com a intenção de atravessar a Linha de inverno e cercar Roma, um esforço que em última instância levaria quatro meses e custaria 105 mil vítimas -
26/12/1943 - Segunda Guerra Mundial: O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado -
13/12/1943 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Calávrita pelas forças de ocupação alemãs na Grécia. -
05/12/1943 - Segunda Guerra Mundial: forças aéreas aliadas começam a atacar as bases secretas de armas da Alemanha na Operação Crossbow. -
28/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os "Três Grandes" reúnem-se em Teerã -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Contratorpedeiros norte-americanos afundam 3 navios japoneses -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada a “Operação Shingle” -
23/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: a Deutsche Opernhaus (Casa de Ópera) na Bismarckstraße no bairro de Charlottenburg em Berlim é destruída. Ela será reconstruída em 1961 e será chamada de Deutsche Oper Berlin. -
20/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tarawa (Operação Galvânica): os fuzileiros navais dos Estados Unidos aportam no Atol de Tarawa, nas Ilhas Gilbert, e sofrem um forte ataque de canhões e metralhadoras japonesas. -
10/11/1943 - O governo brasileiro lança uma campanha de recrutamento para o combate às forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial -
26/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: primeiro voo do caça da Luftwaffe, Dornier Do 335 "Pfeil". -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: a Segunda República das Filipinas, um Estado fantoche do Japão, é criada com José P. Laurel como presidente. -
15/09/1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano -
12/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini é resgatado numa ousada operação dos pára-quedistas alemães comandados pelo austríaco Otto Skorzeny (Operação Eiche) -
08/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Dois meses após Benito Mussolini ter sido deposto, o armistício é assinado entre a Itália e os Aliados. O marechal Pietro Badoglio, da Itália, apresenta a rendição incondicional às tropas aliadas -
03/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os Aliados iniciam a invasão da Itália -
31/08/1943 - Nazistas proíbem jornal "Frankfurter Zeitung" -
09/08/1943 - É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais -
02/08/1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
22/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha de Kursk, na Rússia -
19/07/1943 - Durante a Segunda Guerra Mundial as forças aéreas Aliadas realizam ataque surpresa a Roma -
10/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Tropas “Aliadas” desembarcam na Sicília -
01/07/1943 - Os Judeus alemães passam a ser submetidos a vigilância policial -
03/06/1943 - Estreia no Théatre de la Cité em Paris, "As moscas", de Jean-Paul Sartre. Nazistas proíbem a peça logo após a estreia -
24/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Holocausto: Josef Mengele se torna oficial médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz -
16/05/1943 - Chega ao fim levante do Gueto de Varsóvia -
12/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Rendição do Afrika Korps na Tunísia -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
19/04/1943 - Levante no Gueto de Varsóvia -
17/04/1943 - Hitler exige que a Hungria prenda todos os judeus do país -
13/03/1943 - Holocausto: As forças alemãs liquidam com o gueto judeu em Cracóvia e transferem os sobreviventes para Plaszow -
05/03/1943 - Primeiro voo do caça a jato britânico 'Gloster Meteor' e o único dos Aliados a entrar em ação antes do fim da Segunda Guerra Mundial -
05/03/1943 - Segunda Guerra Mundial: estreia o mais ambicioso filme da era nazista 'As aventuras do Barão de Münchhausen' -
18/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: em um discurso no Palácio dos Esportes, em Berlim, o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, declara guerra total -
09/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Guadalcanal no sudeste do Pacífico é encerrada com vitória americana sobre as forças japonesas -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
29/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: Getúlio Vargas se reúne com o presidente norte-americano Franklin Roosevelt em Natal -
28/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira. -
24/01/1943 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill encerram uma conferência em Casablanca, Marrocos -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
18/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: Eclode a primeira Revolta do Gueto de Varsóvia -
14/01/1943 - O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca -
21/12/1942 - Projeto Manhattan: início da primeira reação nuclear em cadeia auto-sustentada -
04/12/1942 - Segunda Guerra Mundial: termina a Patrulha de Carlson durante a Campanha de Guadalcanal. -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
25/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: na frente dos Bálcãs acontece a sabotagem ao viaduto dos Gorgopotamos -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
15/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Termina com vitória dos aliados a Batalha Naval de Guadalcanal. -
12/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha Naval de Guadalcanal entre as forças japonesas e americanas começa perto de Guadalcanal. A batalha dura três dias e termina com uma vitória americana. -
11/11/1942 - Tropas alemãs e italianas invadem o sul da França -
08/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Operação Tocha - Forças dos Estados Unidos e Reino Unido desembarcam no norte da África -
06/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Patrulha de Carlson durante a Campanha de Guadalcanal. -
04/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Marechal-de-Campo Erwin Rommel desobedece ordens diretas de Adolf Hitler para resistir na linha de El-Alamein -
27/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: Termina a Batalha das Ilhas Santa Cruz durante a Campanha de Guadalcanal. Ambos os lados reivindicam a vitória. -
26/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha das Ilhas Santa Cruz durante a Campanha de Guadalcanal, o USS Hornet (CV-8), um porta-aviões dos Estados Unidos, é afundado e outro é danificado; do lado japonês, dois porta-aviões e um cruzador são avariados. -
25/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha das Ilhas Santa Cruz durante a Campanha de Guadalcanal -
23/10/1942 - Tropas britânicas começam uma grande ofensiva contra as forças do Eixo no Egito, durante a Segunda Guerra Mundial -
15/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: Ataque Doolittle - 3 norte-americanos tidos como prisioneiros de guerra são fuzilados pelos japoneses -
11/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha do Cabo Esperança - A noroeste da costa de Guadalcanal, navios da marinha norte-americana interceptam e destroem uma frota japonesa que estava a caminho para ilha de Guadalcanal -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
22/08/1942 - Após um submarino alemão afundar navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Guadalcanal quando os fuzileiros navais dos Estados Unidos iniciam a primeira ofensiva americana da guerra com desembarques em Guadalcanal e Tulagi nas Ilhas Salomão. -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
05/08/1942 - O pedagogo Janusz Korczak é deportado e morto em Treblinka -
26/07/1942 - O bombardeio do navio brasileiro Tamandaré por um submarino alemão fez o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial -
23/07/1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka. -
18/07/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os alemães testam em voo o Messerschmitt Me-262 usando apenas os seus jatos para voar -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
27/06/1942 - Começam a circular panfletos da resistência antinazista "Rosa Branca" -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a mais espetacular fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
14/06/1942 - Anne Frank inicia seu diário -
10/06/1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados nazistas chacinam 340 habitantes da Vila de Lídice, na Tchecoslováquia -
07/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Midway termina com importante vitória dos americanos -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
30/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: mil bombardeiros britânicos atacam durante 90 minutos a cidade de Colônia -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
26/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Ofensiva dos Aliados em El Alamein -
15/05/1942 - Alemanha Nazista: Judeus são proibidos de ter animais domésticos -
04/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Mar de Coral -
23/04/1942 - É executada em um campo de extermínio nazista, Olga Benário Prestes, militante comunista alemã de origem judaica, esposa de Luís Carlos Prestes, líder do Tenentismo -
18/04/1942 - Pierre Laval torna-se primeiro-ministro da França de Vichy -
18/04/1942 - Segunda Guerra Mundial: Ataque Doolittle - os Estados Unidos da América lançam um ataque a Tóquio em resposta ao ataque a Pearl Harbor -
26/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, o Campo de Extermínio Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
16/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: É realizado o primeiro teste do Foguete V2 (explode no início do lançamento) -
11/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: o presidente Getulio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil -
08/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Rangum na Birmânia é conquistada pelos japoneses -
08/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os neerlandeses rendem-se às forças japonesas na ilha de Java -
01/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha do Mar de Java, onde a Marinha Imperial Japonesa derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
28/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
27/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
24/02/1942 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas transmissões -
19/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: aproximadamente 150 aviões de guerra japoneses atacam a cidade australiana de Darwin -
15/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: A colônia britânica de Singapura se rende aos japoneses -
28/01/1942 - Brasil rompe relações diplomáticas com os países do Eixo -
20/01/1942 - Holocausto: oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”, o extermínio de todos os judeus da Europa -
15/01/1942 - Acontece no Rio de Janeiro Reunião de Consulta dos Chanceleres das Repúblicas Americanas -
07/01/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fim da batalha de Moscou, com a contra-ofensiva Soviética -
02/01/1942 - Segunda Guerra Mundial: tropas japonesas capturam Manila, a capital das Filipinas -
25/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos Japoneses -
17/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a Primeira Batalha de Sirte onde a frota italiana é repelida por forças britânicas -
17/12/1941 - Tropas japonesas desembarcam em Bornéu -
11/12/1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, Cuba, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana e Guatemala declaram guerra à Alemanha e Itália -
11/12/1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial a China declara guerra ao Japão, Itália e Alemanha -
11/12/1941 - As forças do Eixo se unem contra os Estados Unidos -
08/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão após o ataque a Pearl Harbor. -
07/12/1941 - Aviões japoneses atacam a base militar americana de Pearl Harbor, na ilha de Oahu, no Havaí, bombardeando navios e aviões, marcando a entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial -
05/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início do contra-ataque Soviético contra o exército Alemão na “Batalha de Moscou” -
28/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o líder nacionalista árabe-palestino Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazistas -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
17/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Joseph Grew, o embaixador norte-americano no Japão telegrafa ao Departamento de Estado, os planos japoneses de ataque a Pearl Harbor, mas é ignorado -
14/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: em frente às costas de Málaga na Espanha, o emblemático porta-aviões britânico Ark Royal foi afundado por um torpedo alemão -
13/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o porta-aviões HMS Ark Royal é torpedeado pelo submarino alemão U-81, afundando no dia seguinte. -
09/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: EUA decidem construir a bomba atômica -
02/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da batalha de Moscou -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
08/09/1941 - Segunda Guerra Mundial: o exército alemão inicia o cerco de Leningrado, importante centro industrial da União Soviética -
03/09/1941 - Holocausto: No campo de extermínio nazista de Auschwitz, o gás começa a ser usado para matar prisioneiros -
25/08/1941 - Segunda Guerra Mundial: Ocupação do Irã por forças soviéticas e britânicas -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
05/08/1941 - Segunda Guerra Mundial: os alemães esmagam as tropas soviéticas em Smolensk -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
19/07/1941 - O primeiro ministro britânico Winston Churchill lança sua campanha “V de Vitória” na Europa -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
08/06/1941 - Forças aliadas britânicas e francesas invadem a Síria e o Líbano -
01/06/1941 - Creta, a última fortaleza dos Aliados na Grécia, é capturada pelas forças alemãs -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
24/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha do Estreito da Dinamarca, o couraçado alemão Bismarck afunda o orgulho Marinha Real Britânica, o HMS Hood. De seus 1400 tripulantes apenas três sobrevivem -
03/05/1941 - Força aérea alemã ataca a cidade inglesa de Liverpool -
27/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: As tropas alemãs entram em Atenas -
17/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: O Reino da Iugoslávia rende-se a Alemanha Nazista -
13/04/1941 - Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão -
06/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: Após fracasso das forças italianas, tropas nazistas invadem a Grécia -
25/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: Num golpe de Estado, oficiais da Força Aérea Iugoslava derrubam o governo pró-eixo -
25/03/1941 - O Reino da Iugoslávia junta-se às forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite -
22/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: Aviões alemães metralham o navio mercante brasileiro Taubaté, no Mediterrâneo, matando um tripulante. É a primeira baixa brasileira -
11/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, sanciona a lei ‘Lend-Lease’, permitindo que suprimentos de guerra americanos possam ser enviados aos Aliados a título de empréstimo -
01/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas -
19/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: Formação do comando alemão Afrika Korps -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: O General Erwin Rommel chega a Trípoli -
22/01/1941 - Segunda Guerra Mundial: Tropas britânicas e australianas capturam o porto de Tobruk, na Líbia -
10/01/1941 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do estreito da Sicília -
26/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Jilava dá início de convulsões políticas na Romênia -
25/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Vôo inaugural em Hatfield do protótipo do avião “Mosquito” -
16/11/1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor -
16/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Inglaterra inicia o primeiro grande bombardeio a Hamburgo na Alemanha -
14/11/1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, aviões alemães bombardeiam pesadamente a cidade inglesa de Coventry -
11/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões Britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto -
10/11/1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, forças gregas fazem o Exército italiano recuar para a Albânia -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
28/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Forças italianas invadem a Grécia -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
27/09/1940 - Assinatura do Pacto Tripartite entre as forças do Eixo: Japão, Alemanha e Itália -
27/09/1940 - Crianças alemãs refugiam-se dos bombardeios aliados -
13/09/1940 - Início da ofensiva italiana contra os britânicos, no Egito -
12/09/1940 - Lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, seu nome “Jeep” -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
05/09/1940 - Estreia, no Festival de Cinema de Veneza, o filme nazista "O judeu Süss" -
25/08/1940 - Segunda Guerra Mundial: Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial -
07/08/1940 - Governo britânico firma acordo com a França Livre, de Charles De Gaulle -
03/08/1940 - Segunda Guerra Mundial: tropas italianas iniciam a conquista da Somália inglesa -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: O regime de Vichy foi estabelecido na França -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
06/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeira fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
24/06/1940 - A França assina um armistício com a Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
22/06/1940 - A França assina o Armistício com a Alemanha Nazista. -
21/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: a França de Vicky capitula diante dos nazistas -
15/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os alemães põem fim à linha "Maginot", cai Verdun (França) -
14/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam a Paris -
10/06/1940 - A Itália se declara em guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
04/06/1940 - Evacuação das tropas aliadas de Dunquerque é encerrada -
28/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: O Rei Leopoldo III da Bélgica se rende à Alemanha nazista -
25/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Início da Batalha de Dunquerque -
20/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz -
17/05/1940 - Exército alemão ocupa Bruxelas -
15/05/1940 - A Holanda se rende à Alemanha nazista -
14/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados -
10/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha Nazista invade Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica, de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). -
30/03/1940 - Segunda Guerra Sino-Japonesa: o Japão declara Nanquim a capital do novo governo fantoche chinês, nominalmente controlado por Wang Jingwei; -
18/03/1940 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler e Benito Mussolini travam um acordo onde o ditador fascista italiano concorda em unir-se à Alemanha nazista em sua guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
13/03/1940 - Termina a Guerra Russo-Finlandesa -
12/03/1940 - Guerra de Inverno: a Finlândia assina o Tratado de Paz de Moscou com a União Soviética -
29/02/1940 - Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno. -
02/01/1940 - Segunda Guerra Mundial: a URSS inicia ofensiva no istmo da Carélia, na Finlândia -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
17/12/1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, é afundado por seu comandante no litoral do Uruguai -
14/12/1939 - A URSS é expulsa da Liga das Nações por sua agressão à Finlândia -
13/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai -
12/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tolvajärvi -
30/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia -
26/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro-ministro inglês. Arthur Neville Chamberlain declara no rádio que conhece o segredo das minas alemãs -
17/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A União Soviética invade a Polônia -
03/09/1939 - O primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain anuncia pelo rádio que a Grã-Bretanha e a França haviam declarado guerra à Alemanha -
01/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha nazista invade a Polônia usando de forma simultânea 1.5 milhões homens, aviões da Luftwaffe, a força aérea, e sua força naval. Surge a blitzkrieg -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
23/08/1939 - A Alemanha nazista e a União Soviética firmam um pacto de não-agressão, o que leva ao ataque alemão à Polônia -
02/08/1939 - Segunda Guerra Mundial: Albert Einstein escreve para o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt -
22/07/1939 - Plínio Salgado se exila em Portugal devido a sua campanha integralista (nazi-fascista) no Brasil -
06/07/1939 - As empresas e negócios pertencentes a Judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigadas a fechar -
04/06/1939 - O navio St. Louis, transportando mais de 900 refugiados judeus da Alemanha, é expulso da costa da Flórida -
07/05/1939 - Criado o Eixo Roma-Berlim -
07/04/1939 - A Itália invade a Albânia -
15/03/1939 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga, na seqüência do 'Acordo de Munique' -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
27/01/1939 - Primeiro vôo do caça Lockheed P-38 Lightning -
26/11/1938 - Na Alemanha, Goering dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus -
09/11/1938 - Ocorre na Alemanha a "Noite dos Cristais", em que nazistas atacam a população judaica, matando vários e queimando sinagogas -
10/10/1938 - Segunda Guerra Mundial: Entra em vigor o Acordo de Munique, a Tchecoslováquia passa ao controle alemão -
29/09/1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o 'Acordo de Munique', permitindo à Alemanha a ocupação da região dos Sudetos na Tchecoslováquia -
10/04/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss - um referendo popular avaliza a anexação austríaca com 99% de aprovação da população -
12/03/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss – o novo chanceler austríaco, Kurt Schuschnigg, negocia uma trégua com Hitler em Berchtesgaden (Baviera) -
20/02/1938 - O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Éden, renuncia em protesto contra as políticas do primeiro-ministro Neville Chamberlain de conciliação com o ditador alemão Adolf Hitler -
10/02/1938 - Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultra-nacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia a dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta -
07/02/1938 - Nazismo: Começa o julgamento do pastor Martin Niemöller -
04/02/1938 - Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs -
03/06/1937 - Duque de Windsor se casa com Wallis Simpson -
28/05/1937 - Neville Chamberlain se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. -
06/05/1937 - Dirigível Hindenburg explode no momento em que se preparava para pousar em Lakehurst nos Estados Unidos -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
02/12/1936 - Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura em 1929, é expatriado da Alemanha nazista -
25/10/1936 - Alemanha e Itália assinam acordo de amizade e cooperação -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
26/07/1936 - Forças do Eixo decidem intervir na Guerra Civil Espanhola, apoiando a Falange do general Francisco Franco -
30/06/1936 - O imperador “Haile Selassie I”, da Etiópia, apela em vão à Liga das Nações pela intervenção à invasão italiana a seu país -
29/03/1936 - Na Alemanha, o ditador Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação da Renânia -
07/03/1936 - Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha nazista reocupa a Renânia, região situada na fronteira com a França e com os Países-Baixos -
05/03/1936 - Primeiro voo do caça inglês Spitfire -
04/03/1936 - Primeiro voo do dirigível Hindenburg, Alemanha -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
12/07/1935 - Morre Alfred Dreyfus, oficial francês, centro do caso Dreyfus -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
16/03/1935 - Adolf Hitler desfaz o Tratado de Versalhes, que havia sido assinado ao término da Primeira Guerra Mundial entre Alemanha e as forças aliadas -
09/03/1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea -
05/12/1934 - Regime nazista intervém na Justiça -
19/08/1934 - Os alemães votam para eleger Adolf Hitler para a presidência do país -
02/08/1934 - Morre Paul von Hindenburg, estadista alemão -
25/07/1934 - Nazistas assassinam ditador austríaco, Engelbert Dollfuss -
30/06/1934 - Noite das Facas Longas: Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA -
26/01/1934 - Assinado o Pacto de Não Agressão Alemão-Polonês. -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
14/07/1933 - Na Alemanha nazista é promulgada "Lei para prevenir doenças hereditárias" -
03/07/1933 - Adolf Hitler controlava a imprensa falada -
01/04/1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos -
29/03/1933 - A direção da UFA (produtora alemã de filmes) demite funcionários judeus -
23/03/1933 - O parlamento alemão divulgou a Lista de Habilitação, concedendo a Adolf Hitler e aos nazistas poderes ditatoriais -
21/03/1933 - Dia de Potsdam, a encenação nazista -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
28/02/1933 - No dia seguinte ao incêndio do Reichstag (Parlamento Alemão), Adolf Hitler, então Chanceler da República de Weimar, convenceu o Presidente Paul von Hindenburg a assinar um decreto, suspendendo os direitos constitucionais de livre locomoção, liberdade de e -
28/02/1933 - Bertold Brecht foge da Alemanha nazista -
27/02/1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido exe -
01/03/1932 - O último Imperador chinês, Henry Pu Yi, derrubado por um golpe militar datado de 1912, tornava-se regente do estado-fantoche da Manchúria, totalmente controlado pelo Japão -
18/02/1932 - O Japão estabelece um governo, chamado de Manchukuo, em Nanking, China -
07/01/1932 - Morre André Maginot, político Francês -
12/06/1929 - Nasce Annelies Marie Frank, menina holandesa de religião judaica, mais conhecida como Anne Frank -
01/10/1925 - Joseph Goebbels passa a ser um dos editores do jornal de propaganda nazista “Die Nationalsozialistischen Briefe” -
15/05/1925 - Criada a Sociedade Alemã de Radiodifusão (Reichs-Rundfunk-Gesellschaft) -
12/05/1925 - Paul von Hindenburg substitui Friedrich Ebert na presidência da Alemanha -
09/02/1925 - É apresentado na Alemanha o 'Pacto de Segurança de Stresemann', que fazia concessões territoriais à França e à Bélgica -
01/04/1924 - Na Alemanha, Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão, após o fracassado golpe de Munique, na Baviera, conhecido como o "Putsch da Cervejaria". Ele fica detido por 9 meses e escreve o livro Mein Kampf (Minha Luta) -
09/03/1924 - A Itália anexa Fiume (Rijeka) -
09/11/1923 - Fracassa o Putsch da Cervejaria, tentativa de golpe de Adolf Hitler. Hitler é encarcerado e na prisão, escreve Mein Kampf -
28/05/1923 - Nasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
28/10/1922 - Chega ao fim a Marcha sobre Roma liderada por Benito Mussolini -
07/11/1921 - Benito Mussolini funda o Partido Nacional Fascista, uma transformação em partido dos Grupos Italianos de Combate ( “Fasci Italiani di Combattimento”) -
04/11/1921 - A Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler -
16/08/1920 - Na batalha de Varsóvia, o marechal Józef Piłsudski derrota as tropas soviéticas, impedindo a sua marcha à Europa Ocidental -
12/08/1920 - Guerra Polonesa-Soviética: começa a Batalha de Varsóvia e vai durar até 25 de agosto quando o Exército Vermelho é derrotado. -
24/02/1920 - O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão -
28/06/1919 - Alemanha é forçada a assinar o Tratado de Versalhes -
23/03/1919 - Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e cria o “Fasci Italiani di Combattimento” -
18/01/1919 - É iniciada a Conferência de Paz de Paris que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial -
12/11/1918 - No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república -
02/11/1917 - O governo britânico, através da Declaração de Balfour, promete aos judeus um “lar nacional” na Palestina -
24/04/1917 - Primeira Guerra Mundial: Naufrágio do navio dinamarquês Wilhelm Krag e outros três navios ao largo da Praia da Luz, no Algarve, Portugal -
11/10/1916 - Ministro da Guerra Alemão ordena censo entre judeus nas Forças Armadas -
20/05/1915 - Nasce Moshe Dayan, militar israelense -
28/07/1914 - O Império Austro-Húngaro declara guerra contra a Sérvia. Tem início a Primeira Guerra Mundial, quando seguem também declarações de guerra de outras nações européias -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
07/11/1912 - É inaugurada a Deutsches Opernhaus, com a apresentação de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven, conduzida por Ignatz Waghalter. -
23/03/1912 - Nasce na Prússia Wernher Magnus Maximilian von Braun -
06/02/1912 - Nasce Eva Braun, companheira de Adolf Hitler -
15/02/1910 - Nasce Irena Sendler, o Anjo do Gueto de Varsóvia -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
31/12/1908 - Nasce Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
28/04/1908 - Nasce Oskar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
14/10/1906 - Nasce Hannah Arendt, teórica política alemã, autora do livro Eichmann em Jerusalém onde cunhou a famosa expressão "a banalidade do mal -
12/07/1906 - Condenação de Alfred Dreyfus é revogada. Dreyfus foi vítima de um dos maiores escândalos políticos e jurídicos da França, perseguido pela sua religião -
23/03/1905 - Nasce Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
11/12/1904 - Nasce Felix Nussbaum, pintor alemão, que foi assassinado no campo nazista de Auschwitz -
07/04/1903 - Em París é revelado que oficiais do exército forjaram documentos relacionados ao caso Dreyfus -
06/02/1903 - Pogrom de Kishinev: Michael Ribalenko, foi encontrado morto na cidade de Dubossary (hoje Dubasari), a cerca de 35 quilômetros a norte de Chisinau -
27/12/1901 - Nasce na Alemanha, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
04/08/1900 - Nasce Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
29/06/1900 - Nasce o escritor francês Marie Roger, Conde de Saint-Exupéry, autor do livro "O Pequeno Príncipe" -
19/09/1899 - Alfred Dreyfus deixa a prisão e é reabilitado capitão -
13/01/1898 - O autor francês Émile Zola publica a carta 'J’Accuse', no qual ele denuncia o governo francês de encobrir a injustiça do caso Dreyfus -
03/01/1898 - Nasce em Porto Alegre, Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
11/11/1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado -
29/08/1897 - O primeiro Congresso Sionista se reúne na Suíça. O Congresso foi convocado pelo jornalista Theodor Herzl com o intuito de organizar um movimento por um território judeu na Palestina -
13/10/1895 - Nasce Kurt Schumacher, cientista político alemão -
21/02/1895 - Alfred Dreyfus, oficial francês acusado injustamente de traição, é deportado para a Ilha do Diabo -
05/01/1895 - O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, condenado por passar segredos militares aos alemães, perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. -
22/12/1894 - Termina na França o polêmico julgamento de Alfred Dreyfus, oficial judeu injustamente acusado de traição -
15/10/1894 - Inicia-se na França o caso Dreyfus, a injusta prisão do capitão Alfred Dreyfus, um oficial judeu do exército francês -
23/06/1894 - Nasce Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebeia -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
15/11/1891 - Nasce Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
16/04/1889 - Nasce Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
29/07/1883 - Nasce Benito Mussolini, ditador italiano -
09/10/1881 - Nasce Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
30/11/1874 - Nasce Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
26/09/1870 - Nasce Cristiano Carlos Frederico Alberto Alexandre Guilherme, o futuro Rei Cristiano X da Dinamarca -
09/10/1859 - Nasce Alfred Dreyfus, oficial francês, centro do caso Dreyfus -
02/10/1847 - Nasce Paul von Hindenburg, estadista alemão -
13/10/1843 - É fundada em Nova Iorque a B´nai B´rith, a mais velha organização judaica laica dos Estados Unidos -
24/06/1812 - Guerras Napoleônicas: início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o Rio Neman. -
03/07/1801 - Surge, na Alemanha, o judaísmo reformado -
19/10/1739 - Inquisição mata em Lisboa o dramaturgo Antônio José da Silva, o Judeu -
08/05/1705 - Nasce Antônio José da Silva, o Judeu, escritor e dramaturgo português nascido no Brasil colônia, considerado um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos -
22/10/1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III a bula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. -
30/03/1492 - Os Reis católicos, Fernando e Isabel, assinam o “Decreto de Alhambra” ordenando a expulsão de todos os judeus da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo Romano -
08/09/1264 - Estatuto de Kalisz - O príncipe Boleslaw o Piedoso de Kalisz, assina a carta patente que regulamenta as liberdades dos Judeus na Polônia e as obrigações dos cristãos -
12/12/1098 - Conquista e início do massacre de Ma'arrat al-Numan pelos exércitos da Primeira Cruzada.