Últimas notícias

Hoje na história

RSS
31 de maio de 2005.

Artigo de John O’Connor na revista Vanity Fair revela quem era o “Garganta Profunda” do Caso Watergate que derrubou o presidente norte-americano Richard Nixon

William Mark Felt, ex-vice-presidente do FBI

William Mark Felt, Sr. (Twin Falls, 17 de agosto de 1913 – Santa Rosa, 18 de dezembro de 2008) foi um vice-presidente do FBI e a fonte secreta que informou Bob Woodward e Carl Bernstein sobre o caso Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon.

Escondido sob a alcunha de Garganta Profunda, sua verdadeira identidade só foi divulgada em 31 de maio de 2005.

Watergate

Durante a investigação inicial do escândalo Watergate (1972-1974) e pouco depois da morte do antigo diretor do FBI, J. Edgar Hoover, em 2 de maio de 1972, Felt foi vice-diretor, o segundo posto no FBI.

Enquanto servia como Diretor, Felt forneceu ao Washington Post informações críticas que acabaram levando à renúncia do Presidente Richard Nixon em 9 de agosto de 1974.


​Nixon e sua mulher Pat no Salão Leste da Casa Branca, durante seu discurso de renúncia em 9 de agosto de 1974.

A revelação

Mark Felt, ex-segundo-em-comando do FBI (a polícia federal dos Estados Unidos), após trinta anos de negativas do seu envolvimento com os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, declarou na revista Vanity Fair de 31 de maio de 2005, que ele era realmente o informante Garganta Funda do escândalo Watergate, que acabou por levar à renúncia do presidente norte-americano.

O artigo de John D. O’Connor na Vanity Fair, revelou a identidade de um homem que estava no centro de uma das tramas políticas mais dramáticas do século 20.


Artigo sobre Mark Felt, o Garganta Profunda, na Vanity Fair de 31 de maio de 2005.

Felt teria exigido o anonimato ao passar informações sobre o presidente Richard Nixon e seus assessores aos jornalistas sobre a invasão do edifício Watergate.

A série de reportagens de Bob Woodward e Carl Bernstein no jornal Washington Post, pressionou Nixon, que acabou renunciando ao cargo em 9 de agosto de 1974, em um episódio sem precedentes na história norte-americana.

Felt morreu aos 95 anos em 18 de dezembro de 2008, vítima de uma parada cardíaca.

Em 14 de junho de 2012, o FBI divulgou o arquivo de pessoal de Felt na agência, cobrindo o período de 1941 a 1978. Também publicou arquivos referentes a uma ameaça de extorsão feita contra Felt em 1956.

Fonte: Wikipédia


Tags: Watergate, FBI, Garganta Profunda, Deep Throat, , Vanity Fair, William Mark Felt, Washington Post






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas