Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de outubro de 1943.

Divulgado por membros da elite liberal mineira o Manifesto dos Mineiros, pedindo o fim do Estado Novo e a redemocratização do País


O Manifesto dos Mineiros foi uma carta aberta publicada em 1943 por importantes nomes da intelectualidade liberal (advogados e juristas) do estado de Minas Gerais em defesa da reinstituição da democracia e do fim do Estado Novo (regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas).

À época, o Brasil vivia uma contradição entre sua vida política interna e sua postura internacional: se, internamente, uma ditadura, a de Getúlio Vargas, dominava o país desde 1930, na Europa tropas brasileiras integravam-se aos Aliados para enfrentar as ditaduras nazi-fascistas de Mussolini e Hitler.

Cerrada censura impedia a pregação democrática inexistia a liberdade de expressão, intelectuais liberais e socialistas eram encarcerados ou banidos. Foi quando um grupo de personalidades de Minas Gerais decidiu furar o bloqueio totalitário, redigindo e fazendo circular pelo país, de forma clandestina, o documento que ficou conhecido como Manifesto dos Mineiros. Finalmente publicado em jornal, resultou em prisões, demissões de cargos públicos e todo tipo de perseguição contra seus signatários. Foi, contudo, o primeiro gesto libertário, que deu início à reação nacional, culminando com a derrubada do regime ditatorial no Brasil, em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial.

Entre os seus 92 signatários, estavam incluídos: Milton Campos, Virgílio Alvim de Melo Franco, Pedro Aleixo, Adauto Lúcio Cardoso, Artur Bernardes, Afonso Arinos de Melo Franco, Adolfo Bergamini, Afonso Pena Júnior, Alaor Prata, Alberto Deodato, Álvaro Mendes Pimentel, Antônio Neder, Bilac Pinto, Caio Mário da Silva Pereira, Carlos Horta Pereira, Francisco Mendes Pimentel, José de Magalhães Pinto, Daniel de Carvalho, João Franzen de Lima, Mário Brant, Odilon Braga, Paulo Pinheiro Chagas, Pedro da Silva Nava e Tristão da Cunha.

Tags: Manifesto, estado novo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio