RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - A rainha da Inglaterra, Catarina Howard, é executada por ordem do marido, Henrique VIII.

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de fevereiro de 1542.

A rainha da Inglaterra, Catarina Howard, é executada por ordem do marido, Henrique VIII.

Catarina Howard, Rainha Consorte da Inglaterra

Henrique VIII (28 de junho de 1491 – 28 de janeiro de 1547) foi o Rei da Inglaterra de 1509 até sua morte, e também Lorde e depois Rei da Irlanda. Henrique foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor, sucedendo a seu pai Henrique VII.

Henrique é conhecido como o fundador da Igreja Anglicana. Suas lutas contra Roma ocasionaram a renúncia da Inglaterra à autoridade papal, a Dissolução dos Mosteiros e seu próprio estabelecimento como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra. Ainda assim ele continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos, mesmo após sua excomunhão. Henrique supervisionou a união legal da Inglaterra e Gales com os Atos das Leis em Gales de 1535 e 1542.

Em 1513, Henrique aliou-se com Maximiliano I, Sacro Imperador Romano-Germânico, e invadiu a França com um exército numeroso e bem equipado, porém pouco realizou com o enorme custo financeiro. Por outro lado, Maximiliano usou a invasão inglesa para seu próprio benefício, prejudicando a capacidade da Inglaterra de derrotar os franceses. Esse incidente marcou o início de uma obsessão de Henrique, que invadiu o país novamente em 1544. Desta vez, suas forças capturaram a importante cidade de Bolonha-sobre-o-Mar, porém o imperador Carlos V apoiou Henrique até onde julgava necessário e a Inglaterra, esgotada pelos custos da guerra, entregou a cidade de volta após pagamento de resgate.

Seus contemporâneos, durante seu auge, consideraram Henrique um rei atraente, bem educado e realizado, e ele já foi descrito como "um dos governantes mais carismáticos a ocupar o trono inglês". Além de reinar com poder considerável, Henrique também escrevia e compunha. Seu desejo de ter um herdeiro homem – em parte por causa de sua vaidade pessoal, por acreditar que uma mulher não seria capaz de consolidar a dinastia Tudor e também pela frágil paz existente após a Guerra das Rosas – levaram às duas coisas pelas quais Henrique é mais lembrado: seus seis casamentos e a Reforma Inglesa. Ele tornou-se obeso mórbido e com saúde fraca, contribuindo para sua morte em 1547. Ele é frequentemente caracterizado ao final de sua vida como concupiscente, egoísta, severo e inseguro. Henrique VIII foi sucedido por seu filho Eduardo VI, fruto de seu casamento com Joana Seymour.

Catarina Howard

Catarina Howard (Londres, c. 1523 – Londres, 13 de fevereiro de 1542) foi a quinta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra de 1540 até seu casamento ser anulado no ano seguinte sob acusações de adultério.

Catarina era filha de Edmundo Howard e de Joyce Culpepper. Era também sobrinha de Thomas Howard, Duque de Norfolk e prima de Ana Bolena. Durante a sua infância, o pai foi o governador de Calais e Catarina cresceu na casa de sua avó, a Duquesa de Norfolk, que não lhe deu a atenção necessária, permitindo que ela desenvolvesse algumas relações amorosas. Em 1539, Catarina tornou-se aia de Ana de Cleves, futura rainha consorte de Henrique VIII. O rei, no entanto, encantou-se por ela e não pela mulher, o que precipitou o divórcio. A 28 de julho de 1540 celebrou-se o casamento e Catarina tornou-se rainha de Inglaterra.

Apesar da paixão que o rei lhe tinha e dos presentes luxuosos com que a cobria, Catarina não encontrou felicidade no casamento e tomou como favorito Thomas Culpepper, um cortesão. A verdadeira natureza desta relação continua por ser esclarecida, mas o certo é que ambos trocaram correspondência considerada incriminatória. Enquanto rainha, Catarina chamou à corte alguns dos seus antigos amigos, nomeadamente Francisco Dereham, que tinha alegadamente sido seu amante em Norfolk e que se tornou seu secretário particular. As companhias da rainha e o seu passado começaram a levantar suspeitas em 1541. A princípio, Henrique VIII recusou-se a acreditar nas evidências, mas quando as cartas de Culpeper e Catarina apareceram mandou colocá-la sob prisão na Abadia de Middlesex, onde permaneceu durante todo o inverno de 1541. Catarina foi despojada de seu título de rainha em 23 de Novembro de 1541

Culpeper e Dereham foram denunciados em 1º de dezembro de 1541 por alta traição. Eles foram executados em Tyburn em 10 de dezembro de 1541.

Catarina permaneceu no limbo até que o Parlamento introduziu um decreto de proscrição em 29 de janeiro 1542, que foi aprovado em 7 de Fevereiro de 1542.

A aprovação real dessa lei tornou traição e punível com a morte.

Em janeiro de 1542, Catarina começou a ser julgada por adultério, o que numa rainha era equivalente a traição. Considerada culpada, Catarina foi executada na Torre de Londres a 13 de fevereiro de 1542 (19 anos). Diz-se que passou os últimos dias ensaiando a sua execução.

Os historiadores da dinastia Tudor continuam a debater se Catarina foi ou não culpada de adultério, ou se foi incriminada pelos inimigos da sua família. Todos concordam que de qualquer forma, Catarina foi uma mulher fútil.


A execução de Catarina Howard e de sua dama de companhia Joana Bolena, Viscondessa de Rochford.

Fonte: Wikipédia


Tags: Catarina Howard, Ana de Clever, Ana Bolena, Catarina de Aragão, Joana Seymour, Catarina Parr, Henrique VIII






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 29.09

  • Dia de São Ciríaco, o Eremita
  • Dia do Anjo Mihael
  • Dia do Anunciante
  • Dia do Petróleo
  • Dia do Policial Civil do Estado do Rio de Janeiro
  • Dia dos Arcanjos (Miguel, Rafael, Gabriel)
  • Dia Mundial da Retina
  • Dia Mundial do Coração