RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Ian Shelton e Oscar Duhalde, através do observatório Las Campanas, no Chile, descobrem a Supernova SN 1987A

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de fevereiro de 1987.

Ian Shelton e Oscar Duhalde, através do observatório Las Campanas, no Chile, descobrem a Supernova SN 1987A

Anéis em torno da Supernova 1987A, com a ejeção da explosão da Supernova no centro do anel inteiro

A SN 1987A foi a primeira supernova estudada com aparelhagem moderna. Através dela, astrônomos de todo mundo puderam fortalecer ou eliminar as teorias que estudam a expansão do universo, tendo as supernovas como material de estudo.

A Shelton Sn 1987A ocorreu na Nebulosa da Tarântula, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã a aproximadamente 170 mil anos-luz da Terra, tendo como progenitora (a que sofreu o colapso) uma estrela conhecida como Sanduleak -69º 202, uma supergigante azul. Pode ser vista a partir do hemisfério sul. Foi a mais próxima supernova observada desde 1604, que ocorreu na própria Via Láctea.

Ela foi descoberta em 24 de fevereiro de 1987, por Ian Shelton e Oscar Duhalde através do observatório Las Campanas, no Chile. Seu brilho pico em maio, com uma magnitude aparente de cerca de três e diminuiu lentamente nos meses seguintes. Foi a primeira oportunidade para os astrônomos modernos para ver de perto uma supernova.

Fonte: Wikipédia


Tags: Supernova, SN 1987A, observatório Las Campanas, Ian Shelton, Oscar Duhalde






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 14.09

  • Dia da Comunidade Muçulmana
  • Dia da Cruz
  • Dia do Anjo Iehuhiah
  • Dia do Frevo