Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de março de 1942.

Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses

Deportação de judeus do Gueto de Varsóvia.

No dia 17 de março de 1942, começou a Operação Reinhard, que levou ao assassinato de mais de 2 milhões de judeus.

O projeto de genocídio foi comandado pelo líder da SS e chefe da polícia de Liubliana, Odilo Globocnik. Tanto ele como o seu grande número de colaboradores eram austríacos. Nos três grandes centros de aniquilamento com câmaras de gás (Belzec, Sobibor e Treblinka), foram executados mais de 1,5 milhão de judeus e 50 mil ciganos entre março de 1942 e novembro de 1943. Ao todo, a operação levou à morte de mais de 2 milhões de judeus.


Odilo Globocnik foi encarregado de chefiar a Operação.

Os preparativos para a operação já haviam começado no final do ano de 1941, mas somente em meados de 1942 ela recebeu o nome de Reinhard Heydrich, que morreu num atentado em junho deste ano. Seu objetivo: o genocídio sistemático dos judeus poloneses e o confisco de seus bens.


Reinhard Heydrich, coordenador da 'Solução Final'.

Construção de campos de extermínio

O general Himmler havia encarregado Globocnik e outros cem homens de implementarem a operação (o grupo já havia participado das mortes por eutanásia na Alemanha nazista). No âmbito da operação, foram construídos três campos de extermínio: Belzec, Sobibor e Treblinka. A cada dia, os campos de extermínio recebiam um trem com 60 vagões lotados de passageiros destinados às câmaras de gás.

Os alemães abusavam da brutalidade: idosos, doentes e crianças geralmente já eram executados a tiros diretamente nos guetos. Os judeus iam direto para as câmaras da morte. Os três campos usavam monóxido de carbono, que matava em 20 minutos. Da chegada do trem até a completa remoção dos cadáveres, demorava de 60 a 90 minutos.

Os corpos eram depositados em enormes valas. Somente um ano depois, quando começaram a ser removidos os vestígios dos assassinatos, é que os cadáveres foram exumados e queimados. A Operação Reinhard foi encerrada em novembro de 1943, com um saldo de mais de 2 milhões de judeus mortos.


Judeus sendo transportados para Treblinka.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Hitler, nazismo, holocausto, judeus, Polônia, Gueto de Varsóvia, Operação Reinhard, genocídio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia de São Espiridão de Tremetousia, o Taumaturgo
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia de São Nimatullah Kassab Al-Hardini
  • Dia de São Venâncio Fortunato
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia do Médico Alergista
  • Dia Internacional do Macaco
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional de Combate à Pobreza
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal