Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de julho de 1649.

Nasce Giovanni Francesco Albani, futuro Papa Clemente XI

Clemente XI, 243º Papa da Igreja Católica

Papa Clemente XI nascido Giovanni Francesco Albani (Urbino, 23 de julho de 1649 — Roma, 19 de março de 1721), foi o 243º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 23 de novembro de 1700, como sucessor do Papa Inocêncio XII, foi consagrado a 8 de dezembro de 1700, vindo a falecer a 19 de março de 1721.

O pontífice da conciliação. Possuía grande erudição; aos vinte anos admitiram-no em seu grêmio os literatos da Academia da rainha Cristina da Suécia, que formaram a fina flor da literatura de então. Eleito aos 51 anos, recusou a tiara papal. Adoeceu até. Submeteu-se ante as conclusões de uma comissão de teólogos. Viveu, entretanto, numa época ingrata. Tremenda guerra ocasionada pela disputa da coroa do falecido Carlos II da Espanha. Luís XIV e o imperador Leopoldo I envolveram toda a Europa nessa luta (1701-1714), como os demais conflitos, prejudicial a todos.

Empenhou-se o Papa em impedir e em minorar tamanha desgraça. Clemente negou ao rei das Duas Sicílias o antigo e dúbio "direito sículo" (ser representante do Papa). O Vítor Amadeu II de Saboia expulsou então 3000 sacerdotes. O pontífice lançou o interdito à ilha. Só em 1719, sob Carlos VI, regularizou-se a questão.

Na França os jansenistas ainda perturbavam a paz da Igreja, agora secundados pelo oratoriano Pascásio Quesnel, cujo livro teve o apoio do Parlamento e do arcebispo Noailles de Paris. Com a bula pontifícia Vineam Domini (1705 ele expôs-se contra essa doutrina, depois em 1713 emitiu a "Unigenitus Dei Filius" condenou o próprio Quesnelismo. Os atingidos ainda apelaram para um concílio ecumênico; foram cognominados "apelantes".

Foi no seu tempo que elevou o bispado de Lisboa a Patriarcado após o auxílio prestado pela Armada Real Portuguesa aos seus Estados Pontifícios, contra os turcos, em que resultou a vitória da Batalha de Matapão.

Canonizou o Papa Pio V e Santo André Avelino. Seu nome fulgura, também, entre os pontífices que protegeram as artes e as letras. Enriqueceu as bibliotecas e museus com livros e obras de arte. Ordenou escavações arqueológicas nas catacumbas romanas. Matemáticos e astrônomos gozavam de sua especial proteção. Fundou a Academia Clementina para pintores, escultores e arquitetos.

Criou a diocese de Belém do Pará, no Brasil, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.

Clemente XI morreu em 19 de março de 1721, no dia de São José, do qual era muito devoto.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.12

  • Dia da Astronomia
  • Dia de São Cromácio
  • Dia do Advogado Criminalista
  • Dia do Sambista
  • Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (ONU)
  • Dia Nacional das Relações Públicas
  • Dia Nacional do Samba
  • Dia Pan-americano da Saúde