Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSNasce Edward Alexander Crowley, influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema, mais conhecido como Aleister Crowley

Aleister Crowley, ou Edward Alexander Crowley (Royal Leamington Spa, 12 de outubro de 1875 — Hastings, 1º de dezembro de 1947), foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada e influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina (ou filosofia; dependendo do ponto de vista) Thelema. Ele foi o co-fundador da A∴A∴ e mais tarde um líder da O.T.O.. Ele é conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como a Cabala e Tarô.
Crowley também era mago, hedonista, e crítico social. Em muitas de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo a liberdade pessoal e espiritual baseado em sua regra de "Faz o que tu queres". Por causa disso, ele ganhou larga notoriedade em sua vida, e foi declarado pela imprensa do tempo como "O homem mais perverso do mundo". Além de suas atividades esotéricas, ele era também um premiado jogador de xadrez, um alpinista, poeta e dramaturgo.
Em 2001, uma enquete da BBC descrevia Crowley como sendo o septuagésimo terceiro maior britânico de todos os tempos, por influenciar e ser referenciado por numerosos escritores, músicos e cineastas, incluindo Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Raul Seixas, Marilyn Manson, Kenneth Anger e, mesmo criticando, Ozzy Osbourne. Ele também foi citado como influência principal de muitos grupos esotéricos e de individuais na posterioridade, incluindo figuras como Kenneth Grant e Gerald Gardner.
Influência na cultura popular
Rock
Socialmente, Crowley se tornou conhecido devido as referências feitas a ele no rock n' roll dos anos de 1960 e 1970, pelas bandas Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles e Black Sabbath, e pelos cantores Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, David Bowie, Weverthon Patric, Raul Seixas e John Frusciante.
Os primeiros a citar Crowley em sua obra foram os Beatles. Por serem britânicos, os quatro membros da banda acreditaram que Crowley era uma personalidade influente o bastante para ser colocado na capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Isso possibilitou que os próximos artistas tivessem conhecimento da obra de Crowley, que fazia uma boa combinação com a rebeldia e o anarquismo promovidos pelo rock n' roll.
O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas foi um grande divulgador e seguidor da obra de Aleister Crowley. Suas principais canções sobre Crowley e a Thelema são "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon", "Loteria de Babilônia" e "A Lei".
Uma das principais e provavelmente a mais explícita referência musical é a canção "Mr. Crowley" do cantor britânico Ozzy Osbourne que ao contrário dos outros músicos, Ozzy fazia uma crítica a Aleister Crowley. "Mr. Crowley" foi lançada no álbum Blizzard of Ozz, de 1980.
E Além disso, o nome do álbum do Ozzy Diary of a Madman (Diário de um Louco) é atribuído em "honra" a autobiografia de Aleister Crowley.
TV
Seu nome é citado na série Supernatural exibido pela Warner Channel. Na cronologia atual da série, o atual Rei do Inferno, Crowley. Além de um demônio torturador chamado Aleister. Ambos os nomes fazendo menção ao escritor.
Ele inicialmente é um dos antagonistas do anime e mangá D.Gray Man, mas logo se torna um membro da Ordem Negra, instituição responsável pelo combate ao Conde do Milênio - Principal antagonista das séries. Seu personagem é um vampiro.
No anime e mangá Toaru Majutsu no Index, Aleister Crowley é um mago que renegou a religião e recorre a ciência para seus fins, sendo o cérebro por trás da Cidade-Escola e o 'criador' do Imagine Breaker, a habilidade do braço direito de Kamijou Touma.
Também é citado no 3º episódio da série da britânica Luther, da BBC.
Cinema
Em 2003, Carlos Atanes dirigiu "Perdurabo (Where is Aleister Crowley?)", um filme que tem lugar na Abadia de Thelema durante 1939.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
08/11/2007 - Lançamento no Brasil do último livro da saga de J. K. Rowling, "Harry Potter e as Relíquias da Morte". -
16/07/2005 - É lançado o sexto livro da série Harry Potter: Harry Potter e o Enigma do Príncipe. -
29/07/1979 - Morre Herbert Marcuse, sociólogo e filósofo alemão -
04/08/1977 - Morre Ernst Bloch, filósofo da utopia e da esperança -
20/11/1952 - Morre Benedetto Croce, filósofo italiano -
01/12/1947 - Morre Aleister Crowley, influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema -
23/02/1943 - Morre Helene Stöcker, a primeira filósofa alemã -
01/09/1904 - Nos Estados Unidos, Helen Keller, surda e cega desde os dois anos de idade, forma-se com honras pela Universidade de Radcliffe -
08/04/1904 - Aleister Crowley recebe o seu Livro da Lei -
28/07/1902 - Nasce Karl Popper, filósofo britânico de origem austrÃaca -
25/08/1900 - Dez anos após sofrer um esgotamento mental do qual ele nunca veio a se recuperar, o filósofo Friedrich Nietzsche morre em Weimar, na Alemanha, aos 55 anos -
08/07/1885 - Nasce Ernst Bloch, filósofo da utopia e da esperança -
13/11/1869 - Nasce Helene Stöcker, a primeira filósofa alemã -
25/02/1866 - Nasce Benedetto Croce, filósofo italiano -
15/10/1844 - Nasce Friedrich Nietzsche, filósofo alemão -
14/11/1831 - Morre Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão -
26/08/1795 - Morre Alessandro, Conde Cagliostro, ocultista, alquimista e maçom -
31/07/1784 - Morre em Paris, Denis Diderot, filósofo e escritor francês -
26/12/1771 - Morre Claude Adrien Helvetius, filósofo francês -
27/08/1770 - Nasce Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão -
02/07/1743 - Nasce Alessandro, Conde Cagliostro, ocultista, alquimista e maçom -
14/11/1716 - Morre Gottfried Leibniz, cientista alemão -
26/02/1715 - Nasce Claude Adrien Helvetius, filósofo francês -
01/07/1646 - Nasce Gottfried Leibniz, cientista alemão -
10/08/0955 - Batalha de Lechfeld: Otto I, Sacro Imperador Romano-Germânico derrota os Magiares, encerrando 50 anos de invasão Magiar no ocidente.