Últimas notícias
Hoje na história
RSSBatalha da Ponte Mílvio: Constantino se converte ao Cristianismo

A Batalha da Ponte Mílvia ou Batalha da Ponte Mílvio (em latim: Pons Milvius; em italiano: Ponte Milvio) foi o último confronto travado no verão de 312, durante a Guerra Civil entre os imperadores romanos Constantino, o Grande (r. 306–337) e Magêncio (r. 306–312) próximo à ponte Mílvia, uma das várias sobre o rio Tibre, em Roma. Precisamente teria ocorrido em 28 de outubro de 312. Constantino seria o vencedor da batalha e passaria desde então a trilhar o caminho que levou-o a extinguir a Tetrarquia vigente e tornar-se o governante único do Império Romano. Magêncio, por outro lado, morreria afogado no Tibre durante o combate.
Num claro intento de apagar a memória de Magêncio (damnatio memoriae), Constantino revogou sua legislação e deliberadamente apropriou-se dos projetos de construção realizados por ele, notadamente a Basílica de Magêncio e o Templo de Rômulo, que fora dedicado a seu filho Valério Rômulo. Constantino adotou uma postura de conciliação e não perseguiu os apoiantes de Magêncio que pertenciam ao senado; os senadores, por sua vez, concederam-lhe um título especial de "título do primeiro nome" e erigiram o arco triunfal que levaria seu nome. Além disso, ele desmantelou a guarda pretoriana e a cavalaria imperial e estabeleceu as escolas palatinas.
Segundo os cronistas do século IV Eusébio de Cesareia e Lactâncio, a batalha marcou o começo da conversão de Constantino ao Cristianismo. Eusébio de Cesareia relata que Constantino e seus soldados tiveram uma visão do Deus cristão prometendo-lhes a vitória caso eles exibissem o sinal do Qui-Rô, as duas primeiras letras do nome de Cristo em grego, em seus escudos. O Arco de Constantino, erigido para celebrar esta vitória, atribui em seus relevos e inscrições à intervenção divina.
Antecedentes
Desde 293, o Império Romano está dividido em duas metades, cada qual governada por um Augusto (imperador sênior) e um César (imperador júnior). Em 306, o Augusto do Ocidente Constâncio Cloro (r. 293–306) falece em Eboraco (atual Iorque, Inglaterra) e seus soldados elevam seu filho Constantino, o Grande (r. 306–337) como seu sucessor. O Augusto do Oriente Galério (r. 293–311), no entanto, eleva Flávio Severo (r. 305–307) à posição de Augusto, pois pelas prerrogativas do sistema tetrárquico vigente, sendo ele o César ocidental, deveria suceder o Augusto morto. Após algumas discussões diplomáticas, Galério demoveu Constantino para a posição de César, o que ele aceitou, permitindo assim que Severo assumisse sua posição.
Magêncio (r. 306–312), filho de Maximiano (r. 285-305; 310), o Augusto antecessor de Constâncio Cloro, com inveja da posição de Constantino, declara-se imperador na Itália com o título de príncipe e chama seu pai da aposentadoria para co-governar consigo. Durante o ano de 307, ambos sofrem invasões de Flávio Severo, que é derrotado e morto, e Galério, que decide retirar-se. Em 308, na Conferência de Carnunto convocada por Galério, o oficial Licínio (r. 308–324) foi nomeado Augusto do Ocidente e deveria, portanto, lidar com o usurpador, porém nada fez. No mesmo ano, em algum momento antes da conferência, Maximiano tentara depor seu filho num fracassado plano, o que forçou-o a fugir para a corte de Constantino na Gália.
Em 310, contudo, Maximiano também tentaria depôr Constantino, mas seria derrotado e forçado a suicidar-se. No ano seguinte, Magêncio, conclamando vingança pela morte de seu pai, declara guerra a Constantino, que responde com uma invasão ao norte da Itália com 40.000 soldados; Zósimo alega que o exército invasor era de 90.000 infantes e 8.000 cavaleiros provenientes de germânicos e celtas subjugados e de parte do exército estacionado na Britânia. Após o cerco de Segúsio (atual Susa, Itália), Constantino dirige-se para o interior e depara-se com uma força de Magêncio acampada nas imediações de Augusta dos Taurinos (atual Turim).
Ele derrota a nova ameaça e então dirige-se para Mediolano (atual Milão), que lhe abre as portas. Ele permaneceu na cidade até meados do verão e então prossegue marcha. Seu próximo combate ocorre nas imediações de Bríxia (atual Bréscia), onde um exército fora enviado pelo prefeito pretoriano Rurício Pompeiano, que estava estacionado em Verona, para bloquear seu caminho. Constantino conseguiu rapidamente derrotar aqueles que obstruíam sua passagem e logo dirigiu-se contra a base veronesa de Magêncio. Pompeiano opôs-se ao imperador invasor em dois confrontos consecutivos às portas da cidade. Rurício foi morto e seu exército destruído. Verona rendeu-se logo depois, seguida por Aquileia, Mutina (atual Módena) e Ravena. Com isso o caminho direto para Roma abriu-se para ele.
Visão de Constantino
Segundo Lactâncio, Constantino foi visitado em sonho na noite anterior à batalha, no qual foi aconselhado a "marcar o sinal divino de Deus nos escudos de seus soldados". Ele seguiu as ordens recebidas e marcou os escudos com um sinal "denotando Cristo". Lactâncio descreve o sinal como um "estaurograma" ou cruz latina com sua extremidade superior arredondada em "P".
Afresco A Visão da Cruz, representação da Escola de Rafael da visão de Constantino. 1520-1524.
Eusébio de Cesareia, por sua vez, faz dois relatos da batalha. No primeiro, extraído da História Eclesiástica, ele afirma que Deus teria ajudado Constantino, mas não menciona qualquer visão. Na posterior Vida de Constantino ele faz menção à visão e alega ter ouvido a história do próprio imperador. Segundo este relato, Constantino estava marchando com seu exército ao meio-dia (não é descrito a localização exata, mas é certo que fora antes da batalha) quando avistou nos céus um troféu da cruz aparecendo da luz do sol, portando a mensagem grega "Εν Τούτῳ Νίκα" (En toutō níka), costumeiramente traduzida para o latim como In Hoc Signo Vinces (Neste sinal vencerás). De início ele não teria entendido com clareza a aparição, mas na noite seguinte foi visitado em sonho por Cristo que explicou-lhe que ele deveria usar aquele sinal contra seus inimigos.
Eusébio então descreve o sinal como Qui (Χ) atravessado por Rô (Ρ) ou ☧, um símbolo representando as primeiras duas letras da grafia grega da palavra Cristo (Christos). A descrição eusebiana da visão tem sido explicada como um "halo solar", um fenômeno meteorológico que pode produzir efeitos similares. Em 315, um medalhão foi emitido em Ticino mostrando Constantino trajando um elmo brasonado com o Qui-Rô, e moedas emitidas em Síscia em 317/318 repetem a imagem. A figura era de outra forma rara e é incomum na iconografia e propaganda imperial antes dos anos 320.
Iluminura do Sonho de Constantino e batalha da Ponte Mílvia nas Homilias de Gregório de Nazianzo (BnF MS grec 510), folio 355). Ca. 879-882. Biblioteca Nacional Francesa.
Batalha
Magêncio preparou-se para o mesmo tipo de guerra que travou contra Severo e Galério: permaneceu em Roma e organizou-se para um cerco. Ele ainda controlava os guardas pretorianos na cidade e estava bem abastecido com cereais africanos e cercado por todos os lados pelas aparentemente impenetráveis Muralhas Aurelianas. Ele ordenou que todas as pontas que atravessavam o rio Tibre fossem cortadas, relatadamente sob conselho dos deuses, e deixou o resto da Itália Central indefesa; Constantino, aproveitando-se disso, assegurou o apoio da região sem problemas. Constantino prosseguiu vagarosamente através da Via Flamínia, permitindo que a fraqueza de Magêncio suscitasse mais tumulto em seu regime. O apoio a Magêncio continuou a enfraquecer: nas corridas de biga em 27 de outubro de 312, a multidão abertamente zombou de Magêncio, gritando que Constantino era invencível.
Magêncio, não mais certo que emergiria vitorioso de um cerco, organizou um acampamento em frente à ponte Mílvia, que ligava a Via Flamínia a Roma, e ordenou a montagem de uma ponte flutuante temporária através do Tibre próximo a ela em preparação para uma batalha campal; Zósimo relata que construiu-se uma ponte de madeira dividida em duas partes que uniam-se através de uma parte central que continha presilhas de ferro capazes de serem removidas caso o exército inimigo tentasse atravessá-la. Em 28 de outubro de 312, o sexto aniversário de seu reinado, ele se aproximou dos protetores dos Livros Sibilinos para conselho. Os protetores profetizaram que, naquele dia, "o inimigo dos romanos" morreria. Magêncio avançou para norte para encontrar Constantino em batalha.
Afresco Batalha da Ponte Mílvia, representação de Júlio Romano. 1520-1524.
Magêncio organizou suas forças — duas vezes maiores que as de Constantino — em longas filas de frente para o campo de batalha, com suas costas bem próximo ao rio, o que se mostraria um empecilho à mobilidade de suas tropas. O exército de Constantino, que chegara ao campo portanto símbolos incomuns sobre seus estandartes ou sobre seus escudos, foi disposto junto ao longo de todo o comprimento da linha inimiga. Após avistar uma grande quantidade de corujas em voo, Constantino ordenou que sua cavalaria atacasse, e eles conseguiram quebrar a cavalaria magenciana. Ele então enviou sua infantaria contra a infantaria inimiga, empurrando muitos deles para o Tibre, onde foram abatidos ou se afogaram. Os cavaleiros da guarda imperial e os pretorianos de Magêncio inicialmente mantiveram suas posições, mas quebraram sob a força do ataque da cavalaria constantiniana. Magêncio fugiu com eles e tentou cruzar sua ponte, mas segundo Zósimo caiu no rio junto de seus soldados quando ela arrebentou devido ao peso em excesso; segundo Lactâncio, ele teria sido empurrado junto de seu cavalo no Tibre pela massa de soldados em fuga. Os soldados que permaneceram na margem foram capturados ou mortos.
Rescaldo e consequências
Constantino entrou em Roma em 29 de outubro de 312. Ele encenou um grande advento (cerimônia de chegada) na cidade e deparou-se com grande júbilo popular. O corpo de Magêncio foi fisgado do Tibre e decapitado e sua cabeça foi exibida através das ruas para todos verem. Após as cerimônias, a cabeça decepada de Magêncio foi enviada para Cartago, o que teria encerrado a resistência a seu domínio, já que a África Proconsular pertencia aos territórios do falecido. As descrições da entrada de Constantino em Roma omitem qualquer menção dele concluindo sua procissão no Templo de Júpiter Capitolino, onde sacrifícios eram geralmente realizados. Apesar disso, esse silêncio não é encarado como prova de que ele já fosse cristão naquele momento, sendo muito mais um mero emprego para mostrar as sensibilidades cristãs do monarca. Constantino, por sua vez, decidiu visitar a Cúria senatorial, onde prometeu restaurar seus privilégios ancestrais e deu-lhe um papel seguro em sua reforma do governo: não haveria perseguição aos apoiantes de Magêncio. Em resposta, o senado decretou-o "título do primeiro nome", que significa que seu nome seria listado primeiro em todos os documentos oficiais, e aclamou-o como "o maior Augusto". Ele emitiu decretos retornando propriedades confiscadas, reconvocando exilados políticos e libertando oponentes políticos presos.
Arco de Constantino em Roma erigido em 315 para celebrar sua vitória.
Sua vitória resultou em sua ascensão ao título de Augusto Ocidental, ou soberano de toda porção ocidental do Império Romano, reconhecida por Licínio, único Augusto Oriental após a morte de Maximino Daia (r. 305–313), no ano seguinte. Magêncio foi condenado ao damnatio memoriae, com toda sua legislação sendo invalidada e Constantino usurpando todos os seus consideráveis projetos de construção, incluindo o Templo de Rômulo (que fora dedicado ao filho do falecido, Valério Rômulo) e a Basílica de Magêncio. Os mais fortes apoiantes de Magêncio no exército foram neutralizados quando a II Legião Parta foi removida de Alba Longa e o restante do exército de Magêncio foi enviado para cumprir dever na fronteira do rio Reno. Além disso, a guarda pretoriana e a cavalaria imperial (equites singulares), ambas instituídas pelo reinado de Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) foram debandadas. Elas seriam substituídas por um corpo de tropas de elite ligadas à pessoa do imperador, as escolas palatinas, que, a partir daí, seriam o núcleo do sistema militar romano, enquanto os velhos corpos de tropa territoriais eram negligenciados. A quase totalidade das forças militares móveis estava agora à disposição imediata do imperador — com exceção de certas unidades territoriais que eram equiparadas às forças móveis e chamadas pseudocomitatenses — concentradas em áreas urbanas onde pudessem ser mantidas abastecidas dos suprimentos que eram agora a maior parte do soldo militar.
Constantino recebia de presente em memória à sua vitória um Arco triunfal dedicado pelo senado que fora oficialmente aberto em 25 de julho de 315, com cerimônias que envolveram sacrifícios a Apolo, Diana, Hércules, etc. Localizava-se entre o Palatino e o Célio, sobre a chamada Via Triunfal. Ele estava cuidadosamente posicionado de modo a alinhá-lo com a estátua colossal do Sol construída por Nero (r. 54–68) e situada no Coliseu. Dentre os relevos contidos no monumento há imagens representando a deusa Vitória, ao mesmo tempo que não há quaisquer elementos da imagética cristã, embora isso possa ser um ato deliberado do senado, que era pagão. Nele ainda há uma inscrição, exposta nos lados norte e sul, na qual associa-se a vitória à intervenção divina:
IMP · CAES · FL · CONSTANTINO · MAXIMO · P · F · AVGUSTO · S · P · Q · R · QVOD · INSTINCTV · DIVINITATIS · MENTIS · MAGNITVDINE · CVM · EXERCITV · SVO · TAM · DE · TYRANNO · QVAM · DE · OMNI · EIVS · FACTIONE · VNO · TEMPORE · IVSTIS · REMPVBLICAM · VLTVS · EST · ARMIS · ARCVM · TRIVMPHIS · INSIGNEM · DICAVIT
Ao imperador César Flávio Constantino, o maior, pio, [e] afortunado, o Senado e povo de Roma, por inspiração [de uma] divindade e sua própria grande mente com seus justos exércitos [derrotou] o tirano e sua facção numa batalha legítima [e] vingou a república, dedicou este arco como um memorial para sua vitória militar.
Inscrição na parte sul do Arco de Constantino.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
03/10/1993 - Batalha de Mogadíscio: Na tentativa de capturar o líder Mohamed Farrah Aidid, 18 soldados americanos e cerca de 2000 somalis são mortos em Mogadíscio, capital da Somália -
03/10/1968 - O estudante José Guimarães morre no conflito que ficou conhecido como “Batalha da Maria Antônia” entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP e os da Universidade Mackenzie -
03/03/1968 - Guerra do Vietnã: termina a 'Batalha de Huê', uma das mais sangrentas e longas batalhas do conflito -
21/01/1968 - Guerra do Vietnam: Começa a batalha de Khe Sahn -
07/05/1954 - Guerra da Indochina: Termina a 'Batalha de Dien Bien Phu' em que as tropas do Viet Minh acabam por vencer as tropas coloniais francesas -
13/03/1954 - Guerra da Indochina: Início da batalha de Dien Bien Phu em que as tropas do Viet Minh acabam por vencer as tropas coloniais francesas -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
19/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Leipzig é libertada por soldados norte-americanos -
16/04/1945 - União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
03/03/1945 - Guerra do Pacífico: término da Batalha de Manila com a reconquista da capital das Filipinas pelos Aliados após três anos de domínio japonês -
21/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: a FEB vence a batalha de Monte Castelo -
16/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas -
26/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Golfo de Leyte termina com uma esmagadora vitória americana. -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas americanas tomam Saipan -
19/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha do Mar das Filipinas -
15/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Os norte-americanos desembarcam nas Ilhas Marianas -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: como parte da “Batalha de Anzio” que se seguiu a “Operação Shingle”, acontece a Batalha de Cisterna -
30/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas invadem Majuro, nas Ilhas Marshall -
17/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: as forças aliadas lançam o primeiro de quatro assaltos sobre Monte Cassino com a intenção de atravessar a Linha de inverno e cercar Roma, um esforço que em última instância levaria quatro meses e custaria 105 mil vítimas -
20/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tarawa (Operação Galvânica): os fuzileiros navais dos Estados Unidos aportam no Atol de Tarawa, nas Ilhas Gilbert, e sofrem um forte ataque de canhões e metralhadoras japonesas. -
22/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha de Kursk, na Rússia -
09/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Guadalcanal no sudeste do Pacífico é encerrada com vitória americana sobre as forças japonesas -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
15/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Termina com vitória dos aliados a Batalha Naval de Guadalcanal. -
12/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha Naval de Guadalcanal entre as forças japonesas e americanas começa perto de Guadalcanal. A batalha dura três dias e termina com uma vitória americana. -
04/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Marechal-de-Campo Erwin Rommel desobedece ordens diretas de Adolf Hitler para resistir na linha de El-Alamein -
11/10/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha do Cabo Esperança - A noroeste da costa de Guadalcanal, navios da marinha norte-americana interceptam e destroem uma frota japonesa que estava a caminho para ilha de Guadalcanal -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Guadalcanal quando os fuzileiros navais dos Estados Unidos iniciam a primeira ofensiva americana da guerra com desembarques em Guadalcanal e Tulagi nas Ilhas Salomão. -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
26/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Ofensiva dos Aliados em El Alamein -
04/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Mar de Coral -
08/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os neerlandeses rendem-se às forças japonesas na ilha de Java -
01/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: termina a Batalha do Mar de Java, onde a Marinha Imperial Japonesa derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
28/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
27/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana -
07/01/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fim da batalha de Moscou, com a contra-ofensiva Soviética -
05/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início do contra-ataque Soviético contra o exército Alemão na “Batalha de Moscou” -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
14/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: em frente às costas de Málaga na Espanha, o emblemático porta-aviões britânico Ark Royal foi afundado por um torpedo alemão -
02/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da batalha de Moscou -
05/08/1941 - Segunda Guerra Mundial: os alemães esmagam as tropas soviéticas em Smolensk -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
24/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha do Estreito da Dinamarca, o couraçado alemão Bismarck afunda o orgulho Marinha Real Britânica, o HMS Hood. De seus 1400 tripulantes apenas três sobrevivem -
10/01/1941 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do estreito da Sicília -
11/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões Britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
25/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Início da Batalha de Dunquerque -
17/12/1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, é afundado por seu comandante no litoral do Uruguai -
13/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai -
12/12/1939 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tolvajärvi -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
16/11/1938 - Guerra Civil espanhola: termina a decisiva Batalha do Ebro, a mais longa e sanguinária de toda a guerra -
14/08/1936 - Guerra Civil Espanhola: Massacre de Badajoz – tropas do exército sublevado massacram civis e militares defensores da Segunda República logo após a tomada da cidade de Badajoz. -
05/03/1936 - Primeiro voo do caça inglês Spitfire -
07/10/1934 - A Frente Única Antifascista se posiciona contra a "marcha dos cinco mil" organizada pela Ação Integralista Brasileira, resultando em um conflito armado que ficou conhecido como Revoada dos galinhas-verdes. -
02/09/1931 - Batalha de Áccio: ao largo da costa oeste da Grécia, forças de Otaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra. -
28/03/1930 - Os nomes das cidades turcas, Constantinopla e Angora, são alterados para Istambul e Ancara -
04/10/1923 - Primeira Guerra Mundial: as últimas tropas aliadas deixam Constantinopla -
30/08/1922 - Guerra de Independência da Turquia: termina a Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922 -
13/11/1918 - Primeira Guerra Mundial: tropas aliadas ocupam Constantinopla, a capital do Império Otomano. -
15/07/1918 - Primeira Guerra Mundial: Ocorre a última ofensiva alemã na frente ocidental, conhecida como a “Segunda Batalha do Marne”. Os exércitos alemães, comandados por Hindenbour e Ludendorff, são derrotados ao tentar tomar Paris -
21/04/1918 - Morre Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, foi abatido em seu avião -
21/03/1918 - Primeira Guerra Mundial: Início da Segunda Batalha do Somme -
08/03/1918 - Guerra civil finlandesa: início da Batalha de Tampere entre as forças vermelha e branca -
31/10/1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Bersebá: a "última carga de cavalaria bem-sucedida da história". -
06/07/1917 - Na Primeira Guerra Mundial, as forças árabes em rebelião contra o Império Otomano e lideradas por T. E. Lawrence (Lawrence da Arábia) capturam o porto de Aqaba -
23/12/1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Magdhaba: forças aliadas derrotam as forças turcas na península do Sinai. -
03/08/1916 - Primeira Guerra Mundial: começa a Batalha de Romani que representou o último grande ataque terrestre no Canal do Suez durante a Primeira Guerra Mundial. -
09/04/1916 - Durante a Primeira Guerra Mundial na Batalha de Verdun as tropas alemãs lançam a terceira ofensiva -
13/03/1915 - Primeira Guerra Mundial: término da Batalha de Neuve Chapelle, uma ofensiva britânica na região de Artois que quebrou as defesas alemãs em Neuve-Chapelle -
10/03/1915 - Primeira Guerra Mundial: início da 'Batalha de Neuve Chapelle'. Uma ofensiva britânica na região de Artois -
10/03/1905 - Termina em Mukden, capital da Manchúria, a maior batalha da Guerra entre a Rússia e o Japão -
05/03/1903 - Companhia Ferroviária da Anatólia recebeu a concessão para construir a linha ferroviária entre a antiga Constantinopla (hoje Istambul) e Bagdá -
22/02/1903 - Morre Victor Meirelles, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
25/06/1876 - A coluna do general norte-americano George A. Custer é aniquilada na Batalha de “Little Bighorn” -
16/08/1869 - Guerra do Paraguai: acontece a Batalha de Campo Grande, conhecida pelos paraguaios como Batalha de Acosta Ñu -
10/05/1869 - Guerra Boshin: Termina a Batalha Naval da Baía de Hakodate no Japão -
04/05/1869 - Guerra Boshin: Início da Batalha Naval da Baía de Hakodate no Japão -
06/12/1868 - Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre 5 mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias -
22/09/1866 - Guerra do Paraguai: Acontece a Batalha de Curupaiti -
03/07/1866 - A vitória da Prússia sobre a Áustria na Batalha de Königgratz conclui a Guerra Austro-Prussiana, dando à vencedora o papel de nação germânica predominante -
24/05/1866 - Guerra do Paraguai: 1ª Batalha de Tuiuti, entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança -
23/11/1863 - Guerra Civil Americana: tropas nortistas comandadas por General Grant enfrentaram as tropas de Bragg na Batalha de Chattanooga -
17/09/1862 - Guerra Civil Americana: Acontece a Batalha de Antietam -
05/05/1862 - Tropas mexicanas derrotam o exército francês -
21/07/1861 - Acontece a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha da Guerra Civil Americana. -
09/07/1850 - Zachary Taylor, o décimo segundo presidente dos Estados Unidos, falece repentinamente de cólera. Ele é sucedido por Millard Fillmore -
23/02/1847 - As tropas norte-americanas, sob comando do General Zachary Taylor, derrotam o General Santa Anna na Batalha de Buena Vista, no México -
07/07/1846 - Guerra Mexicana-Americana: Batalha de Monterey dando início a anexação da Califórnia, até então território Mexicano, aos Estados Unidos -
14/06/1846 - Um grupo de 33 homens armados ingressou no centro da cidade de Sonoma, e içou uma bandeira com um urso e uma estrela (a bandeira do urso) para simbolizar o nascimento da nova República da Califórnia, independente do México -
04/10/1836 - Bento Gonçalves é preso no combate da ilha do Fanfa, episódio da Guerra dos Farrapos -
21/04/1836 - Oitocentos soldados texanos retomam o Forte Álamo -
06/03/1836 - Batalha do Álamo: forças mexicanas capturam o forte -
23/02/1836 - Começa a “Batalha do Álamo” em San Antonio de Valero no Texas -
18/08/1832 - Nasce em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
07/07/1827 - Guerra da Cisplatina: Batalha de Carmen de Patagones – tropas brasileiras atacam a base naval existente no local -
13/03/1823 - Ocorre a Batalha do Jenipapo, a única batalha sangrenta pela Independência do Brasil -
07/08/1819 - Acontece a Batalha de Boyacá (Colômbia), uma das mais brilhantes vitórias de Simon Bolívar sobre as tropas reais, que assegura definitivamente a independência de Nova Granada, atual Colômbia -
15/10/1815 - Quatro meses após a derrota de Waterloo, Napoleão Bonaparte, imperador da França, abdica e se exila na ilha de Santa Helena -
09/06/1815 - Firmada a primeira ata do Congresso de Viena -
18/09/1814 - Começava o Congresso de Viena -
19/10/1813 - Napoleão perde a Batalha das Nações em Leipzig -
27/08/1813 - Batalha de Dresden (Alemanha): tropas comandadas por Napoleão derrotam as aliadas da Áustria, Prússia e Rússia -
16/03/1812 - Início do Cerco de Badajoz (16 de março até 6 de abril), as forças britânicas e portuguesas cercam e derrotam a guarnição francesa durante a Guerra Peninsular -
28/03/1809 - Guerra Peninsular: Na Batalha de Medellín a França derrota a Espanha -
21/08/1808 - Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado. -
14/10/1806 - Batalhas de Jena e Auerstedt: Prússia é derrotada pelo exército de Napoleão Bonaparte -
21/10/1805 - Morre Horatio Nelson, almirante britânico falecido na Batalha de Trafalgar -
02/04/1801 - Guerras Napoleônicas: Batalha de Copenhague, a frota inglesa comandada por Horatio Nelson destrói a marinha dinamarquesa -
21/07/1798 - Batalha das Pirâmides: Napoleão Bonaparte enfrenta os mamelucos comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey -
10/05/1796 - Exército de Napoleão Bonaparte derrota a Áustria -
12/12/1787 - A Pensilvânia se torna o segundo estado norte-americano -
24/11/1784 - Nasce Zachary Taylor, 12º Presidente dos Estados Unidos -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
29/09/1758 - Nasce Horatio Nelson, almirante britânico falecido na Batalha de Trafalgar -
16/04/1746 - Acontece a 'Batalha de Culloden' -
27/06/1709 - O Czar Pedro I da Rússia derrota Carlos XII da Suécia na Batalha de Poltava. -
13/08/1704 - Batalha de Blenheim, entre as tropas anglo-austríacas e franco-bávaras. -
12/09/1683 - Batalha de Viena: forças polaco-austro-alemãs lideradas pelo Rei da Polônia Jan III Sobieski vencem o exército do Império Otomano -
10/08/1678 - Guerra Franco-Holandesa: França e República dos Países Baixos assinam a paz em Nimegue -
17/03/1677 - Guerra Franco-Holandesa: termina o cerco de Utrecht, com o exército francês batendo em retirada e cruzando o rio Reno -
02/08/1665 - A Inglaterra ataca navios mercantes holandeses na Batalha de Vagen -
26/01/1654 - Os holandeses rendem-se no Recife, retirando-se definitivamente de Pernambuco -
26/01/1654 - Invasões holandesas do Brasil: Tratado de Taborda - capitulação neerlandesa aos portugueses assinada no Campo do Taborda, no Recife -
12/06/1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte. -
14/03/1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: vitória de uma frota holandesa sobre uma esquadra inglesa na “Batalha de Leghorn”, próximo a Leghorn (Livorno), Itália -
08/10/1652 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Vitória Inglesa na Batalha de Kentish Knock -
08/10/1652 - Vitória inglesa na Batalha de Kentish Knock na Primeira Guerra Anglo-Holandesa. -
03/09/1651 - Oliver Cromwell vence Batalha de Worcester -
19/02/1649 - Invasões holandesas do Brasil: Segunda Batalha dos Guararapes -
18/04/1648 - Invasões holandesas do Brasil: Primeira Batalha dos Guararapes -
03/08/1645 - Batalha do Monte das Tabocas, travada entre os holandeses e o exército formado pelos portugueses e brasileiros -
11/10/1643 - Guerra Civil Inglesa: tropas do Parlamento vencem em Winceby e ganham o controle de Lincoln -
11/03/1641 - O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravagistas paulistas na 'Batalha de M'Bororé' -
06/11/1632 - Morre Gustavo Adolfo, rei da Suécia, na “Batalha de Lucena” -
02/03/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife -
16/02/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda -
05/02/1599 - Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro -
08/08/1588 - A Invencível Armada espanhola foi derrotada pela marinha inglesa no Oceano Atlântico -
28/05/1588 - A Invencível Armada, com 130 navios e 30 mil homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha (somente no dia 30 todos os navios haviam saído do porto) -
04/08/1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: os mouros, comandados pelo rei de Marrocos, derrotam o exército português e o rei Dom Sebastião de Portugal desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Card -
04/08/1578 - Morre Dom Sebastião, rei de Portugal, na Batalha de Alcácer-Quibir -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
13/05/1568 - Rainha da Escócia é derrotada pela Inglaterra -
18/05/1565 - Início do Cerco de Malta, tentativa fracassada da conquista de Malta pelo Império Otomano, que terminaria em 11 de setembro de 1565. -
24/04/1547 - Derrota da 'Liga de Esmalcalda' na Batalha de Mühlberg -
27/02/1531 - É criada a 'Liga de Esmalcalda', uma aliança defensiva de príncipes protestantes do Sacro Império Romano -
27/05/1525 - Termina a Guerra dos Camponeses, uma revolta popular generalizada nos países da língua alemã na Europa Central, entre 1524-1525 -
21/01/1525 - Fundação da Igreja Anabaptista -
12/10/1508 - Assinado o “Tratado de Cambrai” coligação militar entre o rei Luís XII da França, o imperador Maximiliano e o Rei Fernando de Aragão -
03/05/1481 - Morre Mehmed II, alcunhado el-Fatih, ou “o Conquistador”, que conquistou e destruiu com o Império Bizantino -
29/03/1461 - Guerra das Rosas: Eduardo de York derrota a Rainha Marguerite dAnjou e torna-se Rei Eduardo IV da Inglaterra -
30/12/1460 - Guerra das Rosas: Na Batalha de Wakefield acontece uma grande vitória da Casa dos Lancaster de Margarida de Anjou, quando Ricardo de York é executado por traição ao rei; o seu filho Eduardo sucede-lhe como Duque de York -
23/09/1459 - Guerra das Rosas: “Batalha de Blore Heath”, Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow -
17/07/1453 - A Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França chega ao fim com a derrota inglesa na Batalha de Castillon, em território francês -
29/05/1453 - Constantinopla cai nas mãos do Império Otomano e marca o fim do Império Bizantino -
29/05/1453 - Morre Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente -
02/04/1453 - O sultão otomano Mehmed II acampa suas tropas em frente aos Muros de Constantinopla, o que resultaria no final do Império Bizantino -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
06/01/1449 - Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente, é coroado em Mistra -
10/11/1444 - Ocorre a Batalha de Varna, a mais importante batalha da Cruzada de Varna. -
30/03/1432 - Nasce Mehmed II, alcunhado el-Fatih, ou “o Conquistador”, que conquistou e destruiu com o Império Bizantino -
21/02/1431 - Tem início o julgamento britânico da heroína francesa Joana d’Arc, responsável pela tomada da cidade de Orleans durante a Guerra dos Cem Anos -
18/06/1429 - Na Guerra dos Cem Anos acontece a Batalha de Patay -
17/06/1429 - Joana d'Arc e seu exército vencem a batalha de Beaugency -
25/10/1415 - Guerra dos Cem Anos: Henrique V da Inglaterra derrota o exército francês na batalha de Azincourt, no norte da França -
15/07/1410 - Acontece a 'Batalha de Grunwald', batalha decisiva das Guerras Polaco-Lituanico-Teutônicas -
09/02/1404 - Nasce Constantino XI, último imperador do Império Romano do Oriente -
08/09/1380 - Batalha de Kulikovo: Os russos, sob a liderança de Dimitri Donskoi, vencem os mongóis, liderados por Mamai -
19/09/1356 - Guerra dos Cem Anos: Batalha de Poitiers -
06/04/1320 - Os escoceses reafirmam a sua independência ao assinar a Declaração de Arbroath. -
24/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Termina a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling, que resulta em significativa vitória escocesa frente o exército inglês -
23/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Começa a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling -
10/01/1276 - Morre o Papa Gregório X -
16/07/1274 - Durante o Segundo Concílio de Lyon, o Papa Gregório X, promulga a Bula Ubi periculum -
01/09/1271 - Tedaldo Visconti é eleito o Papa Gregório X -
25/07/1261 - A cidade de Constantinopla é recapturada pelas forças do Império de Nicea sob o comando do general bizantino Aleixo Estrategópulo, restabelecendo o Império Bizantino. -
11/04/1241 - Batu Khan vence Béla IV da Hungria na Batalha de Mohi -
10/04/1241 - Os mongóis chegam à Europa -
04/03/1238 - Invasão Mongol da Rússia: acontece a “Batalha do Rio Sit” entre as hordas mongóis de Batu Khan e os russos sob o comando de Yuri II de Vladimir-Suzdal -
31/05/1223 - Um exército mongol liderado pelos generais Jebe Noyon e Subedei vence os exércitos dos vários principados russos na Batalha do rio Kalka -
16/07/1212 - Batalha de Navas de Tolosa entre as forças dos reinos cristãos ibéricos e as tropas do califado almóada. -
13/04/1204 - Quarta Cruzada: Cerco de Constantinopla termina com a conquista e início do saque da cidade -
12/04/1204 - Quarta Cruzada: após uma curta batalha, soldados cruzados conseguem entrar em Constantinopla -
04/03/1193 - Morre An-Nasir Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, mais conhecido como Saladino, chefe militar curdo, Sultão do Egito e líder da oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
04/07/1187 - Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
28/09/1106 - Henrique I da Inglaterra derrota o irmão mais velho Roberto II, Duque da Normandia na "Batalha de Tinchebray" e força-o a abdicar do seu ducado, que é integrado na coroa inglesa -
07/05/1104 - Primeira Cruzada: acontece a 'Batalha de Harã' a primeira grande batalha contra os estados cruzados recém estabelecidos -
12/08/1099 - Os exércitos da Primeira Cruzada voltam a vencer o Califado Fatímida na Batalha de Ascalão. -
28/06/1098 - Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia. -
14/08/1084 - El Cid, comandando o exército da Taifa de Zaragoza, derrotar a coligação do rei Al-Mundhir Lleida e Sancho Ramírez na Batalha de Morella. -
26/08/1071 - Batalha de Manziquerta: o Império Bizantino sofre uma pesada e decisiva derrota frente ao Império Seljúcida. -
14/10/1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
29/07/1014 - Na Batalha de Clídio (Kleidion), o imperador bizantino Basílio II inflige uma derrota decisiva sobre o exército búlgaro, e o tratamento selvagem de 15.000 prisioneiros causa a morte de Tsar Samuel da Bulgária. -
10/08/0955 - Batalha de Lechfeld: Otto I, Sacro Imperador Romano-Germânico derrota os Magiares, encerrando 50 anos de invasão Magiar no ocidente. -
28/02/0870 - Encerra-se o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
05/10/0869 - Tem início o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
09/04/0715 - Morre o Papa Constantino -
19/07/0711 - Batalha de Guadalete, marcou o fim do Reino Visigótico no contexto da Invasão muçulmana da península Ibérica. -
25/03/0708 - Constantino é eleito Papa -
20/05/0685 - A Batalha de Dunnichen ou Nechtansmere é travada entre o exército pictos, sob o comando do rei Bridei III e os invasores da Nortúmbria, sob o comando do rei Ecgfrith, que foram derrotados -
20/08/0636 - Último dia da Batalha de Jarmuque, entre o Império Bizantino e o Califado Rashidun, que se saldou numa vitória retumbante e decisiva para os muçulmanos e na perda definitiva da Síria pelos Bizantinos. -
23/03/0625 - Batalha de Uhud, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé -
13/03/0624 - Batalha de Badr, a primeira grande batalha entre os seguidores de Maomé e os coraixitas de Meca -
14/11/0565 - Morre em Constantinopla, atual Istambul, capital do Império Romano e do Império Bizantino, Flavius Petrus Sabbatius Justinianus, o imperador Justiniano I -
07/05/0558 - Em Constantinopla, a cúpula da Hagia Sofia desmorona após forte terremoto. A reconstrução é imediatamente ordenada por Justiniano. -
29/12/0534 - Entra em vigor a revisão do Codex Justinianus intitulado Codex repetitae praelectionis, promulgado pelo imperador Justiniano I -
16/11/0534 - Em Roma, o imperador Justiniano I promulga a revisão do Codex Justinianus intitulado Codex repetitae praelectionis. -
13/01/0532 - Começa em Constantinopla a 'Revolta de Nika' -
01/08/0527 - Justiniano I torna-se o único governante do Império Bizantino. -
11/05/0482 - Nasce em Taurésio, antiga cidade do Império Bizantino na Macedônia, Flavius Petrus Sabbatius Justinianus, o imperador Justiniano I -
08/10/0451 - Começa a primeira sessão do Concílio da Calcedônia. -
20/06/0451 - É travada a Batalha dos Campos Cataláunicos entre o Império Romano e os hunos, comandados por Átila -
06/09/0394 - Teodósio I derrota o usurpador Eugênio na Batalha do Rio Frígido -
27/02/0380 - Édito de Tessalônica: O Imperador Teodósio I e seus co-imperadores Graciano e Valentiniano II, declaram seu desejo de que todos os cidadãos romanos se convertam ao cristianismo trinitário. -
03/11/0361 - Morre Constâncio II, imperador romano -
06/01/0353 - Último ano em que cristãos do ocidente e do oriente comemoram na mesma data o nascimento de Jesus Cristo -
19/06/0325 - O primeiro Conselho de Niceia chega ao fim, no qual os líderes da igreja cristã adotaram a Doutrina de Niceia, afirmando a Santíssima Trindade e fixando o calendário para celebração anual da Páscoa -
20/05/0325 - Começa o primeiro Concílio de Niceia, no qual os líderes da igreja cristã adotaram a Doutrina de Nicéia, afirmando a Santíssima Trindade e fixando o calendário para celebração anual da Páscoa -
18/09/0324 - Acontece a Batalha de Crisópolis, entre os co-imperadores romanos Constantino e Licínio. -
07/08/0317 - Nasce Constâncio II, imperador romano -
08/10/0314 - O Imperador Romano Licínio é derrotado por seu colega Constantino I na Batalha de Cibalas e perde seus territórios europeus. -
30/04/0311 - O imperador romano Galério, mortalmente doente, publica o 'Édito da Tolerância' pelo qual cessavam as perseguições aos cristãos -
11/11/0308 - Conferência de Carnunto: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Magêncio como Augusto e, Constantino, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália). -
28/10/0306 - Magêncio, filho do anterior imperador romano, Maximiano, é proclamado imperador -
25/07/0306 - Constantino I é proclamado Imperador Romano por suas tropas -
24/02/0303 - O imperador romano Galério publica o édito para que comece a perseguição aos cristãos numa parte do seu império -
19/02/0197 - É travada a Batalha de Lugduno entre os exércitos do imperador Sétimo Severo e do usurpador Clódio Albino. A vitória de Severo, finalmente, estabeleceu-o como o único imperador do Império Romano