Últimas notícias
Hoje na história
RSSA princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten
Elizabeth II (ou Isabel II) (nascida Elizabeth Alexandra Mary, Londres, 21 de abril de 1926) é a Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé.
Ao ascender ao trono em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth se tornou a Chefe da Comunidade Britânica e rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão. Entre 1956 e 1992 o número de reinos variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Elizabeth é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.
Elizabeth nasceu em Londres e foi educada particularmente em casa. Seu pai ascendeu ao trono em 1936 como Jorge VI depois da abdicação do irmão Eduardo VIII, e ela passou a ser a herdeira presuntiva da coroa. Elizabeth passou a assumir deveres públicos durante a Segunda Guerra Mundial, em que ela serviu no Serviço Territorial Auxiliar. Ela se casou com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca em 1947, com quem teve quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Seu pai morreu em 6 de fevereiro de 1952 e Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos. Sua coroação ocorreu no ano seguinte a 2 de junho de 1953 e foi a primeira a ser televisionada.
As muitas visitas e encontros históricos de Elizabeth incluem uma visita oficial a República da Irlanda, a primeira visita de um presidente irlandês ao Reino Unido e visitas recíprocas com vários papas. Ela viu também grandes mudanças constitucionais, como a devolução dos poderes aos estados constituintes do Reino Unido, a soberania do Canadá (Canada Act) e a descolonização da África. Elizabeth também reinou durante várias guerras e conflitos envolvendo muitos de seus reinos.
Tempos de significância pessoal incluem os nascimentos e casamentos de seus filhos e netos, a investidura do Príncipe de Gales e a celebração de marcos como seus jubileus de Prata em 1977, Ouro em 2002 e Diamante em 2012. Momentos de dificuldade incluem a morte de seu pai aos 56 anos, o assassinato de Louis Mountbatten, tio do príncipe Philip, o fim dos casamentos de seus filhos em 1992 (um ano que ela mesma chamou de annus horribilis), a morte em 1997 de Diana, Princesa de Gales, ex-esposa de Charles, e as mortes de sua irmã Margareth Rose e sua mãe Elizabeth Bowes-Lyon em 2002.
Elizabeth ocasionalmente enfrentou movimentos republicanos e pesadas críticas a família real, porém o apoio a monarquia e sua popularidade pessoal permanecem altos.
Elizabeth II - Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth.
Casamento
Elizabeth conheceu seu futuro marido, o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, em 1934 e depois em 1937. Eles são primos de segundo grau através do rei Cristiano IX da Dinamarca e de terceiro grau através da rainha Vitória. Depois de mais um encontro em julho de 1939 no Real Colégio Naval de Dartmouth, Elizabeth – então com apenas treze anos de idade – afirmou que havia se apaixonado por Philip e eles começaram a trocar cartas. Seu noivado foi anunciado oficialmente em 9 de julho de 1947.
O casamento não ocorreu sem controvérsias: Philip não tinha nenhuma situação financeira, era estrangeiro (apesar de cidadão britânico que havia servido na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial) e tinha irmãs casadas com nobres alemães com ligações nazistas. Crawford escreveu que "Alguns dos conselheiros do rei não o achavam bom o bastante para ela. Ele era um príncipe sem casa ou reino. Alguns dos jornais tocaram músicas longas e altas sobre as origens estrangeiras de Philip". Algumas biografias posteriores da mãe de Elizabeth relatam que ela inicialmente era contra a união, até chamando Philip de "O Huno". Entretanto, ela mais tarde contou ao biógrafo Tim Heald que o príncipe era "um cavalheiro inglês".
Antes do casamento, Philip renunciou seus títulos gregos e dinamarqueses, converteu-se da ortodoxia grega para o anglicanismo e adotou o estilo de "Tenente Philip Mountbatten", tomando o sobrenome da família britânica de sua mãe. Pouco antes do casamento, ele foi feito Duque de Edimburgo e recebeu o título de "Sua Alteza Real".
Philip e Elizabeth em 1950.
Elizabeth e Philip se casaram na Abadia de Westminster em 20 de novembro de 1947. Eles receberam 2500 presentes vindos de todo mundo. Já que o Reino Unido ainda não havia se recuperado totalmente das devastações da guerra, Elizabeth pediu que cupons de racionamento comprassem o material para seu vestido de noiva, que foi desenhado por Norman Hartnell. No pós-guerra, não era aceitável que os parentes alemães do duque, incluindo suas três irmãs ainda vivas, fossem convidados para o casamento. O Duque de Windsor, o antigo rei Eduardo VIII, também não foi convidado.
Elizabeth deu à luz seu primeiro filho, príncipe Charles, em 14 de novembro de 1948. Um mês depois, o rei emitiu cartas-patente permitindo que os filhos deles usassem o título de um príncipe ou princesa real, que do contrário eles não teriam direito já que seu pai não era mais um príncipe. A segunda criança, princesa Anne, nasceu em 1950.
Depois do casamento o casal alugou Windlesham Moor, perto do Castelo de Windsor, até 4 de julho de 1949, quando passaram a residir na Casa Clarence em Londres. Em vários momentos entre 1949 e 1951, Philip foi colocado em serviço na colônia da coroa de Malta como oficial da marinha britânica. Ele e Elizabeth viveram intermitentemente por meses no lugarejo de Gwardamanġa, na Villa Guardamangia, a casa alugada do tio do duque Louis Mountbatten. As crianças permaneceram na Inglaterra.
Ascensão e coroação
A saúde de Jorge VI foi piorando ao longo de 1951 e Isabel o representou em vários eventos públicos. Seu secretário particular, Martin Charteris, carregou um rascunho de uma declaração de ascensão na visita dela pelo Canadá e o encontro com o presidente Harry S. Truman em Washington, D.C. caso o rei morresse durante a viagem. No início de 1952, Elizabeth e Philip partiram em uma viagem pela Austrália e Nova Zelândia, no caminho parando no Quênia. Em 6 de fevereiro, quando o casal voltou para sua casa queniana depois de passarem a noite no Treetops Hotel, chegou a notícia da morte do rei. Philip contou as notícias à nova rainha. Charteris perguntou qual nome régio ela gostaria de usar, com a nova monarca respondendo: "Meu próprio, é claro – qual outro?". Ela foi proclamada rainha por seus reinos e o séquito real voltou para o Reino Unido. Ela e o Duque de Edimburgo mudaram-se para o Palácio de Buckingham.
A coroação de Elizabeth II.
Com a ascensão de Elizabeth, parecia provável que a casa real passaria a ter o nome de seu marido, transformando-se na "Casa de Mountbatten", seguindo a tradição da esposa assumindo o sobrenome do marido após o casamento. O primeiro-ministro Winston Churchill e a rainha Mary de Teck eram a favor de manter a Casa de Windsor, assim em 9 de abril de 1952 Elizabeth publicou uma declaração dizendo que "Windsor" continuaria a ser o nome da casa. Philip reclamou, "Sou o único homem no país que não pode dar seu nome aos próprios filhos". Em 1960, depois da morte de Mary em 1953 e a renúncia de Churchill em 1955, o sobrenome "Mountbatten-Windsor" foi adotado para os descendentes de linhagem masculina de Philip e Elizabeth que não possuem títulos reais.
Durante as preparações para a coroação, a princesa Margareth contou a irmã que desejava se casar com Peter Townsend, um divorciado, dezesseis anos mais velho e com dois filhos do casamento anterior. Elizabeth pediu para que eles esperassem por um ano; nas palavras de Charteris: "a rainha era naturalmente simpática com a princesa, mas acho que ela pensou – ela esperava – que com tempo o caso iria esgotar-se". Os principais políticos eram contra a união e a Igreja Anglicana não permitia novos casamentos depois de um divórcio. Se Margareth casasse no civil, ela renunciaria seus direitos na sucessão. Eventualmente ela decidiu abandonar os planos com Townsend. A princesa se casou com Antony Armstrong-Jones em 1960, criado Conde de Snowdon no ano seguinte. Eles divorciaram-se em 1978 e Margareth não se casou mais.
A coroação ocorreu normalmente como planejado no dia 2 de junho de 1953 apesar da morte de Mary de Teck em 24 de março, como ela havia pedido antes de morrer. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster e foi televisionada pela primeira vez, com exceção da parte da unção e da comunhão. Seu vestido de coroação foi desenhado por Norman Hartnell e, seguindo suas instruções, bordado com os emblemas florais dos países da Commonwealth: a Rosa de Tudor inglesa, o cardo escocês, o alho-porro galês, o trevo irlandês, a acácia australiana, a folha de bordo canadense, a samambaia prateada neozelandesa, a protea sul-africana, a flor-de-lótus pela Índia e Ceilão e o trigo, algodão e juta paquistaneses.
Visita ao Brasil
Elizabeth II e seu marido o príncipe Philip visitaram o Brasil entre 1º e 10 de novembro de 1968 como parte um programa de integração econômica com a América Latina, tendo sido recebida pelo presidente Artur da Costa e Silva e discursado no Congresso Nacional.
A Rainha Elizabeth II e o presidente Artur da Costa e Silva em foto de novembro de 1968.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/01/2020 - Brexit: Reino Unido sai formalmente da União Europeia, dando início a um período de transição de onze meses. -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
29/09/2012 - Morre Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira -
17/05/2012 - Morre Donna Summer, a rainha das discotecas -
01/05/2009 - Casamento do mesmo sexo é legalizado na Suécia -
18/11/2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália -
10/02/2005 - Anunciado que Charles, Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimônia civil -
09/04/2002 - Cerca de 1 milhão de pessoas acompanham o funeral da rainha-mãe da Inglaterra, Elizabeth, morta aos 101 anos -
30/03/2002 - Morre Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
04/08/2000 - A rainha Elisabeth celebra seus cem anos de vida diante de 30 mil pessoas reunidas em frente ao palácio de Buckingham de Londres -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
11/06/1997 - José Rainha, um dos líderes do MST, é condenado a 26 anos e seis meses de prisão por assassinato -
02/05/1997 - Tony Blair se torna primeiro ministro britânico -
06/05/1994 - Inaugurado o Eurotúnel -
26/04/1989 - Morre Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana, protagonista das séries “I love Lucy” e “The Lucy show” -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
14/02/1984 - O roqueiro britânico Elton John casa-se com Renata Blauel na Austrália -
29/12/1983 - Caroline de Mônaco se casa com o empresário italiano Stefano Casiraghi -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
14/06/1982 - Argentina se rende incondicionalmente à Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas -
25/04/1982 - Tropas britânicas retomam parte das Ilhas Malvinas das tropas argentinas -
17/04/1982 - A Rainha Elizabeth II promulga a 'Constituição Canadense de 1982' (Canada Act) no Parliament Hill, em Ottawa. -
29/03/1982 - O 'Canada Act' é assinado pela Rainha Elizabeth II que terminou virtualmente com todos os laços constitucionais e legislativos que existiam entre o Reino Unido e o Canadá -
29/07/1981 - O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, se casa com Lady Diana Spencer, uma professora inglesa -
05/06/1975 - Ingleses aprovam ingresso na União Europeia -
11/02/1975 - Margaret Thatcher torna-se a primeira mulher a liderar um partido político britânico ao ser eleita representante do Partido Conservador -
30/08/1972 - Morre Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras do Brasil -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
20/10/1968 - Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano John F. Kennedy, se casa com Aristóteles Onassis, um bilionário grego -
21/01/1966 - Na Inglaterra, o “Beatle” George Harrison se casa com Patrícia (Patty) Anne Boyd -
08/11/1965 - Estabelecimento do Território Britânico do Oceano Índico. -
11/02/1965 - Ringo Starr casa-se com sua namorada de Liverpool. Entre os presentes no casamento estavam John Lennon, George Harrison e o dirigente dos Beatles, Brian Epstein -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
10/04/1959 - O príncipe japonês Akihito se casa com Michiko Shoda, uma mulher que não fazia parte da nobreza do país -
02/06/1953 - Elizabeth II é coroada -
31/12/1948 - Nasce LaDonna Adrian Gaines, a Rainha das Discotecas 'Donna Summer' -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
10/05/1940 - Winston Churchill se torna primeiro-ministro da Grã-Bretanha -
08/03/1929 - Nasce Hebe Camargo, apresentadora de televisão e cantora, a "Estrela número 1 do Brasil" -
04/05/1926 - Tem início a primeira greve geral na história da Grã-Bretanha -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
05/04/1917 - Nasce Vicentina de Paula Oliveira, mais conhecida como Dalva de Oliveira -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
04/08/1914 - A Grã-Bretanha entra na Primeira Guerra Mundial declarando guerra contra a Alemanha, após a Alemanha ter se recusado a honrar a neutralidade da Bélgica. A Alemanha invade a Bélgica, a Grã-Bretanha da um prazo para sua retirada e quando term -
06/08/1911 - Nasce Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana -
22/01/1901 - Morre a rainha Vitória da Inglaterra, falecendo após 63 anos de reinado -
04/08/1900 - Nasce Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
02/03/1882 - Roderick Maclean tenta assassinar a rainha Vitória em Windsor -
02/01/1872 - Brigham Young, líder da Igreja Mórmon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres -
29/03/1871 - O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela Rainha Vitória -
01/07/1867 - O Canadá obtém independência política -
29/03/1867 - A Rainha Vitória assina os “Atos da América do Norte Britânica” que criam o Domínio do Canadá em 1º de julho -
14/12/1861 - Morre Alberto de Saxe-Coburg-Gotha, marido e consorte da Rainha Vitória -
28/03/1854 - Guerra da Criméia: França declara guerra à Rússia -
27/03/1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia -
23/08/1839 - A Grã-Bretanha se apossa de Hong Kong durante a guerra contra a China -
20/06/1837 - A Rainha Vitória ascende ao trono britânico -
01/08/1834 - A escravatura é abolida no Império Britânico -
19/07/1821 - Jorge IV é coroado Rei do Reino Unido e Hannover -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
11/05/1812 - Primeiro-ministro da Grã-Bretanha é assassinado -
11/03/1810 - Depois do divorcio de Josefina de Beauharnais, Napoleão Bonaparte casa-se por procuração com Maria Luisa da Áustria. A cerimônia acontece em 1º de abril -
25/03/1802 - A Paz de Amiens é assinada como um "Tratado de Paz Definitivo" entre a França e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda -
09/03/1796 - Napoleão Bonaparte, futuro imperador da França, casa-se com Josefina de Beauharnais. Em 1809, o casal se divorcia -
16/10/1793 - Morre na guilhotina, Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, rainha de França -
02/11/1755 - Nasce Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, futura rainha de França -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
01/08/1714 - George I ascende ao trono da Grã-Bretanha. -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
25/03/1707 - O 'Ato da União' agrupa os reinos da Inglaterra e Escócia no Reino da Grã-Bretanha -
08/03/1702 - A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III -
05/11/1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime -
10/05/1655 - A Jamaica é conquistada pela Grã-Bretanha -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
25/11/1615 - Filipe IV da Espanha casa-se com Isabel de Bourbon -
13/05/1568 - Rainha da Escócia é derrotada pela Inglaterra -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
17/11/1558 - Elizabeth I torna-se rainha e é a última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono da Inglaterra -
16/07/1557 - Morre Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
05/09/1548 - Morre Catarina Parr, última mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
12/07/1543 - Sexto e último casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr -
09/07/1540 - O rei da Inglaterra, Henrique VIII, tem seu casamento de 6 meses com Anne de Cleves, sua quarta esposa, anulado -
17/12/1538 - O papa Paulo III publica uma bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a excomunhão do Rei da Inglaterra, Henrique VIII, por sua separação de Catarina de Aragão. -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
07/01/1536 - Morre Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
07/09/1533 - Nasce a futura rainha inglesa Elizabeth I -
11/07/1533 - O Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Papa não aceitou o pedido de divórcio e isto precipitou a excomunhão de Henri -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
22/09/1515 - Nasce Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
11/06/1509 - Henrique VIII casa-se com Catarina de Aragão -
16/12/1485 - Nasce em Alcalá de Henares na Espanha, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda -
13/10/1399 - Coroação de Henrique IV da Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
03/09/1189 - Ricardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
23/11/0955 - Morre o Rei Edred da Inglaterra