Últimas notícias
Hoje na história
RSSNasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX

A 28 de maio de 1923 nasceu em Dicsőszentmárton, atual Romênia, aquele que apontaria novos caminhos para a música da segunda metade do século 20. Com emoção e humor, para além de dogmas e fórmulas eternas.
A biografia e a carreira musical de György Ligeti sempre estiveram ligadas à Alemanha, das maneiras mais diversas. Em sua infância, os discos de música clássica eram o contrapeso para a onipresença da música cigana em Dicsöszentmárton. Atualmente chamada Tirnaveni, foi nesta pequena cidade da Transilvânia (desde 1920 pertencente à Romênia) que o compositor nasceu em 28 de maio de 1923, no seio de uma família judaica húngara.
A mudança para o centro cultural Kolozsvar possibilitou-lhe frequentar concertos e óperas. De início, Ligeti desejava ser tanto músico como cientista. Porém a presença nazista na Romênia e as consequentes medidas antissemitas decidiram o impasse por ele: o curso de Física só oferecia uma vaga para judeus, e em 1941 ela foi concedida a outro aluno. Porém a paixão pela ciência permaneceu: quase 40 anos mais tarde o compositor realizaria obras com base na teoria do caos, recursividade, fractais e outros conceitos matemáticos.
Em 1944, próximo ao final da guerra, Ligeti teve que servir ao Exército. Os demais membros da família foram enviados a campos de concentração. O pai e o irmão – violinista e violista de talento – morreram em Bergen-Belsen e Mauthausen, respectivamente, porém a mãe de Ligeti conseguiu sobreviver a Auschwitz.
Os anos da guerra marcaram indelevelmente a personalidade do compositor: ele, que se definia como uma pessoa afável, dizia guardar dentro de si um ódio imenso. Um sentimento que se multiplicou sob a ditadura comunista húngara, na década de 50, e que se expressou na agressividade de certas obras, como o Requiem, de 1965.
O exílio
Sob o governo de András Hegedüs, a Hungria passou pela "re-stalinização", sob o signo da coletivização compulsória e do terror da polícia secreta. Nesse ínterim, o compositor lecionou Teoria Musical no Conservatório Franz Lizst, de Budapeste. Como acontecera com os nazistas, o regime comunista condenou a música moderna. Para Ligeti se tornar persona non grata para o partido, bastou ele apresentar uma peça de Igor Stravinsky a seus alunos.
O músico relembrava ter escutado no rádio –às escondidas – a obra eletrônica Gesang der Jünglingen, de Karlheinz Stockhausen. Esta música lhe fez vislumbrar o mundo de possibilidades musicais para além da Cortina de Ferro, confirmando o doloroso exílio em que foi forçado a viver. A sensação de sufocação, tanto intelectual como pessoal, tornou-se insuportável após o fracasso da revolução antissoviética de 1956. Ligeti fugiu para a Áustria.
Voz crítica na torre de marfim
Pouco depois, ele foi convidado por Stockhausen e Herbert Eimert a realizar três peças no Estúdio de Música Eletrônica da Rádio WDR, em Colônia. Esse contato direto com os sons eletrônicos foram a inspiração para sua primeira grande peça orquestral, Atmosphères. Ela seria seu passaporte para o panteão da música europeia da segunda metade do século 20, ao lado de Pierre Boulez, Luciano Berio, Luigi Nono e mais alguns poucos eleitos.
Durante anos, György Ligeti foi presença marcante nos cursos de música contemporânea de Darmstadt, além de lecionar em Essen, Berlim e, por último, Hamburgo. Uma característica essencial de Ligeti: o fato de pertencer ao crème de la crème da música nova nunca o levou a sacrificar seu olhar crítico sobre as atividades da "corporação".
Enquanto seus colegas seguiram com afã religioso dogmas como o do serialismo, ele procurava sua estética a cada nova obra: longe de meramente seguir uma fórmula mais ou menos bem-sucedida, cada peça é um universo único, irreprodutível. Em geral avesso a dogmas, Ligeti foi um judeu que não via o menor problema em haver escrito um réquiem: "Não sou judeu nem cristão. Mas também não sou ateu. Existem outras possibilidades".
http://www.dw.com/image/880155_404.jpg
Trecho de uma partitura de Ligeti
Filigranas musicais e humor
Como definir a música de Ligeti? Assim como sua biografia e personalidade, ela se caracteriza por paradoxos, metamorfoses, guinadas bruscas e pistas falsas. Enquanto ainda na Hungria, ele compunha num estilo próximo ao nacionalismo construtivista, cerebral, de Béla Bartók.
Suas primeiras obras de peso no Ocidente foram de uma beleza sonora iridescente, inspirada nas possibilidades ilimitadas da música eletrônica e alcançada através da técnica da "micropolifonia", que Ligeti derivou do contraponto medieval: os instrumentos da orquestra tocam simultaneamente centenas de melodias semelhantes, que produzem um paradoxal efeito de agitação estática.
Em seguida, o compositor explorou a simultaneidade de estruturas rítmicas independentes. A consequência última dessa "técnica de reticulado" foi o Poème symphonique, para 100 metrônomos, cada um num andamento diferente. Nascida de um certo enfado com a indústria da música erudita e não sem uma boa dose de ironia, a peça faz refletir sobre o que é a interpretação, sobre a situação de concerto em si.
Essa veia satírica seria futuramente desenvolvida nas peças vocais Aventures e Nouvelles aventures – minidramas musicais, sem enredo explícito e numa língua imaginária –, e na apocalíptica Le Grand Macabre – sua única ópera, que numa cena inclui a música étnica de um país que jamais existiu.
Janela sobre a eternidade
O compositor faleceu em 12 de junho de 2006. Seu precário estado de saúde já o impedira de receber pessoalmente o Prêmio da Música de Frankfurt, no ano anterior.
Um dos enigmas do homem György Ligeti foi sua capacidade de evoluir sempre, porém mantendo-se fiel às suas paixões originais. Pois o interesse por mundos artificiais já se manifestara na infância, quando ele inventou Kylwiria, um reino imaginário, com geografia, língua e história próprias.
Ainda adolescente, a caminho da aula de piano, Ligeti imaginava uma música estática, mas em movimento perene. Um ideal que ele reencontraria nas obras medievais e que perseguiria de diversas formas em suas próprias composições.
Certa vez, Ligeti comparou a música a alguém que contempla o mar através de uma janela. O que o compositor faz é abrir essa janela. Quando ela é fechada, a música continua lá. Uma nobre utopia, da qual esse compositor pan-europeu conseguiu se aproximar como ninguém.
Autor. Augusto Valente
Fonte: Deutsche Welle
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
04/08/2017 - Morre aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
15/08/2012 - Morre o músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho -
01/03/2012 - Morre Lucio Dalla, cantor e compositor italiano -
11/10/2011 - Morre, aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos -
04/03/2010 - Morre Johnny Alf, compositor, cantor e pianista brasileiro -
12/05/2008 - Morre Irena Sendler, que salvou 2.500 crianças judias durante Holocausto -
25/12/2006 - Morre James Brown, cantor e compositor norte-americano -
24/12/2006 - Morre Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
28/05/2006 - Papa Bento XVI visita Auschwitz -
20/09/2005 - Morre Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
17/01/2005 - Morre Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
19/02/2004 - Simon Wiesenthal é feito cavaleiro pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em função das suas contribuições para a Humanidade -
18/11/2003 - Morre Michael Kamen, maestro e compositor -
02/08/2003 - Morre Paulinho Nogueira, compositor brasileiro, autor de Menina -
21/04/2003 - Morre Nina Simone, cantora de Jazz -
12/01/2003 - Morre aos 53 anos, Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
25/10/2002 - Morre Richard Harris, ator irlandês -
14/11/1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
22/06/1999 - Israel resgata 76 etíopes judeus -
14/02/1996 - Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
24/06/1995 - Morre o compositor, cantor e humorista Ivon Curi -
27/04/1995 - Morre Raphael Rabello, Grande Violinista e Compositor Brasileiro -
18/07/1994 - 85 pessoas morrem com a explosão de uma bomba no Centro Comunitário Judaico de Buenos Aires -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
26/11/1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
29/03/1993 - Morre Jessé, cantor e compositor brasileiro -
06/01/1993 - Morre Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
29/04/1991 - Morre em um acidente de automóvel, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior o "Gonzaguinha", cantor e compositor brasileiro -
14/10/1990 - Morre Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
08/05/1990 - Morre o compositor italiano, Luigi Nono -
17/04/1988 - Morre Linda Batista, cantora e compositora brasileira -
13/02/1988 - Morre Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
04/07/1987 - A França condena o genocida nazista Klaus Barbie à prisão perpétua -
06/06/1985 - No Brasil é exumado um corpo posteriormente identificado como do nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte” -
09/02/1983 - Morre “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
19/01/1983 - Klaus Barbie, o notório líder da SS nazista estabelecida na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, é preso na Bolívia -
23/11/1982 - Morre Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
29/03/1982 - Morre Carl Orff, compositor alemão -
16/10/1981 - Morre Moshe Dayan, militar israelense -
04/10/1981 - Estreia o telefilme 'A Onda' (The Wave) -
22/12/1980 - Morre no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
30/11/1980 - Morre Cartola, compositor brasileiro -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
03/10/1979 - Morre o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
08/07/1975 - Visita histórica: primeiro-ministro Yitzhak Rabin foi o primeiro chefe de governo de Israel a visitar a Alemanha. -
13/11/1974 - O Líder da Organização para a Libertação da Palestina – OLP, Yasser Arafat compareceu pela primeira vez diante da assembléia das Nações Unidas -
09/10/1974 - Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
09/09/1974 - Nasce Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira -
27/08/1974 - Morre o compositor Lupicínio Rodrigues -
15/01/1973 - Golda Meir é a primeira líder israelense a ser recebida pelo Papa -
20/04/1969 - Morre Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
30/09/1968 - Morre Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
01/06/1962 - O nazista Adolf Eichmann, depois de julgado e condenado, é enforcado -
15/12/1961 - O nazista Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país -
11/04/1961 - Em Israel, tem início o processo contra o carrasco nazista Adolf Eichmann -
16/10/1960 - Nasce Leila Pinheiro, cantora brasileira -
14/10/1960 - Nasce Kiko Zambianchi, músico brasileiro -
02/09/1960 - Nasce Arnaldo Antunes, músico e poeta brasileiro -
21/05/1960 - Num voo da El Al, o nazista Otto Adolf Eichmann é levado da Argentina para Israel por agentes da Mossad -
11/05/1960 - O nazista Otto Adolf Eichmann é capturado por agentes israelenses da Mossad na Argentina -
03/05/1960 - A Casa de Anne Frank é aberta ao público -
11/02/1960 - Morre Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
22/09/1958 - Nasce Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor de músicas italiano -
11/10/1957 - Nasce Lobão, músico brasileiro -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
07/01/1951 - Nasce Luiz Carlos dos Santos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
22/12/1949 - Nasce Maurice Ernest Gibb, músico inglês conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees -
13/10/1949 - Nasce Fagner, músico brasileiro -
03/10/1949 - Nasce Zé Ramalho, cantor brasileiro -
23/09/1949 - Nasce Bruce Springsteen, cantor norte-americano -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
15/04/1948 - Nasce Michael Kamen, maestro e compositor -
21/12/1947 - Nasce Paco de Lucía, guitarrista e compositor de flamenco espanhol -
24/08/1947 - Nasce Paulo Coelho, escritor brasileiro -
09/12/1946 - Os julgamentos subsequentes de Nuremberg começam com o julgamento dos médicos, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia. -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
18/06/1946 - Nasce James Paul McCartney -
10/05/1946 - Morre Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
09/10/1945 - Nasce em Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
22/09/1945 - Nasce Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
29/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas libertam o Campo de concentração de Dachau -
12/03/1945 - Anne Frank, menina holandesa de religião judaica, morre de tifo no campo nazista de extermínio de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal enc -
27/01/1945 - Tropas soviéticas liberam os campos de concentração nazistas Auschwitz e Birkenau na Polônia. 1.5 milhões de pessoas foram exterminadas no campo, incluindo mais de 1 milhão de judeus -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a interrupção das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau -
07/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Judeus iniciam um levante no campo de concentração de Birkenau -
04/08/1944 - Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração -
02/08/1944 - No campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau cerca de 3 mil ciganos são exterminados de uma única vez -
02/08/1944 - Morre Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado no campo nazista de Auschwitz -
01/08/1944 - Anne Frank escreve pela última vez em seu diário -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
13/12/1943 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Calávrita pelas forças de ocupação alemãs na Grécia. -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
29/08/1943 - Nasce Edu Lobo, músico brasileiro -
02/08/1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem -
01/07/1943 - Os Judeus alemães passam a ser submetidos a vigilância policial -
24/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Holocausto: Josef Mengele se torna oficial médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz -
16/05/1943 - Chega ao fim levante do Gueto de Varsóvia -
19/04/1943 - Levante no Gueto de Varsóvia -
17/04/1943 - Hitler exige que a Hungria prenda todos os judeus do país -
18/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: Eclode a primeira Revolta do Gueto de Varsóvia -
05/08/1942 - O pedagogo Janusz Korczak é deportado e morto em Treblinka -
23/07/1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka. -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a mais espetacular fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
14/06/1942 - Anne Frank inicia seu diário -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
15/05/1942 - Alemanha Nazista: Judeus são proibidos de ter animais domésticos -
26/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, o Campo de Extermínio Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
20/01/1942 - Holocausto: oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”, o extermínio de todos os judeus da Europa -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
03/09/1941 - Holocausto: No campo de extermínio nazista de Auschwitz, o gás começa a ser usado para matar prisioneiros -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
16/11/1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
05/09/1940 - Estreia, no Festival de Cinema de Veneza, o filme nazista "O judeu Süss" -
06/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeira fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
20/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz -
27/04/1940 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, fosse transformada em campos de concentração -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
31/08/1939 - Nasce Francis Hime, cantor e compositor brasileiro -
06/07/1939 - As empresas e negócios pertencentes a Judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigadas a fechar -
04/06/1939 - O navio St. Louis, transportando mais de 900 refugiados judeus da Alemanha, é expulso da costa da Flórida -
26/11/1938 - Na Alemanha, Goering dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus -
09/11/1938 - Ocorre na Alemanha a "Noite dos Cristais", em que nazistas atacam a população judaica, matando vários e queimando sinagogas -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
12/09/1935 - Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro -
12/07/1935 - Morre Alfred Dreyfus, oficial francês, centro do caso Dreyfus -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
22/01/1935 - Morre Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
04/04/1934 - Morre Ernesto Nazareth, músico brasileiro -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
03/05/1933 - Nasce James Brown, cantor e compositor norte-americano -
01/04/1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos -
29/03/1933 - A direção da UFA (produtora alemã de filmes) demite funcionários judeus -
01/10/1930 - Nasce Richard St. John Harris, o ator irlandês Richard Harris -
12/06/1929 - Nasce Annelies Marie Frank, menina holandesa de religião judaica, mais conhecida como Anne Frank -
23/02/1927 - Nasce Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
20/03/1926 - Nasce José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, mais conhecido como o humorista José Vasconcellos -
21/12/1924 - Nasce Altamiro Aquino Carrilho, compositor brasileiro e considerado um dos maiores flautistas do mundo -
29/01/1924 - Nasce o compositor italiano, Luigi Nono -
11/01/1923 - Nasce Sérgio Marcus Rangel Porto o “Stanislaw Ponte Preta”, escritor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
29/08/1920 - Nasce Charlie Parker Jr., músico de jazz norte-americano -
05/12/1919 - Nasce Otávio Henrique de Oliveira, o “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
11/11/1919 - Morre Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro -
25/08/1918 - Nasce Leonard Bernstein, maestro e compositor norte-americano -
02/11/1917 - O governo britânico, através da Declaração de Balfour, promete aos judeus um “lar nacional” na Palestina -
21/10/1917 - Nasce Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano -
11/10/1916 - Ministro da Guerra Alemão ordena censo entre judeus nas Forças Armadas -
18/10/1915 - Nasce Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
20/05/1915 - Nasce Moshe Dayan, militar israelense -
05/01/1915 - Nasce o compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga -
19/09/1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
06/08/1912 - Nasce Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro -
15/02/1910 - Nasce Irena Sendler, o Anjo do Gueto de Varsóvia -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
02/05/1909 - Nasce Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
31/12/1908 - Nasce Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
11/10/1908 - Nasce Cartola, compositor brasileiro -
28/04/1908 - Nasce Oskar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
19/02/1908 - Nasce no Rio de Janeiro, Henrique Foréis Domingues, o "Almirante" -
29/03/1907 - Nasce Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
12/07/1906 - Condenação de Alfred Dreyfus é revogada. Dreyfus foi vítima de um dos maiores escândalos políticos e jurídicos da França, perseguido pela sua religião -
27/01/1906 - Nasce em Porto Alegre, Radamés Gnattali, músico instrumentista e compositor brasileiro -
11/12/1904 - Nasce Felix Nussbaum, pintor alemão, que foi assassinado no campo nazista de Auschwitz -
07/04/1903 - Em París é revelado que oficiais do exército forjaram documentos relacionados ao caso Dreyfus -
06/02/1903 - Pogrom de Kishinev: Michael Ribalenko, foi encontrado morto na cidade de Dubossary (hoje Dubasari), a cerca de 35 quilômetros a norte de Chisinau -
27/01/1901 - Morre Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
25/08/1900 - Dez anos após sofrer um esgotamento mental do qual ele nunca veio a se recuperar, o filósofo Friedrich Nietzsche morre em Weimar, na Alemanha, aos 55 anos -
19/09/1899 - Alfred Dreyfus deixa a prisão e é reabilitado capitão -
13/01/1898 - O autor francês Émile Zola publica a carta 'J’Accuse', no qual ele denuncia o governo francês de encobrir a injustiça do caso Dreyfus -
11/11/1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado -
29/08/1897 - O primeiro Congresso Sionista se reúne na Suíça. O Congresso foi convocado pelo jornalista Theodor Herzl com o intuito de organizar um movimento por um território judeu na Palestina -
21/02/1895 - Alfred Dreyfus, oficial francês acusado injustamente de traição, é deportado para a Ilha do Diabo -
05/01/1895 - O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, condenado por passar segredos militares aos alemães, perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. -
22/12/1894 - Termina na França o polêmico julgamento de Alfred Dreyfus, oficial judeu injustamente acusado de traição -
15/10/1894 - Inicia-se na França o caso Dreyfus, a injusta prisão do capitão Alfred Dreyfus, um oficial judeu do exército francês -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
31/07/1886 - Morre Franz Liszt, compositor e pianista húngaro -
09/10/1881 - Nasce Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
19/09/1880 - Nasce Zequinha de Abreu, músico brasileiro autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" -
18/12/1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
08/10/1863 - Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro -
20/03/1863 - Nasce Ernesto Júlio de Nazareth, músico brasileiro -
09/10/1859 - Nasce Alfred Dreyfus, oficial francês, centro do caso Dreyfus -
15/10/1844 - Nasce Friedrich Nietzsche, filósofo alemão -
13/10/1843 - É fundada em Nova Iorque a B´nai B´rith, a mais velha organização judaica laica dos Estados Unidos -
10/10/1813 - Nasce Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
22/10/1811 - Nasce Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro -
03/07/1801 - Surge, na Alemanha, o judaísmo reformado -
17/01/1775 - Morre Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica -
28/07/1750 - O compositor alemão Johann Sebastian Bach morre aos 65 anos -
19/10/1739 - Inquisição mata em Lisboa o dramaturgo Antônio José da Silva, o Judeu -
08/05/1705 - Nasce Antônio José da Silva, o Judeu, escritor e dramaturgo português nascido no Brasil colônia, considerado um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos -
21/11/1695 - Morre Henry Purcell, compositor britânico -
21/03/1685 - Nasce em Eisenach, na Alemanha, o compositor Johann Sebastian Bach -
10/09/1659 - Nasce Henry Purcell, compositor britânico -
22/10/1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III a bula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. -
30/03/1492 - Os Reis católicos, Fernando e Isabel, assinam o “Decreto de Alhambra” ordenando a expulsão de todos os judeus da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo Romano -
08/09/1264 - Estatuto de Kalisz - O príncipe Boleslaw o Piedoso de Kalisz, assina a carta patente que regulamenta as liberdades dos Judeus na Polônia e as obrigações dos cristãos -
17/09/1179 - Morre a abadessa Hildegard von Bingen -
12/12/1098 - Conquista e início do massacre de Ma'arrat al-Numan pelos exércitos da Primeira Cruzada.