Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de novembro de 1784.

Nasce Zachary Taylor, 12º Presidente dos Estados Unidos

Zachary Taylor, 12º Presidente dos Estados Unidos

Zachary Taylor (Barboursville, 24 de novembro de 1784 — Washington, D.C., 9 de julho de 1850) foi um político e militar norte-americano, 12º Presidente dos Estados Unidos, de 4 de março de 1849 até sua morte em 9 de julho de 1850.

Sua carreira militar de 40 anos terminou com vitórias de longo alcance na Guerra Mexicano-Americana. Com seu status de herói nacional ele ganhou a eleição para a Casa Branca, apesar de suas crenças políticas vagas. Sua prioridade como presidente foi a preservação da União, mas morreu 16 meses em seu mandato, antes de fazer qualquer progresso sobre o estado de escravidão, que havia inflamado as tensões no Congresso.

Taylor nasceu em uma família proeminente de plantadores que migraram do oeste da Virgínia para o Kentucky em sua juventude. Ele foi contratado como oficial do Exército dos Estados Unidos, em 1808, e fez um nome para si mesmo como capitão na guerra de 1812. Subiu as fileiras estabelecendo fortes militares ao longo do rio Mississippi e entrou na Guerra de Black Hawk como coronel em 1832. Seu sucesso na Segunda Guerra Seminole atraiu a atenção nacional e lhe rendeu o apelido de "O velho e descuidado Ready".

Em 1845, como a anexação do Texas estava em andamento, o presidente James K. Polk despachou Taylor para a área do Rio Grande, em antecipação de uma batalha potencial com o México ao longo da disputada fronteira entre o Texas e o México. A guerra mexicano-americana eclodiu em maio de 1846, e Taylor liderou as tropas americanas para a vitória em uma série de batalhas que culminou na Batalha de Palo Alto e da Batalha de Monterrei. Ele se tornou um herói nacional, e os clubes políticos surgiram para atraí-lo à próxima eleição presidencial de 1848.

O Partido Whig convenceu o relutante Taylor a liderar a campanha, apesar de sua plataforma obscura e falta de interesse na política. Ele ganhou a eleição norte-americana ao lado do representante Millard Fillmore de Nova Iorque, derrotando o candidato democrata Lewis Cass. Como presidente, Taylor manteve a distância do Congresso e seu gabinete, assim como as tensões partidárias ameaçavam dividir a União. Debates sobre a condição de escravos dos grandes territórios reivindicados na guerra levaram a ameaças de secessão de sulistas. Apesar de ser um sulista e ele próprio um senhor de escravos, Taylor não pressionou a expansão da escravidão. Para evitar o problema, ele pediu colonos no Novo México e Califórnia a ignorar a etapa territorial e projeto de constituição de um Estado, preparando o palco para o compromisso de 1850. Taylor morreu repentinamente de uma doença relacionada ao estômago em julho de 1850, assegurando que ele teria pouco impacto sobre a divisão corte que levou a uma guerra civil de uma década mais tarde.

Histórico

Conhecido como "o velho e descuidado Ready", Taylor já detinha quarenta anos de carreira militar quando assumiu a presidência.

Servindo na Guerra de 1812 e na Guerra de Black Hawk (e antes da Segunda Guerra Seminolle alcançar fama no país), Taylor levou tropas estadunidenses à vitória em várias batalhas, desde a crítica Guerra Mexicano-Americana.

Taylor estava desinteressado na política, mas foi indicado pelo Partido Whig, como seu candidato nas eleições presidenciais de 1848. Nas eleições, Taylor derrotou o candidato democrata, Lewis Cass, e se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a nunca antes ter realizado qualquer cargo político.

Taylor também foi o último presidente nascido do sul do país, até a o presidente Woodrow Wilson. Como presidente, Taylor apelou aos colonos do Novo México e Califórnia para ignorar a expansão territorial e ao projeto de Constituição para a soberania, a definir as fases do Compromisso de 1850.

Zachary Taylor faleceu de gastroenterite aguda, nos primeiros dezesseis meses de seu mandato. Com isso, o seu Vice-Presidente, Millard Fillmore, assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 1850.

Fonte: Wikipédia


Tags: Zachary Taylor, cólera, presidente, Estados Unidos, Guerra Mexicano-Americana, Batalha de Buena Vista, Álamo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.12

  • Dia da Astronomia
  • Dia de São Cromácio
  • Dia do Advogado Criminalista
  • Dia do Sambista
  • Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (ONU)
  • Dia Nacional das Relações Públicas
  • Dia Nacional do Samba
  • Dia Pan-americano da Saúde