Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de janeiro de 0098.

Morre o Imperador Romano Marco Coceio Nerva

Busto de Nerva, no Museu Nacional Romano

Marco Coceio Nerva (em latim: Marcus Cocceius Nerva), 8 de novembro de 30 — 27 de janeiro de 98), foi imperador romano de 19 de setembro de 96 até a sua morte em 27 de janeiro de 98.

Este reputado senador esteve ao serviço do Império durante os reinados de Nero, Vespasiano, Tito e Domiciano. Com Nero foi membro do séquito imperial e desempenhou um papel de destaque na descoberta de uma conspiração contra o imperador, orquestrada pelo senador Caio Calpúrnio Pisão (65). Foi recompensado com dois consulados, com Vespasiano em 71 e com Domiciano em 90. Sendo este assassinado, a 18 de setembro de 96, o senado, no dia seguinte a 19 de setembro de 96, elegeu e aclamou um de seus membros, Nerva, imperador. Como novo monarca jurou restaurar os direitos que foram abolidos ou simplesmente obviados durante o reinado de Domiciano. Contudo, a sua administração esteve pontuada por problemas financeiros e pela sua falta de habilidade para tratar com as tropas. Uma rebelião da guarda pretoriana em 97 quase o forçou a adotar o popular Trajano como herdeiro e sucessor. Após o que aproximadamente foram dez e oito meses de gestão, Nerva faleceu de morte natural a 27 de janeiro de 98. Após sua morte foi sucedido pelo seu filho adotivo, Trajano.

Embora se desconheça grande parte da vida de Nerva, é considerado pelos historiadores antigos como um imperador sábio e moderado, interessado no bem-estar econômico, procurando reduzir as despesas do governo. Esta opinião foi confirmada pelos historiadores modernos, um dos quais, Edward Gibbon, chama Nerva e os seus quatro sucessores, os "cinco bons imperadores". A adoção de Trajano como herdeiro finalizou com a tradição dos anteriores imperadores, que nomeavam algum dos seus parentes como filho adotivo, caso não os sucedessem os seus próprios filhos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Marco Coceio Nerva, Marcus Cocceius Nerva, cinco bons imperadores, Imperador Romano, Imperador, Império Romano, Nero, Vespasiano, Tito, Domiciano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 29.11

  • Dia da Solidarieade ao Povo Palestino
  • Dia de São Saturnino
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia do Café
  • Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte