Últimas notícias
Hoje na história
RSSTropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa
A Questão Romana se refere à disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papa durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini.
Os chamados Estados Pontifícios, que compunham a parte central da península Itálica, pertenciam à Igreja Católica desde os tempos medievais, tendo sido doados por Pepino, o Breve, ao papa. No ano de 754, o Papa Estêvão II recebeu do rei franco Pepino, o Breve o ducado de Roma e as terras conquistadas dos lombardos com o título de Patrimônio de São Pedro.
Em 1861, os italianos promoveram a unificação política da península, mas não conseguiram anexar Roma, dada a forte presença militar francesa em apoio ao papa. Em 1870, os alemães, liderados pelo Reino da Prússia, declararam guerra à França, durante o processo de unificação alemã. Napoleão III retirou as tropas francesas de Roma. Aproveitando este momento, os italianos anexaram Roma ao Reino de Itália. O papa Pio IX não aceitou a perda do “Patrimônio de São Pedro” e declarou-se prisioneiro do governo italiano, dando origem à Questão Romana.
A Questão Romana se encerrou com a criação do Vaticano, com o estabelecimento do Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini.
Histórico
A conclusão da Terceira guerra de independência italiana não passou sem consequências para a situação política interna. Tanto os seguidores de Giuseppe Mazzini quanto os católicos lançavam violentas acusações contra a administração moderada. A isto juntou-se a crise do governo Bettino Ricasoli (formalmente determinada por um voto de desconfiança sobre a proibição de se ter comícios sobre a lei eclesiástica) e sua substituição por um governo presidido por Urbano Rattazzi em 10 de abril de 1867.
Foi neste clima político, envenenado pelas polêmicas e marcado pela crescente impopularidade do governo, que amadureceu a última empresa do partido de ação, intencionado a fazer marchar sobre Roma um pequeno exército de voluntários comandado por Giuseppe Garibaldi e a jogar a carta da insurreição popular na capital. Ainda uma vez Rattazzi assumiu uma atitude ambígua, antes aprovando tacitamente a empresa, e depois (chamado por Napoleão III a respeitar os empenhos assumidos pelo governo italiano), fazendo prender Garibaldi em Sinalunga, na província de Siena (24 de setembro de 1867) e forçando-o a estadia obrigatória em Caprera.
Mas com isto não conseguiu parar a ação. Poucos dias depois, evitando o bloqueio naval em volta da ilha, Garibaldi conseguiu chegar até a Toscana e assumir o comando de mais de 9000 voluntários. No mesmo tempo, Napoleão III julgando que foram violados os acordos, ordenou a partida de Tolone de uma expedição de 20.000 homens com destino a Roma para garantir a proteção do papa.
Uma primeira tentativa de insurreição falhou entre os dias 22 e 23 de outubro de 1867: um grupo de voluntários, guiado pelos irmãos Enrico e Giovanni Cairoli, penetrou na cidade com objetivo de levar armas para os revolucionários, mas deparou-se com os guardas pontifícios em Villa Glori. Os mortos foram 76, incluindo os dois irmãos comandantes.
Três dias mais tarde Giuseppe Garibaldi, chegando em Monterotondo (a poucos quilômetros de Roma), obrigou a guarnição pontifícia a se render, mas em 3 de novembro de 1867, em Mentana (último posto avançado no caminho da capital), sofreu uma dura derrota por parte da guarnição francesa que tinha acabado de desembarcar em Civitavecchia e que era superior em número e sobretudo armada com os novíssimos fuzis Chassepots, que eram recarregáveis pela culatra. Forçado a recuar em território italiano, Garibaldi foi preso pelas tropas do rei e enviado de volta para Caprera.
A onda de indignação da opinião pública contra o governo, presidido pelo general Luigi Federico Menabrea (sucedido a Urbano Rattazzi em 27 de outubro de 1867 no auge da crise romana), e contra a França foi muito forte e juntou-se à crise social aberta pela lei sobre o moído. Em 14 de dezembro de 1869 o governo Menabrea foi forçado a demitir-se e foi substituído por um ministério presidido por Giovanni Lanza, que se valeu, como ministro das finanças, da obra muito eficaz de Quintino Sella.
Tratava-se de uma virada em relação aos governos anteriores, regidos por homens de confiança do rei (o "partido da corte"), quase sempre sem grande experiência política e econômica. Ele dedicou-se primeiro ao saneamento financeiro e ao equilíbrio do balanço, assumindo providências muito severas (entre as quais o aumento dos impostos diretos e indiretos, cortes nas despesas militares, redução dos escritórios centrais e periféricos). O governo Lanza gozou também de uma situação internacional particularmente favorável e aproveitou-se deste fato para resolver definitivamente a Questão Romana.
O conflito que explodiu em 19 de julho de 1870 entre França e Reino da Prússia criou as condições para uma fácil intervenção militar pelo Reino de Itália. Já no começo de agosto de 1870, Napoleão III foi forçado a retirar a pequena expedição que estacionava no Lácio, enquanto na Itália toda aumentava a pressão popular para que o governo acelerasse uma solução baseada na força. Em 1º de setembro de 1870, o imperador francês Napoleão III foi feito prisioneiro pelos prussianos e no dia 4, em Paris, foi proclamada a república. No dia 5, o governo italiano decidiu por unanimidade ocupar Roma.
O conde Gustavo Ponza de S. Martino foi enviado para a capital para tentar uma solução pacífica com o Papa Pio IX. O rei Vítor Emanuel II oferecia ao papa "todas as garantias necessárias para a independência espiritual da Santa Sé", mas o papa recusou decididamente qualquer negociação. Assim o exército italiano, comandado pelo general Cadorna, invadiu o Estado Pontifício sem encontrar resistência. Foi necessário usar a força somente para entrar em Roma: em 20 de setembro de 1870 a artilharia italiana abriu uma brecha nos muros perto da Porta Pia e a cidade foi conquistada. Morreram 49 soldados italianos e 19 soldados pontifícios.
O Papa Pio IX, que deflagrou a questão romana.
Em 2 de outubro de 1870, um plebiscito sancionou a anexação de Roma e do Lácio ao Reino de Itália: em 135.188 votantes, 133.681 foram favoráveis e 1.507 contrários. Um mês mais tarde, Pio IX emanou a encíclica "Respicientes" na qual declarou "injusta, violenta, nula e inválida" a ocupação italiana, denunciou a condição de cativeiro do pontífice e excomungou o rei da Itália. De sua parte, o senado italiano votou, em 27 de janeiro de 1871, a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários. Desaparecia assim o último território do poder temporal da Igreja Católica e no mesmo tempo foram subtraídos, ao movimento democrático, um objetivo e um argumento de agitação política que no passado haviam qualificado sua ação.
Desde então a esquerda mudará sua identidade assumindo conotações profundamente diferentes. Os católicos, ao contrário, não modificaram sua posição de rígida contraposição em relação ao novo estado italiano, não obstante o parlamento havia votado uma lei (lei das garantias de 21 de março de 1871) com a qual assegurava para a Igreja a absoluta liberdade de culto e a soberania sobre os prédios do Vaticano, de Latrão e da casa de Castel Gandolfo considerados fora do território (extraterritorialidade), destinando também para a mesma, uma côngrua, doação anual, igual àquela que o erário pontifício pagava para o mantimento da corte do Papa.
Passaram-se alguns decênios para ser removida a absoluta e taxativa proibição de Pio IX de participar, mesmo que com o voto, da vida política (non expedit).
Ao lado da questão social, constituída pela revolta meridional, se flanqueava, porém sem entrelaçar, a questão da conclusão do processo de unificação, começando pela questão romana que tornou-se mais incandescente pela decisão do primeiro parlamento italiano de declarar, na sessão de 27 de março de 1861, Roma capital do Reino de Itália quando ainda a cidade estava firmemente nas mãos do papa, garantido pelo apoio das principais potências da Europa.
A favor de uma rápida conquista de Roma mobilizou-se em particular o Partido de Ação e mais em geral os democratas. Depois que os moderados conseguiram dirigir e controlar plenamente o processo de unificação, para a corrente democrática a questão romana permaneceu praticamente como o único cavalo de batalha e único tema qualificativo para conservar e recuperar uma identidade e uma presença política significativa. De fato, ela servia particularmente para que a corrente democrática alcançasse seu objetivo:
Em primeiro lugar a relevância internacional da questão romana a colocava no centro dos difíceis equilíbrios da complexa rede de alianças tecidas pelos moderados no contexto europeu. Fazer precipitar a situação acelerando e forçando o processo de unificação (pondo a questão romana em termos revolucionários) significaria colocar em gravíssima dificuldade a direita, fazer emergir suas contradições e colocar em crise toda a política externa. Tanto mais que a onda de geral simpatia da qual gozou a revolução italiana entre as potências liberais, andou rapidamente apagando-se, e a Itália, que com a unificação ficou maior do que o previsto, agora era vista com geral desconfiança.
Em segundo lugar a impossibilidade de separar a questão romana dá problemática político-religiosa exasperava a contraposição entre o intransigente anticlericalismo (e por certos aspectos anticatolicismo) dos democratas e a lógica de mediação e de compromissos de uma parte da direita. A formula separatista de Cavour "livre Igreja em livre estado" baseava-se de fato na ideia de um compromisso estável entre Estado liberal e Igreja católica, fundado sobre a renúncia, por parte da segunda, ao próprio poder temporal em troca do domínio espiritual, e sobre o empenho do primeiro a garantir não somente a plena liberdade religiosa, mas o "primado ético-civil do catolicismo como base da vida nacional".
Neste sentido orientaram-se as negociações iniciadas pelo Conde de Cavour com a Santa Sede, e continuada por Bettino Ricasoli, que em 12 de junho de 1861 sucedeu a Cavour na guia do governo. Católico praticante, o barão Ricasoli tentou convencer o Papa Pio IX para uma solução negociada, e de abrandar a posição francesa sobre a questão. Mas recebeu uma dupla recusa:
- Pio IX defendeu o próprio poder temporal com intransigência, opondo um seco "non possumus" (não podemos) para as hipóteses diplomáticas italianas;
- Napoleão III prolongou ulteriormente a permanência das tropas francesas no Estado Pontifício, avisando que uma iniciativa italiana naquele território seria considerada como uma direta agressão.
Contestado quer seja pela direita, que preferia uma maior cautela, quer seja pela esquerda, que queria uma política externa mais agressiva ameaçando o recurso à ação direta de tipo garibaldino, depois de apenas nove meses de governo, no dia 3 de março de 1862, Ricasoli teve que apresentar sua demissão.
Foi substituído por Urbano Rattazzi, mais perto das posições da esquerda e de qualquer modo convicto da oportunidade de repetir a manobra de Cavour de 1860 através do uso sem escrúpulos da ação extragovernativa garibaldina. Assim Giuseppe Garibaldi começou a organizar grupos de voluntários em Veneto (Veneza), animado pelo consenso tácito do governo italiano que, segundo uma técnica experimentada, esperava conseguir vantagens pela ação vindo de baixo sem se comprometer.
Mas o clima internacional havia mudado. O apoio da Inglaterra não era mais incondicional como no passado. E o comportamento da França, que ficou mais atenta em relação a esta potência (Itália) que cresceu nas fronteiras meridionais, permanecia intransigente. Portanto, quando Napoleão III declarou sua aberta hostilidade para qualquer iniciativa, Rattazzi e o rei tiveram que intervir e dispersar com a força as organizações de voluntários.
O governo interveio com mais energia quando Garibaldi, poucos meses mais tarde, tentou a aventura do sul, concentrando seus voluntários na Sicília para marchar sobre Roma, na tentativa de repetir a gloriosa empresa de dois anos antes, levando-a desta vez até seu extremo cumprimento (liberação de Roma: Ou Roma ou morte!).
O governo italiano, empurrado pela França, proclamou o estado de sítio, ordenando às tropas regulares de deter os voluntários com o uso da força. O choque aconteceu no dia 29 de agosto nas encostas do Aspromonte, na Calábria, onde o exército italiano não hesitou em abrir fogo. Garibaldi foi ferido (como recita o canto popular dedicado ao episódio: Garibaldi foi ferido, foi ferido numa perna, Garibaldi que comanda, que comanda seus soldados), preso e aprisionado no forte Varignano.
Mas o governo Rattazzi não sobreviveu à crise que nasceu e poucos meses depois, no dia 8 de dezembro de 1862, foi forçado a demitir-se. Da falência da aventura romana saíram como perdedores tanto os moderados (porque suas indecisões causaram uma profunda ferida ao orgulho nacional), quanto os democratas (porque seus métodos revolucionários revelaram-se ineficazes). Sobretudo resultou impraticável, na nova situação nacional, o entrelaçamento entre diplomacia moderada e ação direta democrática que, ao contrário, dominou a fase anterior.
Daquele momento em diante o governo teve que adotar uma tática totalmente diferente, feita de muitas negociações diplomáticas e atenta para desfrutar todas as frestas abertas no cenário europeu pelas contradições entre as potências dominantes. Esta via foi seguida pelo ministério presidido pelo moderado Marco Minghetti, que sucedeu em março de 1863 ao governo de transição de Luigi Carlo Farini. Convicto da necessidade de uma solução consensual da questão romana, Minghetti moveu-se no plano diplomático com o objetivo prioritário de tranquilizar as grandes potências e em particular a França.
Em 15 de setembro de 1863, esta política deu seu primeiro significativo resultado, com a assinatura de um acordo (a Convenção de Setembro) com Napoleão III, com que o governo italiano empenhava-se em defender as fronteiras do estado pontifício e a estabelecer a própria capital em Florença (tratava-se de uma implícita renúncia de Roma como capital), em troca da retirada das tropas francesas em dois anos. Desta maneira era garantida a benevolência de Napoleão III (cuja guarnição em Roma começava a custar demais) e contemporaneamente se colocava os democratas na frente do fato cumprido.
Mas a onda de impopularidade desta solução derrubou o governo. Os democratas denunciaram com força o caráter da definitiva renúncia de "Roma capital" e o risco de um "Aspromonte permanente" implícito no empenho italiano a tutelar as fronteiras pontifícias. No dia 21 de setembro Turim insurgiu-se contra a decisão de transferir a capital; foi uma repressão sangrenta que causou 30 mortes. Minghetti foi assim forçado a demitir-se (23-09-1864) e foi substituído pelo general La Marmora (28-09-1864).
O Vaticano, preocupado pelas possíveis consequências do acordo ítalo-francês, endureceu ulteriormente sua atitude intransigente, confirmando duramente sua condenação do liberalismo e de qualquer forma de modernização. Em dezembro de 1864 foi publicada a encíclica do papa "Quarta Cura", junto com um "Silabo de erros" que incluía todos os princípios essenciais do liberalismo. Entre as muitas proposições enunciadas, a 79ª afirmava que a liberdade de discussão corrompe as almas e a 32ª que o clero tem o direito natural de ser isentado do serviço militar. A tolerância religiosa, a liberdade de consciência e de imprensa, a legislação subversiva, foram todas condenadas, junto com o socialismo, o racionalismo e as associações pela difusão da Bíblia, e era decididamente negado que o papa tivesse ou pudesse descer a compromissos com o progresso, o liberalismo, a moderna civilização.
O Sílabo suscitou enorme indignação e a parte menos antiliberal do clero se apressou para colocar em dúvida tanto o significado dele quanto sua autoridade, enquanto a maior parte da hierarquia eclesiástica o aceitou como um pronunciamento infalível (com base no dogma da infalibilidade do papa em matéria de doutrina). Em seguida não faltaram alguns defensores afirmando que o Sílabo não impedia um católico de definir-se liberal em política. Na realidade, considerando que as proposições condenadas estavam difundindo-se rapidamente, se podia esperar que a Igreja mudasse seu metro e chegasse a um acordo com o liberalismo e a civilização moderna, num futuro não muito longe.
De qualquer modo sua publicação originaria apareceu como um grave golpe contra as tendências favoráveis ao compromisso e provocou uma verdadeira onda de anticlericalismo. Francesco Crispi anunciou no Parlamento que a cristandade devia ser purgada dos vícios da Igreja romana ou morrer. Sucessivos governos conservadores propuseram que os seminários fossem submetidos ao controle do governo, que os prefeitos pudessem, quando necessário, interferir até na celebração dos ritos religiosos e que os padres pudessem ser denunciados e chamados a julgamento quando recusassem a absolvição para aqueles que foram excomungados por motivos políticos.
A sucessiva lei de 1866 suprimiu quase todas as ordem e congregações religiosas e confiscou seus bens. Quase 13.000 entidades eclesiásticas foram suprimidas e, com base nesta nova lei, outras 25.000 seguiram a mesma sorte. A parcial justificação veio fazer observar que era justo que uma parte dos bens da Igreja passasse ao Estado agora que este último entendia assumir a responsabilidade da instrução e da beneficência pública.
Os reditos das paróquias foram deixados intactos, mas os capítulos das catedrais e os bispos foram forçados a ceder para o Estado suas propriedades recebendo em troca somente 5% (depois de ter deduzidos três décimos por escopos educativos e de beneficência pública). Os seminaristas foram obrigados a prestar o serviço militar e o novo código civil não deu sanção legal aos casamentos que não fossem celebrados segundo o rito civil.
Território do Estado do Vaticano, estabelecido pelo Tratado de Latrão.
Essa incomoda questão de disputas entre o Estado e a Igreja só terminou em 11 de fevereiro de 1929, quando o ditador fascista Benito Mussolini, necessitando de apoio da Igreja e dos católicos, assinou com o Papa Pio XI a Concordata de São João Latrão. Por esse tratado, firmou-se um acordo pelo qual se criava o Estado do Vaticano, o Sumo Pontífice recebia indenização monetária pelas perdas territoriais, o ensino religioso era obrigatório nas escolas italianas e se proibia a admissão em cargos públicos dos sacerdotes que abandonassem a batina.
O Cardial Pietro Gasparri e Benito Mussolini assinando o Tratado de Latrão.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
27/10/2017 - A Catalunha declara independência da Espanha. -
19/10/2014 - O Papa Paulo VI é Beatificado na Praça de São Pedro no Vaticano pelo Papa Francisco -
27/04/2014 - O Papa João Paulo II, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII -
22/07/2013 - O Papa Francisco chega ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em sua primeira viagem internacional como papa. -
19/03/2013 - Jorge Mario Bergoglio é entronizado como Papa Francisco, o primeiro papa nascido no Novo Mundo -
13/03/2013 - Jorge Mario Bergoglio é eleito como Papa Francisco, o primeiro papa nascido no Novo Mundo -
11/02/2013 - O Papa Bento XVI, aos 85 anos, anuncia sua renúncia ao papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro de 2013, sob a alegação de idade avançada. -
24/10/2012 - Acontece o Segundo Consistório Ordinário Público de 2012 para a criação de novos cardeais da Igreja Católica. Foram criados 6 cardeais, dentre os quais o colombiano Dom Rubén Salazar Gómez -
09/07/2012 - Morre o cardeal dom Eugenio Sales -
18/02/2012 - Consistório presidido pelo Papa Bento XVI, criou 22 cardeais, dentre os quais o brasileiro João Braz de Aviz. -
01/05/2011 - O Papa João Paulo II foi proclamado Beato pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
19/12/2009 - O Papa João Paulo II foi proclamado Venerável pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI -
26/04/2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira, nobre e guerreiro português -
23/12/2007 - Morre, aos 83 anos, Dom Aloísio Lorscheider, arcebispo emérito de Aparecida -
07/07/2007 - É promulgado o “Motu proprio Summorum Pontificum”, que liberaliza a Missa Tridentina, celebrada em latim -
13/05/2007 - O Papa Bento XVI inaugura a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, no último dia da sua visita ao Brasil -
09/05/2007 - O Papa Bento XVI visita o Brasil -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
05/03/2007 - Morre Dom Ivo Lorscheiter, religioso brasileiro -
24/03/2006 - O Papa Bento XVI realiza o Consistório Ordinário Público de 2006, criando quinze novos cardeais -
01/03/2006 - Papa Bento XVI renuncia ao título de Patriarca do Ocidente -
23/02/2006 - Termina a '9ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas', realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul -
22/02/2006 - O Papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais -
25/01/2006 - Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est - Deus é amor -
21/08/2005 - Papa Bento XVI reza com um milhão de jovens -
20/08/2005 - O papa Bento XVI fala aos muçulmanos -
24/04/2005 - É entronizado Joseph Ratzinger como Papa Bento XVI -
19/04/2005 - Após quatro votações, o conclave elege o Cardeal alemão Joseph Ratzinger como o 266º Papa, que assume o nome de Bento XVI -
18/04/2005 - Começava o conclave que elegeria mais tarde o Papa Bento XVI -
02/04/2005 - Morre o Papa João Paulo II, o João de Deus, sumo pontífice de 1978 até sua morte, foi o 265º papa -
27/02/2005 - Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o Papa João Paulo II não faz a oração dominical na Praça de São Pedro no Vaticano -
13/02/2005 - Morre Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
18/01/2004 - João Paulo II volta a pedir que os cristãos se unam -
22/06/2003 - Papa pede perdão a bósnios e croatas -
31/07/2002 - Em cerimônia na catedral de N. S. de Guadalupe, na Cidade do México, o papa João Paulo II canoniza o beato Juan Diego, o primeiro indígena a tornar-se santo -
19/05/2002 - Madre Paulina é canonizada pelo Papa João Paulo II -
03/09/2000 - João Paulo II beatifica dois papas: Pio IX e João XXIII -
26/03/2000 - O Papa João Paulo II visita o Muro das Lamentações em Jerusalém -
12/03/2000 - Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pede o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contra judeus, mulheres e minorias -
31/10/1999 - Assinada a Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação -
28/08/1999 - Morre Dom Hélder Câmara, padre brasileiro, pioneiro da Teologia da Liberação -
14/12/1998 - Porto Rico recusa a opção de se tornar um estado norte-americano -
14/09/1998 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio" -
12/06/1998 - Filipinas comemoram 100 anos de independência da Espanha -
21/01/1998 - O Papa João Paulo II inicia a sua primeira visita à Cuba -
08/12/1997 - Morre Laurean Rugambwa, primeiro cardeal negro da Igreja Católica Apostólica Romana -
02/10/1997 - Terceira e última visita do Papa João Paulo II ao Brasil -
31/05/1997 - Morre Pio Gianotti (Frei Damião), religioso italiano, naturalizado brasileiro -
25/03/1995 - O Papa João Paulo II lança a 11º encíclica papal na qual condena o aborto e a eutanásia como crimes que nenhum ser humano pode legitimar -
24/05/1993 - A Eritréia torna-se independente da Etiópia -
09/05/1993 - João Paulo II condena a Máfia -
18/10/1991 - Madre Paulina é beatificada pelo Papa João Paulo II -
12/10/1991 - O Papa João Paulo II inicia sua segunda visita ao Brasil -
25/06/1991 - As repúblicas iugoslavas da Eslovênia e Croácia declaram independência -
07/12/1990 - O Papa João Paulo II edita a encíclica “Redemptoris Missio” sobre a validade permanente do mandato missionário -
27/07/1990 - Bielorrússia declara sua independência da União Soviética -
12/06/1990 - A Rússia declara-se soberana relativamente à União Soviética -
01/12/1989 - Gorbachev visita o Papa João Paulo II -
07/05/1988 - O Papa João Paulo II começa sua viagem à América Latina -
18/05/1986 - O Papa João Paulo II publica a Encíclica “Dominum et Vivificantem” sobre o Espírito Santo na Vida da Igreja e do Mundo -
13/04/1986 - O Papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, primeira visita papal registrada à uma sinagoga -
25/01/1983 - O Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas Sacrae Disciplinae Leges -
11/06/1982 - O voo levando o Papa João Paulo II quando de sua viagem à Argentina, faz uma escala técnica no Rio de Janeiro, onde faz um rápido discurso aos brasileiros. -
28/05/1982 - Papa João Paulo II chega à Grã-Bretanha -
12/05/1982 - O Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal -
14/09/1981 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Laborem Exercens" -
13/05/1981 - O Papa João Paulo II sofre atentado em Roma -
30/06/1980 - João Paulo II inicia sua primeira visita ao Brasil -
20/05/1980 - A província canadense de Quebec vota contra a proposta de negociar a sua independência do Canadá -
12/07/1979 - Independência de Kiribati -
02/06/1979 - Papa João Paulo II visita a Polônia -
16/10/1978 - A Igreja elege o seu primeiro papa não italiano em 456 anos. O cardeal polonês Karol Wojtyla é nomeado papa João Paulo II -
28/09/1978 - Morre o Papa João Paulo I, 263º Papa -
26/08/1978 - O cardeal Albino Luciani de Veneza é eleito Papa João Paulo I. Ele morre de ataque cardíaco 33 dias mais tarde -
06/08/1978 - Morre aos 83 anos o papa Paulo VI, que estava na direção da Igreja desde 1963 -
27/06/1977 - Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI) era feito Cardeal pelo Papa Paulo VI -
25/06/1975 - Moçambique conquista independência -
07/02/1974 - A ilha de Granada, nas Caraíbas, torna-se independente do Reino Unido -
01/12/1973 - Morre David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
03/12/1971 - A Índia ataca o Paquistão, aliando-se aos separatistas que haviam proclamado sua independência, criando Bangladesh -
27/08/1971 - O Papa Paulo VI nomeia “Dom Pedro Casaldáliga” bispo prelado de São Félix do Araguaia -
26/03/1971 - Bangladesh proclama independência do Paquistão -
27/11/1970 - Tentativa de assassinato do Papa Paulo VI, na visita a Manila, Filipinas -
18/01/1970 - Hans Küng publica no centenário da declaração da infalibilidade papal, no Concílio Vaticano I, o livro “Infallible? An Inquiry” em que esmiuçou e rejeitou o caráter infalível de qualquer decisão papal e da Cúria -
28/04/1969 - Consistório presidido pelo Papa Paulo VI, criou 345 cardeais, dentre os quais os brasileiros Eugênio Sales e Vicente Scherer -
25/07/1968 - O Papa Paulo VI publica a encíclica “Humanae Vitae” -
26/06/1967 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é promovido ao Colégio de Cardeais pelo Papa Paulo VI -
24/06/1967 - O Papa Paulo VI edita encíclica denominada Sacerdotalis Caelibatus, reafirmando o celibato sacerdotal. -
30/05/1967 - O estado de Biafra proclama sua independência -
26/05/1966 - A Guiana, ex-Guiana Inglesa, torna-se independente -
07/12/1965 - Promulgada a declaração Dignitatis Humanae pelo Papa Paulo VI -
09/08/1965 - Singapura proclama sua independência da Federação da Malásia -
19/11/1964 - Primeira votação do documento Lumen Gentium no Concílio Vaticano II -
26/05/1964 - Bispos brasileiros “elogiam” golpe militar no Brasil -
04/12/1963 - Promulgação, pelo Papa Paulo VI, do Sacrosanctum Concilium -
21/11/1963 - O Concílio Vaticano II autoriza a utilização das línguas vernáculas nos rituais da Igreja Católica -
21/06/1963 - O Cardeal Giovanni Battista Montini sucede ao Papa João XXIII, tornando-se o novo Pontífice com o nome de Paulo VI -
03/06/1963 - Morre Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII -
10/05/1963 - Papa João XXIII recebe prêmio Balzan -
11/04/1963 - Publicada a nova encíclica do papa João XXIII, intitulada Paz na terra -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
19/02/1962 - Morre Georgios Papanikolaou, médico grego, pioneiro no estudo da citologia e na detecção precoce de câncer -
03/01/1962 - O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro -
31/05/1961 - A África do Sul se proclama uma república -
15/05/1961 - Publicada encíclica do papa João XXIII, intitulada Mater et Magistra (Mãe e Mestra) -
17/08/1960 - O Gabão alcança independência total -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
27/04/1960 - Togo se torna independente da França -
03/03/1960 - Vaticano anuncia nomeação do primeiro cardeal negro -
10/11/1958 - O presidente francês Charles de Gaulle afirma serem legítimos os movimentos de independência nos países africanos -
28/10/1958 - Angelo Giuseppe Roncalli é eleito Papa e adota o nome de João XXIII -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
28/09/1958 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, era ordenado Bispo -
07/10/1956 - O Papa Inocêncio XI é beatificado por Pio XI -
02/03/1956 - A independência do Marrocos é reconhecida pela França -
27/07/1955 - Segunda Guerra Mundial: A Áustria recupera sua soberania após 17 anos ocupada por tropas internacionais -
31/10/1954 - Início da guerra de independência da Argélia -
20/08/1953 - Tropas francesas forçam o Sultão de Marrocos, Sidi Mohammed bem Youssef, a abdicar do trono -
14/10/1952 - Fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -
08/11/1949 - Camboja obtém a sua independência -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
14/05/1948 - Proclamada a independência do Estado de Israel -
25/01/1948 - David Ben-Gurion torna-se Primeiro-Ministro de Israel -
01/11/1946 - Karol Józef Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é ordenado sacerdote católico -
08/06/1946 - Sukarno, presidente da Indonésia, conclamava seu povo a resistir contra os holandeses, lutando pela independência -
17/04/1946 - A Síria torna-se independente da França -
02/09/1945 - Declarada a independência do Vietnã -
17/06/1944 - É estabelecida a República da Islândia -
19/09/1941 - Nasce Cass Elliot, a Mama do The Mamas & The Papas -
16/05/1941 - Islândia proclama a sua independência da Dinamarca -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
10/02/1939 - Morre o Papa Pio XI -
21/03/1937 - A Encíclica 'Mit brennender Sorge', onde o Papa Pio XI condena o nazismo, é lida em todas as paróquias da Alemanha após a homilia da missa matutina do Domingo de Ramos -
14/03/1937 - O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica 'Mit brennender Sorge' -
17/12/1936 - Nasce Jorge Mario Bergoglio, futuro Papa Francisco -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
04/03/1931 - O Vice-Rei britânico e Governador Geral da Índia, Edward Frederick Lindley Wood, assina um acordo com Mahatma Gandhi, pondo fim ao monopólio estatal do sal com o objetivo de evitar a continuação de um movimento de desobediência civil -
18/04/1930 - Morre Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o Cardeal Arcoverde, primeiro a ser elevado ao título e dignidade na América Latina. -
11/02/1929 - Independência do Vaticano, segundo os tratados de Latrão -
02/10/1928 - O “Opus Dei” é fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer -
16/02/1928 - Nasce Dom Pedro Casaldáliga, bispo católico catalão, que foi bispo prelado de São Félix do Araguaia -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
10/12/1925 - Nova aparição de Nossa Senhora de Fátima à religiosa Lúcia de Jesus dos Santos, na Espanha -
17/05/1925 - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é canonizada pelo Papa Pio XI -
25/08/1923 - Pio Gianotti, mais conhecido como Frei Damião, religioso italiano, naturalizado brasileiro, é ordenado sacerdote -
24/07/1923 - Assinado na Suíça o “Tratado de Lausanne”, estabelecendo as fronteiras da atual Turquia -
07/09/1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa -
30/08/1922 - Guerra de Independência da Turquia: termina a Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922 -
12/02/1922 - Ambrogio Damiano Achille Ratti é consagrado como o Papa Pio XI -
06/02/1922 - Ambrogio Damiano Achille Ratti é eleito o Papa Pio XI, 260º papa, que sucedeu o Papa Bento XV -
22/01/1922 - Morre o Papa Bento XV -
11/07/1921 - A Mongólia torna-se independente da China -
18/05/1920 - Nasce Karol Józef Wojtyla, o futuro Papa João Paulo II, o João de Deus, sumo pontífice de 1978 até sua morte -
03/03/1918 - Rússia, Áustria e Alemanha assinam o Tratado de Brest-Litovski, que marca a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e abre caminho para a independência da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia -
16/02/1918 - A Lituânia restabelece sua independência -
14/02/1918 - A Rússia adota o Calendário Gregoriano. O dia 31 de janeiro é seguido pelo dia 14 de fevereiro -
13/10/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a última visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/09/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quinta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
19/08/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quarta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/07/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a terceira visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/06/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a segunda visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/05/1917 - Três crianças (pastores) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal -
29/04/1916 - Insurreição da Páscoa na Irlanda: Depois de seis dias de luta, os líderes rebeldes irlandeses se rendem às forças britânicas em Dublin, pondo um fim ao levante. -
06/09/1914 - Giacomo della Chiesa é entronizado como o Papa Bento XV -
03/09/1914 - Giacomo della Chiesa é eleito o Papa Bento XV -
20/08/1914 - Morre o Papa Pio X -
17/10/1912 - Nasce Albino Luciani, o futuro Papa João Paulo I, 263º papa -
12/07/1912 - Nasce na Tanzânia, Laurean Rugambwa, primeiro cardeal negro da Igreja Católica Apostólica Romana -
19/11/1910 - Chegada dos missionários da Assembléia de Deus no Brasil -
15/08/1910 - O Papa São Pio X com a Bula Papal Praedecessorun Nostrorum eleva a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul à Arquidiocese de Porto Alegre e cria a Diocese de Pelotas, Diocese de Santa Maria e a Diocese de Uruguaiana no Rio Grande do -
07/02/1909 - Nasce Dom Hélder Câmara, padre brasileiro, pioneiro da Teologia da Liberação -
28/03/1907 - Nasce Lúcia de Jesus dos Santos, a Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
11/12/1905 - Consistório presidido pelo Papa Pio X, criou 4 cardeais, dentre os quais Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o primeiro cardeal da América Latina -
08/09/1904 - Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida -
04/08/1903 - O cardeal Giuseppe Sarto é eleito Papa com o nome de Pio X -
02/08/1903 - Começa a Revolta de Ilinden, rebelião macedônia contra o Império Otomano -
20/07/1903 - Morre o Papa Leão XIII -
01/01/1901 - Estabelecimento da Comunidade da Austrália -
12/06/1898 - Filipinas declaram independência da Espanha -
26/09/1897 - Nasce Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o futuro Papa Paulo VI -
27/04/1892 - Elevação da Diocese do Rio de Janeiro à categoria de arquidiocese, pelo Papa Leão XIII -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
16/10/1886 - Nasce David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
13/05/1883 - Nasce Georgios Papanikolaou, médico grego, pioneiro no estudo da citologia e na detecção precoce de câncer -
25/11/1881 - Nasce Angelo Giuseppe Roncalli, futuro Papa João XXIII -
14/07/1881 - O Papa Leão XIII beatifica Urbano II -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
13/03/1878 - O Papa Inocêncio V é beatificado por Leão XIII -
03/03/1878 - Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci é coroado como o Papa Leão XIII -
20/02/1878 - Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci é eleito o Papa Leão XIII -
07/02/1878 - Morre o Papa Pio IX -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
27/01/1871 - Questão Romana: o Senado italiano votou a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários -
20/10/1870 - É suspenso o Primeiro Concílio do Vaticano -
20/09/1870 - Fim do domínio dos Estados Pontifícios sobre Roma -
18/07/1870 - O Papa é infalível segundo a igreja católica -
08/12/1869 - Começa o Primeiro Concílio do Vaticano -
29/06/1868 - Pio IX convoca o Concílio Vaticano I -
23/10/1867 - Questão Romana: falha tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália -
01/07/1867 - O Canadá obtém independência política -
28/11/1859 - Morre Washington Irving, escritor norte-americano -
31/05/1857 - Nasce Ambrogio Damiano Achille Ratti, o futuro Papa Pio XI -
21/11/1854 - Nasce Giacomo della Chiesa, o futuro Papa Bento XV -
17/01/1850 - Nasce Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o Cardeal Arcoverde, primeiro a ser elevado ao título e dignidade na América Latina. -
24/11/1848 - Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias -
21/06/1846 - Giovanni Maria Mastai-Ferretti é consagrado como o Papa Pio IX -
16/06/1846 - O Cardeal Giovanni Maria Mastai Ferretti é eleito o Papa Pio IX -
01/06/1846 - Morre o Papa Gregório XVI -
22/10/1844 - O Dia do Grande Desapontamento: religiosos Norte americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia -
24/10/1842 - Morre Bernardo O'Higgins, líder da independência chilena -
03/12/1839 - Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros -
06/04/1838 - Morre José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos idealizadores da independência do Brasil -
12/05/1837 - Morre Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência -
02/06/1835 - Nasce em Riese na Itália, Giuseppe Melchiorre Sarto, o futuro Papa Pio X -
24/09/1834 - Morre o Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal -
02/02/1831 - Bartolomeu Alberto Cappellari é eleito o Papa Gregório XVI -
17/12/1830 - Morre Simón Bolívar, militar venezuelano que liderou a revolução que culminou com a independência de vários países da América do Sul -
30/11/1830 - Morre o Papa Pio VIII -
06/04/1830 - Joseph Smith funda a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom -
03/08/1829 - Estreia de "Guilherme Tell", de Rossini, na Ópera de Paris -
02/08/1829 - Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg e rompe com a Marquesa de Santos -
05/04/1829 - Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni é consagrado como o Papa Pio VIII -
31/03/1829 - Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni é eleito o Papa Pio VIII -
10/02/1829 - Morre o Papa Leão XII -
02/05/1826 - Pedro I renuncia ao trono de Portugal -
25/08/1825 - O Uruguai se proclama independente do Império do Brasil. -
28/09/1823 - Annibale Francesco Clemente Melchiore Girolamo Nicola della Genga é eleito o Papa Leão XII -
20/08/1823 - Morre o Papa Pio VII -
01/12/1822 - No Rio de Janeiro, Dom Pedro I recebe a coroa imperial -
12/10/1822 - D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro -
07/09/1822 - Dom Pedro proclama a Independência do Brasil. O regente é aclamado imperador com o título de Dom Pedro I -
19/02/1822 - Morre Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
27/09/1821 - Termina a Guerra de Independência Mexicana -
24/08/1821 - Assinado o Tratado de Córdoba concedeu ao México a independência da Espanha no final da Guerra da Independência do México. -
25/03/1821 - A revolta dos gregos contra o Império Otomano, dá início à Guerra da Independência Grega -
12/02/1818 - O Chile proclama sua república e independência da Espanha -
22/12/1815 - Morre José María Morelos, líder independentista mexicano -
17/05/1814 - Noruega se declara independente da Suécia -
06/11/1813 - Assinada a Declaração de Independência do México -
06/08/1813 - Simón Bolívar entra em Caracas, após a vitória de Taguanes. Nesta data, recebe o nome de "Libertador” -
30/07/1811 - O líder da independência mexicana Miguel Hidalgo é fuzilado em Chihuahua, junto com outros companheiros, pelos espanhóis -
14/05/1811 - O Paraguai obtém a sua independência da Espanha -
18/09/1810 - O Chile declara a sua independência da Espanha -
16/09/1810 - Começa a Guerra de Independência Mexicana -
20/07/1810 - A Colômbia declara sua independência da Espanha -
02/03/1810 - Nasce Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci Prosperi Buzzi, o futuro Papa Leão XIII -
21/03/1800 - Com as lideranças da Igreja impedidas de permanecerem em Roma devido a um conflito armado, Pio VII é coroado Papa em Veneza com uma Tiara papal provisória feita de papel machê -
14/03/1800 - O cardeal Barnaba Chiaramonti é eleito Papa Pio VII -
08/10/1799 - Nasce Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência -
29/08/1799 - Morre o Papa Pio VI -
12/10/1798 - Nasce o futuro Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal -
13/05/1792 - Nasce Giovanni Maria Mastai-Ferretti, o futuro Papa Pio IX -
21/11/1789 - O Estado da Carolina do Norte se torna o 12º estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos -
03/09/1783 - Um tratado de paz é assinado entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, encerrando a Guerra de Independência norte-americana -
24/07/1783 - Nasce Simón Bolívar, líder político sul-americano -
03/04/1783 - Nasce Washington Irving, escritor norte-americano -
19/10/1781 - Revolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington -
20/08/1778 - Nasce Bernardo O'Higgins, líder da independência chilena -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
04/07/1776 - George Washington declara a independência das treze colônias americanas -
22/02/1775 - Giovanni Angelo Braschi é consagrado como o Papa Pio VI -
15/02/1775 - Giovanni Angelo Braschi é eleito o Papa Pio VI -
22/09/1774 - Morre o Papa Clemente XIV -
05/09/1774 - Início da Convenção da Filadélfia -
16/12/1773 - Revolução Americana: devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá, que ficou conhecida como Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) -
21/07/1773 - O Papa Clemente XIV dissolve a ordem dos padres jesuítas. A proibição permanece em vigor até 1814, quando os jesuítas são reativados pelo Papa Pio VII -
19/05/1769 - Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli é eleito o Papa Clemente XIV -
02/02/1769 - Morre o Papa Clemente XIII -
30/09/1765 - Nasce José María Morelos, um dos primeiros líderes da independência do México -
18/09/1765 - Nasce Bartolomeu Alberto Cappellari, o futuro Papa Gregório XVI -
13/06/1763 - Nasce José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência -
12/12/1761 - Nasce em Salvador na Bahia, Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
20/11/1761 - Nasce Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni, o futuro Papa Pio VIII -
22/08/1760 - Nasce Annibale Francesco Clemente Melchiore Girolamo Nicola della Genga, o Papa Leão XII -
16/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é consagrado como o Papa Clemente XIII -
06/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é eleito como o Papa Clemente XIII -
03/05/1758 - Morre o Papa Bento XIV -
14/09/1752 - A Inglaterra e suas colônias adotam o calendário gregoriano -
14/08/1742 - Nasce Barnaba Niccolò Maria Luigi Chiaramonti, o futuro Papa Pio VII -
22/08/1740 - Prospero Lorenzo Lambertini é consagrado como o Papa Bento XIV -
17/08/1740 - Prospero Lorenzo Lambertini é eleito como o Papa Bento XIV -
06/02/1740 - Morre o Papa Clemente XII -
16/07/1730 - Lorenzo Corsini é consagrado como o Papa Clemente XII -
12/07/1730 - Lorenzo Corsini é eleito o Papa Clemente XII -
21/02/1730 - Morre o Papa Bento XIII -
04/06/1724 - Pietro Francesco Orsini é consagrado como o Papa Bento XIII -
29/05/1724 - Pietro Francesco Orsini é eleito o Papa Bento XIII -
07/03/1724 - Morre o Papa Inocêncio XIII -
18/05/1721 - Michelangelo Conti é consagrado como o Papa Inocêncio XIII -
08/05/1721 - Michelangelo Conti é eleito o Papa Inocêncio XIII -
19/03/1721 - Morre o Papa Clemente XI -
04/03/1719 - Criação da Diocese de Belém do Pará, Brasil, pelo Papa Clemente XI -
25/12/1717 - Nasce Giovanni Angelo Braschi, o futuro Papa Pio VI -
22/05/1712 - O Papa Clemente XI proclama o Papa Pio V, como santo. -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
31/10/1705 - Nasce Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli , futuro Papa Clemente XIV -
08/12/1700 - Giovanni Francesco Albani, é consagrado como Papa Clemente XI -
23/11/1700 - Giovanni Francesco Albani, é eleito o Papa Clemente XI -
27/09/1700 - Morre o Papa Inocêncio XII -
07/03/1693 - Nasce Pietro Francesco Orsini, o futuro Papa Clemente XIII -
15/07/1691 - Antônio Pignatelli é consagrado como o Papa Inocêncio XII -
12/07/1691 - Antônio Pignatelli é eleito o Papa Inocêncio XII -
01/02/1691 - Morre o Papa Alexandre VIII -
06/10/1689 - Pietro Vito Ottoboni é eleito o Papa Alexandre VIII -
12/08/1689 - Morre o Papa Inocêncio XI -
21/09/1676 - Benedetto Giulio Odescalchi é eleito o Papa Inocêncio XI -
22/07/1676 - Morre o Papa Clemente X -
31/03/1675 - Nasce Prospero Lorenzo Lambertini, futuro Papa Bento XIV -
01/05/1672 - O Papa Pio V é beatificado -
11/05/1670 - Emilio Altieri é consagrado como o Papa Clemente X -
29/04/1670 - Emilio Altieri é eleito como o Papa Clemente X -
09/12/1669 - Morre o Papa Clemente IX -
20/06/1667 - Giulio Rospigliosi é escolhido Papa Clemente IX -
22/05/1667 - Morre o Papa Alexandre VII -
13/05/1655 - Nasce Michelangelo Conti, o futuro Papa Inocêncio XIII -
18/04/1655 - Fabio Chigi é consagrado como o Papa Alexandre VII -
07/04/1655 - Fabio Chigi é eleito como Papa Alexandre VII -
07/01/1655 - Morre o Papa Inocêncio X -
07/04/1652 - Nasce Lorenzo Corsini o futuro Papa Clemente XII -
23/07/1649 - Nasce Giovanni Francesco Albani, futuro Papa Clemente XI -
02/02/1649 - Nasce Pietro Francesco Orsini , o futuro Papa Bento XIII -
15/09/1644 - O Cardeal Giambattista Pamphili é eleito Papa, com o nome de Papa Inocêncio X -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
18/11/1626 - A Basílica de São Pedro é consagrada -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
08/07/1623 - Morre o Papa Gregório XV -
12/03/1622 - Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (ordem jesuíta), é canonizado pela Igreja Católica -
14/02/1621 - Alessandro Ludovisi é consagrado como Papa Gregório XV -
09/02/1621 - Alessandro Ludovisi é eleito como Papa Gregório XV -
28/01/1621 - Morre Papa Paulo V -
13/05/1615 - Nasce Antônio Pignatelli, o Papa Inocêncio XII -
16/05/1611 - Nasce Benedetto Giulio Odescalchi, futuro Papa Inocêncio XI -
22/04/1610 - Nasce Pietro Vito Ottoboni, o futuro Papa Alexandre VIII -
16/05/1605 - Camillo Borghese é eleito o Papa Paulo V -
27/04/1605 - Morre o Papa Leão XI -
10/04/1605 - Alessandro Ottaviano de Medici é consagrado como Papa Leão XI -
01/04/1605 - Alessandro Ottaviano de Medici é eleito o Papa Leão XI -
03/03/1605 - Morre o Papa Clemente VIII -
17/02/1600 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é denunciado à Inquisição e queimado como herege, em Roma -
28/01/1600 - Nasce Giulio Rospigliosi, o futuro Papa Clemente IX -
13/02/1599 - Nasce Fabio Chigi, o futuro Papa Alexandre VII -
26/05/1592 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é encarcerado pela Inquisição na prisão de San Domenico de Castello -
09/02/1592 - Ippolito Aldobrandini é consagrado como Papa Clemente VIII -
30/01/1592 - Ippolito Aldobrandini é eleito o Papa Clemente VIII -
30/12/1591 - Morre Giovanni Antonio Facchinetti, o Papa Inocêncio IX -
03/11/1591 - O Papa Inocêncio IX é coroado. -
29/10/1591 - Giovanni Antonio Facchinetti é eleito o Papa Inocêncio IX -
16/10/1591 - Morre o Papa Gregório XIV -
08/12/1590 - Niccolo Sfondrati é coroado como Papa Gregório XIV -
05/12/1590 - Niccolo Sfondrati é eleito o Papa Gregório XIV -
27/09/1590 - O Papa Urbano VII morre 13 dias após a sua subida ao Sumo Pontificado, tornando-se o Papa com o reinado mais curto até hoje -
15/09/1590 - Giambattista Battista Castagna é eleito o Papa Urbano VII, que tornar-se-ia o Papa com o reinado mais curto até hoje, 13 dias -
27/08/1590 - Morre o Papa Sisto V -
13/07/1590 - Nasce Emilio Altieri, o futuro Papa Clemente X -
03/10/1589 - Os primeiros monges beneditinos chegam ao Rio de Janeiro -
01/05/1585 - O Cardeal Felici Peritti é consagrado como o Papa Sisto V -
24/04/1585 - Eleição do Cardeal Felici Peritti que viria a ser chamado de Papa Sisto V -
10/04/1585 - Morre o Papa Gregório XIII, introdutor do Calendário Gregoriano utilizado na atualidade pela grande maioria dos países. -
15/10/1582 - Em vários países católicos entra oficialmente em vigor o calendário gregoriano, usado até hoje na maioria dos países ocidentais -
24/02/1582 - O Papa Gregório XIII assina a bula pontifícia ‘Inter Gravissimas’ que faz uma série de emendas, correções e reformas no Calendário Juliano introduzindo assim o Calendário Gregoriano -
23/01/1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Guilherme I de Orange une os estados protestantes dos Países Baixos, Zeeland, Utrecht, Gueldria e a província de Groningen na União de Utrecht. Mais tarde, esta união desencadeará a separa&cc -
06/01/1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Assinada a “União de Atrecht” -
19/07/1575 - É criada pelo Papa Gregório XIII a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro -
06/05/1574 - Nasce em Roma, na Itália, Giovanni Battista Pamphili, o futuro Papa Inocêncio X -
25/05/1572 - Ugo Buoncompagni é consagrado como o Papa Gregório XIII -
13/05/1572 - Ugo Buoncompagni é eleito o Papa Gregório XIII -
01/05/1572 - Morre Michele Ghisleri o Papa São Pio V -
05/12/1570 - Promulgada a Missa Tridentina pelo Papa Pio V -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
17/01/1566 - Michele Ghisleri é consagrado Papa como Pio V -
07/01/1566 - Michele Ghisleri é eleito Papa como Pio V -
09/12/1565 - Morre o Papa Pio IV -
04/12/1563 - Encerramento oficial do Concílio de Trento -
06/01/1560 - Giovanni Angelo de Medici é consagrado como Papa Pio IV, sucedendo ao Papa Paulo IV -
26/12/1559 - Giovanni Angelo de Medici é eleito o Papa Pio IV, sucedendo ao Papa Paulo IV -
18/08/1559 - Morre o Papa Paulo IV -
17/11/1558 - Morre Mary I, Rainha de Inglaterra -
26/05/1555 - Giovanni Pietro Carafa é consagrado como o Papa Paulo IV -
23/05/1555 - Giovanni Pietro Caraffa é eleito Papa Paulo IV -
01/05/1555 - Com apenas 21 dias de pontificado, morre o Papa Marcelo II -
10/04/1555 - Marcello Cervini é consagrado como o Papa Marcelo II -
09/04/1555 - Marcello Cervini é eleito o Papa Marcelo II -
23/03/1555 - Morre o Papa Júlio III -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
09/01/1554 - Nasce Alessandro Ludovisi, futuro Papa Gregório XV -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
17/09/1552 - Nasce Camillo Borghese, o futuro Papa Paulo V -
06/08/1552 - Morre Matteo da Bascio, fundador da Ordem dos Capuchinhos -
22/02/1550 - Giovanni Maria Ciocchi del Monte é entronizado como o Papa Júlio III -
07/02/1550 - Giovanni Maria Ciocchi del Monte é eleito o Papa Júlio III, sucedendo ao Papa Paulo III -
29/11/1549 - Tem início o conclave papal de 1549–1550, o segundo mais longo conclave papal do século XVI. -
10/11/1549 - Morre o Papa Paulo III -
18/02/1546 - Morre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha -
13/12/1545 - Tem início o 'Concílio de Trento' -
27/09/1540 - O Papa Paulo III confirma a criação da Companhia de Jesus pela Bula "Regimini militantis Ecclesiae" -
22/10/1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III a bula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
24/02/1536 - Nasce Ippolito Aldobrandini, o futuro Papa Clemente VIII -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
02/06/1535 - Nasce Alessandro Ottaviano de Medici, o futuro Papa Leão XI -
11/02/1535 - Nasce Niccolo Sfondrati, futuro Papa Gregório XIV -
13/10/1534 - Alessandro Farnese é eleito o Papa Paulo III -
25/09/1534 - Morre o Papa Clemente VII -
15/08/1534 - Santo Inácio de Loyola cria a Companhia de Jesus, uma ordem de homens católicos romanos -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
14/09/1532 - Morre Frei Henrique de Coimbra, frade e bispo português, mais conhecido por ter celebrado a primeira missa no Brasil em dia 26 de Abril de 1500 -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
19/11/1523 - Júlio de Juliano de Médici é eleito o Papa Clemente VII -
14/09/1523 - Morre o Papa Adriano VI -
09/03/1522 - Domigo de Invocavit, Martinho Lutero durante oitos dias consecutivos da Quaresma prega oito sermões que ficam conhecidos por "Sermões de Invocavit" -
09/01/1522 - Adriaan Floriszoon Boeyens é eleito o Papa Adriano VI -
13/12/1521 - Nasce Felice Peretti, o futuro Papa Sisto V -
01/12/1521 - Morre o Papa Leão X -
04/08/1521 - Nasce Giambattista Battista Castagna, o futuro Papa Urbano VII, que tornar-se-ia o Papa com o reinado mais curto até hoje, 13 dias -
03/01/1521 - Excomunhão de Martinho Lutero -
20/07/1519 - Nasce Giovanni Antonio Facchinetti, futuro Papa Inocêncio IX -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
09/03/1513 - Giovanni di Lorenzo de Medici é eleito o Papa Leão X -
21/02/1513 - Morre o Papa Júlio II -
01/11/1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez -
12/10/1508 - Assinado o “Tratado de Cambrai” coligação militar entre o rei Luís XII da França, o imperador Maximiliano e o Rei Fernando de Aragão -
12/03/1507 - Morre César Bórgia, general e estadista italiano -
18/04/1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma -
22/01/1506 - O Papa Júlio II cria a Guarda Suíça para proteger o Vaticano -
14/01/1506 - A escultura clássica 'Laocoonte e seus filhos' é redescoberta em Roma por Felice de Fredi e vendida de imediato ao papa Júlio II -
17/01/1504 - Nasce Michele Ghisleri, futuro São Pio V -
01/11/1503 - Giuliano della Rovere é eleito o Papa Júlio II -
18/10/1503 - Morre o Papa Pio III -
22/09/1503 - É eleito Francesco Todeschini-Piccolomini o Papa Pio III -
18/08/1503 - Morre o Papa Alexandre VI (Rodrigo Bórgia) -
07/01/1502 - Nasce em Bolonha na Itália, Ugo Buoncompagni, o futuro Papa Gregório XIII, introdutor do Calendário Gregoriano utilizado na atualidade pela grande maioria dos países. -
06/05/1501 - Nasce Marcello Cervini, futuro Papa Marcelo II -
18/08/1500 - Assassinato de Alfonso de Aragão, segundo marido de Lucrécia Bórgia. -
31/03/1499 - Nasce Giovanni Angelo de Medici, futuro Papa Pio IV -
23/05/1498 - Girolamo Savonarola é condenado e queimado em Florença, Itália, por ordens do Papa Alexandre VI -
04/05/1493 - Emitida a bula Inter cætera pelo Papa Alexandre VI que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo de uma Linha de Demarcação num meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde -
26/08/1492 - Rodrigo Bórgia é consagrado como o Papa Alexandre VI -
11/08/1492 - Rodrigo Bórgia é eleito o Papa Alexandre VI -
25/07/1492 - Morre o Papa Inocêncio VIII que teria sido a primeira pessoa a receber uma transfusão de sangue -
10/09/1487 - Nasce Giovanni Maria Ciocchi del Monte, o futuro Papa Júlio III -
05/12/1484 - O Papa Inocêncio VIII emite a Bula “Summis desiderantes affectibus” que deu origem ao “Manual” que ficou conhecido como Malleus Maleficarum - "O Martelo das Bruxas" -
12/09/1484 - Giovanni Battista Cibo é consagrado como o Papa Inocêncio VIII -
29/08/1484 - Giovanni Battista Cibo é eleito o Papa Inocêncio VIII -
12/08/1484 - Morre o Papa Sisto IV -
10/11/1483 - Nasce Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha -
15/08/1483 - Inauguração da Capela Sistina -
21/06/1481 - O Papa Sisto IV outorga a bula Aeterni regis, na qual garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África e à Espanha, as Ilhas Canárias. -
26/05/1478 - Nasce Júlio de Juliano de Médici, o futuro Papa Clemente VII -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
28/06/1476 - Nasce Giovanni Pietro Carafa, o futuro Papa Paulo IV -
11/12/1475 - Nasce Giovanni di Lorenzo de Medici ,o futuro Papa Leão X -
25/08/1471 - Francesco della Rovere é consagrado como o Papa Sisto IV -
09/08/1471 - Francesco della Rovere é eleito o Papa Sisto IV -
26/07/1471 - Morre o Papa Paulo II -
29/02/1468 - Nasce Alessandro Farnese, o futuro Papa Paulo III -
16/09/1464 - Pietro Barbo é consagrado como o Papa Paulo II -
30/08/1464 - Pietro Barbo é eleito o Papa Paulo II -
14/08/1464 - Morre o Papa Pio II -
07/10/1462 - O Papa Pio II edita a primeira bula condenando a escravidão. -
02/03/1459 - Nasce o Papa Adriano VI -
03/09/1458 - Enea Silvio Piccolomini é consagrado como o Papa Pio II -
19/08/1458 - Enea Silvio Piccolomini é eleito como o Papa Pio II -
06/08/1458 - Morre o Papa Calisto III -
20/04/1455 - Alfonso de Bórgia é consagrado como Papa Calisto III. Foi um dos três sumos pontífices espanhóis -
08/04/1455 - Alfonso de Bórgia se torna Papa Calisto III. Foi um dos três sumos pontífices espanhóis -
24/03/1455 - Morre o Papa Nicolau V -
08/01/1454 - Bula pontifícia Romanus Pontifex concede ao Reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao sul do Cabo Bojador. -
18/06/1452 - O Papa Nicolau V publicou a bula "Dum diversas" dirigida ao rei Afonso V de Portugal que, na prática, autorizava a escravatura perpétua aos sarracenos, pagãos e inimigos de Cristo -
06/03/1447 - Tommaso Parentucelli torna-se Papa o Nicolau V -
23/02/1447 - Morre o Papa Eugênio IV -
10/11/1444 - Ocorre a Batalha de Varna, a mais importante batalha da Cruzada de Varna. -
05/12/1443 - Nasce Giuliano della Rovere, o futuro Papa Júlio II -
29/05/1439 - Nasce Francesco Todeschini-Piccolomini o futuro Papa Pio III -
08/09/1436 - Papa Eugênio IV assina a bula Rex Regnum, um dos documentos que incentivaram o tráfico de escravos -
26/05/1432 - Joaneta Varoli, uma camponesa constantemente maltratada pelo marido, assiste a aparição da imagem da Virgem Maria que começou a ser denominada Nossa Senhora de Caravaggio -
11/03/1431 - Gabriele Condulmer é consagrado como o Papa Eugênio IV -
03/03/1431 - Gabriele Condulmer é eleito o Papa Eugênio IV -
20/02/1431 - Morre o Papa Martinho V -
01/01/1431 - Nasce Rodrigo Bórgia, o futuro Papa Alexandre VI -
22/04/1418 - Termina o Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja -
23/02/1418 - Nasce Pietro Barbo, o Papa Paulo II -
11/11/1417 - Oddo Colonna é eleito o Papa Martinho V pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
11/11/1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
18/10/1417 - Morre Gregório XII, papa que renunciou durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal. Um novo papa, Martinho V, só foi escolhido após a sua morte -
04/07/1415 - Durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal, o Papa Gregório XII apresentou sua renúncia -
05/11/1414 - Início do Concílio de Constança, cujo objetivo foi de acabar com o cisma papal que tinha resultado no Papado de Avignon -
21/07/1414 - Nasce Francesco della Rovere, o futuro Papa Sisto IV -
26/06/1409 - Acontece o Grande Cisma do Ocidente -
19/12/1406 - Angelo Correr é consagrado como o Papa Gregório XII -
30/11/1406 - Angelo Correr é eleito como o Papa Gregório XII -
06/11/1406 - Morre o Papa Inocêncio VII -
18/10/1405 - Nasce Enea Silvio Piccolomini o futuro Papa Pio II -
17/10/1404 - Cosimo de' Migliorati é eleito o Papa Inocêncio VII -
01/10/1404 - Morre Piero Tomacelli, o Papa Bonifácio IX -
15/11/1397 - Nasce Tommaso Parentucelli, o futuro Papa Nicolau V -
28/09/1394 - Eleição do Antipapa Bento XIII -
16/09/1394 - Morre Clemente VII, anti-papa do Grande Cisma do Ocidente -
02/11/1389 - Piero Tomacelli é eleito o Papa Bonifácio IX -
15/10/1389 - Morre Bartolomeo Prignano, o Papa Urbano VI, após cair da sua mula -
31/12/1378 - Nasce Afonso de Bórgia, o futuro Papa Calisto III -
20/09/1378 - Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente -
08/04/1378 - É eleito Bartolomeo Prignano como Papa Urbano VI -
27/03/1378 - Morre o Papa Gregório XI -
22/05/1377 - O Papa Gregório XI lança cinco Bulas pontifícias para denunciar a doutrina do teólogo inglês John Wycliffe. -
05/01/1371 - Pierre-Roger de Beaufort é consagrado como Papa Gregório XI -
30/12/1370 - Pierre-Roger de Beaufort é eleito o Papa Gregório XI -
19/12/1370 - Morre o Papa Urbano V -
06/11/1362 - Grimoard Guillaume é consagrado como o Papa Urbano V -
28/09/1362 - Grimoard Guillaume é eleito o Papa Urbano V -
12/09/1362 - Morre o Papa Inocêncio VI -
30/12/1352 - Étienne Aubert é consagrado Papa Inocêncio VI -
18/12/1352 - Étienne Aubert é eleito o Papa Inocêncio VI -
06/12/1352 - Morre o Papa Clemente VI -
07/05/1342 - Pierre Roger é eleito o Papa Clemente VI -
25/04/1342 - Morre o Papa Bento XII -
08/01/1335 - Jacques Fournier é consagrado como Papa Bento XII -
20/12/1334 - Jacques Fournier é eleito o Papa Bento XII -
04/12/1334 - Morre o Papa João XXII -
13/05/1326 - Nasce Angelo Correr, futuro Papa Gregório XII -
06/04/1320 - Os escoceses reafirmam a sua independência ao assinar a Declaração de Arbroath. -
05/09/1316 - Jacques d'Euse é consagrado como o Papa João XXII, inaugurando assim o período dos Papas de Avignon. -
07/08/1316 - Jacques d'Euse é eleito o Papa João XXII, inaugurando assim o período dos Papas de Avignon. -
24/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Termina a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling, que resulta em significativa vitória escocesa frente o exército inglês -
23/06/1314 - Primeira Guerra da Independência Escocesa: Começa a Batalha de Bannockburn, ao sul de Stirling -
20/04/1314 - Morre o Papa Clemente V -
16/10/1311 - Com o objetivo de retirar o apoio papal aos Cavaleiros Templários, o Concílio de Vienne se reúne pela primeira vez. -
14/11/1305 - Bertrand de Got é consagrado como o Papa Clemente V -
05/08/1305 - William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, foi capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução -
05/06/1305 - Bertrand de Got é eleito como o Papa Clemente V -
07/07/1304 - Morre Niccolò di Boccasio, o Papa Bento XI -
27/10/1303 - Niccolò di Boccasio é eleito o Papa Bento XI -
11/10/1303 - Morre o Papa Bonifácio VIII -
18/11/1302 - O Papa Bonifácio VIII publica a bula “Unam Sanctam” que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa -
11/09/1297 - Os escoceses liderados por William Wallace derrotam os ingleses na Batalha de Stirling Brigde, durante a guerra pela independência -
19/05/1296 - Morre o ex-Papa Celestino V, que foi obrigado a renunciar por pressões do cardeal Benedicto Caetani -
24/12/1294 - Benedicto Caetani é eleito o Papa Bonifácio VIII -
13/12/1294 - Papa Celestino V abdica do papado -
29/08/1294 - Pietro del Morrone é consagrado como Papa Celestino V -
05/07/1294 - Pietro del Morrone é eleito o Papa Celestino V -
04/04/1292 - Morre o Papa Nicolau IV -
01/08/1291 - A Suíça declara a sua independência da "Aliança Eterna", formando uma confederação composta pelos cantões de Uri, Schwyz e Unterwalden -
25/02/1288 - Girolamo Masci é consagrado como o Papa Nicolau IV -
22/02/1288 - Girolamo Masci é eleito como o Papa Nicolau IV -
03/04/1287 - Morre o Papa Honório IV -
20/05/1285 - Giacomo Savelli é consagrado como o Papa Honório IV -
02/04/1285 - Giacomo Savelli é eleito o Papa Honório IV -
28/03/1285 - Morre o Papa Martinho IV -
23/03/1281 - Simon de Brie é consagrado como o Papa Martinho IV -
22/02/1281 - Simon de Brie é eleito o Papa Martinho IV -
22/08/1280 - Morre o Papa Nicolau III -
25/11/1277 - Giovanni Gaetano Orsini é eleito o Papa Nicolau III, sucedendo o Papa João XXI -
20/05/1277 - Morre o Papa João XXI, único Papa Português da História -
20/09/1276 - Pedro Julião Rebolo é consagrado como o Papa João XXI, único Papa Português da História -
16/09/1276 - Pedro Julião Rebolo é eleito o Papa João XXI, único Papa Português da História -
18/08/1276 - Morre o Papa Adriano V -
11/07/1276 - Ottobuono Fieschi é eleito como o Papa Adriano V -
22/06/1276 - Morre o Papa Inocêncio V -
22/02/1276 - Pierre de Tarentaise é consagrado como Papa Inocêncio V -
21/01/1276 - Pierre de Tarentaise é eleito o Papa Inocêncio V -
10/01/1276 - Morre o Papa Gregório X -
16/07/1274 - Durante o Segundo Concílio de Lyon, o Papa Gregório X, promulga a Bula Ubi periculum -
01/09/1271 - Tedaldo Visconti é eleito o Papa Gregório X -
29/11/1268 - Morre o Papa Clemente IV -
05/02/1265 - Gui Foucois é eleito o Papa Clemente IV -
02/10/1264 - Morre o Papa Urbano IV -
11/08/1264 - Com a "Bula Transiturus de hoc mundo", o Papa Urbano IV determinou a solene celebração da festividade do Corpus Christi ("Corpo de Cristo") em toda a Igreja. -
04/09/1261 - Jacques Pantaléon é consagrado como o Papa Urbano IV -
29/08/1261 - Jacques Pantaléon é escolhido como o Papa Urbano IV -
25/05/1261 - Morre o Papa Alexandre IV -
20/12/1254 - Rinaldo dei signori di Ienne é consagrado como o Papa Alexandre IV -
12/12/1254 - Rinaldo dei signori di Ienne é eleito o Papa Alexandre IV -
07/12/1254 - Morre o Papa Inocêncio IV -
28/06/1243 - O Papa Inocêncio IV é consagrado em Anagni -
25/06/1243 - Sinibaldo Fieschi é eleito o Papa Inocêncio IV -
10/11/1241 - Morre Godofredo Castiglioni, o Papa Celestino IV -
25/10/1241 - Godofredo Castiglioni é eleito o Papa Celestino IV, que falece 17 dias depois -
22/08/1241 - Morre o Papa Gregório IX, responsável por duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem -
20/04/1233 - O Papa Gregório IX edita duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem esta entendesse como ini -
30/09/1227 - Nasce Girolamo Masci, o futuro Papa Nicolau IV -
21/03/1227 - Ugolino di Anagni é consagrado como o Papa Gregório IX -
19/03/1227 - Ugolino di Anagni é eleito como o Papa Gregório IX -
18/03/1227 - Morre o Papa Honório III -
03/10/1226 - Morre Francesco Bernardone, o “São Francisco de Assis” -
23/09/1222 - O Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da 'Concordata de Worms', que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial -
06/08/1221 - Morre São Domingos de Gusmão -
24/07/1216 - Cencio Savelli é consagrado como o Papa Honório III -
18/07/1216 - Cencio Savelli é eleito como o Papa Honório III -
16/07/1216 - Morre o Papa Inocêncio III -
19/04/1213 - Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão pela bula 'Vineam Domini Sabaoth' -
24/02/1209 - Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis -
22/02/1198 - Lottario dei Conti di Segni é consagrado cmo o Papa Inocêncio III -
08/01/1198 - Lottario dei Conti di Segni é eleito o Papa Inocêncio III -
08/01/1198 - Morre o Papa Celestino III -
14/04/1191 - Jacinto de Bobone é consagrado como o Papa Celestino III -
30/03/1191 - Jacinto de Bobone é eleito como o Papa Celestino III -
20/03/1191 - Morre o Papa Clemente III -
23/11/1190 - Nasce Gui Foucois, o futuro Papa Clemente IV -
20/12/1187 - Paolo Scolari é consagrado como Papa Clemente III -
19/12/1187 - Paolo Scolari é eleito Papa Clemente III -
17/12/1187 - Morre o Papa Gregório VIII -
21/10/1187 - Alberto di Morra é eleito o Papa Gregório VIII -
20/10/1187 - Morre o Papa Urbano III -
25/11/1185 - Umberto Crivelli é eleito o Papa Urbano III -
25/11/1185 - Morre o Papa Lúcio III -
26/09/1181 - Nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, o São Francisco de Assis -
01/09/1181 - É eleito o Papa Lúcio III -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
24/06/1170 - Nasce São Domingos de Gusmão -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
01/09/1159 - Morre o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear o Papa Adriano IV -
04/12/1154 - Eleito o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear é coroado Papa Adriano IV -
03/12/1154 - Morre o Papa Anastácio IV -
08/07/1153 - Corrado di Suburra é eleito o Papa Anastácio IV -
08/07/1153 - Morre o Papa Eugênio III -
01/03/1146 - O Papa Eugênio III publica novamente a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
01/12/1145 - O Papa Eugênio III publica a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
12/07/1145 - Nasce Ugolino di Anagni, o futuro Papa Gregório IX -
18/02/1145 - Pier Bernardo Pignatelli é consagrado como o Papa Eugênio III -
15/02/1145 - Pier Bernardo Pignatelli é eleito o Papa Eugênio III -
15/02/1145 - Morre o Papa Lúcio II -
12/03/1144 - Gherardo de Caccianemici é consagrado como o Papa Lúcio II -
09/03/1144 - Gherardo de Caccianemici é eleito o Papa Lúcio II -
08/03/1144 - Morre o Papa Celestino II -
05/10/1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal -
03/10/1143 - Guido Guelfuccio de Castello é consagrado como o Papa Celestino II -
26/09/1143 - Guido Guelfuccio de Castello é eleito Papa Celestino II -
24/09/1143 - Morre o Papa Inocêncio II, 165º papa -
23/02/1130 - Gregorio de Papareschi é consagrado como o Papa Inocêncio II -
14/02/1130 - Gregorio de Papareschi é eleito o Papa Inocêncio II -
13/02/1130 - Morre o Papa Honório II, 163º papa -
21/12/1124 - Lamberto Scannabecchi é consagrado como o Papa Honório II -
15/12/1124 - Lamberto Scannabecchi é eleito como o Papa Honório II -
13/12/1124 - Morre o Papa Calisto II -
09/02/1119 - Guido dei Conti di Borgogna é consagrado como o Papa Calisto II -
02/02/1119 - Guido dei Conti di Borgogna é eleito como o Papa Calisto II -
29/01/1119 - Morre o Papa Gelásio II -
10/03/1118 - Giovanni Caetani é consagrado como o Papa Gelásio II -
24/01/1118 - Giovanni Caetani é eleito o Papa Gelásio II -
21/01/1118 - Morre o Papa Pascoal II -
21/04/1109 - Morre Santo Anselmo, Arcebispo de Canterbury e filósofo medieval -
13/08/1099 - Rainério, monge de Cluny, é eleito o Papa Pascoal II -
01/08/1099 - Arnulfo de Rohes, líder clérigo durante a Primeira Cruzada é eleito Patriarca Latino de Jerusalém, sendo substituído ainda no mesmo ano por Dagoberto de Pisa. -
29/07/1099 - Morre o Papa Urbano II -
20/10/1097 - Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria -
27/11/1095 - O Papa Urbano II proclama, no Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada -
18/11/1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa -
12/03/1088 - Oddone di Lagery é eleito o Papa Urbano II -
16/09/1087 - Morre o Papa Vítor III -
09/05/1087 - Dauferio Epifani Del Zotto é consagrado como o Papa Vítor III -
24/05/1086 - Dauferio Epifani Del Zotto é eleito como o Papa Vítor III -
25/05/1085 - Morre o Papa São Gregório VII -
09/03/1074 - O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados -
30/06/1073 - Após sua eleição por aclamação popular a 22 de abril de 1073, Hildebrando recebe a consagração episcopal como o Papa Gregório VII -
22/04/1073 - Hildebrando é eleito o Papa Gregório VII por aclamação popular -
21/04/1073 - Morre o Papa Alexandre II -
28/12/1065 - A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro -
30/09/1061 - Anselmo de Baggio é eleito o Papa Alexandre II -
27/07/1061 - Morre o Papa Nicolau II -
09/02/1060 - Nasce em Fiagnano, na Itália, Lamberto Scannabecchi, futuro Papa Honório II -
13/04/1059 - O Papa Nicolau II lança um decreto sobre a eleição dos papas, declarando que apenas cardeais devem ter poder de elegê-los -
24/01/1059 - Gerardo de Borgonha é consagrado como o Papa Nicolau II -
06/12/1058 - Gerardo de Borgonha é eleito o Papa Nicolau II -
29/03/1058 - Morre o Papa Estêvão IX (X) -
02/08/1057 - Frederico de Lorena é eleito o Papa Estêvão IX (X) -
28/07/1057 - Morre o Papa Vítor II -
13/04/1055 - Gebhard, conde de Calw, Dollnstein e Hischberg é consagrado como Papa Vítor II -
19/04/1054 - Morre o Papa São Leão IX -
12/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é consagrado como o Papa Leão IX -
02/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é eleito o Papa Leão IX -
09/08/1048 - Morre o Papa Dâmaso II -
17/07/1048 - Poppo von Brixen é eleito como o Papa Dâmaso II -
17/07/1048 - O Papa Bento IX é finalmente deposto e excomungado -
08/11/1047 - O Papa Bento IX retoma pela terceira vez o trono Papal -
09/10/1047 - Morre o Papa Clemente II -
25/12/1046 - Suitgero dos senhores de Morsleben von Horneburg é consagrado como Papa Clemente II -
24/12/1046 - Suitgero dos senhores de Morsleben von Horneburg é eleito o Papa Clemente II -
20/12/1046 - O Papa Gregório VI é forçado a abdicar ao cargo no Concílio Ecumênico de Sutri, acusado de simonia por ter ‘comprado’ o cargo de seu antecessor o Papa Bento IX -
05/05/1045 - Giovanni Graziano Pierleoni é consagrado como o Papa Gregório VI -
01/05/1045 - O Papa Bento IX é novamente forçado a abdicar -
01/05/1045 - Giovanni Graziano Pierleoni, após ter ‘comprado’ o cargo que era do Papa Bento IX, é eleito como o Papa Gregório VI -
10/03/1045 - O Papa Bento IX retoma o trono Papal. Pouco tempo depois vende o cargo a Giovanni Gratian Pierleoni que se tornaria o Papa Gregório VI -
10/03/1045 - O Papa Silvestre III é derrubado pelo Papa Bento IX -
20/01/1045 - Giovanni de' Crescenzi Ottaviani, é consagrado como Papa Silvestre III -
13/01/1045 - Giovanni de' Crescenzi Ottaviani, após a expulsão do libertino Papa Bento IX, é escolhido como Papa Silvestre III -
21/10/1032 - Theophylactus III de Túsculo, com apenas 12 anos de idade, é eleito o Papa Bento IX. -
09/10/1032 - Morre o Papa João XIX -
26/03/1027 - O Papa João XIX coroa Konrad II como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico -
24/06/1024 - Romano dos Condes de Túscolo é consagrado como o Papa João XIX -
19/04/1024 - Romano dos Condes de Túscolo é eleito o Papa João XIX -
09/04/1024 - Morre o Papa Bento VIII -
18/05/1012 - Teofilatto dos Condes de Túscolo é eleito o Papa Bento VIII -
12/05/1012 - Morre o Papa Sérgio IV -
31/07/1009 - Pietro Martino Buccaporci é eleito como o Papa Sérgio IV -
18/07/1009 - Morre o Papa João XVIII -
25/12/1003 - Giovanni Fasano di Roma é eleito o Papa João XVIII -
06/11/1003 - Morre o Papa João XVII -
16/05/1003 - Giovanni Sicco é eleito o Papa João XVII -
12/05/1003 - Morre o Papa Silvestre II -
21/06/1002 - Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX -
09/04/0999 - Gerbert d'Aurillac é consagrado como o Papa Silvestre II -
02/04/0999 - Gerbert d'Aurillac é eleito como o Papa Silvestre II -
18/02/0999 - Morre o Papa Gregório V -
02/11/0998 - Na França, Odilon, abade de Cluny, institui este dia como o “Dia dos Mortos” -
03/05/0996 - Bruno de Caríntia é eleito o Papa Gregório V -
20/08/0984 - Morre o Papa João XIV -
10/07/0983 - Morre o Papa Bento VII -
19/01/0973 - É eleito o Papa Bento VI -
06/09/0972 - Morre o Papa João XIII -
01/10/0965 - Giovanni dei Crescenzi é eleito o Papa João XIII -
04/07/0965 - Morre o Papa Bento V -
01/03/0965 - Morre o Papa Leão VIII -
23/06/0964 - O imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Oto I, força o Papa Bento V a renunciar ao papado em favor de Leão VIII -
22/05/0964 - É eleito o Papa Bento V -
14/05/0964 - Morre o Papa João XII -
06/12/0963 - O Papa Leão VIII é consagrado -
04/12/0963 - Depois de expulsar o Papa João XII de Roma, Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico, coloca em seu lugar o Papa Leão VIII -
16/12/0955 - Ottaviano dei Conti di Tuscolo, com apenas 18 anos de idade, é eleito o Papa João XII -
08/11/0955 - Morre o Papa Agapito II -
10/05/0946 - É eleito o Papa Agapito II -
30/10/0942 - É eleito o Papa Marinho II -
19/07/0939 - É consagrado o Papa Estêvão VIII (IX) -
14/07/0939 - É eleito o Papa Estêvão VIII (IX) -
13/07/0939 - Morre o Papa Leão VII -
03/01/0936 - É eleito o Papa Leão VII -
28/05/0928 - É eleito o Papa Leão VI -
14/04/0911 - Morre o Papa Sérgio III -
29/01/0904 - É eleito o Papa Sérgio III -
14/08/0897 - Morre o Papa Estêvão VI (VII) -
22/05/0896 - É eleito o Papa Estêvão VI (VII) -
26/04/0896 - Morre o Papa Bonifácio VI -
11/04/0896 - É eleito o Papa Bonifácio VI -
04/04/0896 - Morre o Papa Formoso -
06/10/0891 - É eleito o Papa Formoso -
14/09/0891 - Morre o Papa Estêvão V -
06/02/0891 - Morre Fócio, um dos maiores patriarcas de Constantinopla -
08/07/0885 - Morre o Papa Adriano III -
17/05/0884 - É eleito o Papa Adriano III, 109º papa, que sucedeu o Papa Marinho I -
15/05/0884 - Morre o Papa Marinho I -
23/12/0882 - Marinho I é consagrado como Papa -
23/12/0882 - O Papa Marinho é consagrado -
16/12/0882 - Morre o Papa João VIII -
16/12/0882 - É eleito o Papa Marinho I -
14/12/0872 - É eleito o Papa João VIII -
14/12/0872 - Morre o Papa Adriano II -
28/02/0870 - Encerra-se o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
05/10/0869 - Tem início o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
14/12/0867 - É eleito o Papa Adriano II -
13/11/0867 - Morre Papa Nicolau I -
24/04/0858 - É eleito o Papa Nicolau I -
17/04/0858 - Morre o Papa Bento III -
29/09/0855 - O Papa Bento III é consagrado -
29/07/0855 - É eleito o Papa Bento III -
17/07/0855 - Morre o Papa São Leão IV -
10/04/0847 - O Papa São Leão IV é consagrado -
27/01/0847 - É eleito o Papa São Leão IV -
27/01/0847 - Morre o Papa Sérgio II -
25/01/0844 - Morre o Papa Gregório IV -
25/01/0844 - É eleito o Papa Sérgio II -
29/03/0828 - Seis meses após sua eleição, o Papa Gregório IV é consagrado quando o imperador dos francos, Luís I aceita de forma inequívoca sua eleição -
10/10/0827 - Morre o Papa Valentino -
20/09/0827 - Eleição do Papa Gregório IV -
31/08/0827 - É eleito o Papa Valentino -
27/08/0827 - Morre o Papa Eugênio II -
05/06/0824 - É consagrado o Papa Eugênio II -
11/05/0824 - É eleito o Papa Eugênio II -
11/02/0824 - Morre o Papa Pascoal I -
25/01/0817 - Pascale Massimi é eleito o Papa Pascoal I -
24/01/0817 - Morre o Papa Estêvão IV (V), 97º Papa da Igreja Católica -
22/06/0816 - É eleito Estêvão IV (V), 97º Papa da Igreja Católica -
12/06/0816 - Morre o Papa São Leão III -
26/12/0795 - É eleito o Papa Leão III -
25/12/0795 - Morre o Papa Adriano I -
09/02/0772 - Adriano I é consagrado Papa -
01/02/0772 - É eleito o Papa Adriano I -
24/01/0772 - Morre o Papa Estêvão III (IV), 94º Papa da Igreja Católica -
07/08/0768 - É eleito o Papa Estêvão III (IV), 94º Papa da Igreja Católica -
28/06/0767 - Morre o Papa São Paulo I -
29/05/0757 - O Papa São Paulo I é consagrado -
29/04/0757 - É eleito o Papa São Paulo I, irmão de seu antecessor, o Papa Estêvão II -
26/04/0757 - Morre o Papa Estêvão II (III) -
26/03/0752 - É eleito o Papa Estêvão II (III) -
26/03/0752 - Morre o Papa eleito Estêvão II, três dias após sua eleição -
23/03/0752 - Estêvão II é eleito Papa. Ele morre três dias após, antes de ser ordenado bispo e não é considerado um papa legitimado -
15/03/0752 - Morre o Papa Zacarias -
03/12/0741 - É eleito o Papa Zacarias -
28/11/0741 - Morre o Papa Gregório III -
18/03/0731 - É eleito o Papa Gregório III -
11/02/0731 - Morre o Papa Gregório II -
19/05/0715 - Gregorius Sabellusé eleito como Papa Gregório II -
09/04/0715 - Morre o Papa Constantino -
25/03/0708 - Constantino é eleito Papa -
04/02/0708 - Morre o Papa Sisínio, 87º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana -
15/01/0708 - É eleito o Papa Sisínio -
18/10/0707 - Morre o Papa João VII -
01/03/0705 - É eleito o Papa João VII -
11/01/0705 - Morre o Papa João VI -
30/10/0701 - É eleito o Papa João VI -
08/09/0701 - Morre o Papa Sérgio I -
11/05/0688 - Na Espanha começa o XV Concílio de Toledo -
15/12/0687 - É eleito o Papa Sérgio I -
21/09/0687 - Morre o Papa Cónon -
21/10/0686 - É eleito o Papa Cónon -
02/08/0686 - Morre o Papa João V -
23/07/0685 - É eleito o Papa João V -
08/05/0685 - Morre o Papa São Bento II -
14/11/0684 - Na Espanha começa o XIV Concílio de Toledo -
26/06/0684 - O Papa São Bento II é consagrado -
04/11/0683 - Na Espanha se inicia o XIII Concilio de Toledo -
03/07/0683 - Morre o Papa Leão II -
17/08/0682 - É eleito o Papa Leão II -
10/01/0681 - Morre o Papa Agatão -
27/06/0678 - É eleito o Papa Agatão -
11/04/0678 - Morre o Papa Dono -
02/11/0676 - É eleito o Papa Dono -
17/06/0676 - Morre o Papa Adeodato II -
11/04/0672 - É eleito o Papa Adeodato II -
27/01/0672 - Morre o Papa Vitaliano -
30/07/0657 - É eleito o Papa Vitaliano -
02/06/0657 - Morre o Papa Eugênio I -
01/12/0656 - Na Espanha começa o X Concílio de Toledo -
02/11/0655 - Na Espanha acontece o IX Concilio de Toledo -
16/09/0655 - Morre o Papa Martinho I -
10/08/0654 - É eleito o Papa Eugênio I -
16/12/0653 - Na Espanha começa o VIII Concílio de Toledo -
18/06/0653 - O Papa Martinho I é aprisionado e mantido no exílio até a sua morte em 655 -
05/07/0649 - É eleito o Papa Martinho I -
14/05/0649 - Morre o Papa Teodoro I -
24/11/0642 - Eleição do Papa Teodoro I -
12/10/0642 - Morre o Papa João IV -
24/12/0640 - É eleito o Papa João IV -
02/08/0640 - Morre o Papa Severino -
28/05/0640 - É eleito o Papa Severino -
12/10/0638 - Morre Papa Honório I -
05/12/0633 - Na Espanha começa o IV Concílio de Toledo -
27/10/0625 - É eleito o Papa Honório I -
25/10/0625 - Morre o Papa Bonifácio V -
23/12/0619 - É eleito o Papa Bonifácio V -
08/11/0618 - Morre o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
19/10/0615 - É eleito o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
08/05/0615 - Morre o Papa Bonifácio IV -
25/08/0608 - É eleito o Papa Bonifácio IV -
12/11/0607 - Morre o Papa Bonifácio III -
19/02/0607 - É eleito o Papa Bonifácio III -
22/02/0606 - Morre o Papa Sabiniano -
13/09/0604 - O Papa Sabiniano é consagrado -
26/05/0604 - Morre Agostinho de Cantuária, monge beneditino que se tornou o primeiro arcebispo de Canterbury -
12/03/0604 - Morre o Papa Gregório I -
21/06/0598 - Nasce o futuro Papa Martinho I -
03/09/0590 - É eleito o Papa Gregório I -
07/02/0590 - Morre o Papa Pelágio II -
08/05/0589 - Na Espanha acontece o III Concílio de Toledo -
26/11/0579 - É eleito o Papa Pelágio II -
30/07/0579 - Morre o Papa Bento I -
02/06/0575 - Após quase um ano da morte do Papa João III, é eleito o Papa Bento I -
13/07/0574 - Morre o Papa João III -
17/07/0561 - Catalino é eleito como o Papa João III -
04/03/0561 - Morre o Papa Pelágio I -
16/04/0556 - É eleito o Papa Pelágio I -
07/06/0555 - Morre o Papa Vigílio -
02/12/0537 - O Papa São Silvério é martirizado e morto -
29/03/0537 - Vigílio é consagrado e entronado Papa, sucedendo a Silvério -
11/03/0537 - O Papa São Silvério é forçado a abdicar -
08/06/0536 - O Papa São Silvério é consagrado -
01/06/0536 - O Papa São Silvério é eleito -
22/04/0536 - Morre o Papa Agapito I -
13/05/0535 - É eleito o Papa Agapito I -
08/05/0535 - Morre o Papa João II -
02/01/0533 - Mercúrio é proclamado Papa, como seu nome evocava um deus pagão é o primeiro a trocar de nome para o papado adotando João II -
17/10/0532 - Morre o Papa Bonifácio II -
22/09/0530 - É eleito o Papa Bonifácio II -
22/09/0530 - Morre o Papa Félix IV -
17/05/0527 - Na Espanha acontece o II Concílio de Toledo -
12/07/0526 - É eleito o Papa Félix IV -
18/05/0526 - Morre o Papa João I -
13/08/0523 - É eleito o Papa João I -
06/08/0523 - Morre o Papa Hormisdas -
20/07/0514 - Eleição do Papa Hormisdas -
19/07/0514 - Morre o Papa São Símaco -
22/11/0498 - Eleição do Papa Símaco -
19/11/0498 - Morre o Papa Anastácio II -
24/11/0496 - Eleição do Papa Anastácio II -
21/11/0496 - Morre o Papa Gelásio I -
01/03/0492 - É eleito o Papa Gelásio I -
01/03/0492 - Morre o Papa Félix III -
13/03/0483 - É eleito o Papa Félix III -
10/03/0483 - Morre o Papa São Simplício -
03/03/0468 - É eleito o Papa Simplício -
29/02/0468 - Morre o Papa Hilário -
19/11/0461 - É eleito o Papa Hilário -
10/11/0461 - Morre o Papa São Leão I, o Grande ou Magno -
17/03/0461 - Morre 'São Patrício', o santo padroeiro da Irlanda -
08/10/0451 - Começa a primeira sessão do Concílio da Calcedônia. -
29/09/0440 - É eleito o Papa São Leão I -
19/08/0440 - Morre o Papa Sisto III -
31/07/0432 - Xystus Collona é eleito como o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I -
27/07/0432 - Morre o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
10/09/0422 - É eleito o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
04/09/0422 - Morre o Papa Bonifácio I -
30/09/0420 - Morre Jerônimo de Strídon (São Jerônimo), tradutor da Bíblia do aramaico para o latim, versão conhecida como Vulgata -
28/12/0418 - É eleito o Papa Bonifácio I -
26/12/0418 - Morre o Papa Zósimo, 41º papa -
18/03/0417 - É eleito o Papa Zósimo, 41º papa -
12/03/0417 - Morre o Papa Inocêncio I, 40º Papa -
22/12/0401 - É eleito o Papa Inocêncio I, 40º Papa -
19/12/0401 - Morre o Papa Anastácio I -
27/11/0399 - É eleito o Papa Anastácio I, 39º papa, que sucedeu o Papa Sirício -
26/11/0399 - Morre o Papa Sirício, 38º papa -
07/09/0397 - Na Espanha acontece o I Concílio de Toledo -
15/12/0384 - É eleito o Papa Sirício, 38º papa -
11/12/0384 - Morre o Papa Dâmaso I, 37º papa -
11/03/0378 - Nasce em Albano Laziale, o futuro Papa Inocêncio I -
01/10/0366 - É eleito o Papa Dâmaso, 37º papa, que sucedeu o Papa Libério -
24/09/0366 - Morre o Papa Libério, 36º papa -
17/05/0352 - É eleito o Papa Libério, 36º papa -
12/04/0352 - Morre o Papa São Júlio I, o 35º Papa -
06/02/0337 - É eleito Júlio I, 35º Papa que sucedeu ao Papa Marcos -
25/12/0336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma -
07/10/0336 - Morre o Papa Marcos, 34º papa -
18/01/0336 - É eleito o Papa Marcos, 34º papa -
31/12/0335 - Morre o Papa Silvestre I, o 33º papa -
31/01/0314 - É eleito o Papa Silvestre I, o 33º papa, que sucedeu o Papa Melquíades -
10/01/0314 - Morre o Papa Melquíades, o 32º papa -
02/07/0311 - É eleito o Papa Melquíades, 32º Papa -
17/08/0309 - Morre o Papa Eusébio, 31º papa -
18/04/0309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I -
16/01/0309 - Morre o Papa Marcelo I, 30º papa -
27/05/0308 - É eleito o Papa Marcelo I, 30º papa -
25/10/0304 - Morre o Papa Marcelino -
30/06/0296 - É eleito o Papa Marcelino -
22/04/0296 - O Papa Caio é decapitado -
17/12/0283 - É eleito o Papa Caio -
07/12/0283 - Morre o Papa Eutiquiano -
04/01/0275 - É eleito o Papa Eutiquiano -
30/12/0274 - Morre São Félix I, 26º Papa da Igreja Católica -
05/01/0269 - É eleito São Félix I, 26º Papa da Igreja Católica -
26/12/0268 - Morre o Papa Dionísio, 25º papa -
22/07/0259 - É eleito o Papa Dionísio -
06/08/0258 - A mando do imperador romano Valeriano, o Papa Sisto II, 24º Papa, é decapitado juntamente com quatro diáconos que estavam com ele na Catacumba de São Calisto -
30/08/0257 - É eleito Sisto II, 24º Papa da Igreja Católica. -
02/08/0257 - Morre o Papa Estêvão I -
12/05/0254 - Eleito o Papa Estêvão I, 23º papa -
05/03/0254 - Morre o Papa Lúcio I -
25/06/0253 - É eleito o Papa Lúcio I -
25/06/0253 - Morre o Papa Cornélio -
06/03/0251 - É eleito o Papa Cornélio -
20/01/0250 - Morre o Papa Fabiano, 20º papa -
10/01/0236 - Eleito o Papa Fabiano, 20º papa -
03/01/0236 - Morre o Papa Antero -
21/11/0235 - Eleição do Papa Antero -
19/11/0235 - Morre o Papa São Ponciano, que havia abdicado ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
28/09/0235 - Para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, o Papa São Ponciano abdica ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
21/07/0230 - Eleito o Papa São Ponciano, 18º papa -
20/12/0217 - Morre o Papa São Zeferino -
07/02/0126 - Morre Elvidius Xystus, o Papa São Sisto I