Últimas notícias
Hoje na história
RSSA Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler
Sturmabteilung abreviado para SA (em alemão "Seção Tempestade", "Destacamento Tempestade" ou "Seção de Assalto") usualmente traduzida como "Tropas de Assalto" ou "Seções de Assalto", foi a milícia paramilitar nazista durante o período em que o Nacional Socialismo exercia o poder na Alemanha.
O termo Sturmabteilung antecede a fundação do Partido Nazista em 1919. Originalmente foi aplicado às tropas de assalto especializadas da Alemanha Imperial na Primeira Guerra Mundial que usaram táticas de infiltração de Oskar von Hutier durante a guerra de trincheiras.
O DAP (Deutsche Arbeiterpartei ou Partido dos Trabalhadores Alemães) foi formado em Munique em janeiro de 1919 e Adolf Hitler se juntou a ele em setembro desse ano. Seus talentos para o discurso, a publicidade e a propaganda foram reconhecidos rapidamente, e no início de 1920 Hitler tinha ganhado grande autoridade no partido, que mudou seu nome ao NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) em fevereiro 1920.
O dia 4 de novembro de 1921 é reconhecido como a data em que Hitler reconheceu oficialmente a SA. Nesse dia o Partido Nazista realizou uma grande reunião pública na Hofbräuhaus de Munique, que também atraiu muitos comunistas e outros inimigos dos nazistas. Depois que Hitler falou por algum tempo, a reunião entrou em erupção e uma pequena companhia de SA conteve a oposição. Os nazistas chamaram este evento Saalschlacht ("batalha de reunião de reunião"), e assumiu proporções legendárias no reconhecimento da SA com a passagem do tempo. Posteriormente, o grupo foi oficialmente conhecido como o Sturmabteilung.
Seu líder era Ernst Röhm, capitão do exército e notório por seu senso de organização e sua capacidade de comando. Os membros das Sturmabteilungen também eram conhecidos como "camisas pardas", pela cor de seu uniforme (a cor parda provinha de fardamentos destinados a tropas alemãs que serviram na Tanzânia durante a Primeira Guerra Mundial, e que nunca chegaram a ser entregues; após a guerra, foram adquiridas a preços módicos pelos nazistas, para vestir suas milícias).
Adolf Hitler e Ernst Röhm, em Nuremberg inspecionando as tropas da SA (1933).
A Sturmabteilung constituíram, em certo momento, uma das instituições mais ativas da vida pública da Alemanha, e um dos esteios do poder político de Adolf Hitler. Deve-se ressaltar que elas não funcionavam como um exército ou uma tropa organizada, sendo sua atividade muito mais a de baderneiros do que a de um exército. O próprio Hitler via a SA como uma tropa de pressão política, mas não como núcleo do "futuro exército do Reich" como desejava seu líder, Röhm.
Adolf Hitler e Hermann Göring, com as Tropas de Assalto SA em Nuremberg (1928).
No momento em que deixaram de ser interessantes, constituindo algo não só fora de seu controle, mas abertamente contra determinadas ideias de Hitler, foram eliminadas. Também as intrigas nascidas da conduta homossexual de Röhm acabaram por derrubá-lo, no episódio conhecido como Noite das Facas Longas. A partir daí, as SS, sempre contrapostas às Sturmabteilungen, ocuparam o espaço de polícia política outrora destinado às SA.
Hitler e a Sturmabteilung
O presidente Paul von Hindenburg nomeou Hitler chanceler no dia 30 de Janeiro de 1933. Ao longo dos meses seguintes, durante o chamado Gleichschaltung, Hitler eliminou todos os partidos rivais na Alemanha, até o país tornar-se, no verão de 1933, um estado unipartidário, sob sua direção e controle. Mas mesmo com a consolidação de seu poder político, Hitler não tinha poder absoluto. Como chanceler, ele não podia comandar o exército, que permanecia sob a liderança formal de Hindenburg, um veterano altamente respeitado mas que ao longo dos anos tornava-se cada vez mais frágil e demente. Enquanto muitos líderes políticos estavam impressionados com o poder de liderança de Hitler e suas promessas, como o retorno da conscrição e uma política externa mais agressiva, o exército continuava independente e orientado a não se reunir ao regime nazista.
A Sturmabteilung (SA) era uma organização paramilitar Nazista que permaneceu autônoma dentro do próprio partido. Desenvolveu-se a partir dos Freikorps, um movimento criado após a Primeira Guerra Mundial, organização nacionalista que era composta por alemães desfavorecidos financeiramente, desiludidos e irritados com o governo de seu país, pois acreditavam que este havia traído e humilhado a Alemanha para assinar o Tratado de Versalhes. Os Freikorps conseguiram estabilizar-se na nova República de Weimar.
Ernst Röhm era seu comandante principal e foi-lhe dado o apelido "Rei da Máquina de Guerra da Baviera". Mais tarde, Röhm tornou-se líder da Bavarian Freikorps. Durante a década de 1920, a SA funcionava como milícia de Hitler, e era usada para intimidar adversários políticos, especialmente os sociais-democratas e os comunistas. Também conhecidos como "camisas pardas", a SA ganhou destaque por suas violentas batalhas de rua contra os comunistas. O violento confronto entre estes dois grupos, contribuiu para desestabilização da Alemanha no período entre-guerras na República de Weimar. Em Junho de 1932, o número de batalhas nas ruas já tinha chegado a 400, resultando em 82 mortos. Estes confrontos foram essenciais para a subida de Hitler ao poder, pois este prometia acabar totalmente com a violência urbana.
Mesmo a nomeação de Hitler como chanceler, seguido da supressão de todos os partidos políticos, exceto o dos nazistas, não tinha acabado com a violência da SA. Os camisas pardas percorriam as ruas alemãs para torturar bêbados que andavam sozinhos à noite. Denúncias de abuso de poder eram comuns até o verão de 1933. Estes comportamentos perturbaram a classe média da Alemanha e elementos conservadores do exército.
Abismado com estes comportamentos, o passo seguinte de Hitler seria atacar a Sturmabteilung. No dia 6 de julho de 1933, em uma reunião de políticos nazistas, Hitler discursou e falou que no momento que o NSDAP tivesse seus objetivos alcançados, a sua maior preocupação era consolidar-se no poder.
O discurso de Hitler era uma direta referência à queda da SA, que para ele era o último objetivo que faltava para sua consolidação. Entretanto, esta não era uma missão fácil, pois a organização era constituída, em sua maioria, por adeptos do nazismo. A SA teve seu momento de crescimento durante a Grande Depressão, quando o povo alemão perdeu a confiança nas tradicionais instituições; enquanto o nazismo não era totalmente aceito pela classe trabalhadora, ela cumpria todos seus deveres e focava seus atos sempre nesta classe. Os líderes da SA acreditavam que a promessa socialista do regime nazista poderia quebrar totalmente o patrimônio dos aristocratas da época, sendo favorável aos trabalhadores.
Hindenburg ameaçou colocar a Alemanha sob lei marcial caso Röhm não fosse retirado do poder da SA.
Conflito entre o exército e a SA
Ninguém na SA falava mais sobre "a continuação da revolução alemã", como Röhm. Como um dos primeiros membros do Partido Nazista, ele tinha participado do Putsch da Cervejaria, uma tentativa de Hitler de subir ao poder em 8 de novembro de 1923. Como veterano da Primeira Guerra Mundial, Röhm tinha avisado que iria matar doze homens em retaliação a cada soldado morto da SA. Röhm via a violência como uma maneira de subir ao poder. Não contente somente com a liderança da SA, ele fazia lóbi para que Hitler o apontasse como Ministro da Defesa, posição ocupada pelo General Werner von Blomberg.
O exército alemão desprezava os adeptos da SA, e isso fez muitos integrantes da tropa de assalto sentirem que o exército não estava totalmente comprometido com a causa nacional-socialista. Líderes da SA denunciaram o exército e diziam que "Alguns destes oficiais do exército são suínos. A maioria dos oficiais são velhos e têm que ser substituídos por jovens. Estamos esperando a morte do Hindenburg, e nós da SA iremos contra o exército."
Apesar da grande hostilidade entre o exército e a Sturmabteilung, Blomberg e os demais militares viam a SA como fonte de futuros soldados do exército. Röhm, entretanto, queria eliminar os velhos soldados de então e dar à SA o poder de ser o novo exército alemão.
Limitado o exército, pelo Tratado de Versalhes, a ter o máximo de cem mil soldados, as tropas da SA passavam os três milhões em 1934. Em janeiro de 1934, Röhm deu a Blomberg um memorando pedindo que a SA se tornasse a nova força nacional e se fundisse com o Reichswehr. Em resposta, Hitler encontrou com Blomberg e a liderança da SA e da SS no dia 28 de fevereiro de 1934. Sobre pressão de Hitler, Röhm relutantemente assinou um acordo reconhecendo a supremacia do Reichswehr sobre a SA. Hitler anunciou para todos que a SA seria apenas uma auxiliar no trabalho do Reichswehr. Após Hitler se retirar, Röhm declarou que não iria seguir as ordens do "ridículo" — uma humilhante referência a Hitler.
Pressão contra a AS
Röhm tinha o sonho de tornar suas tropas de assalto o novo embrião do exército alemão. Na primavera de 1934, essa visão era completamente inversa à ideia de Hitler, que era de consolidar e expandir o Reichswehr, unindo-o ao governo nazista. Como resultado disso, criou-se um conflito interno no Partido e, após várias reuniões, o Premier da Prússia Hermann Göring, o Ministro da Propaganda Joseph Goebbels, o Chefe da SS Heinrich Himmler, e o deputado Rudolf Hess, todos da cúpula do partido, organizaram-se contra Röhm.
Entre os líderes do Partido Nazista, todos sabiam que Röhm era a única pessoa que não era mais leal a Adolf Hitler e o seu desprezo ao partido irritava Hitler e Hess. A violência que a SA pregava na Prússia preocupava muito Göring, Presidente da Prússia. Em uma tentativa de isolar os poderes de Röhm, no dia 20 de abril de 1934 ele transferiu o controle político da Prússia para Himmler, quem, Göring acreditava, não suportaria o controle da SA e poderia vir a tentar expulsar Röhm do partido. Himmler invejava o poder da SA, e criou um grupo especial de guarda-costas de Hitler, a Schutzstaffel (SS). Com a criação da SS, Hitler via que já era tempo de acabar com a SA e tirar Röhm do poder.
Membros conservadores no exército, indústria e políticos ligados a Hitler faziam pressão para reduzir a influência que Röhm tinha no país. Enquanto a homossexualidade afetava parcialmente os conservadores, estes estavam mais preocupados com suas ambições políticas. Em 17 de junho de 1934, o Vice-Chanceler Franz von Papen, aliado de Hindenburg, num discurso em uma universidade, avisou sobre o possível início de uma "segunda revolução" liderada pela SA. No mesmo discurso, criticou o nazismo e as políticas de Hitler. Então, von Papen, um católico e aristocrata que rompeu todas suas ligações com o exército e a indústria, ameaçou pedir demissão se Hitler não agisse.
Após um breve encontro com Hitler, o presidente Paul von Hindenburg ameaçou colocar o país em lei marcial se Röhm continuasse no controle da SA. Esta atitude poderia fazer com o que nazismo perdesse forças, e deixou Hitler preocupado. Sob pressão, Hitler pensou em fazer um expurgo, onde eliminaria seus inimigos e líderes da SA.
Em preparação para este expurgo, Himmler e o deputado Reinhard Heydrich, chefe de segurança da SS, criaram um dossiê sugerindo que Röhm tinha recebido doze milhões de marcos alemães da França para depor Hitler do poder. Os líderes da SS rapidamente criaram os documentos falsificados e no dia 24 de junho tinham finalizado o projeto da missão com o nome de (Röhm-Putsch). Enquanto não era posta em prática, a missão foi classificada de Operação Colibri. No dia 26 de junho, Göring e Himmler fizeram a lista de todas as pessoas que poderiam ameaçar Hitler e o NSDAP, para matar no dia da operação. No dia 27 de junho, Hitler criou um grupo especial e planejou detalhadamente tudo o que iria acontecer. A exigência principal do chanceler era que a operação fosse discreta e realizada em uma única noite. Após o planejamento, Hitler pôs todas suas tropas em alerta. Ele mostrou total confiança em seu plano e participou de um casamento no dia 28 de junho. Após o casamento, ele ordenou ao assistente pessoal de Röhm para reunir toda a tropa da SA e encontrar-se com ele na noite de 30 de junho.
Expurgo
Na manhã de 30 de junho de 1934, Hitler e suas tropas voaram para Munique. Do aeroporto, eles foram para o Ministério do Interior da Baviera, onde se reuniu com dirigentes da SA, que tinham organizado uma briga de rua na noite anterior. Enfurecido, Hitler retirou as medalhas e a parte de cima do uniforme de Obergruppenführer de um chefe da polícia de Munique, por desobedecer suas ordens de manter a cidade em ordem. Hitler, acompanhado de seus seguidores, de uma grande tropa da SS e da polícia comum, foi para um hotel em Bad Wiessee, onde estava marcado o encontro entre Röhm e seus comandados.
No início da noite, à testa de uma longa fileira de carros, Hitler seguiu então para Bad Wiessee. "De rebenque na mão", segundo o seu motorista Erich Kempka, Hitler "penetrou no quarto de Röhm, seguido de dois agentes da polícia criminal armados, de revólveres engatilhados. Aí bradou: 'Röhm, você está preso!' Ainda tonto de sono, Röhm ergueu a cabeça do travesseiro. Heil mein Führer - balbuciou. 'Você está preso!' - gritou Hitler novamente. Aí deu meia volta e saiu do quarto." A cena se repetiu com todos os chefes da SA, um apenas, o silesiano Edmund Heines, foi encontrado na cama com um jovem, também a serviço da SA. Heines opôs certa resistência, mas teve o mesmo fim. Goebbels, Ministro da Propaganda, justificava o expurgo como repressão das atitudes não aceitas pelo regime nazista. A SS ainda prendeu um comboio de líderes da SA que chegavam ao hotel para a reunião com Röhm. O Gruppenführer berlinense Karl Ernst estava em Bremen, onde preparava-se para sua viagem de núpcias. Quando embarcava no navio, foi detido, e, crendo que se tratava de uma das brincadeiras de despedida de solteiro, deixou-se levar. Foi conduzido até Berlim. Sorria ao exibir seus braços algemados e fez brincadeiras com o grupo das tropas SS que o aguardava no aeroporto. Saiu do avião direto para uma viatura policial, que lá estava à sua espera. Os jornais já continham entre suas notícias a morte do Gruppenführer. Mas Ernst, continuando a crer tratar-se de uma brincadeira, foi encostado no muro de Lichterfeld e fuzilado. Recusando-se a acreditar no que passava, balbuciou ainda um "Heil, Hitler!"
O fato de Röhm nunca ter tentado iniciar uma revolução contra Hitler não o poupou de ser denunciado. Chegando aos quartéis de Munique, Hitler fez um discurso para a população. Consumido de ódio, ele denunciou Röhm como "o pior traidor da história da humanidade" e disse ainda que "figuras desobedientes, sem disciplina e doentes" seriam mortas. A plateia, que continha membros da SA que escaparam da prisão, aprovou o discurso. No retorno a Berlim, Goebbels telefonou para Göring usando o codinome Colibri, sinal para colocar a Gestapo nas ruas e executar os inimigos do governo.
Perseguição contra velhos inimigos
O evento não se limitou ao expurgo da SA somente. Hitler aproveitou a ocasião e perseguiu sociais-democratas e comunistas. Entre os perseguidos, estava o Vice-Chanceler Papen, que tinha discursado contra o nazismo e todos seus aliados. Em Berlim, Göring fez com que a SS invadisse a Vice-Chancelaria. Oficiais da Gestapo também foram a busca do secretário de Papen, Herbert von Bose. A Gestapo o achou e executou. Mais tarde, foram ao sócio de Papen, Edgar Jung, autor do discurso de Papen contra o regime Nazista e o mataram. A Gestapo também matou Erich Klausener, líder da Ação Católica da Alemanha O vice-chanceler foi preso, apesar dos seus protestos afirmando que sua prisão era ilegal e contra a constituição. Entretanto, Hitler ordenou sua liberação dias depois e proibiu Papen de fazer qualquer referência contra o nazismo.
Franz von Papen, vice-chanceler alemão, foi preso após discursar contra os nazistas.
Hitler, Göring e Himmler também ordenaram a Gestapo a agir contra velhos inimigos. Kurt von Schleicher, ex-chanceler, e sua esposa, foram assassinados em suas casas. Outros mortos, foram Gregor Strasser, ex-nazista que se desfiliou do partido em 1932, e Gustav Ritter von Kahr, ex-comissionário que participou do Putsch em 1923. O corpo de Kahr foi encontrado na floresta de Munique e tinha sido cortado por golpes de picareta. A série de assassinatos teve um inocente, Willi Schmid, crítico musical do Münchner Neuste Nachrichten, jornal de Munique, confundido pela Gestapo com um adversário antigo de Hitler.
Consequências
Após a realização do expurgo e da perda de várias vidas, dificilmente o evento poderia ser mantido em segredo, como desejado por Hitler. No primeiro momento, houve uma divisão dentro do Partido Nazista de como encarar a situação. Göring deu instruções à polícia para queimar "todos os documentos relacionados a eventos dos últimos dois dias". Entretanto, Goebbels tentou impedir que os jornais publicassem a lista de mortos, mas divulgou a notícia que Röhm e Schleicher tentaram derrubar o governo e tirar Hitler do poder. Em 13 de julho de 1934, Hitler justificou o expurgo em uma rádio nacional. Para ele, havia um grande movimento para acabar com o nazismo e controlar o exército, e ele tinha que impedir isto imediatamente, com o orgulho alemão.
Hitler autorizou a publicação de artigos nos jornais com a seguinte frase "Os acontecimentos ocorridos nos dias 30 de junho, 1º de julho e prisões efetuadas no dia 2 foram atos de autodefesa utilizados pelo estado." O Ministro da Justiça Franz Gürtner, demonstrou sua lealdade a Hitler, ao criar uma lei contra os envolvidos no expurgo. A lei assinada por Hitler e o Ministro do Interior, Wilhelm Frick, era a "lei de autodefesa", que legalizava os assassinatos acontecidos.
Hitler desfilando com a nova SA, agora liderada por Victor Lutze.
Reação
Com unanimidade, o exército aplaudiu a Noite das Facas Longas, despistando o fato de dois dos mortos serem os generais Kurt von Schleicher e Ferdinand von Bredow. O presidente Hindenburg, herói militar da Alemanha, mandou um telegrama a Hitler expressando seu "profundo sentimento de gratidão". O apoio do exército ao expurgo, entretanto, teria consequências de longo prazo para a instituição. A ameaça da SA de tirar o exército do poder finalmente tinha chegado ao fim, mas Hitler queria o ver aproximado do regime nazista.
Sem um relatório independente da imprensa sobre o acontecimento, rumores sobre a Noite das Facas Longas rapidamente tomaram conta da Alemanha. Muitos alemães não acreditavam nas notas postas nos jornais por Joseph Goebbels. Ao mesmo tempo, outros acreditavam que Hitler tinha salvado a Alemanha de entrar em estado de caos. Uma professora de Hamburgo disse em seu diário que muitos alemães admiravam a coragem de Hitler. Ela comparou Hitler a Frederico, o grande, lendário rei da Prússia. Outros estavam horrorizados com o número de execuções, principalmente por serem alemães.
Hitler chamou Victor Lutze para assumir o lugar de Röhm na SA, dando-lhe ordens para acabar com a "homossexualidade, deboche, embriaguez e estilo de vida elevado" na SA. Hitler disse a Lutze que fizesse com que a SA parasse de gastar dinheiro em limousines e banquetes, atitudes consideradas extravagantes. Lutze, conhecido por ser um homem de pouco poder e fraco, fez com que a SA perdesse gradualmente seu poder na Alemanha Nazista. Com ele, a organização paramilitar passou de três milhões de membros em agosto de 1934 para 1,2 milhões em abril de 1938. Todas as referências ao nome de Röhm foram extintas nos uniformes e documentos, e foram substituídas pelas palavras Blut und Ehre (sangue e honra).
A Noite das facas longas mostrou um triunfo de Adolf Hitler e foi sua consolidação no governo, estabilizando-o como juiz supremo do povo alemão. Mais tarde, em abril de 1942, ele se colocou como "poder acima da lei na Alemanha". Este acontecimento também foi exemplo para a pequena resistência contra o regime nazista da época, visto que qualquer pessoa que fosse contra o governo seria severamente punida.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
11/05/2019 - Morre aos 92 anos, o ator e comediante Lúcio Mauro -
30/04/2019 - Morre aos 73 anos, a cantora e compositora Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho -
10/11/2017 - Morre Márcia Martins Alves, mais conhecida como a atriz Márcia Cabrita -
04/08/2017 - Morre aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
27/04/2016 - A Nasa anunciou ter encontrado um asteroide chamado 2016 HO3 que faz movimento parecido com o do nosso satélite ao redor da Terra -
05/11/2015 - Rompimento da barragem de Fundão em Minas Gerais cobre de lama Bento Rodrigues -
10/09/2015 - Anunciada a descoberta do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo, na Caverna Rising Star na África do Sul -
14/07/2015 - A sonda New Horizons cumpre sua missão ao sobrevoar Plutão -
07/06/2015 - Morre Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
13/04/2015 - Morre Günter Grass, Nobel de literatura e personagem controverso -
25/08/2014 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Netuno -
27/04/2014 - O Papa João Paulo II, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII -
07/02/2014 - Morre Nico Nicolaiewsky, músico, compositor e humorista brasileiro mais conhecido como o Maestro Plestkaya do espetáculo "Tangos e Tragédias". -
13/09/2013 - Descoberta do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo, na Caverna Rising Star na África do Sul -
12/09/2013 - A NASA confirmou que a sonda espacial Voyager 1 havia deixado o Sistema Solar -
25/08/2013 - Morre Gylmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 1958 e 1962. -
23/07/2013 - Morre Djalma Santos eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
24/04/2013 - Desabamento de prédio deixa 1129 mortos em fábricas que funcionavam em um centro comercial em Savar, na periferia de Daca, a capital do Bangladesh -
08/04/2013 - Morre Sarita Montiel, famosa atriz e cantora espanhola, com atuação no México e nos Estados Unidos -
31/01/2013 - Mulheres parisienses podem usar calças legalmente -
27/01/2013 - Tragédia em Santa Maria - Incêndio na Boate Kiss mata 242 pessoas e fere outras 116 -
24/10/2012 - Acontece o Segundo Consistório Ordinário Público de 2012 para a criação de novos cardeais da Igreja Católica. Foram criados 6 cardeais, dentre os quais o colombiano Dom Rubén Salazar Gómez -
25/08/2012 - A sonda espacial Voyager 1 deixa o Sistema Solar e entra em espaço interestelar -
11/07/2012 - Anunciada a existência do quinto satélite natural de Plutão, o S/2012 (134340) 1. -
18/06/2011 - Morre a atriz Wilza Carla -
18/03/2011 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Urano -
13/10/2010 - Acidente na Mina San José no Chile: Começa o resgate de 33 mineiros soterrados. -
05/08/2010 - Acidente na Mina San José no Chile: 33 trabalhadores ficam soterrados em uma mina a 700 metros de profundidade -
26/02/2010 - Eliseu Santos, ex-vice prefeito e então secretário municipal da Saúde de Porto Alegre-RS, é brutalmente assassinado ao sair de um culto evangélico -
17/02/2010 - O GRES Unidos da Tijuca vence o desfile de carnaval carioca com o enredo "É Segredo", do carnavalesco Paulo Barros. -
16/02/2010 - A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina sagra-se campeã do Carnaval 2010 de Porto Alegre -
27/01/2010 - Steve Jobs apresenta nos Estados Unidos o iPad, tablet da Apple Inc. -
25/01/2010 - Ali Hassam al-Majid, conhecido como Ali, o Químico, foi executado por enforcamento depois de ter recebido quatro sentenças de morte por crimes cometidos entre 1968 e 2003 -
01/01/2010 - Chuvas fortes provocam deslizamentos em Angra dos Reis causando 53 mortes -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
26/04/2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira, nobre e guerreiro português -
24/02/2009 - Satélite lançado pela NASA para monitorar CO2 cai na Terra -
20/06/2008 - Morre o ator André Valli, que deu vida ao personagem do Sítio do Picapau Amarelo “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 -
14/06/2008 - Morre José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira -
08/06/2008 - A sonda New Horizons chega a Saturno -
01/06/2008 - Morre o estilista Yves Saint Laurent -
31/12/2007 - É extinta a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil -
13/12/2007 - Cai a CPMF: Governo Lula sofre derrota histórica -
05/11/2007 - O primeiro satélite lunar da China, Chang'e 1, entra em órbita ao redor da Lua. -
24/10/2007 - O Chang'e 1, o primeiro satélite do Programa de Exploração Lunar da China, é lançado a partir do Centro Espacial de Xichang. -
20/05/2007 - Jadel Gregório supera recorde histórico de João do Pulo -
11/05/2007 - Canonizado primeiro santo brasileiro -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
28/02/2007 - A sonda New Horizons sobrevoa Júpiter -
15/01/2007 - Saddam Hussein: ex-presidente de tribunal revolucionário do Iraque e o meio-irmão do ex-ditador foram enforcados em segredo -
14/12/2006 - Morre Severino Dias de Oliveira , o Sivuca, músico brasileiro -
13/10/2006 - A seleção brasileira de futsal bateu o recorde de goleadas em uma sexta-feira 13. Venceu o Timor Leste por 76 gols a zero -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
03/09/2006 - O SMART-1, satélite da Agência Espacial Europeia toca o solo lunar -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
14/06/2006 - Congresso brasileiro cria a CPI das Sanguessugas -
28/05/2006 - Papa Bento XVI visita Auschwitz -
10/04/2006 - Confronto entre traficantes no morro do São Carlos - Estácio - Rio de Janeiro -
07/04/2006 - A sonda New Horizons sobrevoou a órbita de Marte -
09/03/2006 - A revista Science publicou que a Sonda Cassini descobriu água em estado líquido em Encélado, a sexta maior lua de Saturno -
09/03/2006 - William Herschel descobre Encélado, a sexta maior lua de Saturno -
19/01/2006 - É lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, a sonda espacial New Horizons, com a finalidade de explorar o planeta Plutão e seus satélites -
28/12/2005 - União Europeia dá início ao projeto Galileu -
27/12/2005 - Morre Jacinto Figueira Júnior, 'O Homem do Sapato Branco', apresentador de televisão brasileiro -
20/09/2005 - Morre Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
13/02/2005 - Morre Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
21/01/2005 - A sonda Voyager 1 completa 10.000 dias de atividade desde que foi lançada ao espaço, em 5 de setembro de 1977 -
15/01/2005 - O satélite da Agência Espacial Européia “SMART-1”, descobre elementos tais como o cálcio, alumínio, silicone, ferro, e outros, na superfície na lua -
14/01/2005 - A sonda Cassini-Huygens aterra em Titã -
27/10/2004 - Segunda passagem da sonda Cassini por Titã -
01/07/2004 - A sonda Cassini-Huygens faz a entrada na órbita de Saturno -
27/03/2004 - O primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, atinge os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul -
24/03/2004 - Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasi -
02/03/2004 - Guerra do Iraque: As Nações Unidas informam que as equipes de inspeção de armamentos não constataram que o Iraque possuía armas de destruição em massa após 1994, ao contrário do que afirmavam o presidente norte-americano George W. Bush e o primeiro-minist -
19/02/2004 - Simon Wiesenthal é feito cavaleiro pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em função das suas contribuições para a Humanidade -
08/02/2004 - George W. Bush admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição e massa, numa entrevista à estação de televisão NBC -
10/10/2003 - Cientistas testam a Teoria da Relatividade de Einstein através da sonda Cassini -
27/09/2003 - É Lançado ao espaço o SMART-1, primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que orbitou a Lua -
04/09/2003 - Chile lembra eleição de Salvador Allende -
22/08/2003 - A terceira versão do veículo lançador de satélites do programa espacial brasileiro explode três dias antes do lançamento e mata os 21 técnicos que trabalhavam na base espacial de Alcântara no Maranh&am -
22/07/2003 - Os dois filhos de Saddan Hussein, Uday e Qusay, são mortos por soldados americanos na casa onde se refugiavam, na cidade iraquiana de Mossul -
20/03/2003 - Começa a invasão do Iraque pelas forças anglo-americanas -
05/02/2003 - Farsa na ONU: EUA mostra provas falsas para justificar invasão do Iraque -
05/07/2002 - Ex-oficial nazista é condenado à prisão -
19/05/2002 - Madre Paulina é canonizada pelo Papa João Paulo II -
30/08/2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas por Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São Paulo -
21/08/2001 - Seqüestrada filha de Silvio Santos -
21/03/2001 - Parte do teto do hipermercado Extra de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, desabou ferindo 42 pessoas -
06/03/2001 - Morre Mário Covas, político brasileiro -
12/01/2001 - Morre Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico brasileiro no salto triplo -
30/12/2000 - Sonda Cassini-Huygens faz a maior aproximação ao planeta Júpiter -
12/06/2000 - Sequestro e morte no ônibus 174 no Rio de Janeiro -
14/11/1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
24/01/1999 - O filme Central do Brasil, de Walter Salles, ganha o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro -
16/12/1998 - Operação Raposa do Deserto: Os Estados Unidos e o Reino Unido bombardeiam alvos no Iraque -
12/08/1998 - Bancos suíços concordam reparar os sobreviventes do holocausto -
02/04/1998 - O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas -
22/02/1998 - O filme brasileiro 'Central do Brasil' é premiado no Festival de Berlim -
19/02/1998 - O presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona uma nova lei dos direitos autorais -
31/12/1997 - A Microsoft comprou o Hotmail, maior serviço de e-mail grátis da Internet, por U$ 400 milhões -
15/10/1997 - A sonda Cassini-Huygens é lançada a partir do Centro Espacial Kennedy -
05/02/1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto -
23/01/1997 - Entra em vigor a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil -
04/07/1996 - Surge o Hotmail, maior serviço de e-mail grátis da Internet -
08/05/1996 - O ex-capitão nazista Erich Priebke vai a julgamento em Roma -
09/03/1996 - Morre Dom Vicente Scherer, cardeal brasileiro -
04/12/1995 - Tropas da OTAN chegam a Sarajevo -
06/06/1995 - Japão se desculpa por seus atos na Segunda Guerra Mundial -
10/08/1994 - O Satélite “Brasilsat B1” entra em órbita -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
11/10/1993 - William Nygaard, editor de norueguês do livro "Versos Satânicos", de Salman Rushdie, escapa de uma tentativa de assassinato -
15/12/1992 - O governo de El Salvador e líderes da guerrilha esquerdista do país declaram o fim da guerra civil que durou 12 anos -
23/11/1992 - Na cidade de Mölln, no norte da Alemanha, um atentado racista causa a morte de três turcas -
02/10/1992 - Motim no Carandiru, a Penitenciária do Estado de São Paulo. Os detentos se rebelam e a polícia invade -
17/05/1992 - Edmundo Pinto é assassinado -
06/05/1992 - Morre em Paris, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
08/04/1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979 -
31/03/1992 - O 'USS Missouri', o último encouraçado construído pelos Estados Unidos da América, é descomissionado pela última vez -
09/03/1992 - Morre Menachem Begin, político conservador e fundador do partido “Likud” de Israel. Como primeiro-ministro do país, ele firmou a paz com o Egito e recebeu o Prêmio Nobel da Paz -
17/01/1992 - Saddam Hussein admite derrota na Guerra do Golfo -
18/10/1991 - Madre Paulina é beatificada pelo Papa João Paulo II -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
11/04/1991 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara o cessar-fogo oficial da Guerra do Golfo -
17/01/1991 - Guerra do Golfo: Começa a Operação Tempestade no Deserto (Desert Storm) -
12/01/1991 - O Congresso e o Senado norte-americano autorizam o presidente George Bush a usar força militar para compelir o Iraque a se retirar do Kuwait -
26/09/1990 - Durante a crise do golfo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impõe um embargo aéreo contra o Iraque -
02/08/1990 - O Iraque, acusando o Kuwait de conspirar para prejudicar sua economia através da superprodução de petróleo, posiciona dezenas de milhares de tropas e centenas de tanques ao longo da fronteira Iraque-Kuwait -
02/08/1990 - Soldados e tanques iraquianos cruzam a fronteira com o Kuwait e rapidamente assumem o controle do país -
12/07/1990 - O jornalista João Saldanha morre em Roma durante cobertura da Copa do Mundo -
04/04/1990 - Guerrilha e governo selam paz em El Salvador -
18/03/1990 - Morre Mauro Faccio Gonçalves, o 'Zacarias', membro do grupo humorístico 'Os Trapalhões' -
15/03/1990 - O Iraque enforca o jornalista britânico Farzad Bazoft acusado de espionagem, apesar dos apelos mundiais contra a execução. Ele havia trabalhado para o jornal London´s Observer -
07/03/1990 - Morre Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
14/12/1989 - Morre Andrei Sakharov, físico soviético e árduo defensor dos direitos humanos e da democracia no país -
25/08/1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno -
08/08/1989 - O foguete Ariane 4 leva ao espaço o satélite europeu Hipparcos, que tem a missão de catalogar 100.000 estrelas da Via Láctea -
05/07/1989 - Caso Irã-Contras: Oliver North é condenado pelo juiz distrital Gerhard A. Gesell a uma pena de prisão suspensa de três anos, dois anos de liberdade vigiada, US$ 150 mil em multas e 1.200 horas de serviço comunitário -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
20/09/1988 - Termina a Guerra Irã-Iraque – acertado um cessar fogo -
20/08/1988 - Guerra Irã-Iraque: depois de oito anos de hostilidades é declarado o cessar fogo -
13/06/1988 - Daimler-Benz indeniza trabalhadores forçados sob o regime nazista -
13/06/1988 - As forças iraquianas contém com dificuldade a ofensiva iraniana do Lago dos Peixes, na Guerra Irã-Iraque -
02/06/1988 - Votação na Constituinte dá mandato de 5 anos para José Sarney -
01/05/1988 - Ayrton Senna, na Equipe McLaren, vence o Grande Prêmio de San Marino -
04/01/1988 - O cartunista Henfil faleceu vítima de AIDS. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue -
20/01/1987 - O presidente José Sarney decreta a moratória do pagamento de juros da dívida externa do Brasil -
21/11/1986 - Decretado o Plano Cruzado 2 -
29/07/1986 - Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e do Brasil, José Sarney, firmam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Latinoamerican -
23/07/1986 - O príncipe Andrew da Inglaterra, o quarto na linha de sucessão ao trono britânico e Duque de York, casa-se com a plebéia Sarah Ferguson. Uma audiência de 300 milhões de pessoas no mundo assistiu a cerimônia pela televisão -
08/06/1986 - Kurt Waldheim, candidato conservador a presidência da Áustria, ganha a eleição no segundo turno -
24/04/1986 - Morre Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor -
24/01/1986 - Programa espacial dos Estados Unidos da América: a sonda espacial Voyager 2 passa a 82.000 Km do planeta Urano -
24/06/1985 - "Roque Santeiro", novela que havia sido censurada 10 anos antes, estréia na TV Globo, fazendo história como uma das novelas e programas de maior audiência da televisão brasileira -
06/06/1985 - No Brasil é exumado um corpo posteriormente identificado como do nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte” -
21/04/1985 - Morre Tancredo Neves, Presidente eleito do Brasil que não chegou a assumir o cargo -
14/03/1985 - O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo an -
01/10/1984 - É fundada no Rio de Janeiro a escola de samba Tradição -
19/06/1984 - Tancredo Neves é indicado pelos 10 governadores de oposição para concorrer à presidência no Colégio Eleitoral -
29/07/1983 - O cineasta espanhol Luis Buñuel, diretor de O discreto charme da burguesia e Esse obscuro objeto do desejo, morre aos 83 anos de cirrose hepática -
25/04/1983 - Revista Stern publica os 'Diários de Hitler' -
18/04/1983 - Um atentado terrorista destrói a embaixada norte-americana em Beirute, no Líbano, causando a morte de mais de 60 pessoas -
02/04/1983 - Morre Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira, vítima de uma cirurgia nas varizes -
09/02/1983 - Morre “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
19/01/1983 - Klaus Barbie, o notório líder da SS nazista estabelecida na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, é preso na Bolívia -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
16/09/1982 - Dois mil palestinos são massacrados nos acampamentos de Sabra e Chatila, nos subúrbios de Beirute Ocidental, por forças direitistas do exército libanês articuladas com militares israelenses -
05/03/1982 - Morre John Belushi, ator e comediante norte-americano -
06/10/1981 - Morre Anwar Sadat, estadista egípcio -
04/10/1981 - Estreia o telefilme 'A Onda' (The Wave) -
12/03/1981 - Programa Soyuz: lançamento de Baikonur da nave espacial soviética Soyuz para a missão Soyuz T-4 -
30/11/1980 - Morre Cartola, compositor brasileiro -
12/11/1980 - A sonda Voyager 1 passa a 7.000 quilômetros do satélite Titã -
26/09/1980 - Retorna do espaço a espaçonave soviética Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
22/09/1980 - Começa a Guerra Irã-Iraque – Primeira Guerra do Golfo -
18/09/1980 - É lançada ao espaço a Soyuz 38, que teve como engenheiro de voo, Arnaldo Tamayo Méndez, o primeiro e único cubano a ir ao espaço -
17/09/1980 - Ex-presidente da Nicarágua Anastásio Somoza Debayle é assassinado em Assunção, no Paraguai -
18/05/1980 - Acontece uma erupção vulcânica com uma potência equivalente a 20 mil bombas atômicas de Hiroshima no monte Santa Helena, Estado de Washington, nos Estados Unidos -
15/04/1980 - Morre Jean-Paul Sartre, escritor e filósofo francês -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
24/03/1980 - Um dos mais respeitados líderes da igreja católica romana em El Salvador, o arcebispo Oscar Arnulfo Romero é morto a tiros por pistoleiros enquanto celebrava uma Missa em São Salvador -
24/12/1979 - Lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 1 -
18/12/1979 - Vaticano pune teólogo Hans Küng -
18/06/1979 - EUA e URSS firmam em Viena o acordo Salt II, que limita a fabricação de armas estratégicas -
05/05/1979 - Terroristas invadem as embaixadas da França, Venezuela e Costa Rica -
07/02/1979 - Morre o nazista Josef Mengele, O Anjo da Morte -
16/11/1978 - Morre Candeia, cantor e compositor brasileiro -
17/09/1978 - Dado o primeiro passo para um acordo de paz entre Israel e Egito -
01/03/1978 - Cadáver de Charles Chaplin é roubado. Ele havia sido sepultado em 27 de dezembro de 1977 no cemitério de Corsier-sur-Vevey, às margens do lago Genebra, na Suíça -
25/12/1977 - Morre Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
19/11/1977 - O presidente egípcio Anuar Al Sadat se torna o primeiro líder árabe a visitar Israel -
05/09/1977 - A NASA lança ao espaço a sonda espacial Voyager 1 com o objetivo de estudar Júpiter e Saturno, e posteriormente, o espaço interestelar. -
16/06/1977 - Morre Wernher von Braun -
07/03/1977 - Estreia o famoso programa infantil de televisão 'Sítio do Pica-Pau Amarelo' -
11/10/1976 - A novela Escrava Isaura, com Lucélia Santos, estreia na Rede Globo -
04/12/1975 - Morre Hannah Arendt, teórica política alemã -
09/10/1975 - Andrei Sakharov, físico soviético e árduo defensor dos direitos humanos e da democracia no país, recebe o Prêmio Nobel da Paz -
27/08/1975 - A primeira versão da novela “Roque Santeiro" é censurada pela ditadura -
12/07/1975 - Independência de São Tomé e Príncipe -
30/04/1975 - Tropas do Vietnã do Norte capturam Saigon -
25/03/1975 - O rei Faisal da Arábia Saudita é assassinado por um sobrinho que sofria de doença mental. O sobrinho foi decapitado meses depois -
04/03/1975 - O ator Charlie Chaplin recebe o título de Cavaleiro do Império Britânico, no Palácio de Buckingham -
09/10/1974 - Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
10/07/1974 - O poema "Hino dos Bandeirantes" é instituído como letra oficial do Hino do estado de São Paulo -
20/05/1974 - O Brasil acolhe como asilados Américo Thomás e Marcelo Caetano, ex-chefes do regime salazarista português -
15/05/1974 - O general António de Spínola é nomeado presidente da republica portuguesa pela Junta de Salvação Nacional após a Revolução dois Cravos (25 de abril) -
25/04/1974 - Uma revolução em Portugal derruba a ditadura de Marcelo Caetano e instaura a democracia, processo chamado de 'Revolução dos Cravos' -
11/09/1973 - Golpe militar no Chile derruba o governo e assassina o presidente socialista Salvador Allende -
11/07/1973 - Um acidente com avião da Varig, em Paris, provoca a morte de 122 pessoas, entre elas o ex-chefe da polícia política de Getúlio Vargas e senador Filinto Müller e o cantor Agostinho dos Santos -
14/05/1973 - Lançamento do laboratório espacial Skylab -
26/12/1972 - Morre Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América -
29/08/1972 - Morre Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
23/07/1972 - O Satélite Landsat 1 é lançado ao espaço -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
26/05/1972 - EUA e URSS firmam em Moscou o acordo Salt I, que limita a fabricação de armas estratégicas -
30/01/1972 - Quatorze católicos, enquanto marchando em prol de direitos civis, são assassinados por soldados britânicos na Irlanda do Norte. Esta data foi nomeada de “Domingo Sangrento” (Bloody Sunday) -
30/06/1971 - Tragédia no Espaço: três cosmonautas russos morrem a retornarem à terra a bordo da espaçonave Soyuz 11 -
06/06/1971 - Lançada ao espaço a espaçonave soviética Soyuz 11. Essa missão resultou em uma tragédia que vitimou toda sua tripulação no seu retorno à Terra -
27/07/1970 - O ex-ditador português Antônio de Oliveira Salazar, que governou o país de 1932 a 1968, morre aos 81 anos, vítima de um derrame cerebral -
19/06/1970 - A nave espacial soviética Soyuz 9 retorna à Terra, depois de 17 dias, quebrando o recorde de permanência no espaço -
01/06/1970 - Lançada ao espaço a Soyuz 9, missão preparatória do programa espacial soviético Soyuz para o início do programa Salyut -
28/04/1969 - O presidente francês De Gaulle renuncia ao cargo, após eleitores rejeitarem, em um plebiscito, importantes reformas governamentais -
28/04/1969 - Consistório presidido pelo Papa Paulo VI, criou 345 cardeais, dentre os quais os brasileiros Eugênio Sales e Vicente Scherer -
28/03/1969 - Morre Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte-americano -
12/03/1969 - Morre Adhemar Pereira de Barros, político brasileiro -
26/02/1966 - Programa Apollo: Lançamento da AS-201, o primeiro voo do foguete 'Saturno IB' -
20/02/1966 - Morre Chester Nimitz, almirante norte-americano -
24/11/1965 - Morre Sir Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
12/06/1965 - O grupo de “rock” Rolling Stones lança a música “Satisfaction” -
06/04/1965 - É lançado o Intelsat 1, primeiro satélite comercial de comunicações -
04/12/1964 - Lançado o quarto disco dos Beatles - "Beatles For Sale" -
05/04/1964 - Morre Douglas Mac Arthur, general dos Estados Unidos -
21/03/1964 - Em Copenhague, Dinamarca, Gigliola Cinquetti vence para a Itália o nono 'Festival Eurovisão da Canção' cantando 'Non ho l'età' -
19/03/1964 - Inaugurado o túnel São Bernardino no cantão de Grisões, na Suíça -
19/03/1964 - Revolta dos sargentos: Os 19 sargentos indiciados em inquérito policial-militar (IPM) foram condenados a quatro anos de prisão -
14/02/1964 - Nomeado o “Conselho dos Cinco Sábios” na Alemanha -
01/02/1964 - Gigliola Cinquetti, com apenas 16 anos, vence o nono 'Festival de Sanremo' cantando 'Non ho l'età' -
20/01/1964 - Nasce Márcia Martins Alves, mais conhecida como a atriz Márcia Cabrita -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
12/09/1963 - Em Brasília, governo domina a rebelião de centenas de sargentos que tentaram assumir o controle do governo -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
11/10/1962 - O “Santos FC” ganha o “Campeonato Mundial Interclubes”, ao derrotar o Benfica por 5 X 2 no Estádio Luz, em Portugal -
01/06/1962 - O nazista Adolf Eichmann, depois de julgado e condenado, é enforcado -
19/12/1961 - Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer -
15/12/1961 - O nazista Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país -
27/10/1961 - Confronto no Checkpoint Charlie, em Berlim -
11/04/1961 - Em Israel, tem início o processo contra o carrasco nazista Adolf Eichmann -
16/02/1961 - Programa Explorer: o satélite Explorer 9 (S-56A), é lançado ao espaço. -
23/11/1960 - Estreia nos cinemas norte-americanos, The Magnificent Seven (Sete Homens e um Destino), remake do filme “Os Sete Samurais” do japonês Akira Kurosawa -
12/08/1960 - Echo 1, o primeiro satélite de comunicações da Nasa é lançado ao espaço -
21/05/1960 - Num voo da El Al, o nazista Otto Adolf Eichmann é levado da Argentina para Israel por agentes da Mossad -
11/05/1960 - O nazista Otto Adolf Eichmann é capturado por agentes israelenses da Mossad na Argentina -
11/02/1960 - Morre Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
16/11/1959 - A peça “A Noviça Rebelde” estréia na Broadway -
10/08/1959 - Inauguração, em Salvador, do Museu de Arte Sacra da Bahia -
07/08/1959 - Explorer 6, satélite espacial norte-americano em órbita ao redor da terra, transmite a primeira imagem espacial da Terra -
27/05/1959 - Expira ultimato soviético para que os Aliados se retirem de Berlim -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
01/02/1958 - Os EUA lançam seu primeiro satélite, o Explorer 1 -
04/10/1957 - A União Soviética lança o Sputnik, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra -
09/06/1957 - Nasce Nelson Nicolaiewsky, mais conhecido como Nico Nicolaiewsky, músico, compositor e humorista brasileiro, reconhecido pelo personagem "Maestro Pletskaya" do espetáculo "Tangos & Tragédias" -
07/02/1957 - Rússia declara “Raoul Wallenberg” morto -
27/11/1956 - Nos Jogos Olímpicos de Melbourne na Austrália, o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva se torna bicampeão olímpico no salto triplo -
19/11/1956 - Estreia nos cinemas norte-americanos, Os Sete Samurais de Akira Kurosawa -
12/04/1955 - A vacina contra a pólio desenvolvida por Jonas Salk é declarada segura e efetiva pelas autoridades norte-americanas -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
27/01/1955 - Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão -
01/05/1954 - Getúlio aumenta em 100% o salário mínimo -
26/04/1954 - Estreia nos cinemas japoneses, Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa -
25/03/1954 - Moscou reconhece soberania da Alemanha Oriental -
25/01/1954 - 400 anos de São Paulo: a Catedral da Sé é inaugurada -
10/12/1953 - Winston Churchill, primeiro ministro inglês que liderou os aliados durante a Segunda Guerra Mundial, recebe o Nobel de Literatura -
27/08/1953 - Concordata entre a Espanha do Generalíssimo Franco e Santa Sé -
19/06/1953 - O casal Ethel e Julius Rosenberg são executados em Sing Sing -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
05/03/1953 - Com a idade de 73 anos, morre em Moscou, o Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética Josef Stalin -
22/01/1953 - Estreia na Broadway, “The Crucible” (As Bruxas de Salém), de Arthur Miller -
05/01/1953 - 'Esperando Godot' de Samuel Beckett estreia em Paris -
20/08/1952 - Morre Kurt Schumacher, cientista político alemão -
11/07/1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA -
27/05/1952 - Assinado o Tratado da Comunidade Europeia de Defesa -
28/04/1952 - Segunda Guerra Mundial: o 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' entra em vigor -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
27/01/1952 - É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York -
24/12/1951 - Getúlio Vargas aumenta o salário mínimo, congelado há oito anos, de Cr$ 380 para Cr$ 1.200 -
08/09/1951 - O 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' é assinado -
23/07/1951 - Morre o Marechal Philippe Pétain, militar e estadista francês -
07/01/1951 - Nasce Luiz Carlos dos Santos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
08/02/1950 - Fundação do Stasi - o serviço secreto alemão-oriental -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
08/06/1949 - O clássico livro de George Orwell “1984” é publicado -
12/05/1949 - Termina 'O Bloqueio de Berlim' ,uma das maiores crises da Guerra Fria -
26/06/1948 - Corredor aéreo abastece Berlim Ocidental -
24/06/1948 - Começa “O Bloqueio de Berlim “,uma das maiores crises da Guerra Fria -
02/06/1948 - Termina a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido e França, bem como dos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram a integração das zonas de ocupaçã -
07/04/1948 - Criada a Organização Mundial da Saúde -
01/04/1948 - Guerra Fria: os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlim e as Zonas Ocidentais, é o prelúdio ao bloqueio a Berlim Ocidental. -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
26/02/1948 - A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha -
23/02/1948 - Começa a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, discutiram o futuro das zonas de ocupação da Alemanha. -
30/01/1948 - O líder pacifista Mahatma Gandhi é assassinado a tiros, em Nova Déli -
13/01/1948 - O Mahatma Gandhi inicia um jejum em protesto contra as violênicas cometidas por indianos e paquistaneses -
05/06/1947 - Os Estados Unidos anuncia o Plano Marshall de auxílio financeiro à Europa, destruída pela guerra -
22/04/1947 - Inauguração da Via Anchieta, estrada brasileira que liga São Paulo a Santos -
10/02/1947 - Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938 -
09/12/1946 - Os julgamentos subsequentes de Nuremberg começam com o julgamento dos médicos, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia. -
16/10/1946 - Dez criminosos de guerra nazistas, acusados de crimes contra a humanidade, são condenados à morte por um Tribunal Internacional -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
05/05/1946 - Nasce no Rio de Janeiro, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como a cantora e compositora Beth Carvalho -
05/03/1946 - Na cidade de Fulton, no Missouri, Winston Spencer Churchill pronuncia o famoso discurso no qual surgiu a expressão “Cortina de Ferro -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
22/11/1945 - Aliados aprovam três corredores aéreos até Berlim -
20/11/1945 - Começa em Nuremberg o julgamento de 24 líderes da Alemanha nazista que são acusados de crimes contra a humanidade -
30/08/1945 - O Estado alemão do Sarre tornou-se francês -
17/08/1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, é publicado pela primeira vez. -
14/08/1945 - Pétain é condenado à morte -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada instalação do Tribunal de Nuremberg -
02/08/1945 - Termina a Conferência de Potsdam na Alemanha -
17/07/1945 - Inicia a Conferência de Potsdam na Alemanha -
16/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan, a primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é detonada no deserto de Alamogordo (Novo México) -
12/07/1945 - Nasce Joaquim dos Santos Bonifácio, mais conhecido como André Valli, ator que deu vida ao personagem “Visconde de Sabugosa” na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80 do Sítio do Picapau Amarelo -
05/07/1945 - O estadista e primeiro-ministro Winston Churchill é derrotado nas eleições gerais da Grã-Bretanha. O Partido Trabalhista do país volta ao poder -
26/06/1945 - Assinada Carta das Nações Unidas na Conferência de San Francisco -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
23/05/1945 - Heinrich Himmler, braço direito de Adolf Hitler e líder da GESTAPO comete suicídio na prisão -
12/05/1945 - Morre Julius Fromm, inventor da camisinha de látex -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: o colaboracionista Vidkun Quisling é preso na Noruega. -
08/05/1945 - V-E Day - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
07/05/1945 - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
30/04/1945 - Morre Adolf Hitler, ditador nazista -
30/04/1945 - Morre Eva Braun, esposa de Adolf Hitler -
29/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas libertam o Campo de concentração de Dachau -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
28/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Chega ao fim a tirania fascista na Itália. O ditador Benito Mussolini e sua fiel amiga Clara Petacci são fuzilados por membros da resistência italiana, os 'partigiani'. Seus cadáveres foram expostos em Milão -
25/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Fecha-se o cerco a Berlim -
25/04/1945 - Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
12/04/1945 - Morre Franklin Delano Roosevelt, 32° presidente dos Estados Unidos da América (1933-1945) -
11/04/1945 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) -
05/04/1945 - Ao término da Segunda Guerra Mundial, forças americanas liberam o campo de extermínio nazista em Ohrdruf, na Alemanha -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
29/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra -
22/03/1945 - Egito, Síria, Líbano, Transjordânia, Iraque, Arábia Saudita e Iêmen criam a Liga Árabe -
19/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso às obras e às construções da era nazista -
12/03/1945 - Anne Frank, menina holandesa de religião judaica, morre de tifo no campo nazista de extermínio de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal enc -
07/03/1945 - Josip Bros Tito torna-se primeiro-ministro da Federação Iugoslava -
02/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Nuremberg, Alemanha, é severamente bombardeada pelas forças aliadas -
16/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas -
26/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Força aérea norte-americana bombardeia Hannover na Alemanha -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Míssil V-2 atinge armazém de Londres fazendo 160 vítimas -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Nas Filipinas aviões americanos atacam os aeródromos de Luçon -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a interrupção das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau -
03/11/1944 - Exército francês faz homenagem póstuma a Antoine de Saint-Exupéry -
26/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Golfo de Leyte termina com uma esmagadora vitória americana. -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
14/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada pelas forças aliadas -
14/10/1944 - Morre Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
07/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Judeus iniciam um levante no campo de concentração de Birkenau -
25/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Paris é libertada do jugo nazista -
05/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Wola – Tropas alemãs massacram entre 40 e 50 mil pessoas no distrito de Wola, em Varsóvia. -
04/08/1944 - Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração -
02/08/1944 - No campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau cerca de 3 mil ciganos são exterminados de uma única vez -
02/08/1944 - Morre Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado no campo nazista de Auschwitz -
01/08/1944 - Em Varsóvia, num levante que dura 63 dias, poloneses lutam contra a ocupação nazista, 70% da população é morta e 800 mil poloneses são deportados para campos de concentração -
01/08/1944 - Anne Frank escreve pela última vez em seu diário -
31/07/1944 - O aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, desaparece em um avião na região norte da África -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
16/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Chegam a Nápoles, no sul da Itália, oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas americanas tomam Saipan -
01/07/1944 - Início da Conferência de Bretton Woods, na qual é idealizada a criação do Fundo Monetário Internacional -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
15/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Os norte-americanos desembarcam nas Ilhas Marianas -
13/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1 -
06/06/1944 - Começa o "Dia D"; 155 mil soldados das tropas aliadas iniciam o "Desembarque na Normandia" -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
29/05/1944 - Segunda Guerra Mundial: Submarino alemão afunda o Block Island, um porta-aviões americano -
09/04/1944 - O general Charles De Gaulle é nomeado chefe supremo da França Livre -
24/03/1944 - Segunda Guerra Mundial: num evento posteriormente dramatizado no filme “The Great Escape” (Fugindo do Inferno), 76 presos fogem do campo de prisioneiros “Stalag Luft III” -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
05/02/1944 - Nasce Henrique de Souza Filho, o futuro cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro, mais conhecido como Henfil -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
28/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os "Três Grandes" reúnem-se em Teerã -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Contratorpedeiros norte-americanos afundam 3 navios japoneses -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
15/09/1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano -
12/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini é resgatado numa ousada operação dos pára-quedistas alemães comandados pelo austríaco Otto Skorzeny (Operação Eiche) -
31/08/1943 - Nazistas proíbem jornal "Frankfurter Zeitung" -
12/08/1943 - Nasce Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira -
09/08/1943 - É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais -
02/08/1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
01/07/1943 - Os Judeus alemães passam a ser submetidos a vigilância policial -
26/06/1943 - Morre Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco naturalizado norte-americano, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO e foi descobridor do fator RH -
03/06/1943 - Estreia no Théatre de la Cité em Paris, "As moscas", de Jean-Paul Sartre. Nazistas proíbem a peça logo após a estreia -
24/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Holocausto: Josef Mengele se torna oficial médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz -
12/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Rendição do Afrika Korps na Tunísia -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
13/03/1943 - Holocausto: As forças alemãs liquidam com o gueto judeu em Cracóvia e transferem os sobreviventes para Plaszow -
05/03/1943 - Segunda Guerra Mundial: estreia o mais ambicioso filme da era nazista 'As aventuras do Barão de Münchhausen' -
18/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: em um discurso no Palácio dos Esportes, em Berlim, o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, declara guerra total -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
25/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: na frente dos Bálcãs acontece a sabotagem ao viaduto dos Gorgopotamos -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
15/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Termina com vitória dos aliados a Batalha Naval de Guadalcanal. -
12/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha Naval de Guadalcanal entre as forças japonesas e americanas começa perto de Guadalcanal. A batalha dura três dias e termina com uma vitória americana. -
11/11/1942 - Tropas alemãs e italianas invadem o sul da França -
23/10/1942 - Tropas britânicas começam uma grande ofensiva contra as forças do Eixo no Egito, durante a Segunda Guerra Mundial -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
22/08/1942 - Após um submarino alemão afundar navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
05/08/1942 - O pedagogo Janusz Korczak é deportado e morto em Treblinka -
23/07/1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka. -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
27/06/1942 - Começam a circular panfletos da resistência antinazista "Rosa Branca" -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a mais espetacular fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
14/06/1942 - Anne Frank inicia seu diário -
07/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Midway termina com importante vitória dos americanos -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
15/05/1942 - Alemanha Nazista: Judeus são proibidos de ter animais domésticos -
04/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Mar de Coral -
23/04/1942 - É executada em um campo de extermínio nazista, Olga Benário Prestes, militante comunista alemã de origem judaica, esposa de Luís Carlos Prestes, líder do Tenentismo -
26/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, o Campo de Extermínio Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
16/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: É realizado o primeiro teste do Foguete V2 (explode no início do lançamento) -
19/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: aproximadamente 150 aviões de guerra japoneses atacam a cidade australiana de Darwin -
20/01/1942 - Holocausto: oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”, o extermínio de todos os judeus da Europa -
17/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a Primeira Batalha de Sirte onde a frota italiana é repelida por forças britânicas -
28/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o líder nacionalista árabe-palestino Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazistas -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
09/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: EUA decidem construir a bomba atômica -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
03/09/1941 - Holocausto: No campo de extermínio nazista de Auschwitz, o gás começa a ser usado para matar prisioneiros -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
27/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: As tropas alemãs entram em Atenas -
25/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: Num golpe de Estado, oficiais da Força Aérea Iugoslava derrubam o governo pró-eixo -
25/03/1941 - O Reino da Iugoslávia junta-se às forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite -
01/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas -
19/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: Formação do comando alemão Afrika Korps -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: O General Erwin Rommel chega a Trípoli -
26/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Jilava dá início de convulsões políticas na Romênia -
16/11/1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor -
16/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Inglaterra inicia o primeiro grande bombardeio a Hamburgo na Alemanha -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
27/09/1940 - Assinatura do Pacto Tripartite entre as forças do Eixo: Japão, Alemanha e Itália -
12/09/1940 - Lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, seu nome “Jeep” -
05/09/1940 - Estreia, no Festival de Cinema de Veneza, o filme nazista "O judeu Süss" -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: O regime de Vichy foi estabelecido na França -
06/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeira fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
22/06/1940 - A França assina o Armistício com a Alemanha Nazista. -
14/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam a Paris -
10/06/1940 - A Itália se declara em guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
28/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: O Rei Leopoldo III da Bélgica se rende à Alemanha nazista -
20/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz -
17/05/1940 - Exército alemão ocupa Bruxelas -
15/05/1940 - A Holanda se rende à Alemanha nazista -
14/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados -
10/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha Nazista invade Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica, de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). -
27/04/1940 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, fosse transformada em campos de concentração -
18/03/1940 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler e Benito Mussolini travam um acordo onde o ditador fascista italiano concorda em unir-se à Alemanha nazista em sua guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
13/03/1940 - Termina a Guerra Russo-Finlandesa -
29/02/1940 - Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno. -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
30/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia -
26/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro-ministro inglês. Arthur Neville Chamberlain declara no rádio que conhece o segredo das minas alemãs -
01/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha nazista invade a Polônia usando de forma simultânea 1.5 milhões homens, aviões da Luftwaffe, a força aérea, e sua força naval. Surge a blitzkrieg -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
23/08/1939 - A Alemanha nazista e a União Soviética firmam um pacto de não-agressão, o que leva ao ataque alemão à Polônia -
02/08/1939 - Segunda Guerra Mundial: Albert Einstein escreve para o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt -
22/07/1939 - Plínio Salgado se exila em Portugal devido a sua campanha integralista (nazi-fascista) no Brasil -
06/07/1939 - As empresas e negócios pertencentes a Judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigadas a fechar -
07/05/1939 - Criado o Eixo Roma-Berlim -
15/03/1939 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga, na seqüência do 'Acordo de Munique' -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
03/03/1939 - Em Bombaim, Mohandas Gandhi inicia jejum em protesto ao governo autocrático da Índia -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
06/02/1939 - Nasce Jair Rodrigues, cantor brasileiro -
26/11/1938 - Na Alemanha, Goering dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus -
09/11/1938 - Ocorre na Alemanha a "Noite dos Cristais", em que nazistas atacam a população judaica, matando vários e queimando sinagogas -
10/10/1938 - Segunda Guerra Mundial: Entra em vigor o Acordo de Munique, a Tchecoslováquia passa ao controle alemão -
29/09/1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o 'Acordo de Munique', permitindo à Alemanha a ocupação da região dos Sudetos na Tchecoslováquia -
11/05/1938 - Acontece o 'Levante Integralista' no Brasil, com vistas a derrubar Getúlio Vargas do poder -
10/04/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss - um referendo popular avaliza a anexação austríaca com 99% de aprovação da população -
12/03/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss – o novo chanceler austríaco, Kurt Schuschnigg, negocia uma trégua com Hitler em Berchtesgaden (Baviera) -
03/03/1938 - É descoberto petróleo na Arábia Saudita -
20/02/1938 - O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Éden, renuncia em protesto contra as políticas do primeiro-ministro Neville Chamberlain de conciliação com o ditador alemão Adolf Hitler -
10/02/1938 - Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultra-nacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia a dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta -
07/02/1938 - Nazismo: Começa o julgamento do pastor Martin Niemöller -
04/02/1938 - Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs -
10/11/1937 - Getúlio Vargas dissolve a Ação Integralista Brasileira -
03/06/1937 - Duque de Windsor se casa com Wallis Simpson -
28/05/1937 - Neville Chamberlain se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. -
27/05/1937 - A Ponte Golden Gate, na Califórnia, é aberta ao público -
06/05/1937 - Dirigível Hindenburg explode no momento em que se preparava para pousar em Lakehurst nos Estados Unidos -
26/04/1937 - Guerra Civil Espanhola: bombardeiros da Legião Condor da Luftwaffe alemã reduziram a cinzas a cidade basca de Guernica. O ataque aéreo, que durou apenas três horas, matou 1.645 pessoas, retratado num famoso quadro de Pablo Picasso -
19/04/1937 - A construção da Ponte Golden Gate na Baía de San Francisco é concluída -
21/03/1937 - A Encíclica 'Mit brennender Sorge', onde o Papa Pio XI condena o nazismo, é lida em todas as paróquias da Alemanha após a homilia da missa matutina do Domingo de Ramos -
14/03/1937 - O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica 'Mit brennender Sorge' -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
02/12/1936 - Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura em 1929, é expatriado da Alemanha nazista -
25/10/1936 - Alemanha e Itália assinam acordo de amizade e cooperação -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Nasce em Orã na da Argélia, Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, o estilista Yves Saint Laurent -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
30/06/1936 - O imperador “Haile Selassie I”, da Etiópia, apela em vão à Liga das Nações pela intervenção à invasão italiana a seu país -
29/03/1936 - Na Alemanha, o ditador Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação da Renânia -
07/03/1936 - Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha nazista reocupa a Renânia, região situada na fronteira com a França e com os Países-Baixos -
04/03/1936 - Primeiro voo do dirigível Hindenburg, Alemanha -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
17/08/1935 - Nasce Candeia, cantor e compositor brasileiro -
08/06/1935 - Na Alemanha Nazista artistas são expatriados -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
16/03/1935 - Adolf Hitler desfaz o Tratado de Versalhes, que havia sido assinado ao término da Primeira Guerra Mundial entre Alemanha e as forças aliadas -
09/03/1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea -
05/12/1934 - Regime nazista intervém na Justiça -
07/10/1934 - A Frente Única Antifascista se posiciona contra a "marcha dos cinco mil" organizada pela Ação Integralista Brasileira, resultando em um conflito armado que ficou conhecido como Revoada dos galinhas-verdes. -
19/08/1934 - Os alemães votam para eleger Adolf Hitler para a presidência do país -
02/08/1934 - Morre Paul von Hindenburg, estadista alemão -
25/07/1934 - Nazistas assassinam ditador austríaco, Engelbert Dollfuss -
30/06/1934 - Noite das Facas Longas: Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA -
26/01/1934 - Assinado o Pacto de Não Agressão Alemão-Polonês. -
18/01/1934 - Nasce Mauro Faccio Gonçalves, o 'Zacarias”', membro do grupo humorístico 'Os Trapalhões' -
08/12/1933 - Marie-Bernard Soubirous é canonizada pelo Papa Pio XI como Santa Bernadette de Lourdes -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
14/07/1933 - Na Alemanha nazista é promulgada "Lei para prevenir doenças hereditárias" -
03/07/1933 - Adolf Hitler controlava a imprensa falada -
10/05/1933 - Bücherverbrennung: Grande queima de livros pelos nazistas -
26/04/1933 - Fundação da polícia política nazista, a Gestapo -
01/04/1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos -
29/03/1933 - A direção da UFA (produtora alemã de filmes) demite funcionários judeus -
25/03/1933 - Os sindicatos são suprimidos na Alemanha nazista -
23/03/1933 - O parlamento alemão divulgou a Lista de Habilitação, concedendo a Adolf Hitler e aos nazistas poderes ditatoriais -
21/03/1933 - Dia de Potsdam, a encenação nazista -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
05/03/1933 - Eleições alemãs de 1933 transcorreram em clima de intimidação -
28/02/1933 - No dia seguinte ao incêndio do Reichstag (Parlamento Alemão), Adolf Hitler, então Chanceler da República de Weimar, convenceu o Presidente Paul von Hindenburg a assinar um decreto, suspendendo os direitos constitucionais de livre locomoção, liberdade de e -
28/02/1933 - Bertold Brecht foge da Alemanha nazista -
27/02/1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido exe -
30/01/1933 - Na Alemanha, o presidente Paul von Hindenburg designa Adolf Hitler como chanceler -
05/01/1933 - A construção da Ponte Golden Gate é iniciada em San Francisco -
07/10/1932 - Plínio Salgado, fã incondicional do primeiro-ministro italiano fascista Benito Mussolini, lança oficialmente a Ação Integralista Brasileira -
23/07/1932 - Morre Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, pai da aviação -
10/04/1932 - O Presidente alemão Paul Von Hindenburg é re-eleito. Adolf Hitler é o segundo colocado -
07/01/1932 - Morre André Maginot, político Francês -
31/12/1931 - Fundação da escola de samba Unidos da Tijuca -
26/05/1930 - Nasce Severino Dias de Oliveira , o 'Sivuca', músico brasileiro -
21/04/1930 - Nasce Mário Covas Júnior, político brasileiro -
12/03/1930 - Na Índia, Gandhi, líder político e espiritual do movimento de independência do seu país, lidera uma marcha popular em direção ao mar, buscando contestar o monopólio britânico do sal -
12/06/1929 - Nasce Annelies Marie Frank, menina holandesa de religião judaica, mais conhecida como Anne Frank -
27/02/1929 - Nasce Dejalma dos Santos, mais conhecido como o jogador Djalma Santos, eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
14/02/1929 - Massacre do Dia de São Valentim: sete pessoas, seis deles gângsters rivais da gangue de Al Capone, são assassinadas em Chicago. -
04/12/1927 - Nasce Jacinto Figueira Júnior, 'O Homem do Sapato Branco', apresentador de televisão brasileiro -
29/09/1927 - Nasce Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico brasileiro no salto triplo -
23/08/1927 - Sacco e Vanzetti são executados -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
21/04/1927 - Inauguração do Estádio de São Januário com a partida Vasco x Santos -
14/03/1927 - Nasce Lúcio de Barros Barbalho, o ator e humorista brasileiro Lúcio Mauro -
01/10/1925 - Joseph Goebbels passa a ser um dos editores do jornal de propaganda nazista “Die Nationalsozialistischen Briefe” -
17/05/1925 - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é canonizada pelo Papa Pio XI -
15/05/1925 - Criada a Sociedade Alemã de Radiodifusão (Reichs-Rundfunk-Gesellschaft) -
12/05/1925 - Paul von Hindenburg substitui Friedrich Ebert na presidência da Alemanha -
28/02/1925 - Morre Friedrich Ebert, o primeiro presidente da Alemanha. -
23/12/1924 - Friedrich Ebert, presidente da Alemanha, perde processo por calúnia -
08/10/1924 - Nasce Dom Aloísio Lorscheider -
03/06/1924 - Morre o escritor “Franz Kafka” -
01/04/1924 - Na Alemanha, Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão, após o fracassado golpe de Munique, na Baviera, conhecido como o "Putsch da Cervejaria". Ele fica detido por 9 meses e escreve o livro Mein Kampf (Minha Luta) -
09/03/1924 - A Itália anexa Fiume (Rijeka) -
26/12/1923 - Morre Dietrich Eckart, um dos membros-chave do início do Partido Nazista Alemão -
09/11/1923 - Fracassa o Putsch da Cervejaria, tentativa de golpe de Adolf Hitler. Hitler é encarcerado e na prisão, escreve Mein Kampf -
28/10/1922 - Chega ao fim a Marcha sobre Roma liderada por Benito Mussolini -
17/06/1922 - Termina, no Rio de Janeiro, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul -
27/05/1922 - Nasce Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
30/03/1922 - Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul -
18/03/1922 - O líder nacionalista indiano Mahatma Gandhi é condenado a 6 anos de prisão por ter liderado uma desobediência civil contra o colonizador britânico -
11/01/1922 - Leonard Thompson, um menino canadense de 14 anos, é a primeira pessoa a ser tratada de diabetes com insulina -
07/11/1921 - Benito Mussolini funda o Partido Nacional Fascista, uma transformação em partido dos Grupos Italianos de Combate ( “Fasci Italiani di Combattimento”) -
06/10/1921 - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
21/05/1921 - Nasce Andrei Sakharov, físico soviético e árduo defensor dos direitos humanos e da democracia no país -
21/11/1920 - Guerra da Independência da Irlanda: Em Dublin, 31 pessoas são mortas no que ficou conhecido como ‘Domingo Sangrento’ (Bloody Sunday). -
12/11/1920 - Nacional-socialistas da Alemanha criam tropa de segurança -
29/08/1920 - Nasce Charlie Parker Jr., músico de jazz norte-americano -
16/08/1920 - Na batalha de Varsóvia, o marechal Józef Piłsudski derrota as tropas soviéticas, impedindo a sua marcha à Europa Ocidental -
12/08/1920 - Guerra Polonesa-Soviética: começa a Batalha de Varsóvia e vai durar até 25 de agosto quando o Exército Vermelho é derrotado. -
16/05/1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma -
15/04/1920 - Assalto a uma fábrica de sapatos com duas vítimas fatais, em Massachusetts, EUA, levou à prisão dos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti. Processo injusto culminou em execução dos imigrantes italianos. -
01/04/1920 - O “Partido Operário Alemão” muda de nome para “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães” -
24/02/1920 - O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão -
05/12/1919 - Nasce Otávio Henrique de Oliveira, o “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
18/11/1919 - Lenda da punhalada fomenta nazismo -
28/06/1919 - Alemanha é forçada a assinar o Tratado de Versalhes -
14/06/1919 - John Alcock e Arthur Whitten Brown, dois pilotos britânicos, realizam o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem escala, da história da aviação -
16/05/1919 - Um hidroavião Curtiss NC-4 comandado por Albert Cushing Read parte de Trepassey, Newfoundland, para Lisboa, via Açores, no primeiro voo transatlântico -
23/03/1919 - Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e cria o “Fasci Italiani di Combattimento” -
11/02/1919 - Friedrich Ebert é eleito primeiro presidente da república alemã. Ele ajudou a criar a constituição Weimar que tentou unificar a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial -
18/01/1919 - É iniciada a Conferência de Paz de Paris que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial -
25/12/1918 - Nasce Anwar Sadat, estadista egípcio -
12/11/1918 - No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república -
12/03/1918 - Moscou torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos -
13/10/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a última visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
19/08/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quarta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/07/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a terceira visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/06/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a segunda visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/05/1917 - Três crianças (pastores) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal -
11/02/1917 - Morre o médico Oswaldo Cruz, grande sanitarista brasileiro -
20/10/1916 - Acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná põe fim à Guerra do Contestado -
20/08/1914 - Morre o Papa Pio X -
28/07/1914 - O Império Austro-Húngaro declara guerra contra a Sérvia. Tem início a Primeira Guerra Mundial, quando seguem também declarações de guerra de outras nações européias -
28/06/1914 - O arquiduque Francisco Ferdinando de Habsburgo é assassinado em Sarajevo, num incidente que deflagraria a primeira guerra mundial -
29/05/1914 - Morrem 1.023 das 1.467 pessoas que o transatlântico Empress of Ireland transportava. Ele afundou após chocar-se com o cargueiro norueguês Storstad, devido ao nevoeiro no estuário do Rio São Lourenço, no Canadá -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
29/05/1913 - O balé de Igor Stravinsky “A Sagração da Primavera" estreia com escândalo em Paris -
18/03/1913 - O Rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade de Salônica -
23/03/1912 - Nasce na Prússia Wernher Magnus Maximilian von Braun -
06/02/1912 - Nasce Eva Braun, companheira de Adolf Hitler -
12/09/1911 - Teatro Municipal de São Paulo é inaugurado com a peça “Hamlet” de Shakespeare -
31/05/1911 - O Titanic é apresentado ao público -
04/03/1910 - Nasce em São João del-Rei, Tancredo de Almeida Neves, Presidente eleito do Brasil que não chegou a assumir o cargo -
03/03/1910 - Anunciada a cura da sífilis -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
31/12/1908 - Nasce Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
11/10/1908 - Nasce Cartola, compositor brasileiro -
28/04/1908 - Nasce Oskar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
06/06/1907 - Persil, um novo sabão para lavar roupas, chega ao mercado -
14/04/1907 - O 14-bis realizou seu último voo. Após tentativas frustradas de estabilizar a aeronave, Santos Dumont perdeu o controle e bateu contra o chão. -
28/03/1907 - Nasce Lúcia de Jesus dos Santos, a Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
12/11/1906 - O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro voo público em aeroplano e supera o recorde mundial de voo -
23/10/1906 - O brasileiro Santos Dumont realiza em Paris um voo de sessenta metros, a dois metros de altura, com o 14-bis, avião construído por ele -
14/10/1906 - Nasce Hannah Arendt, teórica política alemã, autora do livro Eichmann em Jerusalém onde cunhou a famosa expressão "a banalidade do mal -
18/04/1906 - Acontece “O Grande Terremoto de San Francisco” (Califórnia), da falha de San Andreas e com tremor 8.0 na escala Richter que matou centenas de pessoas -
27/02/1906 - Morre Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
23/03/1905 - Nasce Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
09/01/1905 - Domingo sangrento em São Petersburgo -
05/01/1905 - Descoberta de Elara, satélite de Júpiter, o maior planeta do Sistema solar -
07/10/1903 - História da aviação: Samuel Pierpont Langley, com seu Aerodrome A, tentou fazer com que seu avião decolasse mas mergulhou no Rio Potomac -
04/08/1903 - O cardeal Giuseppe Sarto é eleito Papa com o nome de Pio X -
02/05/1902 - Duzentos mil mineradores entram em greve no EUA -
27/12/1901 - Nasce na Alemanha, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
14/11/1901 - Dr. Karl Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue, e os classifica como A, B e C -
19/10/1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo 11 quilômetros -
29/06/1900 - Nasce o escritor francês Marie Roger, Conde de Saint-Exupéry, autor do livro "O Pequeno Príncipe" -
20/09/1898 - Alberto Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria -
04/07/1898 - Santos Dumont sobrevoa Paris no balão Brasil -
28/05/1898 - O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário -
03/01/1898 - Nasce em Porto Alegre, Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/10/1895 - Nasce Kurt Schumacher, cientista político alemão -
23/06/1894 - Nasce Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebeia -
04/02/1894 - Morre Adolphe Sax, construtor de instrumentos belga, conhecido por ter inventado o saxofone -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
07/04/1893 - O garçom Maxime Gaillard inaugurou seu restaurante em Paris. O local logo se tornaria o ponto de encontro da alta sociedade da Belle Époque. -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
09/09/1892 - Edward Emerson Barnard descobre a lua de Júpiter Amalteia. -
27/04/1892 - Elevação da Diocese do Rio de Janeiro à categoria de arquidiocese, pelo Papa Leão XIII -
15/11/1891 - Nasce Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
16/04/1889 - Nasce Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
26/03/1885 - Rebelião de Saskatchewan: os Métis, liderados por Gabriel Dumont, derrotam um grupo de policiais e de assentadores anglófonos na batalha de Duck Lake -
29/07/1883 - Nasce Benito Mussolini, ditador italiano -
03/07/1883 - Nasce o escritor tcheco “Franz Kafka” -
09/10/1881 - Nasce Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
16/04/1879 - Morre Santa Bernadete, vidente de Lourdes -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
18/08/1877 - Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte -
12/08/1877 - O astrônomo norte-americano Asaph Hall descobre Deimos -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
23/01/1875 - Morre Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí -
30/11/1874 - Nasce Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
02/08/1874 - A revolta dos Muckers chega ao fim -
20/07/1873 - Nasce Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, o pai da aviação -
05/08/1872 - Nasce o médico Oswaldo Cruz, grande sanitarista brasileiro -
29/03/1871 - O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela Rainha Vitória -
04/02/1871 - Nasce Friedrich Ebert, o primeiro presidente da Alemanha. -
02/10/1869 - Nasce o líder pacifista Mahatma Gandhi em Porbandar, estado de Gujarat, Índia -
14/06/1868 - Nasce Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco naturalizado norte-americano, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO e foi descobridor do fator RH -
03/07/1866 - A vitória da Prússia sobre a Áustria na Batalha de Königgratz conclui a Guerra Austro-Prussiana, dando à vencedora o papel de nação germânica predominante -
05/07/1865 - O pastor metodista William Booth funda em Londres o Exército da Salvação -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
05/06/1862 - É assinado o Tratado de Saigon -
27/06/1858 - Inaugurado o “Theatro São Pedro”, em Porto Alegre-RS -
11/02/1858 - A Virgem Maria teria aparecido a uma camponesa de 14 anos, Bernadette Soubirous, na cidade francesa de Lourdes. O local se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do mundo -
01/11/1855 - Em São Gabriel, RS, é lançada a pedra fundamental do edifício da Santa Casa de Misericórdia -
07/11/1848 - Eclode em Olinda, Pernambuco, a Revolução Praieira, a última das insurreições realmente relevantes contra a unidade regencial -
02/10/1847 - Nasce Paul von Hindenburg, estadista alemão -
23/02/1847 - As tropas norte-americanas, sob comando do General Zachary Taylor, derrotam o General Santa Anna na Batalha de Buena Vista, no México -
28/06/1846 - Concedida a patente do saxofone -
02/07/1843 - Morre Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia -
07/11/1837 - Começa em Salvador a Sabinada, movimento revolucionário ocorrido no período regencial liderado por Sabino Álvares da Rocha Vieira -
02/06/1835 - Nasce em Riese na Itália, Giuseppe Melchiorre Sarto, o futuro Papa Pio X -
22/08/1834 - Nasce Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
05/07/1833 - Almirante Charles Napier derrota a esquadra portuguesa de Dom Miguel I na batalha do Cabo de São Vicente -
16/02/1832 - Charles Darwin em sua volta pelo mundo a bordo do HMS Beagle visita os Penedos de São Pedro e São Paulo -
17/12/1830 - Morre Simón Bolívar, militar venezuelano que liderou a revolução que culminou com a independência de vários países da América do Sul -
06/04/1830 - Joseph Smith funda a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom -
02/08/1829 - Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg e rompe com a Marquesa de Santos -
27/08/1828 - Guerra da Cisplatina: sob forte pressão britânica, é assinado no Rio de Janeiro o tratado de paz entre o Brasil e as Províncias Unidas que põe fim ao conflito -
10/12/1825 - Guerra da Cisplatina: Brasil declara guerra à Argentina -
25/07/1824 - Instalam-se os primeiros colonos alemães na Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo, RS -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
24/05/1819 - O SS Savannah de Robert Fulton é o primeiro navio a vapor a atravessar o Atlântico -
09/07/1816 - A Argentina declara-se independente da Espanha -
15/10/1815 - Quatro meses após a derrota de Waterloo, Napoleão Bonaparte, imperador da França, abdica e se exila na ilha de Santa Helena -
02/12/1814 - Morre o Marquês de Sade, escritor -
06/11/1814 - Nasce Adolphe Sax, construtor de instrumentos belga, conhecido por ter inventado o saxofone -
24/06/1812 - Guerras Napoleônicas: início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o Rio Neman. -
13/10/1803 - Morre Louis Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido", em Aulnay-la-Rivière, na França -
27/04/1794 - Morre William Jones, orientalista e jurista britânico -
15/09/1793 - Nasce Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí -
24/07/1783 - Nasce Simón Bolívar, líder político sul-americano -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
27/09/1771 - Morre Jerônimo de Ornelas, português da Ilha da Madeira e um dos primeiros moradores da cidade de Porto Alegre, Brasil -
10/04/1755 - Nasce Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia -
18/01/1743 - Nasce Louis Claude de Saint-Martin, o 'Filósofo Desconhecido' -
02/06/1740 - Nasce Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
29/06/1720 - Acontece a “Revolta de Vila Rica”, Minas Gerais -
02/12/1711 - Começa o segundo "motim do Maneta" em Salvador na Bahia -
19/10/1711 - Começa o primeiro "motim do Maneta" em Salvador na Bahia -
19/08/1692 - Um reverendo e quatro pessoas condenadas por bruxaria são executados em Salém, Estado norte-americano de Massachusetts -
23/10/1685 - Luis XIV da França revoga o Édito de Nantes com o Édito de Fontainebleau -
12/09/1683 - Batalha de Viena: forças polaco-austro-alemãs lideradas pelo Rei da Polônia Jan III Sobieski vencem o exército do Império Otomano -
17/03/1677 - Guerra Franco-Holandesa: termina o cerco de Utrecht, com o exército francês batendo em retirada e cruzando o rio Reno -
23/12/1672 - Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini -
25/10/1671 - Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno -
29/05/1652 - A Batalha de Goodwin Sands dá início a Primeira Guerra Anglo-Holandesa -
23/03/1648 - A França e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos assinam o Tratado de Concórdia, que regulamenta a divisão da ilha de São Martinho -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
15/02/1637 - Morre Ferdinando II, Imperador Romano-Germânico e Arquiduque da Áustria -
30/05/1635 - Guerra dos Trinta Anos: Assinada a Paz de Praga (1635) -
20/06/1631 - O Saque de Baltimore: a vila irlandesa de Baltimore é atacada por piratas -
18/11/1626 - A Basílica de São Pedro é consagrada -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
12/03/1622 - Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (ordem jesuíta), é canonizado pela Igreja Católica -
24/05/1621 - A União Protestante é dissolvida -
11/01/1610 - Galileu Galilei descobre Ganimedes, satélite de Júpiter -
07/01/1610 - O astrônomo Galileu Galilei avista quatro luas do planeta Júpiter -
13/04/1598 - O rei Henrique IV da França decreta o Édito de Nantes, conferindo liberdade de religião aos huguenotes (calvinistas) -
03/10/1589 - Os primeiros monges beneditinos chegam ao Rio de Janeiro -
09/07/1578 - Nasce Ferdinando II, Imperador Romano-Germânico e Arquiduque da Áustria -
19/07/1575 - É criada pelo Papa Gregório XIII a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro -
24/08/1572 - O rei Carlos IX da França, sob influência de sua mãe Catherine de Medicis, ordena o assassinato em massa dos “huguenotes”, como eram chamados os protestantes na França, no “Massacre do Dia de São Bartolo -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
18/10/1570 - Morre o Padre Manuel da Nóbrega, Jesuíta Português no Brasil -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
01/03/1565 - Estácio de Sá, sobrinho do Governador-Geral Mem de Sá, fundava a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Esta data é estabelecida como aniversário da cidade -
01/03/1562 - Começam as guerras religiosas na França com o massacre de mil huguenotes em Vassy -
17/01/1562 - A regente Catarina de Médici assina o 'Édito de Saint-Germain' que cessa a perseguição religiosa e reconhece o direito civil dos protestantes franceses -
08/12/1560 - Fundação da cidade de Guarulhos - São Paulo – Brasil -
17/11/1558 - Morre Mary I, Rainha de Inglaterra -
28/12/1557 - Mem de Sá, Terceiro governador-geral do Brasil, chega a Salvador, Bahia -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
25/01/1554 - Fundação da cidade de São Paulo por José de Anchieta e Manuel da Nóbrega -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
08/04/1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André no ABC Paulista -
01/03/1553 - Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil em substituição a Tomé de Sousa -
12/02/1541 - Fundação de Santiago de Nueva Extremadura, atual “Santiago do Chile”, pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia -
24/10/1537 - Morre Jane Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra -
30/05/1536 - Henrique VIII da Inglaterra casa com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
17/10/1534 - Caso dos cartazes: cartazes criticando as doutrinas da Igreja Católica são afixados nas ruas da França -
15/08/1534 - Santo Inácio de Loyola cria a Companhia de Jesus, uma ordem de homens católicos romanos -
09/06/1534 - O navegador francês Jacques Cartier, a serviço do rei Francisco I da França, descobre o rio São Lourenço, no Canadá -
26/07/1533 - O último rei inca do Peru, Atahualpa, é assassinado sob ordens do conquistador espanhol Francisco Pizarro -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
22/01/1532 - Fundação da vila de São Vicente, a primeira do Brasil -
22/04/1529 - Tratado de Saragoça: Os reis da Espanha e Portugal delimitaram exatamente as zonas de influência portuguesa e espanhola na Ásia -
06/05/1527 - Inicia-se o 'Saque a Roma' -
09/11/1520 - Acontece o Banho de sangue de Estocolmo - em sueco Stockholms blodbad – onde uma centena de pessoas, principalmente membros da nobreza e do clero que apoiavam Sten Sture, o Moço, são executados -
18/10/1517 - Nasce o Padre Manuel da Nóbrega, Jesuíta Português no Brasil -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
18/04/1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma -
22/01/1502 - Descoberta da ilha de São Vicente no Brasil -
04/10/1501 - O rio São Francisco é descoberto por André Gonçalves e Américo Vespúcio -
10/08/1500 - Após ter dobrado o cabo da Boa Esperança, Diogo Dias descobre uma ilha que deu o nome de São Lourenço, mais tarde designada Madagáscar. -
22/04/1500 - O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil -
23/05/1498 - Girolamo Savonarola é condenado e queimado em Florença, Itália, por ordens do Papa Alexandre VI -
05/09/1494 - Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal -
07/06/1494 - Assinado o Tratado de Tordesilhas, pelo qual se delimitava a parte de Portugal e Espanha nos descobrimentos marítimos realizados e a realizar -
25/07/1492 - Morre o Papa Inocêncio VIII que teria sido a primeira pessoa a receber uma transfusão de sangue -
05/12/1484 - O Papa Inocêncio VIII emite a Bula “Summis desiderantes affectibus” que deu origem ao “Manual” que ficou conhecido como Malleus Maleficarum - "O Martelo das Bruxas" -
12/09/1484 - Giovanni Battista Cibo é consagrado como o Papa Inocêncio VIII -
29/08/1484 - Giovanni Battista Cibo é eleito o Papa Inocêncio VIII -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
22/01/1462 - Descoberta da ilha de São Vicente, em Cabo Verde -
17/01/1462 - Descoberta da ilha de Santo Antão em Cabo Verde -
27/10/1439 - Morre Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
01/01/1438 - Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Hungria -
21/02/1431 - Tem início o julgamento britânico da heroína francesa Joana d’Arc, responsável pela tomada da cidade de Orleans durante a Guerra dos Cem Anos -
10/08/1397 - Nasce Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
16/09/1380 - Morre o Rei Carlos V da França -
21/01/1338 - Nasce o Rei Carlos V da França -
18/11/1302 - O Papa Bonifácio VIII publica a bula “Unam Sanctam” que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa -
07/03/1274 - Morre São Tomás de Aquino, frade dominicano e filósofo italiano -
04/07/1270 - A oitava cruzada, comandada pelo rei Luís IX (São Luís), da França, sai de Marselha rumo a Tunis; porém o rei morre e não há luta -
13/12/1250 - Morre Frederico II, 'stupor mundi', imperador do Sacro Império Romano-Germânico -
03/10/1226 - Morre Francesco Bernardone, o “São Francisco de Assis” -
24/02/1209 - Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis -
13/04/1204 - Quarta Cruzada: Cerco de Constantinopla termina com a conquista e início do saque da cidade -
12/04/1204 - Quarta Cruzada: após uma curta batalha, soldados cruzados conseguem entrar em Constantinopla -
26/12/1194 - Nasce Frederico II, 'stupor mundi' -
04/03/1193 - Morre An-Nasir Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, mais conhecido como Saladino, chefe militar curdo, Sultão do Egito e líder da oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
04/07/1187 - Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin -
26/09/1181 - Nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, o São Francisco de Assis -
17/09/1179 - Morre a abadessa Hildegard von Bingen -
25/11/1177 - Batalha de Montsigard, entre Saladino e as tropas cristãs de Balduíno IV de Jerusalém -
22/05/1176 - Os Hashshashin (assassinos) tentam matar Saladino próximo de Alepo -
04/03/1152 - Coroação de Frederico Barba-Roxa -
01/03/1146 - O Papa Eugênio III publica novamente a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
01/12/1145 - O Papa Eugênio III publica a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
21/04/1109 - Morre Santo Anselmo, Arcebispo de Canterbury e filósofo medieval -
20/04/1099 - Morre Pedro Bartolomeu, monge e místico da Primeira Cruzada, descobridor da 'Lança do Destino' -
14/06/1098 - O monge e soldado da Primeira Cruzada, Pedro Bartolomeu, encontra sob o piso da igreja de São Pedro em Antioquia a ‘Lança do Destino’, que segundo a tradição da Igreja Católica, foi a arma usada pelo centuri& -
21/03/1098 - Fundação da Abadia de Cister. -
05/01/1066 - Morre Rei Eduardo o Confessor de Inglaterra -
19/04/1054 - Morre o Papa São Leão IX -
12/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é consagrado como o Papa Leão IX -
02/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é eleito o Papa Leão IX -
03/04/1043 - Eduardo, o Confessor é coroado rei da Inglaterra -
26/03/1027 - O Papa João XIX coroa Konrad II como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico -
21/06/1002 - Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX -
07/12/0983 - Morre Otto II, imperador do Sacro Império Romano -
07/05/0973 - Morre o primeiro imperador alemão, Otto I, o Grande. -
02/02/0962 - Coroado o primeiro imperador alemão, Otto I, o Grande. -
29/07/0904 - Tessalônica, a segunda maior cidade do Império Bizantino, é capturada por corsários sarracenos liderados por Leão de Trípoli e é saqueada durante os 10 dias seguintes. -
08/07/0885 - Morre o Papa Adriano III -
17/05/0884 - É eleito o Papa Adriano III, 109º papa, que sucedeu o Papa Marinho I -
12/02/0881 - Coroação de 'Carlos, o Gordo' como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico -
17/07/0855 - Morre o Papa São Leão IV -
10/04/0847 - O Papa São Leão IV é consagrado -
27/01/0847 - É eleito o Papa São Leão IV -
14/02/0842 - Pronunciamentos dos 'Juramentos de Estrasburgo': o primeiro documento em que se identifica indícios de haver uma língua francesa dissociada do latim -
11/02/0824 - Morre o Papa Pascoal I -
12/06/0816 - Morre o Papa São Leão III -
26/12/0795 - É eleito o Papa Leão III -
28/06/0767 - Morre o Papa São Paulo I -
29/05/0757 - O Papa São Paulo I é consagrado -
29/04/0757 - É eleito o Papa São Paulo I, irmão de seu antecessor, o Papa Estêvão II -
15/03/0752 - Morre o Papa Zacarias -
03/12/0741 - É eleito o Papa Zacarias -
18/03/0731 - É eleito o Papa Gregório III -
11/02/0731 - Morre o Papa Gregório II -
19/05/0715 - Gregorius Sabellusé eleito como Papa Gregório II -
08/09/0701 - Morre o Papa Sérgio I -
15/12/0687 - É eleito o Papa Sérgio I -
08/05/0685 - Morre o Papa São Bento II -
26/06/0684 - O Papa São Bento II é consagrado -
03/07/0683 - Morre o Papa Leão II -
17/08/0682 - É eleito o Papa Leão II -
27/06/0678 - É eleito o Papa Agatão -
27/01/0672 - Morre o Papa Vitaliano -
30/07/0657 - É eleito o Papa Vitaliano -
02/06/0657 - Morre o Papa Eugênio I -
16/09/0655 - Morre o Papa Martinho I -
10/08/0654 - É eleito o Papa Eugênio I -
18/06/0653 - O Papa Martinho I é aprisionado e mantido no exílio até a sua morte em 655 -
05/07/0649 - É eleito o Papa Martinho I -
08/11/0618 - Morre o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
19/10/0615 - É eleito o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
08/05/0615 - Morre o Papa Bonifácio IV -
25/08/0608 - É eleito o Papa Bonifácio IV -
12/03/0604 - Morre o Papa Gregório I -
21/06/0598 - Nasce o futuro Papa Martinho I -
03/09/0590 - É eleito o Papa Gregório I -
02/12/0537 - O Papa São Silvério é martirizado e morto -
11/03/0537 - O Papa São Silvério é forçado a abdicar -
08/06/0536 - O Papa São Silvério é consagrado -
01/06/0536 - O Papa São Silvério é eleito -
22/04/0536 - Morre o Papa Agapito I -
13/05/0535 - É eleito o Papa Agapito I -
22/09/0530 - Morre o Papa Félix IV -
01/08/0527 - Justiniano I torna-se o único governante do Império Bizantino. -
12/07/0526 - É eleito o Papa Félix IV -
06/08/0523 - Morre o Papa Hormisdas -
20/07/0514 - Eleição do Papa Hormisdas -
10/11/0461 - Morre o Papa São Leão I, o Grande ou Magno -
17/03/0461 - Morre 'São Patrício', o santo padroeiro da Irlanda -
20/06/0451 - É travada a Batalha dos Campos Cataláunicos entre o Império Romano e os hunos, comandados por Átila -
29/09/0440 - É eleito o Papa São Leão I -
19/08/0440 - Morre o Papa Sisto III -
31/07/0432 - Xystus Collona é eleito como o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I -
10/09/0422 - É eleito o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
18/03/0417 - É eleito o Papa Zósimo, 41º papa -
24/08/0410 - Roma é saqueada por Alarico I, rei dos Visigodos -
25/12/0336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma -
10/01/0314 - Morre o Papa Melquíades, o 32º papa -
02/07/0311 - É eleito o Papa Melquíades, 32º Papa -
17/08/0309 - Morre o Papa Eusébio, 31º papa -
18/04/0309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I -
25/10/0304 - Morre o Papa Marcelino -
22/04/0296 - O Papa Caio é decapitado -
17/12/0283 - É eleito o Papa Caio -
14/02/0270 - Dia de São Valentim. Relacionado em muitos países do mundo como o “Dia dos Namorados”, porque era nesta data que, no antigo Império Romano se comemorava o “Festival do Amor de Afrodite” -
26/12/0268 - Morre o Papa Dionísio, 25º papa -
22/07/0259 - É eleito o Papa Dionísio -
06/08/0258 - A mando do imperador romano Valeriano, o Papa Sisto II, 24º Papa, é decapitado juntamente com quatro diáconos que estavam com ele na Catacumba de São Calisto -
30/08/0257 - É eleito Sisto II, 24º Papa da Igreja Católica. -
25/06/0253 - Morre o Papa Cornélio -
06/03/0251 - É eleito o Papa Cornélio -
19/11/0235 - Morre o Papa São Ponciano, que havia abdicado ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
28/09/0235 - Para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, o Papa São Ponciano abdica ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
21/07/0230 - Eleito o Papa São Ponciano, 18º papa -
20/12/0217 - Morre o Papa São Zeferino -
14/07/0163 - Começa o cerco à Viena pelo exército do Império Otomano comandado pelo Grão-vizir Merzifonlu Kara Mustafa Pasa -
07/02/0126 - Morre Elvidius Xystus, o Papa São Sisto I -
18/09/0096 - O Imperador Romano Tito Flávio Domiciano é assassinado -
14/09/0081 - Tito Flávio Domiciano é empossado como Imperador Romano