Últimas notícias
Hoje na história
RSSNasce no Rio de Janeiro, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como a cantora e compositora Beth Carvalho
Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho (Rio de Janeiro, 5 de maio de 1946 — Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019) foi uma cantora e compositora brasileira de samba. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.
Vida pessoal
Beth era filha de João Francisco Leal de Carvalho, piauiense, e Maria Nair Santos. Tinha uma única irmã, chamada Vânia Santos Leal de Carvalho. Decidiu seguir a carreira artística após ganhar um violão da mãe. Aos oito anos, ouvia emocionada as canções de Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, grandes amigos de seu pai, que era advogado. Sua avó, Ressú, tocava bandolim e violão. Sua mãe tocava piano clássico. Sua irmã Vânia cantava e gravou discos de samba.
Beth fez balé por toda infância e na adolescência estudou violão, numa escola de música. Seguindo essa área, se tornou professora de música e passou a dar aulas em escolas locais. Morou em vários bairros do Rio e seu pai a levava com regularidade aos ensaios das escolas e rodas de samba, onde ela dançava em apresentações nas festas e reuniões musicais com seus amigos. Assim, nos anos 60, surgia a cantora Beth Carvalho, influenciada por tudo isso e pela bossa nova, gênero musical que passou a gostar depois de ouvir João Gilberto, passando a compor e a cantar.
Em 1964, seu pai foi cassado pelo golpe militar por sua ideologia de esquerda. Para superar as dificuldades que sua família enfrentou durante a ditadura, Beth voltou a dar aulas de violão, dessa vez para quarenta alunos. Graças à formação política recebida de seus pais, foi uma artista engajada nos movimentos sociais, políticos e culturais brasileiros e de outros povos. Um exemplo foi a conquista, ao lado do cantor Lobão e de outros companheiros da classe artística, de um fato que até então era inédito no mundo: a numeração dos discos.
Em 1979, Beth casou-se com o futebolista Édson Cegonha, revelado pelo Bonsucesso do Rio, e que jogou também pelos clubes paulistanos Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Em 22 de fevereiro de 1981 nasceu sua primeira e única filha, Luana Carvalho, atriz e cantora, espelhando-se no sucesso de sua mãe. Poucos anos após o nascimento da filha, separou-se do marido. Beth morava no Condomínio Edifício Praia Guinle, no bairro de São Conrado, Rio de Janeiro.
Carreira
A carreira de Beth Carvalho se originou na bossa nova. No início de 1968 participou no movimento Musicanossa, criado pelos músicos Armando Schiavo, e Hugo Bellard. Os espetáculos eram realizados no Teatro Santa Rosa, em Ipanema, onde teve a oportunidade de gravar uma das suas canções "O Som e o Tempo", no longplay do Musicanossa. Nesta época ela gravou com o cantor Taiguara, pela gravadora Emi-Odeon. Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples com a música Por Quem Morreu de Amor, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Em 1966, já envolvida com o samba, participou do show A Hora e a Vez do Samba, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela. Vieram os festivais e Beth participou de quase todos: Festival Internacional da Canção (FIC), Festival Universitário, Brasil Canta no Rio, entre outros.
Beth Carvalho, 1971. (Arquivo Nacional)
No FIC de 68, conquistou o 3º lugar com Andança, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, e ficou conhecida em todo o país. Além de seu primeiro grande sucesso, Andança é o título de seu primeiro LP lançado no ano seguinte.
A partir de 1973, passou a lançar um disco por ano e se tornou sucesso de vendas, emplacando vários sucessos como 1.800 Colinas, Saco de Feijão, Olho por Olho, Coisinha do Pai, Firme e Forte, Vou Festejar, Acreditar, Mas Quem Disse que Eu te Esqueço. Beth Carvalho é reconhecida por resgatar e revelar músicos e compositores do samba. Em 1972, buscou Nelson Cavaquinho para a gravação de Folhas Secas e em 1975 fez o mesmo com Cartola, ao lançar As Rosas Não Falam. Pagodeira, conheceu a fertilidade dos compositores do povo e, mais do que isso, conheceu os lugares onde estavam, onde viviam, onde cantavam e tocavam. Frequentadora assídua dos pagodes, entre eles os do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, Beth Carvalho revelou artistas como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros. Por essa característica, Beth ganhou a alcunha de "Madrinha do Samba". Mais do que isso, a cantora trouxe um novo som ao samba, porque introduziu em seus shows e discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tantã e o repique de mão, que até então eram utilizados exclusivamente nos pagodes do Cacique.
A partir daí, esta sonoridade se proliferou por todo o país e Beth passou a ser chamada de "Madrinha do Pagode". Sambista de maior prestígio e popularidade do Brasil, é aclamada também como a "Diva dos Terreiros". Foram 51 anos de carreira, 31 discos, 2 DVDs e apresentações em diversas cidades do mundo: Angola, Atenas (onde representou o Brasil no festival “Olimpíada Mundial da Canção” em um teatro de arena construído 400 anos a.C. Beth tem um busto na Grécia), Berlim, Boston (na Universidade de Harvard), Buenos Aires (no Luna Park projeto “Sin Fronteiras” da cantora e amiga Mercedes Sosa), Espinho, Frankfurt, Munique, Johannesburgo, Lisboa (no show do jornal comunista “Avante”, para um público de 300 mil pessoas), Lobito, Luanda, Madri, Miami, Montevidéu, Montreux (onde participou do famoso festival em 87, 89 e 2005), Nice, New Jersey, Nova York (no Carnegie Hall), Newark, Paris, Punta del Este, São Francisco, Soweto, Varadero (Cuba), Zurique, Milão, Padova, Toulouse e Viena. No Japão, embora nunca tenha feito shows, vendeu milhares de cópias de CDs e teve sua carreira musical incluída no currículo escolar da Faculdade de Música de Kyoto. Beth Carvalho recebeu seis Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro, 9 de Platina, 1 DVD de platina, centenas de troféus e premiações diversas. Em 1984, foi enredo da Escola de Samba Unidos do Cabuçu, “Beth Carvalho, a enamorada do samba”, com o qual a escola foi campeã e subiu para o Grupo Especial. Como o Sambódromo foi inaugurado naquele mesmo ano, Beth e a Cabuçu foram as primeiras campeãs do Sambódromo. Dentre todas as homenagens já feitas à grande cantora, Beth considerava esta a maior de todas. E declarava: “Não existe no mundo, nada mais emocionante do que ser enredo de uma escola de samba. É a maior consagração que um artista pode ter”. Em 1985, Beth foi enredo novamente. Dessa vez, da escola de samba Boêmios de Inhaúma.
Em 1997, viu a música “Coisinha do Pai”, grande sucesso de seu repertório, ser tocada no espaço sideral, quando a engenheira brasileira da Nasa Jacqueline Lyra, programou para ‘acordar’ o robô em Marte. Beth Carvalho gravou o 25º disco, “Pagode de Mesa” ao vivo, em apresentação na gravadora Universal Music. Max Pierre, diretor artístico da Universal, traduziu o que ela costumava fazer sempre: cantar o samba de raiz em torno das mesas de quintais, terreiros e quadras, nos pagodes que reúnem os melhores partideiros, músicos e poetas do gênero. Embora mangueirense de coração, Beth foi homenageada pela Velha Guarda da Portela, com uma placa alusiva ao fato de ser a cantora que mais gravou seus compositores. Em junho de 2002, recebeu das mãos da sambista Dona Zica, viúva de Cartola, o Troféu Eletrobrás de Música Popular Brasileira. A entrega desse Troféu, realizada no Teatro Rival do Rio de Janeiro, tornou-se, com Beth Carvalho, um recorde de bilheteria da casa. Carioca da gema e amiga de Cuba, foi solicitada pela presidência da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para entregar a Fidel Castro, o título de Cidadão Honorário da cidade. Seu 26º disco, “Pagode de Mesa 2”, concorreu ao Grammy Latino na categoria melhor disco de samba. O 27° foi o CD “Nome Sagrado – Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho”, seu compositor preferido, com participação do afilhado Zeca Pagodinho, Wilson das Neves, Guilherme de Brito (parceiro mais constante de Nelson). Este projeto foi tirado de uma gravação caseira do arquivo de Beth e vendido em bancas de jornal. A cantora obteve grande repercussão pela ousadia da empreitada e concorreu ao Prêmio TIM de Música Brasileira como melhor disco de samba. Seu 28° CD, “Beth Carvalho canta Cartola“, foi uma compilação idealizada pelo jornalista e grande fã de Beth, Rodrigo Faour. Beth foi a intérprete preferida de Cartola e responsável pela volta desse grande mestre à mídia.
Em 2004, a cantora gravou seu primeiro DVD Beth Carvalho - A Madrinha do Samba, que lhe rendeu um disco de Platina. O CD que saiu junto foi disco de ouro e indicado ao Grammy Latino de 2005 como Melhor Álbum de Samba. Depois de lançar este trabalho com sucessos acumulados ao longo dos anos, em 2005 Beth Carvalho seguiu em turnê internacional, fechada com chave de ouro no Festival de Montreux, exatamente 18 anos após sua primeira apresentação na Suíça. Este registro será lançado em DVD pela gravadora Eagle, com distribuição na Europa, Japão, EUA e Brasil. A turnê mostrou sua força em números: mais de 10 mil pessoas assistiram ao show em Toulouse, na França, platéia lotada no Herbst Theatre, em São Francisco e lotação esgotada em Los Angeles. Em dezembro do mesmo ano, a cantora abriu o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para celebrar o Dia Nacional do Samba e seus 40 anos de carreira. O show antológico, que reuniu grandes sambistas da atualidade, como Dona Ivone Lara, Monarco, Nelson Sargento, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, entre outros, foi lançado em CD/DVD no fim de 2006, inaugurando seu próprio selo “Andança”. Em 2007, a cantora lançou também pelo selo Andança, o CD/DVD “Beth Carvalho canta o Samba da Bahia”, com um repertório de sambas de compositores baianos, de diferentes gerações. O DVD foi gravado pela Conspiração Filmes em agosto de 2006, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Entre os convidados , estavam Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Olodum, Riachão, Danilo Caymmi, entre outros. O DVD traz ainda um histórico documentário sobre o samba de roda da Bahia. Em 2013 recebeu homenagem da escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé com o enredo "Beth Carvalho, a madrinha do samba".
No começo de 2014, Beth gravou um DVD no Parque Madureira, com antigos sucessos da época em que efervesceu o Bloco Cacique de Ramos e novos sucessos do CD "Nosso Samba Tá Na Rua", com participações especiais de Zeca Pagodinho e de sua sobrinha Lu Carvalho e ganhou uma exposição sobre sua vida e carreira no Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Beth também foi convidada pelo empresário José Maurício Machline, diretor do Prêmio da Música Brasileira, para ser curadora da 25ª Edição do Prêmio, formando uma comissão de organização juntamente com Zélia Duncan e o pesquisador e historiador Sérgio Cabral, resultando numa belíssima premiação, com as músicas e artistas escolhidos por Beth e Sérgio Cabral e o texto de Zélia Duncan. Mesmo ainda se locomovendo de cadeira de rodas e aos poucos voltando a andar, Beth participou também da turnê do Prêmio, junto com Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Altay Veloso, Zélia Duncan e Mariene de Castro.
Beth participou também da gravação do DVD da 25ª Edição do Prêmio da Música Brasileira junto com Dudu Nobre, Beatriz Rabello, Péricles, Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Mariene de Castro, Zélia Duncan e a cantora beninense Angélique Kidjo, com a a atriz Cris Vianna como mestre de cerimônia.
Festivais
Aos dezenove anos fica em terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção de 1968, com a canção Andança, sendo seus compositores Paulinho Tapajós, Danilo Caymmi e Edmundo Souto, vocal: Golden Boys, da TV Globo - Canal 4, do Rio de Janeiro, atual Rede Globo. Participou dos festivais de música das TV Excelsior, TV Record e TV Tupi. É estudiosa dos sambas brasileiros. Chegando a trabalhar com o legendário escritor e compositor Nelson Sargento.
Em 1971, Beth era a supercantora da escola de samba Unidos de São Carlos, atual GRES Estácio de Sá, indo para a Estação Primeira de Mangueira, e se dedicando totalmente a verde e rosa, que são as cores da escola. Conheceu Jorge Aragão no bloco carnavalesco Cacique de Ramos . Onde cantava e desfilava animada, junto com o bloco. Jorge Aragão deu para ela gravar em 1977, a música Vou Festejar, dele de Dida e Neoci. Ela é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, com dezenas de sucessos e participações importantes em diversos movimentos de apoio para música brasileira.
Ativismo
Era admiradora de Leonel Brizola, Fidel Castro e Hugo Chávez. Era torcedora do Botafogo e filiada ao PDT. Apoiou Luiz Inácio Lula da Silva em todas suas campanhas presidenciais. Integrou o coro que entoou o jingle "Lula Lá" em 1989. Em 2010, apoiou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Também apoiava o MST.
Polêmicas
No carnaval de 2007 foi injustiçada pela diretoria da Mangueira, sua escola de samba. Com problemas na coluna, pediu um carro alegórico para desfilar e foi atendida. Entretanto, no dia do desfile foi impedida de subir no carro, por Raimundo de Castro, um membro baluarte da Escola, que invocou o fato de ela não ser baluarte. Isso deixou Beth muito desapontada com os diretores da escola, pois no ano anterior, ela havia saído no mesmo carro, autorizada por Alvinho, presidente da escola na época. Desde o episódio, Beth se afastou dos eventos da escola. No carnaval de 2008, Beth participou da homenagem a Cartola, mas fora da Mangueira. A cantora saiu na Viradouro, que também homenageou o centenário do compositor fundador da escola verde e rosa. Beth afirmou, em nota publicada em seu site oficial que "jamais deixaria de ser mangueirense, e que estará sempre com o seu coração na verde e rosa".
Porém afirmou que "jamais voltará a pisar na quadra da escola enquanto não receber um pedido formal de desculpas por parte do presidente" (Percival Pires, o Perci) Percival não é mais o presidente da escola, pois renunciou ao cargo após denúncias de envolvimento com o tráfico de drogas no morro da Mangueira. Entretanto a vice-presidente Chininha, que assumiu seu posto, pertence ao mesmo grupo político que barrou Beth. A única chance de Beth voltar à escola seria a eleição de uma nova diretoria, ou então o tal pedido formal de desculpas ser feito, o que aconteceu logo após o carnaval de 2009. Ivo Meirelles, o novo presidente foi à casa de Beth Carvalho com a imprensa, pedir desculpas e anunciar que ela iria homenagear Nelson Cavaquinho no enredo de 2011. Em 2011, depois de uma ausência de quatro anos, Beth voltou a prestigiar a escola do coração. Ela foi ao desfile de cadeira de rodas, devido a uma cirurgia recente. A cantora veio triunfante ao lado de Sérgio Cabral, em um carro alegórico que homenageava Cartola, Dona Zica, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Britto. Em 2012, Beth saiu na comissão de frente da mangueira, mostrando que a paz entre ela e a verde e rosa estava selada, junto com Bira Presidente e Ubirany (integrantes do grupo Fundo de Quintal) e Jorge Aragão, representando os frutos da tamarineira do Cacique de Ramos.
Problemas de saúde
Desde 2010, Beth Carvalho vinha enfrentando um drama pessoal: ela sofreu uma fissura no sacro, um osso localizado na base da coluna vertebral. Devido a esse problema, Beth passou a se apresentar deitada em uma cama, sem poder nem se sentar ou andar. O problema foi agravado por uma neuropatia, causada por ela ter ficado muito tempo na mesma posição durante a cirurgia na coluna. O problema na coluna foi provocado por uma artrose no fêmur que fazia com que a cantora andasse mancando, causando a fissura. No entanto, ela sempre se demonstrou otimista pela recuperação e feliz por receber o total apoio da família e dos amigos. No final de 2010 Beth voltou aos palcos em um show no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Após a recuperação, teve novas complicações na coluna, ficando durante um ano e um mês no hospital, em uma das últimas semanas no hospital, Beth teve uma infecção pulmonar em decorrência de uma infecção num cateter, e foi parar no CTI, mas teve alta no final de agosto de 2013, realizou um show de retorno no dia 7 de setembro no Vivo Rio. Nessa última fase de Beth no hospital, algumas rodas de samba fizeram um minuto de silêncio, pois foi noticiado por algumas fontes que Beth havia morrido.
Morte
Beth Carvalho faleceu em 30 de abril de 2019, aos 72 anos de idade. Estava internada desde o dia 8 de janeiro de 2019, no Hospital Pró-Cardíaco Rio. A causa foi uma infecção generalizada. O velório aconteceu no Salão Nobre da sede do Botafogo de Futebol e Regatas.
A morte de Beth repercutiu no meio cultural, artístico e político. A Estação Primeira de Mangueira, em suas redes sociais lembrou de Beth como "um dos mais importantes nomes do samba e voz que cantava com alma as cores de nosso pavilhão". O Cacique de Ramos, lembrou da trajetória artística "firmando-se como madrinha de uma geração de sambistas, e também da nossa agremiação." Maria Bethânia, Nelson Sargento, Leandro Vieira, Diogo Nogueira, Moacyr Luz, Zeca Pagodinho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Gal Costa, Péricles, Regina Casé, Daniela Mercury, Maria Rita, Luiz Antonio Simas, dentre outros, usaram as redes sociais para homenagear a cantora. No âmbito político, a trajetória e lutas de Beth foi lembrada pela ex-presidente Dilma Rousseff, "Beth Carvalho também deixa importante legado na identificação com as causas e lutas do povo. Me honrou com seu apoio nas campanhas" e pelo ex-presidente Lula. O Governo do Estado do Rio, lamentou a morte destacando-a como uma das melhores e mais importantes cantoras do país. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou que "Beth eternizou alguns dos momentos mais belos da música brasileira".
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
06/07/2019 - Morre, João Gilberto, o “pai da Bossa Nova” -
13/05/2019 - Morre aos 97 anos, a atriz e cantora, Doris Day -
30/04/2019 - Morre aos 73 anos, a cantora e compositora Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho -
01/10/2018 - Morre Charles Aznavour, cantor francês de origem armênia -
04/08/2017 - Morre aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
15/05/2016 - Morre aos 85 anos o cantor Cauby Peixoto -
24/04/2016 - Morre aos 81 anos o cantor norte-americano Billy Paul mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs Jones" -
21/04/2016 - Morre aos 57 anos Prince, músico multi-instrumentista e dançarino ícone da música Pop -
10/01/2016 - Morre aos 69 anos o cantor britânico David Bowie -
31/12/2015 - Morre Natalie Cole, cantora norte-americana e filha de Nat King Cole -
05/12/2015 - Morre Marília Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
14/05/2015 - Morre B. B. King, um dos maiores guitarristas do mundo -
03/03/2015 - Morre o cantor sertanejo José Rico da dupla Milionário e José Rico -
25/01/2015 - Morre o cantor grego Demis Roussos, internacionalmente famoso por canções como We Shall Dance e Forever And Ever -
22/12/2014 - Morre Joe Cocker, cantor britânico de rock -
15/08/2012 - Morre o músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho -
17/05/2012 - Morre Donna Summer, a rainha das discotecas -
11/02/2012 - Morre a cantora norte-americana Whitney Houston, a artista mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
20/01/2012 - Morre Etta James, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel -
17/12/2011 - Morre João Clemente Jorge Trinta, o carnavalesco Joãosinho Trinta -
23/07/2011 - Morre Amy Winehouse, cantora e compositora britânica -
17/02/2010 - O GRES Unidos da Tijuca vence o desfile de carnaval carioca com o enredo "É Segredo", do carnavalesco Paulo Barros. -
16/02/2010 - A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina sagra-se campeã do Carnaval 2010 de Porto Alegre -
28/10/2009 - Lançamento do documentário "Michael Jackson's This Is It", que mostra os ensaios do que seria sua última turnê. -
07/07/2009 - É Realizado o Funeral do cantor Michael Jackson no Estádio Staples Center do Los Angeles Lakers, time de basquete da região. -
25/06/2009 - Morre Michael Jackson, ídolo da música pop -
04/09/2008 - Morre Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
16/08/2008 - Morre Dorival Caymmi, compositor baiano que influenciou várias gerações de músicos brasileiros -
25/06/2008 - Morre aos 57 anos, vítima de câncer de mama, a cantora da jovem guarda Sylvinha Araújo -
14/06/2008 - Morre José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira -
12/12/2007 - Morre Ike Turner, músico e ex-marido de Tina Turner -
19/01/2007 - Morre Francisco Petrônio, cantor e seresteiro brasileiro -
24/12/2006 - Morre Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
09/08/2006 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webbers estreia no Brasil -
07/07/2006 - Morre Syd Barrett, um dos fundadores do grupo britânico de rock progressivo “Pink Floyd” -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
09/10/2005 - Morre Clóvis Bornay, carnavalesco brasileiro -
17/01/2005 - Morre Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
18/11/2003 - Morre Michael Kamen, maestro e compositor -
04/07/2003 - Morre Barry White, cantor e maestro norte-americano -
30/10/2001 - Michael Jackson lança o álbum de estúdio Invincible, que bate recorde na semana de lançamento -
10/09/2000 - O musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, foi apresentado pela última vez na Broadway. O total de 7.485 apresentações ainda é recorde -
05/06/2000 - Morre, aos 58 anos, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor João Nogueira -
14/11/1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
15/03/1998 - Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como “Tim Maia”, morre aos 55 anos de idade -
06/02/1998 - Morre Johann (Hans) Hölzel, o cantor austríaco “Falco”, após seu carro colidir com um ônibus perto do resort de Puerto Plata, na República Dominicana -
01/12/1997 - Morre Stéphane Grappelli, violinista francês -
15/06/1996 - Morre Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz -
14/02/1996 - Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
02/02/1996 - Morre Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
30/08/1995 - Morre Agepê, cantor brasileiro -
04/12/1993 - Morre Frank Zappa, músico de rock and roll norte-americano -
26/11/1993 - Morre César Guerra-Peixe, compositor brasileiro -
24/11/1991 - Morre Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder do grupo Queen -
09/02/1991 - Morre Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
18/01/1991 - O festival internacional de música, o “Rock in Rio II” inicia no Rio de Janeiro -
29/12/1990 - Morre o músico e radialista Paulinho Tapajós -
07/07/1990 - Morre Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza -
21/08/1989 - Morre o cantor e compositor Raul Seixas -
02/08/1989 - Morre o "rei do baião", Luiz Gonzaga do Nascimento (Luiz Gonzaga), músico brasileiro -
10/03/1988 - Morre Andy Gibb, cantor anglo-australiano -
06/01/1988 - Teve início no Rio de Janeiro o primeiro festival de música Hollywood Rock. Participaram da edição Lulu Santos e Marina Lima, além de seis bandas estrangeiras e quatro brasileiras -
28/04/1986 - Mais de 6.000 estações de rádio mundiais tocam simultaneamente a música “We Are the World”. Ken Kragen foi o promotor deste evento que arrecadou milhões de dólares para combater a fome na África -
19/02/1986 - Morre Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro -
13/07/1985 - Ocorre o “Live Aid”, um concerto de rock internacional em Londres, Filadélfia, Moscou e Sidney, para levantar fundos para combater a fome na África -
11/01/1985 - Começa o primeiro Rock in Rio, festival de música que reuniu quase 1,5 milhão de pessoas -
01/10/1984 - É fundada no Rio de Janeiro a escola de samba Tradição -
26/04/1984 - Morre Count Basie, músico e compositor de jazz norte-americano -
01/04/1984 - Morre, assassinado por seu pai, Marvin Gaye, cantor norte-americano -
09/11/1983 - Morre Altemar Dutra, cantor brasileiro -
14/09/1983 - Nasce Amy Jade Winehouse, cantora e compositora britânica -
03/08/1983 - A música “Menina Veneno”, do cantor Ritchie, impulsionou a venda de 500 mil compactos e um milhão de LP´s -
02/04/1983 - Morre Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira, vítima de uma cirurgia nas varizes -
09/02/1983 - Morre “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
07/10/1982 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webber estreia na Broadway -
05/09/1982 - A “Legião Urbana” realizou seu primeiro show. A banda foi uma das nove atrações do festival Rock promovido pela Festa Nacional do Milho, no Parque de Exposições de Pato de Minas, Minas Gerais -
23/08/1982 - Morre Edu da Gaita, músico brasileiro -
10/07/1982 - Morre Jackson do Pandeiro, músico brasileiro -
19/01/1982 - Morre aos 36 anos de idade, Elis Regina. Cantora gaúcha, foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
08/12/1980 - O Sonho Acabou, John Winston Lennon, é assassinado em Nova Iorque -
30/11/1980 - Morre Cartola, compositor brasileiro -
03/12/1978 - Nasce Nelly Kim Furtado, cantora, compositora e atriz luso-canadense, filha de imigrantes portugueses -
16/11/1978 - Morre Candeia, cantor e compositor brasileiro -
09/09/1977 - Nasce Maria Rita, cantora brasileira -
27/08/1974 - Morre o compositor Lupicínio Rodrigues -
02/03/1974 - Stevie Wonder é premiado com cinco prêmios Grammy por seu álbum “Innervisions,” e por seus sucessos “You Are The Sunshine of My Life” e “Superstition” -
13/02/1974 - Nasce Robert Peter Maximillion Williams, mais conhecido como Robbie Williams, cantor britânico -
16/10/1973 - Morre Gene Krupa, baterista e bandleader norte-americano -
24/03/1973 - Lançado no Reino Unido o álbum 'The Dark Side of the Moon', obra prima do grupo inglês 'Pink Floyd' -
17/03/1973 - Lançado nos Estados Unidos o álbum “The Dark Side of the Moon” obra prima do grupo inglês “Pink Floyd” -
17/02/1973 - Morre Pixinguinha, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro -
16/03/1971 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, recebe cinco GRAMMY’s -
04/10/1970 - Morre Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
09/06/1970 - A Universidade americana de Princeton premia Bob Dylan com um Doutorado Honorário em Música -
28/02/1970 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, chega ao topo da “Billboard Hot 100” -
26/01/1970 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, é lançada nos Estados Unidos -
26/09/1969 - Lançado Abbey Road, 12° e penúltimo álbum dos Beatles -
08/08/1969 - É tirada a foto da capa do disco dos Beatles Abbey Road, surge a lenda da suposta morte de Paul McCartney -
23/05/1969 - A banda britânica The Who lança Tommy, a primeira ópera rock -
20/04/1969 - Morre Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
20/03/1969 - O Beatle John Lennon se casa com uma moça de origem japonesa: Yoko Ono. A cerimônia foi realizada em Gibraltar, região tida como “tranqüila, amigável e inglesa” -
22/11/1968 - Lançado "The Beatles" (The White Album) -
23/08/1968 - Morre Vicente Celestino, um dos mais importantes cantores brasileiros do século XX -
28/05/1968 - Nasce Kylie Ann Minogue, cantora, compositora e atriz australiana -
29/04/1968 - Hair estreia na Broadway -
10/12/1967 - Morre, em um acidente aéreo, Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
25/06/1967 - Os Beatles tocam uma nova música durante apresentação ao vivo pela televisão: “All You Need is Love”. A canção se torna um dos principais sucessos do grupo -
01/06/1967 - Beatles lançam o álbum "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" -
29/08/1966 - Os Beatles fazem seu último show, em San Francisco -
16/05/1966 - Os Beach Boys lançam Pet Sounds, álbum considerado uma obra-prima da música pop -
16/05/1966 - É lançado o primeiro álbum duplo da história do rock: Blonde On Blonde, de Bob Dylan -
03/12/1965 - Lançado Rubber Soul, sexto álbum do grupo de rock The Beatles -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
27/08/1965 - Ocorre nos EUA o único encontro de Elvis Presley e os Beatles -
20/03/1965 - Louis Armstrong se apresenta em Berlim Oriental -
04/12/1964 - Lançado o quarto disco dos Beatles - "Beatles For Sale" -
29/11/1963 - A Parlophone lança no Reino Unido um compacto (single) com “I Want to Hold Your Hand” e “This Boy” do grupo britânico “The Beatles” -
22/11/1963 - Lançado na Inglaterra, "With The Beatles", segundo álbum do grupo de rock inglês "The Beatles" -
10/10/1963 - Morre Édith Giovanna Gassion, mais conhecida como Édith Piaf -
09/08/1963 - Nasce Whitney Elizabeth Houston, a cantora norte-americana mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
11/02/1963 - Os Beatles gravam o seu primeiro disco, "Please Please Me" -
21/11/1962 - Tom Jobim, João Gilberto e Carlos Lyra apresentam a música Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque -
23/08/1962 - Nasce Paula Toller, cantora brasileira -
07/01/1962 - Monserrat Caballé estréia no “Grand Teatro de Barcelona” -
16/10/1960 - Nasce Leila Pinheiro, cantora brasileira -
14/10/1960 - Nasce Kiko Zambianchi, músico brasileiro -
29/08/1958 - Nasce Michael Jackson, ídolo da música pop -
16/08/1958 - Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone (ou Madonna), cantora e atriz norte-americana -
04/04/1958 - Nasce Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza -
11/10/1957 - Nasce Lobão, músico brasileiro -
26/09/1957 - "West Side Story" estréia em Nova York -
01/09/1957 - Nasce Gloria Estefan, cantora cubana -
26/08/1957 - Nasce Cláudia Telles, cantora brasileira -
19/02/1957 - Nasce Johann (Hans) Hölzel, o cantor austríaco “Falco” -
25/09/1956 - A peça teatral “Orfeu da Conceição” lança a parceria musical entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes -
09/08/1956 - Nasce Fafá de Belém, cantora brasileira -
24/05/1956 - Acontece em Lugano, na Suíça, o primeiro Festival Eurovisão da Canção. A canção vencedora foi interpretada por Lys Assia, cantora suíça -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
05/08/1955 - Morre aos 46 anos a cantora Carmen Miranda, vítima de um ataque cardíaco. Ela estava morando em Los Angeles, nos Estados Unidos -
27/01/1955 - Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão -
17/08/1951 - Nasce Elba Ramalho, cantora brasileira -
07/01/1951 - Nasce Luiz Carlos dos Santos, o cantor e compositor Luiz Melodia -
06/02/1950 - Nasce Natalie Cole, cantora norte-americana -
13/10/1949 - Nasce Fagner, músico brasileiro -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
31/12/1948 - Nasce LaDonna Adrian Gaines, a Rainha das Discotecas 'Donna Summer' -
21/07/1948 - Nasce o músico britânico Yusuf Islam , mais conhecido como Cat Stevens -
15/04/1948 - Nasce Michael Kamen, maestro e compositor -
08/01/1947 - Nasce David Robert Jones, o cantor, compositor, ator e produtor musical inglês David Bowie -
05/09/1946 - Nasce Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder do grupo Queen -
18/06/1946 - Nasce James Paul McCartney -
09/10/1945 - Nasce em Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
26/09/1945 - Nasce Gal Costa, cantora brasileira -
17/03/1945 - Nasce em Porto Alegre, a “Pimentinha” Elis Regina, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
12/09/1944 - Nasce Barry White, cantor norte-americano -
13/11/1943 - O Jovem músico Leonard Bernstein estreou na regência da Filarmônica de Nova York, em pleno Carnegie Hall -
23/09/1943 - Nasce Julio Iglesias, cantor espanhol -
29/08/1943 - Nasce Edu Lobo, músico brasileiro -
12/08/1943 - Nasce Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira -
22/01/1943 - Nasce Marília Marzullo Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
19/01/1943 - Nasce Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
28/09/1942 - Nasce Tim Maia, cantor brasileiro -
10/08/1942 - Nasce Agepê, cantor brasileiro -
07/08/1942 - Nasce Caetano Veloso, músico brasileiro, em Santo Amaro da Purificação, cidadezinha do Recôncavo Baiano. Caetano foi um dos principais expoentes do Movimento Tropicalista -
26/06/1942 - Nasce Gilberto Passos Gil Moreira, o Gilberto Gil -
13/10/1941 - Nasce Paul Simon, cantor norte-americano -
19/09/1941 - Nasce Cass Elliot, a Mama do The Mamas & The Papas -
09/09/1941 - Nasce Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
01/08/1941 - Nasce Ney Matogrosso, músico brasileiro -
21/01/1941 - Nasce Plácido Domingo, tenor espanhol -
09/12/1940 - Ocorre a pré-estreia, no Brasil, da animação Fantasia, de Walt Disney -
13/11/1940 - Estreia nos Estados Unidos a animação Fantasia, de Walt Disney -
09/10/1940 - Nasce em Liverpool, Inglaterra, John Winston Lennon, músico britânico, um dos Beatles -
06/10/1940 - Nasce Altemar Dutra, cantor brasileiro -
11/07/1940 - Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regida por Eugen Szenkar. -
07/07/1940 - Nasce Richard Starkey, "Ringo Starr", baterista dos Beatles -
15/03/1940 - Nasce Rubens Antônio da Silva, o “Caçulinha”, multi-instrumentista e compositor brasileiro -
26/12/1939 - Carmen Miranda começa as gravações musicais nos Estados Unidos. A famosa marchinha de carnaval Mamãe eu quero é a primeira música gravada -
04/05/1939 - Carmen Miranda inicia turnê aos Estados Unidos -
02/04/1939 - Nasce Marvin Pentz Gay Jr., mais conhecido como Marvin Gaye, cantor norte-americano -
06/02/1939 - Nasce Jair Rodrigues, cantor brasileiro -
25/01/1938 - Nasce Jamesetta Hawkins, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, mais conhecida como Etta James, vulgarmente apelidada de Miss Peaches -
28/12/1937 - Morre Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século 20 -
16/10/1936 - Nasce Agnaldo Timóteo, cantor brasileiro -
11/10/1936 - Nasce Tom Zé, compositor brasileiro -
29/09/1935 - Nasce Jerry Lee Lewis, cantor norte-americano -
12/09/1935 - Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro -
17/08/1935 - Nasce Candeia, cantor e compositor brasileiro -
01/12/1934 - Nasce Paul Williams, mais conhecido como o cantor norte-americano Billy Paul -
04/04/1934 - Morre Ernesto Nazareth, músico brasileiro -
13/05/1933 - Nasce Eurípedes Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
31/12/1931 - Fundação da escola de samba Unidos da Tijuca -
10/06/1931 - Nasce em Juazeiro, na Bahia, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, o “pai da Bossa Nova” -
10/02/1931 - Nasce Cauby Peixoto Barros, cantor brasileiro -
28/04/1928 - É fundada a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira -
23/02/1927 - Nasce Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
16/09/1925 - Nasce numa fazenda de algodão em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Riley Ben King, o guitarrista B. B. King -
06/07/1925 - Nasce Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
21/12/1924 - Nasce Altamiro Aquino Carrilho, compositor brasileiro e considerado um dos maiores flautistas do mundo -
29/11/1924 - Morre Giacomo Puccini, compositor italiano -
22/05/1924 - Nasce em Paris, Shahnour Vaghinagh Aznavourian, o cantor francês de origem armênia Charles Aznavour -
28/05/1923 - Nasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
03/05/1922 - Nasce Doris Mary Ann von Kappelhoff, a atriz e cantora norte-americana, Doris Day -
06/10/1921 - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro -
06/10/1921 - Nasce o compositor e sambista carioca Zé Kéti -
02/08/1921 - Morre Enrico Caruso, tenor italiano -
24/12/1920 - O tenor Enrico Caruso faz sua última apresentação -
05/12/1919 - Nasce Otávio Henrique de Oliveira, o “Blecaute”, cantor e compositor brasileiro -
31/08/1919 - Nasce Jackson do Pandeiro, músico brasileiro -
04/06/1917 - O primeiro Prêmio Pulitzer é entregue -
25/04/1917 - Nasce Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz -
07/03/1917 - O primeiro álbum de jazz, “The Dixie Jass Band One Step,” gravado pelo grupo de Nick LaRocca é lançado pela RCA Victor em Camden, Nova Jersey -
13/12/1916 - Nasce Edu da Gaita, músico brasileiro -
10/01/1916 - Nasce Clóvis Bornay, carnavalesco brasileiro -
19/12/1915 - Nasce Édith Giovanna Gassion, mais conhecida como Édith Piaf -
19/09/1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues -
30/04/1914 - Nasce Dorival Caymmi, compositor baiano que influenciou várias gerações de músicos brasileiros -
18/03/1914 - Nasce César Guerra-Peixe, compositor brasileiro -
12/05/1913 - Nasce José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira -
23/08/1912 - Nasce Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
12/09/1911 - Teatro Municipal de São Paulo é inaugurado com a peça “Hamlet” de Shakespeare -
02/05/1909 - Nasce Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro -
09/02/1909 - Nasce Maria do Carmo Miranda da Cunha, a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda -
15/01/1909 - Nasce Gene Krupa, baterista e bandleader norte-americano -
11/10/1908 - Nasce Cartola, compositor brasileiro -
26/01/1908 - Nasce Stéphane Grappelli, violinista francês -
29/03/1907 - Nasce Carlos Alberto Ferreira Braga, o “Braguinha”, compositor brasileiro -
22/08/1906 - A empresa americana The Victor Talking Machine Company vendeu o primeiro toca-discos da história por U$ 200. Os aparelhos ficaram conhecidos como "vitrola" -
09/12/1905 - Ópera de Strauss escandaliza na estreia em Dresden -
14/01/1900 - A nova ópera de Giacomo Pucini – Tosca – estreia no Teatro Costanzi de Roma -
03/09/1897 - Nasce Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro -
23/04/1897 - Nasce Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro -
16/09/1896 - Morre o compositor brasileiro Carlos Gomes -
12/09/1894 - Nasce Vicente Celestino, cantor brasileiro -
31/07/1886 - Morre Franz Liszt, compositor e pianista húngaro -
13/02/1883 - Morre Richard Wagner, compositor alemão -
07/03/1875 - Nasce Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século 20 -
23/01/1875 - Morre Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí -
22/05/1872 - Iniciada a construção da Casa dos Festivais de Wagner, a casa de ópera Bayreuth Festspielhau -
02/12/1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes “O Guarani” -
19/03/1870 - Estreia mundial no Teatro alla Scala de Milão na Itália, da ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes “O Guarani” -
18/12/1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk -
13/11/1868 - Morre Gioacchino Rossini, compositor italiano -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
20/03/1863 - Nasce Ernesto Júlio de Nazareth, músico brasileiro -
22/12/1858 - Nasce Giacomo Puccini, compositor italiano -
17/05/1846 - Adolphe Sax patenteia o saxofone -
28/03/1842 - Fundada a Filarmônica de Viena -
11/07/1836 - Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes -
19/11/1828 - Morre com apenas 31 anos de idade, o compositor austríaco Franz Peter Schubert -
26/03/1827 - Morre Ludwig van Beethoven, compositor alemão -
22/05/1813 - Nasce Richard Wagner, compositor alemão -
22/10/1811 - Nasce Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro -
22/12/1808 - Estreia da quinta sinfonia de Ludwig van Beethoven em Viena. -
30/09/1808 - Franz Schubert é levado por seu pai para participar de um concurso de coristas -
31/01/1797 - Nasce Franz Peter Schubert, que se tornaria um grande compositor do fim da era clássica -
15/09/1793 - Nasce Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí -
29/02/1792 - Nasce Gioacchino Rossini, compositor italiano -
30/09/1791 - A última ópera de Mozart, “A Flauta Mágica”, estreia em Viena, dois meses antes de sua morte -
01/01/1782 - Morre Johann Christian Bach, compositor alemão -
17/01/1775 - Morre Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica -
28/07/1750 - O compositor alemão Johann Sebastian Bach morre aos 65 anos -
28/07/1741 - Morre em Viena, na Áustria, Antonio Vivaldi -
05/09/1735 - Nasce Johann Christian Bach, compositor alemão -
21/11/1695 - Morre Henry Purcell, compositor britânico -
20/02/1695 - Morre Johann Ambrosius Bach, músico alemão, pai de Johann Sebastian Bach -
21/03/1685 - Nasce em Eisenach, na Alemanha, o compositor Johann Sebastian Bach -
04/03/1678 - Nasce em Veneza na Itália, o músico e compositor do estilo barroco, Antonio Vivaldi -
10/09/1659 - Nasce Henry Purcell, compositor britânico -
22/02/1645 - Nasce Johann Ambrosius Bach, músico alemão, pai de Johann Sebastian Bach -
29/11/1643 - Morre Claudio Monteverdi, compositor italiano -
15/05/1567 - Nasce Claudio Monteverdi, compositor italiano