Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de outubro de 2018.

A Soyuz MS-10, transportando uma tripulação destinada à Estação Espacial Internacional, é abortada pouco depois do lançamento. A tripulação pousa em segurança.


Soyuz MS-10 foi uma missão espacial russa e o 139° voo de uma nave Soyuz, abortada pouco depois do lançamento no dia 11 de outubro de 2018, devido a uma falha do propulsor do foguete Soyuz-FG que a transportava. Tinha o objetivo de levar dois membros da Expedição 57 à Estação Espacial Internacional. Poucos minutos após a decolagem, a nave entrou em modo de abortagem de contingência devido a uma falha no propulsor e teve de retornar à Terra. Quando da abortagem da missão, o sistema de escape no lançamento (LES) na ponta do conjunto já havia sido ejetado e a cápsula foi expelida do foguete usando os motores reservas da coifa.

Os dois tripulantes da espaçonave, o comandante russo Aleksei Ovchinin e o engenheiro de voo norte-americano Nick Hague, foram resgatados vivos e ilesos. A abortagem da MS-10 foi a segunda vez em que um foguete tripulado russo sofreu um incidente nos propulsores, 35 anos após a Soyuz T-10-1, que explodiu na base de lançamento em setembro de 1983; naquela ocasião os pilotos também foram expelidos e sobreviveram. No dia 1º de novembro de 2018, os cientistas russos lançaram um vídeo da missão envolvendo o foguete Soyuz-FG, que resultou na destruição do mesmo.

Fonte: Wikipédia


Tags: Soyus, NASA, espaço, Estação Espacial Internacional






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 07.06

  • Dia da Liberdade de Imprensa
  • Dia de São Pedro de Córdova
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Mitologia nórdica: Dia dos Silfos