Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de outubro de 1943.

Segunda Guerra Mundial: a Segunda República das Filipinas, um Estado fantoche do Japão, é criada com José P. Laurel como presidente.

O presidente da Comissão Preparatória para a Independência, Jose P. Laurel, discursa em uma reunião pública; jovens marcham para comemorar a assinatura de um projeto de constituição nas Filipinas

A Segunda República Filipina foi o regime político estabelecido nas Filipinas, entre 14 de outubro de 1943 e 17 de agosto de 1945, após a ocupação por forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, substituindo o Commonwealth das Filipinas, que havia governado o país desde 1935 sob a tutela dos Estados Unidos.

O presidente Manuel L. Quezon declarou Manila, a capital, uma "cidade aberta" e deixou-a sob o governo de Jorge B. Vargas, como prefeito. Os japoneses entraram na cidade em 2 de janeiro de 1942 e estabeleceram como capital. O Japão dominou completamente as Filipinas em 6 de maio de 1942, após a Batalha de Corregidor.

A República foi proclamada após a ratificação de uma nova constituição preparada pela Comissão Executiva das Filipinas, o corpo governante temporário estabelecido em 1942 mediante pedido dos ocupantes e presidido pelo advogado Jorge B. Vargas.

Em outubro de 1943, o parlamento elegeu presidente José P. Laurel, político graduado pela Universidade de Tóquio conhecido por sua oposição à política dos EUA.

Em um país dilacerado pela luta dos guerrilheiros leais ao Commomwealth e o exército filipino contra as forças japonesas, o governo da República exerceu o seu poder somente em áreas sob seu controle geralmente por meio de decretos. No final de 1944, a Segunda República Filipina, que abrangia apenas 12 das 48 províncias, impôs a lei marcial e declarou estado de guerra contra os Estados Unidos e o Império Britânico.

Após o desembarque em Leyte das forças comandadas pelo general Douglas MacArthur em 20 de outubro de 1944 que atingiram a capital Manila, o governo de Laurel foi forçado ao exílio em Taiwan e no Japão, onde Laurel proclamou a dissolução do regime após a rendição incondicional do Japão em setembro de 1945.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Filipinas, Japão, Estado Fantoche






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 29.11

  • Dia da Solidarieade ao Povo Palestino
  • Dia de São Saturnino
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia do Café
  • Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte