Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de outubro de 1311.

Com o objetivo de retirar o apoio papal aos Cavaleiros Templários, o Concílio de Vienne se reúne pela primeira vez.

Execução de Jacques de Molay. Litografia na

O Concílio de Vienne foi o décimo-quinto concílio ecumênico da Igreja Católica, tendo se reunido entre 16 de outubro de 1311 e 6 de maio de 1312 em Vienne, na França. Seu principal resultado foi o de retirar o apoio papal aos Cavaleiros Templários por estímulo do rei da França, Filipe IV.

Contexto

Os Cavaleiros Templários foram fundados logo após a primeira cruzada de 1096 para garantir a segurança dos peregrinos para a recém-conquistada cidade de Jerusalém. Nos anos seguintes, a ordem cresceu em poder e em riqueza. No início do século XIV, o rei Filipe IV da França necessitava urgentemente de dinheiro para continuar a sua guerra contra a Inglaterra e, por isso, ele acusou o Grão-mestre dos Templários, Jacques de Molay, de corrupção e heresia. Em 1307, Filipe mandou prender muitos dos cavaleiros franceses, acusados de heresias, e os fez torturar pelas autoridades francesas até que lhes arrancassem uma confissão. Esta ação o liberou da obrigação de pagar os empréstimos que tinha tomado dos Templários, além de permitir também que ele tomasse todos os ativos da ordem na França.

O Papa Clemente V estava sob o controle de Filipe. Um dos seus predecessores, Bonifácio VIII, tinha alegado sua supremacia sobre Filipe e tentou excomungá-lo quando ele discordou. Porém, Bonifácio foi sequestrado em Anagni por um grupo de cavaleiros sob o comando dos homens de Filipe. Embora ele tenha sido solto depois, o já envelhecido Bonifácio morreu logo em seguida. Seu sucessor, Papa Bento XI, durou menos de um ano até ele também morreu, provavelmente envenenado por um agente de Filipe, Guillaume de Nogaret. O francês Clemente foi assim fortemente pressionado a seguir as ordens de Filipe. Embora os concílios ecumênicos da Igreja Católica sejam convocados pelo Papa, o concílio de Vienne foi, na realidade, convocado a pedido do rei francês para desmontar os Templários nos demais países onde eles atuavam.

Fonte: Wikipédia


Tags: Concílio, Igreja Católica, concílio ecumênico, Vienne, Cavaleiros Templários, Filipe IV, Papa Clemente V, Jacques de Molay






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.01

  • Dia da Manicure
  • Dia da Universidade
  • Dia de São Volusiano de Tours
  • Dia de Santa Margarida da Hungria
  • Dia de Santa Marta
  • Dia do Esteticista
  • Dia Internacional do Riso
  • Dia Nacional do Krav Maga (técnica de autodefesa pessoal israelense)
  • Festa da Confissão de Pedro (nas igrejas anglicanas e luteranas)